Conectar

Ver Versão Completa : Falta de união dos 4x4 - Pq não via radio???

Band Dna. Filó
23/04/2009, 17:30
Pessoal... até os moto boys são unidos...
nós temos radios nas viaturas... tanto PX como PY
o que falta para nos unir-mos??? ligar o radio???
RAIOS!!!!:evil:
LIGUEM E FALEM!!!
é so combinar um canal de QAP!!!:concordo:

VAMOS NOS UNIR VIA ETER DEFINITIVAMENTE????
abraços mudos a todos!!
:mrgreen:

Lothar
23/04/2009, 18:34
LIGUEM E FALEM!!!

abraços mudos a todos!!
Apoio:palmas::palmas::palmas::palmas:

Tio Eddie
23/04/2009, 20:16
X2 !!!!!!!

Vamos definir uma canaleta?

VOVÔ DO TROLLER
23/04/2009, 20:21
LIGUEM E FALEM!!!

abraços mudos a todos!!
Concordo plenamente. Qual a canaleta a ser usada? Abs. Válter

Band Dna. Filó
24/04/2009, 09:42
Pessoal...:-D

sugiro como ja foi bem divulgado antes aqui no forum...
No PX - canal 16 (4x4) :concordo:

Como recebi meu PY essa semana e ainda estou esperando o meu "professor" que me dará aula, sou capenga nisso ainda...portanto quem tem mais experiencia nele levanta o dedo!!! (Não este :odedo: :mrgreen:)

Aguardando adesões!!!
abraços

Treco
24/04/2009, 10:17
Pessoal, quando vcs tiverem a oportunidade de estar nos seus 4x4 nas praias do nordeste utilizem as seguintes frequências PY:
Ceará: 144.400 mhz
Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte: 144.160 mhz

Sempre tem gente ligada nessas frequencias por aqui e sempre tem alguém atolado na beira da praia pedindo socorro vendo a maré encher.
E ajudar, além de ser virtude de jipeiro, é a grande diversão.

Abs.

Band Dna. Filó
24/04/2009, 10:37
Grande Treco....
Então vamos fazer uma lista nacional, se realmente nao da para usar um canal só para os 4x4

Lembrando que nao tenho experiencia em PY...:oops: se estiver errado...os mais conhecedores avisem..... :concordo:

QAP 4x4 no Brasil :-D

PX - canal 16

PY

Band Dna. Filó
24/04/2009, 17:20
Favor colocarem abaixo a lista de sugestoes.....

QAP 4x4 no Brasil

PX - canal 16

PY

mauarj
24/04/2009, 20:11
LIGUEM E FALEM!!!

abraços mudos a todos!!
Putzzzzzzzzzzz até que enfim alguém teve essa ideia, apoiado meu camarada, acho q nos PX's pelo Brasilzão é legal mesmo o canal 16(4x4), grande abraço, Marcos Theodoro.

Band Dna. Filó
24/04/2009, 21:15
Putzzzzzzzzzzz até que enfim alguém teve essa ideia, apoiado meu camarada, acho q nos PX's pelo Brasilzão é legal mesmo o canal 16(4x4), grande abraço, Marcos Theodoro.

Grande Marcos...
Hoje pela manha andei uns 10 quarteiroes ao lado de um troller com uma baita antena e nao consegui falar com ele, é meu vizinho e nao liga o diacho do radio...
vamos la.,...aos poucos nós juntamos essa turma!!!
mais um aderiu
abraços

mauarj
24/04/2009, 22:13
Grande Marcos...
Hoje pela manha andei uns 10 quarteiroes ao lado de um troller com uma baita antena e nao consegui falar com ele, é meu vizinho e nao liga o diacho do radio...
mais um aderiu
abraços
Pow já passei por essa situação diversas vezes, passo por jipões altos e bonitos, com antenas maria-mole, chamo os camaradas e não respondem, ou é meu jipinho de shopping(TR4) que ninguem dá bola, ou são eles q realmente não ligam seus px's fora de trilhas, vou convidar outros amigos jipeiros pra participar desse movimento: PX's/PY's ligados sempre!!!!!!!!!!!!!!!!haha, abs.

mauarj
24/04/2009, 22:20
Grande Marcos...
mais um aderiu
abraços
Fala ae brother, acabei de postar mensagens em um topico daqui, e, em outro forum na qual participo alertando os amigos jipeiros sobre esse movimento, daqui a pouco teremos mais e mais amigos jipeiros, e, quem sabe isso não vira mania, abs.
Link LOKOLAMAS OFF-ROAD:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=866796&postcount=461

JEFFCATUNDA
24/04/2009, 22:24
Pois eu só ando de PY ligado...aqui no Ceará não usamos mais os PX...Como o treco já falou, em 144.400. que é uma frequencia homologada para o SÓJEEP...um dos grupos mais antigos, ou o mais antigo daqui...

Allan
26/04/2009, 11:12
Tô aderido!!! :concordo:

Até parece coincidência, mas, desde que eu instalei o PX na minha viatura, na semana passada, eu tenho andado com o bichinho ligado no canal 16.

Ótima idéia. :palmas:

Abraçoo.

Márcio Magalhães
26/04/2009, 18:55
Olá,

Não é ruim a idéia, mas tempos atrás este assunto surgiu (não lembro se foi por aqui). A adesão me pareceu interessante e todos afirmavam que estavam com o PX ligado. Ok. Se ninguém falar nada, não adianta nada, ok? Quem vai ficar dirigindo pela cidade chamando os outros?

[]´s,

Bernardo Hoelz
26/04/2009, 19:06
Gostei da idéia! Comprei um PX semana passa e ainda não instalei, vou instalar e começar a andar com ele ligado no canal 16. Tenho também um talkabout, daria pra conversar com PX, ou poderia criar um canal exclusivo pra talkabout!? o que acham?!

Abraço

Luan | Alemão
26/04/2009, 19:42
Vamos todos aderir !!

Acabei de postar no tópico de encontros de sorocaba e região dos niveiros...
Todos do meu JC tem px, porém raramente deixam ligado fora da trilha...

Canaleta 16 ! :dance:

QAP

Corvo
26/04/2009, 19:56
Beleza Galera mais vou Comprar o PX e Queria Saber Qual e o Melhor no Mercado Agora alguem pode Me Falar Valeu Abraso 4x4 para todos....:pensativo:?

Band Dna. Filó
27/04/2009, 09:44
Beleza Galera mais vou Comprar o PX e Queria Saber Qual e o Melhor no Mercado Agora alguem pode Me Falar Valeu Abraso 4x4 para todos....:pensativo:?

Bom dia Corvo....
primeiro estou feliz com todas as adesões....
acho que podemos muito ajudar uns aos outros em situações diversas...
nossas viaturas podem ajudar ate em casos de enchentes e outros....
passamos onde ninguem passa...né não????
Quanto ao radio PX, Corvo, minha experiencia foi a seguinte, comprei um Cobra 148 GTL esticado e co caramba, cheio de truques, coisa linda!
só que como ninguem fala muito no radio...foi o pior investimento da minha vida...:parede:
Agora fiz o seguinte, dei meu 148 GTL na troca de um PY e comprei um Cobrinha DX 4 de 40 canais, por 100 pilas...:concordo:
Tem tudo que precisamos...e se vc quiser gritar mais alto, usa uma bota!
mas...uma estação simples com um Cobra 3 ou 4 esta MUITO bom para o que precisamos!!! éssa e minha opiniao!
boa sorte ai
abraços

sergiomfff
27/04/2009, 16:43
Galera radiodifusora,

Aqui na região usamos o PY na frequência de 145800 Mhz e sempre que dirigimos ligamos o rádio e não ouvimos nada a não ser alguns de nós mesmos do Jipeiro do Petróleo quando em dia de reunião ou trilhas, e a galera do grupo que utiliza PX vamos ajudar a difundir o canal 16 sempre que a vtr estiver em movimento.
Penso até em instalar um PX pra dar moral também.
O Talkabout no 4 sub 0

Abs.

Band Dna. Filó
27/04/2009, 16:52
Galera radiodifusora,

Aqui na região usamos o PY na frequência de 145800 Mhz e sempre que dirigimos ligamos o rádio e não ouvimos nada a não ser alguns de nós mesmos do Jipeiro do Petróleo quando em dia de reunião ou trilhas, e a galera do grupo que utiliza PX vamos ajudar a difundir o canal 16 sempre que a vtr estiver em movimento.
Penso até em instalar um PX pra dar moral também.
O Talkabout no 4 sub 0

Abs.

Sergio.... é isso ai...QAP no PX 16 e pelo que vi vou colocar a frequencia que mandou na lista abaixo....

Soube que o pessoal do Jeep clube de São paulo usa a 146.500 em eventos...
se ficar padrão...vamos nessa!!! :dance:
QAP 4x4 no Brasil

PX - canal 16

PY

São Paulo : 146.500
Rio de Janeiro: 145.800

todos de acordo????

felipe.paris
27/04/2009, 16:54
Olha não sei em outras cidades, mas aqui em Sorocaba nunca tem ninguém da 16, sempre que estou com a viatura (o que bem frequente) deixo na 16! :concordo:

Band Dna. Filó
28/04/2009, 10:33
Olha não sei em outras cidades, mas aqui em Sorocaba nunca tem ninguém da 16, sempre que estou com a viatura (o que bem frequente) deixo na 16! :concordo:

Felipe, Se vc ver quantas pessoas ja olharam o tópico, e as poucas que aderiram, é coisa impressionante...:cry:

vou ficar em QAP na 16 e de vez em quando chamo alguem....
porem no horario de ida e vinda do esc....claro.
ninguem confirma mais frequencia de QAP no PY?

abraços

MARCELO VITARA SUBMARINO
28/04/2009, 14:42
Aqui em BH a galera usa PX canal 22, mas ninguem usa durante a semana, pois a maioria tem jipe só pra trilhas.

Band Dna. Filó
29/04/2009, 09:42
Aqui em BH a galera usa PX canal 22, mas ninguem usa durante a semana, pois a maioria tem jipe só pra trilhas.

Grande Marcelo....
Que seja durante o final de semana, mas seria legal se padronizassemos o canal 16 (4x4=16) no brasil todo. mas o fato de vcs ligarem o radio ja acho bem legal!!!!

o meu ligo vindo e indo do escritorio mas, percebo que ninguem fala!!!
mantemos a ideia!!!!
parabens ai.
Abraços

davidson.cabral
01/05/2009, 11:03
Eu já aderi a esta idéia, acabei de instalar na minha VTR e estou usando no canal 16 mais ninguém fala nada...

Márcio Magalhães
02/05/2009, 23:34
Olá,

Quando alguém conseguir falar com outra 4x4 aqui, não deixe de relatar o ocorrido. Fiquei curioso para saber se isso um dia vai acontecer.

[]´s,

Lucas Nassif
02/05/2009, 23:56
A idéia é ótima, mas acho meio difícil conversar assim pelo PX dentro da cidade. Dá muita interferencia.

Aqui em PL por exemplo, as vezes não consigo me comunicar com outro Jeep que está do outro lado da cidade.
Mas vamos tentando, quem sabe um dia dá certo!!

T+

mauarj
05/05/2009, 08:19
Eu já aderi a esta idéia, acabei de instalar na minha VTR e estou usando no canal 16 mais ninguém fala nada...

Fala ae Davidson bele?!!!! Pow seu PX ficou com transmissão e recepção muito bons, pude conferir na trilha de sabado(02/05/2009), quem sabe não nos esbarramos pelo grande Rio, abs.

Del Carlo
05/05/2009, 08:49
Acabei de comprar um PX cobra 19 IV ....

Já ta no 16 !!!!

ABS

Band Dna. Filó
05/05/2009, 10:14
Acabei de comprar um PX cobra 19 IV ....

Já ta no 16 !!!!

ABS

Muito boas falas.....:-D
Eu troquei o meu 148 por um py e ja comprei um DX IV que recebi quinta feira,
a partir de hoje, QAP no 16 tb

só espero alguem confirmar uma frequencia de PY para SP...
segue a lista abaixo, CONFIRMEM por favor!!!!

QAP 4x4 no Brasil

PX - canal 16

PY

Band Dna. Filó
06/05/2009, 11:01
Pessoal, bati um grande monologo comigo mesmo hoje no canal 16 do PX
realmente os 4X4 de Sampa são muito unidos....:odedo:
:-D:mrgreen::-D:mrgreen::concordo:

ojaneri
08/05/2009, 10:53
O problema do PX é o alcance...mesmo com gente ligada, o PX tem o alcance muito reduzido.

JORGE CAMOI
08/05/2009, 10:58
Grande Marcos...
mais um aderiu
abraçosai galera!!!bota mais um ai na lista....to dentro,qaulquer coisa me contatte em mp ou no topico sábado que faremos em trilhas off road..abraços

Band Dna. Filó
08/05/2009, 11:20
O problema do PX é o alcance...mesmo com gente ligada, o PX tem o alcance muito reduzido.

Bom dia Ojaneri...

Claro que o PX é restrito ao alcance, mas o PY tem o problema de muitas frequencias.... como equalizar isso para uma união???
eu sugeri uma lista de QAP mas ninguem completa ou da opinião....
dificil unir essa moçada.....:parede:

Ricardo Passoni
08/05/2009, 14:36
Blza tbem vou manter o meu ligado na canaleta 16

iricardo
10/05/2009, 02:38
Olá galaera.

Ando sempre com meu PY HT Yaesu Vx-7R no carro numa grande solidão. A partir de hoje estarei ligado em 145.800 Mhz (RJ). Horario de ida e volta pro trabalho, em torno de 08:30 de manhã e 08hs de noite.

Comprarei um Px tbem mas preciso de sugestões do famoso bom, bonito e barato.
abraços.

Band Dna. Filó
11/05/2009, 10:26
Olá galaera.

Ando sempre com meu PY HT Yaesu Vx-7R no carro numa grande solidão. A partir de hoje estarei ligado em 145.800 Mhz (RJ). Horario de ida e volta pro trabalho, em torno de 08:30 de manhã e 08hs de noite.

Comprarei um Px tbem mas preciso de sugestões do famoso bom, bonito e barato.
abraços.

Bom dia Ricardo...
A solidão realmente é contagiante!!! :evil:
Eu tb estou com meu py ligado.... mas escutando um belo QRM ...alto e cristalino....:mrgreen:
Quanto ao PX, eu tinha um cobra 148 GTL esticado e tals.... cheio de fricote...
PRA NAO FALAR COM NINGUEM???? :odedo:
Vendi! comprei o meu PY com mais 100 pilas, e acabo de comprar um PX cobra 19 DX IV, simples de 40 canais... faz o que o outro fazia, normal... e custa coisa de 120 a 140 latinhas.... EU TO FELIZ COM ELE!!!:-D
Nao compensa um alto investimento no PX....na minha opinião.
Espero ter ajudado.
Abraços!!

Allan
11/05/2009, 10:56
Bom dia Ricardo...
A solidão realmente é contagiante!!! :evil:
Eu tb estou com meu py ligado.... mas escutando um belo QRM ...alto e cristalino....:mrgreen:
Quanto ao PX, eu tinha um cobra 148 GTL esticado e tals.... cheio de fricote...
PRA NAO FALAR COM NINGUEM???? :odedo:
Vendi! comprei o meu PY com mais 100 pilas, e acabo de comprar um PX cobra 19 DX IV, simples de 40 canais... faz o que o outro fazia, normal... e custa coisa de 120 a 140 latinhas.... EU TO FELIZ COM ELE!!!:-D
Nao compensa um alto investimento no PX....na minha opinião.
Espero ter ajudado.
Abraços!!

Concordo com você meu amigo. Nesse final de semana eu viajei com a patroa. O tempo todo com o PX ligado no canal 16, as vezes perguntava se tinha alguém na escuta e nada!!!!

Quem sabe mais pra frente eu não compre um PY.....

Abraçoo.

ojaneri
11/05/2009, 14:06
(In)felizmente, a vida do PX está acabando. Transmissão ruim, baixo alcance, apenas o baixo custo mantinha ele vido, mas com barateamento dos equipamentos PY, o enterro do PX já esta marcado. A maioria dos jipes clubes já estão trocando suas comunicações de PX e PY, e até caminhoneiro usa muito pouco PX hoje em dia.

A questão de vários canais do PY, eu vejo como vantagem. É só ver qual as frequências mais costumeiras e zapear por elas. Aqui no CE é a 144.400MHz, que as vezes é tão ´lotada´ que não dá para transmitir muita coisa. Ai você combina com o seu comboio e todos mudam para outra frequência mais calma...

Band Dna. Filó
12/05/2009, 15:57
(In)felizmente, a vida do PX está acabando. Transmissão ruim, baixo alcance, apenas o baixo custo mantinha ele vido, mas com barateamento dos equipamentos PY, o enterro do PX já esta marcado. A maioria dos jipes clubes já estão trocando suas comunicações de PX e PY, e até caminhoneiro usa muito pouco PX hoje em dia.

A questão de vários canais do PY, eu vejo como vantagem. É só ver qual as frequências mais costumeiras e zapear por elas. Aqui no CE é a 144.400MHz, que as vezes é tão ´lotada´ que não dá para transmitir muita coisa. Ai você combina com o seu comboio e todos mudam para outra frequência mais calma...

Grande Ojaneri
Concordo com a qualidade do PX....nada muito excelente, mas o custo até para licença de uso era mais simples.... a minha mandei tudo pela internet e o resto pelo correio para a anatel, BINGO!!! tenho meu indicativo!
Ja o PY...estou eu enterrado em apostilas....:mrgreen:
Sem duvida o PY é otimo, mas a nação 4X4 devia ser mais unida atraves do radio, nao custa todos usarem uma frequencia para encontrar, depois combina outra para trilhas etc....
INFELIZMENTE..........:(

Band Dna. Filó
20/05/2009, 15:54
Tirei o indicativo....Achei BICO, barato e simples....
Nao vale a pena ficar com estação PIRATA!
e quanto a uniao dos 4X4....deixa pra la... :twisted:

ale_ralves
20/05/2009, 22:13
É realmente péssimo ficar jogando palavras ao vento no PX. Eu geralmente ligo o meu na canaleta 16 quando vou pro trabalho pela manhã e qdo volto no final da tarde, e nunca consegui falar com nenhum outro Jipe. Já conversei com estações fixas e caminhoneiros.
Certamente o alcance do PX é muito mais limitado que um VHF ou UHF, mas se o pessoal do RJ - Capital, por exemplo, que estiver passando pelo Centro da Cidade/redondezas, Niterói ou São Gonçalo sintonizar no Canal 3 pela Manhã vai ouvir claramente um galerão móvel conversando, acho que são Vans, isso faz crer que se todos os Off-roaders utilizassem o PX daria pra fazer um bate papo legal sim.

Band Dna. Filó
22/05/2009, 12:47
Isso mesmo Ale, mas realmente eu to desistindo de unir os 4X4 via radio...
ja cansei de parar do lado de viatura com antenas...e nada de papo...
sei lá...tem gente que deve achar que gasta!!! :mrgreen::mrgreen:
estou com os dois radios... se alguem quer tentar papo...avisa!!!
seria muito util vc viajando e ter informações de alguem da propria regiao....
Bola pra frente....:-D
abraços

Murillus
27/05/2009, 11:40
seria muito util vc viajando e ter informações de alguem da propria regiao....

dificil nao e' nao... mas eu mesmo sou um que pouco falo no radio...

geralmente nem conecto o mic do ppt... fico so na escuta...

porem por todo ceara a freq 144.400 MHz e' a do 4x4... basta chamar que geralmente alguem responde...

de repente faz um adesivo tipo: CE 4x4 e' na 144.400 MHz...

[]s

RaphaNovato
27/05/2009, 12:23
Ótima iniciativa !!! :palmas::palmas::palmas:

Vejo que falta um pouquinho de união nos PX's mesmo... O meu quebrou recentemente mas ja estou providenciando o conserto..rs

Uma sugestão: Talvez marcar um encontro...e todos com o canal 16 ligado.. seria inclusive uma forma de divulgar a iniciativa de termos como padrão o canal 16..

[]'s

Band Dna. Filó
27/05/2009, 13:50
Ótima iniciativa !!! :palmas::palmas::palmas:

Vejo que falta um pouquinho de união nos PX's mesmo... O meu quebrou recentemente mas ja estou providenciando o conserto..rs

Uma sugestão: Talvez marcar um encontro...e todos com o canal 16 ligado.. seria inclusive uma forma de divulgar a iniciativa de termos como padrão o canal 16..

[]'s

Boas Rapha e Murillus

Realmente falta união.....
a ideia do adesivo é boa, colocando os estados e suas respectivas faixas QAP
podemos pensar nisso

um encontro na 16 do PX tb seria otimo...

QAP 4x4 no Brasil

PX - canal 16

PY

CE: 144.400
AL, PE, PA, RN: 144.160
SP: 146.500
RJ: 145.800

agora precisavam os 4X4 das outras regiões completarem a lista.
ai é só bolar o adesivo!!!
eu colaria até nos meus carros de passeio!!!!

segue a ideia!!:lol:
abraços

PX2Y5513 - PU2WIH

Murillus
29/05/2009, 08:44
ai é só bolar o adesivo

la vai uma proposta de adesivo...

Murillus
29/05/2009, 09:17
la vai outra ideia de adesivo...

Band Dna. Filó
29/05/2009, 09:53

O segundo esta muito legal..... eu to nessa!!!:concordo:
mas acho que precisamos colocar as frequencias dos estados...
o que vc acha???
CE: 144.400
AL, PE, PA, RN: 144.160
SP: 146.500
RJ: 145.800
Parabens ficou muito legal!!! :palmas:

nao é o caso de abrir-mos um tópico para arrecadar os adeptos ao adesivo???

abraços

mauarj
29/05/2009, 19:08
Pow a ideia dos adesivos é showwwwwwwwwww, gostei muito do adesivo com um maluco no jeep, ficou muito original, se for rolar mesmo uns adesivos vou querer, to na fila, abs.

Lothar
29/05/2009, 19:19
Pow a ideia dos adesivos é showwwwwwwwwww, gostei muito do adesivo com um maluco no jeep, ficou muito original, se for rolar mesmo uns adesivos vou querer, to na fila, abs.

Pode me incluir na lista.

JOrge

Allan
29/05/2009, 22:09

Quero um!

Abraçoo.

mauarj
29/05/2009, 23:17
Pode me incluir na lista.

JOrge

Fala ae Lothar beleza?!!! Sou o Marcos Theodoro, eu estava na trilha de sexta a noite, quero saber se na proxima trilha q vc estiver presente se vai rolar um café esperto igual a aquele lá da 3° Trilha do Vagalume lá em Maricá??? Fiz propaganda do seu café pra geral, então, já sabe né? Haha, abs e ate a proxima trilha.

Band Dna. Filó
01/06/2009, 12:30
Pessoal...

O autor do adesivo (murillus) abriu novo topico para nos unir e fezer os adesivos...

Vamos para lá...
Abraços
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=896923#post896923

leodantas
08/07/2009, 17:30
Tamo aí, no 16!
Abs

J.Carlos
13/08/2009, 08:39
Excelente idéia, visto que os caminhoneiros utilizam o seu canal próprio "5" no qual costumo sintonizar para ficar atento aos comunicados acerca de imprevistos nas estradas, principalmente sobre os "botas" (gíria própria daqueles para indicar presença de policiamento ou radar).
Daqui para frente vou alternar, nas viagens, entre os canais "5" e "16".
Vamos difundir entre os proprietários de SUVs e PICK UPs

J.Carlos
14/08/2009, 09:46
Excelente idéia, visto que os caminhoneiros utilizam o seu canal próprio "5" no qual costumo sintonizar para ficar atento aos comunicados acerca de imprevistos nas estradas, principalmente sobre os "botas" (gíria própria daqueles para indicar presença de policiamento ou radar).
Daqui para frente vou alternar, nas viagens, entre os canais "5" e "16".
Vamos difundir entre os proprietários de SUVs e PICK UPs

A propósito, nada de irregular nisto, eis que existe uma RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 214 que obriga a sinalização vertical ao longo da via em que está instalado o aparelho medidor de velocidade, informando a existência de fiscalização, além do que devendo ser garantida a ampla visibilidade do equipamento. Tudo isso para que se dê ampla publicidade ao ato do agente fiscalizador, produzindo mais um efeito educativo no trânsito, mas infelizmente não é o que se vê, geralmente tais aparelhos são colocados de forma escamoteada, às escondidas, funcionando como "caça níquel" para o Estado.

Murillus
14/08/2009, 14:07
Vamos la

semana que vem eu posto as fotos do adesivo pra vcs verem como ficou...

[]s

mauricio.barone
24/12/2010, 03:02
Senhores,

Sou novo de 4x4, novo de rádio e novo até de idade, hehehehe. Pois bem, como o amigo da Band sugeriu vou andar na frequência 146.500 quando estiver no bugão, ainda não tenho indicativo mas pretendo obter. Moro na região da zona norte da cidade, bairro Santana.

É isso ai, um abraço e TKS.

rangola4x4
01/01/2011, 04:07
Senhores,

Sou novo de 4x4, novo de rádio e novo até de idade, hehehehe. Pois bem, como o amigo da Band sugeriu vou andar na frequência 146.500 quando estiver no bugão, ainda não tenho indicativo mas pretendo obter. Moro na região da zona norte da cidade, bairro Santana.

Dentro do possível, estarei na 146.500 em SP.

abs a todos :concordo:

paulo_schw
24/01/2011, 10:39
Vamos testar então;

Vou fazer um CQ na QRG 16 AM hoje (24/01/2011) as 20h00:concordo:

Paraty
04/02/2011, 09:26
Vamos testar então;

Vou fazer um CQ na QRG 16 AM hoje (24/01/2011) as 20h00:concordo:

Prezado Paulo,

Muito me honraria estar aqui no Rio em QAP pra um QSL com vc, mas confesso que quando tentei pela primeira vez a prova de PY, exigia-se o conhecimento de código morse... nem fui!

Agora me animei de novo e puxa vida, alegria, alegria, pelo site da LABRE não me pareceu cair mais essa matéria; contudo, ainda ha uma sobre RADIOELETRICIDADE...

Eu aqui com meus botões fico sériamente pensando - só bobagens, para o sujeito que bolou essas questões...

Ainda bem que tiramos habilitação de motoristas com perguntas mais práticas e objetivas e menos concurso de "você sabia"? Não é não?!

Embora se não me engano teve um "amputado" que quis acrescentar na prova do DETRAN conhecimentos gerais sobre mecânica..!

Ai a diretoria das montadoras nacionais, com a sensata dica das fabricantes americanas e européias concordaram sim; desde que também fosse exigido para compra de um fogão quem provasse saber fazer um arroz soltinho, uma carne de panela - com 3 legumes, e um franguinho à sua escolha! Claro, depois de explicar como o gás é engarrafado, a diferença do butano para seus primos, e outras poucas 50 questões similares...

E assim terminamos Paulo e amigos, eu sem o menor tempo e saco em saber a fundo o que seja um Capacitor induzido, o núcleo de um imã e, o pior, proibido de falar sobre outras coisinhas, que até gosto, penso que saiba e talvez até divertissem o amigo; além de me trazer prazer e mais amigos por esse Brasil.

Uma pena!:oops:

Quer o celular?:parede:

abs

paulo_schw
04/02/2011, 10:03
Que bom pelo visto tenho um novo amigo. E carioca, olha que xique! Rsss

Concordo que não sou muito feliz em ter que aprender CW (telegrafia) para poder me licenciar nas classes B e A. Ainda mais nos tempos atuais.

Contudo para poder usar teu radio na faixa de 2m LICENCIADO podes optar pela classe C. Acompanhe abaixo trechos que tirei da legislação no site da ANATEL

O Regulamento do Serviço de Radioamador, aprovado pela Resolução n.° 449, de 17/11/2006, estabelece, em seu art. 33, que o COER será concedido aos aprovados em testes de avaliação, segundo as seguintes classes:
I.Classe "C", aos aprovados nos testes de Técnica e Ética Operacional e Legislação de Telecomunicações;

Abaixo parte da tabela da resolução 452 que regulamenta o uso do serviço de radiamador
Tabela I
Faixas de Radiofreqüências para RadioamadDenominação Baseada no Comprimento de Onda
Faixa de Radiofreqüências
...
Faixa de 2 metros 144 MHz a 148 MHz

Paraty
04/02/2011, 16:23
Que bom pelo visto tenho um novo amigo. E carioca, olha que xique! Rsss

Concordo que não sou muito feliz em ter que aprender CW (telegrafia) para poder me licenciar nas classes B e A. Ainda mais nos tempos atuais.

Contudo para poder usar teu radio na faixa de 2m LICENCIADO podes optar pela classe C. Acompanhe abaixo trechos que tirei da legislação no site da ANATEL

O Regulamento do Serviço de Radioamador, aprovado pela Resolução n.° 449, de 17/11/2006, estabelece, em seu art. 33, que o COER será concedido aos aprovados em testes de avaliação, segundo as seguintes classes:
I.Classe "C", aos aprovados nos testes de Técnica e Ética Operacional e Legislação de Telecomunicações;

Abaixo parte da tabela da resolução 452 que regulamenta o uso do serviço de radiamador
Tabela I
Faixas de Radiofreqüências para RadioamadDenominação Baseada no Comprimento de Onda
Faixa de Radiofreqüências
...
Faixa de 2 metros 144 MHz a 148 MHz

Paulo de Deus!!!!

Quer dizer que RADIOELETRICIDADE esta fora para um nível iniciante???

Puxa-vida, legislação a gente se esforça, Ética é o básico mesmo (sem ela a vida não funciona não é?!)

Puxa amigão, estou me inscrevendo o mais rápido possível!!!

E sim, ganhou um amigo carioca e eu um bom paulistano hein!

Agradeço imensamente seu esclarecimento!

Rapaz, estou contente mesmo!

Em tempo, passei o dia de hoje correndo atrás dos 4 amortecedores, bieletas, pastilhas e Pitman para a viatura... e já dá o gostinho dela toda calçada de novo! E agora em ondas (repetidas!) hehehe:dance:

Forte abraço Paulo!!!

Marcio Giudice

Murillus
05/02/2011, 17:00
codigo morse ficou ao nivel A e B

Paraty
05/02/2011, 17:12
Salve pessoal!

Ja baixei as duas matèrias.:pipoca:

Gostei muito do que vi - mesmo correndo o riscode levar pau nas cinco proximas tentativas, não posso me furtar a dizer que tirando uma ou outra, o que prevalece é o bom senso mesmo. Muito embora se diga que a frequencia de uma repetidora seja algo entre 52 a 54 ... , e ja que nem classe A possa montar uma dessa, entao pra que neh?

Mas no geral, acho que agora vai!:putz:

Acho que expandindo esse tipo de informacao, muito mais gente vai atras de PY, e ai realmente poderemos nos unir mesmo!:dance:

Abs turma!:concordo:

Paraty
05/02/2011, 17:14
codigo morse ficou ao nivel A e B

Valeu!:concordo:

Oh, ta escondendo a idade... Entrega a marca do formol ai Murilo!:palmas:

Murillus
05/02/2011, 17:31
pessoal,

aqui no ceara existe diariamente, durante a semana (seg a sex), das 07 as 09h, a RODADA MANHA OFF ROAD, comandada pelo ROBERTO da estacao de PU7PFS, carinhasamante chamada de CENTRAL UNICA OFF ROAD ou BASE PARANGABA...

Agora estamos tranmitindo a rodada ao vivo via internet... acesse o site: www.robertobaseparangaba.com.br e escute a rodada...

[]s

Mino
12/02/2011, 16:50
Cada pessoa tem uma opinião sobre o radioamadorismo e as formas de conseguir ingressar legalmente através de provas. Na verdade ser radioamador ou tornar-se um radioamador, esta muito acima de simplesmente realizar um contato a distância via ondas de rádio. Para contatos restritos a um grupo ou a algum tipo de atividade que exista a necessidade de uso de ondas de radio, foram estabelecidos os seguimentos próprios nas frequências de radio, o qual não depende de realização de provas, mas tem que licenciar e pagar valores relativamente altos, pois trata-se de uso particular, ou limitado privado. O radioamadorismo é uma arte, por isso é que só entra quem realmente se sente atraído pela atividade, ah quem entra com intuito somente de estar fora da ilegalidade(lamento), e acaba por não contribuir nada para o meio radioamadoristico, por outro lado existem pessoas que ajudam, mesmo que só estejam com interesses fora da essência do radioamadorismo. O uso indiscriminado dos canais de PX fez com que a maioria abandonasse aquela faixa. Por isso existe exigências para a realização de provas para radioamador, ética operacional= Educação e respeito com o uso do rádio, Técnica= Ter o mínimo de conhecimento da atividade, Radioeletricidade=Ter conhecimento básico de como funcionam os equipamentos e como evitar alguns problemas, CW= Uma questão de Sobrevivência.(polêmicas). Um simples comparativo, um motorista com CNH "B" pode conduzir um ônibus? A resposta é não, mas com uma CNH "D" sim, e para conseguir uma CNH "D" tem que saber mais, ter mais experiência que para CNH "B" e "C" e no caso de CNH "E" o cidadão tem que mostrar que sabe, afinal conduzir uma carreta carregada não é para qualquer um. Voltando ao assunto de radio, eu sei que a maioria usa as freqüências entre 144/148MHz pelo fato de comprarem rádios desenvolvidos para fins radioamadoristicos, e esses rádios vem travados nessa faixa, então se vão usar a nossa faixa pelo menos façam uma prova para classe C e usem os seguimentos permitidos para FONIA ( FALAR).

Segundo norma 31/94 apêndice 7 do ministério das comunicações
Frequência

Modo

De 144.000 a 144.100

CW e Emissões de Sinais Piloto Nunca usar Fonia (falar)!

De 144.100 a 144.500

CW e Fonia (SSB) Nunca usar modulação em FM!

De 144.500 a 144.600

Fonia (SSB) Nunca usar modulação em FM!

De 144.600 a 144.900

Repetidoras (entradas) - Fonia (FM), saídas + 600 kHz

De 144.900 a 145.100

FM e Emissões Digitais Nunca usar Fonia (falar)!

De 145.100 a 145.200

De 145.200 a 145.500

Repetidoras (saídas), Fonia (FM), entradas - 600 kHz

De 145.500 a 145.800 (É uma Opção)

Todos os tipos de emissão permitidos

De 145.800 a 146.000
Nunca usar em comunicações terrestres
Comunicação via Satélites - SSB/CW e modos digitais

De 146.000 a 146.390

De 146.390 a 146.600 (É Uma boa Opção)

Fonia FM simplex

De 146.600 a 146.990

Repetidoras (saídas), Fonia (FM), entradas - 600kHz

De 146.990 a 147.400

Repetidoras (saídas), Fonia (FM), entradas + 600 kHz

De 147.400 a 147.590 (É Uma boa Opção)

Fonia FM simplex

De 147.590 a 148.000

Repetidoras (entradas) - Fonia (FM), saídas - 600 kHz

paulo_schw
12/02/2011, 22:06
De 144.500 a 144.600

De 144.600 a 144.900

De 144.900 a 145.100

FM e Emissões Digitais Nunca usar Fonia (falar)!

De 145.100 a 145.200

Tenho estudado a resolução 452 de 11 de dezembro de 2006 e encontrei algumas descordâncias:

144,500 a 144,600Fonia FM/PM Simplex sinais fracos. (neste caso seria uma opção)
144,600 a 144,900Fonia FM/PM Entrada de repetidoras, Saída +600 kHz.144,900 a 145,100Dados FM/PM Exclusivo Radio Pacote.145,100 a 145,200Fonia FM/PM Simplex sinais fracos. (neste caso seria uma opção)
145,200 a 145,500Fonia FM/PM Repetidoras (saída). Entrada -600 kHz.
Ou será que interpretei mal a norma?

Mino
13/02/2011, 10:20
paulo_schw;1374055]Tenho estudado a resolução 452 de 11 de dezembro de 2006 e encontrei algumas descordâncias:

144,500 a 144,600Fonia FM/PM Simplex sinais fracos. (neste caso seria uma opção)
144,600 a 144,900Fonia FM/PM Entrada de repetidoras, Saída +600 kHz.144,900 a 145,100Dados FM/PM Exclusivo Radio Pacote.145,100 a 145,200Fonia FM/PM Simplex sinais fracos. (neste caso seria uma opção)
145,200 a 145,500Fonia FM/PM Repetidoras (saída). Entrada -600 kHz.
Ou será que interpretei mal a norma?

Olá Paulo!
Em parte você tem razão, o que postei é o que está na Norma sobre o serviçco de Radioamador http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=10244&assuntoPublicacao=Norma%20MC%20n%BA%2031/94&caminhoRel=Cidadao-Comunica%E7%E3o%20via%20R%E1dio-Radioamador&filtro=1&documentoPath=biblioteca/normas/normas_mc/norma31_94.pdf

Essa resolução altera sim bastante coisa, mas observe que:
144,500 a 144,600Fonia FM/PM Simplex sinais fracos ,Significa que é um seguimento para DX, e a operação normal pode acarretar interferência em quem estiver realizando DX´s. O mesmo ocorre aqui de 145,100 a 145,200Fonia FM/PM Simplex sinais fracos. O interessante é usar somente os seguimentos destinados para Simplex, ai não se corre o risco de causar interefrência em outros colegas. Imagine você esperando um ano para conseguir algo difícil, e quando você esta quase conseguindo, vem um desinformado e atrapalha tudo?! Mesmo que seja sem querer, na atualidade temos muitos meios para divulgar a coisa certa!
73

Murillus
15/02/2011, 19:55
O interessante é usar somente os seguimentos destinados para Simplex, ai não se corre o risco de causar interefrência em outros colegas.

na verdade o importante é seguir o bom senso... e adquirir experiencia...

siga aqueles que ja sao mais conhecedores do assunto... fique na coruja por um bom tempo... aprenda... e depois, quando se sentir a vontade, contribua...

o radioamadorismo é maravilhoso...

ft 73

PU7MMU

MRaizer
06/05/2011, 18:23
Admito que minha intenção é mais de ter um comunicador para emergências... além de ter como falar com os TalkAbout e algumas frequências marítimas tudo em um único aparelho.

Juninho 4x4
10/05/2011, 18:58
Pow já passei por essa situação diversas vezes, passo por jipões altos e bonitos, com antenas maria-mole, chamo os camaradas e não respondem, ou é meu jipinho de shopping(TR4) que ninguem dá bola, ou são eles q realmente não ligam seus px's fora de trilhas, vou convidar outros amigos jipeiros pra participar desse movimento: PX's/PY's ligados sempre!!!!!!!!!!!!!!!!haha, abs.

ola camaradas a maioria dos jeepeiros ligam o radio so pra falar asneiras , o radio chega em muitos lares onde tem criancas e mulheres sou amante da faixa do cidadao o 11 metros ,que pena que a maioria como vcs pensam bem sobre o caixinha preta , meu jeep tem. aqui na minha cidade eu modulo com bases agora com jeepeiros so na trilha !!! abraços a todos !!!!! SALVEM O CAIXINHA PRETA ELE SALVA MUITAS VIDAS E AJUDA MUITO O PROXIMO ...

Edemar
10/05/2011, 23:40
Gente.... Há algums dias venho acompanhando o forum interessado em pesquesas técnicas em Off Rod e acho o pessoal de excelente nivel. Normalmente não sou muito afeto a tagarelar em forums, listas e coisas do gênero. Porém, não posso deixar de me manisfestar neste tópico que me atinge diretamente na minha condição de "RADIOAMADOR" (PY)que sou. As QRGs sitadas de 144 e la vai fumaça.... 145.800 (segmento de operação em satélite), que diga-se de passagem atrapalha um monte o pessoal que opera satélites, e me incluo neste grupo , a QRG de 146.500 como deisse o amigo de SP, Todas estão dentro da banda de 2 metros Alocada (designada) para o "SERVIÇO DE RADIAMADOR". ( A grafia está correta radioamador escreve-se tudo junto). Onde seus operadores "estudão.... prestão exâmes na ANATEL e pagam taxa de fiscalização para exercerem esta atividade. Por favor.... Arrumem frequências fora desta banda ( 144 a 148Mhz). Como "EXEMPLO a frequência usada pelo JEEP CLUB DE CURITIBA está bem longe destas em 157.175Mhz que corresponde ao canal 83 da banda maritima. Ainda assim não é certo.... Más... Incomoda menos, Pelo fato das trilhas estarem geralmente bem longe do mar e este canal não ter uso na costa brasileira.

Abraços àa todos.

itamar.vieira
11/05/2011, 18:42
Edemar,

colocação interessante.
Estou em processo de obtenção do COER com prova agendada para 08/06 na LABRE-RJ, assim como alguns amigos que formam um grupo de viagens, muitas delas em estradas cortando o Brasil e muitas em trilhas leves.

Como ainda estou muito na teoria, estava justamente me perguntando qual a melhor frequência combinar com o grupo, mesmo que habilitados, de forma a não atrapalhar ou atrapalhar o mínimo possível, uma vez que podemos iniciar um percurso com a QRG livre mas daqui a 500 Km cruzarmos uma cidade com tráfego na frequência, uma rodada rotineira, etc...

E também quanto ao uso ou não do subtom. No meu entender o subtom ainda pode piorar a situação, uma vez que cruzaríamos a comunicação sem sequer nos darmos conta, já que não captaríamos as transmissões. Estou correto ?

Quais as sugestões para esse caso ? Achei interessante a sugestão da faixa marítima.

73
Itamar

Murillus
23/05/2011, 16:17
As QRGs sitadas de 144 e la vai fumaça.... 145.800 (segmento de operação em satélite), que diga-se de passagem atrapalha um monte o pessoal que opera satélites, e me incluo neste grupo ,

Pois e'... muito dificil conseguir mudar a mentalidade do povo... ja propus uma nova QRG mas nao adiantou... aqui no CE so' sabem usar a 144.400 MHz como Frequencia do OFF ROAD...

Onde seus operadores "estudão.... prestão exâmes na ANATEL e pagam taxa de fiscalização para exercerem esta atividade.

temos de 1000 a 1500 radioamadores offroaders ou 1000 a 1500 offroaders radioamadores...

Arrumem frequências fora desta banda ( 144 a 148Mhz)

uma vez fizeram uma consulta a ANATEL x LABRE e chegaram a conclusao de que por serem comunicacoes de moveis (radio em carros) cuja potencia varia de 50 a 75, nao interfeririam tanto...

"EXEMPLO a frequência usada pelo JEEP CLUB DE CURITIBA está bem longe destas em 157.175Mhz que corresponde ao canal 83 da banda maritima. Ainda assim não é certo.... Más... Incomoda menos, Pelo fato das trilhas estarem geralmente bem longe do mar e este canal não ter uso na costa brasileira.

nao sei se justificaria... nem a 144.400 nem a 157.175...

Murillus
23/05/2011, 16:29
Edemar,

seria bem legal se as LABREs juntamente com a ANATEL e os JEEPs CLUBs instituissem uma frequencia oficial brasileira para a turma o OFF ROAD... mas sei que isso e' dificil pra burro... mas seria uma solucao definitiva...

marcelbs007
26/05/2011, 15:46
Pessoal,

como anda o qap no 146.500 ? Estou de coruja em um ht e queria saber do pessoal se realmente esta é a frequencia para SP.Algum horário mais movimentado ?

abs

Senhores,

cmurteira
06/06/2011, 21:44
Gente.... Onde seus operadores "estudão.... prestão exâmes na ANATEL e pagam taxa de fiscalização para exercerem esta atividade. Por favor.... A

Abraços àa todos.

Edemar,

Só para registrar, nós tambem "estudamos.....prestamos exâmes na ANATEL e pagamos taxa de fiscalização para exercermos esta atividade."

Gustavo Niquini
07/06/2011, 14:25
Sou novato no mundo 4x4 e estou querendo comprar um radio..estou na duvida sobre qual radio usar...px ou py??e a marca tbm..
vlw

marcelbs007
08/06/2011, 09:45
Olá Gustavo,

O PX é mais popular e mais acessível, os equipamentos sao maiores e as antenas geralmente enormes.. mas o pessoal é bem unido e legal.> O PY é mais limpo e organizado, mas tem um monte de detalhes para se tirar a licença.O pessoal também é mais moderado e reservado.
Opero nas duas faixas....
Sou novato no mundo 4x4 e estou querendo comprar um radio..estou na duvida sobre qual radio usar...px ou py??e a marca tbm..
vlw

zluiz
19/07/2011, 08:57
Pessoal a Labre sp abriu exame para obtenção do COER,
segue o link Labre SP exame (http://www.labre-sp.org.br/inscricao/exames/)
a prova é facil são apenas R$ 13,00 para regularizar

Murillus
19/07/2011, 18:49
Olá Gustavo,

O PX é mais popular e mais acessível, os equipamentos sao maiores e as antenas geralmente enormes.. mas o pessoal é bem unido e legal.> O PY é mais limpo e organizado, mas tem um monte de detalhes para se tirar a licença.O pessoal também é mais moderado e reservado.
Opero nas duas faixas....

Qual o radio que o povo jipeiro usa na sua regiao ???

Se for PX, compra um PX... Se for de 2m ("PY"), compra um de 2m ("PY")... pois nada adianta ter um radio fora da banda de transmissao...

zluiz
20/07/2011, 13:42
vou aproveitar este topico para fazer uma pergunta:
tenho instalado na viatura um radio vhf,
estou inscrito na labre para a prova em duas semanas,
o radio que eu tenho é usado e veio "aberto" soemnte na escuta,
peregunta isso é legal?
que diferença faz?
pq abrem os radios,
se for ilegal onde encontro a legislação
e como faço para regularizar?
obrigado

Edu&MarciaSulMG
11/10/2011, 22:23
Ola Estou no Sul de MG. PX Canal 16. Entro após as 20H e quem desejar é só tentar Contato. Radio na Viatura L200 e ainda não instalei antena fixa aqui em casa. Pensando em colocar uma direcional de 3 elementos. Mas já li sobre a quadra cubica (trambolho coletor de pipas). Qual a relação de altura que devo ter com a quadra cúbica para o melhor ganho na faixa cidadão? Há relação do tamaho da linha com a onda estacionária?

zluiz
11/10/2011, 23:22
Pessoall,
ja descobri, o radio nao veio aberto
ele tem uma faixa mais ampliada para escuta,
mas para transmissãoele opera nas faixas entre 144 e 148MHz,
100% legal,
aguardando o indicativo da anatel....

Sobral - ENGESA
12/10/2011, 23:07
Utilidade Pública:

A LABRE-SP abre inscrições para exames de radioamador em Indaiatuba - SP, no próximo dia 05/11/2011, durante a FENACOM.
Inscrições direto no site: LIGA DE AMADORES BRASILEIROS DE RADIO EMISSO - LABRE-SP (http://www.labre-sp.org.br/inscricao/exames/)
Taxa R$ 13,00
Pelo que eu entendi, o exame para iniciante - Classe C (meu caso) - será sobre "Técnica e Ética Operacional" e "Legislação de Telecomunicações". Vc encontra facilmente as apostilas na internet.

Abraço a todos,
Sobral

jotaunior
03/11/2011, 11:49
Salve pessoal, agora o ItajaiOffroad também vai aderir ao canal 16, então que vier para Itajaí-SC poderá nos encontrar no PX.

Abraços!

Paulo Victorino
06/01/2012, 11:41
Como esta a lista de frequencia??

Tenho pY e uso na frequencia 146 500. sao paulo sp zona sul

abraço a todos

zluiz
06/01/2012, 12:19
TBM estou na 146500 qdo saio com a viatura,

qto a lista cada um poderia acrescentar a frequencia utilizada na sua região

São Paulo -146.500

zluiz
06/01/2012, 12:38
Ja tinha uma lista pronta nas primeiras mensagens deste topico

PX - canal 16

PY

acrescentei,
JEEP CLUB DE CURITIBA 157.175Mhz

Fernanda_Radical
25/01/2012, 13:45
Boa tarde pessoal. Sou novata nessas aventuras 4x4. Estou com uma F250 XLT Super Duty. Estou querendo colocar um rádio nela, pequeno, e barato. Achei um numa loja de presentes (heheheheh nisso nós mulheres dominamos) chamada intercabana Ele custa 265,51 com nota fiscal e tudo. Esse rádio é bom? os colegas com experiência recomendam? É que eu achei barato demais.................. Ah, onde compra antena, cabos etc e onde que mando instalar? Outra coisa, como faço pra aprender operar o rádio? Bjinho a todos, aguado

zluiz
25/01/2012, 14:07
Oi Fernanda,
passei pela mesma situação que vc recentemente,
e aprendi muito pesquisando na internet.
antes de colocar a mão no bolso vc deve saber pq o rádio e com quem quer falar.
para nós, existem basicamente dois tipos de radio, o PX e o PY(VHF).
PX, menor custo, mais facil de encontrar alguem nas faixas, nas estradas é muito utiizado por caminhoneiros, falam muitas girias e algumas vezes palavroes, e muitas vezes comentarios desnecessários. É mais facil de obter licença(apenas paga uma taxa), é aquela antena comprida chamada de maria mole.

zluiz
25/01/2012, 14:11
PY (VHF), é um radio um pouco mais caro, é necessario fazer uma prova (super facil) na ANATEL e vc fica regularizada, é um radio indicado para comboio e trilhas, pois vc combina uma frequencia e comunica-se com outros companheiros, uma transmissão mai9s limpa(tecnica) e sem girias e mais polida.

Porque vc quer colocar radio na viatura?

Fernanda_Radical
06/03/2012, 12:41
Vou para lugares onde o celular não pega. Aí eu gostaria de estar comunicável, inclusive com a minha casa. Coloquei um PX no carro. Quero colocar um em casa agora também. Estou tentando arrumar uma fonte boa e acessível... e alguém que faça as montagens. O rapaz lá da intercabana.com, a meu pedido, colocou um artigo explicando como personalizar uma fonte de PC pra ela ficar bonitinha. Não sei se vira, será?

Vejam:
Fonte chaveada de bancada - Fonte para Rdio PX (http://intercabana.com/Artigos/Artigo_0001)

Demora um século para abrir as fotos, mas vale a pena.

Do resto, tô aí, adepta ao canal 16!

alfonse leite
06/03/2012, 22:15
Por todos os posts neste tópico publicados, acho bastante difícil conseguirmos unificar a freqüência utilizada. Aliás, não conseguimos isto nem lá no site Viajantes4x4 (http://www.viajantes4x4.com.br) , onde somos pouco mais de 30 assinantes! :twisted:

Aqui em Goyaz usamos o PX no canal 16. Os poucos que ainda usam, bem entendido!

Para o VHF, escolhemos a freqüência de 144,440 MHz e Brasília, 145,180 MHz

Genericão
24/10/2013, 10:41
Só para não deixar muito esquecido, e relembrar as freqüencias "padronizadas":

PX - canal 16

PY:

JEEP CLUB DE CURITIBA 157.175Mhz
Goiás 144,440 MHz e
Brasília, 145,180 MHz

Murillus
25/10/2013, 19:22
Ceará: 144.400 mhz 144.400 MHz 144.440 MHz 144.480 MHz 146.400 MHz 146.460 MHZ

alfonse leite
26/10/2013, 02:30
144.400 MHz 144.440 MHz 144.480 MHz 146.400 MHz 146.460 MHZ

Caramba, Murillus!

Aí no Ceará vocês foram criando dissidências do Jeep Clube original e cada um escolheu sua freqüência?!? rs,rs...
Por aqui, ao que me consta, continuam todos - ainda que em clubes diferentes - usando os 144,440 MHz.
E por um quase milagre, conseguimos unificar esta freqüência para os Viajantes4x4 (http://www.viajantes4x4.com.br) também!

Alfonse, de Goyaz

Murillus
27/10/2013, 12:01
Alfonse, Na verdade a frequência oficial do 4x4 aqui em Fortaleza é a 144.400 MHz porem existe um grupo de offroads que migrou para a 146.400 MHz que é uma frequência capitaneada pelo Sr Roberto (Roberto (http://www.robertobaseparangaba.com.br))... As demais frequências que citei são de amigos jipeiros ou radioamadores que sempre estão conosco nas trilhas... Mas vale salientar que muitos jipeiros de vários estados brasileiros empregam há anos freqüências erradas de rádio VHF... Os radioamadores devem operar dentro de determinadas sub-faixas liberadas para “simplex”, que são estas: 146.400kHz a 146.590kHz ou 147.400kHz a 147.590kHz ou 145.500kHz a 145.800kHz (Comunicados diretos, simplex, em FM)... Então, fica a dica...

Murillus
27/10/2013, 13:05
Aí no Ceará vocês foram criando dissidências do Jeep Clube original e cada um escolheu sua freqüência? Pior que é isso mesmo... Tanto que olha só a quantidade de frequências utilizadas por aqui: 118.100 Torre de Fortaleza 119.200 AVIAÇÃO AM 119.300 Controle de proximação 121.900 Controle de Solo 123.000 Aeroclube 123.950 Meteorologia RECIFE 124.100 Controle Nordeste 127.700 Aeroporto Pinto Martins 13 146.146 QAP CLEANO 130.500 TAM 130.525 WEBJET 32 130.900 AZUL 131.200 TAP 131.225 Coordenação GOL 131.600 UNITED AIRLINES 131.625 AIR BRAZIL 134.550 Aeroporto Controle Aéreo 134.850 TELEFONE 135.250 Aeroporto Controle Aéreo 136.425 OCEAN AIR 136.525 WEBJET 144.400 JEEPEIROS 144.440 JEEPEIROS – Caveirao 144.460 PAULO PU7MLB 144.460 QAP.Paulo Unimed/Gerson Josino/Câmara 144.500 QAP LUIS 144.680 QAP CARCARÁ 144.800 JEEPEIROS 144.900 JEEPEIROS 145.210 (-600) Pedro II - PI 145.230 (-600) PATOS - PB 145.250 REPT. MERUOCA-CE 145.290 (-600) TERESINA-PI 145.390 (-600) REPET. JEEP CASCAVEL 145.500 (-600) Cajazeiras 145.500 (-600) MOSSORO-RN 35 145.500 QAP REGIÃO NORTE - CE 145.550 ECHOLINK SALA BRASIL. 145.570 APRS 146.390 (+600) REP. FORQUILHA 146.400 JEEPEIROS – Base Parangaba - Roberto 146.440 JEEPEIROS 146.470 QAP J. PESSOA-PB 146.480 PORÃO DO TITANIC 146.520 QAP REGINALDO/CAMARA 146.550 QAP ZE RODRIGUES 146.580 ECHOLINK MULUNGU 146.610 -600 PREDIO DNOCS 146.610-600 CLOVES QAP DE 6H AS 8H 146.610-600 PT7 PX LUCAS E PU7 MEX 146.610-600 PT7 PX= LUCAS E 146.680 (-600) REP. VIÇOSA DO CEARA 146.760 REP.(-600) PICO ALTO 146.810 (-600) MOSSORO-RN 146.820 (-600) REPT. ITAPIPOCA 146.910 REP.(-600) BATALHA-PI 146.950 (-600) FORTALEZA-CE 146.970 (-600) MARTINS- RN 36 147.000 (+ 600) REP. SERRA DO ALENCAR – IGUATU -CE 147.150 (+600) CAJAZEIRAS-PB 147.150 (-600) SÃO JOSE DAS 147.240 (+600) REP.CARIRIAÇU-CE 147.240 (+600) Taquaritinga do Norte - PE 147.270 (+600) REP. PARNAIBA 147.300 (+600) MOSSORO-RN 147.400 Pessoal Pára-Quedismo 148.010 CAGECE 148.090 CBTU 148.210 CBTU 148.430 TELE-ENTREGA 148.500 LOJA 148.710 INFRAERO 148.790 CAGECE 148.950 GEREN. ESTACIO IGUATEMI 149.390 SEGURANÇA 149.595 PETROBRAS PARACU 150.450 P.R.F- 151.135 SEG. CASTELÃO 151.715 SEG. MARINA 151.910 Aeroporto 151.970 CPI 152.050 TAXI 152.070 LIDER SEGURANÇA 152.130 PADRÃO 152.200 AVIAÇÃO PATIO 152.250 ELEVADORES OTTIS 38 152.370 SEFORT 152.510 QUEIROZ GALVÃO 152.550 TAXI 152.690 CBTU 37 152.810 CBTU/CCO 152.990 CBTU/CONTROLE 153.770 UNIMED 153.810 PERICIA 153.890 SEGURANÇA 153.990 SEGURANÇA 154.250 CIA CANINDE E PACAJUS 154.380 PALACIO 154.390 DER 154.430 CIA TIANGUA 154.470 CASA MILITAR 154.670 QUIXADA/ BATURITE/ 154.890 MOTO-TAXI 39 155.850 PORTO MUCURIPE 155.900 SALA DE ESTADO 156.125 Maritimo – Marinas TX (DUPLEX -160.725 RX) 156.350 Maritimo – Marinha de Guerra TX (DUPLEX -160.350 RX) 156.375 Maritimo – Iate Clube 156.425 Maritimo – Iate Clube 156.450 Maritimo – Rebocador 156.475 Maritimo – Rebocador 156.500 Maritimo – Praticos 156.500 Maritimo – Rebocador 156.500 PORTO MUCURIPE 156.700 PETROBRAS 156.800 Maritimo – Emergencia e Chamada Geral 156.800 PORTO MUCURIPE 157.670 CAGECE 157.670 CAGECE 157.690 CAGECE 157.690 CAGECE 157.710 SEG. NORTH SHOPPING 157.730 CBTU 157.730 CBTU/MOV.CAUCAIA 157.790 SEG. IGUATEMI 157.830 CAGECE 50 157.870 CAGECE 157.910 CBTU 157.970 CBTU 158.090 TAXI 158.430 HOSPITAL 158.710 RODOTAXI 159.310 SEG.CORPVS 159.350 TAXI 159.370 TAXI 159.390 SERV. ENTREGA 159.430 TAXI 159.490 DISK-TAXI 159.530 RADIOTAXI 159.550 TAXI 160,470 CIA ITAPIPOCA 160.390 CIA SOBRAL 160.510 CIA ITAPIPOCA 160.670 CIA ITAPIPOCA 161.050 MOTOROLA SPIRIT 161.070 UNIMED / fora do AR 161.090 SEGURANÇA 161.110 NORDESTE/SERVIARM 161.170 DISTRIBUIDORA 161.190 CAGECE 161.290 REBOQUE 161.330 LOCABRAS 161.370 SEGURANÇA 161.425 TRANSPETRO 161.430 SEFAZ 161.450 BANKS/CEARA SEG. 161.900 TELEFONIA 162.070 GUARDA VIÇOSA 162.330 CBTU/Controle Trafego 162.370 Empresa. Serv 162.390 Emp. Manutenção 162.390 GEREN. MANUTENC IGUATEMI 162.510 CBTU/Movimento 162.690 TAXI 162.990 CBTU 163.070 ECOFOR 163.310 RÁDIO TAXI CAPITAL 163.870 CBTU 163.950 TAXI 163.990 ENTREGA 164.070 TV VERDES MARES 164.410 TAXI 164.750 TAXI 164.890 TP. MARANGUAPE 165.690 CAGECE 166.320 SEFAZ 166.500 SAMU 166.530 SEFAZ 166.550 CIA LIMOEIRO DO NORTE 166.890 SOS-CAUCAIA 169.030 COELCE 169.070 COELCE 169.610 CBTU 170.050 SAMU/Euzebio 170.290 CAGECE 170.310 SEGURANÇA 170.340 TAXI 170.350 COELCE 170.390 Cia. LUZ 170.470 COELCE 170.710 SEG. WS 170.830 HOTEL 171.110 SERV. ENTRE RABELO 171.150 SAMU FORTALEZA 171.490 SOS CAUCAIA 171.710 LOJA RABELO 172.050 PMTUR 172.400 AEROPORTO 172.970 SAMU/CAUCAIA 173.540 TAXI 173.670 Cia. LUZ 173.970 LEITE BETANIA 174.190 POLICIA CIVIL 179.240 CBTU 179.305 CBTU 179.310 CBTU 180.130 PM 180.320 PM 180.370 P.R.E 180.450 PM 180.570 PM 180.670 PM 181.670 CASA MILITAR 181.770 PM 184.170 PM 184.320 CASA MILITAR 184.450 PM 184.570 PM 189.410 BOMBEIRO MILITAR 189.650 PM

JCC :-)
15/11/2013, 13:33
Na minha experiência não há falta de união dos 4x4.
Pelo contrário. Iniciei recentemente neste fórum e já foi muito útil, todos sempre dispostos a ajudar. Inclusive nas trilhas.

Via rádio, é uma boa opção também, não precisamos inventar nada. É só usar a Frequência Nacional de Chamada 146.520MHz.
Achei muito útil esse desenho que encontrei na web.

439436

alfonse leite
05/01/2014, 11:17
Caro JCC,

É interessante que usemos, Brasil afora, freqüências diferentes. No passado, até acreditei que unificar poderia ser uma boa opção, mas isto não foi e nem é possível.

Aqui em Goyaz até conseguimos isto com os PX, usando o canal 16 e no VHF escolhemos todos a freqüência de 144,440 MHz.

Há a questão da segurança, da nossa segurança pessoal quando viajamos, especialmente em comboios. Se há uma freqüência unificada ou mesmo um adesivo com nossa freqüência colado num dos vidros da viatura (como chegaram a propor numa lista de discussão da qual participo) fica muito fácil para que terceiros de má-fé (para dizer o mínimo) nos monitorem.

É o mesmo que usar nossos telefones celulares com extensões nas mão de sabe-se lá quem...

Imagina a situação: viajando pelo interior do Brasil, tendo como destino uma região isolada, um pequeno comboio conversa sobre onde acampar. Já imaginou o risco, se marginais estiverem ouvindo?!

É claro que podem escanear a freqüência e nos identificar. Mas isto é um pouco mais complicado do que deixar que simplesmente fiquem nos "corujando" e esperando informações importantes como nossa rota de viagem e destino.

Viajando, eu nunca falo ao rádio sobre onde ficar, especialmente se vou acampar, qual é o destino do dia, sobre o que há na viatura ou qualquer coisa que possa chamar a atenção de bandidos. Já bastam os nossos carros, que muitas vezes atraem atenção em excesso!

Fernando Camelier
06/01/2014, 07:23
Pessoal, quando vcs tiverem a oportunidade de estar nos seus 4x4 nas praias do nordeste utilizem as seguintes frequências PY:

Sempre tem gente ligada nessas frequencias por aqui e sempre tem alguém atolado na beira da praia pedindo socorro vendo a maré encher.
E ajudar, além de ser virtude de jipeiro, é a grande diversão.

Abs.

Na Bahia usamos 146.480 MHz (Terrible 4x4)

aviasom
23/01/2014, 22:52
Por favor, para quem esta iniciando, que radio comprar?
Meu carro é pegueno, o radio também teria que ser pequeno!
Abraços
Nascimento

Fernando Camelier
25/01/2014, 09:08
Por favor, para quem esta iniciando, que radio comprar?
Meu carro é pegueno, o radio também teria que ser pequeno!
Abraços
Nascimento

Nascimento, bem vindo!

Antes de pensar em comprar um rádio, precisa saber qual será a aplicação que vai dar a esse rádio. Que faixa você vai usar? Vai ser pra trilhas e passeios? Seus amigos de trilha e viagens usam que frequências? Qual o alcance que você pretende ter para uma comunicação?
Você sabe que precisa de autorização da Anatel para operar e instalar um rádio?
Muitas dessas informações você encontra em outros tópicos desse fórum aqui mesmo em Comunicação Via Rádio e informações de licenciamento no site da Anatel.
Dá uma pesquisada para definir alguns parâmetros e se continuar em dúvida faça uma pergunta mais específica.
Um abraço!

aviasom
26/01/2014, 21:39
Fernando, me desculpe pela pergunta genérica, na verdade eu achei que o pessoal usasse uma única "faixa", mas se alguns usam PX, outros PY ou SSB, ai me parece que perde o sentido ter um radio, por favor, me desculpe se eu estiver errado.
Ha muitos e muitos anos, eu fui de marinha, apareceu uma oportunidade, fiz um curso e me formei radio operador classe geral (mas isto foi no final da época do telegrafo) não cheguei a operar pois passei para uma outra área, no navio tínhamos uma sala de radio (espaço não era problema) mas em um carro, acho que no máximo um faixa cidadão!
Abraços
Nascimento

alfonse leite
26/01/2014, 22:00
Caro Nascimento,

O PX, por causa de sua qualidade de som e do barateamento dos VHF, perdeu espaço. Continuam interessantes para quem aprecia rádio, mas assim como você tenho um veículo normal e não um caminhão, onde sobra espaço! Decidi então ter apenas um rádio na viatura.

Tenho desde 2010, um Icom V 8000 instalado nos 4x4 que tive desde então. Mas qualquer bom rádio VHF, desde que de boa marca e com a antena bem instalada, serve para o uso que normalmente damos, que é comunicar com outros veículos em expedições e trilhas.

Como aprecio muito expedições pelo Brasil, além do rádio que fica na viatura (estação móvel) optei por levar sempre mais 2 rádios de mão (estações portáteis) chamados HTs, de Hand Talk. Tenho 2 Icom V 80 comigo sempre que viajo. Servem para a comunicação entre amigos do mesmo grupo, quando saímos para andar pelas cidades do interior onde normalmente vamos, para trilhas à pé e sempre para lugares/cidades onde não dispomos de telefonia celular.

Boa sorte na sua escolha!

Fernando Camelier
26/01/2014, 22:09
Fernando, me desculpe pela pergunta genérica, na verdade eu achei que o pessoal usasse uma única "faixa", mas se alguns usam PX, outros PY ou SSB, ai me parece que perde o sentido ter um radio, por favor, me desculpe se eu estiver errado.
Ha muitos e muitos anos, eu fui de marinha, apareceu uma oportunidade, fiz um curso e me formei radio operador classe geral (mas isto foi no final da época do telegrafo) não cheguei a operar pois passei para uma outra área, no navio tínhamos uma sala de radio (espaço não era problema) mas em um carro, acho que no máximo um faixa cidadão!
Abraços
Nascimento

Beleza Nascimento! Se você faz parte de um grupo, certamente a opção é um Radioamador VHF. É o que eu utilizo.
Como você tem carteira de radiotelegrafista, vá à Anatel, apresente a sua carteira e solicite o licenciamento de uma estação móvel (nesse caso você não vai precisar fazer prova).
O licenciamento inicial é barato e a taxa anual é de menos de 10 reais.
Quanto ao equipamento, verifique com o pessoal da Anatel uma listinha de homologados e aí você escolhe um.
As opções podem ser um rádio para instalar na viatura, um portátil ou os dois.
Boa sorte!

aviasom
27/01/2014, 08:51
Alfonse e Fernando, obrigado por me atualizar no segmento, muita coisa mudou, comprar sem se informar, é dar um tiro no pé rsrsrsrsr
Abraços
Nascimento

Fernando Camelier
05/02/2014, 08:48
Alfonse e Fernando, obrigado por me atualizar no segmento, muita coisa mudou, comprar sem se informar, é dar um tiro no pé rsrsrsrsr
Abraços
Nascimento

Depois nos conte qual foi a sua decisão.
Espero que dê tudo certinho
Um abraço

Murillus
21/02/2014, 17:49
Pessoal,
Foi levantada a questão da criação de uma frequencia nacional para os JIPEIROS pois conforme foi discutido, seria bem bacana definir uma frequência para que todos possamos nos falar com facilidade... Dai vimos que estariam liberadas as faixas:
145.500kHz a 145.800kHz - Comunicados diretos, simplex, em FM.
146.400kHz a 146.590kHz - Comunicados diretos, simplex, em FM.
147.400kHz a 147.590kHz - Comunicados diretos, simplex, em FM.

Só não pode ser usada a 146.520 - Canal Simplex Nacional, Mantenha livre. Internacional de Socorro para radioamador

Então surgiu a proposta do uso da 147.500 KHz... ( https://www.facebook.com/groups/102579076519095/permalink/480384415405224/ ) O que vocês acham disso ??? Poderíamos unificar todas as frequências dos jipeiros nesta ???

andre_agostinho
27/02/2014, 02:14
Pessoal,
Foi levantada a questão da criação de uma frequencia nacional para os JIPEIROS pois conforme foi discutido, seria bem bacana definir uma frequência para que todos possamos nos falar com facilidade... Dai vimos que estariam liberadas as faixas:

Só não pode ser usada a 146.520 - Canal Simplex Nacional, Mantenha livre. Internacional de Socorro para radioamador

Então surgiu a proposta do uso da 147.500 KHz... ( https://www.facebook.com/groups/102579076519095/permalink/480384415405224/ ) O que vocês acham disso ??? Poderíamos unificar todas as frequências dos jipeiros nesta ???

To dentro!

sandro_ventania
21/03/2014, 21:17
Pessoal,

A 146.520Mhz é canal de chamada...é Justamente nessa frequencia que deveríamos ficar em QAP. Nessa frequencia não se pode fazer QSO (bater papo), chamamos o colega nela e escolhemos outra frequencia livre para irmos conversar.
Imagine que voce tem uma emergencia...voce coloca na 146.520 e pede ajuda!...seguindo sua lógica, ninguém vai te ouvir, pois ninguem fica nessa frequencia, por ser "frequencia de emergencia".
Todos deveriam ficar em QAP (ficar na escuta) nessa frequencia, pois caso alguém precise de socorro, vai pedir nessa frequencia.
Como disse, todos ficam na escuta nessa frequencia e caso alguém chame, escolhemos outra frequencia para o bate papo.
escolher uma frequencia próxima também é sabio...tipo 146.500 pois quanto mais no centro da banda dos 2m melhor, pois as antenas são fabricadas para terem maior desempenho no centro da banda (menor SWR).

ALBUS ALES
18/03/2015, 17:20
Alguem de Brasilia -DF querendo trocar um dedo de conversa no radio?

Daniel Yoshida
19/08/2015, 09:07
Bom dia Pessoal

Estou desenterrando esse topico.

Pelo jeito não se chegou a um consenso de frequência nacional para os jipeiros.

Concordo com o amigo Sandro_ventania, que deveríamos usar a 146.520 para QAP e depois disso, mudar a frequência para um QSO.

Mas, pelo visto, cada estado tem uma frequência determinada. A frequencia de 146.500 em São Paulo, está valendo? Estão usando?

abraços

marcelbs007
19/08/2015, 09:36
Olá Daniel,

Alguns grupos em qap no 146.500 na grande SP

Daniel Yoshida
19/08/2015, 17:52
Boa Marcelo

Vou deixar nessa frequencia tbm.

Mas que a galera poderia se unir, para uma frequencia nacional, podia né! Seria otimo encontrar um jipe na estrada e poder trocar um QSO.

[]s

dumarcal
19/10/2015, 23:55
Boas pessoal,

Estava configurando um link para o Echolink e me veio a idéia de usarmos o EchoLink para bate-papos / contatos / comunicalçao.

O Echolink pode ser usado pelo computador, celular ou rádio. Se tivermos uma sala nossa, com o tempo (vários links adicionados pelo país) poderíamos ter uma "rede" nacional de comunicação.

Hoje ter um link não é complicado nem tão caro, tem solução para todos os bolsos.

E aí?

Abraço a todos...

rhoberyo
06/11/2015, 17:38
Galera 4X4 de Fortaleza

marcelbs007
13/11/2015, 07:42
Bom dia!! Sensacional!! Janeiro estarei na regiao, se der sorte falamos e quem sabe encontro voces!!!

abs!!!

Galera 4X4 de Fortaleza

Portrilhas
03/12/2015, 00:29
Boa noite trilheiros de Sorocaba_SP, comprei meu baofeng UV-5R, e gostaria de saber se voces estao usando HTs, e qual a frequencia esta sendo usada? como li no começo do post precisamos nos unir mesmo, em uma necessidade de ajuda ou marcar alguma trilha. fica mais facil nos comunicarmos.

um abraço.

Rodrigo Portrilhas

RDS23 -

abraço.

CJ5 - 6CC
Amarelo

andre_agostinho
16/12/2015, 00:25
Nos radioamadores deveríamos usar a frequência nacional de chamada (FNC)
146.520 no FM SIMPLEX
Assim que conseguir o qso...vc move pra outra frequência e deixa livre A FNC.
HA TB UMA LISTA DE REPETIDORAS POR CIDADE NA INTERNET. Eu uso muito o propagacaoaberta.com.br

http://propagacaoaberta.com.br/repetidoras-br/

lembre-se andar sempre com seu COER E INDICATIVO...mesmo com o HT...as blitz estão fortes com relação aos rádios...por causa do uso indevido por traficantes...etc..
se um policial pegar vc sem a licença ele vai apreender seu rádio.
legal que o baofeng foi homologado :euforico:

hztomassi
04/04/2016, 13:55
Atualizando a lista de frequências-padrão:
UHF
Canal 16

VHF
Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte: 144.160 MHz
Bahia: 146.480 MHz
Ceará: 144.400 MHz
Distrito Federal: 145.180 MHz
Goiás: 144.440 MHz
Paraná: 157.175 Mhz
Rio de Janeiro: 145.800 MHz
São Paulo: 146.500 MHz

_Caco_
06/07/2016, 18:58
UHF
Canal 16

VHF
Rio de Janeiro: 145.800 MHz
São Paulo: 146.500 MHz

Interessante que até eu, que ainda não tirou o COER, sei que 1444XX KHz é para CW, e que 144500~144600 KHz é única opção para simplex dentro de 144 MHz, mas tem grupos inteiros 4x4 usando ilegalmente as bandas.
Triste ver que o pessoal não se atenta que radiocomunicação tem regras e não a toa, desvirtuando um serviço de utilidade pública inclusive que é usado em emergências.
Por que é necessário usar essas frequências indevidamente? Não é mais simples fazer como BA, DF, RJ e SP?

Fernando Camelier
12/07/2016, 09:00
UHF
Canal 16

VHF