PDA

Ver Versão Completa : Adaptar caixa de direção.



marcelo cenora
23/04/2009, 10:54
eis que troquei a caixa de direção do meu baja por uma recondicionada que ao meu ver ficou pior do que tava, a antiga tava com folga e essa agora tá com férias.. e olha que nem coloquei o carro com aqueles pneus grandes pra rodar ainda...

o que há de se fazer nessa situação??

(A) comprar uma caixa nova?
(B) adaptar uma caixa de outro veículo?
(C) deixar sem caixa e colocar um leme? kkkk
(D) N.A.

help me please.

Matheus MG
23/04/2009, 11:51
eis que troquei a caixa de direção do meu baja por uma recondicionada que ao meu ver ficou pior do que tava, a antiga tava com folga e essa agora tá com férias.. e olha que nem coloquei o carro com aqueles pneus grandes pra rodar ainda...

o que há de se fazer nessa situação??

(A) comprar uma caixa nova?
(B) adaptar uma caixa de outro veículo?
(C) deixar sem caixa e colocar um leme? kkkk
(D) N.A.

help me please.
a melhor caixa de direçao q tem pra gaiola ou baja (custo/benficio)
é aquela do fiat (todo mundo cx de direçao fiat nao sei de qual modelo é)
é igual a q o jorge de gaiola verde aqui do forum usa
um cara aqui na minha cidade pos uma na dele e ficou mais q a direçao hidraulica do meu palio
confere com o jorge qual é o modelo dela e pode por q vai ser so alegria

abras

marcelo cenora
24/04/2009, 10:24
seria algo assim??... essa tem uma flange agora fiquei sabendo que tem gente que solda..

http://www.badbug.com.br/loja/41_Caixa%20direcao%20e%20suporte.jpg

lpessatto
24/04/2009, 15:05
pois eh teria que saber qual caixa de qual carro daria certo! :smile:

Ademar Locks
24/04/2009, 15:09
na minha e da maioria do pessoal daqui em floripa é monza, caixa resistente macia e com uma esterção impressionante, minha gaiola faz curva quase sem mexer uma roda trazeira, alem de a adaptação ser simples, é bem façil no fusca.

Matheus MG
24/04/2009, 16:30
essa mesma marcelo
pra usa ela nao presiça de flange nao
o cara daqui soldo ela la em cima do chapeu do chassis soldo as pontas da velha nela
pos uma cruzetinha no exo do volante e pronto
vo ve se tiro umas fotos e posto aqui pra vc ve

abrass

ZCC
24/04/2009, 19:00
O parafuso de regulagem já foi pro pau?

Vai regulando a medida que vai dando folga... só virar a direção toda pra um lado, afrouxar a contra-porca, e girar o parafuso no sentido horario, uma volta por vez...

no meu carro tava com férias tb e tive que dar 1 volta e meia pra folga quase sumir... se regular com a direção centralizada, o volante vai ficar duro e a folga vai aumentar muito mais rapido

Fontana Baja
24/04/2009, 21:22
e aí Marcelo, quase o Bajão então???

Pois a caixa de direção, eu qundo tinha a suspa original, coloquei a do corsa, mas pode ser do palio,( as duas são parecidas), pra adaptação não muda muito de uma pra outra.
Faz uma flange para fixa-la e coloca umas cruzetas na barra de direção!!!
Nunca mais terá problemas de folga!!!
Fica uma hidraulica, mesmo com os pneus grandes( eu uso 33" e ficou leve)
Pensando: não tem o peso do motor como um palio ou corsa, então o esforço é muito pequeno, logo: fica leve a direção.

A unica coisa que vc não deveria ter colocado era um caixa recondicionada!!! essa não funciona

marcelo cenora
24/04/2009, 23:37
quase né... mas vou ter de adicionar uma caixa de direçao na lista...
pior que eu tinha ganho a caixa do cara que me vendeu o carro a mais de 2 anos, só agora que resolvi trocar.. coloquei e constatamos a folga, mesmo regulando no parafuso.

é... mais uma vez de volta a prancheta de desenhos kkkkkk

Ninja4x2
25/04/2009, 08:04
marcelão... o povo de sampa fala muito em dupla caixa de direção... n me pergunte como q funciona uahuahuahauha

Jorge_PG
25/04/2009, 14:33
Marcelo, só esclarecendo...minha gaiola ta com caixa de direção do uno...mas pra vc seria melhor a do palio que é mais facil de adaptar...pois ela só usa 2 parrafusos para fixação e a do uno são 2 braçadeiras...ta explicado...qualquer duvida pergunte...

marcelo cenora
26/04/2009, 14:38
show... o carro tá parecendo um frankstein mesmo rssss... rodas de ranger, motor de santana, suspensão de variant II, pisca de ford ka, câmbio e retrovisor de kombi, prisioneiros de f-100, amortecedor de d-20, cor da lamborguinni e agora direção de palio kkkkk eeeita mistura da pleura.

obrigado a todos.

Ninja4x2
26/04/2009, 15:28
pois é marcelo.... ta na hora de colocar esse carro para rodar hein.... vai pegar umas trilhas né? não é só para passear né? vc já tem uma turma boa para rodar aí???
:-)

romersouza
26/04/2009, 21:17
essa mesma marcelo
pra usa ela nao presiça de flange nao
o cara daqui soldo ela la em cima do chapeu do chassis soldo as pontas da velha nela
pos uma cruzetinha no exo do volante e pronto
vo ve se tiro umas fotos e posto aqui pra vc ve

abrass

Amigo nao esquece das fotos para eu ter ideia
vlw

bajeiro do sul
27/04/2009, 09:47
eis que troquei a caixa de direção do meu baja por uma recondicionada que ao meu ver ficou pior do que tava, a antiga tava com folga e essa agora tá com férias.. e olha que nem coloquei o carro com aqueles pneus grandes pra rodar ainda...

o que há de se fazer nessa situação??

(A) comprar uma caixa nova?
(B) adaptar uma caixa de outro veículo?
(C) deixar sem caixa e colocar um leme? kkkk
(D) N.A.

help me please.
Marcelo

Como ja foi dito aqui em outras respostas, a mais facil de adaptar, mais resistente e com melhor esterçamento e maciez é a do monza. Ja sofri muito com setores de fusca. troquei uns quatro , e cheguei a colocar novo, mas nao resistem. Depois que coloquei do monza R$ 200,00 instalado, não tive mais problemas, e olha que meu diferencial é bloqueado 100% o setor força demais
um abraço

Eduardo

romersouza
27/04/2009, 09:55
Marcelo

Como ja foi dito aqui em outras respostas, a mais facil de adaptar, mais resistente e com melhor esterçamento e maciez é a do monza. Ja sofri muito com setores de fusca. troquei uns quatro , e cheguei a colocar novo, mas nao resistem. Depois que coloquei do monza R$ 200,00 instalado, não tive mais problemas, e olha que meu diferencial é bloqueado 100% o setor força demais
um abraço

Eduardo

é dificil a adaptaçao com o setor de monza??

Vlw

bajeiro do sul
27/04/2009, 11:25
é dificil a adaptaçao com o setor de monza??

Vlw
Amigo

A Adaptação não é dificel, somente tem de fixar o sistema e emendar os braços do setor no sistema que vc possui. Usei a coluna do fusca mesmo , apenas adaptei a conexão ao setor, não é dificel

um abraço

marcelo cenora
27/04/2009, 12:01
pois é marcelo.... ta na hora de colocar esse carro para rodar hein.... vai pegar umas trilhas né? não é só para passear né? vc já tem uma turma boa para rodar aí???
:-)

oooo, só não vou dizer que vou ligar o motor essa semana pois vai faltar o escapamento, posso até resolver essa questão da folga depois do carro pronto, o q falta agora é mero detalhe.

e COM CERTEZA vou colocar o bicho nas trilhas e pra passear tbm pq não, mas a dias que venho pensando em provas de rally tem uma galera bajera que me chama direto pra ir pras trilhas tbm.

Ninja4x2
27/04/2009, 13:33
Marcelo.. tb penso muito em rally.. mas sem um patrocinio é fora de mão d+++... até os rallys de regularidade hj estão passando a faca! enquanto isso fico só acompanhando os resultados... as fotos.... as preparaçoes... todas as noticias... e até vou assistir quando dá; agora participar.. quem sabe um dia hehehehe... por eunquanto acelerando só nas estradas de terra e em uma pistinha q tem aqui hehehehe abraçoss

rural4x4
29/04/2009, 07:35
Marcelo

Aquela foto que vc postou, o suporte é fixado aonde, vc chegou a ver a adaptação pronta?

Veja esse post, da adaptação em um PUMA:

http://planetabuggy.forumeiros.com/suspensao-e-direcao-f20/caixa-de-direcao-de-palio-com-fotos-t299.htm

marcelo cenora
29/04/2009, 07:57
fala rural, valeu ae pelas fotos da caixa de direção e a respeito, não vi foto dele colocado, mas acabei de instalar no meu chassi e realmente ficou muito bom... o suporte vai na trave ao lado do tubo das barras de torção.. e não interfere nas barras das homocinéticas e dá um bom suporte ao câmbio, vou ver se compro a pleura da maq digital e posto umas fotos

obs: pra quem ficou de chapéu, estamos falando do suporte no câmbio.

mitchel
01/05/2009, 02:52
to com mesmo problema minha caixa é nova foi uma briga pra achar.....e mesmo assim ñ guenta trilha..toda vez q volto tenho q regular e sempre tem uma folga..vou coloca ah caixa d outro carro tbm...como meu carro é um buggy fica meio apertado pra coloca...mais vo coloca ...nem q tenha q levanta oh tanque d combustivel....entao por favor se alguem tiver fotos mais detalhadas ...fico grato.!!

marcos22
01/05/2009, 11:23
fala rural, valeu ae pelas fotos da caixa de direção e a respeito, não vi foto dele colocado, mas acabei de instalar no meu chassi e realmente ficou muito bom... o suporte vai na trave ao lado do tubo das barras de torção.. e não interfere nas barras das homocinéticas e dá um bom suporte ao câmbio, vou ver se compro a pleura da maq digital e posto umas fotos

obs: pra quem ficou de chapéu, estamos falando do suporte no câmbio.


fala marcelão..

então cara..

ja instalou aquele suporte para os coxins do motor?

poe umas fotos pra gente ai..

abs.:concordo:

aleoliver
02/05/2009, 09:39
Bom dia pessoal alguem tem fotos da adptação da caixa de direção do uno, palio ou a do monza posta ai pra eu ter uma ideia porque a minha da gaiola nem tem folga mais tem é férias ..ahahahah...
Abraço a todos!!

mitchel
04/05/2009, 19:59
tbm gostaria d fotos

mitchel
06/05/2009, 22:12
uma ajuda nessa daptaçao fotos detales qualquer coisa sera bem vinda!!
caixa de direçao monza..é a mais forte pelo q dizem...cruseta qual usar? barra de direçao qual devo usar...ñ tava querendo solda elas tenho medo d ficar fraca...ai na estrada ja viu..pode comprometer a segurança..quem ja fez essa adaptaçao por favor de uma ajuda!! obrigado

santistadoente
10/05/2009, 18:22
Fiz a adaptação, da caixa de direção, esta ficando bom, assim que puder dirigir passo informações sobe a impressão que tive, vai umas fotinhas.......
Abraço!:palmas:

Fernando Assis
10/05/2009, 20:32
Fiz a adaptação, da caixa de direção, esta ficando bom, assim que puder dirigir passo informações sobe a impressão que tive, vai umas fotinhas.......
Abraço!:palmas:

Amigo, por gentileza me envie fotos de seu baja. Comprei um baja azul (azul e amarelo) e penso em repintar com azul metálico. Gostei da foto do interior do seu. Mande fotos do interior e exterior para o meu email (fassisjti@bol.com.br). Tô pensando em usar o azul da Yamaha R1, acho muito bonito. Até já consegui o nome, codigo da cor, fabricante e uma loja que me vende. Queria ter idéias antes da empreitada.

santistadoente
10/05/2009, 21:05
Amigo, por gentileza me envie fotos de seu baja. Comprei um baja azul (azul e amarelo) e penso em repintar com azul metálico. Gostei da foto do interior do seu. Mande fotos do interior e exterior para o meu email (fassisjti@bol.com.br). Tô pensando em usar o azul da Yamaha R1, acho muito bonito. Até já consegui o nome, codigo da cor, fabricante e uma loja que me vende. Queria ter idéias antes da empreitada.
Ja mandei AS FOTOS MAIS INTERESSANTES, MAIS MINHA FUCA NÃO É BAJA:discordo:
Boa sorte na sua empreitada!!:concordo:

mitchel
10/05/2009, 22:20
legal ah adaptaçao!! vc usou duas crusetas? q qui carro sao essas crusetas?!

santistadoente
11/05/2009, 16:29
legal ah adaptaçao!! vc usou duas crusetas? q qui carro sao essas crusetas?!

As cruzetas são do Uno mesmo!
Abraço!:concordo:

marcos22
11/05/2009, 20:32
Fiz a adaptação, da caixa de direção, esta ficando bom, assim que puder dirigir passo informações sobe a impressão que tive, vai umas fotinhas.......
Abraço!:palmas:


caro santista,

me responde ai uma coisa..

vi nas fotos que os terminais de direção ficaram perfeitos.sem soldas.
de qual carro são ?
precisou diminuir a haste da direção e refazer a rosca ou o tamanho total deu certinho?
o curso fica bem maior do que com a caixa do original do fusca?
quantos % ? mais ou menos..

desculpe tantas perguntas mas é pro bem da humanidade. rsrs
e a proposito, o interior do fuca ta filé dmaiss.

ficou muito boa a adaptação.
parabens..:palmas:

no aguardo .

sds.:concordo::concordo:

santistadoente
12/05/2009, 20:15
caro santista,

me responde ai uma coisa..

vi nas fotos que os terminais de direção ficaram perfeitos.sem soldas.
de qual carro são ?
precisou diminuir a haste da direção e refazer a rosca ou o tamanho total deu certinho?
o curso fica bem maior do que com a caixa do original do fusca?
quantos % ? mais ou menos..

desculpe tantas perguntas mas é pro bem da humanidade. rsrs
e a proposito, o interior do fuca ta filé dmaiss.

ficou muito boa a adaptação.

parabens..:palmas:

no aguardo .

sds.:concordo::concordo:

São todas peças do Uno
Não precisou diminuir o tamanho!
Se for em rodas normais, o curso auenta nuns 20%
Como meu fuca as rodas são aro 18 não deu muita diferença!
Muito obrigado pelos elogios, um abraço e boa sorte! :concordo:

marcos22
09/06/2009, 21:37
São todas peças do Uno
Não precisou diminuir o tamanho!
Se for em rodas normais, o curso auenta nuns 20%
Como meu fuca as rodas são aro 18 não deu muita diferença!
Muito obrigado pelos elogios, um abraço e boa sorte! :concordo:


caro santista,

se puder me ajudar , fico muito grato..

comprei a caixa de direção do palio pra adaptar na minha brasa.
bem similar a do uno.
mas o problema é o terminal de direção ou ''ponteira de direção''.
o cone da ponteira original da brasa e fuscas é um pouco maior do que o terminal do palio e tentei de outros carros nas lojas mas são todas finas.

de que ano de uno é esse terminal que esta usando no seu fusca?

o conico do terminal ''casa'' na sede da manga de eixo do fusca?

olhei em auto peças os terminais de palio , fiorino, corsa , enfim , varios ,
e todas as pontas dos terminais são mais finos e não servem na sede da manga de eixo da brasa que com certeza é a mesma do fusca,
( suspensão com pivos e não embuchamento.)

pensei em diminuir o braço axial da caixa de direção, fabricar 02 luvas com rosca interna nos dois lados, e um lado vai no braço axial da caixa de direção com o novo comprimento ,e o outro, a ponteira original da brasa, mas não queria tanta adaptação e retrabalho.

da uma luz ai...:idea::idea: pra eu não ficar a pé mais uma semana.. rsrsrs:putz::putz:

no aguardo...

loyde
10/06/2009, 09:08
caro santista,

se puder me ajudar , fico muito grato..

comprei a caixa de direção do palio pra adaptar na minha brasa.
bem similar a do uno.
mas o problema é o terminal de direção ou ''ponteira de direção''.
o cone da ponteira original da brasa e fuscas é um pouco maior do que o terminal do palio e tentei de outros carros nas lojas mas são todas finas.

de que ano de uno é esse terminal que esta usando no seu fusca?

o conico do terminal ''casa'' na sede da manga de eixo do fusca?

olhei em auto peças os terminais de palio , fiorino, corsa , enfim , varios ,
e todas as pontas dos terminais são mais finos e não servem na sede da manga de eixo da brasa que com certeza é a mesma do fusca,
( suspensão com pivos e não embuchamento.)

pensei em diminuir o braço axial da caixa de direção, fabricar 02 luvas com rosca interna nos dois lados, e um lado vai no braço axial da caixa de direção com o novo comprimento ,e o outro, a ponteira original da brasa, mas não queria tanta adaptação e retrabalho.

da uma luz ai...:idea::idea: pra eu não ficar a pé mais uma semana.. rsrsrs:putz::putz:

no aguardo...
Bom dia ..é só vc ir nessa casas q recupera caixa de direção e suspenção...q eles fazem os pivos da caixa sertinho para encaichar na manga de eixo do fusca...eu tinha uma variant com caixa do palio e eu fui e iz isso eu ñ me lembro do preço mas eu acho q foi em torno de 40.reais...

marcos22
11/06/2009, 17:00
caro santista,

se puder me ajudar , fico muito grato..

comprei a caixa de direção do palio pra adaptar na minha brasa.
bem similar a do uno.
mas o problema é o terminal de direção ou ''ponteira de direção''.
o cone da ponteira original da brasa e fuscas é um pouco maior do que o terminal do palio e tentei de outros carros nas lojas mas são todas finas.

de que ano de uno é esse terminal que esta usando no seu fusca?

o conico do terminal ''casa'' na sede da manga de eixo do fusca?

olhei em auto peças os terminais de palio , fiorino, corsa , enfim , varios ,
e todas as pontas dos terminais são mais finos e não servem na sede da manga de eixo da brasa que com certeza é a mesma do fusca,
( suspensão com pivos e não embuchamento.)

pensei em diminuir o braço axial da caixa de direção, fabricar 02 luvas com rosca interna nos dois lados, e um lado vai no braço axial da caixa de direção com o novo comprimento ,e o outro, a ponteira original da brasa, mas não queria tanta adaptação e retrabalho.

da uma luz ai...:idea::idea: pra eu não ficar a pé mais uma semana.. rsrsrs:putz::putz:

no aguardo...


ai galera .

se mais alguem puder ajudar informando se sabe de algum terminal de outro carro, fico grato..:parede::parede::parede:


to achando pra ficar mais simples, vou fabricar duas buchas conica de aço pra colocar na sede da manga.
medida externa serve na manga e medida interna da bucha serve na ponteira fiat que é mais fina...

diego vieira
11/06/2009, 21:01
Ola pessoal....possuo uma variant nao e para trilha ,e so pra da uns rolé no final de semana,,,,o amigo q fez adpataçao da direçao do uno,,,poderia mi dizer si poderia mi dizer se da certo essa adpataçao na minha variant?vai atrapalhar de colocao taque de combustivel?qual e o ano do uno?a direçao vai esterça + ,eu uso roda 14 peneu 185\65?

cellinhos
11/06/2009, 21:54
Olá a todos, eu usei tudo do palio inclusive a coluna ( direção ), so adaptei as pontas, como as fotos abaixo, a direção igual a hidraulica msm com pneus 30X10X15, com bastante exterço ... Facil apenas 2 parafusos ...:concordo:

diego vieira
11/06/2009, 22:33
Olá a todos, eu usei tudo do palio inclusive a coluna ( direção ), so adaptei as pontas, como as fotos abaixo, a direção igual a hidraulica msm com pneus 30X10X15, com bastante exterço ... Facil apenas 2 parafusos ...:concordo:


quais sao as peças q eu preciso comprar pra fazer a nova caixa ,queria saber os nome pra puder compra?como feito o suporte para a caixa de direçao,como fixa-la?a do uno seria + intao?

santistadoente
11/06/2009, 23:15
caro santista,

se puder me ajudar , fico muito grato..

comprei a caixa de direção do palio pra adaptar na minha brasa.
bem similar a do uno.
mas o problema é o terminal de direção ou ''ponteira de direção''.
o cone da ponteira original da brasa e fuscas é um pouco maior do que o terminal do palio e tentei de outros carros nas lojas mas são todas finas.

de que ano de uno é esse terminal que esta usando no seu fusca?

o conico do terminal ''casa'' na sede da manga de eixo do fusca?

olhei em auto peças os terminais de palio , fiorino, corsa , enfim , varios ,
e todas as pontas dos terminais são mais finos e não servem na sede da manga de eixo da brasa que com certeza é a mesma do fusca,
( suspensão com pivos e não embuchamento.)

pensei em diminuir o braço axial da caixa de direção, fabricar 02 luvas com rosca interna nos dois lados, e um lado vai no braço axial da caixa de direção com o novo comprimento ,e o outro, a ponteira original da brasa, mas não queria tanta adaptação e retrabalho.

da uma luz ai...:idea::idea: pra eu não ficar a pé mais uma semana.. rsrsrs:putz::putz:

no aguardo...
[

Voce tem q mandar um torneiro fazer um calço conico pra compensar a diferença entre o terminal da brasa e o do uno
o terminal q eu usei foi do uno mesmo
esse calço é feito pra colocar no pivô do terminal :roll:

rural4x4
12/06/2009, 00:48
Alguem tem fotos ou sabe de algum link que mostra a daptação da caixa de direção de monza

marcelo cenora
12/06/2009, 08:07
estou colocando uma caixa do del rey, vou la hj tirar uns retratos.

marcos22
12/06/2009, 21:21
Alguem tem fotos ou sabe de algum link que mostra a daptação da caixa de direção de monza


ae amigo.. o site fusca 4ever tem uns topicos otimos sobre essas adaptações. inclusive com a caixa do monza , que por sinal é bem mais trabalhosa que as caixa fiat por exemplo..
so que o site não é aberto como o 4x4 . que pena . parece que o pessoal quer reter informação , mas lá eles pensan diferente....

então.. vou ver se consigo umas fotos ..

abs..

marcos22
12/06/2009, 21:32
[

Voce tem q mandar um torneiro fazer um calço conico pra compensar a diferença entre o terminal da brasa e o do uno
o terminal q eu usei foi do uno mesmo
esse calço é feito pra colocar no pivô do terminal :roll:


valeu santista, nesse final de semana vai dar pra eu mexer nesse trampo,
e ja to providenciando as buchas.. ja comprei os 2 terminais de uno da nakata..

e vou aproveitar e mexer nos freios dianteiros , pq as pinças ja estão vazando fluido, ja troquei os reparos a 6 meses , mas não adiantou..

vou ''morrer'' em 206,00 barão cada pinça nova da brasa. putz..

so to percebendo em algumas fotos ae que o pessoal não ta centrando a caixa de direção no chapeu napoleão...

depois essa diferença de centragem vai ficar nos terminais , e se for muita,
vai ter que diminuir o braço axial que ficar maior , pq senão as rodas não vão dar alinhamento..

vou soldar o suporte para a caixa de direção do palio centrando o comprimento total da caixa no chapeu napoleão , e tudo certo..

depois mando umas fts..

abs..:concordo::concordo:

cellinhos
13/06/2009, 17:13
quais sao as peças q eu preciso comprar pra fazer a nova caixa ,queria saber os nome pra puder compra?como feito o suporte para a caixa de direçao,como fixa-la?a do uno seria + intao?
As peças que voce precisa: coluna de direção completa ( com volante ) a caixa de direção do palio ( qual quer ano ) e um pedaço de cantoneira de 30 cm . Em breve fotos ...

diego vieira
14/06/2009, 21:17
As peças que voce precisa: coluna de direção completa ( com volante ) a caixa de direção do palio ( qual quer ano ) e um pedaço de cantoneira de 30 cm . Em breve fotos ...


vlw amigo,vou fikar no aguardo das fotos....

cellinhos
28/06/2009, 20:57
vlw amigo,vou fikar no aguardo das fotos....Ai esta algumas das fotos, alguma duvida, so flar ..

Abraço a todos

beckmann068
03/07/2009, 17:05
Falae Pessoal,

Tava lendo as postagens de todos nesse tópico e achei bem bacana a adap da cx de palio.
Eu tenho um buggy, q tinha 2 cxs de fusca (já veio assim, e a direção até q era levinha), como achei mta parafernalha, tirei e coloquei uma só (tb de fusca), fora a folga, a direção ficou dura pacas. No asfalto é trakilo, mas já passei por situãção de não conseguir esterçar na trilha de tão pesada...

Enfim...

Queria saber se a cx de pailo aguenta as pancadas das trilhas? E como ficou o peso dela na hr de esterçar?

Abraços...

Bajamarelo
03/07/2009, 21:49
Um amigo usou a de palio para trilha e não funcionou... nos desviveis do terreno uma roda virava para cada lado, não sei se não era aquele setor em si que estava com problemas mas não funcionou legal... agora um amigo colocou a de monza na gaiola e ficou otima... eu coloquei hoje a de kadett e ficou muito boa!
Ah e a rola vira quase 90º

marcos22
04/07/2009, 20:30
Um amigo usou a de palio para trilha e não funcionou... nos desviveis do terreno uma roda virava para cada lado, não sei se não era aquele setor em si que estava com problemas mas não funcionou legal... agora um amigo colocou a de monza na gaiola e ficou otima... eu coloquei hoje a de kadett e ficou muito boa!
Ah e a rola vira quase 90º


caramba... instalei uma caixa de direção de palio na minha brasilia e fui fazer um teste na rua ,e tava sentindo uma roda tipo que arrastando . e a direção naum tava virando direito..


ficou muito macia mesmo. mas num tava virando legal .. sei lá .. parece que uma roda arrastava e a outra virava..

ai sai do carro e vi que uma roda tava alinhada e a outra saiu um pouco do alinhamento.. mas eu tinha deixado alinhada..

sei lá . acho que tinha ficado um pouco fora o alinhamento e quando andei com o carro ficou mais aparente..

mas ta igual direção hidraulica de tão leve..

vou alinhar e fazer um novo teste..:concordo:

santistadoente
04/07/2009, 21:13
caramba... instalei uma caixa de direção de palio na minha brasilia e fui fazer um teste na rua ,e tava sentindo uma roda tipo que arrastando . e a direção naum tava virando direito..


ficou muito macia mesmo. mas num tava virando legal .. sei lá .. parece que uma roda arrastava e a outra virava..

ai sai do carro e vi que uma roda tava alinhada e a outra saiu um pouco do alinhamento.. mas eu tinha deixado alinhada..

sei lá . acho que tinha ficado um pouco fora o alinhamento e quando andei com o carro ficou mais aparente..

mas ta igual direção hidraulica de tão leve..

vou alinhar e fazer um novo teste..:concordo:

Eu adaptei a caixa do Uno, é igual a do Palio, e não teve esse problema, dirigi a fuca essa semana, ele esta alinhadissimo, a direção ficou bem levinha, :roll:não como hidraulica, mais bem, diferente do que estava com caixa do fuca original,eu uso aro 18 e perfil baixo, esta esterçando mais do que antes, agora ela manobra com mais facilidade,:-o coloquei os amortecedores da D20 atraz e do chevette na frente, ficou muito macio e durinho o carro deu mais confiança,8-) acho que voce tem que rever o mecanico que fez a adaptação, por que a minha ficou excelente até agora!:parede:
abraço a todos!:D

marcos22
04/07/2009, 23:11
Eu adaptei a caixa do Uno, é igual a do Palio, e não teve esse problema, dirigi a fuca essa semana, ele esta alinhadissimo, a direção ficou bem levinha, :roll:não como hidraulica, mais bem, diferente do que estava com caixa do fuca original,eu uso aro 18 e perfil baixo, esta esterçando mais do que antes, agora ela manobra com mais facilidade,:-o coloquei os amortecedores da D20 atraz e do chevette na frente, ficou muito macio e durinho o carro deu mais confiança,8-) acho que voce tem que rever o mecanico que fez a adaptação, por que a minha ficou excelente até agora!:parede:
abraço a todos!:D


santista.. a caixa vai dar mais curso e é bem mais leve sim.. mas ta faltando so um alinhamento fino..

os meus amortecedores estão originais , pois naum mexi na suspa e uso aro 14''.

quanto a adaptação foi eu mesmo que fiz..

mas um problema seria o batente para limite da direção...

alguem tem ideia de como bolar um..??

pq como a caixa de direção do palio tem mais curso ,quando vira tudo,
o pneu esbarra na suspensão , e como não tem batente para limitar o curso , o pneu vai pro saco..

acho que se eu usar espaçadores , na dianteira , vou abrir mais as rodas ,
e vai virar mais. so que as rodas que estou usando ja estão no limite .

se eu colocar espaçadores , vão sair dos para lamas.

santista , a sua caixa adaptada tem algum tipo de batente?:pensativo::pensativo:

valeu..:concordo::concordo:

Bajamarelo
05/07/2009, 21:18
Pois é Marcos... era mais ou menos isso que acontecia... uma ficava reta e a outra virava! Mas quando parado e andando reto funcionava normal... dai pegava algum desnivel e uma virada e a outra continuava reta...

marcelo cenora
06/07/2009, 07:52
tem gente que usa duas caixas de direção... deve ser pro carro ir pros dois lados ao mesmo tempo. tipo assim:

http://www.brasil4x2.com.br/English/serra_negra_2008/serra_negra1_046_800.jpg

marcos22
06/07/2009, 19:54
tem gente que usa duas caixas de direção... deve ser pro carro ir pros dois lados ao mesmo tempo. tipo assim:

http://www.brasil4x2.com.br/English/serra_negra_2008/serra_negra1_046_800.jpg



caramba marcelo..

nunca vi isso.. duas caixas??

mas do jeito que esta ai a frente vai ficar arrastando as rodas e vai ficar uma bosta ... uma querendo ir pra um lado e a outra pro outro...


pela foto parece que o cara deve ter quebrado as barras de ligação dos terminais e as rodas abriram .. sei lá..

mas ja tive uma ideia pra resolver o meu problema pelo menos no que diz respeito em os pneus pararem de raspar nas pontas dos braços da suspensão e usar todo o curso da caixa de direção do palio..

encurtar o quadro da suspensão dianteira e depois montar as rodas com flanges(alargadores) com espessura calculada para as rodas voltarem pro posicionamento original ou um pouco mais pra fora...

ou seja.. os braços da suspensão vão ficar mais afastados do pneu , consequentemente ele vai poder virar mais sem pegar na suspa.
e os pneus vão ficar no posicionamento original depois ,com o uso dos alargadores (flanges).

mas esse ''encurtamento'' vai ser de no maximo uns 20 mm de cada lado,
vai ser so aquela ''ponta'' que sobra no quadro da suspensão.
tem o retrabalho do feixe de barras de torção .

é so encurtar proporcionalmente ao quadro e refazer aqueles escareados na ponta onde vão fixados os parafusos com contra porca.

ja vi isso na net ,mas pra carros de rua rebaixados,quando o cara vai instalar uma roda de tala larga e naum quer o pneu raspando no para lama,
ai é so encurtar o quadro.:concordo::concordo:

vou dar uma pesquisada e ver se naum aparece um outro problema depois de encurtar o quadro de suspensão .:pensativo::pensativo::pensativo::putz:kkkkkk!!!! !

marcelo cenora
08/07/2009, 22:45
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAK06H1UcIbfY2aaPLfs8CJG3ATsbGqJF28Rj3k_W-0LfLIzMT69KNBjKnrnf0vs9ZCkI7HI_T7hEnqIzEYIhkQAAm1T 1UK4GYYcx8c9gjD3YK-6zd-kTIK6r.jpg


http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAMyNN9gfqTV07XOfVzE_92D-bugPYT5gIFwPIP5PCtfldyVKYlXXNKHJpr-x8YNNQfpNYl2DCSpOiXI0nEQ6MOwAm1T1UOvog2g1zdLFL3-hT1UMIxYivs_8.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAACP7VrPJmzuGrIhXuBSNFncu1fwV0LqrOsKa4SxU4GQcVU tUH34BxwuYHtE_I-_Aso5ZkfqZhRMKGOwhTa3_36sAm1T1UJ_nMbD_adhDBZOWDmsF w1eMu6Av.jpg


essa é a caixa do dey rey instalada no orange, a direção vou te falar que ficou justa e leve mas a verdadeira impressão será ao dirigir.

o cotovelo girando quando se movimenta a barra de direção é um show a parte hahah. gostei. :concordo:

rural4x4
09/07/2009, 08:32
Marcelo

Com essa angulação das cruzetas , nao ficou trepidando o volante quando esterça parado? Outra coisa o que ta funcionando como batente da direção?(ou o batente é o pneu e a caixa de roda?).

Duvidas de quem ta com uma caixa de monza pronta pra entrar no fusca!!!

Motoboy
10/07/2009, 21:49
Pessoal,
Alguém já tentou usar a caixa do Gol?
Medi a relação dela e vi que é bem curta (rápida).
Estou adaptando uma na minha gaiola de Rally, mas estou fazendo uma peça em chapa soldada na TIG (que tá dando um trabalho do cão) para colocar o ponto de articulação do braço de direção (saída do setor) no local correto, e evitar o Bump-Steer.
Na minha outra gaiola com suspa de fusca, vou tentar usar a caixa do gol também, a direção vai ficar um pouco dura, mas acho q vai ficar boa para pilotar em alta vel.

marcelo cenora
11/07/2009, 08:19
rural, quem falou em batentes?? ahuhauahuha pelo menos por enquanto tá sem... já até rebati a lataria pra não fuder muito com o pneu.

a direção ficou show.. não trepida parada não. e as articulações das cruzetas funcionam que é uma beleza.

rural4x4
11/07/2009, 08:59
Marcelo

Entendi, meu brinquedo(sei la como posso chamar a criança, nao é baja, mas fusca tbem nao é), ja pega os neus com a caixa original(ja rebati a caixa de roda tbem , agora vou partir pra cortar os paralamas- mantendo a aparencia original), e so nao coloquei a caixa do monza ainda pque nao defini o que fazer com o tanque(levantar, cortar o fundo pra acomodar a caixa, mandar dobrar outro e soldar) , o que vc vai fazer no seu caso?(se é que com caixa de del rey precisa mudar alguma coisa).

thiago pupo fonseca
11/07/2009, 10:21
ola , alguem pode me ajudar nessa ? a minha caixa e original do fusca , mais acho que pelos pneus , ela ta com uma folga , naquele terminal , onde tem um parafuso , na barra da direcao ,eu aperto ai fica bom por alguns dias e ja solta de novo , vai ficando com jogo , abracos

Bajamarelo
11/07/2009, 11:16
Marcelo

Entendi, meu brinquedo(sei la como posso chamar a criança, nao é baja, mas fusca tbem nao é), ja pega os neus com a caixa original(ja rebati a caixa de roda tbem , agora vou partir pra cortar os paralamas- mantendo a aparencia original), e so nao coloquei a caixa do monza ainda pque nao defini o que fazer com o tanque(levantar, cortar o fundo pra acomodar a caixa, mandar dobrar outro e soldar) , o que vc vai fazer no seu caso?(se é que com caixa de del rey precisa mudar alguma coisa).

No meu baja eu coloquei o do monza/kadett e não precisei mecher no tanque, só tirar do lugar para instalar o setor e depois colocar o tanque no lugar novamente!

rural4x4
11/07/2009, 15:36
BAJAMARELO

Cade as fotos da adaptação dessa caixa do kadett

Bajamarelo
11/07/2009, 19:17
ich... mandei colocar e ja ta pronto, nem da pra tirar fotos.... só da pra tirar fotos da gaiola do meu amigo q tbem ta com o mesmo setor!

marcelo cenora
13/07/2009, 09:42
com essa adptação do del rey não presisou mexer no tanque.

brasil4x2
13/07/2009, 18:23
Olá amigos , tenho uma pessiama noticia a vcs , a caixa de direção de uno, monza , palio , não servem para veiculos com suspensão levantada , e nem para trilhas , pois acontece o seguinte , os braços ficam curtos e conforme a suspensão trabalha acaba puxando e fazendo as rodas abrirem , isso aconteceu em um gurgel o qual eu adaptei, dê uma olhadas nas fotos no meu site , o ultimo album , trilha do pinheirinho .
O mais indicado é colocar 2 cx de direção de fusca com os braços curtos .. 100% funcional e sem quebras .

Abraços .. qq coisa estamos aí .

Bajamarelo
13/07/2009, 18:26
Pois é, pelo visto o assunto é meio polemico pq tem gente usando as de palio e nós aqui não conseguimos fazer funcionar, ja a de monza estamos usando (em trilhas) e esta funcionando muito bem...
Esse esquema de 2 cx de direção do fusca eu nunca vi, alguem tem uma foto ai?

rural4x4
13/07/2009, 20:33
Brasil4x2

Cara explica melhor as fotos do Gurgel? Pque a roda virava daquele jeito, quebrava alguma coisa? Qual caixa estava usando (monza, palio, uno????)? Onde a caixa estava fixada?

Nao consegui entender o porque a roda articulava tanto, obviamente que com braços duplos a tendencia quando a suspensao trabalha é abrir um pouco a roda, mas nao tanto quanto estava abrindo no caso do gurgel da foto.

De sua opiniao ai pra nos.

daniel matte
15/07/2009, 21:01
eis que troquei a caixa de direção do meu baja por uma recondicionada que ao meu ver ficou pior do que tava, a antiga tava com folga e essa agora tá com férias.. e olha que nem coloquei o carro com aqueles pneus grandes pra rodar ainda...

o que há de se fazer nessa situação??

(A) comprar uma caixa nova?
(B) adaptar uma caixa de outro veículo?
(C) deixar sem caixa e colocar um leme? kkkk
(D) N.A.

help me please.
a cx de direçao que uso e de uno mas tem um problema em lugar de mta pedra ela nao aguenta e desliza por cima dos dentes da cramalheira a melhor soluçao e de mza e bem mais rezistyente eu vo botar valeu!!!!

Bajamarelo
15/07/2009, 22:31
As fotos estão bem ruins pq tirei do cel e sem luz... quando der eu tiro direitinho com a maquina de verdade
São fotos do setor de monza no meu baja!

Brauliogurgel
01/08/2009, 12:05
Já tinha visto uma gaiola com setor de direção de uno, o mecânico que trabalhava nela dizia que realmente dava problema, a começar pelas ponteiras que não se encaixavam corretamente nas mangas de eixo, depois falou que entortavam com frequência, agora, vejo que algumas pessoas adaptaram setor de monza, funciona? além da solda no túnel central tem que fazer alguma adaptação nas ponteiras? Acho que o negócio da roda entortar igual aquele Gurgel amarelo deve ter acontecido em uma torção nas barras que não suportaram o esforço.

O problema já começa pelo fato de ter mudado o ponto do eixo da flange. Na original, ele é distribuído pelos dois braços ficando praticamente no meio, quando passa o sistema a ter manga de eixo dupla o ponto de equilibrio é deslocado, ( a ponta de eixo fica praticamente na mesma linha do braço da ponteira inferior) outra questão diz respeito ao agravante de peso de rodas e pneus maiores.

Seria interessante que o usuário 4x2 relatasse aonde deu problema especificamente e o tipo de setor que usava

E a questão de dois setores de fusca, é ou não é a solução? O sistema é fortalecido?

Bráulio
X12 de BH

Matheus MG
01/08/2009, 12:43
na gaiola do meu tio ele usa um cano de aço parecido com a parte superior da suspençao dianteira das titans/ybr soldado com as ponteiras
a minha estortou esses dias e estou pensando em soldar uma cantoneira

Brauliogurgel
03/08/2009, 10:20
O cano de suspensão de 125 é oco e embora seja temperado é fraco e mesmo assim não permitiria "vestir" as barras originais. Ainda acho interessante que pontuassemos os problemas ocorridos, localização dos defeitos e tipo de caixa usada. O problema no Gurgel amarelo na trilha do pinheirinho ocorreu com qual tipo de caixa? A caixa de monza se travar uma roda em meio fio por exemplo empena a suspensão quando o volante é esterçado? O que dizem os usuários do sistema?

Brauliogurgel
06/08/2009, 07:30
Assunto encerrado?:(:(:parede::parede:

marcos22
08/08/2009, 20:58
é pessoal.. a tal caixa de direção do palio não deu certo pra minha brasilia.

gastei uns 400 paus com essa adaptação e muitos finais de semana fabricando os suportes ,adaptando amortecedor de direção , fazendo alinhamentos e blá blá blá... e o resultado.. ficou uma porcaria..

não senti segurança nem pra ir pra uma estrada e passar de 60 km/h.

com tudo alinhadissimo e todas as peças novas como ponteiras e a propria caixa de direção , o carro ta instavel demais e ficou perigoso.

como vi em outro forum um rapaz falando sobre essa adaptação e não dei muita importancia , mas agora percebi o fato.

a caixa de direção do palio que é de pinhão e cremalheira, so serve em veiculos que tenham suspensão por bandejas na dianteira como é no palio.

a geometria da suspensão dos vw como brasilias e fuscas são totalmente diferentes.

quando se passa em uma lombada por exemplo, a suspensão por bandejas tem um comportamento , enquanto a suspensão dianteira de brasilias e fuscas tem um comportamento bem diferente no que diz respeito a angulação do conjunto , etc..

uma caixa de palio adaptada na brasilia , quando se passa numa lombada ela sofre um esforço axial grande com risco ate de quebras do braço axial do conjunto , devido ao angulo que se forma na suspensão.



to chateado pacas.. mas ta bom assim mesmo..fiz tudo sozinho e isso ja é uma conquista. rsrs.

decidi em desmontar tudo e comprar um setor de direção novo trw original da brasa e todas as ponteiras de direção novas da nakata, e montar tudo como pede o fabricante( VW ) .
vou morrer de novo em uns 550 paus.:putz::putz:

talvez eu esteja errado , mas entre o certo e o duvidoso ,eu fico com o certo...

so queria compartilhar com vcs a minha experiencia com essa adaptação, mas infelismente , me dei mal..

depois coloco umas fotos do conjunto antes de desmontar.

te mais..:concordo:

Brauliogurgel
09/08/2009, 19:30
Marco, e se o sistema fosse do Monza? daria certo? Vc já viu fotos do sistema que usa dois setores de fusca? tem o caminho em site?

Flávio Cadore
09/08/2009, 19:48
Uma dica: tem que ver com esse pessoal que instalou e ficou bom porque a posição influencia muito. E as barras de direção deverão ter o mesmo comprimento dos dois lados. Eu não conheço muito o esquema do Fusca mas a posição seria mais perto da posição do lado da barra mais curta do Fusca.

Brauliogurgel
09/08/2009, 19:59
Mas e aí, dá certo ou não? (vou ter que fazer para ver se dá certo?)

Tem uma adaptação que se usa cruzetas no setor a fim alinhar o sistema. é o melhor caminho? procurando dividir as barras em mesmo comprimento para ambos os lados?

Marcos achei sua brasília:

http://www.interney.net/blogs/saloma/2009/04/14/brasilia_71_da_super_classic/ (http://www.interney.net/blogs/saloma/2009/04/14/brasilia_71_da_super_classic/)

Flávio Cadore
09/08/2009, 20:09
Se alguém instalou pinhão e cremalheira todos os outros modelos também darão certo ( Uno, Corcel, Monza, Escort, etc...)

Brauliogurgel
09/08/2009, 20:24
Também não consigo entender quais são as dificuldades. O sistema é mais fraco? A direção fica muito leve, As barras empenam? Quanto a questão do sistema ser de leque ou não acho que não teria muito a ver, o sistema qualquer que seja ele iterá que acompanhar as imperfeições do terreno. Penso sim que o sistema tem que ficar num ponto o mais próximo possível daquele que seja originalmente concebido (Fiat, GM e etc....), soldado ou não diretamente no túnel central ou então suspenso e apoiado por uma cantoneira, mas qual caixa de direção devemos partir do pressuposto?

Bajamarelo
11/08/2009, 19:42
Aqui estamos andando entre 1 baja e 4 gaiolas
O baja e 2 gaiolas com setor de monza e 2 gaiolas com setor de fusca esperando quebrar para trocar pelo de monza. O de palio não deu certo em um teste (trilha) oque acontece eu contei em alguns posts atras.
O de monza ou kadett da certinho só que precisa construir um suporte para ele ficar na posição certa.

Brauliogurgel
11/08/2009, 22:02
O que Vc chama de posição certa? que suporte seria esse? Precisa cortar ou adaptar ponteiras? Cruzetas? De quais carros? tem que refurar as mangas de eixo ou embuchar o conjunto? Tentou o sistema de caixas de direção dupla?

marcos22
13/08/2009, 18:04
ae galera..

ai vai algumas fotos da adaptação da caixa de direção do palio,
na minha brasilia de rua, e que por sinal não deu certo....:putz::putz:

a explicação do porque está num post anterior.

Marcio samuca
14/08/2009, 09:34
ae galera..

ai vai algumas fotos da adaptação da caixa de direção do palio,
na minha brasilia de rua, e que por sinal não deu certo....:putz::putz:

a explicação do porque está num post anterior.

é realmente uma pena que não tenha dado certo, a adaptação ficou muito bem feita.

thiago pupo fonseca
14/08/2009, 11:51
olha pessoal , espero nao estar falando o coco do ano ,mais e posivel instalar a caixa de direcao do maverik? sei la e muito usada nos jipes ne , entao tava pensando se nao e possivel adapta la abracos e nao vale aloprar heim , rsrsrs

Brauliogurgel
15/08/2009, 19:00
Marcos o que efetivamente aconteceu com a direção da brasília, ficou muito leve? Tentou um amortecedor de direção mais forte? retirou o sistema? tentou o do monza? Em que pé ficou o sistema?

marcos22
15/08/2009, 19:28
Marcos o que efetivamente aconteceu com a direção da brasília, ficou muito leve? Tentou um amortecedor de direção mais forte? retirou o sistema? tentou o do monza? Em que pé ficou o sistema?


braulio..

a explicação do que aconteceu ,está num post anterior .

fiz testes somente com o amortecedor de direção original da brasilia novo, adaptado na caixa de direção do palio, e não adiantou muito coisa não.
so ficou um pouco mais pesada a direção pra virar por causa da ação do amortecedor.

não tentei outros amortecedores, e tirei fora toda a adaptação e coloquei tudo original da brasa, novo trw e nakata, e amortecedor de direção novo da cofap.

a direção agora esta extremamente precisa e com o peso de virar o volante conforme o original ... um pouco pesadinho..
tudo justo e no lugar como deve ser.

sds.:concordo::concordo:
marcos.

joviari
19/08/2009, 00:49
Alguns aqui devem conhecer o Tiriva, da Tiriva Speed, que a 25 anos fabrica gaiolas, bajas, preparaca carros pra velocidade na terra no interior do Paraná. Como referência, as gaiolas campeãs em duas categorias do indoor da Fenajeep desse ano foram feitas e preparadas por ele, o Campeão Paranaense de velocidade na terra 2008 foi preparado por ele... know-how o cara tem. Falei com ele hoje, ele disse que quando os clientes pedem que use caixa de direção do tipo gremalheira e peão, ele utiliza a do pálio. Disse que o segredo é a caixa de direção estar extremamente centralizada, com as hastes dos dois lados iguais. O diferencial dele está no acionamento, ele usa um sistema de engrenagem e correntes, que me pareceram bem confiáveis, que "tornam a caixa rápida" virando apenas meia volta pra cada lado, o que proporciona uma tocada infinitamente mais precisa. Vejam as fotos do sistema dele. Na minha pretendo replicar o sitema.

marcos22
19/08/2009, 05:32
Alguns aqui devem conhecer o Tiriva, da Tiriva Speed, que a 25 anos fabrica gaiolas, bajas, preparaca carros pra velocidade na terra no interior do Paraná. Como referência, as gaiolas campeãs em duas categorias do indoor da Fenajeep desse ano foram feitas e preparadas por ele, o Campeão Paranaense de velocidade na terra 2008 foi preparado por ele... know-how o cara tem. Falei com ele hoje, ele disse que quando os clientes pedem que use caixa de direção do tipo gremalheira e peão, ele utiliza a do pálio. Disse que o segredo é a caixa de direção estar extremamente centralizada, com as hastes dos dois lados iguais. O diferencial dele está no acionamento, ele usa um sistema de engrenagem e correntes, que me pareceram bem confiáveis, que "tornam a caixa rápida" virando apenas meia volta pra cada lado, o que proporciona uma tocada infinitamente mais precisa. Vejam as fotos do sistema dele. Na minha pretendo replicar o sitema.





muito interessante esse sistema de redução que o tiriva usou ai.. muito caprichado.
so que a caixa de direção que ele esta usando ai, não é a do palio, e sim a propria caixa de fusca ou brasilia.. mas ficou bem legal....:concordo::concordo:

att. marcos

joviari
19/08/2009, 08:56
muito interessante esse sistema de redução que o tiriva usou ai.. muito caprichado.
so que a caixa de direção que ele esta usando ai, não é a do palio, e sim a propria caixa de fusca ou brasilia.. mas ficou bem legal....:concordo::concordo:

att. marcos

As fotos realmente são usando uma caixa de fusca, mas utiliza o mesmo sistema nas de pálio ou Uno...

fag.online
19/08/2009, 09:09
Realmente mto bem bolado, mais pra aperfeiçoar ainda mais o sistema, eu colocaria esse sistema de correntes mais pra cima, próximo ao volante, e com uma caixa pra proteger do barro e de possiveis pedaços de galhos batendo ali, pelo simples motivo, o barro pode deixar pesada a direção, e pedaços de galho podem trancar a direção.
Aqui na região, algumas trilhas são realizadas em 2 dias, ou seja, normalmente a noite a gaiola fica parada, fazendo com que o barro acumulado "endureça", imagine o peso da direção com correntes cheia de barro "duro" (uia)
Abracos

joviari
19/08/2009, 10:43
Realmente mto bem bolado, mais pra aperfeiçoar ainda mais o sistema, eu colocaria esse sistema de correntes mais pra cima, próximo ao volante, e com uma caixa pra proteger do barro e de possiveis pedaços de galhos batendo ali, pelo simples motivo, o barro pode deixar pesada a direção, e pedaços de galho podem trancar a direção.
Aqui na região, algumas trilhas são realizadas em 2 dias, ou seja, normalmente a noite a gaiola fica parada, fazendo com que o barro acumulado "endureça", imagine o peso da direção com correntes cheia de barro "duro" (uia)
Abracos

Todas as suas observações são interessantes, e funcionais pra quem faz trilhas com a gaiola e descarenadas... Mas o Tiriva faz gaiola pra pista(sem galhos hehehe) e elas são carenadas portanto fica tudo protegidinho! hehehe

joviari
19/08/2009, 10:54
Fotos da gaiola pronta.

Brauliogurgel
19/08/2009, 11:26
Legal o sistema, deve deixar a gaiola com respostas muito mais rápidas (relação coroa pinhão tipo moto), além da possibilidade de deixar a direção mais leve, mas penso o seguinte:

1- O sistema não sofre esforços a mais já que não sofreu modificações de ângulo de direção de rodas com "mangas de eixo soldadas e sobrepostas" e nem pneus de diâmetros maiores e mais pesados, como é o caso do Gurgel amarelo que o sistema quebrou.
2- A caixa original fusca foi preservada, assim como os pontos de fixação das mangas de eixo originais.
3- O sistema do Marcos aparenta em fotos estar muito bem centralizado, então, não deve ter cometido erros como foi sugerido .
4- Talvez o sistema de caixa de direção de pálio funcione bem em alguns veículos que não haja sobrecarga nas mangas de eixo, pneus e condições de uso precárias como valetas pedras e etc....
5- Não vi o resultado na Brasília do Marcos, mas penso que o princípio de funcionamento da suspensão VW e de qualquer carro seria o mesmo de "rodas independentes", então o sistema se não "estivesse travado" teria que se adequar a caixa de direção.

Gostaria que o Marcos explicasse com mais calma onde percebeu a possibilidade de quebra do sistema e riscos que estava percebendo no conjunto. Tinha alguma coisa Travada? Limites excediam? Roda esbarrava?

Marcio samuca
19/08/2009, 12:20
Fotos da gaiola pronta.

E ai Joao, blz, achei bem interesante esta gaiola, tendo em vista que aparente ela usa um conjunto de motor ap com caixa de fusca, mais o motor fica central, sendo que ela fica com um angulo de saida muito bom, ja que nao sobra quase nada apoz as rodas trazeiras, acredito que esta gaiola nao tenha sido feita para rodar em trilhas, mais seria uma solução para o motor pendurado na trazeira das gaiolas convencionais de trilha.
Agora me responda uma coisa, qual valor estimado em um kit deste do tiriva, (apenas o kit sem mecanica, sem cx, motor suspenção)apenas estrutura tubular + carenagem,....
A pergunta é por que aqui em BH, procurei alguns fabricantes de gaiolas para sondar preços de kits sem mecanica, e me assustei, aqui o preço medio de um kit( estrutura tubular, Capo de fibra, 2 bancos conchas em fibra) esta girando em torno e 6k, achei meio salgado, o kit depois de pronto vira mais ou menos isto ai, aqui em bh 95% das gaiolas sao deste modelo, inclusive uma vez vc postou uma foto de um cara que correu o rally dos sertoes em uma parecida.

beckmann068
20/08/2009, 22:14
O sistema é bem legal...

Mas afinal o que é preciso fazer para que a caixa de monza dê certo como nos carros que o BajaAmarelo postou anteriormente????

Meu buggy já teve 2 cxs de fusca, hj tá com uma com o pitman maior, e ainda não ta legal (ta mto rápida e até perigosa com velociadade acima de 60km/h)...

Vlw rapaziada!

Bajamarelo
21/08/2009, 11:40
Vou tentar bater umas fotos melhores esse findi da caixa de monza no meu baja, dai ja aproveito e tiro umas fotos das gaiolas com o setor tbm!

beckmann068
24/08/2009, 09:31
Opa aí sim!!!

Quero ver como vcs fazem pra eu tentar xupinhar na Jabiraca!!!

A cx de monza aguenta as pancadas da trilha???

Vlw :)

Abraxx

Bajamarelo
24/08/2009, 22:04
Aguenta tranquilo, funciona mto bem e fica bem leve... a foto no baja vou ficar devendo pq tem que tirar o tanque para bater... a ela instalada em uma gaiola ta aqui a foto
http://img190.imageshack.us/img190/7536/dsc00227ddx.jpg (http://img190.imageshack.us/i/dsc00227ddx.jpg/) http://img190.imageshack.us/img190/dsc00227ddx.jpg/1/w640.png (http://g.imageshack.us/img190/dsc00227ddx.jpg/1/)

Bajamarelo
24/08/2009, 22:06
http://img7.imageshack.us/img7/6834/dsc00228hdo.jpg (http://img7.imageshack.us/i/dsc00228hdo.jpg/) http://img7.imageshack.us/img7/dsc00228hdo.jpg/1/w640.png (http://g.imageshack.us/img7/dsc00228hdo.jpg/1/)

beckmann068
25/08/2009, 19:46
Legal,

Bom saber...

Além de deixá-la bem centralizada, tem algum outro segredo pra colocar essa caixa?

Vlw!
:)

beckmann068
25/08/2009, 19:51
Aguenta tranquilo, funciona mto bem e fica bem leve... a foto no baja vou ficar devendo pq tem que tirar o tanque para bater... a ela instalada em uma gaiola ta aqui a foto
http://img190.imageshack.us/img190/7536/dsc00227ddx.jpg (http://img190.imageshack.us/i/dsc00227ddx.jpg/) http://img190.imageshack.us/img190/dsc00227ddx.jpg/1/w640.png (http://g.imageshack.us/img190/dsc00227ddx.jpg/1/)

Cara to vendo aqui e fiquei na dúvida... A roda da gaiola tava virada qdo a foto foi tirada? A coifa parece estar maior de um lado que do outro?!
:/

Bajamarelo
25/08/2009, 21:42
beckmann068, na outra foto que postei da para ver a posição da roda... ou seja não estava virada e se estava era bem pouco...
eu particularmente não sei se tem segredos ou não pq sempre mando fazer e o mecanico que se vire heheheehe

VIVINHOM
27/08/2009, 18:08
Cara, com todas essas latas de cerveja é bom mesmo vc mandar o mecânico fazer hehehehehe.

Abraços
Àlvaro

Brauliogurgel
03/09/2009, 14:49
Muito boa a adaptação, pelo que estou vendo a saída de adaptação passou realmente a ser o setor de monza. latinhas de cerveja fazem parte da comemoração, mas ficou a dúvida e as ponteiras são de quê?:-?

Bajamarelo
04/09/2009, 11:39
De fusca mesmo!
E a ceva faz parte, sem cerveja a adaptação não funciona! hehehhehe

Brauliogurgel
04/09/2009, 14:06
Vou encarar a empreitada com o setor de Monza também, vamos ver no que vai dar. Vou procurar com calma $$$$$

jleo
07/09/2009, 12:38
pessoal, a recondicionada pela propria trw é boa? não acho uma nova com preço razoavel

Eduardo Fernando
08/09/2009, 11:59
quase né... mas vou ter de adicionar uma caixa de direçao na lista...
pior que eu tinha ganho a caixa do cara que me vendeu o carro a mais de 2 anos, só agora que resolvi trocar.. coloquei e constatamos a folga, mesmo regulando no parafuso.

é... mais uma vez de volta a prancheta de desenhos kkkkkk

ontem comecei a adaptar a cx de direçao do palio, nao sei c vai dar certo, soldei os pivos do fusca no setor da cx do palio ainda falta reforçar e so vou fixar a cx quando colocar as rodas na gaiola pra fixa-la no lugar certo ......... alguem tem alguma dica ou critica?

Eduardo Fernando
08/09/2009, 12:03
ontem comecei a adaptar a cx de direçao do palio, nao sei c vai dar certo, soldei os pivos do fusca no setor da cx do palio ainda falta reforçar e so vou fixar a cx quando colocar as rodas na gaiola pra fixa-la no lugar certo ......... alguem tem alguma dica ou critica?
.................................................. .............

marcos22
08/09/2009, 19:41
ontem comecei a adaptar a cx de direçao do palio, nao sei c vai dar certo, soldei os pivos do fusca no setor da cx do palio ainda falta reforçar e so vou fixar a cx quando colocar as rodas na gaiola pra fixa-la no lugar certo ......... alguem tem alguma dica ou critica?


eduardo..só uma dica..

não use nada em uma direção automotiva que tenha soldas.

te digo por experiencia propria e tambem ja vi varios relatos de quebras nas soldas.

vc poderia encurtar o braço axial da caixa de direção e reabrir a rosca m14 em um torneiro e usar as proprias ponteiras do palio.

mas..... como elas tem o cone 1,5 mm menor em seu diametro,do que as ponteiras originais de fusca, é so fabricar 2 buchinhas de aço conicas para montar no alojamento da manga de eixo.

é só uma dica... talvez vc dê sorte e a solda não quebre nunca....:concordo::concordo:

sds..

marcelo cenora
09/09/2009, 08:39
conversando com meu mecanico ele me informou que embuxou as astes dos terminais de direção, eles agora tem 4,0 cm de diâmetro e é justamente pra evitar que entortem e deixe as rodas abrirem.. assim como as da foto abaixo.

http://www.brasil4x2.com.br/English/pinheirinho_julho/DSC03910_640.jpg

beckmann068
11/09/2009, 15:27
Descobri mais uma (pra mim é nova, não sei pra galera) rs

É a intalação da caixa de Del Rey ou Corcel!

Amanhã vou no antigo dono do meu buggy pra ver essa engenhoca... Se eu conseguir tirar fotos passo pra vcs depois.

Alguém já ouviu falar dessa cx de direção em 4x2?

Abraços

marcelo cenora
11/09/2009, 18:59
aposto que vc não leu o tópico inteiro.

mitchel
14/09/2009, 20:25
ele ñ leu....
mais eu li e fiquei com medo!! vo fica com minha folga ate perder oh medo ehehehheh!! na trilha ñ vejo problema com folgas.....mais numa reta ah 100km puta merda!! ..da ate sono!!!

santistadoente
16/09/2009, 10:39
.................................................. .............

Se for para fazer com soldas não faça, a não ser que voce esteja em depressão, afim de partir para outro mundo........:odedo:
De uma olçhadinha aqui no tópico, eu fiz essa adaptação sem soldas, tem inclusive fotos:idea:
Abraço e te cuida!

Brauliogurgel
18/09/2009, 19:03
-Finalmente, Caixa de direção de monza comprada junto com os dois braços daquele setor de carro. (100 reais o conjunto)

-Começando a pensar no assunto, vi e olhando o sistema anterior, surgiu a necessidade de colocar a caixa distribuindo as duas barras do monza em mesmo tamanho (uma para cada lado).

-Acredito que a chave do problema deve ficar em tal opção, uma vez que a caixa de Fusca original, apresenta dois pivôs (um em cada ponta e em cada barra) a fim de dar maleabilidade ao conjunto.

-Na caixa do monza diferente da VW, somente há previsão de dois pivôs (um em cada extremidade) o centro é fixo por um parafuso 22mm.(as barras tem o mesmo diâmetro), também diferente da VW, cujas barras tem comprimentos diferentes, mas tem a vantagem da dupla articulação.

-Então, a caixa, estando ela no meio do túnel central, e sem maleabilidade na vertical de uma suspensão VW pode constituir um problema como deve estar acontecendo com o setor de pálio.

-Para finalizar, penso que a melhor opção não seja solda, mas sim articulação do conjunto constituído por cruzetas e uso de parte das barras originais com as respectivas ponteiras (através de luvas parafusadas)

-Talvez a melhor opção não seja a colocação do setor no meio do túnel central, mas sim a que melhor preservar o comprimento da duas barras a que me referi. Fazendo a articulação com a barra do volante mediante cruzeta.

- Vou pensar melhor no caso antes de cortar e adaptar o conjunto no Gurgel não quero surpresas...

daniel matte
18/09/2009, 21:32
ontem comecei a adaptar a cx de direçao do palio, nao sei c vai dar certo, soldei os pivos do fusca no setor da cx do palio ainda falta reforçar e so vou fixar a cx quando colocar as rodas na gaiola pra fixa-la no lugar certo ......... alguem tem alguma dica ou critica?
e ai fernando beleza??
não querendo te dezanimar mas tudo que se pode imaginar em adaptação, injambraçao,etc,etc, ja fiz e a que esta aguentando mais e a do uno, o problema e que ao bater numa pedra a cramalheira pula por cima dos dentes do pinhao e a cx quebra, sempre tenho uma reserva junto, e o outro problema que tenho e que ao andar na estrada as rodas se abrem e fecham conforme o movimento da suspenção, isto porque a cx de direção fica em linha com as ponteiras, vc deve ter percebido que no fusca originalmente a cx fica a frente das ponteiras justamente para que isto nao ocorra.
A solução que tivemos aqui e usar uma cx do fusca (NOVA), com as barras modificadas,
mandamos fazer com um tubo que de para abrir rosca para as ponteiras, ate agora foram varias trilhas e nao dobrou nenhuma barra, e nao tem folga!

rural4x4
18/09/2009, 21:40
Braulio

Adaptei a caixa de direção do monza na minha gaiola, so nao andei com ela ainda, mas aparentemente esse problema que vc relata nao existe.

A parte dos braços que vao fixados na caixa alem de ter uma bucha de borracha trabalham na vertical sim ( as buchas tem exatamente esta função).

Se vc centrar a caixa, vc nao precisa emendar nada(alias essa foi uma das coisas que me levou a optar por essa caixa)

Amanha devo ir ate o local onde a gaiola esta e providencio umas fotos pra vc ver.

leobnaval
19/09/2009, 08:40
e ai fernando beleza??
não querendo te dezanimar mas tudo que se pode imaginar em adaptação, injambraçao,etc,etc, ja fiz e a que esta aguentando mais e a do uno, o problema e que ao bater numa pedra a cramalheira pula por cima dos dentes do pinhao e a cx quebra, sempre tenho uma reserva junto, e o outro problema que tenho e que ao andar na estrada as rodas se abrem e fecham conforme o movimento da suspenção, isto porque a cx de direção fica em linha com as ponteiras, vc deve ter percebido que no fusca originalmente a cx fica a frente das ponteiras justamente para que isto nao ocorra.
A solução que tivemos aqui e usar uma cx do fusca (NOVA), com as barras modificadas,
mandamos fazer com um tubo que de para abrir rosca para as ponteiras, ate agora foram varias trilhas e nao dobrou nenhuma barra, e nao tem folga!

Este é um dos motivos pelo qual ainda não adaptei outra caixa de direção pois qualquer alteração neste item poderá comprometer totalmente a dirigibilidade do veículo, pois com o movimento da susp. e com uma nova caixa de direção dependendo da instalação poderá ter um efeito de abertura ou fechamento das rodas (divergencia ou convergência) durante o trabalho da susp. imagine isto numa curva...

Outra coisa é adaptar usando solda nos componentes de direção (NUNCA faça isso)

O que já vi o pessoal usando é 2 cx. de direção do próprio fusca ou brasilia, etc. este sistema ainda acho mais seguro e bem resistente.

E o que eu queria fazer era usar uma braço pitman inves de usar outra cx. de direção...

Abraços, Leo

Brauliogurgel
19/09/2009, 15:33
Rural,

Também estive olhando as buchas de borracha das barras do setor de Monza e vi que realmente possuem uma pequena flutuação em sentido vertical, mas é muito pequena (não se compara ao ângulo que é permitido por um pivô), então, pensando com calma acredito que seja o problema do uso dos setores na suspensão VW, pode ser que em caso extremo o sistema estoure a bucha e perca a direção igual a do Gurgel amarelo.

Realmente a caixa do monza é muito resistente, mas vou pensar com muita calma antes de definir o que fazer, não quero surpresas na adaptação.

já descartei serviços de redução, aumento de barras ou qualquer coisa no gênero, uma vez que deve ser aço temperado, então, para furar ou reabrir rosca tem que destemperar e.... Penso que a solução seja cortar, dar dente e colocar luvas tipo das cruzetas. (ainda estou pensando no que fazer)

Dézao
21/09/2009, 11:27
Marcelão,

Estou adaptando a caixa de direção do Del Rey na minha gaiola também...
Se puder me ajudar a esclarecer umas dúvidas lhe agradeço muito :

1º Na adaptação você teve que soldar os braços para alcançar os pivôs ??

2º No encaixe dos pivôs teve que adaptar pra rosca bater ???

3º O alinhamento da caixa ??? Tem alguma posição já certa ??

Se puder me ajudar agradeço.....

Há e posta as fotos da caixa adaptada novamente, pois acho que os links sumiram na outra postagem......

Valeu:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

marcelo cenora
21/09/2009, 16:25
vou tirar mais fotos e saber mais da adaptação.

Dézao
03/10/2009, 22:36
vou tirar mais fotos e saber mais da adaptação.


E aí Marcelão ??????

santistadoente
04/10/2009, 21:56
Bom moçada fiz uns videos do Azulão rodando com a caixa adaptada, tanto no barro, quanto no asfalto deem uma olhadinha e tirem suas conclusões,achei que a dirigibildade, ficou muito boa, não passarinhou mais, depois que mexi na cambagem, unico defeito que achei, quando voce pega um buraco pesado, voce sente na mão a pancada, de resto ficou tudo bem, vou ver se resolvo esse problema, depois posto aqui!


[ame=http://www.youtube.com/watch?v=1-iRN3XR_eU]YouTube - Azulão na estrada[/URL]




[ame=http://www.youtube.com/watch?v=HeSR-RprYnM]YouTube - Fusca Hot- No barro[/URL]

leobnaval
05/10/2009, 00:15
Bom moçada fiz uns videos do Azulão rodando com a caixa adaptada, tanto no barro, quanto no asfalto deem uma olhadinha e tirem suas conclusões,achei que a dirigibildade, ficou muito boa, não passarinhou mais, depois que mexi na cambagem, unico defeito que achei, quando voce pega um buraco pesado, voce sente na mão a pancada, de resto ficou tudo bem, vou ver se resolvo esse problema, depois posto aqui!


Este problema você pode resolver ou melhor ameniza-lo utilizando amortecedor de direção igual ao do fusca, kombi, é só adaptar, melhorar bastante este efeito que vc citou.

Abraços, Leo

santistadoente
05/10/2009, 00:48
Este problema você pode resolver ou melhor ameniza-lo utilizando amortecedor de direção igual ao do fusca, kombi, é só adaptar, melhorar bastante este efeito que vc citou.

Abraços, Leo

Eu disse isso para meu mecanico, mais ele me disse que esse tipo de caixa não é possivel usar o amortecedor de direção, voce acha possivel adaptar?
Abraço!

leobnaval
05/10/2009, 00:55
É possivel sim, e se quiser pode usar 2 amortecedores de direção do fusca.
acontece que terá que fazer suportes, este sim são mais complicados de fazer usando este sistema de direção.
Mas que é possivel adaptar é...

abraços

santistadoente
05/10/2009, 01:02
É possivel sim, e se quiser pode usar 2 amortecedores de direção do fusca.
acontece que terá que fazer suportes, este sim são mais complicados de fazer usando este sistema de direção.
Mas que é possivel adaptar é...

abraços
Valeu amigo, vou fazer essas modificações, depois coloco aqui se resolveu o problema!
Abraço!

marcelo cenora
05/10/2009, 07:41
a direção parece que ficou boa... mas essa musiquinha hauhauahua

santistadoente
05/10/2009, 09:14
a direção parece que ficou boa... mas essa musiquinha hauhauahua
Voce fez tua adaptação?
Ficou boa?
A musiquinha é brinde...........huahuahauahauau:mrgreen:

marcelo cenora
05/10/2009, 09:45
hahhaha...

a minha adap ficou boa sim, a direção ficou suave, não ficou lá uma direção hidráulica, mas pelo tam e peso do conjunto ficou muito bom.

percebi tbm que depois do alinhamento a direção ficou mais suscetível a trancos, numa brincadeira que fiz numa praça aq perto de casa vi que tenho que segurar bem o valante, senão o carro toma vantade própria e vai pra onde ele quiser rss

santistadoente
05/10/2009, 12:41
hahhaha...

a minha adap ficou boa sim, a direção ficou suave, não ficou lá uma direção hidráulica, mas pelo tam e peso do conjunto ficou muito bom.

percebi tbm que depois do alinhamento a direção ficou mais suscetível a trancos, numa brincadeira que fiz numa praça aq perto de casa vi que tenho que segurar bem o valante, senão o carro toma vantade própria e vai pra onde ele quiser rss

qual caixa voce usou?
No primeiro alinhamento meu, não ficou bom, depois acho que foi pra -2 ai parou de passarinhar......
Vontade própria é muito boa.......huiahauahuahauahua:roll:
abraço!

leobnaval
05/10/2009, 13:44
percebi tbm que depois do alinhamento a direção ficou mais suscetível a trancos, numa brincadeira que fiz numa praça aq perto de casa vi que tenho que segurar bem o valante, senão o carro toma vantade própria e vai pra onde ele quiser rss

Então significa que não ficou bom a adaptação (não é culpa sua ou da caixa de direção) a culpa é que vc instalou um componente que não esta adequado a geometria de suspensão e direção do fusca.
Pois a direção deve-se manter em linha reta em um trajeto retilineo e sem desniveis, se esta puxando pra algum lado ou a direção não retorna sozinha após uma curva tem algo errado...

Quanto a musiquinha do vídeo sem comentários hehehehehe, brincadeira heim...

marcelo cenora
05/10/2009, 15:54
então, eu digo que a direção toma vontade própria quando encontra um facão ou um obstáculo entende, tem que ficar segurando naturalmente.. mas na reta vai que é uma beleza. acho que ainda não fiz o teste se o volante volta sozinho depois de uma curva, o piloto aqui não tira a mão do volante nem a pau hehehehehe

santistadoente
05/10/2009, 17:53
então, eu digo que a direção toma vontade própria quando encontra um facão ou um obstáculo entende, tem que ficar segurando naturalmente.. mas na reta vai que é uma beleza. acho que ainda não fiz o teste se o volante volta sozinho depois de uma curva, o piloto aqui não tira a mão do volante nem a pau hehehehehe


A minha não tem esse problema, no video da para ver a hora que tirei a mão do volante na Imigrantes, normal, mais me diz qual caixa voce adaptou?:pipoca:
Abraço!

mitchel
05/10/2009, 20:58
é to so di olho se volto pra oficina pra adaptar mais essa!!! depois q montei oh carro finalmente da ate medo d volta pra oficina......mais queria mesmo resolver esse problema d folga chato das caixas originais!!! quando tomo corage....vem sempre um com algum problema interesante sobre essa adptaçao..!!!

marcelo cenora
05/10/2009, 22:00
vou me explicar direito, o carro não pende pra nenhum lado quando solto a direção (na reta), é macia, precisa e dá até pra dirigir com a palma da mão no volante. o fato de não usar amortecedores de direção deixa a mesma é óbvio mais propensa a assimilar as imperfeições do piso, por isso que exige uma pegada firme principalmente em terreno acidentado. até mesmo pq estou usando pneu grande, roda de ferro, alargador, etc.. tudo muito pesado.

não considero isso como problema e discordo do léo que disse que a adaptação não ficou boa, muito pelo contrário, achei ótima.

atribuo uma nota 9,5 pra adaptação... ficando esse 0,5 por conta da falta de um amotecedor de direção.

mitchel - a caixa é do ford del rey, com as barras dos terminais embuchados pra não entortar.

mitchel
06/10/2009, 00:51
bom!!... ja dei muita sorte ate agora com tudo q fiz no carro...eheheheh!! ñ vai ser na ultima etapa q ah sorte vai me deixa na mao.rs!!...(la vai eu fica sem final da semana outra vez)

leobnaval
06/10/2009, 11:52
não considero isso como problema e discordo do léo que disse que a adaptação não ficou boa, muito pelo contrário, achei ótima.


Marcelo apenas dei minha opinião baseado nos relatos postados inclusive seu.
No qual disse que tem que segurar a direção porque ela tem vontade própria... mas depois vc esclareceu que quando passa em buracos ou facões (isto é normal até mesmo em carros com sistena de direção original).

Resta saber se o volante volta a posição sozinho após uma curva, creio que sim pois o responsável por este comportamento é o ângulo de caster e não a caixa de direção, mas melhorar confirmar com quem adaptou a caixa...

Abraços, Leo

marcelo cenora
06/10/2009, 14:45
Marcelo apenas dei minha opinião baseado nos relatos postados inclusive seu.
No qual disse que tem que segurar a direção porque ela tem vontade própria... mas depois vc esclareceu que quando passa em buracos ou facões (isto é normal até mesmo em carros com sistena de direção original).

Resta saber se o volante volta a posição sozinho após uma curva, creio que sim pois o responsável por este comportamento é o ângulo de caster e não a caixa de direção, mas melhorar confirmar com quem adaptou a caixa...

Abraços, Leo

oi leo, o orange ainda está em fase de testes, postarei mais novidades, problemas e soluções... contarei sempre com vc tbm, abçs.

leobnaval
06/10/2009, 23:51
Valeu Marcelo, esperamos novidades do Orange...

marcos22
08/10/2009, 20:11
Eu disse isso para meu mecanico, mais ele me disse que esse tipo de caixa não é possivel usar o amortecedor de direção, voce acha possivel adaptar?
Abraço!


caro santista...

olha ai o amortecedor de direção que coloquei na brasa com caixa de direção de palio.

fiz os suportes e ficou bom..:concordo:

santistadoente
08/10/2009, 20:27
caro santista...

olha ai o amortecedor de direção que coloquei na brasa com caixa de direção de palio.

fiz os suportes e ficou bom..:concordo:

Obrigado amigo, salvei sua foto, aqui ja falei com meu Meca e ele disse que da pra fazer depois de uma peitada...........huhuahuahauhaua
Estou terminando o serviço num F 75 que tenho depois vou fazer essa outra adaptação...
Abração!

oliveiraideal
09/10/2009, 00:19
galera.. eu tenho "um monte" de caixa de direção de celta..
porque meu pai compra os celtas e poe direção hidráulica, tendo de tirar as caixas..
vale a pena colocar a de celta?
abraços..
(estão novinhas..)

e sim, eu to montando uma gaiola a partir de um fusca >)

leobnaval
09/10/2009, 09:51
caro santista...

olha ai o amortecedor de direção que coloquei na brasa com caixa de direção de palio.

fiz os suportes e ficou bom..:concordo:

Boa Marcos, só uma coisa teria como vc postar uma foto de como fixou o amortecedor de direção na barra de direção, creio que seja com grampos e um suporte mas para exclarecer melhor.

Falei que dava pra adaptar...mecânico é fo%¨%@$a vc fala pra ele fazer eles falam que não dá, aí vc insiste e ele te acha um chato, então vc faz um desenho (pra ele entender só desenhando ou com foto hehehehehehe) aí eles ficam com cara de bosta mas fazem.

Abraços, Leo

leobnaval
09/10/2009, 10:08
galera.. eu tenho "um monte" de caixa de direção de celta..
porque meu pai compra os celtas e poe direção hidráulica, tendo de tirar as caixas..
vale a pena colocar a de celta?
abraços..
(estão novinhas..)

e sim, eu to montando uma gaiola a partir de um fusca >)


Pesquisei na internet e pela foto que achei esta aí abaixo deve funcionar sim pois o braço da direção fica atrás do eixo da ponta de eixo, igual na brasilia e fusca portanto deve dar serto sim... (igual a do palio, uno, etc)
http://noopcar.com.br/loja/images/IMAG0022.jpg

Foto retirada do site: noopcar.com.br/loja/images/IMAG0022.jpg

Resta saber se o comprimento de uma ponta a outra dos terminais da caixa do celta serve no fiusca/brasilia e se os terminais enciaxam se não é só adaptar um.

Se der certo eu quero uma hehehe, pela consultoria hehehehe

Abraços, Leo

marcos22
09/10/2009, 20:17
Boa Marcos, só uma coisa teria como vc postar uma foto de como fixou o amortecedor de direção na barra de direção, creio que seja com grampos e um suporte mas para exclarecer melhor.

Falei que dava pra adaptar...mecânico é fo%¨%@$a vc fala pra ele fazer eles falam que não dá, aí vc insiste e ele te acha um chato, então vc faz um desenho (pra ele entender só desenhando ou com foto hehehehehehe) aí eles ficam com cara de bosta mas fazem.

Abraços, Leo



leo..

na foto não ta dando pra ver direito, mas pra fixar a ponta da haste do amortecedor de direção na ponteira de direção , eu fabriquei uma abraçadeira com parafuso m8 com porca, e a partir dessa abraçadeira fixada na ponteira eu soldei uma bucha de aço , torneada com o centro conico e montada com coxim original do amortecedor de direção( aquele coxim que vai prensado na ponteira maior do sistema original.)

e como podem ver a angulação do amortecedor esta um pouco maior e por isso tive que empenar um pouco somente a ponta do amortecedor ( não a haste. rsrs)

fiz o teste primeiro com a direção toda virada para os dois lados e fixei os mancais do lado fixo, e o lado movel com a tal abraçadeira.

depois tiro umas fotos da abraçadeira desmontada com detalhes.

soldei 2 mancais fixos para usar dois amortecedores, mas acabei usando só um.

usei a ponteira de direção do uno mais novo e fabriquei uma bucha conica para compensar a diferença de 1,5 mm no diametro na ponteira.

pena que tive que desmontar tudo....:parede::parede:não deu muito certo..

comprei tudo novo e original do carro e montei novamente.

:concordo::concordo: abs.

Brauliogurgel
12/10/2009, 19:31
Comecei a adaptação da caixa de Monza. Depois de retirar a antiga caixa e barras do Gurgel tentei encontrar a melhor localização para reposicionar a nova caixa de direção. Que dor de cabeça!
Olhando com calma vi que as roscas das barras de direção e caixa de monza são diferentes e também em diâmetro variado VW e GM.
O ângulo de saída da barra de direção VW e GM também são diferentes.

As primeiras conclusões:

1- Montar tudo de volta ao que era ou ter de me ater a serviços de torneiro.
2- Não há padronização nas adaptações feitas, pelas fotos alguns estão usando cruzetas nas barras de direção, outros ligam diretamente. (Qual dá mais certo?) Tanto em adptações de Monza como de Pálio.
3- O setor de Monza gasta 4,5 voltas de um lado a outro para giro completo. Em uma das adaptações de Monza nota-se claramente que o meia distância não foi observada para lado esquerdo e direito. (as coifas estão maiores de um lado do que outro)
4- O posicionamento do setor de Monza tem que ser muito bem pensado, uma vez que o maior trabalho das barras de direção são sempre num único sentido (vertical), admitindo pouco esforço no sentido horizontal.

E ai?

Desistir ou prosseguir? Que fumo, não pensei que era tanto problema.
Fora ainda o problema das ponteiras de direção
Em sintese, adaptação na barra do volante, de direção, de ponteiras. de amortecedor.
Será que realmente vale a pena?

rural4x4
12/10/2009, 20:16
Braulio procura o meu topico "nova gaiola" la tem umas fotos da caixa de monza na minha gaiola.

Brauliogurgel
12/10/2009, 22:53
Rural, eu vi e gostei da adaptação, uma vez que teve como parâmetro a divisão do comprimento das duas barras do setor de Monza de forma igualitária, mas existe algumas coisas que tenho de pensar.

Na gaiola, a frente é livre. Vc posiciona o setor de forma como bem entender. No Gurgel e Bajas a coluna, tanque, cilindro mestre já existem, então, não tem como mudar muito a questão, é aquilo e pronto.

Trabalhar o setor forçado em sentido horizontal e vertical é preferível nem começar a fazer.

Gostaria de saber se usou as próprias ponteiras de Monza ou de VW, se abriu rosca nas duas barras do monza com o diâmetro da rosca VW ou se simplesmente cortou as barras de Monza e "encamisou" as ponteiras VW como se fosse uma luva?

A sede da ponteira de Monza (onde vai a porca) "casa" corretamente nas mangas de eixo ou teve de fazer buchas e adaptações?

Foi feita alguma solda? elétrica mesmo? Qual o resultado da adaptação?

Vc reparou que na caixa de monza dá 4,5 voltas até os limites de batente? e a caixa de VW são apenas 2,5 voltas? Percebe-se a diferença no volante?

Antes pensava que era relativamente simples a mudança, mas com calma vejo o fumo goiano que é adaptação. Amanhã vou tirar o tanque e olhar com mais atenção.

Vale realmente a pena? O resultado foi comprovadamente bom, ou um capricho? Compensa o esforço e gasto?

rural4x4
12/10/2009, 23:18
Braulio

La na gaiola foi tudo original do Monza, solda só na fixação dos suportes da caixa mesmo(tudo mesmo, braços originais, terminais originais Monza-ai tem uma pegadinha tem dois modelos de terminais um da certo o outro é mais grosso e nao da certo- o meu era o fino e deu certo na fixação original do fusca)

Quanto ao numero de voltas por incrivel que pareça so da 2,5 voltas tbem(o limite é a barra de torção e o cano do chassi da gaiola, nao fiz limitador)

Eu tinha umas fotos dessa adaptação em um fusca , se eu achar eu posto pra vc ver

A minha gaiola ainda nao andou entao nao posso te afirmar se ficou bom, porem para manobrar parado ficou muito bom mesmo.

Uma coisa que notei foi que a caixa deve ficar paralela a altura das mangas do fusca, ou seja as barras vao estar retas qdo o carro esta parado, se der angulo quando vc andar o carro vai ficar passarinhando- aconteceu com um amigo numa outra gaiola e ele refez a adaptação.

No meu fusca que ta a venda na minha assinatura, vou colocar caixa dupla(pensa num sistema parecido com os usados nas D20 ou opala , que utilizam braço auxiliar fixo- quando fizer posto as fotos da adaptação - justamente pela questão de espaço)

Brauliogurgel
17/10/2009, 20:41
Rural, realmente Vc tinha razão, não é tão difícil mesmo.

Hoje comecei a mecher de novo no Gurgel e, depois de tirar o tanque de gasolina coloquei a caixa no lugar, a distância entre as ponteiras é a mesma da caixa VW, além do diâmetro da sede do pivô (Idem) .

Vou ter de reposicionar a saída da barra de direção e fazer os suportes necessários. Estarei usando uma cruzeta de Fiesta (na foto dá para ver) poderia usar do Ford KA que também daria.

Já refiz a barra colocando a cruzeta. Vai dar certo com certeza. Amanhã resolvo a fixação da caixa.

Algumas fotos.

rural4x4
17/10/2009, 21:22
Salve Braulio

Fico contente que tenha conseguido realizar a adaptação, tomara agora que funcione corretamente.

Da uma olhada neste link abaixo, ele podera te esclarecer algumas duvidas que surgirem.


http://www.forumfuscabrasil.com/index.php?topic=1089.0

Brauliogurgel
19/10/2009, 20:30
Serviço de domingo passado... Ainda falta recolocar o tanque, ajustes finais e acabamento.... Vai ficar para semana que vem

Brauliogurgel
19/10/2009, 20:39
Alguém quer uma caixa de férias?

rural4x4
19/10/2009, 22:24
Braulio

A adaptação da caixa ta legal, mas faz um favor ranca tudo esses canos de cobre e compre os encanamentos originais, cobre vive dando vazamento , esquece deles.

Brauliogurgel
19/10/2009, 22:47
Sei não, ainda é o que restou da tração 4x4, já são 4 anos e não deu problema, sem vazamentos.

http://planetabuggy.com.br/mecanica/freio_seletivo2.htm (http://planetabuggy.com.br/mecanica/freio_seletivo2.htm)

Brauliogurgel
28/10/2009, 21:41
Srs. o retorno da adaptação foi a seguinte:

O que deu certo:

1- as medidas de ponteiras (sede e etc...) de monza são as mesmas que a de fusca não importando em adaptações graves (buchas ou soldas).
2- a distância entre as barras e ponteiras são as mesmas (não precisa encurtar ou alongar o conjunto)
3- o setor ficou bem alojado logo abaixo do tanque

O que deixou a desejar:
1- O setor necessitou de adaptação de luva a fim de acompanhar a barra de direção original (a que vai no volante) e mesmo assim tive de suspender a altura do tanque em cerca de 5 cm a fim do setor não ser atrapalhado pelo tanque. (fácil de ser resolvido)
2- O problema acima aconteceu no caso específico do Gurgel e pode ser que não ocorra em gaiolas (o posicionamento do tanque e setor é livre)
3- A caixa transmite muitas irregularidades à direção (falta coxins ou amortecedores de direção) O que será repensado brevemente e necessita de readaptação.

Resultado:

Classifico como satisfatório, uma vez que tinha sérios problemas com a suspensão anteriormente modificada que estava trabalhando "forçada". (agora trabalha livre e sem esforços).
O sistema está e ficou bem alinhado transmitindo segurança à suspensão elevada.
Ao meu ver é indicado para casos em que se exige muito mais da suspensão da dianteira, mas desnecessária, considerando trabalho e custos despendidos (2 dias de serviço) e cerca de 200 reais com mão de obra própria. (setor, solda, ponteiras e etc...)
Quanto à leveza da direção entendi que melhorou um pouco

X12 de BH
brauliogurgel@bol.com.br

leobnaval
29/10/2009, 12:24
Braulio belo relato, da pra ter uma boa idéia de como fazer e se fazer!!!!

rural4x4
29/10/2009, 17:34
Braulio

Nas caixas dos Monzas mais antigos (salvo engano 82-86) existe um suporte original que vai fixado na caixa, para colocação de amortecedor de direção, procura um desses, que ai nao tem mais adaptação , é so montar no lugar.

mitchel
29/10/2009, 23:21
to doido pra colocar caixa de monza!!.....mais ñ é pra fica leve a direçao!! e sim ficar precisa e sem aquela folga chata da caixa vw....nesse aspecto fico legal bem precisa? ah uns 100km oh carro ficou confiavel ?

Brauliogurgel
01/11/2009, 20:28
Ontem, localizei o amortecedor num setor de monza, realmente mais um ponto favorável para o setor de monza, não precisa fazer nenhuma adaptação, ele é apenas parafusado na própria caixa original. Segue foto, amanhã coloco no carro e falo no que deu. + 15 reais, usado e em bom estado.

leobnaval
01/11/2009, 23:58
Pelas fotos não passa de um amortecedor de direção usado nos vw mas com os devidos suportes para a caixa do monza.
Bela descoberta Braulio deve melhorar sim.

Abraços, Leo

guga100
03/11/2009, 21:19
tavo conversando com o mecânico aqui perto de casa e ele falo que eles costuman adaptar a direção do santana na gaiola

alguem ja viu esse tipo de adapatação?
sera que fica bom?

e entre a direção do monza e a do palio, qual ganha?
ja li as 17 pag do tópico e ainda to meio em duvida em qual usa

+ pelo que li, se uma caixa vai ser boa ou não esta na instalação dela, se ela é bem centralizada, bem fixada. se fica uma instalção boa msm
as duas tem meio que pros ou contras.

+ para min que n fasso trilhas muitu pesadas, no maximo uma média. qualk seria melhor?

leobnaval
03/11/2009, 23:03
A melhor será a que vc achar mais barato e em bom estado com peças de reposição mais em conta e fáceis de achar aí na sua região já que ambas citadas (cx. de dir. monza e palio) são boas opções.

Abraços, Leo

Brauliogurgel
05/11/2009, 19:53
Bom, amigos me desculpem, somente hoje foi possível colocar o amortecedor de direção do monza no lugar, simples, rápido e ainda indispensável.

Precisa tirar o tanque e parafusar o sistema. Infelizmente não deu para andar no carro, (bateria arriada), uma vez que o farol ficou ligado à noite.

Por questões de mérito, relato que a lembrança do amortecedor de direção foi do Rural, uma vez que não é comum encontrá-lo em Monzas para retirada de peças (olhei uns três) e nenhum deles tinha instalado.

A impressão que tive até agora é que vai firmar ainda mais o conjunto (o que já estava bom vai ficar melhor ainda)

Na foto dá para ver um dos calços que tive de fazer para suspender o tanque, mas nada complicado.

Quanto a usar a caixa de monza ou Pálio, fico com a primeira, uma vez que o Marcos já tinha feito antes (parece que muito bem feito) mas deu problema na de Pálio.

A de Monza não me importou em adaptações de terminais ou alongar ou diminuir hastes (o que poderia ser inseguro), o resto foi a luva que tive de colocar e suportes construído com tubos de metalon de considerável espessura (originais de barras da Gurgel).

Sem contar que não foi necessário criar suportes para os amortecedores de direção, como acontece com a caixa de pálio.

O amortecedor de direção do Monza é ainda bem diferente do VW (tanto em suportes de fixação quanto em "resistência".

Outra coisa, no Mercado livre se encontra caixas "recondicionadas" por míseros 80 reais. (paguei acho que 110).

Fica ainda o teste de resultado final em aguardo para primeira oportunidade.

Abraços a todos.

Bráulio
X12 de BH

duduboy
05/11/2009, 20:05
iai galera blz?
eu estou usando na minha gaiola a caixa de direção da strada e nao tenho nada a reclamar pelo contrario ela e muito boa
vlw
abraço

alexandre1977
27/10/2010, 11:24
ola , alguem pode me ajudar nessa ? a minha caixa e original do fusca , mais acho que pelos pneus , ela ta com uma folga , naquele terminal , onde tem um parafuso , na barra da direcao ,eu aperto ai fica bom por alguns dias e ja solta de novo , vai ficando com jogo , abracos

Thiago, como conseguiu arrumar? Tenho esse problema no meu fusca também!!!

leobnaval
27/10/2010, 18:02
Troca a caixa que melhora rsrsrrsrs
Nesse caso o desgaste do pinhão e sem fim chegou no limete, se as regulagens acabaram e os rolamentos estão bons só trocando o pinhão e o sem fim ou a caixa inteira.

[]s

vinijost
27/10/2010, 18:08
Uma caixa de fusca tá em média 40 pila recondicionada..

e uma de Uno/Palio/monza.. tá em torno de 50 beeeeeem boa no ferro velho..

é mais facil adaptar uma caixa mais moderna, e com certeza mais macia de dirigir..

Abraços..

Gomes Pride
27/10/2010, 18:38
Eai galera
Como faço para soltar os pivores, soltar todo o sistema de direção da brasilia, é so bater, tenho medo de estragar as roscas, andei dando umas pancadas mas ele nen se mecheu.

leobnaval
27/10/2010, 22:37
Se você tirar a porca e bater na ponta dos terminais ou pivô seja o que for, vai estragar a rosca e na maioria das vezes só trocando a peça, o ideal é utilizar um sacador, como nem todo mundo tem sacador, o mais utilizado é usar um macete (martelo de borracha) e apenas afrouxar a porca deixando ela ainda no pivô ou terminal a ponto de se bater nela e não dirertamente na rosca, com isso consegue-se tirar sem estragar ou causar danos.

[]s, Leo

Gomes Pride
28/10/2010, 07:57
Obrigado Leo vou tentar esse fim de semana, ñ tem nada a ver com o assunto em questão, mas vc sabe de algum topico falando sobre levantar a suspenção dianteira .

Abraços

fag.online
28/10/2010, 08:13
Gomes, dá uma olhada nisso.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=874101
Abracos

Gomes Pride
28/10/2010, 09:07
Obrigado Fag. Ajudou pacas.

ABRAÇO

MOZ Racing
30/10/2010, 00:06
é pessoal.. a tal caixa de direção do palio não deu certo pra minha brasilia.

gastei uns 400 paus com essa adaptação e muitos finais de semana fabricando os suportes ,adaptando amortecedor de direção , fazendo alinhamentos e blá blá blá... e o resultado.. ficou uma porcaria..

não senti segurança nem pra ir pra uma estrada e passar de 60 km/h.

com tudo alinhadissimo e todas as peças novas como ponteiras e a propria caixa de direção , o carro ta instavel demais e ficou perigoso.

como vi em outro forum um rapaz falando sobre essa adaptação e não dei muita importancia , mas agora percebi o fato.

a caixa de direção do palio que é de pinhão e cremalheira, so serve em veiculos que tenham suspensão por bandejas na dianteira como é no palio.

a geometria da suspensão dos vw como brasilias e fuscas são totalmente diferentes.

quando se passa em uma lombada por exemplo, a suspensão por bandejas tem um comportamento , enquanto a suspensão dianteira de brasilias e fuscas tem um comportamento bem diferente no que diz respeito a angulação do conjunto , etc..

uma caixa de palio adaptada na brasilia , quando se passa numa lombada ela sofre um esforço axial grande com risco ate de quebras do braço axial do conjunto , devido ao angulo que se forma na suspensão.



to chateado pacas.. mas ta bom assim mesmo..fiz tudo sozinho e isso ja é uma conquista. rsrs.

decidi em desmontar tudo e comprar um setor de direção novo trw original da brasa e todas as ponteiras de direção novas da nakata, e montar tudo como pede o fabricante( VW ) .
vou morrer de novo em uns 550 paus.:putz::putz:

talvez eu esteja errado , mas entre o certo e o duvidoso ,eu fico com o certo...

so queria compartilhar com vcs a minha experiencia com essa adaptação, mas infelismente , me dei mal..

depois coloco umas fotos do conjunto antes de desmontar.

te mais..:concordo:


ocorreu isso na minha tb muito instavel em retas uso cx do corsa

estou A PROCURA DE TANTA ISTABILIDADE ...

uma pergunta a vcs
depois de efetuar uma curva o volante retorna a posição original (linha reta) ?? pode ser isso que causa a instabilidade estou estudando por ai

santistadoente
30/10/2010, 01:05
ocorreu isso na minha tb muito instavel em retas uso cx do corsa

estou A PROCURA DE TANTA ISTABILIDADE ...

uma pergunta a vcs
depois de efetuar uma curva o volante retorna a posição original (linha reta) ?? pode ser isso que causa a instabilidade estou estudando por ai

Acho que faltou alguma coisa , ai proceis, pois minha adaptação, ficou muito boa!:palmas:
Ando com aro 17, perfilo baixo, e agora vou colocar um amortecedor de direção, nela, estou colocando a coluna de palio, com toda eletrica depois, posto aqui proceis!;-)
Ta ai um video pra ter uma idéia!
Esse é na terra esburacada fiz o teste para ver, o resultado, aguenta muito bem a buraqueira::palmas:
http://www.youtube.com/watch?v=HeSR-RprYnM
Na Imigrantes andei a mais de 120 tranquilo, não senti insegurança não!
http://www.youtube.com/watch?v=1-iRN3XR_eU

qualquer duvida tenho fotos da instalação!:roll:
Abraço a todos!

santistadoente
30/10/2010, 01:08
Deixo minha fuca no estacionamento:putz:
Quando cheguei da adaptação, o motorista, veio perguntar se eu tinha colocado hidraulica.........:mrgreen:
Outra coisa minha adaptação, não tem solda...........:pensativo:
Abraço e boa sorte!

MOZ Racing
30/10/2010, 10:55
Deixo minha fuca no estacionamento:putz:
Quando cheguei da adaptação, o motorista, veio perguntar se eu tinha colocado hidraulica.........:mrgreen:
Outra coisa minha adaptação, não tem solda...........:pensativo:
Abraço e boa sorte!


o seu volante retorna ao centro depoi de uma curva :pensativo:

santistadoente
30/10/2010, 11:40
o seu volante retorna ao centro depoi de uma curva :pensativo:

Depois que fiz minha adaptação, jamais isso não aconteceu!
Muitos aqui, tentam fazer essa adapatação, por si mesmo, sem ter um conhecimento completo do assunto, que requer alguma habilidade,tentam fazer se dão mal, e depois decidem que a adaptação não presta, pelo que ja vi a do palio e monza fica muito bom , bem melhor que a original, mais tem que ser muito bem feito, pois é a nosaa segurança e de outros que esta em jogo!
Boa sorte!

leobnaval
30/10/2010, 20:17
O que faz o volante voltar a posição após uma curva é o ângulo de caster da susp., a menos que não tenha feito uma grande cag@d@ na adaptação da caixa de direção é para isto ocorrer normalmente.

[]s, Leo

Brauliogurgel
20/12/2010, 16:58
Até hoje, ainda permaneço com a caixa de direção de monza instalada, a única adaptação que tive de refazer foi colocar mais um amortecedor de direção, uma vez que só o do monza não estava dando conta. A direção continua bem segura e leve no X12

marcelo cenora
20/12/2010, 18:35
ô marcos, pq vc não coloca uma barra estabilizadora?

Diego Ferronatto
20/12/2010, 20:15
Coloca uma original de fusca mesmo, mas original mesmo não dessas recondicionda eu recomendo

Edner Zirbes
20/12/2010, 20:45
Coloca uma original de fusca mesmo, mas original mesmo não dessas recondicionda eu recomendo
Buenas Diego!

Tá aí um cara que tem um Baja de responsa... o que ele disser deve ser levado em consideração pra valê!

Um quebra costela!

Diego Ferronatto
20/12/2010, 21:50
Valeu edner pelo elogio mas sua gaiola tambem fez bonito em portão valeu pela parceria. Abraço.

valentin
28/12/2010, 01:40
pois eh teria que saber qual caixa de qual carro daria certo! :smile:
a do monza fica joia :mrgreen:

dhmarcio05
03/02/2011, 01:46
a do monza fica joia :mrgreen:
Olá senhores, não sou "gaioleiro" e nem "bajeiro" (ainda), mas tenho tido o mesmo problema (de folgas) que vocês tiveram com suas máquinas.. pesquisando achei este assunto em alguns fóruns como este, mas este está muito mais repleto de informações a respeito. Meu VW é pra uso urbano mesmo, só quero fazer uma adaptação segura e que fique com a direção macia como esperado... Então:
1 - Qual caixa de direção será a mais indicada? Monza, Del Rey (a da Belina é a mesma?), Palio/Uno?
2 - Percebi que a do Monza parece ser menos trabalhosa do que as demais e com bons resultados (melhores ainda se estiver com o amortecedor de direção acoplado);
3 - Como fica a coluna de direção, no caso de usar a do Monza? Devo trocar também? Ou posso manter a original do Fusca? E as ponteiras?
Gostaria de mais algumas informações a respeito e se possível, fotos destas partes com algumas explicações também..

Um abraço a todos e parabéns pela abordagem do assunto e é claro pelas máquinas apresentadas aqui!

e-mail: dhmarcio05(arroba)hotmail.com

andre lameu
30/03/2011, 17:16
Olá galera!
Minha gaiola está com uma pequena folga na direção como faço para regular a caixa de direção? :?: :parede:
a minha caixa é a do fusca.

leobnaval
30/03/2011, 23:23
Solta a porca na parte de cima e regula o parafuso (fenda) depois aperta a porca para não soltar a regulagem.
Agora se for desgaste das engrenagens e já estiver no fim da reguagem, só trocando estas peças ou a caixa.

[]s

andre lameu
31/03/2011, 18:27
Obrigado Leo!
vai ser a primeira regulagem desta caixa, essa folga percebi na última trilha que fui. valew :concordo:


Solta a porca na parte de cima e regula o parafuso (fenda) depois aperta a porca para não soltar a regulagem.
Agora se for desgaste das engrenagens e já estiver no fim da reguagem, só trocando estas peças ou a caixa.

[]s

daniel matte
02/04/2011, 23:10
ae blz!!!
se existir alguem que esperimentou de tudo que e cx de direçao mais do que eu, vou passar o trofeu, kkkkkk
vai uma ideia maluca mas que funciona, cx de direçao do gol, usada em jeep e aguenta o tranco, ae vc me pergunta ... mas o gol vira ao contrario?
sim!!! na coluna de direçao desenvolvi uma cx reversora, meu vai ficar 100%, poi nao tem oq aguenta ne?
valew!!!!!

JACKSOM
03/08/2011, 12:22
galera
como é que ficou quem fez essa adaptação para caixas diferentes, ford, de uno, de monza, etc, ficou resistente?
instalei na minha uma caixa de del-rei eu acho, ficou muito bom, e foi muiito facil de instalar, simples mesmo, agora tenho que bolar um batente, pois me disseram que se a roda virar demais solta a mola que fica dentro da caixa e o pinhaõ e cremalheira desencaixam, sendo necessário abrir a caixa, o que na trilha é foda.
o pedal de acelerador coloquei do meu palio que havia trocado, no meu caso foi simples de instalar, adaptei pouca coisa e ficou bom tbm.
segue video:
http://www.youtube.com/watch?v=UsLlzN_s_JI&feature=mfu_in_order&list=UL

santistadoente
11/08/2011, 23:45
Bem mocada ,fazia tempo que não aparecia por aqui, meu fusca foi destruido:shock:, não por causa da adaptação!
Deixei num projeto de "mecanico":freaking:, como tem de montes por ai, entrei, com o carro andando ,normal, com um adaptação,a ser feita,colocando a coluna do uno.:eek:
Infelizmente o carro voltou destruido e desmontado, agora estou refazendo tudo, pois a intenção do picareta,não deveria ser das melhores comigo!:karate:
Também iria colocar, caixa de seta etc, continuando a adaptação,da caixa de direção do uno!:?:
Essa adaptação da caixa, tinha ficado boa, mais muito sensivel, quando passava em buracos!:putz:
Agora encontrei, um outro mecanico na zonal leste, que me parece, competente e honesto, assim que os trabalhos forem concluidos, eu divulgarei seu nome, pra quem quiser procura-lo, ontem fui ver o fusca e gostei do que vi, ele fez um reforço em ferro, em cima co cabeçote,:cool: e fixou a caixa,braços etc e o serviço, ficou muito bem feito visualmente, trocou terminais, mexi o volante com o carro desligado, e ficou muito macio,:cool: minhas rodas são aro 17, e pneus largos, portanto, tem que ser uma caixa que deixe o carro bem leve, essa foi a do UNO!:smile:
Vou rodar com ela, quando o carro for montado novamente!
Vou refazer a parte eletrica, trocar toda a fiação, pois sempre tinha problema de falta de bateria, a coluna ja foi fixada do Uno, ficou bem, firme, e as adaptações e remontagens continuam, troquei todo o assoalho, caixas,e coloquei agora os bancos do celta, que ficaram mais confortaveis!:euforico:
Postei umas fotos!
Abraço a todos, na minha opinião a caixa de direção original do fusca, deve ser sempre a preferencial, quando o carro tiver as caracteristicas originais de fabrica, não sendo necessario, nenhuma adaptação,mais quando mudamos essas caracteristicas, a original, fica inviavel, caixas mais robustas devem ser testadas e segurança, é fundamental!:idea:

DanielRS
18/04/2013, 15:03
Como vai?

Li em seus posts que vc colocou a caixa do monza no seu baja, deu tudo certo? Vc acha que fica bom até para um fusca de rua? Gostaria de ver fotos pois pretendo adaptar esta caixa no meu fusca 77, inclusive já até tenho a caixa.

aguardo.

DanielRS
18/04/2013, 15:04
E outra coisa, vc já pensou em colocar a do palio? Porque preferiu a do monza?

JotaJ
07/08/2023, 18:35
Boa noite!!
Minha caixa de direção está bastante folgada (ainda é caixa de fusca) Gostaria da opinião dos mais experientes sobre qual é a melhor caixa de direção para adaptar no buggy. Já ouvi falar que muitos bugeiros aqui do nordeste usam a caixa do Monza (mecânica) e do Fiat uno (também mecânica). Quero saber qual a melhor e porque, e também se existe outra opção que seja melhor do que a do Monza ou do uno. Meu uso é misto (asfalto e praia). Será que compensa mais comprar uma de fusca nova ou fazer a adaptação?
Ps.:Se tiverem como mandem foto do suporte de fixação da caixa

Flávio Cadore
10/08/2023, 22:06
Boa noite!!
Minha caixa de direção está bastante folgada (ainda é caixa de fusca) Gostaria da opinião dos mais experientes sobre qual é a melhor caixa de direção para adaptar no buggy. Já ouvi falar que muitos bugeiros aqui do nordeste usam a caixa do Monza (mecânica) e do Fiat uno (também mecânica). Quero saber qual a melhor e porque, e também se existe outra opção que seja melhor do que a do Monza ou do uno. Meu uso é misto (asfalto e praia). Será que compensa mais comprar uma de fusca nova ou fazer a adaptação?
Ps.:Se tiverem como mandem foto do suporte de fixação da caixa



Eu prefiro a caixa de direção do Uno, é mais fácil de adaptar, fácil de fixar ela, a cruzeta é boa.
Ela tem uma altura certa para instalar, deixe as duas barras de direção com o mesmo comprimento, para acertar a altura seria bom poder movimentar a suspensão para cima e para baixo, assim vc acha a altura certa. A caixa de direção do Uno fica leve também.

Logo a cima tem fotos da caixa do Uno instalada.