Conectar

Ver Versão Completa : Helice pegando na mangueira de água

cristiano
08/11/2004, 09:17
Gente,

Este final de semana peguei um congestionamento com o jeep, e acredito eu foi a primeira vez que a ventoinha foi acionada, quando abri o capô, percebi que a hélice, que foi adaptada nele, está pegando na mangueira de água, tive que fazer um trajeto maior e sair do congestionamente para o motor dar uma esfriada...

Qual hélice utilizar ??

Essa foto foi tirada antes, mas dá para ver a proximidade da hélice da mangueira.

Tem essa na donatti, que diz "HÉLICE PLASTICA DO MOTOR JEEP, RURAL, F75 - 4 CILINDROS" Será que essa serve ??

http://www.jet.com.br/Design/donatti4x4/Produto/344751g.jpg

Já me falaram que pode ser colocada a do Corcel, correto ?!

mattheus
08/11/2004, 09:46
Fala aí Cristiano,

Neste caso você tem quatro opções:

:arrow: Coloca uma hélice menor, o que vai diminuir a eficiência da refrigeração, tem que procurar uma que sirva;

:arrow: Retrabalha a entrada do radiador, colocando-a mais para o lado;

:arrow: Coloca o radiador mais para frente, retirando aquelas abas que tem entre a grade e o radiador, ou

:arrow: Coloca uma ventoinha elétrica na frente do radiador, acionada pelo cebolão ou através de um botão.

[]´s

Mattheus

Alexandre Vaz Ferreira
08/11/2004, 11:13
....e acredito eu foi a primeira vez que a ventoinha foi acionada.....

Cristiano

Essa tua hélice é mecânica, ou seja, ela esta sempre acionada...sempre esta girando pois ela esta fixada no eixo da bomba d'agua... :roll: .

Pela foto é mais facil tu modificar a mangueira superior do radiador , gira ela 180 graus, isso vai inverter a curvatura dela e assim acho q não pega mais, só tentando pra ver se dá certo :wink:

Ou de preferencia tira ela e coloca uma elétrica :wink:

Um abração

leopoldo
08/11/2004, 11:17
Bom dia Cristiano.

Você ainda não respondeu a umas perguntas que eu deixei em aberto num tópico seu, a respeito de detalhes das fotos que você postou, por exemplo: cadê a foto de uma vista lateral do seu jeep.

Olha, voltando a esse assunto então, é claro que o seu motor está fora de posição.

O certo seria você colocar êle no lugar correto mas isso é um belo trampo. Como solução provisória, você simplesmente poderia fazer um arranjo de mangueira e cano para tentar fazer um desvio da hélice.....mas olhando bem a foto, dá pra ver a enjambração que fizeram na conecção de cima do radiador para por a mangueira. Já que está mechido desse jeito, quem sabe uma outra mangueira, ou simplesmente virando ela só um pouco alivie o problema.

OU

Dependendo do caso, você poderia cortar um pedaço da hélice, mas isso é um trabalho de arte, pois todas as pás tem de ser cortadas da mesma forma para não causar um grande desbalanceamento, apesar de parecer na foto que ela já está com um pedaço cortado. Se for isso, tem que cortar um pouco mais.

cristiano
08/11/2004, 11:31
....e acredito eu foi a primeira vez que a ventoinha foi acionada.....

Cristiano

Essa tua hélice é mecânica, ou seja, ela esta sempre acionada...sempre esta girando pois ela esta fixada no eixo da bomba d'agua... :roll: .

Pela foto é mais facil tu modificar a mangueira superior do radiador , gira ela 180 graus, isso vai inverter a curvatura dela e assim acho q não pega mais, só tentando pra ver se dá certo :wink:

Ou de preferencia tira ela e coloca uma elétrica :wink:

Um abração

Huumm... se ela sempre girava, então eu já sei o que aconteceu... a hélice não pegava antes, mas quando o jeep estava na oficina percebi que o calço esquerdo do motor estava fora do lugar e pedi para o mecânico colocar de volta, e acho que foi isso que acabou movimentando um pouco a mangueira...

Detalhe: A foto acima era quando o calço ainda estava fora do lugar.

A elétrica tem que adaptar, eu acho que ainda não é o caso, mas minha dúvida é se a hélice que está vendendo na donatti também vai pegar ?? porque a que está nele já foi um pouco cortada...

cristiano
08/11/2004, 11:34
Fala aí Cristiano,

Neste caso você tem quatro opções:

:arrow: Coloca uma hélice menor, o que vai diminuir a eficiência da refrigeração, tem que procurar uma que sirva;

Já me falaram da existente no Corcel, só não sei se é menor...

:arrow: Retrabalha a entrada do radiador, colocando-a mais para o lado;

É uma também... mas vou tentar a hélice primeiro...

:arrow: Coloca o radiador mais para frente, retirando aquelas abas que tem entre a grade e o radiador, ou

Boa idéia, teria que trocar a mangueira também, aliás não sei porque aquele cano que sai do radiador aponta para baixo, poderia ser para trás mesmo...

:arrow: Coloca uma ventoinha elétrica na frente do radiador, acionada pelo cebolão ou através de um botão.

É uma boa, mas vou tentar as outras alternativas primeiro.

Valeu..

cristiano
08/11/2004, 11:41
Bom dia Cristiano.

Você ainda não respondeu a umas perguntas que eu deixei em aberto num tópico seu, a respeito de detalhes das fotos que você postou, por exemplo: cadê a foto de uma vista lateral do seu jeep.

Bom dia Leopoldo,

Eu descobri que o calço esquerdo do motor estava fora do lugar, coloquei ele no lugar aí começou a hélice pegar na mangueira.... O mecânico me disse que o motor está no máximo de inclinição possível (segura)... Você quer uma foto da lateral para ver a inclinição, correto ?! vou postar.

Olha, voltando a esse assunto então, é claro que o seu motor está fora de posição.

Entendi, mas como assim fora, mais para trás, para o trás... com a foto da lateral ajudaria ??

O certo seria você colocar êle no lugar correto mas isso é um belo trampo. Como solução provisória, você simplesmente poderia fazer um arranjo de mangueira e cano para tentar fazer um desvio da hélice.....mas olhando bem a foto, dá pra ver a enjambração que fizeram na conecção de cima do radiador para por a mangueira. Já que está mechido desse jeito, quem sabe uma outra mangueira, ou simplesmente virando ela só um pouco alivie o problema.

Vou tentar girar a mangueira. O antigo dono botou um hélice adaptada e cortou as pontas, como você pode notar... Mas eu ainda prefiro colocar uma nova, você acha que essa da donatti vai servir ?? sem cortar ??

Dependendo do caso, você poderia cortar um pedaço da hélice, mas isso é um trabalho de arte, pois todas as pás tem de ser cortadas da mesma forma para não causar um grande desbalanceamento, apesar de parecer na foto que ela já está com um pedaço cortado. Se for isso, tem que cortar um pouco mais.

Eu estou querendo colocar uma nova mesmo, não quero cortar ela, já está feia bagaraio e prefiro colocar uma nova...

leopoldo
08/11/2004, 12:13
Bom, vou repetir as perguntas do outro tópico;

- gostaria de ver uma foto da lateral do seu jeep; uma simples foto do jeep, tenho uma dúvida sobre o modelo da sua carroceria.
Não é da inclinação do motor não.

- para mim, o motor está muito para frente e consequentemente, para cima. Isto se explica pela adaptação do câmbio com tunel na saída.

- tem uma peça dourada entre a caixa sêca e a carcaça do cambio. Parece um espaçador de aço bi-cromatizado. Você confirma? Isso é que eu não entendo do porque estar lá.

Você está enrolado!

Como o jeep está adaptado, você tem que trabalhar com adaptação em cima de adaptação, então, não me preocuparia em comprar peça nova, tipo a hélice, vai jogar $$$ fora. Pegue num demanche.

A hora que der para fazer tudo dentro dos conformes, as peças corretas entram com as folgas certas.

cristiano
08/11/2004, 13:18
Bom, vou repetir as perguntas do outro tópico;

- gostaria de ver uma foto da lateral do seu jeep; uma simples foto do jeep, tenho uma dúvida sobre o modelo da sua carroceria.
Não é da inclinação do motor não.

- para mim, o motor está muito para frente e consequentemente, para cima. Isto se explica pela adaptação do câmbio com tunel na saída.

- tem uma peça dourada entre a caixa sêca e a carcaça do cambio. Parece um espaçador de aço bi-cromatizado. Você confirma? Isso é que eu não entendo do porque estar lá.

Você está enrolado!

Como o jeep está adaptado, você tem que trabalhar com adaptação em cima de adaptação, então, não me preocuparia em comprar peça nova, tipo a hélice, vai jogar $$$ fora. Pegue num demanche.

A hora que der para fazer tudo dentro dos conformes, as peças corretas entram com as folgas certas.

Entendi... vou tirar uma foto da lateral e outras do câmbio para confirmar esse espaçador, o mecânico não me falou da existência desse espaçador, mas pode ser que ele não tenha notado ou olhado...

Pode explicar melhor o que é "...câmbio com tunel de saída" , não entendi muito bem.

Tá suspeitando que a carroceria esteja com problemas ??

Marcelo R. A. da Cunha
08/11/2004, 13:30
Voce tambem pode criar um espacador entre a helice e a polia da helice como uma arruela com a mesma furacao da helice e seria so um caso de vc substituir os parafusos por uns mais longos.

rgds

Marcelo

mattheus
08/11/2004, 13:39
Fala ai Cristiano,

O que é aquele tubo preto que passa por trás da mangueira do radiador :?:

Se for uma mageira também, nã daria para passar ela por cima do motor :?:

Daí você mandaria fazer uma mangeira que passasse rente com o motor, ocupando o espaço daquele tubo preto.

Vá em uma casa de mangueiras com a viatura e peça uma acompanhe o desenho do motor, assim acho que você não vai ter mais problemas com a hélice, podendo até levar a hélice nova para ajustar a mangueira a ela.

E o melho de tudo :D :D não precisa mexer com as adaptações.

[]´s

Mattheus

cristiano
08/11/2004, 14:05
Fala ai Cristiano,

O que é aquele tubo preto que passa por trás da mangueira do radiador :?:

Se for uma mageira também, nã daria para passar ela por cima do motor :?:

Daí você mandaria fazer uma mangeira que passasse rente com o motor, ocupando o espaço daquele tubo preto.

Vá em uma casa de mangueiras com a viatura e peça uma acompanhe o desenho do motor, assim acho que você não vai ter mais problemas com a hélice, podendo até levar a hélice nova para ajustar a mangueira a ela.

E o melho de tudo :D :D não precisa mexer com as adaptações.

[]´s

Mattheus

Mattheus, aquela mangueira também é de água, que aliás o antigo dono zé mané pintou ela de azul, acredita ?!? não sei se posso passar ela por cima, talvez fazendo um suporte para ela....

Mas vou fazer o que me disse, levar para uma loja que trabalha com mangueiras e ficar provando...

Valeu !!

leopoldo
08/11/2004, 14:29
Oi Cristiano,

Não precisa mais mandar uma foto lateral do jeep.
Ví que você já colocou no seu album uma +/- de lado....dá para ver que é mesmo um CJ5.

Então é o seguinte:

Não é possível colocar um motor 4 cil ohc na posição original no CJ5 com o tunel instalado O tunel é aquela peça cônica de onde sai o eixo da cruzeta.

É por isso que, para colocar esse motor no jeep, êle foi instalado beeeem + à frente do que deveria estar.

Mesmo assim, o cardã trazeiro ficou curto e a distância hélice / radiador ficou + curta, assim como ficou maior a altura do motor em relação ao chassis.

Enquanto você não arrumar o kit da reduzida e montar o cambio como de jeep mesmo, não vai poder puxar os suportes e o motor + para tras.

então, uma coisa puxa a outra:

A adaptação do cambio fez com que o motor tivesse que ser colocado + para frente, que então ficou alto é próximo demais do radiador, prejudicando o espaço para a hélice e esta pega na mangueira.
Como o cambio é + comprido que o original por causa do tunel, e mesmo colocado para frente, o cardã fica muito curto e muito inclinado, causando vibração e quebra das cruzetas.

cristiano
08/11/2004, 16:39
Oi Cristiano,

Não precisa mais mandar uma foto lateral do jeep.
Ví que você já colocou no seu album uma +/- de lado....dá para ver que é mesmo um CJ5.

Então é o seguinte:

Não é possível colocar um motor 4 cil ohc na posição original no CJ5 com o tunel instalado O tunel é aquela peça cônica de onde sai o eixo da cruzeta.

É por isso que, para colocar esse motor no jeep, êle foi instalado beeeem + à frente do que deveria estar.

Mesmo assim, o cardã trazeiro ficou curto e a distância hélice / radiador ficou + curta, assim como ficou maior a altura do motor em relação ao chassis.

Enquanto você não arrumar o kit da reduzida e montar o cambio como de jeep mesmo, não vai poder puxar os suportes e o motor + para tras.

então, uma coisa puxa a outra:

A adaptação do cambio fez com que o motor tivesse que ser colocado + para frente, que então ficou alto é próximo demais do radiador, prejudicando o espaço para a hélice e esta pega na mangueira.
Como o cambio é + comprido que o original por causa do tunel, e mesmo colocado para frente, o cardã fica muito curto e muito inclinado, causando vibração e quebra das cruzetas.

Putz Leopoldo, acho que você matou o problema, eu não tinha noção da distancia do radiador para o motor originalmente instalado...

O problema do cardã eu resolvi, mandei para o torneiro e ele aumentou...

Depois disso levei em outro mecânico para olhar a inclinação e esse me disse que essa inclinação não compromete as cruzetas, porque ele foram preparadas para trabalhar com um nível de inclinação, e não está pegando nas flanges.... ??? só não sei quanto ???

Acha que vou ter problemas para colocar ele 4x4 ?? Além de trocar os eixos dianteiro e traseiro e colocar uma redução ??

leopoldo
08/11/2004, 16:47
Não Cristiano.

O jeep já nasceu 4x4. Só que aleijaram o seu.

Para voltar a ser o que era, para começar os 2 eixos, o cambio+transferência+alavancas, cardãs e a travessa do cambio + coxins.

daí, para puxar o motor para a posição fica fácil e depois você vem desfazendo todas as burradas.

Mas como já comentado por todos, vá com calma ou abre falência antes de começar......e sempre espere surpresas.

mattheus
08/11/2004, 17:45
Não Cristiano.

Mas como já comentado por todos, vá com calma ou abre falência antes de começar......e sempre espere surpresas.

Puts, falow tudo.

É a mais pura verdade, pois vai chegar uma hora, principalmente no finzinho da reforma, que você vai dar tudo que tem, o que não tem e ainda o que tiver.

Esqueça de roupa nova, tenis novo, viagens, feriado não existirá mais (a não ser para fuçar no jipe), família se voltará todos contra você, seus amigos vão começar a te tratar como um louco, mas apesar disso tudo

:lol: :lol: AINDA ASSIM VALE A PENA :lol: :lol:

[]´s

Mattheus

cristiano
09/11/2004, 08:23
Mattheus -> Gente que nem você que todo jeepeiro em início de reforma precisa, um cara que bota a gente para a frente... :lol:

Leopoldo -> eu não consigo deixar esse cambio quando voltar ele 4x4 ?? Acho ele tão bom, engates precisos e a marcha bastante longa... Senão, qual cambio posso colocar no lugar dele ?? Valeu pela força.

leopoldo
09/11/2004, 09:28
Cristiano,

O cambio é de F100/maverick/rural/jeep/F75, porém, são só as engrenagens.

Na F100/maverick/rural/F75 usa-se o cambio com o tunel.

No jeep e nos modelos F75, rural como também tem o 4x4, a carcaça é ligeiramente diferente e tem a caixa de transferencia+reduzida.

Voce poderá usar quase tudo, a menos do tunel e do eixo entalhado do cambio.