Conectar

Ver Versão Completa : Pneus Botta - Troque o 1º T por um S

Cotrim
08/11/2004, 00:42
Pessoal,

Aproveito o fórum para fazer uma crítica à uma recauchutadora de pneus.

PNEUS BOTTA ou, como prefiro, PNEUS B****

Os pneus não permitem balanceamento correto, é torto e cheio de manchões. Ontem (06/11) durante o balanceamento, o funcionário da loja disse, meio desanimado, que a roda já estava com mais de 400 g e ainda pedia mais. Questionei se era pelo fato da roda estar levemente empenada, ,mas ele falou que o empeno era imperceptível, pois o pneu estava totalmente oval devido à recauchutagem de péssima qualidade.

Não comprem pneus desses caras, são incompetentes.

[]'s revoltados

ojaneri
08/11/2004, 08:19
Ola escoria,

Pneus recauchutados sao dificilimos de balancear mesmo, ainda mais em tamanhos grandes. Tente em locais que balanceam pneus de caminhão.

Lembre que até 30 d apos a compra, voce tem o direito de devolver o produto e pegar o que pagou, caso seja do seu interesse.

Cotrim
08/11/2004, 10:05
Osvaldo,

Eu sei disso, não é o problema de não balancear, mas o fato do pneu estar DEFORMADO devido à má execução da recauchutagem.

Se olhar a linha que acompanha a lateral do pneu, ela está concênctrica , mas a banda não. Não é problema de peso no pneu, pois isso eu até entenderia, a carcaça também não está deformada, salvo os manchões, mas a banda está totalmente torta.

Quanto ao prazo de garantia, não existe mais, embora isso seja vício de fabricação.

[]'s

Marcelo R. A. da Cunha
08/11/2004, 10:12
Ja tentou falar com o fabricante??quem sabe se vc explicar a situacao ele nao troca o pneu para vc??

um abraço

Marcelo

Cotrim
08/11/2004, 10:36
Marcelo,

Falei com o vendedor deles que estava no Ibira e ele disse que, como os pneus já estão muito usados, não existe garantia.

Uma vez tive um problema com um pneu da Firestone, que estourou na Dutra, e eles trocaram por um novo. E o pneu já tinha mais de 30.000 Km rodados. É questão mercadológica.

[]'s

Marcelo R. A. da Cunha
08/11/2004, 11:43
Bem nesse caso eu agradeço a dica.........

um abraço

Marcelo

Marcelo R. A. da Cunha
08/11/2004, 11:55
Uma dica se nao for muito longe de sua casa porque vc nao leva o pneu la para eles balancearem?????Assim vai ser mais facil para vc mostrar para eles o defeito de fabricação(Va direto na fabrica, o endereço esta na pagina deles na internet.).

Um abraço
Marcelo

Bomba
08/11/2004, 12:13
Dá uma passada lá na loja deles, é na Vila Guilherme. Conversa com os caras, eu fui lá colocar os da minha viatura e os caras foram muito gente boa. E, pelo menos os pneus que eu peguei não tinham nada de errado.
Agora, quantos km você já rodou com esses pneus, afinal?!? Se você está dizendo que foram muito usados...
[]s,

Cotrim
08/11/2004, 14:10
Rogério e Marcelo,

A questão não é quantos km o pneu já rodou, u simplesmente não sei, pois o hodômetro do meu Jeep funciona mal. O fato é, indiferente do que foi usado, seria legal se eles assumissem o erro.

A recauchutagem é ruim, pois não é um pneu com problema, são os dois que possuo, que têm o mesmo problema.

Vendo pelo lado bom, quando for trocar, é um fornecedor a menos que tenho que quotar.

[]'s

cristiano
08/11/2004, 14:16
Uma vez tive esse problema e fiz o balanceamento no local e resolveu... normalmente se faz em lojas que mexem com caminhão ou camionete...

ojaneri
08/11/2004, 15:24
Eu tenho um jogo dos pneus botta 30" Jetguard e nunca tive problemas com os pneus...mas tambem nao balanceei nem alinhei o samurai (nem com o bf31)

[]s
Osvaldo

Eduardo Chaves
08/11/2004, 16:04
Não querendo por lenha na fogueira, mas o 3K tem garantia permanente, até acabar...

E olha que já precisei e fui prontamente atendido, inclusive com troca de pneu, e tb já estavam gastos...

Ahhh... e dá balanceamento...

[]'s na certeza que 3K é o melhor custo/benefício do mercado...

Pinhal
08/11/2004, 17:09
Ae Edu,
Virou Garoto Propaganda da 3K!!! :D :D :D
Tô Zuando....... calço 3K e não tenho o que reclamar, aliás, só tenho elogios pras chuterias e pro pessoal da 3K, que em matéria de atendimento é nota 1000!!!

[]'s

Eduardo Chaves
08/11/2004, 17:27
Marcelo,

É que se o negócio é bom, tem que se falar, gostaria de naum ser o único em minha cidade com 3k, mas sou, e o pessoal daqui não consegue enxergar a superioridade à ponto de optar na hora da troca...

Garoto propaganda tem que usar 35" ( Preciso falar com o Marcel... hehehe... )

[]'s sem comissão e sem puxasaquismo...

Cotrim
08/11/2004, 17:41
Eduardo,

Por conhecer a qualidade dos produtos e do atendimento da 3K, fiquei extremamente insatisfeito com a atenção oferecida pelo pessoal da PB.

Se o pneu está com problema de recauchutagem, eles deveriam, no mínimo pedir para verem o pneu, o que não ocorreu.

A Firestone não só me escutou, como tb resolveu o meu problema. A 3k já trocou pneus com mais de 20.000 rodados e a BOTTA falou que o pneu já não é mais novo. Certos problemas são imperceptíveis quando o pneu é novo, mas vão se agravando conforme vão ficando mais velhos.

Coloquei o fato aqui no fórum para dar uma chance deles responderem e também para alertar as pessoas sobre o que ocorreu comigo.

[]'s frustrados

Eduardo Chaves
08/11/2004, 18:04
Fábio,

Realmente não dá para entender a posição deles hoje com seu caso.

Mas não precisa ter bola de cristal pra saber que indo dessa forma, logo logo a posição será de 4... hehehe...

[]'s tentando conformar o amigo...

Dennis Figueiredo
08/11/2004, 19:15
Marcelo,

É que se o negócio é bom, tem que se falar, gostaria de naum ser o único em minha cidade com 3k, mas sou, e o pessoal daqui não consegue enxergar a superioridade à ponto de optar na hora da troca...

...

Aqui também é assim.... galera só quer saber dos frontiera......

[]´s de frederico 36 :twisted:

Eduardo Chaves
08/11/2004, 20:44
Aqui também é assim.... galera só quer saber dos frontiera......

Pois é... vai entender...

Não tem nem o que falar...

[]'s de Frederico 31" :((( ( snif... )

Klendatu
08/11/2004, 20:57
Eh por essas e outras que eu não compro e nem comprarei pneu reformado por metodo algum.

Dennis Figueiredo
08/11/2004, 23:19
Eh por essas e outras que eu não compro e nem comprarei pneu reformado por metodo algum.

Falando em pneus OFF.....

Não chamaria de pneus reformados.... chamaria de... vitaminados :wink:

Bomba
08/11/2004, 23:43

Se ainda tivesse opção, beleza... mas e quem faz trilha? Nesse segmento, tanto por questões de preço como de desempenho, hoje em dia não tem opção no mercado que bata os recapados. Mais baratos, desenho mais agressivo e eficiente. Se nenhum fabricante fizer nada melhor, vamos continuar do mesmo jeito.
Se for pra expedições, passeios 4x4, areia, etc, não precisa de muita coisa, mesmo. Bota um Scorpion R/T e tá tudo certo.
[]s,

Cotrim
09/11/2004, 11:15

É que para ir ao shopping, existem vários modelos e marcas de pneus. Para ir às trilhas, existem vários tipo novos, mas nenhum com a agressividade dos recapados.

No meu Jeep utilizo os modelos argentinos por utilizar o carro no asfalto também, mas assim que der, trocarei os pneus por recapados 3K e estarei apto a passar por qualquer terreno, assim como o Edu Chaves.

BO(S)TTA NUNCA MAIS

[]'s

Klendatu
09/11/2004, 11:59
Como eu disse no topico da 3K, quando eh para competições, trilhas muito pesadas, etc o jeito eh usar essas p0rr@s...
Mas para dia-a-dia, uso misto, nem pensar

Eduardo Chaves
09/11/2004, 15:41
Como eu disse no topico da 3K, quando eh para competições, trilhas muito pesadas, etc o jeito eh usar essas p0rr@s...
Mas para dia-a-dia, uso misto, nem pensar

É isso æ Klendatu...

Agora pegou o espírito da coisa...

Eu tenho um jogo de pneus para o dia-a-dia e os kichutes 3K somente para trilhas e deslocamentos necessários até lá...

[]'s...

Ricardo Cubas
09/11/2004, 16:45
Não acho os 3K tão ruins assim para o dia a dia. Tinha um jogo de 31 Frederico e rodava normal até em viagens.

Agora estou com Tannuri 35 e apesar de agora usar o engesa praticamente só em trilhas ainda dou umas voltinhas com ele no shopping :lol:

Não existe nenhuma opção similar aos 3K no mercado , e não é porque o pneu é remold que é ruim. Quem fala isso não entende de pneu muito menos de off road :wink:

Klendatu
09/11/2004, 17:06
Quer saber o que eu acho de pneus reformados? leia o topico da 3k.

Ricardo Cubas
09/11/2004, 17:13
Quer saber o que eu acho de pneus reformados? leia o topico da 3k.

Já li. :wink:
Já sei. :?
Não importa o que voce acha, voce não entende.

Klendatu
09/11/2004, 20:52
Então vamos lá.
Justifique sua afirmação.

andretomasi
09/11/2004, 21:10
http://www.drod.net/forum/emoticons/frusty.gif

[ ]´s

RAFAEL TOSTES
09/11/2004, 22:23
Amigos...
Não é só pneu recauchutados...
comprei 4 mudzilla, 35 na primeira tentativa re balanceamento
tbém foram gastos quase 0,5 kg de chumbo, fiz um novo balanceamento
retirando os kilos de chumbo das rodas e ainda não ficou bom, continua vibrando muito, vou tentar o balanceamento de caminhão...
donos de mudzilla me ajudem
Abraço a todos

Afonso Carlos
10/11/2004, 12:37
Ok, Raphael algo está errado, pois eu tenho dois jogos de Pneus maxxis, um modelo Mudzzila 35X13,5X15 e outro creepy crowler 37X14,5X15 e deram balanceamento perfeitamente e sem falar que também tenho Bead Lock nas rodas.

Um abraço Afonso Carlos.

RAFAEL TOSTES
10/11/2004, 19:40
Afonso...
A roda e os pneus são novos
mas trepida um pouco no asfalto próximo de 60-70 km,
principalmente na traseira :( :( :(
Abraços

Afonso Carlos
10/11/2004, 20:40
Ok, Vc já verificou os rolamentos?
Será que não tem nehum semi-eixo torto na traseira?
Ou um cubo torto na frente?

Se estiver tudo OK, beleza, tente balancear novamente e ve no que da.

Um abraço Afonso Carlos.

RAFAEL TOSTES
10/11/2004, 22:41
Afonso...
O engesa estava com grabber 35, mudei para mudzilla e começou a aparecer "chimi"...
Ainda tentando resolver o problema
Valeu pela dica
[]s

Ed
11/11/2004, 10:49
na minha opnião, a recapadora, tem q se responsabilizar pelo produto sim.
É muito fácil falar q a garantia acabou depois q o produto deu problema, no mínimo os caras deveriam pedir pra analizar o problema!!!

[]'s apoiando o amigo q agora tá pulando mais q cabrito, correndo o risco de sofrer um acidente devido a baixa qualidade dos recapes do BOsTA!!

Cilon Carlos Heck
11/11/2004, 11:53
Pessoal

Há dois anos comprei Firestone ATX 23º tamanho 31" e um deles veio torto. Comprovado pelo cara que fez o alinhamento no Engesa (fora da loja). Voltei na loja e trocaram para mim. Beleza. Feito novo alinhamento (faço fora da loja porque não confio nelas), tinha outro com problema. Voltei na loja novamente e fizeram o seguinte: tiraram todos os peneus do jipe e colocaram novamente. Aí ficou bom. A justificativa para o segundo problema foi de que a roda estava mal colocada no jipe. Acho uma justificativa porca, pois uma loja de fábrica dizer que colocou mal um peneu no seu carro é inaceitável, poderia provocar um acidente.
Mas tudo bem. Experimenta fazer o teste, tira os peneus do seu jipe e coloca de novo. Quem sabe...

[ ]'s

Dennis Figueiredo
11/11/2004, 12:00
Aí Cilon.... só pra dizer que o certo é PNEU e não PENEU. :wink:

RAFAEL TOSTES
11/11/2004, 12:37
Cilon...
todas as esperiências são bem vindas...
vamos tentar.
[]s

Cilon Carlos Heck
11/11/2004, 12:42
Aí Cilon.... só pra dizer que o certo é PNEU e não PENEU. :wink:

:roll: :roll: :roll: :roll: :lol: :lol:

[ ]'s

Cotrim
13/11/2004, 19:29
Cilon,

Bem ou mal, eles te atenderam. A minha raiva é que o BOsTTA não me atendeu.

[]'s

xadventure
16/11/2004, 04:38
Bem, e os do Geninho Sào bons?

Eduardo Chaves
16/11/2004, 17:03
XAD...

Tenho 2 amigos com o geninho 1001, um no Niva que está muito satisfeito e outro num CJ, este trocou o frontiera pelo 1001 e tb está bastante satisfeito...

Claro que naum são nenhum 3k... hehehe...

[]'s...

Nando
18/11/2004, 02:16
Caras,

Vcs estão todos meio "pinel"! Pra que balancear um pneu 150% terra como os 3K ou Mudzila (não foi dito qual o desenho dos Botta). Quem anda mais de 70 por hora na trilha??? Vai tentar balancear um Interco Bogger pra ver o que acontece! Isso é pneu puramente pra trilha (e bem pesada), vai andar com o Tannuri em um dia de chuva ver o medo que da. Simplesmente vcs estão confundindo as botas: uma coisa é para uma coisa e outra coisa é para outra coisa. Quer um bom pneu na terra e no asfalto para uso de dia a dia, compra um BF AT ou Goodyear MTR. Quer um bom pneu pra lama e um pouco de asfalto em viagens, compra um BF MT. Quer um ótimo pneu pra lama por e um pouco de deslocamento em asfalto, compra aquele Marisco (dizem eles 70/30) da 3K, ou um pra rockcrawling tipo Irok. Quem um desempenho exepcional em trilha e um mínimo de deslocamento em asfalto, arruma um Fronteira, um Bogger ou um 3K 100% (Tannuri, Fred, etc) e é isso.
Quer um pneu perfeito, 100% asfalto e 100% lama, pede pra PAPAI NOEL que ta chegando o natal!

( )s

Nando
18/11/2004, 02:19
E querem saber, ainda acho um absurdo o preço dos pneus recauchutados aqui no Brasil!

leitao
20/11/2004, 23:35
PessoALL,

O calcanhar de Aquiles de qualquer pneu reformado é a sua principal matéria prima = a carcaça.

Carcaças perfeitas em 99,9% dos casos resultam em ótimos pneus reformados, por qualquer que seja o processo.

Um pneu dura 5 anos, a partir daí ele resseca rapidamente, perdendo sua resistência. Geralmente pneus com mais de 5 anos deslocam sua estrutura interna. O envelhecimento estraga não só a borracha das laterias, como também o liner interno da vedação, o talão e a estrutura de nylon e aço.

No Brasil é muito difícil selecionar boas carcaças para reformas. É muito comum encontrar reformadores fazendo lixo. Ninguém conhece, todo mundo toca o pau. Aí vem os problemas.

MAs é bom falar tb que outros fatores podem estragar pneus novos ou reformados.

1) Impactos podem danificar e deslocar o interno dos pneus, e talões.

2) Montagens/desmontagens mal feitas podem danificar a vedação do talão.

3) Consetos mal feitos por borracheiros despreparados ( a maioria) e rodar com baixa pressão danificam o liner e acabam por deslocar a estrutura da carcaça.

4) Furos simples podem deslocar a carcaça.

Com relação ao balanceamento... existe uma grande discussão nos EUA sobre balancear ou não pneus maiores que 35.

Acho que quem roda pouco, só faz trilha por perto e anda com o jipe encarretado não precisa balancear, talvés não valha a pena.

MAs para quem roda normalmente com pneus grandes é fundamental balancear.

MAs não vai ser qualquer loja que irá querer ou irá conseguir... o segredo está na centralização da roda na máquina.

Alguns pneus podem simplesmente não permitir balanceamento caso eles estejam com a carcaça deslocada.

Eu balanceei meus MAxxis e eles pegaram 300 gramas em média... Só as rodas sozinhas pegam 100 gramas. Minhas rodas atuais pegam sozinhas 250 gramas 16x11. Ainda não balanceei com as novas rodas.

Já tentei balancear alguns pneus reformados de reformadoras desconhecidas e não deu.... era muito irregular, pegou masi de 1 Kg. não coube na roda.

Algusn 3K tb pegam muito chumbo o que torna muito difícil o balanceamento...

Eu cobro R$ 30,00 para balancear pneus maiores que 33. DEmora muito, desgasta muito a máquina (rolamentos) e gasta muito chumbo. NOs EUA tb é bem caro balancear pneus grandes.

Uma dica é balancear no local como se faz na dianteira de caminhões e ônibus... a precisão é de 10 a 20 gramas mas resolve na maioria das vezes.

Alguns comentários sobre os tipos de reforma:

1) A reforma a frio pré-moldada usando bandas prontas permite que se reforme praticamente qualquer pneus/medida com qualquer banda pré-moldada disponível.

2) O Sistema pré-moldado é mais durável e confiável que a maioria dos outros processos (com excessão do Black Star). TEm baixo índice de defeito quando usado em carcaças até 3,5 anos.

3) O Sistema pré-moldado artesanal (3K) é tb muito durável e com baixo índice de defeito. mas deve ser usado em baixas velocidade (abaixo dos 80 Km/h) sob o risco de desagregamento da carcaça.

4) Quanto mais peso se coloca sobre a carcaça e maior for a velocidade, maior a chance de desagregamento de cinturas.

5) OS pneus reformados pelo processo a quente tradicional = recauchutagem. Como os pneus Super Fronteira e outros do Botta, Repecol, etc... tem acabamento estético superior aos pneus feitos pelo pré-moldado, porém a durabilidade e o índice de defeito é bem maior.

6) O índice de defeito de pneus a frio com carcaças commenos de 3,5 anos e feitos dentro das normas da ABNT é de 1 caso por 1000 unidades. O índice de defeito de pneus novos no brasil é de 1 caso a cada 5000 unidades. Estou incluindo aí defeitos estéticos, de vazamentos e deslocamentos. Casos de estouro são raríssimos, menos de 1 cado por milhão de unidades.

7) O índice de defeito para pneus feitos a quente recauchutados feitos dentro das normas é de 5 a cada 1000. Já pneus feitos fora das normas tem índices de até 10 %, ou seja 100 a cada 1000. Uma enormidade. É por isso que muitas pessoas têm preconceito contra pneus reformados. E com razão. Como identificar aqueles feitos dentro das normas e aqueles feitos fora.

8) Pneus feitos a frio duram igual ou até 20% mais que pneus novos similares... já pneus feitos a quente duram de 35% menos até 20% mais como no caso dos Black Star. A economia real de usar pneus reformados irá variar de 10% no caso de pneus de passeio (remold nacional) até 200% no caso de caminhões (a frio)

Estes índices aqui espostos são um apanhado de cursos e palestras em 11 anos de trabalhos com pneus reformados e novos, e experiÊncia de campo nas minhas lojas.
Fontes primárias e secundárias: Pirelli Pneus S.A. Michelin, Borrachas Vipal, Borrachas Tipller, Marangoni Pneus, observação de campo.

Espero ter desmistificado algumas coisas que as pessoas pensam sobre pneus reformados.

Klendatu
21/11/2004, 00:11
Depois de ler isso....

confio menos ainda em pnues reformados.....

so desenhos muito exclusivos pra trilha em baixa velocidade....

Depois do susto que passei, reformado nunca mais....

Nando
21/11/2004, 19:42
Penso que esse é um típico caso de gambiarra por falta de opções ou grana, muito comum aqui no Brasil. É um negócio de meter mola de monza entre feixes, trocar feixes por helicoidais, remanufaturar amortecedores, recauchutar pneus..... se tivessemos o que tem la nos Eua pelo preço que eles pagam tudo seria infinitamente mais fácil, barato e acima de tudo seguro. Enquanto isso.....

Dennis Figueiredo
21/11/2004, 20:40
Eu fui um exmeplo de pegar Swampers NOVOS e mandar raspar..... acho o desenho original porcaria para meu uso... nada de mais... independente de ser brasileiro ou não. Não penso que fiz gambiarra, mas que dei uma VITAMINADA nos pneus.

[]´s

equipeminas4x4
22/11/2004, 18:50
...se tivessemos o que tem la nos Eua pelo preço que eles pagam tudo seria infinitamente mais fácil, barato e acima de tudo seguro. Enquanto isso.....

Se papai fosse mamãe eu teria duas mamães.....

[]´s...

Padeiro
14/01/2009, 19:57
Marcelo, como vc já demonstrou grande conhecimento na área de pneus gostaria de lhe fazer uma pergunta. Vc sabe dizer quais seriam as melhores opções do mercado em pneus para montar um jogo secundário pra lama? Na sua opnião remanufaturados são viáveis? Tem alguma marca superior à outra (geninho,tatu,etc)? Estava pensando no geninho 1001 acho q é 60/40. Obrigado e abç

Cotrim
17/11/2009, 16:18
Padeiro,

Embora esse tópico tenha mais de 5 anos de inatividade, vamos lá:

Genius, Tatu ou 3K são excelente pedidas.

O Genius 1001 é pra você pegar a estrada do sítio no final de semana. Para montar um jogo secundário, procure desenhos mais agressivos, como os da 3K, o Genius Lama ou o Armadillo 2 da Tatu.

[]'s