PDA

Ver Versão Completa : Adquirir Pneus novos

Edimeireles
22/04/2009, 16:05
Adquiri um Ranger recentemente, e tenho que trocar os pneus. Detalhe: gostaria de aproveitar o step, Firestone FSR zerado, e adquirir outros três da mesma marca. O uso é 90% asfalto. Tenho lido sobre alguns usuários não simpatizantes desta marca de pneu. O que vocês me aconselham? Qual outra marca adquirir?

dudu83
22/04/2009, 20:04
o problema do fsr e que ele dura muito pouco

na ranger branca decidimos manter a medida 235/75 15 e quando fomos colocar o fsr naum achamos de jeito nenhum, optamos por usar o bridgestone dueler ht ate agora se mostrou um pneu muito bom tanto no asfalto quanto na lama e no cascalho, inclusive muito melhor do que os dunlop at3 31x10,5 r15 que uso na ranger cinza...

como vc anda 90% asfalto se fosse vc colocaria pneus michelin, pode custar mais caro mas no final das contas compensa pela durabilidade...

T.T. Rex - Tio Balú
22/04/2009, 20:25
Em sedans usei muito os Goodyear SP3, de composição mais dura. Rodava só em asfalto e duravam bem. Não sei qual o equivalente para a picape. Para mim ainda está um pouco longe para a troca, mas é bem provável que vou trocar com os hermaos paraguaijos em cidad del leste.
Att
Tio Balú

Edimeireles
23/04/2009, 10:37
o problema do fsr e que ele dura muito pouco

na ranger branca decidimos manter a medida 235/75 15 e quando fomos colocar o fsr naum achamos de jeito nenhum, optamos por usar o bridgestone dueler ht ate agora se mostrou um pneu muito bom tanto no asfalto quanto na lama e no cascalho, inclusive muito melhor do que os dunlop at3 31x10,5 r15 que uso na ranger cinza...

como vc anda 90% asfalto se fosse vc colocaria pneus michelin, pode custar mais caro mas no final das contas compensa pela durabilidade...

Valeu pela dica dudu83.
Tô pensando em deixar o fsr como step mesmo e partir para a michelin.

EDUNISSAN
23/04/2009, 11:12
Valeu pela dica dudu83.
Tô pensando em deixar o fsr como step mesmo e partir para a michelin.

Tenho minha atual S10 CS calçada com pneus Michelin 235/75 15 A/T. Já perdi a conta de quantos kms eles tem, pois vieram da minha S10 anterior. Quando rodava com Firestones eu sentia a S10 pular muito, com os novos Michelin mudou da água para o vinho. Fazendo rodízio e com a calibragem correta esses Michelin duram... duram... duram :dance:

Breno Costa
23/04/2009, 17:15
Bem chego a hora de trocar os pneus da Ranger daqui tambem porem surgiu uma grande duvida, na loja aonde eu fui Espantalho pneus não tinha nenhum pneu A/T mas ai fui na japura e la tinha um pneu cooper discovery Atr eu acho que era isso 265/75 porem nunca ouvir falar do mesmo.

aguardo respostas

Dieselboy
23/04/2009, 19:39
... ai fui na japura e la tinha um pneu cooper discovery Atr eu acho que era isso 265/75 porem nunca ouvir falar do mesmo ...

Cooper é uma marca renomada lá fora :concordo: basta vc buscar reportagens ou comparativos frente aos seus concorrentes, que vc verá o que estou dizendo.

Aliás, vc e a gde maioria nunca ouviram e mto dificilmente tomarão conhecimento dessa e outras marcas, porque criou-se um "mito" em torno de marcas como; Michelin e BF Goodrich, fato que infelizmente acaba "cegando" o consumidor em relação à existência de outras gdes marcas.

Não que a Michelin e BF sejam ruins, ou que deixem a desejar :stop: :discordo: muito pelo contrário, só que é bom estar ciente que não são as ÙNICAS qdo o quesito em questão é qualidade.

Quer saber mais? pesquise sobre, Dick Cepek, Sumitomo, Nitto, Mickey Thompson, entre outras e tire suas próprias conclusões :concordo:

dudu83
23/04/2009, 19:40
Bem chego a hora de trocar os pneus da Ranger daqui tambem porem surgiu uma grande duvida, na loja aonde eu fui Espantalho pneus não tinha nenhum pneu A/T mas ai fui na japura e la tinha um pneu cooper discovery Atr eu acho que era isso 265/75 porem nunca ouvir falar do mesmo.

aguardo respostas

esse pneus COOPER sao americanos sempre quis usar um jogo desses por causa dos famosos COOPER COBRA que sao usados naqueles shelby cobra... nunca ouvi falar mal deles, na proxima troca dos pneus da ranger cinza eles sao minha segunda opcao, na japura eles estao com precos muito bons...

Breno Costa
23/04/2009, 20:21
Valeuz pelas dicas e esclarecimento.

Hoje eu vi uma Ranger Xlt 2005 com esses pneus eu achei maiores que os Bf 265/75.

Quando tiver pronto eu ponho uma foto pra mostrar como é que ficou se quiserem.

T.T. Rex - Tio Balú
23/04/2009, 20:57
Lóügico qüê qüêürêmos !

Leonel Lousa
23/04/2009, 21:18
Se for usar o step da Ranger para completar o jogo de pneus, lembre - se que pneu tem validade (5 anos). Um amigo meu desceu o step de uma Dakota 2001 (goodyear wrangler rt/s) e teve um problema sério, ele estava ressecado, 4 meses depois a banda de rodagem dele se soltou, sorte que foi dentro da cidade.

fredycoelho
23/04/2009, 23:27
Se for usar o step da Ranger para completar o jogo de pneus, lembre - se que pneu tem validade (5 anos). Um amigo meu desceu o step de uma Dakota 2001 (goodyear wrangler rt/s) e teve um problema sério, ele estava ressecado, 4 meses depois a banda de rodagem dele se soltou, sorte que foi dentro da cidade.
É isso aí, checa a data do lado da sigla DOT (indica Semana/Ano) que é a data de fabricação. E quando for comprar pneu novo checa esta data também... Só o que tem por aí é pneu 3 - 4 anos de fabricação enganchados nas revendas esperando o "próximo comprador"... Teoricamente esta validade só conta após a venda pois o pneu fica "nas condições ideais de estocagem nas revendas" Eu não acredito e prefiro e só compro se for pneu "do ano"!! Nos restaurantes a comida fica de qualquer jeito imagina pneus!!

Girti
24/04/2009, 00:46
Adquiri um Ranger recentemente, e tenho que trocar os pneus. Detalhe: gostaria de aproveitar o step, Firestone FSR zerado, e adquirir outros três da mesma marca. O uso é 90% asfalto. Tenho lido sobre alguns usuários não simpatizantes desta marca de pneu. O que vocês me aconselham? Qual outra marca adquirir?

Um amigo meu tem uma L200 equipada com estes pneus, que já rodaram, segundo ele, cerca de 65.000 Km, e ainda poderão rodar mais uns 10-15.000 Km. Detalhe: ele usa a L200 como veículo de carga, ou seja, roda muito com ela carregada até o talo, sendo boa parte destes trajetos feita na terra (ele tem um sítio no Sul de MG). Disse também que, embora não sejam os pneus mais indicados para o barro, vão bem, na maioria das situações. Entretanto, o desenho deles é algo antiquado, o que talvez o desagrade. Mas, talvez devido a este fato, são pneus relativamente baratos, o que faz com que a relação custo-benefício seja muito boa.

MAS (sempre tem um mas...:? ) é importante seguir o conselho dos colegas: verifique qual a validade do pneu que você tem, para descobrir se vale a pena comprar mais três para completar um jogo!

Hugo Boaretto
24/04/2009, 09:49
Na minha ranger uso Pirelli Scorpion A/T 235/75 R15. Já rodei com eles 60.000km e pelo que estou vendo vai mais uns 10.000 traquilo.

Edimeireles
24/04/2009, 10:39
Tinha esquecido dessa dica (validade do pneu). vou dar uma olhada. Mas, caso esteja perto do vencimento, o que fazer? descartar? ou existe alguma outra opção:idea:. ...Depois posto aqui a data do Step. Agradeço a todos que estão postando... estão ajudando muito.

RABUGENTO
24/04/2009, 11:03
Na minha ranger uso Pirelli Scorpion A/T 235/75 R15. Já rodei com eles 60.000km e pelo que estou vendo vai mais uns 10.000 traquilo.

Troquei os meus Scorpion com 70 mil e ainda rodavam alguma coisa.

Troquei por Scorpion A/T-R que são de produção mais recente. Vamos ver como se comportarão.

RGamaJr_4x4
24/04/2009, 14:46
Uso Scorpion ST 235 e estão na hora de serem trocados.
Queria colocar BFs 31", mas estão muito caros e alteraria bastante a relação.

Pensei no Scorpion AT 245. Alguém sabe informar se existe esse pneu para aro 15? Pois só vejo R16.
Se existe, qual seria o perfil? 70 ou 75?

RABUGENTO
24/04/2009, 15:46
Infelizmente parece que só para aro 16.

http://www.pirelli.com.br/web/fitment/selectSearchTyresForm.do?mySelectActived=confirm&myEntryPoint=%2Ffitment%2FhomeCarFull&brandVehicle=1450&modelVehicle=37158&versionVehicle=88027&tyreSize=245%2F70+R16&consent=Y#fitmentanchor

T.T. Rex - Tio Balú
24/04/2009, 18:17
Picapes com step embaixo é uma dificuladade, e a gente acaba esquecendo até de calibrar juntamente com os outros.
Acostumei a tirar o meu a cada 3 meses, lavar e passar o "negrinho" em todo pneu, a base de glicerol, assim evita-se o ressecamento.
Também pode comprar a glicerina e misturar um pouco de álcool eltílico, passar com um pincel, que preserva muito os pneus.
Att
Tio Balú

Giba Diesel
24/04/2009, 18:32
Eu estou com os Pirelli Scorpion - ATR que vieram na picape. Já rodei 50.000 e ainda tenho metade da banda de rodagem.

Acho que rodo uns 80.000 com segurança (sem o pneu chegar na marca de segurança)

Girti
24/04/2009, 19:04
Tinha esquecido dessa dica (validade do pneu). vou dar uma olhada. Mas, caso esteja perto do vencimento, o que fazer? descartar? ou existe alguma outra opção:idea:. ...Depois posto aqui a data do Step. Agradeço a todos que estão postando... estão ajudando muito.

Sei que muitos não vão concordar comigo, mas, embora eu respeite o fato de existirem estas datas, não as levo a ferro e fogo. Se durante muitos anos, isto não foi relevante no uso dos pneus, não vejo porque passe a ser, subitamente, um determinante inflexível no uso dos pneus. Assim, entendo que, se você não abusa da velocidade nem anda no limite de segurança, poderá usar um pneu "vencido". É claro que este pneu deverá ser monitorado, verificando-se regularmente a sua calibragem, a existência ou não de bolhas, rachaduras, desgaste desigual ou excessivo, etc..., mas não vejo porque não comprar mais 3 unidades, pedindo ao revendedor Firestone que examine o estepe e verifique se ainda está em boas condições de uso, para depois montar um jogo completo, rodando com o "ex-estepe" se acabe (ele poderá sofrer um desgaste mais acelerado do que os demais, devido ao fato de a borracha estar mais ressecada, portanto é importante fazer o rodízio, manter a calibragem correta, enfim, zelar pela integridade deste pneu.). Com isto, você irá economizar e evitar o descarte talvez desnecessário de um bom pneu.
Outra opção, já que você não vai poder ficar sem estepe, é comprar 4 pneus, montando um dos pneus novos no lugar do estepe, e usando o "ex-estepe" na traseira (menor perigo em caso de estouro). Depois, durante a vida útil deste jogo de pneus, você poderá fazer um rodízio entre o novo estepe e os dois pneus traseiros, para que o novo estepe também seja utilizado, evitando com isto que surja um novo "estepe vencido".

Dieselboy
24/04/2009, 19:12
Também pode comprar a glicerina e misturar um pouco de álcool eltílico, passar com um pincel, que preserva muito os pneus.

Pelo que me consta, o álcool é um agente que resseca borrachas em geral :shock: sei disso, porque adiciono aqueles limpa-vidros no reservatório dos carros. Bem, justamente uma das recomendações do manual, é que o produto seja ISENTO de álcool em sua formulação, pois a presença do mesmo provocaria (na verdade, acentuaria) ressecamento das mangueiras e palhetas.

Fica o alerta :concordo:

T.T. Rex - Tio Balú
24/04/2009, 20:10
DieselBoy, os alcoóis de baixo peso molecular como o metílico, etílico, propílico,... realmente ressecam a borracha, mas a glicerina, que também é um álcool, tem peso molecular maior, por isso é bastante viscosa, e mantém a borracha úmida e protegida por mais tempo.
Pior para a borracha (solventes amolecedores) são os derivados de petróleo: éter, querosene, gasolina, diesel:mrgreen:, vaselina, etc.
Para a proteção da borracha, os silicones são um pouco melhores que a glicerina .
Lembrar que o que resseca a borracha é a oxidação pelo oxigênio do ar associado as intempéries. Então, uma película do produto, evita a penetração do gás oxigênio no interior da borracha.
Abs
Tio Balú

TylerNTL
24/04/2009, 21:40
Opinião de quem já gastou 04 FSR 255/75 R15. Venda o estepe por um preço qualquer e compre 04 pneus diferente do FSR.

Durabilidade do FSR na minha Ranger foi ridícula mal chegaram a 40k km. Substituí por Michellin que passaram de 50k km e vão até 80k km sem encostar na marca de segurança.

dudu83
25/04/2009, 00:25
Opinião de quem já gastou 04 FSR 255/75 R15. Venda o estepe por um preço qualquer e compre 04 pneus diferente do FSR.

Durabilidade do FSR na minha Ranger foi ridícula mal chegaram a 40k km. Substituí por Michellin que passaram de 50k km e vão até 80k km sem encostar na marca de segurança.

os originais naum fiz rodizio duraram 27.000 km... dai fiz umas saladas com os steps...

RABUGENTO
25/04/2009, 08:32
Eu estou com os Pirelli Scorpion - ATR que vieram na picape. Já rodei 50.000 e ainda tenho metade da banda de rodagem.

Acho que rodo uns 80.000 com segurança (sem o pneu chegar na marca de segurança)

Giba,

Você também roda muito nas melhores estradas do país, por isso os pneus duram mais :)

Os meus (Scorpion A/T) troquei com 70 mil mas não estavam na marca de segurança, deveriam rodar alguma coisa mais antes de chegar na marca.

Breno Costa
25/04/2009, 13:49
Ja foi instalado os Cooper ATR Discovery 265/75.

Não pude ver direito om comportamento do pneu ainda pois so vejo la na fazendo ja que sou de menor :sad: eu acho pelo que vi meu primo dirigindo ate 80 por hora não alterou tanto o desempenho do carro.

VOu postar fotos depois

dudu83
25/04/2009, 14:40

Não pude ver direito om comportamento do pneu ainda pois so vejo la na fazendo ja que sou de menor :sad: eu acho pelo que vi meu primo dirigindo ate 80 por hora não alterou tanto o desempenho do carro.

VOu postar fotos depois

quanto saiu cada pneu desse ai em manaus????

Breno Costa
25/04/2009, 16:40
R$580 cada mais aliamento e balançeamento deu R$2350 eu acho minha mãe que sabe:putz:.

RGamaJr_4x4
25/04/2009, 20:12
Não basta que o pneu rode 100 mil km e ainda tenha algum sulco, pq é comum perdermos pneu quase novo por causa de buracos, rasgos, perfurações, choques na lateral do pneu, etc.

Temos que atentar para todas as especificações do pneu que estão escritas nele, como quantidades de lonas na lateral e sob a banda de rodagem... e seu material (se é rayon, cinturação de aço, nylon...).

Antes de fazer uma viagem na semana santa, tive que descartar um scorpion pq um buraco fez correr a lona e formou um calombo na banda de rodagem que causava um chimbre (e não era pouco não) na direção.

RGamaJr_4x4
25/04/2009, 20:18

VOu postar fotos depois

Breno, não sei qual a medida de pneu que vc usava antes. Mas usando essa medida, uns dizem que a calibragem deve ser menor, outros falam que deve-se manter a recomendada pelo fabricante (da viatura).

Breno Costa
25/04/2009, 20:38
Breno, não sei qual a medida de pneu que vc usava antes. Mas usando essa medida, uns dizem que a calibragem deve ser menor, outros falam que deve-se manter a recomendada pelo fabricante (da viatura).

O pneu antigo era o 245/70 rodo apenas 30 mil kilometros.

o pneu ta com a calibragem da Japurá e tem garantia de 2 anos

RGamaJr_4x4
25/04/2009, 22:34
O pneu antigo era o 245/70 rodo apenas 30 mil kilometros.

o pneu ta com a calibragem da Japurá e tem garantia de 2 anos

Breno, todos os pneus têm garantia de 5 anos a partir da data gravada no pneu onde está DOT. No meu, por exemplo está DOT XL M3 6788 0306, quer dizer que foi fabricado na terceira semana de 2006. Os outros códigos se referem ao tipo de pneu, local de fabricação, etc.

Breno Costa
25/04/2009, 23:42
Então deve ser isso mesmo os dois anos eu chutei por que a japurá da 5 anos de garantia do firestone por que são representante oficial da marca mas deve ser isso mesmo.

Abaixo anexo dos pneus.

Tava de noite por isso fico escuro amanhã posto uma melhor

Edimeireles
26/04/2009, 17:26
Sei que muitos não vão concordar comigo, mas, embora eu respeite o fato de existirem estas datas, não as levo a ferro e fogo. Se durante muitos anos, isto não foi relevante no uso dos pneus, não vejo porque passe a ser, subitamente, um determinante inflexível no uso dos pneus. Assim, entendo que, se você não abusa da velocidade nem anda no limite de segurança, poderá usar um pneu "vencido". É claro que este pneu deverá ser monitorado, verificando-se regularmente a sua calibragem, a existência ou não de bolhas, rachaduras, desgaste desigual ou excessivo, etc..., mas não vejo porque não comprar mais 3 unidades, pedindo ao revendedor Firestone que examine o estepe e verifique se ainda está em boas condições de uso, para depois montar um jogo completo, rodando com o "ex-estepe" se acabe (ele poderá sofrer um desgaste mais acelerado do que os demais, devido ao fato de a borracha estar mais ressecada, portanto é importante fazer o rodízio, manter a calibragem correta, enfim, zelar pela integridade deste pneu.). Com isto, você irá economizar e evitar o descarte talvez desnecessário de um bom pneu.
Outra opção, já que você não vai poder ficar sem estepe, é comprar 4 pneus, montando um dos pneus novos no lugar do estepe, e usando o "ex-estepe" na traseira (menor perigo em caso de estouro). Depois, durante a vida útil deste jogo de pneus, você poderá fazer um rodízio entre o novo estepe e os dois pneus traseiros, para que o novo estepe também seja utilizado, evitando com isto que surja um novo "estepe vencido".

Verifiquei a data de fabricação do estepe, embora nunca tenha sido usado, está vencido e faz tempo (fabricação set/2001). Antes pensava em adquirir três pneus, com a possibilidade de quatro, mas tô vendo que vou ter que descartar o estepe.:cry:

Joao Nogueira
26/04/2009, 19:34
Também tenho que trocar os pneus de minha Frontier, atualmente são os BF 265-70 R15.....

Aproveitando a experiencia dos senhores, será que daria para colocar BF 265-75 R15, alguns foristas falam que pega no paralama, aumenta o consumo do veiculo e dá diferença no velocimetro por ser mais alto.

Uso 90% asfalto.

fredycoelho
26/04/2009, 20:48
Se o pneu estiver vencido ou próximo do vencimento, não é necessário descartar...
O q vc não deve fazer, é andar em alta velocidade e grandes distâncias, pois além da possibilidade do pneu te deixar na mão, pode comprometer sua segurança...
Largar a banda de rodagem ou estourar à 140 Km/h, sem comentários...
Para andar na cidade, sem carga, baixas velocidades, não há problemas!!
Inclusive, grandes marcas de pneus já renderam processos milionários de idenização a vítimas de acidentes automobilísticos decorrentes de falhas em pneus (todos dentro da validade). Nos EUA houve problema com pneus na Explorer (acho que eram Goodyear), no Brasil alguns Firestone e Pirelli, etc. Nenhum fabricante está livre de falhas de projeto/produção...

fredycoelho
26/04/2009, 20:57
Verifiquei a data de fabricação do estepe, embora nunca tenha sido usado, está vencido e faz tempo (fabricação set/2001). Antes pensava em adquirir três pneus, com a possibilidade de quatro, mas tô vendo que vou ter que descartar o estepe.:cry:
Eu venderia este e colocaria 4 "novos". A sua escolha (marca e tipo) dependerá do seu uso e do cascalho disponível!!

Edimeireles
28/04/2009, 10:28
Alguém que adquiriu pneus recentemente, informe as marcas e preços para que possamos ter noção de preços.

RABUGENTO
28/04/2009, 10:33
Alguém que adquiriu pneus recentemente, informe as marcas e preços para que possamos ter noção de preços.

Em janeiro paguei 2.300 em 4 scorpion a/t-r medida original.

fredycoelho
28/04/2009, 11:50
Comprei há 3 meses 4 BF Goodrich AT por 620,00 cada, aqui em Petrolina-PE, ainda não os instalei, pois meus scorpions originais ainda rodam uns 15 mil Km. Quis Aproveitar esta "promoção" devido a instabilidade do Dolar.

Craisiler
28/04/2009, 16:56
Tenho um FSR aki em casa pois quando comprei a bixinha ai de baixo ela veio com o Step novinho em folha, até a risca azul akela que vem de fabrica emcima do peneu, por não axar pneu do mesmo modelo[4 tiras] acabei comprando 2 pneus Firestone Destination A/T 235/75 por 395 reais cada.

PS: Pelo que pesquisei na internet os pneus FSR Radial Firestone tiveram uma aceitação muito grande pelo público, sendo um dos pneus da categoria mais vendidos da Firestone.

Craisiler
28/04/2009, 16:59
Curiosidade:

A série Destination da Firestone é o modelo que acabou substituindo o FSR.