Ver Versão Completa : Óleo MAZDA M5R1 e T-case Borg Warner 1354
Pessoal
foi mal a pergunta imbecil, porém como sabem uso o cambio da ranger e t-case do willys no meu jeep e chegou a hora de remontá-lo
Gostaria de uma ajuda para saber quantos litros de óleo ATF vai no cambio MAZDA M5R1 e na t-case Borg Warner 1354
Me aconselharam o DEXRON III é esse oleo mesmo?? e quantos km é aconselhavel trocar?
obrigado a todos
Walter L. L. Casitta
22/04/2009, 12:24
Pessoal
foi mal a pergunta imbecil, porém como sabem uso o cambio da ranger e t-case do willys no meu jeep e chegou a hora de remontá-lo
Gostaria de uma ajuda para saber quantos litros de óleo ATF vai no cambio MAZDA M5R1 e na t-case Borg Warner 1354
Me aconselharam o DEXRON III é esse oleo mesmo?? e quantos km é aconselhavel trocar?
obrigado a todos
2,65L no câmbio e 1,2L na CT...
Valeus Walter
é o DEXRON III mesmo né?
quantos mil km ele dura?
Walter L. L. Casitta
22/04/2009, 13:54
Valeus Walter
é o DEXRON III mesmo né?
quantos mil km ele dura?
É esse óleo mesmo, o tempo não tenho certeza, no mínimo 50.000Km
É esse óleo mesmo, o tempo não tenho certeza, no mínimo 50.000Km
x2! mas, nesse caso, x2 quer dizer 100.000 Km! :mrgreen:
Se não estou enganado, tô sem o manual aqui, acho que a troca é recomendada a cada 120.000 Kms. Eu fiz nos 100.000.
[]'s
T.T. Rex - Tio Balú
22/04/2009, 18:12
Tenho certeza que a EATON recomenda a troca a cada 40.000 Km. A MAZDA deve ser por aí. Na CT você pode usar o OHX49 ATF da BR.
Att
Tio Balú
Daniel.Shimomoto
22/04/2009, 21:47
Tenho certeza que a EATON recomenda a troca a cada 40.000 Km. A MAZDA deve ser por aí. Na CT você pode usar o OHX49 ATF da BR.
Att
Tio Balú
No cambio Mazda também! E a troca recomendada pela Ford é com 60 mil km e depois a cada 100 mil. A menos que se passe submerso...ai a coisa muda.
Eu coloquei o OHX49 na minha Ranger mas se fosse fazer a troca novamente, teria posto o Isamatic III da Ipiranga....Pessoalmente eu gosto dos produtos da Ipiranga.
Abs!!!
No cambio Mazda também! E a troca recomendada pela Ford é com 60 mil km e depois a cada 100 mil. A menos que se passe submerso...ai a coisa muda.
Então me entregaram a cópia errada do manual. :-D
Na tabela de manutenção periódica, página 17 do Manual de Garantia e Manutenção, consta que a troca do do óleo da transmissão manual deve ser efetuada a cada 120.000 Kms.
Se o uso for severo (não é meu caso - não enfrento trânsito urbano, somente rodo 500 Kms em estrada todo final de semana) o intervalo cai para 50.000 Kms
[]'s
Daniel.Shimomoto
23/04/2009, 18:59
Então me entregaram a cópia errada do manual. :-D
Na tabela de manutenção periódica, página 17 do Manual de Garantia e Manutenção, consta que a troca do do óleo da transmissão manual deve ser efetuada a cada 120.000 Kms.
Se o uso for severo (não é meu caso - não enfrento trânsito urbano, somente rodo 500 Kms em estrada todo final de semana) o intervalo cai para 50.000 Kms
[]'s
É que as recomendações mudam de ano para ano. Talvez na tua seja isso mesmo, assim como na minha é verificar a cada 20 mil, primeira troca com 60 mil km e depois a cada 100 mil.
Inclusive se nao estiver errado, na tua Ranger, o recomendado é o Dextron II e nas mais novas, o Dextron III.
Abs!!!
Aproveitando o tópico, gostaria de fazer uma pergunta.
Qual o fluído e quantidade que se usa no câmbio da Ranger 2.3 16V 4x2?
Não tenho manual.
Cada meca da cidade fala algo não muito condizente, como fiquei com dúvidas, achei melhor perguntar.
Está com 136.000 km.
Acho que está na hora de trocar!!!!
Abraços.
Kim.
T.T. Rex - Tio Balú
23/04/2009, 21:27
Abração KIM.
Para o câmbio acho que não tem diferença ser 4x4 ou 4x2 ? Têm ? Ou se gasolina ou diesel ? Têm ? Talvez as rotações sejam muito diferentes ???
Motor V6 2.3 DURATEC
Se não tiver, aí está alguns óleos de câmbio para motores a diesel.
Para o câmbio MAZDA, pode usar o MERCON ATF(Ford), Lubrax OH 49 ATF(BR), ISAMATIC III (Ipiranga), ELFMATIC DZ ATF ou G3(ELF), DONAX TG (Shell), TEXAMATIC 704E(Texaco), VALVOLINE ATF(Valvoline).
Será que para os câmbios EATON podemos usar os mesmos ?
Att
Tio Balú
Inclusive se nao estiver errado, na tua Ranger, o recomendado é o Dextron II e nas mais novas, o Dextron III.
Shimo,
Dexron (atente para a grafia, não tem o T) é uma marca registrada da GM.
No caso da Ford é Mercon e, especificamente para a minha velha Ranger 2000, o óleo para a caixa de mudanças e caixa de transferência é: Fluido Mercon Especificação Ford MERCON, conforme transcrito do manual, página 31.
[]'s
Caro T.T. Rex - Tio Balú !
Motor V6 2.3 DURATEC
Não é V6, é 2.3 16V 4cil.
Sobre as diferenças, eu não sei se existem, mais procurarei saber.
Também não sei falar sobre o cambio da ranger, para falar a verdade, não sei muita coisa sobre ranger, apesar de estar a mais de ano com a minha. só a uso. (e muito).
Mais de toda forma, obrigado pelas informações, e caso eu tenha alguma, colocarei aqui.
abraços.
Kim.
T.T. Rex - Tio Balú
24/04/2009, 01:23
Kim, faça o favor, entra embaixo da picape para saber qual câmbio tem ? Só vai ter 2 opções: Mazda ou Eaton.
Agora, ajuda aí amigo: Existe 2.3 diesel e 2.3 gasolina, não ?
Agora, é mosca azul encontrar um DEXRON II ou MERCON II, quanto mais os III. Melhor ficar com as especificações similares. Coloca qualquer ATF que não tem erro.
Att
Tio Balú
Allan Nielsen
24/04/2009, 11:03
São 3 tipos basicos da ATF que se encontra no varejo, praticamente em qualquer lugar: ATF tipo A, ATF (alguns chamam de B) que atende Dexron ll, e por ultimo o ATF que atende Dexron lll ou Mercon (não existe Mercon lll).
Existem diversos outros tipos de ATF para uso em diversos equipamentos hidraulicos e cambios automaticos especificos, mas estes apenas são encontrados em local especilizado.
No seu caso use ATF que atenda Dexron lll = Mercon; todos os fabricantes de oleos tem este tipo.
abs
Daniel.Shimomoto
24/04/2009, 11:23
Shimo,
Dexron (atente para a grafia, não tem o T) é uma marca registrada da GM.
No caso da Ford é Mercon e, especificamente para a minha velha Ranger 2000, o óleo para a caixa de mudanças e caixa de transferência é: Fluido Mercon Especificação Ford MERCON, conforme transcrito do manual, página 31.
[]'s
É verdade!!!! DeXRON!!!! Valeu pelo toque!!!!:concordo::concordo::concordo:
A marca pode ser registrada pela GM, mas a especificação é valida para a Ford também. O Manual do FSO 2405 fala que o lubrificante deve ser o Dexron III, inclusive nao menciona o Ford Mercon. Acredito que a GM Dexron deve ser uma especificação mais ampla e difundida do que a Ford Mercon, bem como mais rigorosa.
Abs!!!
Daniel.Shimomoto
24/04/2009, 11:37
Kim, faça o favor, entra embaixo da picape para saber qual câmbio tem ? Só vai ter 2 opções: Mazda ou Eaton.
Agora, ajuda aí amigo: Existe 2.3 diesel e 2.3 gasolina, não ?
Agora, é mosca azul encontrar um DEXRON II ou MERCON II, quanto mais os III. Melhor ficar com as especificações similares. Coloca qualquer ATF que não tem erro.
Att
Tio Balú
Tio Balu;
Na boa...os fabricantes de óleo gastam pequenas fortunas para fazer um lubrificante, os de cambio também, para fazer uma transmissão justinha e vem a gente, pobres mortais, colocar "qualquer ATF". Logo logo vamos colocar SAE 140 igual nos Valmets 60ID.
Alguns posts atrás, teve um colega as voltas com a transmissão da Ranger dele exatamente por ter colocado "qualquer ATF". Durou 10 dias, depois começou a endurecer as trocas de marcha novamente. Ai todos que leram recomendaram a troca do ATF pelo de especificacao correta e deve ter dado certo porque o cara nunca mais postou mais nada (ou moeu tudo :mrgreen:).
Achar o Dexron III é facil. Lojas que vendem peça de caminhao vendem esses produtos ou mesmo o fluido embalado diretamente pela EATON, que também serve. Alguns produtos comerciais de mesma especificação:
- BR Lubrax OH49X
- Ipiranga Isamatic III
- Valvoline ATF Dexron III Mercon
- Shell Donax TG
- Texaco Texamatic 7045E
Abs!!!
T.T. Rex - Tio Balú
24/04/2009, 13:46
Daniel, também não coloco qualquer um, só o que vem na especificação do Manual do Proprietário. Mas, foi só para provocar o Kim que já ví que não é expert em zóios :shock:. Sem remorsos, as suas recomendações eu abraço de corpo e alma.
Aliás estou trocando agora o óleo do diferencial da Rangery (Visteon). Tô colocando Texaco 85W140, já que na etiqueta do dif. vem espec. 75W140. O quê você acha ?
Os frentistas "aconselham" 90 para qualquer eixo !!! :discordo:
Aquele cara teimoso que colocou o óleo errado na caixa, substitui rapidinho depois que o Edintruder falou: Tira logo esse óleo da caixa, antes que @#%@&@...! :oops:
Abração
Tio Balú
Daniel.Shimomoto
24/04/2009, 16:29
Daniel, também não coloco qualquer um, só o que vem na especificação do Manual do Proprietário. Mas, foi só para provocar o Kim que já ví que não é expert em zóios :shock:. Sem remorsos, as suas recomendações eu abraço de corpo e alma.
Aliás estou trocando agora o óleo do diferencial da Rangery (Visteon). Tô colocando Texaco 85W140, já que na etiqueta do dif. vem espec. 75W140. O quê você acha ?
Aquele cara teimoso que colocou o óleo errado na caixa, substitui rapidinho depois que o Edintruder falou: Tira logo esse óleo da caixa, antes que @#%@&@...! :oops:
Abração
Tio Balú
Tio Balu
:concordo::concordo::concordo: Agora entendi!!!
Com relação ao 75W140 te falo uma coisa: Vc colocou o 85W140 pelo mesmo motivo que eu colocaria na minha Ranger se ela tivesse diferencial Visteon (a minha usa o Dana): Falta de opção: Recentemente andei procurando 75W140 entre os distribuidores de lubrificantes e eu não achei. Acho que so nos EUA!
Abs!!!
T.T. Rex - Tio Balú
24/04/2009, 17:29
Daniel. Aproveitando o assunto, tirei a tampa do diferencial e o óleo estava amarronzado, foto 2, muito ruim. Levantei uma das rodas e tirei a campana e verifiquei que não existe nenhuma válvula do ABS, só os caninhos metálicos do freio que chegam por trás dos burrinhos. Então, acredito que a tubulação da bomba do ABS (no cofre) está conectada ao sistema de freio lá por perto do cofre mesmo. O sensor do ABS, no diferencial deve ser o conector preto da foto n.1 no fundo.
Resumindo: A leitura do ABS é feita pelo sensor no diferencial e a intervenção no sistema hidráulico dos freios é realizada no cofre mesmo. Certo ?
Com relação a numeração que o Edindruder disse, é a da foto 3 ou 4 ?
Outra coisa que percebí, foi uma pequena folga nas coroas de cima do rolete, foto 4. É normal ?
Outra dúvida é se o óleo passa do diferencial para o eixo todo. Parece que só se for por dentro dos rolamentos ???
Att
Tio Balú
Allan Nielsen
24/04/2009, 18:55
Abração
Tio Balú
O Visteon usa oleo 80W90, e o dianteiro Dana 35 tambem.
abs
T.T. Rex - Tio Balú
24/04/2009, 19:14
Boa noite Allan. Aí o bicho pega...! Nas plaquetas presas ao diferencial está: 75W140, logo o mais próximo encontrado é o 85W140.
Pelas fotos e números, é Visteon mesmo, né ? Não sei porque os fabricantes não colocam os nomes e modelos impressos no eixo ?
Abs
Ti0o Balú
Opa T.T. Rex - Tio Balú!
A minha é uma Ranger 2.3 16V a álcool.
No cambio não tem plaqueta de identificação.
Coloquei algumas fotos do mesmo.
Com as fotos, descobri que tem um vazamento, pode!!!!!
Sobre o fluido ATF, a Esso tem uma ótima qualidade em todas as especificações!
Se alguém puder me falar qual fluido, qual cambio e quantos litros vão, ficarei agradecido.
abraços.
Kim.
Opa T.T. Rex - Tio Balú!
A minha é uma Ranger 2.3 16V a álcool.
No cambio não tem plaqueta de identificação.
Coloquei algumas fotos do mesmo.
Com as fotos, descobri que tem um vazamento, pode!!!!!
Sobre o fluido ATF, a Esso tem uma ótima qualidade em todas as qualificações!
Se alguém puder me falar qual fluido, qual cambio e quantos litros vão, ficarei agradecido.
abraços.
Kim.
Kim apesar do seu motor ser um duratec 16v seu cambio é (com excessão da caixa seca) o mesmo que o meu, só a numeração nào deve se ro M5R1
um MAZDA
http://www.manualdomaverick.com.br/forum/gallery/pic.php?mode=large&pic_id=673
tá ai a foto do cambio colocado "plug n play" no motor OHC do jeep
T.T. Rex - Tio Balú
24/04/2009, 20:43
X 2 ... ! RubensX. O da minha Rangey também é Mazda(idêntico), transmissão de 5 velocidades. Pode colocar 2,65 litros (vai ter que comprar 3 litros :mrgreen:) de Mercon ATF ou equivalente, fartamente citado anteriormente. Trocar a cada 40.000 Km (recomend. fabricante).
Esse câmbio deve servir para os torques dos 2.3 gás/gasol/alc/diesel; 2.5 gás/gasol/alc/diesel; e quem sabe para os 2.8 gás/gasol/alc/diesel ... ???
Att
Tio Balú
Cada 40.000?????
Caracoles!!!!
136.000 sem trocas....
Como sou relapso...
T.T. Rex - Tio Balú
24/04/2009, 21:05
Kim, vai ter que fazer um funil de garrafa peti 2 litros e prolongar o bico com um pedaço de mangueira de uns dois metros. Tem que passar a mangueira a partir do cofre (parte mais alta) até o bujão de abastec. da caixa.
Hoje, já ví que também vai ser difícil abastecer o diferencial.
No meu caso, relapso foi o antigo proprietátio.
Abs
Tio Balú
Daniel.Shimomoto
24/04/2009, 22:37
Daniel. Aproveitando o assunto, tirei a tampa do diferencial e o óleo estava amarronzado, foto 2, muito ruim. Levantei uma das rodas e tirei a campana e verifiquei que não existe nenhuma válvula do ABS, só os caninhos metálicos do freio que chegam por trás dos burrinhos. Então, acredito que a tubulação da bomba do ABS (no cofre) está conectada ao sistema de freio lá por perto do cofre mesmo. O sensor do ABS, no diferencial deve ser o conector preto da foto n.1 no fundo.
Resumindo: A leitura do ABS é feita pelo sensor no diferencial e a intervenção no sistema hidráulico dos freios é realizada no cofre mesmo. Certo ?
Com relação a numeração que o Edindruder disse, é a da foto 3 ou 4 ?
Outra coisa que percebí, foi uma pequena folga nas coroas de cima do rolete, foto 4. É normal ?
Outra dúvida é se o óleo passa do diferencial para o eixo todo. Parece que só se for por dentro dos rolamentos ???
Att
Tio Balú
Tio Balu;
Deve ser isso mesmo. Nos eixos traseiros eu nao sei precisar em que ponto exatamente é feita a leitura para o ABS.
No caso especifico da minha, que tem ABS nas 4 rodas, eu sei que no eixo dianteiro, o sensor do ABS fica no cubo/rolamento dianteiro e joga as informações para o sistema no cofre do motor. No eixo traseiro, a mesma coisa. Mas nao sei precisar onde exatamente fica o sensor.
Com relação as folgas, acho que o mais apropriado para responder isso é o Walter...
Abs!!!
Allan Nielsen
24/04/2009, 23:08
Boa noite Allan. Aí o bicho pega...! Nas plaquetas presas ao diferencial está: 75W140, logo o mais próximo encontrado é o 85W140.
Pelas fotos e números, é Visteon mesmo, né ? Não sei porque os fabricantes não colocam os nomes e modelos impressos no eixo ?
Abs
Ti0o Balú
As fotos são do Visteon 8.8; e para este dif a recomendação Ford é API GL5 80W90. Abaixo a plaqueta de identificação do Visteon.
abs
http://img23.imageshack.us/img23/5766/plaquetaidentificao.jpg
Walter L. L. Casitta
24/04/2009, 23:13
Tio Balu;
Deve ser isso mesmo. Nos eixos traseiros eu nao sei precisar em que ponto exatamente é feita a leitura para o ABS.
No caso especifico da minha, que tem ABS nas 4 rodas, eu sei que no eixo dianteiro, o sensor do ABS fica no cubo/rolamento dianteiro e joga as informações para o sistema no cofre do motor. No eixo traseiro, a mesma coisa. Mas nao sei precisar onde exatamente fica o sensor.
Com relação as folgas, acho que o mais apropriado para responder isso é o Walter...
Abs!!!
A folga é normal. Quando o diferencial aquece as peças ficam dilatadas e sem a folga poderiam ficar mais apertadas entre uma e outra, superaquecer e até travar...
T.T. Rex - Tio Balú
25/04/2009, 17:47
Daniel, a leitura é no sensor preto encima da bolota do diferencial, como o Walter disse.
Allan, a tampa da minha está sem etiqueta.
O Walter tem razão, a folga é muito pequena.
Quanto a esse câmbios apresentados até poderiam ser EATON, pois o do Kim está muito sujo, e o do Rubenx está com a etiqueta raspada. ??? O meu também tem uma etiqueta ilegível (foto). Dá para ler: F87A KAA D5265.
Posso garantira à voces que os EATON FSO 1305 A/B/C e FSO 2405 A/B/C/D vêm com uma etiqueta da EATON, quadradinha, e bem aparente com as especificações.
Nota: No Manual da EATON, para os câmbios citados, os zóleos são os seguintes:
Temperatura ambiente de trabalho (externa as engrenagens do câmbio):
-35 graus à +60 graus Celcius A:MILL-L-2105 C SAE 80W90 e,
-45 graus à -15 graus Celcius: B:MILL-L-2105 C SAE 75W90
COMETÁRIO A PARTE: Quem diria... Óleo p/ diferencial e eixos !!!
Trocas a cada 40.000 uso na estrada
Trocas a cada 15.000 uso fora de estrada
Agora vou procurar um sítio Ling-Ling para ver o MAZDA.
Att
Tio Balú
Edintruder
25/04/2009, 22:34
No manual da ranger não fala nada sobre troca de óleos das caixas. Nos diferenciais fala apenas caso de submersão e não kilometragem.
Eu troco os óleos em pelo menos 80.000km. O diferencial traseiro troco bem antes disso. Soldei um parafuso de dreno na tampa do diferencial para poder drenar o óleo e fazer a troca de maneira mais fácil. Na frente como nunca abri e como não sofre o mesmo esforço que na traseira, só troquei o óleo com 80.000km e não fiz o dreno.
Daniel.Shimomoto
26/04/2009, 00:17
Edin;
Presta atenção na tabela de serviços por quilometragem. Pelo menos no meu é lá que fala do periodo de trocas de óleo.
Abs!!!
T.T. Rex - Tio Balú
26/04/2009, 00:24
Dainel, e no caso da recomendação, no Manual, do 80W90 na caixa de mudanças do EATON, já que as nossas temperaturas ambiente médias são maiores que 18 graus Celcius, e chegam até a 40 graus no Nordeste ?
Será que os MAZDAs aguentam essa viscosidade ?
Att
Tio Balú
Allan Nielsen
26/04/2009, 08:41
Dainel, e no caso da recomendação, no Manual, do 80W90 na caixa de mudanças do EATON, já que as nossas temperaturas ambiente médias são maiores que 18 graus Celcius, e chegam até a 40 graus no Nordeste ?
Será que os MAZDAs aguentam essa viscosidade ?
Att
Tio Balú
Balu,
Os lubrificantes devem ser especificados de forma a melhor atender as exigencias mecanicas de acordo com o uso desta mecanica. Os fabricantes indicam um determinado lubrificante que atenda a maioria das condições de uso. As montadoras podem melhorar esta indicação pois conhecem melhor como a mecanica será usada em sua aplicação. Como ex. um diferencial Visteon usado em um Mustang PODE ter um lubrificante com recomendação diferente pela Ford para o mesmo diferencial montado em uma Ranger.
Portanto siga a recomendação da montadora, a menos que vc tenha total certeza do que está fazendo. A recomendação da Ford para o Visteon montado na Ranger é API GL5 80W90, e para o Eaton è ATF Mercon.
Como ex o oleo recomendado para o dif da Band é 80W90, mas eu uso oleo 140 pois o uso que faço da Band é diferente, pois ela trabalha sempre em baixa velocidade e extrema pressão no dif. A 1 ano tive que trocar os rolamentos do pinhão, e o dif estava como novo apos 25 anos de uso severo.
Abs
T.T. Rex - Tio Balú
26/04/2009, 12:41
Concordo Allan, mas já percebí a dificuldade que existe das picapes usadas serem acompanhadas de seus respectivos Manuais dos Proprietários. Certamente não acompanham porque os vededores de veículos usadas alteram a quilometragem real, então os manuais são jogados fora, deixando a gente com mil dúvidas.
Mas acho que deve concordar com a quilometragem para a troca especificada pelo fabricante da caixa.
Importante ressaltar que no ímã do bujão do diferencial da minha picape, tinha um mínimo de resídual metálico grudado.
Outra dúvida: A bolacha do cardã que acopla a cruzeta no diferencial tem oito furos, enquanto a cruzeta só usa quatro (os outros quatro, alternados, estão vazios ???). É assim mesmo ?
Abs
Tio Balú
T.T. Rex - Tio Balú
26/04/2009, 17:37
:idea: Amanhã coloco a capa e reponho o óleo, mas estou pensando em colocar um tubinho de grafite no óleo do diferencial(daqueles usados para lubrificar fechadura). O que voces acham ? :pensativo:
Nota: O grafite é uma substância inerte, portanto não vai reagir com o óleo e seus componentes, e também não deve causar problemas no fluxo através das engrenagens.
De qualquer forma, aguardo opinião de voces.
Att
Tio Balú
Joao Nogueira
26/04/2009, 20:21
Senhores, ontem fiz a troca de óleos do Diferencial, caixa, e motor.
Gostaria de ter engraxado a cruzeta mas a mesma não tem bico , o mecanico me informou que a mesma é selada e que não precisa de lubrificação, no manual realmente não faz menção a lubrificação da cruzeta, vcs acham necessario saca-la e desmonta-la para engraxar.
Minha Frontier esta com 70.000km
att
Walter L. L. Casitta
26/04/2009, 20:52
Senhores, ontem fiz a troca de óleos do Diferencial, caixa, e motor.
Gostaria de ter engraxado a cruzeta mas a mesma não tem bico , o mecanico me informou que a mesma é selada e que não precisa de lubrificação, no manual realmente não faz menção a lubrificação da cruzeta, vcs acham necessario saca-la e desmonta-la para engraxar.
Minha Frontier esta com 70.000km
att
Nunca fiz isso, já rodei 200.000Km com elas...
T.T. Rex - Tio Balú
27/04/2009, 00:28
Boa noite João Nogueira, eu engraxo discretamente(pouca graxa) uma vez por semana, ou antes de longas viagens, mas se colocar um pouco a mais de graxa vai espirar e espalhar tudo embaixo da picape, escapamento, tanque, etc. Faz a maior sugeira.
Tio Balú
T.T. Rex - Tio Balú
27/04/2009, 00:41
Boa noite pessoal. Agora estou mais tranquilo. Encontrei esta referência do sítio da DRIVETRAIN:
"DIFFERENTIALS - Red Line 75W90 Gear Oil provides excellent protection in nearly all differentials, conventional and limited slip, in both racing and street use. 75W90NS can be used in certain limited-slip units in racing to lock-up the differential.
80W140 should be used in commercial hauling, problem limited-slip units, racing applications which see tremendous torque at low speeds, and where noise deadening is desired. LightWeight or SuperLight can be used to obtain maximum power transfer in racing differentials which do not see high temperatures."
"ATF - a full synthetic automatic transmission fluid which is a registered Dexron II, Mercon, and Mercedes-Benz 236.8 fluid and suitable for use in most automatic transmissions. Its benefits include better thermal and oxidation stability which make it perfect for vehicles which see high temperatures. It also flows much better in low temperatures, providing tremendously improved shifting when cold. It may also be used in manual transmission and transfer cases which recommend ATFs; however, Red Line MTL will provide better shifting and greatly improved wear protection in those applications."
Nota: O negrito e sublinha coloquei para ressaltar.
Na matéria técnica existem uns gráficos que explicam as temperaturas que as engrenagens atingem devido ao atrito(fricção) e a maior ou menor rapidez com que um óleo atinge a viscosidade na temperatura de operação.
Pergunta: Alguém faz idéia de qual é a temperatura máxima de operação que normalmente chega uma caixa de mudanças das Ranger diesel (MAZDA ou EATON) ? :pensativo:
Acredito que a dos diferenciais sejam bem mais baixas.
Abs
Tio Balú
T.T. Rex - Tio Balú
27/04/2009, 22:23
Alguém faz idéia onde poderia usar um óleo SAE 0W60 ?
Abs
Tio Balú
Daniel.Shimomoto
27/04/2009, 23:27
Alguém faz idéia onde poderia usar um óleo SAE 0W60 ?
Abs
Tio Balú
Tio Balu
No motor!!!!
Alguns anos atrás a Castrol vendia um óleo parecido com esse aqui no Brasil. Se nao me falha a memoria era o Castrol Race Syntetic SAE 10W60. Custava mais ou menos o equivalente a 7 litros de um óleo mineral comum de especificacao moderna e boa procedencia. Lembro-me disso porque quando tive um Golf mexicano comprado zero km, na primeira revisão, o concessionario quis colocar esse produto e como era muito acima daquilo preconizado pelo manual do carro (que recomendava óleo mineral, SAE 20W50 API-SH), logo "vetei" por causa do preço.
Abs!!!
Joao Nogueira
27/04/2009, 23:30
Boa noite João Nogueira, eu engraxo discretamente(pouca graxa) uma vez por semana, ou antes de longas viagens, mas se colocar um pouco a mais de graxa vai espirar e espalhar tudo embaixo da picape, escapamento, tanque, etc. Faz a maior sugeira.
Tio Balú
Valeu
T.T Rex - Tio Balú
T.T. Rex - Tio Balú
28/04/2009, 08:28
Bom dia Daniel. Acho que começo a entender um pouco sobre óleos lubrificantes. Antigamente os óleos eram monoviscosos(ex.: SAE 40 ou SAE W40, etc.), então quando se dava partida no motor frio, a lubrificação era deficiente e provocava desgaste prematuro dos pistõens e/ou camisas, fazendo com que os motores perdessem potência. O óleos multiviscosos vieram para resolver esse problema de partida a frio, então dependendo da temperatura ambiente (se inverno ou verão) quanto menor for a viscosidade do óleo frio(que pode variar a partir de temps. negativas), melhor a lubrificação na partida. Ex.: Melhora a lubrif. na partida um 5W40 que um 15W40, ou (teóricamente) seria melhor ainda um 0W40 que qualquer um dos anteriores, mas com a viscosidade igual a da água, ele deve escorrer muito rápido quando frio :pensativo:. Notar que a viscosidade 40, 50, 60 (ou as viscosidades depois do W) dos 5W40, 10W50, 15W60, etc. é determinada a 100 graus Celcius, temperatura que os motores em operação podem atingir. Agora, acredito que o mesmo raciocínio pode ser aplicado as caixas de mudanças que aquecem menos que os motores, e os diferenciais que aquecem menos que as caixas.
Importante: Para desmistificar a palavra hipoidal. A maioria das caixas de mudança e CTs possuem engrenagens hipoidais, o que já não acontesse com os diferenciais que são engrenagens cônicas.
Dúvida: A minha dúvida ainda é quanto a pressão. A pressão exercida nos óleos é maior no motor, caixas ou diferenciais ???
Agora, que os sintéticos de boa qualidade excedem as especificações dos de petróleo quanto a manter a película protetora a temperaturas acima dos 100 graus Celcius, e estarem menos sujeitos a carbonização, é uma realidade. Pena que são muito caros ainda.
Att
Tio Balú
Edintruder
28/04/2009, 08:53
Balú,
Os óleos mais finos facilitam a distribuição e refrigeração interna das peças, por esse motivo os óleos hoje são mais finos que antigamente.
No diferencial o manual manda o 80w90, porém se for usar o monoviscoso, fica com o SAE80. Nem em tratores se utiliza mais o SAE140.
Nas transmissões, como tem elevadas rpm nos grupos internos, o fluido ATF retorna mais rápido para baixo e troca a temperatura também mais rápido.
Todas as transmissões da Ranger utilizam o óleo ATF.
Os óleo de motores à gasolina 10W40 são sintéticos e custam cerca de 2 a 3x mais que o óleo 20W50 mineral. Nas Rangers V6 indica o uso do ólo 6W30, porém para regiões frias ele não é recomendado.
É preferível optar por um óleo mais fino do que misturar álcool no óleo como muito boy faz para o motor ter melhor performance.
T.T. Rex - Tio Balú
28/04/2009, 09:08
Bom dia Edin.
É por isso que todas as distribuidoras tem o seu ATF (sintético).
O que pode levar ao engano (confusão) é que eles mencionam que o uso é para transmissões automáticas, sendo que serve muito bem para as manuais.
Ex.:
LUBRAX OH-49-TDX - Óleo hidráulico tipo ATF para transmissões automáticas, direções hidráulicas, garfos de motocicletas e caixas de transmissão ALLISON série MT-600 de ônibus urbanos VOLVO e MAFERSA. Aprovado de acordo com as especificações da GM DEXRON III, FORD MERCON e ALLISON C-4.
Att
Tio Balú
Márcio T
28/04/2009, 21:05
Olá, pessoal.
Pegando uma carona: O óleo recomendado para o diferencial traseiro da Explorer (L/S Ford 8.8) é o 75W140 com adição de um modificador de atrito. Alguém conhece, já usou ou sabe o preço deste modificador de atrito? Alguma indicação de sintético para esta faixa de viscosidade?
Obrigado.
Márcio
Walter L. L. Casitta
28/04/2009, 21:14
Olá, pessoal.
Pegando uma carona: O óleo recomendado para o diferencial traseiro da Explorer (L/S Ford 8.8) é o 75W140 com adição de um modificador de atrito. Alguém conhece, já usou ou sabe o preço deste modificador de atrito? Alguma indicação de sintético para esta faixa de viscosidade?
Obrigado.
Márcio
Normalmente esse aditivo é usado quando o diferencial é auto-blocante...
T.T. Rex - Tio Balú
28/04/2009, 21:46
Marcio T, acredito que este da Esso sirva. Pelo menos eles mencionam o modificador de atrito.
Esso AWS 728
Esso AWS 728 é um óleo de alta qualidade, formulado com aditivos de extrema pressão e modificadores de atrito, para a lubrificação de diferenciais de deslizamento limitado.
Classificação API GL-5.
Grau de viscosidade SAE 90.
Proteção contra o desgaste.
Aplicável a vários tipos de diferenciais de deslizamento limitado.
Obs.: A especificação de viscosidade quando frio = 75, geralmente é para os sintéticos, muito comuns nos EUA. Por aquí é mais comum encontrar = 85 (85W140).
ou este:
Esso Gear Oil GX (SAE 80W-90 e 85W-140)
Óleos utilizados na lubrificação de diferenciais, diversos tipos de caixas de mudanças e engrenagens automotivas em geral que requeiram um óleo de classificação API GL-5, com elevada resistência da película lubrificante, alta estabilidade à oxidação e ótima proteção à corrosão.
Att
Tio Balú
Márcio T
28/04/2009, 21:56
Normalmente esse aditivo é usado quando o diferencial é auto-blocante...
Olá, Walter.
Desculpe minha ignorância, mas LS (Limited Slip) não é a mesma coisa que autoblocante?
Obrigado.
Márcio
Walter L. L. Casitta
28/04/2009, 22:14
Olá, Walter.
Desculpe minha ignorância, mas LS (Limited Slip) não é a mesma coisa que autoblocante?
Obrigado.
Márcio
É a mesma coisa sim. Cada fabricante usa um termo diferente. As vezes um mesmo fabricante usa mais de um nome pro mesmo diferencial, como a GM (Postraction, Tração poisitiva e agora Trac-lok)
Márcio T
28/04/2009, 22:30
É a mesma coisa sim. Cada fabricante usa um termo diferente. As vezes um mesmo fabricante usa mais de um nome pro mesmo diferencial, como a GM (Postraction, Tração poisitiva e agora Trac-lok)
:concordo: Valeu, Walter.
Voltando à questão original:
O óleo recomendado para o diferencial traseiro da Explorer ( L/S Ford 8.8 )é o 75W140 com adição de um modificador de atrito. Alguém conhece, já usou ou sabe o preço deste modificador de atrito? Alguma indicação de sintético para esta faixa de viscosidade?
Tio Balú, obrigado pela dica, mas só vou usar mineral ou base sintética em último caso. Se tiver alguma informação sobre um sintético, agradeço.
Márcio
T.T. Rex - Tio Balú
28/04/2009, 22:49
Marcio, este é sintético,
Shell Spirax ASX
http://www-static.shell.com/static/global/fwimgs/1.gifMáxima performance com economia de combustível
http://www-static.shell.com/static/br-pt/images/spirax_asx.jpg
· Viscosidade: SAE 75W 90
· Formulado exclusivamente para sistemas de transição de última geração
· Óleo 100% sintético - sem similar no mercado - tecnologia Shell de formulação para a Ferrari na Fórmula 1
· Reduz o desgaste das engrenagens e o atrito - reduzindo o consumo de combustível - aumentando a vida útil do equipamento
· Superior resistência de oxidação - extensão no período de troca sem prejuízo da vida útil do equipamento mesmo em condições severas de uso · Aprovado pelas principais montadoras de caminhões e ônibus para uso em seus diferenciais
Att
Tio Balú
tomgomes
03/12/2010, 16:05
Aí complica. Na Ranger 2000 diesel 4x4 o manual não diz a quantidade
1-de Mercon na cx de mudanças + cx de transferência.
2-de 80W 90 no eixo dianteiro
3- SAE 90 no trazeiro (seria o diferencial,q o manual chama de trazeiro?
4- Onde colocar molikote ou FFM. Vale isto?
obrigado
RGamaJr_4x4
03/12/2010, 16:22
Aí complica. Na Ranger 2000 diesel 4x4 o manual não diz a quantidade
1-de Mercon na cx de mudanças + cx de transferência.
2-de 80W 90 no eixo dianteiro
3- SAE 90 no trazeiro (seria o diferencial,q o manual chama de trazeiro?
4- Onde colocar molikote ou FFM. Vale isto?
obrigado
tomgomes,
Na transmissão vai 2,65 litros
no eixo dianteiro 4x4, 1,4 litro
sim, eixo traseiro = diferencial, e leva 2,2/2,4 litros
molikote e FFM não sei bem o que é, mas deve ser algum aditivo ou lubrificante... não acredito que seja necessário.
tomgomes
03/12/2010, 17:09
Rogério Gama, obrigado peal informação dos volumes dos óleos na Ranger,
Por outro lado, onde eu disse FFM, leia-se HFM
veja que diz o T.T. Rex - Tio Balú
Shell Spirax ASX
· Viscosidade: SAE 75W 90
· Óleo 100% sintético - sem similar no mercado - tecnologia Shell de formulação para a Ferrari na Fórmula 1
· Reduz o desgaste das engrenagens e o atrito - reduzindo o consumo de combustível - aumentando a vida útil do equipamento
:evil:Logo pensei em colocar este óleo no diferencial da Ranger. Mas tenho duas duvidas. Vai funcionar? E o resíduo do óleo mineral SAE 90, misturado com este sintético, não daria problemas?
RGamaJr_4x4
03/12/2010, 17:49
Eixo traseiro tem que ser SAE85W140, de preferência API-GL5.
tomgomes
03/12/2010, 18:10
veja Rogério Gama
A Ranger é 2000 e o manual fala em SAE 90 esp Ford M2C154-A.
Você me recomenda Eixo traseiro SAE85W140, de preferência API-GL5.
estamos em 2010. Ouve evolução. Se eu usar este óleo que me indicas,
será certeza?
obrigado
RGamaJr_4x4
03/12/2010, 18:57
tom,
se o seu manual diz isso, então esquece... a sua é diferente. Pensei que a minha por ser 2001 tivesse o mesmo diferencial (no catálago é o cód +WOD, ou seja, Visteon 4,56:1), e no manual recomenda Texaco Multigear SAE 85W140-GL5. Quanto à especificação, realmente tendo mais recente é melhor.
RGamaJr_4x4
03/12/2010, 19:01
Esse aqui:
tomgomes
03/12/2010, 19:28
Rogério Gama
Se a sua ranger é 4x4 e3 2001 o diferencial com certeza não é autoblocante. è similar ao diferencial da minha 2000. Se seu manual muda a especificação do óleo, acho uma boa eu seguir esta indicação. è óleo mais moderno, provavelmente.:odedo:
tomgomes
03/12/2010, 19:48
Bela máquina.
Por isso já fomo a lua.
este seu modelo, se diferente for, vejo tubos de freio(?) na cabeça da carcaça, quem sabe se por isso o óleo é outro. De qualquer forma, melhor:dance:
RGamaJr_4x4
03/12/2010, 20:14
Tem uma plaqueta.
O diferencial da minha abri pela primeira vez aos 130mil km. Se eu soubesse que o óleo tava como se novo fosse, nem teria aberto.
A troca foi totalmente desnecessária... mas eu ficava com aquela pulga atrás da orelha... e só abrindo pra saber, né?
Aqui pelo fórum tem o catálogo dos eixos usados pela Ranger pra baixar.. só não lembro onde.
Múcio Luiz
12/08/2016, 12:01
Senhores,
No câmbio, posso substituir o Dexron III pelo Dexron VI? Já vi gente falando que o câmbio fica mais macio.
Edintruder
12/08/2016, 12:28
Mucio, é possível que sim, pois a aditivação para esse fluido serve para melhorar a performance nas mesmas condições de uso da tua caixa.
imoveisbranco
20/09/2018, 22:45
Boa noite a todos, comprei a semana passada uma Explorer xlt 97 4x4, era automática mas o proprietário anterior troco para cambio manual, agora preciso trocar óleo do cambio, mas não sei de que cambio se trata, para saber se colocar ATF ou 80/90, alguém pode ajudar?561620