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ojaneri
08/11/2004, 00:09
Ola pessoal,

To com um relógio de temperatura do óleo cronomac e queria instalar, mas nao achei nenhum sensor e nem lugar pra instalar o sensor no motor AP 1.8 a alcool. Alguem pode me dizer onde ele fica? E de qual carro eu acho esse sensor pra temperatura do oleo? Pode ser o mesmo sensor da temperatura da água?

Ja fui em diversas auto peças, mas tentam me empurrar apenas o sensor liga/desliga do óleo do AP, aquele que acende a luz no painel quando o óleo nao ta circulando.

proença
08/11/2004, 12:30
tenho motor AP e uso um relógio da cronomac pra pressão do óleo
está instalado com um adaptador do tipo "t", que veio junto com o marcador qdo eu o comprei, na parte traseira do bloco do motor, onde é ligado o sensor normal do óleo
acho que dá pra ligar lá
seu relógio veio com o adaptador?

[ ]´s

Marcelo R. A. da Cunha
08/11/2004, 13:12
Pode ser feito como o colega acima fez ou vc pode comprar uma base do filtro de oleo dos motores AP que os Passat's Pointer ou os Iraquianos utilizavam, eles ja tem o furo certo para o sensor e o sensor que e utilizado e o mesmo da agua.

um abraco

Marcelo

ojaneri
08/11/2004, 13:31
Pode ser feito como o colega acima fez ou vc pode comprar uma base do filtro de oleo dos motores AP que os Passat's Pointer ou os Iraquianos utilizavam, eles ja tem o furo certo para o sensor e o sensor que e utilizado e o mesmo da agua.

um abraco

Marcelo

Oi Marcelo,

Olhando a base do meu filtro, vi que ele tem tipo uma furação mesmo, sera que é por ali? E o sensor de temperatura é o mesmo da água ou tem que ser desses Passats?

Marcelo R. A. da Cunha
08/11/2004, 13:52
Tem como vc me mandar uma foto da base do filtro??Eu comprava o do passat mais nas autopecas sempre afirmavam que era o mesmo da agua
um abraco

Marcelo

ojaneri
08/11/2004, 13:58
Tem como vc me mandar uma foto da base do filtro??Eu comprava o do passat mais nas autopecas sempre afirmavam que era o mesmo da agua
um abraco

Marcelo

Tenho sim, amanha eu posto aqui!

Afonso Carlos
08/11/2004, 16:46
Ok, Ojaneri o sensor que vc precisa é sim o mesmo da agua, (Cebolinha de temperatura) vc deve utilizar os que vem nos Aps carburados.
Pode conecta-lo junto a cebolinha de pressão do olêo utilizando para tanto um T.

Um abraço Afonso Carlos.

ojaneri
08/11/2004, 16:49
Ok, Ojaneri o sensor que vc precisa é sim o mesmo da agua, (Cebolinha de temperatura) vc deve utilizar os que vem nos Aps carburados.
Pode conecta-lo junto a cebolinha de pressão do olêo utilizando para tanto um T.

Um abraço Afonso Carlos.

Esse T eu encontro nas autopeças? Vinha em qual carro?

[]s
Osvaldo

Afonso Carlos
08/11/2004, 16:54
Ok, em auto peças provavelmente não, mas em casas de parafusos, conexões etc... acha facilmente, leve a cebolinha de oleo como amostra da rosca + o sensor.

Um abraço Afonso Carlos.

Afonso Carlos
08/11/2004, 16:56
As fotos do reservátorio de ar na gaiola jám estão no topico da RAMPA RTI DISPOVIVEL A TODOS.

Abraços.

Sukys
09/11/2004, 01:38
Pode conecta-lo junto a cebolinha de pressão do olêo utilizando para tanto um T.

A instalação do sensor de temperatura em um "T" não é recomendável já que desta forma a temperatura observada será menor que a temperatura real.

Afonso Carlos
09/11/2004, 11:44
Ok, concordo mas a diferença é desprezivel, de mais ou menos 2 graus centigrados.
Não ha problema algum em fazer esta ligação, mas se quiser precisão total, que a meu ver não existe nessecidade neste caso, vc deve remover o carter, fura-lo, soldar uma porca com rosca do sensor, e remontar tudo.

Um abraço Afonso Carlos

Sukys
10/11/2004, 00:24
Desprezivel nada, o erro vai depender do material que é feito a conexão e da distância que o sensor ficar do fluxo de óleo e pode chegar fácil a uns 30 graus de diferença, para menos, o que é pior.

Sensor de temperatura quem que ficar o máximo possível envolto ao meio à ser medido e não conectado a um "T", que além de atuar como dissipador térmico impede o contado direto com o fluxo de óleo.
Para medir pressão, tudo bem, mas para medir temperatura este procedimento não serve nem como quebra-galho.

Afonso Carlos
10/11/2004, 09:49
OK, amigo vou fotografar o meu sistema e que sabe vc entenda melhor, e afirmo com toda a certeza a variação não passa 2 graus.

Eu utlizo pistola de infra vermelho para realizar tais medições, arrume uma e teste vc mesmo.

Um abraço Afonso Carlos.

ojaneri
10/11/2004, 19:49
Segue as fotos do suporte do filtro. Da pra instalar o sensor ali? A rosca é a padrão?

Afonso Carlos
10/11/2004, 20:34
Ok, Ojaneri, pode instalar ai mesmo, sem problema.

Um abraço Afonso Carlos.

ojaneri
10/11/2004, 20:35
Ok, Ojaneri, pode instalar ai mesmo, sem problema.

Um abraço Afonso Carlos.

Valeu Afonso pelas dicas e pela rápida resposta!

Afonso Carlos
10/11/2004, 20:42
Ok.

Um abraço Afonso Carlos.

tio
10/11/2004, 23:04
comprei há pouco tempo um relógio de tempetatura que é usado no Mercedes 1111 , bem antigo , mas é ótimo e barato
ele tem um tubo flexível em que passa mercurio e te dá a temperatura exata , tanto de óleo como de água e é facilmete adaptável em qqer motor.....uso o meu para tempretura da água do BF 161

Sukys
11/11/2004, 00:45
OK, amigo vou fotografar o meu sistema e que sabe vc entenda melhor, e afirmo com toda a certeza a variação não passa 2 graus.Eu utlizo pistola de infra vermelho para realizar tais medições, arrume uma e teste vc mesmo.

Não preciso arrumar uma pistola para efetuar este tipo de teste porque tal procedimento será inútil para monitorar a temperatura do óleo, e explico a razão:

Com infravermelho (ou mesmo laser) consegue-se monitorar a temperatura SUPERFICIAL e não a temperatura interna do que quer que seja. Com este processo de medição você está vendo a temperatura na superfície do bloco do motor, do "T" ou da carcaça do sensor, e não a temperatura que está a alguns milimetros de profundidade da superficie monitorada, que por sinal apresenta um grande gradiente de temperatura.
Com um "T" o sensor ficará distante do fluxo de óleo e seu aquecimento ocorre por indução térmica - com um alto gradiente de temperatura - em grande parte proporcionada pelo metal e não pelo óleo, que por sinal - outro inconveniente - estará estático dentro do "T".
Como a indução é via metal e como o metal (bloco do motor e "T") estão em contato com a atmosfera, a temperatura no sensor ficará bem abaixo da temperatura real do óleo, que estará fluindo a vários milimetros (ou até centímetros) do sensor, em temperatura bem mais elevada.

Já que você tem uma, aponte a pistola de infra para vários pontos do motor e poderá literalmente ver o grande gradiente de temperatura que existe na superfície - ainda mais nos pontos que se sobressaem do bloco, como é o caso do "T" - mas nem de longe conseguirá observar a temperatura que existe a apenas alguns milimetros de profundidade, como é o caso do óleo lubrificante.

Monitorar a temperatura do motor é coisa fácil, só que instalar o sensor de forma apropriada e que informe a temperatura corretamente nem sempre é tão simples assim.

Abraços,

Afonso Carlos
11/11/2004, 10:59
Ok, não discordo de vc que exista diferença de temperatura, apenas estou dizendo que a diferença que vc menciona (não é tão grande), não justifica remoção de carter e todos os procedimentos nescessarios, quando mencionei a pistola esqueci de dizer que apontei a mesma para o bojo do carter e a temperatura não variou mais de 2 graus, lembrando tambem que a temperatura ambiente do cofre do motor é muito mais alta que a do meio externo.

Um abraço Afonso Carlos.

Sukys
12/11/2004, 00:15
Fazendo analogia com o corpo humano, por que é que se mede a temperatura debaixo do braço ou dentro da boca e não nas pontas dos dedos?
O erro na temperatura observada nas pontas dos dedos pode muito bem servir como exemplo para o uso de um "T" já que em ambos os casos o gradiente de temperatura dá o ar da graça, e tudo isso tem a ver com a troca de calor e com o calor específico dos materiais envolvidos.

Sensores de temperatura do tipo PTC, NTC, bimetal, mercúrio, semicondutores, etc. tem que estar o máximo possível imerso no meio a ser medido caso contrário existirá erro na medição, que será tanto maior quanto maior for o encapsulamento, menor a imersão e maior a distância do meio a ser monitorado. Tudo isso também influi no tempo de latência, que é o tempo transcorrido entre a variação térmica e a sinalização da ocorrência.
Por essas e outras é que os atuais sensores de temperatura para uso automotivo apresentam um formato alongado, ao contrário dos antigos (largos e curtos) que servem mais para medir a temperatura do bloco do motor e não da água ou do óleo - especificamente - como é o caso do sensor do Gol antigo (que veio do Passat e que veio de outras velharias).
Os fabricantes não mudaram o formato por capricho e sim por uma questão de eficiência e precisão, já que o formato do sensor e a forma de instalação podem acarretar em erro de vários graus na medição, mudando completamente a funcionalidade do sistema de injeção ou da ignição.
Instalar o sensor em um "T" é uma péssima idéia e isso pode ser confirmado junto a qualquer fabricante de sensor ou, mais fácil ainda, basta relembrar os conceitos básicos sobre termodinâmica (no site da USP existe um ótimo material sobre este assunto, elaborado pelo GREF - Grupo de Reelaboraçãoo do Ensino de Física - disponível para download).

Se a idéia é não ter trabalho com a instalação do sensor no carter (melhor local para adaptações mas que também tem que ser feito com critério) tudo bem, via "T" até que funciona, mas a temperatura monitorada será alguma coisa que tenderá mais para a temperatura do bloco do motor que do óleo que circula lá dentro, dezenas de graus mais elevada.

Outra coisa que foi comentado aqui neste tópico é a utilização de sensores originalmente para água para monitorar a temperatura do óleo.
Os sensores para instrumentos elétricos (uso automotivo) são todos do tipo NTC, que nada mais é do que um resistor com coeficiente negativo de temperatura (NTC = Negative Thermal Coefficient) onde, quanto maior for a temperatura menor será a resistência do elemento.
Este tipo de sensor apresenta uma variação linear dentro de uma determinada faixa de temperatura, variação que é levada em conta na hora do projeto do instrumento de painel, ou seja, o sensor e o instrumento formam um par casado onde a maior precisão está dentro da faixa de linearidade do sensor, no caso, a temperatura típica de "funcionamento" da água ou do óleo.
A não ser que o fabricante do instrumento ofereça garantia de que o instrumento - e o sensor - para água possam ser utilizados também para monitorar óleo, existe uma chance muito grande da temperatura observada ser incorreta justamente por causa da diferença de abrangência da faixa de linearidade.
Utilizar o sensor de um instrumento junto a outro pode gerar erros ainda maiores, já que além da faixa de linearidade entra na jogada a diferença de resistividade para uma mesma temperatura, e como todos estes instrumentos elétricos não passam de mili-amperímetros, bau-bau precisão.

No mais, a confiabilidade de uma monitoração costuma ser proporcional ao preço do equipamento (e até da instalação) e não é a toa que os fabricantes de automóveis usam luzes espia no lugar de instrumentos, e para ter um "relóginho" qualquer instalado de qualquer jeito é melhor não ter nada, uma vez que pior que a ausência de informação é ter uma informação errada.

Abraços,

tio
12/11/2004, 07:42
qto ao relogio que mede temperatura de água e óleo , este modelo que estou usando nao é elétrico e, sim , com uma tubulaçao flexível por onde corre mercúrio , o que , segundo o fabricante , serve para medir temperatura exata de qualquer mei líquido , entre 40 e 120º C