Ver Versão Completa : CHEROTA - Limited c/ meca Hilux 3.0 D-4D Auto
Salve Galera!
Vou mostrar para vcs a última viatura que fizemos. Como meu irmão não participa do fórum, eu mesmo vou abrir o tópico.
Depois de vender o T-Rex meu brother não agüentou muito, tinha que voltar a fuçar em alguma coisa. Então comprou uma Cherokee Limited 96, pronta para ser desmanchada. Salvou ela dessa injustiça! Seus únicos problemas: tampa traseira amassada e câmbio quebrado, em função dessa batida. No mais, super inteira! Como a idéia era botar um motor diesel, o conjunto mecânico inteiro V8 ficou por lá mesmo, comprando o resto à ‘brecinho de brimo’.
Despachou ela para Santa Rosa, para fazermos a instalação da nova mecânica. Novamente hospedamos a viatura na tornearia do Berga, para ficar alguns meses em obras...
A idéia inicial era colocar a mecânica completa duma Ranger 2.8. Essa mecânica chegou a vir, mas não foi instalada, mais tarde o Berga instalou na Cherokee dele. O mano negociou uma Hilux 2007 3.0 automática capotada, da qual retiramos tudo que foi preciso para a Cherokee.
Assim nasceu a Cherota. Não foi fácil enfiar esse motorzão no cofre da Cherokee. O V8 original é um motor baixo, e o da Hilux é alto. Começamos com a retirada do intercooler original, que fica em cima do motor. O cárter também teve que ser retirado, pois pegava em cima do eixo. Depois de acomodar a mecânica na posição certa, fiz os suportes do motor, usando como base os suportes originais do V8. Fiz um pescador novo, cárter novo, tubo de lubrificação da turbina novo, além de reposicionar alguns periféricos do motor e vários outros detalhes. Trambulador do câmbio, painel, bóia do tanque, módulos e chicotes, tudo veio da Hilux. A bateria foi trocada de lado, o filtro de ar adaptei um da Ranger 2.5. A parte elétrica foi feita em Bento Gonçalves, aqui ninguém se animou. Motor funcionando, ainda sem intercooler, voltou para cá rodando, para a 2ª etapa: suspensão e pneus 33”.
Antes da suspensão resolvi o problema do intercooler, pq simplesmente não havia espaço. As opções eram: abrir um buraco no capô, maior que o radiador (não só uma entrada de ar), para que ele todo ficasse para cima, ou reposicionar caixas de fusíveis, reservatório de água e fazer um monte de curvas com tubos. Mas consegui “fabricar” um espaço na frente do radiador do ar condicionado. Retirei 2 suportes originais da Cherokee e aumentei o espaço entre a grade e o radiador, comendo o plástico com a rotativa. Peguei um intercooler de Ranger e mandei fazer outra entrada de ar, em alumínio. Assim consegui acomodá-lo atrás da grade.
A suspensão. Os pneus 33” não cabem originalmente numa Cherokee. Eles raspam nas caixas de roda. Então, como os braços originais da suspensão são umas latinhas mesmo, trocamos tudo. Achei melhor reposicionar os eixos, do que sair cortando as latas. Assim a roda fica bem no centro do espaço disponível, o que fez os 33” caberem na traseira sem ter que cortar nada e na dianteira só precisou cortar um pouco do pára-choque. Então o Berga fabricou os 8 novos braços no torno. Também instalamos watts-links na traseira, reposicionamos a panhard dianteira (que agora tem rosca para regulagem), novas bieletas, suportes de amortecedor, batentes e claro, os calços das molas. Ela subiu 7cm na dianteira e 9cm na traseira.
O resultado: ficou 10! Quem conhece as ZJ sabe que elas são “rebolativas”, balançam e se jogam para os lados. Isso desapareceu! Está muito estável, apesar a suspensão macia. Fica “na mão” o tempo todo. Acho que muito disso se deve aos novos braços, tubulares. Os originais são umas latinhas, que vc torce com a mão. E esse motor, acelera muito! Não ficou devendo nada para o V8. A relação poderia ser mais curta, em função dos pneus 33”, mas isso só se percebe nos 2 primeiros segundos.
Agora a Cherota está na fase da perfumaria e ajustes finos. A tampa traseira já tínhamos trocado por outra, agora vai ser pintada na cor. O console foi modificado para as novas alavancas, o painel recebeu um novo encaixe e ainda vai ser feita uma moldura com detalhes em madeira, para combinar com o interior. Os pára-choques foram recuperados, mas só traseiro vai receber o acabamento final e pintura... O dianteiro estou fabricando nesse momento, de ferro, com base para um guincho Hi Pull 8000, e polainas de fibra com faroletes embutidos.
Já fiz um “acessório” para o porta-malas e o projeto para o bagageiro de teto. Daqui uns dias vamos instalar tudo, então mando as novas fotos.
Abs
Fotos 1, 2 e 3 - está assim hoje
Fotos 4 e 5 - foi comprada assim
Continuando...
1 - Veio assim para o transplante
2 - Doadora
3 - Coração
4 - Entrando
5 - Novos suportes do motor
1 - Novas alavancas
2 - Novo pescador
3 - Novo cárter
4 - Travessa da caixa
5 - Painel da Hilux
1 - Intercooler
2 - Intercooler
3 - Suspensão
4 - Sobre os batentes, sem raspar em nada
5 - Panhard reposicionada e com regulagem
1 - Painel
2 - Painel
3 - Painel (ainda vai ter um acabamento sobre os relógios)
4 - Projeto 3D do pára-choque
5 - Peças do pára-choque (o chassi de Willys embaixo dele é o T-Rex II...:dance:)
Eduardo Schaefer
22/04/2009, 12:18
Categoria :palmas::palmas:,sem palavras,e se tivesse uns desses bonequinhos que a gente coloca com a boca aberta e correndo um "rio de baba"eu colocaria um monte deles :concordo: Parabéns
ariel kleinubing
22/04/2009, 12:26
Eu conheço pessoalmente a belezura aí em cima e digo que nas fotos não se percebe nem metade da qualidade da adaptação que se observa ao vivo. Parabéns a equipe por mais esta criatura. Abraço
Essa é a viatura pra correr o mundo.
Parabéns pela empreitada Giovani, ficou ducaraio :palmas:
Abs
samukanvas
22/04/2009, 13:20
Muito legal mesmo!!! Acabamento fino!!! :palmas:
Vou esperar novas fotos dessa bela máquina.
Abs
parbens giovanni.
fantastico e exemplar .uma obra prima,muito rara de se ver neste pais.longa viad a viarura.[ ]"
Elmer_Jeep
29/04/2009, 16:11
Isso aí é hardcore de luxo !!!
Bela empreitada mestre Giovani, quero ver a cara da viatura com o novo parachoque.
[]'s
Obrigado pelos elogios galera!:concordo:
Ainda falta dar um trato no visual dela, vai ficar bem melhor.
Como a Cherota está Bento e eu estou fazendo o para-choque aqui, peguei a do Berga emprestada, como cobaia.
Agora estou modelando os cantos em fibra. Ainda vai demorar algumas semanas, mas vai ficar duka!
Abs
FábioBananal
29/04/2009, 19:55
Giovani!!
Sem palavras cara!! ficou ducaralho mesmo! Parabens!!!
vlw
Isso aí não é como colocar motor de Opala em CJ-5!
Que bela adaptação! Misturou o útil(motor diesel) com o agradável (cherokee)
Vou fazer uma pergunta indiscreta:
Quanto custou o "coração" (motor, cambio, t-case) que veio da doadora falecida?
{}'s babosos
MARCELO DONINI
29/05/2009, 00:48
Isso aí não é como colocar motor de Opala em CJ-5!
Que bela adaptação! Misturou o útil(motor diesel) com o agradável (cherokee)
Vou fazer uma pergunta indiscreta:
Quanto custou o "coração" (motor, cambio, t-case) que veio da doadora falecida?
{}'s babosos
Olá Zuriel.
Como meu irmão não apareceu aqui para responder, respondo eu: Paguei 17.000 pilas pelo conjunto... incluindo o chicote completo (com módulos) e painel. Mas num trabalho desses... certamente não é a parte que mais custa.... eh, eh, eh... Experiência de quem já fez o T-Rex e está com o T-Rex II a caminho...
Grande abraço.
zenzen 4x4
29/05/2009, 07:59
Olá Zuriel.
Como meu irmão não apareceu aqui para responder, respondo eu: Paguei 17.000 pilas pelo conjunto... incluindo o chicote completo (com módulos) e painel. Mas num trabalho desses... certamente não é a parte que mais custa.... eh, eh, eh... Experiência de quem já fez o T-Rex e está com o T-Rex II a caminho...
Grande abraço.
Grande Marcelo!
Assino em baixo!
À cerca de 7 anos fiz minha Rural com esta dupla(Berga&Giovani),já rodei mais de 80.000 Km.sem problema,só alegria!
Quem sabe faz!Esta dupla vai longe!
Um Abraço!
Salve Giovani,
E o motor V8 da cheroka, que fim teve?
Não quer vender não?
Abraço
MARCELO VITARA SUBMARINO
29/05/2009, 09:38
Olá Zuriel.
Grande abraço.
O Xará, parabens, fiquei de cara!!! To doido pra ver a bixona pronta. :pipoca:
Alexandre Souto
29/05/2009, 12:24
+ 1 projetinho delicado dos irmaos Donini.... :mrgreen:
Vai ficar sinistra!!!!!
[]'s e bom projeto amigos!!!!
E o motor V8 da cheroka, que fim teve?
Não quer vender não?
A verde já foi comprada sem a mecânica.
A do Berga, que é um 5.9, vai inteira no T-Rex II...:twisted:
O Zenzen tem uma. Manda uma MP pra ele.:concordo:
[]'s
+ 1 projetinho delicado dos irmaos Donini.... :mrgreen:
Vai ficar sinistra!!!!!
[]'s e bom projeto amigos!!!!
"Delicado" fica meio supeito...:lol:
Valeu Alexandre!:concordo:
[]'s
FernandoRisso
29/05/2009, 13:14
Giovani,
Parabéns, o carro ficou demais! Os terminais ou buchas de suspensão são originais da cherokee?
[]'s
Giovani,
Parabéns, o carro ficou demais! Os terminais ou buchas de suspensão são originais da cherokee?
São buchas. Sim, todas originais.:concordo:
[]'s
dalmo cruz torres
31/05/2009, 12:19
Giovani, realmente ficou muito bom a cheroka. Eu e meu pai estamos, ja a algum tempo, pensando em colocar um motor a diesel numa cheroka, mas estávamos com medo de não ficar boa. MAs vendo a sua tenho certeza do resultado.
Me diga uma coisa, vc ou o Berga fazem esse serviço para terceiros? Tem uma idéia de quanto fica a adaptação? Minha idéia era uma Cheroke Sport e uma mecanica da Hilux.
isso sim é trilha com estilo
diria até mais, virou mais chique que a original ahuauhaahuuh
demais, parabéns mesmo
Giovani, realmente ficou muito bom a cheroka. Eu e meu pai estamos, ja a algum tempo, pensando em colocar um motor a diesel numa cheroka, mas estávamos com medo de não ficar boa. MAs vendo a sua tenho certeza do resultado.
Me diga uma coisa, vc ou o Berga fazem esse serviço para terceiros? Tem uma idéia de quanto fica a adaptação? Minha idéia era uma Cheroke Sport e uma mecanica da Hilux.
Olá Dalmo!
A M.O. fica em torno dos 5K. É a parte mais barata...:mrgreen: Aí depende quanto se paga pelo motor, e tem outras peças que sempre entram na lista, como mangueiras, talvez uma cruzeta ou garfo de cardã, miudezas, etc. Tem que ver qual intercooler dá certo, se precisa modificar ele... Uma coisa puxa a outra.
Cada uma é um trampo diferente, difícil fazer um orçamento preciso.
Qual meca Hilux vc pretende usar? A D-4D? Essa é bem xaropinha... Tem que levantar a suspensão obrigatóriamente. Vai mais $$... O eletricista também dá uma mordida... Tem que ter paciência para resolver todos os detalhes. Mas vira um canhão!:concordo:
isso sim é trilha com estilo
diria até mais, virou mais chique que a original ahuauhaahuuh
demais, parabéns mesmo
Valeu mestre!
Tá ficando... Ela já ganhou mais uns acessórios. Mas ainda não vou mostrar.:-P
Espera ficar beem pronta....
[]'s
dalmo cruz torres
02/06/2009, 16:33
Giovani, fica um canhão mesmo, só estou pensando no próximo passo. Tem uma idéia do prazo para terminar?
Giovani, fica um canhão mesmo, só estou pensando no próximo passo. Tem uma idéia do prazo para terminar?
Cronograma é coisa difícil de seguir quando o assunto é adaptação. Já era para estar tudo pronto à tempos...:rolleyes:
Imagino que mais 1 ou 2 meses.
[]'s
dalmo cruz torres
02/06/2009, 23:04
Giovani, valeu, tô babando na Cheroka!
Enquanto esperam a verdona ficar pronta, vou colocar umas fotos da vermelha, que o Brô comprou uns dias antes da verde...
É uma Laredo, um pouco mais nova, não lembro o ano ao certo, acho que era 2001.
Ele pegou ela assim. Bem inteira, mas com cara de "cansada"...:mrgreen:
Aqui ela saindo da "química"...
Detalhes que fazem a diferença. Não espero nada menos que isso na verde...:concordo:
[]'s
quem dera existisse em sampa um funileiro assim
pqp
:pipoca:
Alexandre Souto
04/06/2009, 22:54
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=174725&d=1244156427
Ficou bela a Cherokka, qual o nome dela mesmo??? kkk
Mas nao pude deixar de reparar no antigo la traz, é Mustang Fast Back???
Abrass e parabêns aos irmãos pela bela frota!!!!
tééééé....
Ficou bela a Cherokka, qual o nome dela mesmo??? kkk
Mas nao pude deixar de reparar no antigo la traz, é Mustang Fast Back???
Abrass e parabêns aos irmãos pela bela frota!!!!
Fala Alexandre!
A vermelhona já foi... Quando a verde começou a rodar o Brô passou ela nos pilas. Laredo... não era uma V8.:mrgreen:
Aquele é do mano também. Camaro 72. Meio ruinzinho de lata...:mrgreen:
Esse vai longe, com a vontade que tem o chapeador dele... Em setembro vai ter bolo de 3 aninhos...:putz:
[]'s
Alexandre Souto
05/06/2009, 09:02
Fala Alexandre!
A vermelhona já foi... Quando a verde começou a rodar o Brô passou ela nos pilas. Laredo... não era uma V8.:mrgreen:
Aquele é do mano também. Camaro 72. Meio ruinzinho de lata...:mrgreen:
Esse vai longe, com a vontade que tem o chapeador dele... Em setembro vai ter bolo de 3 aninhos...:putz:
[]'s
heheheee fino demas o Camaro, mas 3 anos eh uma media boa pra fazer um carro deste, mas tem de fazer bem feito, e pelo perfil de vcs, nao ficará por menos...... hehehhee...
Bons carros amigos Giovani e Marcelo!!!!!
Abraços e nos deixem informados!!!!!
td de bom!!!!
Parabens pela Cherota. Aqui vao algumas fotos da minha ZJ que esta indo para a trilha, com algumas modificacoes Claro.
Parachoque made by myself e outros ajustes.
Ainda tenho que refazer os bracos, como vc mesmo disse, bate muito na lata.
Estou com pneus 265/75-16 no aro original e nos de trilha 265/75-15 com aro de Ranger.
Se alguem quiser ver o desempenho dela, www.youtube.com/user/ximite.
cassiano busatto
06/08/2009, 22:14
daew giovani!!!
acho q vc caiu do ceu!!
m diz aew como faço pra conversar com vc !!!
sou de nova bassano comprei uma cheroka novissima e de graça quero por um motor igual a esse q vcs puzeram nessa aew]
m passa teu msn ou cel q te ligo imediatamente pra tirar umas duvidas!
desde ja agradeço a atencao!!
Beleza conterrâneo!
Tenho uma vontade de fazer isso que fez....
Acho cheroka um baita carro!
Como ficou a documentação?
Abraço
Obrigado galera!
Cassiano, te mandei uma MP.:concordo:
Fala Zepi! Ela foi convertida para diesel e a potência diminuiu. Normalzinho... as Cherokas podem.:concordo:
[]'s
Eita que a viatura ficou show de bola....Parabens
Teria mais fotos?
Eita que a viatura ficou show de bola....Parabens
Teria mais fotos?
Olá!
Tenho umas fotos aqui mas são de celular e não estão boas... Ela está no salão de beleza no momento e em breve teremos novas fotos.
Posso adiantar que a tampa traseira ficou na cor preta, as rodas mudaram de cor, entre outras coisisnhas...
Em breve...:concordo:
[]'s
Olá!
Tenho umas fotos aqui mas são de celular e não estão boas... Ela está no salão de beleza no momento e em breve teremos novas fotos.
Posso adiantar que a tampa traseira ficou na cor preta, as rodas mudaram de cor, entre outras coisisnhas...
Em breve...:concordo:
[]'s
Blz grande Giovane!
Estive a poucos meses ai no sul e vi que as pessoas dai gostam bastante da G.Cherokee como tbm da Cherokee sport. Vi algumas com suspensoes alteradas na cor laranja, muito bacanas e bem robustas. Estilo aqueles veículos americanos. Quando sua viatura sair do estaleiro, posta umas novas fotos pra gente ficar babando por aqui....hehehehe
Depois dessa adaptação que vc fez colocando o motor da hilux, ela deu muito problema ate que se fizesse os seus acertos? O cambio continua automatico?
Abs:concordo:
Alexandre Souto
12/08/2009, 21:50
olá meu amigo, quero ver aí poeira subir com esse trem aí hem!!
Aguardo as atualizações veio!!!!
Abração!
Depois dessa adaptação que vc fez colocando o motor da hilux, ela deu muito problema ate que se fizesse os seus acertos? O cambio continua automatico?
O câmbio continua automático (da Hilux). Só deu 1 problema. Ela entra em modo de segurança quando o giro sobe muito. Depois de várias tentativas, diagnósticos, trocando sensores, catando informação de outros que tiveram esse problema, isolando intercooler, etc..., ainda não está solucionado. Receitas que funcionaram em outros, não estão dando certo. Ainda falta fazer 1 tentativa, que é trocar a relação do diferencial, que está mais longa que a original da Hilux.
Numa subida + forte a Hilux reduz uma marcha e a Cherota, no mesmo local, não. Ela continua subindo sem reduzir a marcha. Pode ser isso que causa o erro e provoca a entrada do módulo em modo de segurança. Vamos ver...
olá meu amigo, quero ver aí poeira subir com esse trem aí hem!!
Aguardo as atualizações veio!!!!
Grande Alexandre!
Pode deixar, assim que tiver umas fotos boas coloco aqui... ui...:mrgreen:
Vai umas antigas, só para matar a saudade...
[]'s
MARCELO DONINI
15/08/2009, 00:25
Buenas....
Como não repassei algumas fotos pro Giovani... seguem umas em anexo...
Amanhã a Cherota deve deixar o salão de beleza...
Na parte externa vai ficar faltando somente o p.choques dianteiro. O Brô fez em 5 dias a parte de metal... a parte de fibra.... poutz.... tá difícil...
É complicado ser chato como somos eu e meu irmão...
O painel sofreu pequenas mudanças para receber a moldura original da Toyota... falta só o arremate final....
Grande abraço aos amigos do fórum...
Donini, di Bento.
:palmas:
sem palavras, nem vou escrever eu quero é olhar
Marcelo, "não sei porque" mas gostei da cor do carro e das rodas!!! hahaha
Parabéns pela viatura! Adoro adaptações que buscam a pefeição, nada de gambiarras! Showw
Buenas....
Como não repassei algumas fotos pro Giovani... seguem umas em anexo...
Amanhã a Cherota deve deixar o salão de beleza...
Na parte externa vai ficar faltando somente o p.choques dianteiro. O Brô fez em 5 dias a parte de metal... a parte de fibra.... poutz.... tá difícil...
É complicado ser chato como somos eu e meu irmão...
O painel sofreu pequenas mudanças para receber a moldura original da Toyota... falta só o arremate final....
Grande abraço aos amigos do fórum...
Donini, di Bento.
Putz! Ficou muito bacana o acabamento interno, principalmente essa adaptação do cambio. Não ficou aquele negócio feio parecendo gambiarras.
Parabens!!!
Abs
MARCELO DONINI
17/08/2009, 01:07
Obrigado Joviari...
Tua viatura tá muito legal também... PARABÉNS!!
Quando estiver 100% a Cherota vou postar novas fotos, inclusive do cofre do motor, onde a adaptação feita pelo meu irmão Giovani e pelo Bergamota fazem parecer que o D4-D da Toy nasceu ali mesmo...
Mais pro final do ano começaremos a postar as fotos do T-Rex II... com motorizinho Jeep 5.9 e câmbio automático... além de outras "loucuras" da cabeça do mermão e com as quais eu, resignadamente, consinto....
Grande abraço.
Donini, di Bento.
Marcelo, "não sei porque" mas gostei da cor do carro e das rodas!!! hahaha
Parabéns pela viatura! Adoro adaptações que buscam a pefeição, nada de gambiarras! Showw
MARCELO DONINI
17/08/2009, 01:11
Valeu.... brigadão...
É esse reconhecimento que nos dá coragem prá caprichar nas viaturas...
Grande abraço...
Donini, di Bento.
Putz! Ficou muito bacana o acabamento interno, principalmente essa adaptação do cambio. Não ficou aquele negócio feio parecendo gambiarras.
Parabens!!!
Abs
MARCELO DONINI
17/08/2009, 01:15
São Paulo não é tão longe.... eh, eh, eh...
Mas caso não venhas prá cá, tenho um amigo que vou visitar até o final do ano por aí...
Pretendo ir com ela...
Grande abraço.
Caso venhas prá Serra Gaúcha, "prende o grito" e vamos tomar um vinho dos bons por aqui.
Donini, di Bento.
O câmbio continua automático (da Hilux). Só deu 1 problema. Ela entra em modo de segurança quando o giro sobe muito. Depois de várias tentativas, diagnósticos, trocando sensores, catando informação de outros que tiveram esse problema, isolando intercooler, etc..., ainda não está solucionado. Receitas que funcionaram em outros, não estão dando certo. Ainda falta fazer 1 tentativa, que é trocar a relação do diferencial, que está mais longa que a original da Hilux.
Numa subida + forte a Hilux reduz uma marcha e a Cherota, no mesmo local, não. Ela continua subindo sem reduzir a marcha. Pode ser isso que causa o erro e provoca a entrada do módulo em modo de segurança. Vamos ver...
Giovani, dá uma olhada no post abaixo, quem sabe dá uma luz nova. :idea:
:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=730146&postcount=37
Abraços
Giovani, dá uma olhada no post abaixo, quem sabe dá uma luz nova. :idea:
:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=730146&postcount=37
Abraços
Olá Arthur!
Essa foi a 1ª alternativa. :concordo:
Falamos com o Mário e com o mecânico dele. Não foi instalado um chip, apenas "enganaram" um sensor. O sensor que acusa o erro é o mesmo, mas a solução que funcionou na Hilux não funcionou na Cherota.:-(
Obrigado mesmo assim.:concordo:
[]'s
Salve galera!
Umas fotins atuais...
Detalhes da pintura:
A tampa traseira ficou na cor preta, com a moldura da placa em grafite (bem) escuro e fosco.
As faixa laterais, para-choque traseiro e colunas entre os vidros em grafite escuro e fosco.
O para-choque dianteiro ainda tá preto fosco e sem acabamento, pq vai ser substituído pelo de ferro c/ guincho, um dia desses...:rolleyes:
Nas rodas é uma mistura louca com dourado.:mrgreen:
Ainda falta dar um trato nas sinaleiras, mas 1° precisa passar em uma vistoria...
[]'s
Caramba, ficou show de bola! 1000x melhor que a original.
Parabéns Giovani!
[]s
Salve Galera!
Vou mostrar para vcs a última viatura que fizemos. Como meu irmão não participa do fórum, eu mesmo vou abrir o tópico.
Depois de vender o T-Rex meu brother não agüentou muito, tinha que voltar a fuçar em alguma coisa. Então comprou uma Cherokee Limited 96, pronta para ser desmanchada. Salvou ela dessa injustiça! Seus únicos problemas: tampa traseira amassada e câmbio quebrado, em função dessa batida. No mais, super inteira! Como a idéia era botar um motor diesel, o conjunto mecânico inteiro V8 ficou por lá mesmo, comprando o resto à ‘brecinho de brimo’.
Despachou ela para Santa Rosa, para fazermos a instalação da nova mecânica. Novamente hospedamos a viatura na tornearia do Berga, para ficar alguns meses em obras...
A idéia inicial era colocar a mecânica completa duma Ranger 2.8. Essa mecânica chegou a vir, mas não foi instalada, mais tarde o Berga instalou na Cherokee dele. O mano negociou uma Hilux 2007 3.0 automática capotada, da qual retiramos tudo que foi preciso para a Cherokee.
Assim nasceu a Cherota. Não foi fácil enfiar esse motorzão no cofre da Cherokee. O V8 original é um motor baixo, e o da Hilux é alto. Começamos com a retirada do intercooler original, que fica em cima do motor. O cárter também teve que ser retirado, pois pegava em cima do eixo. Depois de acomodar a mecânica na posição certa, fiz os suportes do motor, usando como base os suportes originais do V8. Fiz um pescador novo, cárter novo, tubo de lubrificação da turbina novo, além de reposicionar alguns periféricos do motor e vários outros detalhes. Trambulador do câmbio, painel, bóia do tanque, módulos e chicotes, tudo veio da Hilux. A bateria foi trocada de lado, o filtro de ar adaptei um da Ranger 2.5. A parte elétrica foi feita em Bento Gonçalves, aqui ninguém se animou. Motor funcionando, ainda sem intercooler, voltou para cá rodando, para a 2ª etapa: suspensão e pneus 33”.
Antes da suspensão resolvi o problema do intercooler, pq simplesmente não havia espaço. As opções eram: abrir um buraco no capô, maior que o radiador (não só uma entrada de ar), para que ele todo ficasse para cima, ou reposicionar caixas de fusíveis, reservatório de água e fazer um monte de curvas com tubos. Mas consegui “fabricar” um espaço na frente do radiador do ar condicionado. Retirei 2 suportes originais da Cherokee e aumentei o espaço entre a grade e o radiador, comendo o plástico com a rotativa. Peguei um intercooler de Ranger e mandei fazer outra entrada de ar, em alumínio. Assim consegui acomodá-lo atrás da grade.
A suspensão. Os pneus 33” não cabem originalmente numa Cherokee. Eles raspam nas caixas de roda. Então, como os braços originais da suspensão são umas latinhas mesmo, trocamos tudo. Achei melhor reposicionar os eixos, do que sair cortando as latas. Assim a roda fica bem no centro do espaço disponível, o que fez os 33” caberem na traseira sem ter que cortar nada e na dianteira só precisou cortar um pouco do pára-choque. Então o Berga fabricou os 8 novos braços no torno. Também instalamos watts-links na traseira, reposicionamos a panhard dianteira (que agora tem rosca para regulagem), novas bieletas, suportes de amortecedor, batentes e claro, os calços das molas. Ela subiu 7cm na dianteira e 9cm na traseira.
O resultado: ficou 10! Quem conhece as ZJ sabe que elas são “rebolativas”, balançam e se jogam para os lados. Isso desapareceu! Está muito estável, apesar a suspensão macia. Fica “na mão” o tempo todo. Acho que muito disso se deve aos novos braços, tubulares. Os originais são umas latinhas, que vc torce com a mão. E esse motor, acelera muito! Não ficou devendo nada para o V8. A relação poderia ser mais curta, em função dos pneus 33”, mas isso só se percebe nos 2 primeiros segundos.
Agora a Cherota está na fase da perfumaria e ajustes finos. A tampa traseira já tínhamos trocado por outra, agora vai ser pintada na cor. O console foi modificado para as novas alavancas, o painel recebeu um novo encaixe e ainda vai ser feita uma moldura com detalhes em madeira, para combinar com o interior. Os pára-choques foram recuperados, mas só traseiro vai receber o acabamento final e pintura... O dianteiro estou fabricando nesse momento, de ferro, com base para um guincho Hi Pull 8000, e polainas de fibra com faroletes embutidos.
Já fiz um “acessório” para o porta-malas e o projeto para o bagageiro de teto. Daqui uns dias vamos instalar tudo, então mando as novas fotos.
Abs
Fotos 1, 2 e 3 - está assim hoje
Fotos 4 e 5 - foi comprada assim
:palmas::palmas::palmas::palmas:
Salve galera!
Umas fotins atuais...
Detalhes da pintura:
A tampa traseira ficou na cor preta, com a moldura da placa em grafite (bem) escuro e fosco.
As faixa laterais, para-choque traseiro e colunas entre os vidros em grafite escuro e fosco.
O para-choque dianteiro ainda tá preto fosco e sem acabamento, pq vai ser substituído pelo de ferro c/ guincho, um dia desses...:rolleyes:
Nas rodas é uma mistura louca com dourado.:mrgreen:
Ainda falta dar um trato nas sinaleiras, mas 1° precisa passar em uma vistoria...
[]'s
E ai Giovani, como está comportando a viatura com esse motorzao e o cambio? Ja esta tudo acerto nela?
Abs
E ai Giovani, como está comportando a viatura com esse motorzao e o cambio? Ja esta tudo acerto nela?
Abs
Agora ela está ganhando o pára-choque dianteiro c/ guincho. A promessa é para esse findi, vamos ver...
Mas ainda existe a falha e entra em modo de segurança. Em dezembro o mano vai para a terra do Obama, e vai trazer 2 relações novas, mais curtas. A esperança é que isso solucione o problema.
[]'s
Agora ela está ganhando o pára-choque dianteiro c/ guincho. A promessa é para esse findi, vamos ver...
Mas ainda existe a falha e entra em modo de segurança. Em dezembro o mano vai para a terra do Obama, e vai trazer 2 relações novas, mais curtas. A esperança é que isso solucione o problema.
[]'s
So serve se for assim, sempre em busca de soluções. Se não tiver oq fazer perde a graça e o espirito da aventura. Mas ja fez algumas trilhas bacana nela?
Abs e boa sorte na viatura.
So serve se for assim, sempre em busca de soluções. Se não tiver oq fazer perde a graça e o espirito da aventura. Mas ja fez algumas trilhas bacana nela?
Abs e boa sorte na viatura.
Sem trilha ainda... Se precisar acelerar forte o módulo corta o giro...:evil:
Aí não tem graça...:lol:
[]'s
cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2010, 18:30
bela nave... eu até curto um veoitão mas me entusiasmo mais com o diesel...
Alexandre Souto
17/01/2010, 22:16
[]'s
"Argunha nutiça" amigo Giovani???
ABS!!!
A Cherota está na cirurgia...:mrgreen:
Amortecedores e buchas de suspensão originais não duraram 6 mil Km. Agora vai tudo de PU e vai ganhar novas molas e amortecedores.
Vai ganhar estribos e chapa de proteção para o motor e câmbio.
Além disso também serão trocadas as relações dos diferenciais, para compensar a mudança da mecânica e dos pneus. E claro, tentar resolver o problema do corte...
Na maquiagem está perto do que se pretende. Agora as sinaleiras foram escurecidas.
[]'s
Chegaram!:dance:
Agora é montar e ver o resultado...
[]'s
andres-tavares
04/02/2010, 23:46
Ai sim hein! ... parabens, isso que eh um trabalho perfeitamente bem feito!, da gosto so de olhar!
Esse kit procomp levanta quantas polegadas? ... vai ficar bem melhor assim mais alta!
Abracos!
Alexandre Souto
05/02/2010, 00:09
Heheheheheee esse é hj, o que na minha época de garoto era ter Nike AirMax ou o do Jordan, eita produto fino hem!!!!
Parabéns pelo presentinho pra caranga!!!
Tenho uma duvida professor Gio, as pecas internas do eixo de cheroka, os D44, são iguas e idênticas em termos de medidas aos do D44 do trolha??? Falo dos 6 furos.
Pois penso que se existir um kit completo com rolamentos e tudo mais lá nos EU, compro e renovo de vez meus eixos, e com peças de melhor qualidade imagino eu.
Abs e obrigado!!!
Ai sim hein! ... parabens, isso que eh um trabalho perfeitamente bem feito!, da gosto so de olhar!
Esse kit procomp levanta quantas polegadas? ... vai ficar bem melhor assim mais alta!
Abracos!
Ela já está com calços de 3,5". O kit da Procomp é de 4". Vamos tirar os calços , montar as molas e ver como fica. A intenção não é levantar mais. Se preciso até vamos fazer o sacrilégio de cortar um pouco a mola...
Ou não...:mrgreen:
Esse kit é para deixar a suspensão um pouco mais firme e aguentar o tranco, devido ao aumento de peso. Originalmente ela ganharia em curso também, mas esse temos que limitar, pq o motor da Hilux não permite o eixo dianteiro subir tudo.
[]'s
Tenho uma duvida professor Gio, as pecas internas do eixo de cheroka, os D44, são iguas e idênticas em termos de medidas aos do D44 do trolha??? Falo dos 6 furos.
Pois penso que se existir um kit completo com rolamentos e tudo mais lá nos EU, compro e renovo de vez meus eixos, e com peças de melhor qualidade imagino eu.
Não tenho as medidas do Dana 44 do Trolha, mas tenho as da Cheroka e sei que são diferente do Dana 44 do Willys. Basicamente o pinhão muda. A coroa não medi, mas se quiser posso ver isso amanhã.
Anota as medidas do pinhão da Cheroka:
Comprimento total: 226mm
Diâmetro eixo rolamento grande: 41mm
Diâmetro eixo rolamento pequeno: 33mm
Estrias: 29
Diâmetro rosca do garfo da cruzeta: 22mm
Não medi o diâmetro nas estrias, mas é por volta de 30mm.
[]'s
Alexandre Souto
05/02/2010, 00:33
Belza Giovani, obrigado pela resposta imediata. :concordo:
Então apenas o pinhão que é diferente do Willys para o do trolha e cheroka??
E$tou com dificuldade$ para achar os rolamento$, sabe onde enconto mais em conta?!? Coifas já estão compradas, mas achamos no paralelo só o rolamento da coroa, que é um do dodge, estou querendo trocar todas as pecas que seguram a onda, das aceleradas. :dance:
Abs e valews ae!!
EDIT: se puder ver as medidas dos rolamentos do pinhão e das outras pecas moveis importante$, $eria de imensa ajuda.
Muito obrigado!!!!!
Belza Giovani, obrigado pela resposta imediata. :concordo:
Então apenas o pinhão que é diferente do Willys para o do trolha e cheroka??
Como disse, não medi a coroa, mas a caixa satélite fica a mesma.
E$tou com dificuldade$ para achar os rolamento$, sabe onde enconto mais em conta?!? Coifas já estão compradas, mas achamos no paralelo só o rolamento da coroa, que é um do dodge, estou querendo trocar todas as pecas que seguram a onda, das aceleradas. :dance:
São rolamentos de linha, nada exclusivo. Achei fácil numa loja de rolamentos. Foram trocados da outras vez, quando revisamos os eixos. No eixo traseiro foi trocado tudo, inclusive os de roda. Custou por volta de 400,00, tudo 1ª linha. Não achei caro...:pensativo:
Só não tenho as referências deles aqui...
[]'s
Alexandre Souto
05/02/2010, 01:34
Como disse, não medi a coroa, mas a caixa satélite fica a mesma.
São rolamentos de linha, nada exclusivo. Achei fácil numa loja de rolamentos. Foram trocados da outras vez, quando revisamos os eixos. No eixo traseiro foi trocado tudo, inclusive os de roda. Custou por volta de 400,00, tudo 1ª linha. Não achei caro...:pensativo:
Só não tenho as referências deles aqui...
[]'s
Pois foi acima deste preço que achei na oficina da revenda de trolha, apenas o da coroa.... Se puder me passar as referencias dos itens e onde comprou corro atras disso amanha mesmo, meu eixo dianteiro esta desmontado. O traseiro pretendo fazer o mesmo, revisar e trocar tudo.
Abs e valews!!!
gutoxj98
05/02/2010, 02:08
Opa Giovani, parabens pela ZJ......conseguiu arrumar o problema do cambio ? que entrava em modo de segurança ???..... Tem uma oficina em bauru que realiza essa adaptação tbem, quem sabe eles nao odem te dar uma luz nesta questao.....!!!
Deixa eu te fazer uma pergunta !!!.... tenho uma WJ Laredo que nem essa do seu irmao, vou colocar uns sapatos novos nela, qual a medida que ele colocou ? esses yokohamas são muito bonitos, ele gostou ???
abs
quero ver depois fotos dela enfrentando as valas e erosões !!!!
Ops... Não tinha visto essas mensagens...:shock:
Já resolveu o problema dos eixos Alexandre? De qualquer forma nem poderia ter te ajudado, pois não tenho as referências...:neutral:
Fala Guto! Não sei se ainda resolve, mas já pedi para o Brô me passar as medidas.:concordo:
Ainda tem o problema de cortar. Agora com a mudança da relação do diferencial apenas mudou a faixa de giro onde ocorre. Mas certamente não tem à ver com isso. Ainda falta fazer uma geral, limpeza de toda linha de combustível, até os bicos. Como esse motor veio de uma pick-up sinistrada, não tem como saber exatamente quanto tempo ele ficou parado. O jeito é ir eliminando as possibilidades.
Saberia dizer o nome dessa oficina de Bauru ou o telefone ou email?
Então para atualizar... A Cherota ganhou novas buchas em PU vermelho, molas e amortecedores da Pro Comp. Mas as molas não vieram do tamanho correto e ela ficou até mais baixa do que estava. Estamos resolvendo isso com a Pro Comp, até lá vai ganhar calços provisórios. Mas fora isso, o comportamento melhorou muito! Ficou mais firme, a suspensão não afunda tanto... Fazer curvas então, é quase um kart.:concordo:
Também fiz um estribo para ela. Deve ser montado amanhã... Aí mando as fotos.
Aí vão umas fotins da "mão"...
01 - As etapas da confecção das buchas. Como esse material é mais resistente e duro, resolvemos testar uma idéia que o Berga teve quando estávamos fazendo as buchas p/ o T-RexII. Abrir um V, para permitir a articulação. Testando na mão, funcionou muito bem. Vamos ver se isso vai diminuir a vida útil delas. Mas acredito que não...
02 e 04 - Buchas instaladas.
03 - Molas e amortecedores Pro Comp
05 - Estribo, ainda sem pintura.
[]'s
E essa voltou para a frota...:mrgreen:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=213611&stc=1&d=1267152550
Em breve ela virá para cá, para eu bolar alguns acessórios. Os XJoteiros vão ter novas opções.:concordo:
[]'s
Marcelo Cunha
26/02/2010, 11:15
Xj, taí uma viatura da qual eu gosto muito.
Mostre logo as novidades!
Deixa eu te fazer uma pergunta !!!.... tenho uma WJ Laredo que nem essa do seu irmao, vou colocar uns sapatos novos nela, qual a medida que ele colocou ? esses yokohamas são muito bonitos, ele gostou ???
Consegui: 265/70 R16.
Sim, o pneu é excelente. Não dura como um BF, mas não "ronca" e tem uma aderência muito boa.:concordo:
Xj, taí uma viatura da qual eu gosto muito.
Mostre logo as novidades!
Só daqui uns 60 dias...:(
[]'s
Pinaudmaster
26/02/2010, 13:42
S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L.
SEM MAIS PALAVRAS !
Meus sinceros parabéns pelo "trampo" todo !!!
Tchê 4x4
26/02/2010, 13:47
Grande trabalho Giovani, parabéns!!!...
Abraço e continue nois brindando com essas belezuras amigo.
Casa da transmissão4x4
27/02/2010, 16:50
Giovani blz? O que mais deu trabalho para funcionar esse motor com injeção eletronica diesel ?
Alexandre Souto
27/02/2010, 17:15
Nice work friend!!!
Gostei do trabalho das buchas, nos avise do resultado, funcional mesmo??
Sobre os eixos rapaiz... embolou mais ainda a evolução no trampo e ela vai sair mais tarde do que eu esperava. O bloqueio que a Macrotorque me mandou esta errado, veio de Rural, mas eu não tenho Rural, tenho um Galaxie com eixos de trolha Kr@¥!!! Kkkk
Mas é isso aí, a aflição nunca termina!!!
Grande abraço e continua encrementando estas Chegokas!!!
Valeu pessoal!:concordo:
Danilo, sobre a adaptação do motor, além de ter que arrumar espaço para o motor, modificando cárter, intercooler, etc, sem dúvida a parte elétrica.
Praticamente todos os chicotes da Hilux estão nela. O painel de instrumentos tem que ser da Hilux também, não tem como fazer funcionar o a Cheroka.
[]'s
Casa da transmissão4x4
27/02/2010, 18:29
Danilo, sobre a adaptação do motor, além de ter que arrumar espaço para o motor, modificando cárter, intercooler, etc, sem dúvida a parte elétrica.
Praticamente todos os chicotes da Hilux estão nela. O painel de instrumentos tem que ser da Hilux também, não tem como fazer funcionar o a Cheroka.
[]'s
Estranho Giovani!! Tem uma f-85 esta com este mesmo motor e aparentemente não foi ultilizado o painel da hilux, so usou intrumentos tipo relogios, de uma olhada: http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=159139&d=1235862793 , eu vou ter que arrumar um jeito de colocar o original do meu jipe, o unico problema e o velocimetro que no meu e mecanico.
Para adaptar o painel de intrumentos no meu jipe tenho problema com tamanho.
Estranho Giovani!! Tem uma f-85 esta com este mesmo motor e aparentemente não foi ultilizado o painel da hilux, so usou intrumentos tipo relogios, de uma olhada: http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=159139&d=1235862793 , eu vou ter que arrumar um jeito de colocar o original do meu jipe, o unico problema e o velocimetro que no meu e mecanico.
Para adaptar o painel de intrumentos no meu jipe tenho problema com tamanho.
Ah claro... Instrumentos avulsos podem ser instalados em qualquer carro.
Mas um painel assim ia ficar muito estranho numa Cherokee.
O velocímetro precisaria ser modificado. Em alguns casos é possível substituir o sensor eletrônico por um pinhão no câmbio, fazendo-o funcionar com cabo.
Não sei o que foi feito nessa F-85, mas ela tem câmbio manual, o que reduz uma parte da eletrônica, pois o câmbio automático tem gerenciamento eletrônico, precisando do sensor de velocidade.
[]'s
Casa da transmissão4x4
27/02/2010, 21:30
Ah claro... Instrumentos avulsos podem ser instalados em qualquer carro.
Mas um painel assim ia ficar muito estranho numa Cherokee.
O velocímetro precisaria ser modificado. Em alguns casos é possível substituir o sensor eletrônico por um pinhão no câmbio, fazendo-o funcionar com cabo.
Não sei o que foi feito nessa F-85, mas ela tem câmbio manual, o que reduz uma parte da eletrônica, pois o câmbio automático tem gerenciamento eletrônico, precisando do sensor de velocidade.
[]'s
Giovani acho que não tem como modificar o velocimetro eletronico da hilux, o proprio dono desta f-85 disse que sem o velocimetro a macha lenta fica instavel, me parece que as hilux tem limitadores de velocidade tambem.
Como podemos ver o dono da f-85 colocou um marcador de velocidade digital, e manteve o velocimetro original(que fica no cambio) que manda informações para a central.
Vou tentar conseguir um painel de intrumentos emprestado para ver se cabe no meu jipe.
Há acho que você pode me ajudar, esses dias abri o capô de uma hilux e reparei uma peça que não vem junto com o meu conjunto, parece ser um modulo do alarme(acho que é)esta peça localiza dentro do cofre do motor do lado do passageiro, imagina um hidrovacuo do lado do passageiro, e aonde esta localizado este modulo.
Você sabe se e nescessario esta peça?
Obs: este modulo não e da turbina.
Giovani acho que não tem como modificar o velocimetro eletronico da hilux, o proprio dono desta f-85 disse que sem o velocimetro a macha lenta fica instavel, me parece que as hilux tem limitadores de velocidade tambem.
Como podemos ver o dono da f-85 colocou um marcador de velocidade digital, e manteve o velocimetro original(que fica no cambio) que manda informações para a central.
Vou tentar conseguir um painel de intrumentos emprestado para ver se cabe no meu jipe.
Então o original da F-85 está ali só pra bonito mesmo...
Há acho que você pode me ajudar, esses dias abri o capô de uma hilux e reparei uma peça que não vem junto com o meu conjunto, parece ser um modulo do alarme(acho que é)esta peça localiza dentro do cofre do motor do lado do passageiro, imagina um hidrovacuo do lado do passageiro, e aonde esta localizado este modulo.
Você sabe se e nescessario esta peça?
Obs: este modulo não e da turbina.
Vi esse módulo numas fotos, mas realmente, não sei qual a função dele. Não lembro de tê-lo visto na Cheroka. Até tenho uma foto aqui da hilux com tudo removido, mas ele ficou nela. Como a parte elétrica foi feita em Bento, não acompanhei essa etapa.
[]'s
Casa da transmissão4x4
28/02/2010, 12:13
Então o original da F-85 está ali só pra bonito mesmo...
Vi esse módulo numas fotos, mas realmente, não sei qual a função dele. Não lembro de tê-lo visto na Cheroka. Até tenho uma foto aqui da hilux com tudo removido, mas ele ficou nela. Como a parte elétrica foi feita em Bento, não acompanhei essa etapa.
[]'s
Valeu pela foto giovani, tomara não precisar mesmo menos um $$$......
Abraço.
Juliano Nitsch
28/02/2010, 23:50
Fala pessoal.
Pelo que eu me lembro esta peça é o módulo amplificador dos bicos, serve para elevar a voltagem fornecida pelo sistema para conseguir abrir os bicos que trabalham a uma altíssima pressão de combustível.
Até mais.
Pelo que eu me lembro esta peça é o módulo amplificador dos bicos, serve para elevar a voltagem fornecida pelo sistema para conseguir abrir os bicos que trabalham a uma altíssima pressão de combustível.
Não me fale uma coisa dessas...:lol:
Se esse módulo ficou na Hilux, é possível que seja a causa do corte do motor que ainda não descobrimos. :pensativo:
Vc tem como confirmar a função dele?
Valeu Juliano.
[]'s
Eduardo Chaves
01/03/2010, 09:11
Giovani,
Parabéns pela ZJ, pra variar, tudo que sai de suas mãos e do Berga têm qualidade excepcional... Imagino um trampo desses na minha... rs...
À propósito, a oficina de Bauru citada alguns posts atrás é a TT4, do Afonso Carlos, onde o GodZuki está internado há 01 ano :parede::parede::parede: para customização da suspensão 4link... Apenas isso... :roll:
O telefone da TT4 é (14) 3231-1818 e o celular do Afonso (14) 9132-8021, mas ligue somente após as 11 horas da manhã...
Grande abraço e sucesso !!!
Giovani,
Parabéns pela ZJ, pra variar, tudo que sai de suas mãos e do Berga têm qualidade excepcional... Imagino um trampo desses na minha... rs...
À propósito, a oficina de Bauru citada alguns posts atrás é a TT4, do Afonso Carlos, onde o GodZuki está internado há 01 ano :parede::parede::parede: para customização da suspensão 4link... Apenas isso... :roll:
O telefone da TT4 é (14) 3231-1818 e o celular do Afonso (14) 9132-8021, mas ligue somente após as 11 horas da manhã...
Grande abraço e sucesso !!!
Obrigado Eduardo!:concordo:
Alteração básica de suspensão... Isso se faz em um dia...:rolleyes::mrgreen:
Se não me engano já falamos com o Afonso Carlos ano passado, vou ver isso com o Brô.:concordo:
O mano já acostumou com o corte... Dependendo da situação ele nem pára. Põe no neutro, desliga, aguarda 10 segundos, liga, põe na Drive e segue...:lol:
Mas que é chato é... Bem quando precisa de mais força, como numa ultrapassagem.
[]'s
Casa da transmissão4x4
01/03/2010, 19:12
Não me fale uma coisa dessas...:lol:
Se esse módulo ficou na Hilux, é possível que seja a causa do corte do motor que ainda não descobrimos. :pensativo:
Vc tem como confirmar a função dele?
Valeu Juliano.
[]'s
Giovani o daniel dono da F-85 com o motor de hilux me disse a mesma coisa que o Juliano falou, recebi o E-mail dele hoje 01/03/2010.
Ele tambem disse que não ultilizou o painel de instrumentos.
Obrigado pela ajuda pessoal.
Juliano Nitsch
01/03/2010, 19:29
Fala pessoar...
Desculpe a demora, mas realmente este "modulinho" é o amplificador dos bicos.
Até mais.
Casa da transmissão4x4
01/03/2010, 19:36
Giovani acho que o problema da cherokee está neste modulo!!!!
Giovani o daniel dono da F-85 com o motor de hilux me disse a mesma coisa que o Juliano falou, recebi o E-mail dele hoje 01/03/2010.
Ele tambem disse que não ultilizou o painel de instrumentos.
Obrigado pela ajuda pessoal.
Fala Danilo, você sabe se tem algum esquema para não utilizar o painel original? Pois gostaria de não usar na minha bicubinha também, desculpe utilizar este tópico para a pergunda.
Abraços.
Giovani!!
Parabéns pela viatura!
Ficou excelente todo o serviço!
Sobre a ligar o velocímetro, quando se usa a t-case willys, usa esta, que tem a coroazinha e pinhão para o cabo!
Mais o grande problema são as funções agregadas ao conjunto do velocímetro, como limitador de velocidade, abs...
Grande Kim, estas são exatamente as minhas duvidas!!!
Grande abraço!!!
Marcelo.
Casa da transmissão4x4
01/03/2010, 22:26
Giovani!!
Parabéns pela viatura!
Ficou excelente todo o serviço!
Sobre a ligar o velocímetro, quando se usa a t-case willys, usa esta, que tem a coroazinha e pinhão para o cabo!
Mais o grande problema são as funções agregadas ao conjunto do velocímetro, como limitador de velocidade, abs...
Fala Kim, isso tambem foi o eu pensei, sobre as funçoes do velocimetro eletronico.
Sobre o cabo eu estava pensando em colocar o velocimetro a cabo no cardan, mas por enquanto isto e outra historia.
Por enquanto eu estou um pouco assustado com tanta fiação do motor.:putz:
Casa da transmissão4x4
01/03/2010, 22:35
Fala Danilo, você sabe se tem algum esquema para não utilizar o painel original? Pois gostaria de não usar na minha bicubinha também, desculpe utilizar este tópico para a pergunda.
Abraços.
Grande Morceli, foi bom vc ultilizar esse topico por que e cheio da turma entendida...hahaha.
Eu ainda não sei como fazer, mas em breve eu chegarei nesta parte, talvez o daniel possa te ajudar : mcwebber@terra.com.br por que ele não usou, e como está na foto ficou muito bom ? Eu tambem vou tentar aproveitar o meu painel por conta do espaço.
Pode mandar e-mail para o Daniel elee gente boa.
Qualquer duvida Morceli pode perguntar, em tambem vou precisar bastante da sua ajuda.
Abraço.
Agora é achar aquele pedaço do chicote na cherota, para ver se o módulo está lá... onde será que ele ficou? :putz:
"Adatação" não mole...:lol:
[]'s
Casa da transmissão4x4
02/03/2010, 13:58
Agora é achar aquele pedaço do chicote na cherota, para ver se o módulo está lá... onde será que ele ficou? :putz:
"Adatação" não mole...:lol:
[]'s
Assim que tiver noticias Giovani relata aki no forum.
Boa sorte.
Casa da transmissão4x4
02/03/2010, 21:18
Aproveitando pessoal será que alguem pode tirar a foto da caixa de fusivel que fica dentro do cofre do motor da hilux? A minha está sem alguns fusiveis e reles. A caixa que estou falando e esta:
Mais umas fotins...
Bom, sobre as molas, o kit da Pro Comp é de + 4" mesmo, mas devido ao peso ser maior, em virtude do motor, pára-choque e guincho, acabou ficando baixa.
Agora ela está com calços sobre as molas e o mano ainda vai resolver se vai para um kit de 6" ou fica assim mesmo.
Nas fotos dá para ver o estribo by POWER :mrgreen:. Ainda vai ganhar um detalhe de pintura para ficar mais a cara da Cherota... Depois disso ponho umas fotos detalhadas...:concordo:
[]'s
Casa da transmissão4x4
11/03/2010, 13:26
Giovani vc solucionou o problema do modulo ?
Giovani vc solucionou o problema do modulo ?
Ainda não... O jeito vai ser remapear o módulo. O problema é que aqui no sul não sabemos de ninguém que faça isso.:neutral:
[]'s
gutoxj98
11/03/2010, 17:38
compra um modulo pelo e bay......acho mais garantido !!!!....e tenta mandar remapear esse ao mesmo tempo......pelo menos fica com uma 2 opçao !!!
abraço
Casa da transmissão4x4
11/03/2010, 18:14
Giovani aquele modulo dos bicos ja estava na cherokee?
Giovani aquele modulo dos bicos ja estava na cherokee?
Estava sim. Segundo o mecânico ela nem funcionaria se não estivesse.
[]'s
Casa da transmissão4x4
13/03/2010, 18:53
Giovani será que este que é o modulo do alarme???
Giovani será que este que é o modulo do alarme???
Não sei mesmo Danilo...:razz:
Parece que o Brô descobriu a causa da falha... Tinha um bico injetor com problema. Ele trocou o bico, mas ainda ocorre o problema, só mudou a faixa de giro. Antes ocorria por volta dos 3200 RPM's, agora só acima dos 4000 RPM's.:grin:
Quase dá para andar normalmente... Mas a solução é por aí, talvez a troca de todos os bicos resolva de vez.:concordo:
Umas fotins para atualizar...
Molas e amortecedores Pro Comp:
[]'s
Chapa de proteção para o cárter do motor e do câmbio.
Estribo by POWER.:mrgreen:
[]'s
Agora falta pouco...
Só colocar uma relação nova na dianteira e resolver de vez a falha.
[]'s
Casa da transmissão4x4
10/04/2010, 20:37
Tomara que resolva este problema Giovani.
Eu troquei o meu motor pelo um MWM 2.8 mecanico, sei bem da tocada do motor hilux D-4D, mas acabei optando pela simplicidade e confiança.
Fala parceria, ainda com este probleminha? Consultasse o tópico que te falei ?
Seguinte, estou para decidir se potencializo minha LIMIT ou passo adiante, quero saber se tu tens mecanica completa da S10 2.8TDI Sprint para montar nela e se tu assume essa bronca.
Abração,
Badia
Agora falta pouco...
Só colocar uma relação nova na dianteira e resolver de vez a falha.
[]'s
Fala parceria, ainda com este probleminha? Consultasse o tópico que te falei ?
Sim... mas o problema é bico mesmo. O mano trocou 1 bico e já mudou de conversa... Vai ter que trocar todos, para resolver de vez. Mas ele não mexeu mais nisso, está vendo outras coisas agora.
A relação dianteira o samukanvas deve trazer na mala daqui uns dias...
Seguinte, estou para decidir se potencializo minha LIMIT ou passo adiante, quero saber se tu tens mecanica completa da S10 2.8TDI Sprint para montar nela e se tu assume essa bronca.
Dessa bronca eu tô fora...:mrgreen:
"Adatação" é só para uso próprio mesmo. O Zenzen4x4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=28219) está tirando essa meca 2.8 da Cheroka dele. MWM 2.8 + câmbio S-10 + t-case Cherokee. Fala com ele, já pede com os calços e suportes do motor, etc... vai ser praticamente P&P.
Ele vai botar tudo da Toyota 02.
Eu sou suspeito em dizer, mas nunca simpatizei com esse MWM. Motor quadrado demais. Dá mais manutenção que o International e não tem TGV.
Isso pode ser só uma questão de gosto mesmo, se vc acha esse motor bom, acho que seria uma boa negociar com o Zezen, pois já está tudo feito para a Limited.:concordo:
[]'s
OOOOOOOOOOOOOpa, tamos falando mesmo motor? Do Troller, da XTerra, esse que dizes ser ruim?
Interessante essa tua dica, nesses anos todos é a primeira voz contra, vou pesquizar mais, valeu.
Gostei da dica do Zenzen4x4, a mecanica me interessa e mais ainda a experiencia dele, tens o mail dele?
Quem sabe trocamos de Limit?
Mas me conta, o "Brimo" Samukanvas vai passar por Porto e não me avisou??? Vou pegar no pé . . .
Abração,
Badia
OOOOOOOOOOOOOpa, tamos falando mesmo motor? Do Troller, da XTerra, esse que dizes ser ruim?
Interessante essa tua dica, nesses anos todos é a primeira voz contra, vou pesquizar mais, valeu.
O próprio. Como te disse, gosto é como c*...:mrgreen: Não gosto dele e não incentivo ninguém à usar... Tem coisa melhor. Só pela turbina o international 2.8 já ganha disparado minha preferência. O maior pecado do 3.0 foi de não vir com a TGV. A Hilux entrou com motor forte + TGV e matou à pau...
Esperar a turbina encher é coisa pra dinossauro...:mrgreen:
Aquele buraco de aceleração nas trocas de marcha... bléééca...:razz:
Gostei da dica do Zenzen4x4, a mecanica me interessa e mais ainda a experiencia dele, tens o mail dele?
Quem sabe trocamos de Limit?
Clica em cima do nome dele, na minha mensagem anterior e vai em "Informações de contato". Lá tem opção de MP e e-mail.:concordo:
Mas me conta, o "Brimo" Samukanvas vai passar por Porto e não me avisou??? Vou pegar no pé . . .
Não... É que ele tá na gringolândia e ficou de trazer a mérca... Se a PF não prender ele, daqui uns dias teremos as peças.:mrgreen:
Falando em relações... Temos uma Dana 30 4.10 dando sopa aqui. Como a do Brô é 96, não serviu. Ela serve nas 97 e 98. A traseira é Dana 44 e encontra fácil. Tirando o V8 vai precisar reduzir...
[]'s
Tá, desculpa a ignorancia do macaco, mas em qual carro vem esse motor International 2.8?
valeu, mandei mensagem pro Zenzen4x4, e ai, não interessou o brique que te ofereci?
Abraço,
Badia
Casa da transmissão4x4
03/05/2010, 22:20
Tá, desculpa a ignorancia do macaco, mas em qual carro vem esse motor International 2.8?
valeu, mandei mensagem pro Zenzen4x4, e ai, não interessou o brique que te ofereci?
Abraço,
Badia
Badia foram as ranger que tem escrito power stroque, e um exelente motor tirando a manutenção cara, mas tem muito torque em baixa rotação.
Valeu parceiro, vou de Sprint mesmo, afinal não dá para se ter tudo mesmo.
Abraço,
Badia
Tchê 4x4
04/05/2010, 10:12
Badia foram as ranger que tem escrito power stroque, e um exelente motor tirando a manutenção cara, mas tem muito torque em baixa rotação.
A manutenção dos Intenational depende da região, aqui no sul por exemplo se consegue peças originais com preços bem acessíveis nas autorizadas...
Matheus Gandini
10/06/2010, 14:48
e essa "cherota", vulgo "essa coisa aê":D
nao vai pra triilha naao???
ainda vou ver essa monstra di perto
em tempo: parabens pela cherokee, monstra mesmo
abrass
e essa "cherota", vulgo "essa coisa aê":D
nao vai pra triilha naao???
ainda vou ver essa monstra di perto
em tempo: parabens pela cherokee, monstra mesmo
abrass
Só a hora que a 4x4 puder ser usada...:parede:
Tivemos que trocar a relação do diferencial, e na dianteira a relação não serviu. Agora o esquema vai ser trocar a carcaça do eixo dianteiro, para poder usar a relação correta.:rolleyes:
[]'s
Casa da transmissão4x4
10/06/2010, 19:24
Só a hora que a 4x4 puder ser usada...:parede:
Tivemos que trocar a relação do diferencial, e na dianteira a relação não serviu. Agora o esquema vai ser trocar a carcaça do eixo dianteiro, para poder usar a relação correta.:rolleyes:
[]'s
Giovani qual coroa e pinhão vc usou no diferencial traseiro (de qual veiculo) ? Ela serve tambem nos DANA44 da rural ?
Giovani qual coroa e pinhão vc usou no diferencial traseiro (de qual veiculo) ? Ela serve tambem nos DANA44 da rural ?
O mano trouxe dos EUA, marca Alloy. Mas é igual à da Rural sim, relação 4,10:1.
Porém a que saiu (relação 3,73:1) não é igual. O pinhão tem um diâmetro maior, onde vão os rolamentos. Foi preciso fazer uma bucha no pinhão da Alloy.
Esse papo que diferenciais Dana são todos iguais é balela... O Dana 30 dianteiro tem uma diferença de 25mm no comprimento do pinhão, que mudou de 96 para 97, na Grand...:parede:
[]'s
marcelo_manaloa
11/06/2010, 11:13
Bom dia a todos....
Usei o D4D em minha Cheroka por um tempo. Depois de algumas panes elétricas em trilha (água e parte elétrica não combina) resolvi tirar tudo e coloquei um MWM 2.8 com a caixa e redução da Frontier. Nada de fio apenas um positivo na injetora e mais nada. Agora é só alegria... hehehehehe
Aqui tem fotos da Cheroka com o D4D e com MWM http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=68874
Para que tiver interesse de aumentar a cavalaria no Hilux D4D tenho um modulo da UniChip p/ praticamente 200hp. Melhora muito o torque e o consumo de óleo, meu jeep com pneus 38 fazia uma media de 7.5 km/l na cidade e quase 10 km/l na estrada na media de 100 km/h.
Mais sobre o modulo. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=70932
laserman
13/08/2010, 18:32
Trocar 200 por 140 CV, deve ter sentido falta de potência, não ?
A propósito, qual o destino do power train antigo ?
Boa lama,
Bom dia a todos....
Usei o D4D em minha Cheroka por um tempo. Depois de algumas panes elétricas em trilha (água e parte elétrica não combina) resolvi tirar tudo e coloquei um MWM 2.8 com a caixa e redução da Frontier. Nada de fio apenas um positivo na injetora e mais nada. Agora é só alegria... hehehehehe
Aqui tem fotos da Cheroka com o D4D e com MWM http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=68874
Para que tiver interesse de aumentar a cavalaria no Hilux D4D tenho um modulo da UniChip p/ praticamente 200hp. Melhora muito o torque e o consumo de óleo, meu jeep com pneus 38 fazia uma media de 7.5 km/l na cidade e quase 10 km/l na estrada na media de 100 km/h.
Mais sobre o modulo. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=70932
So uma palavra me vem a cabeça: :pipoca:
:palmas: S E N S A C I O N A L!!!! :palmas:
Eu sou suspeito em dizer, mas nunca simpatizei com esse MWM. Motor quadrado demais. Dá mais manutenção que o International e não tem TGV.
Isso pode ser só uma questão de gosto mesmo, se vc acha esse motor bom, acho que seria uma boa negociar com o Zezen, pois já está tudo feito para a Limited.
.
.
.
Engraçado...o Afonso que trabalha com adaptações detesta os maxion...por que será...
.
.
Nosso amigo Elmer, que todo sabem o vasto conhecimento em motores, diz que é muito dificil abrir um mwm, mas em compensação os maxion e o moderníssimo 3.0 da hilux gostam de incomodar...
Imagino que seu motor seja pouco rodado..e já está com problemas de bico???
Um colega arrancou um 3.0 e colocou um sprint... por que será???
Não tem TGV...isso é sinal de motor ruim?
Também sou suspeito para falar..moro do lado da fábrica...compro tudo original a um preço bem baixo.
manutenção...nem vou entrar em detalhes...mas correia dentada em um motor diesel????
Gosto é gosto!Logo mais penso em colocar um TGV...aí meu motor deixará de ser ruim....
Se bem me lembro tem um tópico só falando mal dos maxion, não???
Não conheço maxion nem o 3.0, mas estou feliz com o mwm...
E confesso que queria só uma coisa do maxion: poder aumentar a cilindrada para 3.0...
Sem querer criar polêmica...gosto é uma coisa, agora dizer que é ruim tem que haver embasamento!
Mudando de assunto Giovani, conseguiu usar todos acessórios da cherota?Tipo o ar digital está funfando legal?Piloto automático?O que do computador de bordo parou de funcionar?Mais alguma coisa?
Abraços
Mudando de assunto Giovani, conseguiu usar todos acessórios da cherota?Tipo o ar digital está funfando legal?Piloto automático?O que do computador de bordo parou de funcionar?Mais alguma coisa?
Abraços
Olá Zepi!
Funciona tudo, exceto a medição do consumo. O piloto automático veio da Toyota, pois a instalação elétrica não é compatível com os botões da Cheroka.
A falha do motor também está 99,99% resolvida. Depois de muitos testes, falhou apenas 1 vez, durante uma viagem longa. O "macete" foi enganar o sensor de temperatura, mandando uma leitura "mais fria" para o módulo. Ainda falta terminar essa instalação, que está com cara de gambi...:mrgreen:
Também foi trocada a carcaça do eixo dianteiro, para poder montar a relação mais reduzida na dianteira. Agora sim, está com a relação correta e 4x4 funcionando!
[]'s
Olá Zepi!
Funciona tudo, exceto a medição do consumo. O piloto automático veio da Toyota, pois a instalação elétrica não é compatível com os botões da Cheroka.
Também foi trocada a carcaça do eixo dianteiro, para poder montar a relação mais reduzida na dianteira. Agora sim, está com a relação correta e 4x4 funcionando!
[]'s
Teria mais detalhaes sobre atroca do dif dianteiro?
Trocou só a bolota?De que carro tirou?tem fotos???Quais peças ficam e quais vão embora?Semi-eixos?HOmcinéticas?E os cardãs???
Estou pensando em te imitar!!!!!!Cheroca diesel!!! :odedo::odedo:
Abraços
Teria mais detalhaes sobre atroca do dif dianteiro?
Trocou só a bolota?De que carro tirou?tem fotos???Quais peças ficam e quais vão embora?Semi-eixos?HOmcinéticas?E os cardãs???
Estou pensando em te imitar!!!!!!Cheroca diesel!!! :odedo::odedo:
Abraços
A carcaça toda do eixo. Conseguimos um eixo de Wrangler, que também tem o pinhão embaixo e era do tamanho certo. Foi P&P... Diferencial completo, rolamentos, semi-eixos, etc. Tudo da Limited foi montado na carcaça do Wrangler. Os suportes da suspensão são idênticos também. A única diferença era no comprimento do pinhão... Vai saber pq fazem essas coisas...:confused:
Não tenho fotos. O serviço foi feito em POA, no Adaime, que tinha o eixo.
Só não recomendo motor eletrônico. É muito difícil fazer a parte eletrônica conversar. Pega um 2.8, MWM ou International...
[]'s
Não entendi Giovani...o Eixo do Wangler não igual ao da Cheroca????
Pensei que tinha colocado uma carcaça de dana 44 para poder usar outras relações...
????????????????
Abraços
Outra coisa, com a relação original ela ficou fraca na saída, ou vc reduziu para usar nas trilhas???
Abraços
Não entendi Giovani...o Eixo do Wangler não igual ao da Cheroca????
Pensei que tinha colocado uma carcaça de dana 44 para poder usar outras relações...
????????????????
Outra coisa, com a relação original ela ficou fraca na saída, ou vc reduziu para usar nas trilhas???
O Dana 30 dianteiro tem uma diferença de 25mm no comprimento do pinhão, que mudou de 96 (longo) para 97 (curto), na Grand...
Como o mano já tinha comprado a relação Dana 30, 4,10:1, com pinhão curto (longo nem existe nessa relação), foi preciso achar um eixo de Wrangler, que é igual em tudo ao da Grand e tinha o pinhão curto.
Ela ficou fraca de arrancada e o câmbio automático estava esticando demais as marchas. Por isso foi preciso acertar a relação.
Trilha cascuda não. Passeios e viagens sim...:concordo:
[]'s
Só não recomendo motor eletrônico. É muito difícil fazer a parte eletrônica conversar. Pega um 2.8, MWM ou International...
[]'s
É...já possuo um mwm sprint...
Abraços
Buenas... Nem só de oficina se vive. Depois de muito trampo, finalmente ficou "funcional". Então o mano levou ela para dar uma voltinha com o pessoal do JC da Polenta, de Bento. Foram à Bacupari no último feriado.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=253029&stc=1&d=1289101585
Continua...
O pessoal andou se enroscando por lá... O mano filmou essa:
http://www.youtube.com/watch?v=zfhbOkhwNng
E acreditem, depois de uma "secada básica", saiu de lá andando! :palmas:
Só não funcionou no outro dia...:lol:
Aqui a Cherota "se espalhando no chiqueiro"...
http://www.youtube.com/watch?v=Y2Mj9dOq-So
http://www.youtube.com/watch?v=_vSpUwdPt5g
Até que não fez feio, pelos pneus "slick" e apenas um bloqueio LSD na traseira.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=253035&stc=1&d=1289104467
[]'s
Guiga Tostes
07/11/2010, 12:04
Poxa tá show a Cherota, coisa fina nada como um belo powertrain!!!:concordo:
Agora conta mais sobre a arte feita pelo Troller submarino...como aconteceu?:pensativo::mrgreen:
Abrs
Alexandre Souto
07/11/2010, 12:06
Aqui a Cherota "se espalhando no chiqueiro"...
http://www.youtube.com/watch?v=Y2Mj9dOq-So
http://www.youtube.com/watch?v=_vSpUwdPt5g
Até que não fez feio, pelos pneus "slick" e apenas um bloqueio LSD na traseira.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=253035&stc=1&d=1289104467
[]'s
Ta chique a CHEROTA, já ta boa assim na lama, imagino se tiver pneus lameiros...... Ai vai ficar demais!
Abs e parabéns pelo projeto!
Agora conta mais sobre a arte feita pelo Troller submarino...como aconteceu?:pensativo::mrgreen:
Foi indo, indo, indo e "iuuu"...:mrgreen:
Errou o lugar e pegou o canal que alimenta a lagoa... O vermelho que ia atrás quase foi junto. Depois do resgate fuçaram nele até que funcionou. Tenho mais fotos aqui, mas o dono pediu para não mostrar...:smile:
A Cherota também bebeu água, não tinha snorkel... :rolleyes:
Aqui o filtro de águ... ar dela:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=253144&stc=1&d=1289166422
Não deu calço hidráulico pq o mano desligou na hora. Mas tiveram que tirar os bicos para expulsar a água. O filtro foi lavado e secado numa fogueira...:lol:
Funcionou bem. Mais 1 dia e meio de trilha e a volta para casa. Nem foi para a oficina fazer uma revisão no motor ainda. Já veio de Bento p/ cá e hoje voltou à Bento. Depois dizem que motores eletrônicos não são confiáveis...
Amanhã deve ir fazer a revisão, pois sobraram uma pecinhas depois que recolocaram os bicos...:lol:
O snorkel já foi encomendado. Normalmente ele vem do lado esquerdo, mas como a bateria trocou de lado com o filtro, vai ser preciso um snorkel do lado direito.
Ta chique a CHEROTA, já ta boa assim na lama, imagino se tiver pneus lameiros...... Ai vai ficar demais!
Ela vai ganhar um 2º jogo de pneus, só o modelo ainda não está definido.:concordo:
[]'s
Hans Beran
20/08/2011, 17:06
Oi Giovani, muito legal este tópico e me deu uma boa idéia do que vcs fizeram com a Cheroka para eu terminar o meu Wrangler.
Pelo que entendi o problema dela entra no modo de segurança era os bicos, certo ?
Vi que vc colocou o filtro de ar da própria cheroka, não deu falta de ar ou falta de filtragem, pois com o turbo o volume de ar não é maior ?
Estou pensando em colocar o filtro de ar da Pajero Sport HPE 2.5 Diesel, pois ele é menor , vc acha que ele dá conta do recado ?
Vcs colocaram qual bomba de Diesel no tanque de combustivel para alimentar a linha ?
Parabéns pela máquina...
Abs
Oi Giovani, muito legal este tópico e me deu uma boa idéia do que vcs fizeram com a Cheroka para eu terminar o meu Wrangler.
Pelo que entendi o problema dela entra no modo de segurança era os bicos, certo ?
Vi que vc colocou o filtro de ar da própria cheroka, não deu falta de ar ou falta de filtragem, pois com o turbo o volume de ar não é maior ?
Estou pensando em colocar o filtro de ar da Pajero Sport HPE 2.5 Diesel, pois ele é menor , vc acha que ele dá conta do recado ?
Vcs colocaram qual bomba de Diesel no tanque de combustivel para alimentar a linha ?
Parabéns pela máquina...
Abs
Olá Hans!
Não, o problema de entrar em modo de emergência era a leitura da temperatura. Como foram mantidos os radiadores originais da Cherokee, pode ter dado alguma diferença.
Foi instalado um potenciômetro para regular a leitura da temperatura. Aí baixamos até que não ocorreu mais a falha. Depois disso ele foi medido e substituído por um resistor para mandar sempre a mesma leitura. No painel, onde antes o medidor ficaria no meio da escala, hoje fica por volta de 1/4.
O filtro que usamos é o da Ranger diesel com motor 2.5. Ele tem as "bocas" bem grandes e não faltou ar em momento algum. Para saber se o filtro está "enforcando", basta fazer um teste com e sem ele, num trecho de serra, por exemplo, onde você possa encher o motor. Mais importante que o tamanho do elemento é o tamanho da boca do filtro. Compare com o original da Hilux. Tem que ter umas 3" de diâmetro. Não lembro como é o filtro da Pajero.
A bomba é a original da Hilux. Até a bóia e pescador são da Hilux. Tanto o da Hilux como o da Cherokee são redondos e presos com uma rosca plástica no alto do tanque. A diferença é de poucos mm. Foi só preciso dar um passe no torno e o da Hilux serviu como uma luva!
Boa sorte na obra! E no que precisar estamos à disposição.
Abraço!
Hans Beran
20/08/2011, 21:40
Muito boa sua informação, estou também mantendo o radiador do Wrangler, mas em comparação com o da Hilux ele tem uma largura maior mas em compensação ele é mais estreito, assim este é um ponto da duvida, mas vcs trocaram a tampa do radiador da cheroka para uma tampa de pressão de 13 libras ?, pois a da cheroka é de 15 libras. A do Wrangler é 18 libras. Pois isto eu já estou trocando para dar a mesma pressão de trabalho. Será que era isto ?!!!
Vou atrás da bomba da Hilux então ai fica original.
Vc teve algum problema eletrico por agua o barro ? Vc isolou os modulos ? Tem algum problema se isolar os modulos, tipo temperatura ?
Tem algum detalhe que vc mudaria na sua adaptação ?
Obrigado...
Abs.
Muito boa sua informação, estou também mantendo o radiador do Wrangler, mas em comparação com o da Hilux ele tem uma largura maior mas em compensação ele é mais estreito, assim este é um ponto da duvida, mas vcs trocaram a tampa do radiador da cheroka para uma tampa de pressão de 13 libras ?, pois a da cheroka é de 15 libras. A do Wrangler é 18 libras. Pois isto eu já estou trocando para dar a mesma pressão de trabalho. Será que era isto ?!!!
Talvez... Não foi trocada não...
Vou atrás da bomba da Hilux então ai fica original.
Quanto mais componentes originais, melhor. Menos chance de dar problema.
Anexo as fotos da adaptação feita no tanque.
Vc teve algum problema eletrico por agua o barro ? Vc isolou os modulos ? Tem algum problema se isolar os modulos, tipo temperatura ?
Ela está com 2 sistemas elétricos inteiros e arrumar lugar para tudo é um problema. Mas a maioria ficou embaixo do painel, então não tem vedação extra nenhuma. Lá na frente os conectores são bem protegidos, pois tanto na Cheroka quanto na Hilux são de excelente qualidade e possuem borrachas de vedação. O que sempre fiz no meu jeep e recomendo para qualquer um é dar uma pulverizada geral de WD40 em todos os contatos antes de entrar na trilha.
Tem algum detalhe que vc mudaria na sua adaptação ?
Obrigado...
Abs.
Sim. Não faria de novo... É muita mão!:chorandoderir:
Mas respondendo sério, não mudaria nada. Nada significativo poderia ser diferente. O radiador do intercooler, por exemplo, poderia ficar em cima, mas seria preciso colocar um scoop de dragster, pois todo o radiador ficaria para cima da linha do capô. Ia ficar ridículo.
No seu caso, foi possível fazer um body lift, que resolveu esse problema.
Outro dia estourou uma mangueira do intercooler. O acesso ficou bem difícil e é chato demais para fazer essas manutenções. Mas o mano vai mandar fazer um tubo no formato e eliminar quase todas as mangueiras. É uma melhoria possível...
Abraço!
Hans Beran
23/08/2011, 19:28
Oi Giovani, Tô aqui de novo..Kkkkk...
Vc conseguiu manter funcionando os AirBags da Cheroka ?
Abs.
Oi Giovani, Tô aqui de novo..Kkkkk...
Vc conseguiu manter funcionando os AirBags da Cheroka ?
Abs.
Olá Hans!
Bom, não deu para testar, mas devem estra funcionando sim...kkkkkkkkkkk
Eles funcionam com um módulo independente.
O que deixou de funcionar foi o ABS. Talvez ainda dê para ligar no sistema da Hilux, mas nem quero pensar na trabalheira...
Abraço!
Hans Beran
23/08/2011, 20:04
Olá Hans!
Bom, não deu para testar, mas devem estra funcionando sim...kkkkkkkkkkk
Eles funcionam com um módulo independente.
O que deixou de funcionar foi o ABS. Talvez ainda dê para ligar no sistema da Hilux, mas nem quero pensar na trabalheira...
Abraço!
Nem pense em testar..:shock: :chorandoderir:
Então acabei tirando o Airbag pois segundo o meu eletrecista diz que eles não funcionam, pois a centralina não manda o sinal do Check para liberar seu funcionamento, pois seria por segurança, como se ele estivesse com defeito...:semideia
No lugar estou colocando as centralinas..
https://lh4.googleusercontent.com/-xZYMPeJI-f8/TlQcgXHij6I/AAAAAAAABsQ/Jv-rGIE68RI/s800/DSC07027.JPG
Pelo menos os modulos vão ficar altos e secos..:-P
Abs..
Nem pense em testar..:shock: :chorandoderir:
Então acabei tirando o Airbag pois segundo o meu eletrecista diz que eles não funcionam, pois a centralina não manda o sinal do Check para liberar seu funcionamento, pois seria por segurança, como se ele estivesse com defeito...:semideia
No lugar estou colocando as centralinas..
https://lh4.googleusercontent.com/-xZYMPeJI-f8/TlQcgXHij6I/AAAAAAAABsQ/Jv-rGIE68RI/s800/DSC07027.JPG
Pelo menos os modulos vão ficar altos e secos..:-P
Abs..
Faz sentido... Vou conversar com o eletrechispa que juntou tudo...
Boa! Arrumou um lugar excelente!:concordo:
Falando dessa parte eletrônica, uma coisa que acho muito chata é o retardo do acelerador. Pisa, conta até 3, aí ele acelera...
Atravessar uma rua movimentada desse jeito é bem complicado. Será que tem como reprogramar isso?
Outra dificuldade é conseguir um scanner. Na concessionária Toyota nem pensar!:razz:
Abraço!
Hans Beran
23/08/2011, 20:38
Faz sentido... Vou conversar com o eletrechispa que juntou tudo...
Boa! Arrumou um lugar excelente!:concordo:
Falando dessa parte eletrônica, uma coisa que acho muito chata é o retardo do acelerador. Pisa, conta até 3, aí ele acelera...
Atravessar uma rua movimentada desse jeito é bem complicado. Será que tem como reprogramar isso?
Outra dificuldade é conseguir um scanner. Na concessionária Toyota nem pensar!:razz:
Abraço!
O eletrônico é um pouco mais lento do que o mecânico, mas não deveria ser tão lento :semideia
Isto vou ver ainda se o meu ficou assim, mas vou pesquisar aqui na Toyota, apesar que fiz um Teste Drive em uma Hilux e não percebi isto.
Quanto o Scanner vou ver aqui quantos eles cobram na concessionaria..:idea: e o meu eletrecista aqui tem scanner, vou ver se o dele é completo...ai te falo qual é o programa que ele usa aqui... quem sabe vc acha algo ai...
Valeuu!!!
Abs
Giovani...
tudo bom...
me dê uma luz sobre a cherokee que vc montou a diesel...
vc usou o modulo de injeção da diesel, correto!
me responda, como vc conseguiu ligar os outros componentes no modulo...
ex. piloto automatico, ar,... houve algum sistema que não funcionou mais..
Olá!
Bom, quem fez instalação elétrica foi um bruxo aqui de Bento... Mas a princípio não teve muita dificuldade, pois foi instalado o chicote completo da Hilux. O piloto automático também ficou funcionando, só que adaptei a alavanquinha da Hilux na coluna, pois nos botões originais da Cheroka não dariam certo. O ar ficou o sistema da Cherokee, normal. Air bag funciona.
O que não funcionou mais na Cherokee foi o ABS e o computador de bordo. Mas só nas leituras de consumo. Indicação de portas abertas, temperatura, bússola, relógio, etc, continuam funcionando.
Abraço!
Valeu Giovanni...
obrigado por responder!
Hans Beran
31/12/2011, 12:11
Oi Giovani,
Só para relatar, deu certo a mudança do filtro de ar + a entrada de ar para o sensor original, ele não mais entrou no modo de segurança, tá andando mais e mais ecônomico :euforico:
Ainda estou com vibração no cardãn traseiro quando ele trabalha em ponto morto a mais de 70 Km/H, isto porque ele tem uma folga na saida do cardãn traseiro, estamos pensando em colocar uma mola onde deixaria o cardãn com pressão para as pontas, não deixado ele vibrar.
AR condicionado funcionando...só falta o conselo central !!
Abs
Oi Giovani,
Só para relatar, deu certo a mudança do filtro de ar + a entrada de ar para o sensor original, ele não mais entrou no modo de segurança, tá andando mais e mais ecônomico :euforico:
Opa!
Show! É muito bom quando dá tudo certo... hehehe
Ainda estou com vibração no cardãn traseiro quando ele trabalha em ponto morto a mais de 70 Km/H, isto porque ele tem uma folga na saida do cardãn traseiro, estamos pensando em colocar uma mola onde deixaria o cardãn com pressão para as pontas, não deixado ele vibrar.
AR condicionado funcionando...só falta o conselo central !!
Abs
Mola? Acho que nunca vi nada parecido... Será que funciona? :pensativo:
Abraço!
Celsogvs
04/02/2012, 10:42
Oi Giovani,
Estou iniciando uma empreitada semelhante a sua, pretendo adaptar um motor diesel em uma cherokee sport.
Se alguém aqui souber de uma cheroka pra vender de preferencia com problemas de motor e/ou cambio informe por favor.
Desde já obrigado,
Celso
Oi Giovani,
Estou iniciando uma empreitada semelhante a sua, pretendo adaptar um motor diesel em uma cherokee sport.
Se alguém aqui souber de uma cheroka pra vender de preferencia com problemas de motor e/ou cambio informe por favor.
Desde já obrigado,
Celso
Olá Celso!
Beleza. Aviso sim.
Quanto ao motor, já sabe qual colocar? Apesar do que dizem por aí, recomendaria usar o 2.8 da Ranger. Tem turbina TGV, é forte e não dá manutenção.
Abraço!
Hans Beran
04/02/2012, 23:16
Oi Celso, pense em comprar uma Cherokee boa, pois assim vc poderá vender o conjunto para o pessoal que esta montando as gaiolas Jeeps, no meu caso eu acabei vendendo o conjunto por R$ 8.000,00.
Desculpa ai Giovani !!! :oops:
Abs
Oi Giovani,
Desde já obrigado,
Celso
Oi Celso, pense em comprar uma Cherokee boa, pois assim vc poderá vender o conjunto para o pessoal que esta montando as gaiolas Jeeps, no meu caso eu acabei vendendo o conjunto por R$ 8.000,00.
Abs
Sem problema...
Lembrei agora... Se o Celso quiser, a Cherota está à venda. Não é uma Sport, mas já leva pronta.:concordo:
Abraço!
Celsogvs
05/02/2012, 08:04
Abs
Hans,
Gostei da ideia de vender on conjunto da cheroka, você tem o contato destes possiveis compradores?
Giovani,
Agradeço, mas minha intensão é uma choroka sport ou uma explorer.
Hans Beran
05/02/2012, 09:35
Celso,
Quem está fazendo os projetos é o Junior de Espirito Santo do Pinhal - SP abaixo o seu link aqui no Forum e vc pode mandar um e-mail
: Ver Perfil: Junior Futura - 4x4 Brasil - Portal Off-Road (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=11568)
Abs
Hans,
Gostei da ideia de vender on conjunto da cheroka, você tem o contato destes possiveis compradores?
Giovani,
Agradeço, mas minha intensão é uma choroka sport ou uma explorer.
Hans Beran
05/02/2012, 09:37
Giovani,
Quanto vai pedir ?
Tenho alguns amigos que podem se interessar.:smile:
qualquer coisa me mande para hansberan@moveishans.com.br
Abs.
Sem problema...
Lembrei agora... Se o Celso quiser, a Cherota está à venda. Não é uma Sport, mas já leva pronta.:concordo:
Abraço!
Giovani,
Quanto vai pedir ?
Tenho alguns amigos que podem se interessar.:smile:
qualquer coisa me mande para hansberan@moveishans.com.br
Abs.
Mandei por mail... :concordo:
Abraço!
jeep2000
12/03/2013, 13:25
E a Cherota??
Notícias dela?
E a Cherota??
Notícias dela?
Opa!
Vendida! Mas ficou aqui em Bento...
Abs
Opa!
Vendida! Mas ficou aqui em Bento...
Abs
Fala Giovani, tudo bem? Por acaso não conhece ninguém aqui da região de MG que faz essa adaptação de motor diesel na Grand Cherooke não? Obrigado.
Fala Giovani, tudo bem? Por acaso não conhece ninguém aqui da região de MG que faz essa adaptação de motor diesel na Grand Cherooke não? Obrigado.
Não sei mesmo...
Já tentou com o Fabiano da Tecnotrilha? Se ele não faz, talvez saiba de alguém.:concordo:
Abraço!
Guima-MS
13/03/2016, 23:08
Ola giovani , estou com um projeto parecido .
Quero montar uma dakota (so lataria e interior) em cima de uma S10 2.8 4x4 Automatica (CTDI , 2013) .
Estou com algumas duvidas , o chicote voce retirou todo da cherokee e usou da hilux ? chave de farol , seta , limpador , tudo tem que ser usado da hilux ?
Ola giovani , estou com um projeto parecido .
Quero montar uma dakota (so lataria e interior) em cima de uma S10 2.8 4x4 Automatica (CTDI , 2013) .
Estou com algumas duvidas , o chicote voce retirou todo da cherokee e usou da hilux ? chave de farol , seta , limpador , tudo tem que ser usado da hilux ?
Olá Guima!
Não... Na coluna, somente o comutador da ignição (embutido atrás do painel) e o cruise control.
O painel (relógios) foi substituído pelo da Hilux. O resto ficou o original da Cherokee. Mas ela ficou com os 2 chicotes instalados (Cherokee e Hilux).
Ideal mesmo seria fazer um chicote novo, se achar um "bruxo" que faça isso...rsrsrs
Abraço!
gabriel-cj61
25/04/2016, 01:20
fala giovani, beleza?
só conheci seu topico hoje, mas fico demais a cherokee! parabens!!
estou querendo levantar mais a minha que no momento esta com calços de 2 polegadas, porem não gosto muito!
o que me incomoda é a posição do eixo traseiro e vi que você reposicionou ele...
quais foram as alterações para isso? você reposicionou os dois eixos?
teve que mudar o suporte da mola no carro? os suportes dos amortecedores também?
como você fez? eu nao entendi direito isso, pq só vi que refez os braços...
o que usa na suspensão dela? o que fez para erguer , só os calços mesmo? sao molas e amortecedores originais?
o que é watts link? as buchas usadas nos braços são as da cherokee mesmo?
valeu!!
grande abraço
Guima-MS
12/06/2016, 12:13
Giovani , voce alterou relacao de coroa e pinhao nesta cheroka ?
marcelowpereira
18/10/2016, 09:57
Bom dia Giovani, muito completo o seu tópico. Estou com uma Grand Cherokee 97 e uma doadora Hilux 09-10 4X4 SRV AUTOM. Gostaria de mais informações sobre o seu projeto, vc tem algum contato? Talvez das oficinas onde vc fez a adaptação para eu tirar umas dúvidas. Abs
megadeth
11/05/2019, 14:39
E essa voltou para a frota...:mrgreen:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/213611d1267152550-cherota-limited-c-meca-hilux-3-0-d-4d-auto-sport-97-verde_1.jpg
Em breve ela virá para cá, para eu bolar alguns acessórios. Os XJoteiros vão ter novas opções.:concordo:
[]'s
Opa amigo!
Sei que o post é antigo demais mas estou pra voltar ao mundo das XJs e essa cor da que mencionou eu não me lembro de ter visto na rua... vocês a pintaram ou é original assim? Teria mais detalhes dela? Muito linda a viatura!! Abraço!
Opa amigo!
Sei que o post é antigo demais mas estou pra voltar ao mundo das XJs e essa cor da que mencionou eu não me lembro de ter visto na rua... vocês a pintaram ou é original assim? Teria mais detalhes dela? Muito linda a viatura!! Abraço!
Bom dia!
Faz tempo, mesmo. A cor é original e sem retoques. Era relíquia, super inteira, baixa KM. Eixo traseiro Chrysler 8.25 e câmbio mecânico tb original.
Ela foi vendida e entrou na ralação das trilhas. Deu até pena...
Abraço!
megadeth
12/05/2019, 18:37
Bom dia!
Faz tempo, mesmo. A cor é original e sem retoques. Era relíquia, super inteira, baixa KM. Eixo traseiro Chrysler 8.25 e câmbio mecânico tb original.
Ela foi vendida e entrou na ralação das trilhas. Deu até pena...
Abraço!
Puxa vida Giovani, que pena .
Além da cor ser de uma raridade grande, ainda tinha esses detalhes que mencionou. Essa deveria ficar original e rodar tranquila, sem trilhas!
Vou continuar na busca aqui.
Obrigado pela atenção!
Caio