Ver Versão Completa : Bardahl B12 Turbo X Power Off-Road
Alguém já usou Bardahl Power Off-Road no cárter da Band?
Uso B12 Turbo há um ano e na próxima troca de óleo estou pensando em trocar pelo Power Off-Road, mas não sei se por atender a motores diesel e gasolina vai ter o mesmo efeito que o B12 Turbo (específico para motores diesel ou turbinados - que exigem mais do lubrificante).
Agradeço as dicas,
marmita22@uol.com.br
22/04/2009, 08:28
não uso nenhum aditivo só uso na minha band 88 motor 608 o oleo da castrol o Viscus principal vantagem que verifiquei foi de não abaixar oleo com frequencia como os outros oleos .
O principal efeito desses aditivos é como melhorador de viscosidade .
Já usei o Castrol Ultramax Viscus na Band antiga (OM 314) e realmente diminui um pouco o consumo de lubrificante. Porém efeito ainda maior tem o uso de 1 litro de óleo SAE 90 (não recomendo o uso, mas funciona perfeitamente para diminuir o consumo).
Discordo de você quanto ao principal efeito, pois já vi testes do aditivo de atração polar e realmente surpreende.
Segundo orientação da própria Bardahl, o uso deve ser limitado em 10% a 20% para não haver problemas com a viscosidade do lubrificante.
Obrigado pela opinião,
marmita22@uol.com.br
23/04/2009, 19:37
aproveitando quais os outros beneficios que vc gosta no B12
aproveitando quais os outros beneficios que vc gosta no B12
Diminuição do desgaste, redução de ruído e economia de combustível (pequena, porém notável)...
mecamaniaco
24/04/2009, 05:55
Diminuição do desgaste, redução de ruído e economia de combustível (pequena, porém notável)...
Atualmente estou usando óleo PURO TOP TURBO da LUBRAX sem aditivos extras, mesmo assim posso dizer que é outra coisa. Quando eu usava o MD 400 monograu o motor era ainda ++++ barulhento e trepidava bastante, isso tudo além de ser + pesado para ligar, de consumir + óleo diesel, de + óleo lubrificante... etc etc....
A título de curiosidade, estou usando o TOP TURBO nos carros a gasolina também, além de ser um óleo barato (comprado o galão de 20L), e super aditivado ele é API SL, refletindo no rendimento melhor também na gasolina.
Luiz Antonio C. Bodon
24/04/2009, 10:30
Uso o Ursa simples + Prolonga da Bardhall e não tenho do que reclamar...:concordo:
BNCastro
27/04/2009, 14:01
Ola colega de Congresso.
Eu não utilizo nenhum aditivo.
a 20.000Km estou utilizando Mobil Delvac MX SAE 15W-40. eh um dos mais caro no mercado (galão 20L) e ainda eh o recomenda pela mercedes.
em questao de economia de combustivel nao noto diferença. a diferença eh percebida na diminuiçao da sujeiro do filtro de oleo.
Ola colega de Congresso.
a 20.000Km estou utilizando Mobil Delvac MX SAE 15W-40. eh um dos mais caro no mercado (galão 20L) e ainda eh o recomenda pela mercedes.
em questao de economia de combustivel nao noto diferença. a diferença eh percebida na diminuiçao da sujeiro do filtro de oleo.
Boa dica.
Para quem não conhece, o Bruno é novo aqui, indiquei o fórum quando o conheci semana passada em um congresso da nossa profissão. Seja bem vindo garoto!!
Abraço,
Uso o Ursa simples + Prolonga da Bardhall e não tenho do que reclamar...:concordo:
A combinação é muito boa, mas ainda não uso Prolonga porque não tenho alto consumo de óleo, meu motor ainda trabalha bem com lubrificante 40.
Valeu a dica.
Abraço,
BNCastro
28/04/2009, 15:56
Levo minha Band num mecanico que eh muito amigo meu, ele uh expereiente em motores a diesel e veiculos off-roads. Ele me contou que a queima de oleo nos motores MB 314 e 364 eh normal. Esta queima ocorre qdo andamos em giro alto com velocidade constante e tempo longo, no caso que viajamos. Este consumo eh em media 1L para cada 1.000km. Se sua band esta tenho este consumo de oleo ela esta normal.
Caro Bruno,
Este consumo que você cita, também está descrito no manual e é aproximadamente o que meu motor (OM 364) também consome.
Só pra lembrar: motor que não queima óleo não está sendo lubrificado corretamente, o que não pode ocorrer é o consumo excessivo.
Entrei em contato com a Bardahl e eles me indicaram o uso do Power Off-road por ser mais adequado às condições de uso do meu veículo.
Abraços a todos,
Troquei o lubrificante (Lubrax Extra-Turbo) e o filtro e aditivei com Bardahl B12 Turbo.
O mais impressionante de tudo é que mesmo após 1 ano de uso, 7.000km rodados, inúmeras horas de motor virando e alguns litros de lubrificante reposto, o óleo usado ainda tinha o mesmo cheiro doce do B12 Turbo que utilizei na troca anterior. Isso prova que no mínimo, o aditivo tem longa ação e baixa alteração.
Francisco Bicalho
24/05/2009, 12:42
Ola colega de Congresso.
Eu tenho usado o Mobil Delvac 1400 15-40. Na verdade, a gente usa o óleo e acha "bom" ou "ruim" mas só vai saber mesmo lá pra frente, com o uso contínuo, e verificar como foi o desgaste do motor com centenas de milhares de km rodados. Quando tinha o 314 no carro usava o Viscus, mas trocava quando achava que já tinha passado demais da hora da troca, pesando que como eu estava sempre completando com óleo 'fresco' dava pra empurrar com a barriga. Tudo errado, eu sei, mas o motor durou 260 e tantos mil km e estava tudo em ordem quando troquei pelo motor novo. Os mecânicos da Mercedes dizem que o Bandeirante com 364 pode trocar o óleo tranquilamente de 10 mil em 10 mil porque o carro é tão leve para o motor. Inclusive soube que a maioria dos motoristas de caminhão que fazem manutenção em concessionárias M-B trocam o óleo de 40 em 40 mil. Imagina se trocassem de 5 em 5 mil? Tem gente que roda 1000 a 1200 km por dia, teriam que trocar o óleo toda a semana; além de ficar caríssimo, seria impossível ter que parar o carro algumas horas por semana para fazer a troca do óleo.
No meu carro troco de 10 em 10 mil e não acho que esteja detonando meu motor.
Abraço;
Chico
Fiz a troca da minha com 7000 e um ano de uso, mas já falei várias vezes aqui no fórum que a antiga (com 314) teve apenas 3 trocas de óleo em 8 anos e cerca de 100.000 km na minha mão e o motor era quase igual ao que eu comprei.
Realmente é muito motor pra pouco carro...
brunodhfr
25/05/2009, 10:55
pessoal, aproveitando o tópico, gostaria de saber a opinião de vcs em relação ao aditivo GA da bardal para transmissões... vale a pena o uso? qual a função dele?
abs
Nelson Calderari Sobrinho
26/05/2009, 00:21
tenho uma bandeirantes 91/92, cab. dupla (sou segundo dono) quando há comprei a três anos e meio (da igreja daqui da minha city) eu já conhecia os mecânicos que davam manutenção na mesma e eles me disseram que a máquina era filé, mas mesmo assim troquei todos os óleos colocando bardhal b12 prolonga no motor (1lt) e mais o GA, nas caixas e diferenciais eu achei ótimo porque no início por falta de água no radiador que estava vazando a bichinha ferveu mas trêz vezes e uma vez tive que trocar a junta do cabeçote mesmo assim o motor tá zero, por isso dou muito valor no bardal, aprendi isso com meu coroa.
Francisco Bicalho
26/05/2009, 12:33
Levo minha Band num mecanico que eh muito amigo meu, ele uh expereiente em motores a diesel e veiculos off-roads. Ele me contou que a queima de oleo nos motores MB 314 e 364 eh normal. Esta queima ocorre qdo andamos em giro alto com velocidade constante e tempo longo, no caso que viajamos. Este consumo eh em media 1L para cada 1.000km. Se sua band esta tenho este consumo de oleo ela esta normal.
Bruno
o 314 bebe óleo normalmente, mas o 364 não é para beber não. Se estiver bebendo óleo do motor é porque existe algum problema.
Chico
pessoal, aproveitando o tópico, gostaria de saber a opinião de vcs em relação ao aditivo GA da bardal para transmissões... vale a pena o uso? qual a função dele?
abs
Eu uso Bardahl GA nos dois diferenciais desde dezembro de 2008 tive que trocar os lubrificantes depois da enchente (tive que trocar pq encheu dágua) até o momento, não tenho do que reclamar, apenas percebi menor ruído na transmissão e segundo o fabricante, diminui o desgaste, mas isso só posso lhe dizer com o tempo...
Abraços,
marcvale
19/06/2009, 21:10
Caro Chico.
Só pra reforçar a sua citação, transcrevo a seguir, conteúdo do manual do proprietário, conforme página 50.
"4 - Consumo de óleo lubrificante do motor
Conforme a tabela do fabricante, o motor diesel Mercedez-Benz OM 314 consome 2 litros de óleo lubrificante a cada 1.000 km rodados em condições normais de uso.
Para evitar o consumo excessivo de óleo lubrificante, é importante observar as seguintes instruções, pricipalmente para os primeiros 1.000 km.
a - Não forçar o veículo nas marchas
b - Evitar altas velocidades
c - Evitar cargas excessivas
d - Efetuar as lubrificações conforme as instruções
e - Usar somente os óleos lubrificantes indicados pelas fábricas
f - Limpar, periodicamente, o filtro de ar. Diminua os intervalos de limpeza quando viajar por estradas poeirentas."
Como se observa, o consumo médio para o OM 314 é de 2 litros/1.000 km, o que corresponde ao dobro da margem contida nas colocações feitas pelo mecânico do Bruno.
Um abraço,
Márcio Valença.