PDA

Ver Versão Completa : Bardahl B12 Turbo X Power Off-Road

Torezan
21/04/2009, 22:23
Alguém já usou Bardahl Power Off-Road no cárter da Band?
Uso B12 Turbo há um ano e na próxima troca de óleo estou pensando em trocar pelo Power Off-Road, mas não sei se por atender a motores diesel e gasolina vai ter o mesmo efeito que o B12 Turbo (específico para motores diesel ou turbinados - que exigem mais do lubrificante).
Agradeço as dicas,

marmita22@uol.com.br
22/04/2009, 08:28
não uso nenhum aditivo só uso na minha band 88 motor 608 o oleo da castrol o Viscus principal vantagem que verifiquei foi de não abaixar oleo com frequencia como os outros oleos .

O principal efeito desses aditivos é como melhorador de viscosidade .

Torezan
23/04/2009, 00:44
Já usei o Castrol Ultramax Viscus na Band antiga (OM 314) e realmente diminui um pouco o consumo de lubrificante. Porém efeito ainda maior tem o uso de 1 litro de óleo SAE 90 (não recomendo o uso, mas funciona perfeitamente para diminuir o consumo).

Discordo de você quanto ao principal efeito, pois já vi testes do aditivo de atração polar e realmente surpreende.
Segundo orientação da própria Bardahl, o uso deve ser limitado em 10% a 20% para não haver problemas com a viscosidade do lubrificante.
Obrigado pela opinião,

marmita22@uol.com.br
23/04/2009, 19:37
aproveitando quais os outros beneficios que vc gosta no B12

Torezan
24/04/2009, 00:03
aproveitando quais os outros beneficios que vc gosta no B12

Diminuição do desgaste, redução de ruído e economia de combustível (pequena, porém notável)...

mecamaniaco
24/04/2009, 05:55
Diminuição do desgaste, redução de ruído e economia de combustível (pequena, porém notável)...
Atualmente estou usando óleo PURO TOP TURBO da LUBRAX sem aditivos extras, mesmo assim posso dizer que é outra coisa. Quando eu usava o MD 400 monograu o motor era ainda ++++ barulhento e trepidava bastante, isso tudo além de ser + pesado para ligar, de consumir + óleo diesel, de + óleo lubrificante... etc etc....

A título de curiosidade, estou usando o TOP TURBO nos carros a gasolina também, além de ser um óleo barato (comprado o galão de 20L), e super aditivado ele é API SL, refletindo no rendimento melhor também na gasolina.

Luiz Antonio C. Bodon
24/04/2009, 10:30
Uso o Ursa simples + Prolonga da Bardhall e não tenho do que reclamar...:concordo:

BNCastro
27/04/2009, 14:01
Ola colega de Congresso.
Eu não utilizo nenhum aditivo.
a 20.000Km estou utilizando Mobil Delvac MX SAE 15W-40. eh um dos mais caro no mercado (galão 20L) e ainda eh o recomenda pela mercedes.
em questao de economia de combustivel nao noto diferença. a diferença eh percebida na diminuiçao da sujeiro do filtro de oleo.

Torezan
27/04/2009, 19:29
Ola colega de Congresso.
a 20.000Km estou utilizando Mobil Delvac MX SAE 15W-40. eh um dos mais caro no mercado (galão 20L) e ainda eh o recomenda pela mercedes.
em questao de economia de combustivel nao noto diferença. a diferença eh percebida na diminuiçao da sujeiro do filtro de oleo.

Boa dica.

Para quem não conhece, o Bruno é novo aqui, indiquei o fórum quando o conheci semana passada em um congresso da nossa profissão. Seja bem vindo garoto!!
Abraço,

Torezan
27/04/2009, 19:32
Uso o Ursa simples + Prolonga da Bardhall e não tenho do que reclamar...:concordo:

A combinação é muito boa, mas ainda não uso Prolonga porque não tenho alto consumo de óleo, meu motor ainda trabalha bem com lubrificante 40.
Valeu a dica.
Abraço,

BNCastro
28/04/2009, 15:56
Levo minha Band num mecanico que eh muito amigo meu, ele uh expereiente em motores a diesel e veiculos off-roads. Ele me contou que a queima de oleo nos motores MB 314 e 364 eh normal. Esta queima ocorre qdo andamos em giro alto com velocidade constante e tempo longo, no caso que viajamos. Este consumo eh em media 1L para cada 1.000km. Se sua band esta tenho este consumo de oleo ela esta normal.

Torezan
28/04/2009, 19:17
Caro Bruno,
Este consumo que você cita, também está descrito no manual e é aproximadamente o que meu motor (OM 364) também consome.
Só pra lembrar: motor que não queima óleo não está sendo lubrificado corretamente, o que não pode ocorrer é o consumo excessivo.

Entrei em contato com a Bardahl e eles me indicaram o uso do Power Off-road por ser mais adequado às condições de uso do meu veículo.
Abraços a todos,

Torezan
23/05/2009, 23:02
Troquei o lubrificante (Lubrax Extra-Turbo) e o filtro e aditivei com Bardahl B12 Turbo.
O mais impressionante de tudo é que mesmo após 1 ano de uso, 7.000km rodados, inúmeras horas de motor virando e alguns litros de lubrificante reposto, o óleo usado ainda tinha o mesmo cheiro doce do B12 Turbo que utilizei na troca anterior. Isso prova que no mínimo, o aditivo tem longa ação e baixa alteração.

Francisco Bicalho
24/05/2009, 12:42
Ola colega de Congresso.
Eu tenho usado o Mobil Delvac 1400 15-40. Na verdade, a gente usa o óleo e acha "bom" ou "ruim" mas só vai saber mesmo lá pra frente, com o uso contínuo, e verificar como foi o desgaste do motor com centenas de milhares de km rodados. Quando tinha o 314 no carro usava o Viscus, mas trocava quando achava que já tinha passado demais da hora da troca, pesando que como eu estava sempre completando com óleo 'fresco' dava pra empurrar com a barriga. Tudo errado, eu sei, mas o motor durou 260 e tantos mil km e estava tudo em ordem quando troquei pelo motor novo. Os mecânicos da Mercedes dizem que o Bandeirante com 364 pode trocar o óleo tranquilamente de 10 mil em 10 mil porque o carro é tão leve para o motor. Inclusive soube que a maioria dos motoristas de caminhão que fazem manutenção em concessionárias M-B trocam o óleo de 40 em 40 mil. Imagina se trocassem de 5 em 5 mil? Tem gente que roda 1000 a 1200 km por dia, teriam que trocar o óleo toda a semana; além de ficar caríssimo, seria impossível ter que parar o carro algumas horas por semana para fazer a troca do óleo.

No meu carro troco de 10 em 10 mil e não acho que esteja detonando meu motor.

Abraço;
Chico

Torezan
24/05/2009, 16:57
Fiz a troca da minha com 7000 e um ano de uso, mas já falei várias vezes aqui no fórum que a antiga (com 314) teve apenas 3 trocas de óleo em 8 anos e cerca de 100.000 km na minha mão e o motor era quase igual ao que eu comprei.
Realmente é muito motor pra pouco carro...

brunodhfr
25/05/2009, 10:55
pessoal, aproveitando o tópico, gostaria de saber a opinião de vcs em relação ao aditivo GA da bardal para transmissões... vale a pena o uso? qual a função dele?

abs

Nelson Calderari Sobrinho
26/05/2009, 00:21
tenho uma bandeirantes 91/92, cab. dupla (sou segundo dono) quando há comprei a três anos e meio (da igreja daqui da minha city) eu já conhecia os mecânicos que davam manutenção na mesma e eles me disseram que a máquina era filé, mas mesmo assim troquei todos os óleos colocando bardhal b12 prolonga no motor (1lt) e mais o GA, nas caixas e diferenciais eu achei ótimo porque no início por falta de água no radiador que estava vazando a bichinha ferveu mas trêz vezes e uma vez tive que trocar a junta do cabeçote mesmo assim o motor tá zero, por isso dou muito valor no bardal, aprendi isso com meu coroa.

Francisco Bicalho
26/05/2009, 12:33
Levo minha Band num mecanico que eh muito amigo meu, ele uh expereiente em motores a diesel e veiculos off-roads. Ele me contou que a queima de oleo nos motores MB 314 e 364 eh normal. Esta queima ocorre qdo andamos em giro alto com velocidade constante e tempo longo, no caso que viajamos. Este consumo eh em media 1L para cada 1.000km. Se sua band esta tenho este consumo de oleo ela esta normal.
Bruno

o 314 bebe óleo normalmente, mas o 364 não é para beber não. Se estiver bebendo óleo do motor é porque existe algum problema.

Chico

Torezan
26/05/2009, 19:20
pessoal, aproveitando o tópico, gostaria de saber a opinião de vcs em relação ao aditivo GA da bardal para transmissões... vale a pena o uso? qual a função dele?

abs

Eu uso Bardahl GA nos dois diferenciais desde dezembro de 2008 tive que trocar os lubrificantes depois da enchente (tive que trocar pq encheu dágua) até o momento, não tenho do que reclamar, apenas percebi menor ruído na transmissão e segundo o fabricante, diminui o desgaste, mas isso só posso lhe dizer com o tempo...
Abraços,

marcvale
19/06/2009, 21:10
Caro Chico.
Só pra reforçar a sua citação, transcrevo a seguir, conteúdo do manual do proprietário, conforme página 50.
"4 - Consumo de óleo lubrificante do motor
Conforme a tabela do fabricante, o motor diesel Mercedez-Benz OM 314 consome 2 litros de óleo lubrificante a cada 1.000 km rodados em condições normais de uso.
Para evitar o consumo excessivo de óleo lubrificante, é importante observar as seguintes instruções, pricipalmente para os primeiros 1.000 km.
a - Não forçar o veículo nas marchas
b - Evitar altas velocidades
c - Evitar cargas excessivas
d - Efetuar as lubrificações conforme as instruções
e - Usar somente os óleos lubrificantes indicados pelas fábricas
f - Limpar, periodicamente, o filtro de ar. Diminua os intervalos de limpeza quando viajar por estradas poeirentas."
Como se observa, o consumo médio para o OM 314 é de 2 litros/1.000 km, o que corresponde ao dobro da margem contida nas colocações feitas pelo mecânico do Bruno.
Um abraço,
Márcio Valença.