Ver Versão Completa : Meu velho amigo começou a fumar...
Bom, um dia ia acontecer. Começou a largar aquela fumadinha logo ao ligar. Pode ser só guia de válvula. Está com 153.000 km rodados originais.
Parto para alguns questionamentos aos colegas niveiros:
1. A Bomer continua com bom atendimento em peças?
2. Alguma indicação para adquiir peças de motorização no caso de retífica?
3. Esta quilometragem está dentro do padrão de cansaço do motor em uso urbano?
Era isto, desde já agradeço qq contribuição dos colegas.
Bom, um dia ia acontecer. Começou a largar aquela fumadinha logo ao ligar. Pode ser só guia de válvula. Está com 153.000 km rodados originais.
Parto para alguns questionamentos aos colegas niveiros:
1. A Bomer continua com bom atendimento em peças?
2. Alguma indicação para adquiir peças de motorização no caso de retífica?
3. Esta quilometragem está dentro do padrão de cansaço do motor em uso urbano?
Era isto, desde já agradeço qq contribuição dos colegas.
Olá, Buke!
Realmente, este pode ser apenas um sintoma de guias de válvulas gastas. Neste caso, uma dica é trocar as guias pelas nacionais do Fiat Uno, fabricadas pela Sabó, cuja borracha é bem mais resistente do que as originais russas. No meu Niva anterior, duraram bem mais de 100.000 Km (as russas duram uns 40-50.000 Km)
Quanto às suas perguntas:
1. A Bomer mudou de dono, e está em uma fase de reestruturação, portanto pode ser que não tenha certas peças que você venha a precisar;
2. Abaixo, alguns fornecedores de peças Lada em São Paulo, incluindo a Bomer:
Alternativa 4x4: (0XX11) 6221.5359 / 6221.5327
Auto Peças Diorio - Floriano e Wilton: (0XX11) 6557.8012 / 6557.7991 / 6553.5958 / 9577.1742 (Floriano) / 9995.7114 (Wilton)
Bomer (antiga autorizada Lada em S. Bernardo do Campo): (0XX11) 4125.0044
Lad Peças: (0XX11) 3825.1486 / 3825.1853 / 9986.4659 (Arruda)
Saran'Car - Marli (em Guarulhos): (0XX11) 6432.2509 / 9508.9205 (Marli)
Status (Santo André): (0XX11) 4451.7920 / 4974.3672
3. É muito difícil responder com precisão a esta pergunta. Conheci motores Lada que tiveram que passar por retífica pouco depois dos 100.000 Km, mas o normal é que durem bem mais, desde que sejam bem tratados. Meu Niva anterior foi vendido com mais de 240.000 Km originais, e não gastava uma gota sequer de óleo, além de andar muito bem. Eu também conversei, em tempos idos, com motortistas de táxi cujos Laika tinham rodado mais de 300.000 Km sem abrir o motor. Portanto, é possível que o motor de seu Niva esteja apenas com as guias gastas, mas um exame mais atento será necessário para saber se está pedindo retífica.
Bom dia Girti! na realidade a Guia e uma peça de metal e o retentor é uma peça de borracha,nas lojas você pede "GUIA DE VALVULAS" ou "RETENTOR
DE VALVULAS"
Bom dia Girti! na realidade a Guia e uma peça de metal e o retentor é uma peça de borracha,nas lojas você pede "GUIA DE VALVULAS" ou "RETENTOR
DE VALVULAS"
De fato, falha minha :putz:, quis dizer uma coisa e escrevi outra, onde se lê "guia de válvulas", leia-se "retentor de válvulas", também conhecido com vedador de válvulas.
Mauniva, obrigado pelo alerta! :concordo:
[QUOTE=Buke;863596]Bom, um dia ia acontecer. Começou a largar aquela fumadinha logo ao ligar. Pode ser só guia de válvula. Está com 153.000 km rodados originais.
QUOTE]
Se realmente estiver com 153.000 Km originais e se foi tratado com "carinho", acho que o mais provável é que apenas os retentores de válvula estejam gastos.
Se for trocar, aproveite de uma olhada na corrente de comando e condiçoes gerais das molas e hastes de válvula.
Abraços...:concordo:
shuther4x4
22/04/2009, 20:02
Bom, um dia ia acontecer. Começou a largar aquela fumadinha logo ao ligar.
Bem vindo ao clube!!!!!:mrgreen::mrgreen:
Abraços!
Prieto 4x4
23/04/2009, 08:52
Quem sabe com este auxílio.......:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Hahaha !!!!.... ele já bebeia bastante........e agora começou a fumar!!!!:putz:
Hahaha !!!!.... ele já bebia bastante........e agora começou a fumar!!!!:putz:
É um escravo do vício... :mrgreen:
emtsuhako
23/04/2009, 20:32
Alguém tem idéia de valores de retífica?
Aqui em Sorocaba a retífica para passar de 1.6 para 1.7 com pistões,se não me engano, do Chevette, sai por R$3.500,00.
Meu motor está ficando fraco e o mecânico disse que está na hora de retificar.
Penso em passar para 1.7 e colocar o kit de injeção eletrônica da Pandoo que, me parece, custa uns R$1.500,00.
Outra alternativa é colocar AP 1.9 TDi com kit BR2000. Mas só o motor está na casa dos R$12.000,00!!! Por isso retificar seria mais viável para mim, pelo menos enqto não ganho na loteria... :sad:
BACALHAU
23/04/2009, 20:55
Edson, com todo o respeito, vou colocar a minha dentro da sua :twisted:
Aqui em Sorocaba a retífica para passar de 1.6 para 1.7 com pistões,se não me engano, do Chevette, sai por R$3.500,00.
Pistões do Chevette? Nunca ouvi falar. Sei que usam (o Luciano SHAKALL, p.ex.) os do Fusca 1500 para 1.7 e para passar para 1.8, os do Tempra 2.0 8V.
Até onde eu sei, motor "fraco" não indica, necessáriamente, retífica. Cuidado com esses "mexânicos".
Penso em passar para 1.7 e colocar o kit de injeção eletrônica da Pandoo que, me parece, custa uns R$1.500,00.
Estou querendo informações sobre esse kit, se você tiver mais detalhes me avise.
Segundo o "cumpade" Flugêncio me segredou há pouco, nos próximos meses a Pandoo vai lançar um kit de injeção associado ao DIS da MotorSpice. Mas não conta para ninguém. :mrgreen:
Se você tiver alguma notícia sobre isso, me avise.
Outra alternativa é colocar AP 1.9 TDi com kit BR2000. Mas só o motor está na casa dos R$12.000,00!!! Por isso retificar seria mais viável para mim, pelo menos enqto não ganho na loteria... :sad:
Até eu sonho com isso, mas, na hipótese de termos essa grana (não tenho, viu Flugêncio) onde é que se compra um "brinquedinho" desses?
Agora vou tirar... :twisted:
emtsuhako
23/04/2009, 21:31
Edson, com todo o respeito, vou colocar a minha dentro da sua :twisted:
Agora vou tirar... :twisted:
Tá me estranhando, é? Só moro aqui!!! Sou natural de Santo Adré!!! Lá só tem nasce cabra MACHO e muitas cabritas!!! :mrgreen:
Então, o mecânico é de confiança! Pelo menos nunca deu pra trás comigo... ui!!! :mrgreen:
Faz um tempo eu notei um significativa perda de potência, principalmente nas subidas. Meu Niva não parece mais o mesmo. De qq forma, vou consultar o Mago!!! Sempre é bom ter duas opiniões diferentes. :concordo:
Sobre esse lançamento da Pandoo, é sério??? :?:
No Mercado Livre vi um AP 1.9 TDi novo e completo por R$14.000,00. Mais o Kit BR2000 iria ficar maravilha!!! PH0d@ não ter grana para essa belezinha... :roll:
Flugêncio
23/04/2009, 21:38
Aqui no RJ, tem uma oficina que faz o motor completo utilizando pistões do VW santana (81mm) a R$2.300,00. Se utilizar os pistões do VW Fusca pra ficar 1.7 acredito baixar uns R$300,00, se utilizar os do Tempra 8V pra ficar 1.8(P-1928 da Metal leve) deve-se somar mais uns R$400,00. Só não tenho certeza se a bomba óleo é 0Km.
Irei fazer eu mesmo o motor do meu Niva estes dias, está tudo orçado em R$1.200,00.
emtsuhako
23/04/2009, 21:53
Aqui no RJ, tem uma oficina que faz o motor completo utilizando pistões do VW santana (81mm) a R$2.300,00. Se utilizar os pistões do VW Fusca pra ficar 1.7 acredito baixar uns R$300,00, se utilizar os do Tempra 8V pra ficar 1.8(P-1928 da Metal leve) deve-se somar mais uns R$400,00. Só não tenho certeza se a bomba óleo é 0Km.
Irei fazer eu mesmo o motor do meu Niva estes dias, está tudo orçado em R$1.200,00.
Êita! Pelo visto aqui tá caro!!!
Das três opções que vc citou, apenas do Santana nunca li algo a respeito. O do Fusca é o mais utilizado. O do Tempra alguns não recomendam pq alarga-se demais o cilindro, deixando a camisa mais fina.
O mecânico daqui parece que utiliza pistões do Chevette que, segundo me falaram, é idêntico ao 1.7 original Lada. De qq forma, seja lá qual for a receita do cara, o motor fica bem melhor! Pelo menos até agora ninguém reclamou. Problema, para mim, é o meu bolso furado...
Edson, uma opção seria importar o kit 1.7 russo, via Lada Parts. Entretanto, não se esqueça do detalhe que já comentei algumas vezes: a instalação de pistões maiores poderá comprometer a resistência do motor, pois as paredes do bloco ficarão extremamente finas!
Em tempo: seu carro está fumando? Jogando óleo para cima? Se as respostas para ambas as questões forem "não", talvez ainda não seja hora de uma retífica, o motor pode estar fraco por outros motivos, mesmo porque o motor Lada não prima pela potência, qualquer detalhe (velas gastas ou desreguladas, ponto de ignição errado, etc...) poderá fazer com que o seu desempenho fique ainda pior!
Ricardo Passoni
24/04/2009, 09:04
Não acredito que as paredes fiquem finas pois o motor do Niva e muito robusto e não será uma retifica que vai dar problema, conheço gente que ja fez 2 retificas no mesmo bloco e ainda tem o que tirar já ta 1.9 e anda pacas
valeu
Não acredito que as paredes fiquem finas pois o motor do Niva e muito robusto e não será uma retifica que vai dar problema, conheço gente que ja fez 2 retificas no mesmo bloco e ainda tem o que tirar já ta 1.9 e anda pacas
valeu
Eu já vi dois blocos quebrados e um trincado, lá no Wilson, todos conseqüência destas modificações para 1.7 no bloco original dos modelos mais antigos. A informação que eu tenho é que os blocos de 95 já eram reforçados, face à perspectiva da mudança para 1.7, ou seja, parece que os modelos 95 correm um risco menor de problemas decorrentes da alteração de cilindrada.
BACALHAU
24/04/2009, 22:58
Eu já vi dois blocos quebrados e um trincado, lá no Wilson, todos conseqüência destas modificações para 1.7 no bloco original dos modelos mais antigos. A informação que eu tenho é que os blocos de 95 já eram reforçados, face à perspectiva da mudança para 1.7, ou seja, parece que os modelos 95 correm um risco menor de problemas decorrentes da alteração de cilindrada.
Gil, tem que se ver cada caso.
Após uma retífica TEM QUE SE AMACIAR o motor, não impondo ao mesmo altos giros e nem longos percursos nos primeiros 5mil quilômetros. Lembre-se, após uma retífica, as folgas estão muito justas. Antes que me digam que amaciar motor é uma lenda e que não é necessário, digo que isso só é válido para os motores modernos (mesmo assim, só devem ser exigidos ao máximo após os 3 mil quilômetros iniciais) e modernidade não é o caso do nosso NIVA. :roll:
Um dos cuidados que se deve ter, entre outros, é a troca do óleo e filtro de óleo ao completar os primeiros 500 (quinhentos) quilômetros após a retífica, afim de eliminar eventuais partículas de metal (rebarbas) que eventualmente tenham se soltado (ou sido "esquecidas") no motor.
É aconselhável ainda, nesse período inicial, deixar o motor ligado em marcha lenta, "aquecendo" antes de sair sair com o carro por cerca de 2 a 3 minutos e ao voltar, antes de desligar, deixá-lo funcionando até estabilizar a temperatura.
As acelerações e desacelerações, devem ser suaves nesse período, e mais uma vez, DEVE-SE EVITAR altos giros. O aconselhavel é alternar entre baixas e médias rotações, ao invés de manter o motor por muito tempo em rotações medianas.
Então, pergunto-lhe, partindo do princípio que essas retíficas foram feitas com critério/qualidade: Será que os proprietários desses motores trincados tomaram esses cuidados?
Aposto com você que eles nem sabiam disso.
O que normalmente acontece é que o camarada se empolga com o "novo" motor falando "alto e grosso" e enfia o tamanco até encostar no assoalho e o pobre motor "sifu"... :parede:
Ah, é normal, também, que o motor retificado, por estar mais justo, apresente um ligeiro sobreaquecimento. Aí, se o sistema de refrigeração não estiver OK...
Gil, tem que se ver cada caso.
Após uma retífica TEM QUE SE AMACIAR o motor, não impondo ao mesmo altos giros e nem longos percursos nos primeiros 5mil quilômetros. Lembre-se, após uma retífica, as folgas estão muito justas. Antes que me digam que amaciar motor é uma lenda e que não é necessário, digo que isso só é válido para os motores modernos (mesmo assim, só devem ser exigidos ao máximo após os 3 mil quilômetros iniciais) e modernidade não é o caso do nosso NIVA. :roll:
Um dos cuidados que se deve ter, entre outros, é a troca do óleo e filtro de óleo ao completar os primeiros 500 (quinhentos) quilômetros após a retífica, afim de eliminar eventuais partículas de metal (rebarbas) que eventualmente tenham se soltado (ou sido "esquecidas") no motor.
É aconselhável ainda, nesse período inicial, deixar o motor ligado em marcha lenta, "aquecendo" antes de sair sair com o carro por cerca de 2 a 3 minutos e ao voltar, antes de desligar, deixá-lo funcionando até estabilizar a temperatura.
As acelerações e desacelerações, devem ser suaves nesse período, e mais uma vez, DEVE-SE EVITAR altos giros. O aconselhavel é alternar entre baixas e médias rotações, ao invés de manter o motor por muito tempo em rotações medianas.
Então, pergunto-lhe, partindo do princípio que essas retíficas foram feitas com critério/qualidade: Será que os proprietários desses motores trincados tomaram esses cuidados?
Aposto com você que eles nem sabiam disso.
O que normalmente acontece é que o camarada se empolga com o "novo" motor falando "alto e grosso" e enfia o tamanco até encostar no assoalho e o pobre motor "sifu"... :parede:
Ah, é normal, também, que o motor retificado, por estar mais justo, apresente um ligeiro sobreaquecimento. Aí, se o sistema de refrigeração não estiver OK...
Graaaaande Bacalhau, sem discordar de suas observações acima, com as quais, eu, aliás, concordo, devo dizer que vi os blocos abertos, e as paredes realmente ficam muito finas, a fragilidade delas é quase óbvia!
Bom, meu amigão baixou particular. Nada de SUS. Foi internado particular mesmo e sem caução. Motor tirado e aberto. Estragos:
1. Jogo de anéis 0,60
2. Jogo de bronzina de mancal 0,25
3. Jogo de bronzina de biela 0,25
4. Esticador da correia dentada
5. Correia dentada
5. Bomba de óleo
6. Retentor de válvula
7. Retentor do volante
8. Retentor dianteiro do virabrequim
9. Encosto para o jogo de bronzina
Virabrequim riscado também.
Valor estimado em peças e mais óleo novo e filtros e etc: R$ 1000,00
Fora retífica e mão-de-obra do mecânico que depois posto aqui os valores.
Em vista da rodagem deste carro em regime severo de pó durante 10 anos que esteve nas minhas mãos, com trocas de 3000 em 3000 km do óleo e nunca me descuidar de filtros e regulagens, acho que foi bem.
Tá me estranhando, é? Só moro aqui!!! Sou natural de Santo Adré!!! Lá só tem nasce cabra MACHO e muitas cabritas!!! :mrgreen:
Então, o mecânico é de confiança! Pelo menos nunca deu pra trás comigo... ui!!! :mrgreen:
Faz um tempo eu notei um significativa perda de potência, principalmente nas subidas. Meu Niva não parece mais o mesmo. De qq forma, vou consultar o Mago!!! Sempre é bom ter duas opiniões diferentes. :concordo:
Sobre esse lançamento da Pandoo, é sério??? :?:
No Mercado Livre vi um AP 1.9 TDi novo e completo por R$14.000,00. Mais o Kit BR2000 iria ficar maravilha!!! PH0d@ não ter grana para essa belezinha... :roll:
R$14000,00?!?! Tá doido?! Por R$20000,00 eu vendo o meu e de brinde vai o Niva documentado para diesel!
Esse cara tá viajando... veja se a Crestana não tem ainda algum para vender lá. O preço mais caro que vi lá (para o com bomba mecânica) foi de R$7500,00...
Bom, meu amigão baixou particular. Nada de SUS. Foi internado particular mesmo e sem caução. Motor tirado e aberto. Estragos:
1. Jogo de anéis 0,60
2. Jogo de bronzina de mancal 0,25
3. Jogo de bronzina de biela 0,25
4. Esticador da correia dentada
5. Correia dentada
5. Bomba de óleo
6. Retentor de válvula
7. Retentor do volante
8. Retentor dianteiro do virabrequim
9. Encosto para o jogo de bronzina
Virabrequim riscado também.
Valor estimado em peças e mais óleo novo e filtros e etc: R$ 1000,00
Fora retífica e mão-de-obra do mecânico que depois posto aqui os valores.
Em vista da rodagem deste carro em regime severo de pó durante 10 anos que esteve nas minhas mãos, com trocas de 3000 em 3000 km do óleo e nunca me descuidar de filtros e regulagens, acho que foi bem.
Caro Buke, pelo seu relato podemos perceber que a viatura rodou um bocado, e das duas uma, ou você não conseguiu vender o Niva em 10 anos ou o carro lhe é satisfatório o bastante para mantê-lo até hoje, então as más linguas que não conhecem o Niva e só ouviram falar que se calem e reconheçam que o bixin é bão sô!:concordo::concordo::palmas::palmas:
Bem, a situação é que os valores mexeram para cima...
Anéis originais: só standard, 0,40 e 0,70
Foi um jogo de o,40
Pistões originais 0,40
Bomba de óleo, trocada para prevenir
Juntas, corrente do virabrequim, esticadores inferior e superior
Casquilhos de bronzinas e válvulas ( tinha uma torta ) e etc.
Brincadeira toda com mão-de-obra e retífica: R$ 3500,00
Peças compradas na Bomer, com Nivaldo.
Acho que em três dias devo estar rodando com ele para mais 203.000 Km...
Inveja... Eu queria ter comprado o meu Niva zero! Com certeza não teria tido nem metade das dores de cabeça.
Na realidade, eu o comprei em 1997, com 33000 KM, de uma médica que o tinha comprado para ir ao sítio nos fins-de-semana. A nota interessante é que o sítio ficava a 20 km de Porto Alegre e pegava só 2 km de chão batido... Ela comprou-o zero em 1993. Estava novo mesmo. Tinha bolsa de ferramentas original, bomba de encher pneu, manivela de partida manual, manual do proprietário, chave reserva, calibrador e funcionava tudo, como funciona até hoje. É um amigão. Não o vendo de jeito e maneira.
Na realidade, eu o comprei em 1997, com 33000 KM, de uma médica que o tinha comprado para ir ao sítio nos fins-de-semana. A nota interessante é que o sítio ficava a 20 km de Porto Alegre e pegava só 2 km de chão batido... Ela comprou-o zero em 1993. Estava novo mesmo. Tinha bolsa de ferramentas original, bomba de encher pneu, manivela de partida manual, manual do proprietário, chave reserva, calibrador e funcionava tudo, como funciona até hoje. É um amigão. Não o vendo de jeito e maneira.
É Buke não foi zerinhonão mas foi por pouco, e como a maioria dos medicos são pessoas honestas, e voce rodou o que rodou, passou pertinho de ser zero bala!
Niva pronto e rodando.
Agora é só andar na manha do ganso por 500 km.
Pela maneira que eu rodo vai durar 300.000 Km...
O interessante deste Niva é que as crianças adoram. Parece um carro de brinquedo.
Tenho outros veículos, mas o Niva é o que uso mais freqüentemente.
Vou tirar novas fotos e postar para os colegas verem como se encontra hoje, safenado, o velho comunista.
Rones Jr
22/05/2009, 10:49
Buke....tinha a mesma impressão....as crianças são vidradas no Niva....no meu...coloquei até umas adesivos "hot weels" na lateral...como se fosse uma versão comemorativa..sei lá!
BACALHAU
22/05/2009, 12:16
Niva pronto e rodando.
Agora é só andar na manha do ganso por 500 km.
Pela maneira que eu rodo vai durar 300.000 Km...
...
Olá, Buke.
Você não colocou um zero a menos aí em cima, não?
Leva muito mais que 500 km para os anéis de segmento, além de outros componentes, "assentarem perfeitamente".
Pelo visto a viatura já está andando, mas seria interessante, logo após montar o motor, andar com o carro e acelerar suavemente até aos 75 km/h deixando, com ele engrenado, deixar a velocidade cair para 45 km/h, novamente acelerar suavemente até atingir de novo 75 km/h, até completar dez vezes esse ciclo. A finalidade é aplicar uma carga ao motor, em períodos curtos e em sucessão rápida, logo após o aquecimento do motor. Isso empurra os anéis do pistão contra as paredes do cilindro com pressão crescente e resulta num assentamento rápido e uniforme dos anéis. Isso seria uma espécie de pré-amaciamento.
Nos primeiros 3mil a 5mil km, não se deve rodar em altas velocidades/rotações por muito tempo.
Troque o óleo e o filtro de óleo ao completar 1mil km depois da retífica. Repita a mesma operação aos 2mil e depois nas trocas regulares.
Não se assuste se por um breve período inicial o seu motor aparentar consumir um pouco mais de óleo do que o normal, pois, apesar de hoje em dia o período de assentamento ter sido reduzido à medida que os anéis e cilindros estão sendo fabricados com maior precisão, todos os motores, novos, retificados ou com anéis novos, exigem um período de amaciamento para obter o máximo controle na fuga de gases e óleo. Isso é obtido após o desgaste de levíssimas irregularidades das faces dos anéis e das paredes do cilindro.
No mais, desejo vida longa e muita diversão para você e o seu "russo safenado". :palmas:
Olá, Buke.
Você não colocou um zero a menos aí em cima, não?
Leva muito mais que 500 km para os anéis de segmento, além de outros componentes, "assentarem perfeitamente".
Pelo visto a viatura já está andando, mas seria interessante, logo após montar o motor, andar com o carro e acelerar suavemente até aos 75 km/h deixando, com ele engrenado, deixar a velocidade cair para 45 km/h, novamente acelerar suavemente até atingir de novo 75 km/h, até completar dez vezes esse ciclo. A finalidade é aplicar uma carga ao motor, em períodos curtos e em sucessão rápida, logo após o aquecimento do motor. Isso empurra os anéis do pistão contra as paredes do cilindro com pressão crescente e resulta num assentamento rápido e uniforme dos anéis. Isso seria uma espécie de pré-amaciamento.
Nos primeiros 3mil a 5mil km, não se deve rodar em altas velocidades/rotações por muito tempo.
Troque o óleo e o filtro de óleo ao completar 1mil km depois da retífica. Repita a mesma operação aos 2mil e depois nas trocas regulares.
Não se assuste se por um breve período inicial o seu motor aparentar consumir um pouco mais de óleo do que o normal, pois, apesar de hoje em dia o período de assentamento ter sido reduzido à medida que os anéis e cilindros estão sendo fabricados com maior precisão, todos os motores, novos, retificados ou com anéis novos, exigem um período de amaciamento para obter o máximo controle na fuga de gases e óleo. Isso é obtido após o desgaste de levíssimas irregularidades das faces dos anéis e das paredes do cilindro.
No mais, desejo vida longa e muita diversão para você e o seu "russo safenado". :palmas:
Decididamente, o Bacalhau está querendo nos humilhar... :-D Mais uma aula, desta vez de amaciamento! :concordo: :palmas: :palmas: :palmas:
Bacalhau, legal sua dica. Os 500 a que me referi é a primeira troca de óleo. Ando tão na manha com ele que o amaciamento vai ser tranqüilo. O mecânico que montou o motor achou muito simples a concepção do motor e sua montagem. Nunca tinha feito um destes, mas achou muito bom.
Estava já ansioso para voltar a guiá-lo. Apesar de ter outros carros, e até hotrods, é o carango que mais gosto de dirigir. Não é o mais fácil, nem o mais bonito, nem o mais econômico, mas é o mais querido.
Algumas fotos atualizadas do Comunista abaixo.
http://i516.photobucket.com/albums/u329/cbuke/29052009265.jpg
http://i516.photobucket.com/albums/u329/cbuke/29052009264.jpg
http://i516.photobucket.com/albums/u329/cbuke/29052009263.jpg
http://i516.photobucket.com/albums/u329/cbuke/29052009261.jpg
http://i516.photobucket.com/albums/u329/cbuke/29052009258.jpg
http://i516.photobucket.com/albums/u329/cbuke/29052009259.jpg
http://i516.photobucket.com/albums/u329/cbuke/29052009257.jpg
http://i516.photobucket.com/albums/u329/cbuke/29052009255.jpg
http://i516.photobucket.com/albums/u329/cbuke/29052009256.jpg
http://i516.photobucket.com/albums/u329/cbuke/29052009254.jpg
http://i516.photobucket.com/albums/u329/cbuke/29052009260.jpg
BACALHAU
29/05/2009, 16:06
Carlos Alberto, você até pode chamar o seu NIVA de comunista, mas, se voltar a chamá-lo de velho...
Risco a faca.
Caaaaaaaramba, tá linda a sua viatura. Parabéns. :palmas: :palmas::palmas:
Só não gostei foi aí da sua cidade. Rua limpíssima, sem uma sujeirinha no chão (exceto uma capa de máquina fotográfica e uma forração :mrgreen:), rua asfaltada e sem um buraquinho sequer, bem arborizada, casas bem cuidadas e com muros baixinhos... Ô lugar feio, hein? :mrgreen: É por isso que não gosto do Sul. :mrgreen:
De que carro são esse retrovisores?
eniomurara
29/05/2009, 16:26
POXA ... assim nem tem graça ter um NIVA.
Camarada ... teu NIVA realmente ta bonito. Parabéns.
Tua cidade tbm .... parabéns. Parece as "EURÓPIA".
T+
Rapaz, tinha uma caixa de leite amassada que um papeleiro deixou cair !
Estas casas de muros baixos são da Vila Militar ( oficiais ). Há um sentinela em cada esquina. A cidade está bem cuidada mesmo. O prefeito, Sanchotene Felipe tem 72 anos e simplesmente faz muita coisa porque não faz trambicagens. Aqui dá pra andar com os carrinhos bem baixinhos... Toda a cidade está asfaltada. Caminhões pesados não entram. Tem de fazer transbordo. A propósito, Uruguaiana é o segundo maior porto seco da América do Sul. Atravessou a ponte está na Argentina.
Realmente a cidade é bem arborizada. Estes retrovisores são da antiga F100 ou equipavam os caminhõeszinhos Ford 4000 também.
Eu gostaria de cuidá-lo melhor, mas como ando nele quase todos os dias aparecem os sinais de uso. Se a gente vai fazer tudo que aparece o carro não sai da oficina...
Nossa, ta MUITO bonito! Deu uma sodade do meu... snif!
Abraço
cesar_am
29/05/2009, 17:23
Buke, muito lindo teu Niva !!
Com toda esta gauchada rondando o Fórum, que tal criarmos um de cadastros
de Nivas Gaúchos....e sonhando um pouco...organizarmos um Encontro Estadual....
Valeu. Abraços.
Buke, muito lindo teu Niva !!
Com toda esta gauchada rondando o Fórum, que tal criarmos um de cadastros
de Nivas Gaúchos....e sonhando um pouco...organizarmos um Encontro Estadual....
Valeu. Abraços.
Ainda não é certeza, mas é possível que em Setembro próximo eu esteja viajando pelo Sul. Neste caso, a região da serra gaúcha, mais precisamente em Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Cambará do Sul e São José dos Ausentes estão no roteiro. Quem sabe não encontro algum dos niveiros gaúchos do fórum por lá?
Olha, Cezar, é uma legal. Assim a gente balizava o número de Nivas gaúchos e via a possibilidade ou não do encontro gaúcho.
Flugêncio
29/05/2009, 18:44
Rapaz, tinha uma caixa de leite amassada que um papeleiro deixou cair !
Estas casas de muros baixos são da Vila Militar ( oficiais ). Há um sentinela em cada esquina. A cidade está bem cuidada mesmo. O prefeito, Sanchotene Felipe tem 72 anos e simplesmente faz muita coisa porque não faz trambicagens. Aqui dá pra andar com os carrinhos bem baixinhos... Toda a cidade está asfaltada. Caminhões pesados não entram. Tem de fazer transbordo. A propósito, Uruguaiana é o segundo maior porto seco da América do Sul. Atravessou a ponte está na Argentina.
Realmente a cidade é bem arborizada. Estes retrovisores são da antiga F100 ou equipavam os caminhõeszinhos Ford 4000 também.
Eu gostaria de cuidá-lo melhor, mas como ando nele quase todos os dias aparecem os sinais de uso. Se a gente vai fazer tudo que aparece o carro não sai da oficina...
Buke,
Vc tá bem servido de Niva e de cidade, já estive por aí uma uma vez na Vila Militar, acompanhando uma namorada.
Em um Niva que tive tinha uns retrovisores quase iguais ao seu. Mas nem tudo é perfeito, e seu Niva está com um defeito...
Tem muita poeira em cima das plaquetas que fica logo abaixo do motor dos limpadores de parabrisa, rs rs rs rs
Tá de parabéns pela viatura.
Flugêncio, comprei um painel de vc lembra?
Está forrado em couro na minha garagem, mas não tive coragem de desmontar e trocar ainda...:rolleyes:
As fotos são meio mentirosas. Tem muita coisinha pra fazer. Esta sujeira está aí esperando um sábado a tarde para ser estirpada. O problema é que quando começo encerro as 10 da noite e minha mulher fica novinha comigo...
Rapaz, no Niva não encano muito, porque sou muito chato e finjo que não vejo...
Como vão as coisas? Viestes a Uruguaiana passar o pano numa prenda?
Que paixão...;-)
BACALHAU
29/05/2009, 19:51
A "prenda" chamava-se Aristeu e era sargento da PE. :odedo:
Agora lasquei-me todo. O "cumpade" vai jogar a minha encomenda no lixo. :mrgreen:
Minha próxima personalização será na tampa de válvula. Vou ver se consigo um profissional em pintura artística e pintar ali a bandeira do Rio Grande. Vi um Niva com a bandeira da Inglaterra ali e ficou bem legal.
Por falar em Nivas legais, sempre lembro como referência do Niva verde do Rones. Agora, safenado e com longa vida pela frente, vale a pena dar mais um agrado nele.
Minha próxima personalização será na tampa de válvula. Vou ver se consigo um profissional em pintura artística e pintar ali a bandeira do Rio Grande. Vi um Niva com a bandeira da Inglaterra ali e ficou bem legal.
Por falar em Nivas legais, sempre lembro como referência do Niva verde do Rones. Agora, safenado e com longa vida pela frente, vale a pena dar mais um agrado nele.
Buke, após ler esta sua mensagem, o SUVdesenvolvido me pediu para lhe dizer que se sentiu discriminado, e está profundamente magoado com você. Até derramou algumas lágrimas :cry: de óleo 20-40, o que ele raramente faz (em geral, ele apenas queima o óleo 20-40 :mrgreen: ). Ele me pediu para lhe enviar algumas fotos, na esperança de ser também incluído na sua lista de dez mais (ou vinte mais, ou cincoenta mais, ele não é orgulhoso... :mrgreen: )
.
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
.
BACALHAU
31/05/2009, 01:29
Nada mais do que merecido e justo.
Será que além de comunista, em seu distribuidor, de quando em vez, não lampeja uma centelha separatista?
Fosse eu natural dos Pampas não teria dúvida em pintar nas portas do Pangaré a imagem abaixo.
Seria uma homenagem dupla.
Gil, seu Niva queima óleo? Ele tá bonitão e parece bem cuidado. Acho que é brincadeira sua. O meu carro logo que começou aquela fumacinha já pirei. Gosto de tudo certinho por fora e por dentro. O comunista tá bem arrumadinho, tipo mauricinho mesmo e ficar soltando gases coloridos é um contrasenso. Gosto de personalizar meus carros. Quando bem feito valoriza o carango e dá satisfação. O legal é ver como a criançada gosta. Atrai a atenção de mulheres também. Dizem que parece um carro de brinquedo. Também é uma jubilação que presto ao velho Niva que tanto me serviu estes anos todos.
Bacalhau, o Comunista é comunista só no nome. Já tive meus arroubos de separatismo. Estou mais para Liberal extremo. Tem bairrismo na escolha da bandeira do RS, mas também pelos cores que combinam. Na tampa do filtro de ar penso em botar o escudo do Internacional.
A propósito, este negócio de deixar o Niva ajeitadinho, estimula os outros Niveiros a fazer o mesmo. Aqui na minha cidade começaram a aparecer outros Nivas bem cuidados. Sei de pelo menos dois que foram reformados e voltaram a circular por causa do Comunista.
Gil, seu Niva queima óleo? Ele tá bonitão e parece bem cuidado. Acho que é brincadeira sua. O meu carro logo que começou aquela fumacinha já pirei. Gosto de tudo certinho por fora e por dentro. O comunista tá bem arrumadinho, tipo mauricinho mesmo e ficar soltando gases coloridos é um contrasenso. Gosto de personalizar meus carros. Quando bem feito valoriza o carango e dá satisfação. O legal é ver como a criançada gosta. Atrai a atenção de mulheres também. Dizem que parece um carro de brinquedo. Também é uma jubilação que presto ao velho Niva que tanto me serviu estes anos todos.
O interessante é que ele não queima óleo (fumaça pelo escapamento), ele gasta óleo. Isto até é normal, muitos motores gastam óleo, nos AP, por exemplo isto é normal. O curioso é que meu Niva anterior não gastava uma gota sequer de óleo, mesmo quando já tinha seus 240.000 Km. O SUVdesenvolvido é inconstante, em uma viagem, roda 300 Km de ida sem gastar uma gota, mas ao chegar em casa, depois dos 300 Km da volta, preciso colocar mais de meio litro :shock:.
O Wilson e eu já cansamos de conversar a respeito, e não chegamos a uma conclusão. Se fosse necessidade de retífica (anéis gastos), o motor estaria fraco, e o meu Niva está andando muuuuuito bem! Vai entender... :pensativo:
BACALHAU
31/05/2009, 22:24
O interessante é que ele não queima óleo (fumaça pelo escapamento), ele gasta óleo. Isto até é normal, muitos motores gastam óleo, nos AP, por exemplo isto é normal. O curioso é que meu Niva anterior não gastava uma gota sequer de óleo, mesmo quando já tinha seus 240.000 Km. O SUVdesenvolvido é inconstante, em uma viagem, roda 300 Km de ida sem gastar uma gota, mas ao chegar em casa, depois dos 300 Km da volta, preciso colocar mais de meio litro :shock:.
O Wilson e eu já cansamos de conversar a respeito, e não chegamos a uma conclusão. Se fosse necessidade de retífica (anéis gastos), o motor estaria fraco, e o meu Niva está andando muuuuuito bem! Vai entender... :pensativo:
Prezado Gil, permita-me fazer algumas ressalvas às suas observações.
"muitos motores gastam óleo"
TODOS os motores gastam óleo. Sejam eles 0 km, sejam usados. Normalmente os fabricantes informam, no manual do proprietário, os níveis considerados como aceitáveis no uso diário, em função da aplicação do motor.
"nos AP, por exemplo isto é normal"
Em TODOS os motores, inclusive nos a diesel isso é normal.
"O curioso é que meu Niva anterior não gastava uma gota sequer de óleo"
Procure resgatar esse motor. Ele é capaz de fazer o que nenhum engenheiro até hoje conseguiu: um motor que não gastasse NENHUMA quantidade de óleo. Ou então, ou ele não funcionava :mrgreen: ou não usava óleo lubrificante :twisted:.
O Wilson e eu já cansamos de conversar a respeito, e não chegamos a uma conclusão.
O dito "mago" Wilson acaba de cair mais dez pontos percentuais no meu conceito. Já tinha caído dez, anteriormente, quando vc me disse que ele não sabia que existiam reparos para vender para as pinças de freio do NIVA. :parede:
O motor a combustão interna tem um ligeiro consumo de óleo lubrificante considerado normal, pois suas folgas internas permitem que haja ligeira perda. São questões de ordem técnica nem sempre bem esclarecidas nas oficinas e que acabam por gerar grandes dúvidas para o usuário comum.
O consenso é que um consumo considerado normal seja de 0,5 litro de óleo combustível para cada 1.000 (mil) quilômetros rodados. Isto é válido para carros de passeio em condições normais de uso.
Vale lembrar a diferença entre gastar óleo e queimar óleo. No primeiro caso é o consumo considerado normal e o segundo é o consumo excessivo (sendo que nos dois casos existe sempre uma queima do lubrificante, o que varia é a quantidade de óleo queimado na combustão).
Desculpe, caro amigo, se pareço pernóstico. Porém, de que me serve o conhecimento adquirido aqui, depois que passei a frequentar este Fórum, se não puder dividi-lo com meus camaradas? Quando eu der meu último suspiro, estará irremediavelmente perdido.
Prezado Gil, permita-me fazer algumas ressalvas às suas observações.
"O curioso é que meu Niva anterior não gastava uma gota sequer de óleo"
Procure resgatar esse motor. Ele é capaz de fazer o que nenhum engenheiro até hoje conseguiu: um motor que não gastasse NENHUMA quantidade de óleo. Ou então, ou ele não funcionava :mrgreen: ou não usava óleo lubrificante :twisted:.
Tá me chamando de mentiroso? :twisted: O fato é que ele realmente não gastava óleo, jamais precisei completar o nível de óleo entre as trocas, que eram feitas a cada 5.000 Km. Como eu nunca tinha tido um carro que não gastasse nenhum óleo, isto me deixou intrigado, mas jamais descobri porque isto acontecia!
[FONT=Comic Sans MS][SIZE=3]O Wilson e eu já cansamos de conversar a respeito, e não chegamos a uma conclusão.
[SIZE=3]O dito "mago" Wilson acaba de cair mais dez pontos percentuais no meu conceito. Já tinha caído dez, anteriormente, quando vc me disse que ele não sabia que existiam reparos para vender para as pinças de freio do NIVA. :parede:
[COLOR="Blue"][FONT="Century Gothic"]Saber ele sabia, mas não recomendava, por achar que não valia a pena, o custo e o trabalho para trocar os reparos eram maiores do que trocar as pinças por pinças recondicionadas! E eu lhe contei isto, na época em que discutimos o assunto. Memória fraca, está precisando de Fosfosol... :mrgreen:
Quando escrevi que não chegamos a uma conclusão, foi para não alongar o assunto. Como o Wilson, a exemplo de 99,99% dos seres humanos normais, não tem visão de raio-X, não podendo, portanto examinar o motor através das paredes do bloco, ele apenas pode aventar hipóteses. A suspeita dele é de que um ou mais anéis estejam se movimentando, de forma a, de vez em quando, suas "frestas" (não sei como se chama aquele ponto no qual os anéis são partidos) se emparelharem, deixando passar óleo, e, em outras ocasiões, estarem em suas posições normais, quando o óleo não passa, ou passa apenas em pequenas quantidades
[SIZE=3]Desculpe, caro amigo, se pareço pernóstico.
[FONT="Century Gothic"]Pernóstico? O que é isso? Algum bicho com muitas pernas e que usa óculos? ([COLOR="Red"]pernótico) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
...........
BACALHAU
01/06/2009, 01:14
"Quando escrevi que não chegamos a uma conclusão, foi para não alongar o assunto. Como o Wilson, a exemplo de 99,99% dos seres humanos normais, não tem visão de raio-X, não podendo, portanto examinar o motor através das paredes do bloco, ele apenas pode aventar hipóteses. A suspeita dele é de que um ou mais anéis estejam se movimentando, de forma a, de vez em quando, suas "frestas" (não sei como se chama aquele ponto no qual os anéis são partidos) se emparelharem, deixando passar óleo, e, em outras ocasiões, estarem em suas posições normais, quando o óleo não passa, ou passa apenas em pequenas quantidades."
Primeiro, um profissional técnico, não precisa de visão de raios X. Um mecânico não precisa examinar o motor "através" das paredes do bloco. Sendo necessário, ele abre o motor, analisa os desgastes e deduz as causas do problema. "Aventar hipóteses" ou "Teorema de Chutágoras" não é metodologia técnica e sim de advinhos, cartomantes e afins. Seria daí que vem a alcunha "mago" Wilson?
Quanto a "A suspeita dele é de que um ou mais anéis estejam se movimentando, de forma a, de vez em quando, suas "frestas" (não sei como se chama aquele ponto no qual os anéis são partidos) se emparelharem, deixando passar óleo, e, em outras ocasiões, estarem em suas posições normais, quando o óleo não passa, ou passa apenas em pequenas quantidades." Se ele disse uma coisa dessas, então me desculpe, mas ele não é mecânico. E nem vou perder o meu tempo justificando a minha opinião.
Só me responda uma coisa, com base nesse raciocínio do "mago": Aquele motor do seu "Niva anterior não gastava uma gota sequer de óleo" usava que tipo de anéis?
BACALHAU
01/06/2009, 01:51
"Já tinha caído dez, anteriormente, quando vc me disse que ele não sabia que existiam reparos para vender para as pinças de freio do NIVA. :parede:
Saber ele sabia, mas não recomendava, por achar que não valia a pena, o custo e o trabalho para trocar os reparos eram maiores do que trocar as pinças por pinças recondicionadas! E eu lhe contei isto, na época em que discutimos o assunto. Memória fraca, está precisando de Fosfosol... :mrgreen:"
A respeito deste assunto, permita-me transcrever parte do e-mail que você me enviou a este respeito.
"Conversei com o Wilson a respeito do reparo das pinças, pois eu nunca ouvi falar dele. E, de fato, o Wilson me disse que não existe este reparo no mercado brasileiro." (grifo meu)
Dê uma olhada aqui e conte para ele: http://www.sarancar.com.br/detalhes.asp?cod=1480
É O BACALHAU MATANDO A COBRA E MOSTRANDO O PAU. :odedo:
Nas fotos abaixo, uns "remedinhos" para a sua falta de memória.
Marcio Rossetto
01/06/2009, 10:06
Gil se vc considerar uma visão diferente à do seu Mago .....
0,5 litro em 300 à 600 km é um consumo anormal de óleo para qualquer motor .
O meu ap 2.0 gasta 0,5 litro a cada ~8.000 km rodado .
O meu Celta ano 2008 gasta 200 ml a cada 15.000 rodado
Retire todas as velas e examine com critério se há uma coloração escura, se não , verifique se há resquício de fuligem preta . Se estiver marron a vela e limpa , sem grumos , vernizes , borra , etc , seu carro não queima oleo , pronto e acabou .
Procure por vazamentos :
Se observado que não vaza nada na tampa de valvula; junta do cabeçote , vc não vê nada ?
Quer uma sugestão Batata :
Tira o Motor fora e troca o retentor do volante traseiro .
Resolvido o seu problema .
Mecânica é uma ciência exata
SDS
BACALHAU
01/06/2009, 16:04
...
troca o retentor do volante traseiro .
...
SDS
O retentor do Gil está vazando? :shock: Deve ser por excesso de uso. :twisted:
Mas o Márcio falou tudo: MECÂNICA É UMA CIÊNCIA EXATA. :palmas: :palmas: :palmas:
Gil, no anexo, um presente meu para o "mago Wilson", ou seria "Mr. Magoo"?
Também serve para todos aqueles que quiserem saber mais sobre o assunto.
Lá tem várias informações que eu achei surpreendentes, como, p.ex., que um carburador desregulado, pode danificar seriamente um motor.
Colegas, no meu caso, com um motor com 50 km, é correto começar a usar o óleo sintético nesta primeira troca?
"Já tinha caído dez, anteriormente, quando vc me disse que ele não sabia que existiam reparos para vender para as pinças de freio do NIVA. :parede:
Saber ele sabia, mas não recomendava, por achar que não valia a pena, o custo e o trabalho para trocar os reparos eram maiores do que trocar as pinças por pinças recondicionadas! E eu lhe contei isto, na época em que discutimos o assunto. Memória fraca, está precisando de Fosfosol... :mrgreen:"
A respeito deste assunto, permita-me transcrever parte do e-mail que você me enviou a este respeito.
"Conversei com o Wilson a respeito do reparo das pinças, pois eu nunca ouvi falar dele. E, de fato, o Wilson me disse que não existe este reparo no mercado brasileiro." (grifo meu)
Dê uma olhada aqui e conte para ele: http://www.sarancar.com.br/detalhes.asp?cod=1480
É O BACALHAU MATANDO A COBRA E MOSTRANDO O PAU. :odedo:
Nas fotos abaixo, uns "remedinhos" para a sua falta de memória.
:pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca:
Essa coisa de discutir o sexo dos anjos acaba cansando.... Meu caro Bacalhau, DEPOIS de eu lhe enviar a mensagem acima reproduzida, nós tivemos algumas looooongas conversas via Skype. Em uma dessas conversas, eu lhe disse que, quando eu contei ao Wilson o que você havia me informado, ou seja, que a Marli vendia os reparos, ele me disse que, de fato, isto era verdade, mas o custo da aquisição e troca dos reparos era igual ou maior do que a troca das pinças por pinças recondicionadas. Além disso, havia o risco de a troca dos reparos não resolver o problema, caso as pinças estivessem muito usadas. Daí o fato de ele desconsiderar a troca dos reparos como uma opção. Não se esqueça que o Wilson não é um doutor formado em Engenharia Mecânica, com pós-graduação em Física Quântica e doutorado em Matemática Avançada, ele é uma pessoa simples, e se expressa como tal, ou seja, às vezes é preciso "cavocar" um pouco as afirmações dele, para se descobrir o que ele realmente quis dizer, ou seja, nem tudo que ele diz deve ser levado exatamente ao pé da letra. Aliás, acho que isto vale para ele e para muitos outros mecânicos, borracheiros, pintores, funileiros, eletricistas que não tiveram o privilégio de seguir em seus estudos.
Agora me pergunto como viemos parar de "motor cansado" em "reparos de pinças de freio"?... :shock:
Gil se vc considerar uma visão diferente à do seu Mago .....
Antes de mais nada, o apelido de "Mago" não foi criado por mim. Eu sou cliente do Wilson há mais de 12 anos e devo conhecer melhor do que muita gente quais são as limitações dele. Sei que ele está longe da perfeição, mas é extremamente correto e honesto, e tem uma grande bagagem de experiência dos Lada. Já tive grandes discussões com eles sobre problemas em meus carros que ele insistia serem inexistentes, apenas decorrentes de meu excesso de zêlo nos cuidados com os meus Nivas. Em muitas destas discussões, fui eu quem levou a melhor, pois, após ceder à minha insistência, verificou-se que eu tinha razão. Mesmo assim, eu respeito bastante a experiência dele, errar é humano.
0,5 litro em 300 à 600 km é um consumo anormal de óleo para qualquer motor .
O meu ap 2.0 gasta 0,5 litro a cada ~8.000 km rodado .
O meu Celta ano 2008 gasta 200 ml a cada 15.000 rodado
Eu concordo e discordo! :mrgreen: Sei que é normal o consumo de óleo, existem até motores que são projetados para consumir óleo. Alguns manuais até mencionam este consumo. Sei que os antigos Passat gastavam óleo, era normal.
Meu Niva anterior, apesar de seus 240.000 Km, não gastava uma gota de óleo, e isto chegou a me deixar preocupado, pois eu sabia que é normal um motor gastar óleo, ainda mais um motor bastante rodado.
O que acontece com o meu Niva é algo bizarro: ele roda muitos Km sem gastar, para depois gastar rapidamente. Exemplos recentes são minhas últimas viagens (Casa Branca/SP e Parque Nacional do Itatiaia/RJ), ambas de cerca de 600-700 Km, ida e volta. Em ambas, eu medi o nível de óleo ao chegar no destino, e o motor não havia gasto óleo, o que me deixava intrigado. Ao chegar em casa, em ambas as ocasiões, constatei que o motor havia gasto entre 0,5 l (PNI) e 1,0 l (Casa Branca).
Como isto já havia acontecido em outra oportunidades, eu troquei idéias a respeito com o Wilson. Como explicar um motor que gasta óleo de forma esquizofrênica :mrgreen:, mas suja pouco as velas e está muito bom no que diz respeito ao seu desempenho (traduzindo: o carro está andando muito bem!)? Uma das hipóteses levantadas pelo Wilson é que os anéis de um ou mais pistões estejam com alguma folga e, devido a esta folga, estejam se movimentando horizontalmente. Nesta movimentação, pode ser que, de vez em quando, fiquem com as suas "frestas" (repito, não sei o nome daquele espaço nos anéis, que não são fechados) quase alinhadas, o que permitiria a passagem, por algum tempo, de um pouco de óleo.
Conversei hoje com um grande admirador dos Nivas e especialista nos mesmo, o Adriano, da Motorfort, de Atibaia. Ele acha que a hipótese do Wilson pode ser uma explicação para este gasto de óleo irregular e recomenda que eu não mexa no motor, uma vez que o desempenho do motor está ótimo e ele não está fumando de forma exagerada. Resumindo: por enquanto, vou deixar quieto, só vou mexer se o motor perder desempenho, ou se algo estranho vier a acontecer (motor fumando, ruídos anormais no motor, etc...)
Retire todas as velas e examine com critério se há uma coloração escura, se não , verifique se há resquício de fuligem preta . Se estiver marron a vela e limpa , sem grumos , vernizes , borra , etc , seu carro não queima oleo , pronto e acabou.
Procure por vazamentos :
Se observado que não vaza nada na tampa de valvula; junta do cabeçote , vc não vê nada ?
Quer uma sugestão Batata :
Tira o Motor fora e troca o retentor do volante traseiro .
Resolvido o seu problema.
Tenho por hábito examinar as velas com certa freqüência, pois elas são um indicativo seguro de problemas no motor. Houve uma ocasião em que estavam com resquícios de óleo, mas descobri que estavam completamente fora de especificação, com desgaste excessivo. Troquei por um jogo usado, mas ainda em bom estado, e o problema se resolveu. Na última vez em que eu as examinei, há algumas semanas, estavam normais.
Não há nenhum vazamento significativo (ou seja, que justifique o consumo de óleo), nada pinga, apenas um pouco de "suor" de óleo em alguns lugares.
Os Lada são a excessão que justifica a regra! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
BACALHAU
01/06/2009, 18:41
Colegas, no meu caso, com um motor com 50 km, é correto começar a usar o óleo sintético nesta primeira troca?
Não só correto, mas recomendável.
Talvez eu seja criticado por este "desperdício". Mas tudo depende do critério individual de como devemos ou podemo$$$ tratar nossas viaturas.
Claro que para um motor "rodado", já com folgas e consumo de óleo acima do normal, eu diria que não.
Mas, vamos ao seu caso: motor "novo" com tudo justinho (suponho eu), dono cuidadoso e dotado de profunda afeição pelo "jovem" comunista. Acho que vale a pena gastar mais alguns caraminguás, concorda?
Justificativa:
O motor do NIVA trabalha com altos giros, certo?
Devido ao alto giro, ele trabalhará com maior temperatura (fato que todos os proprietários de NIVA sabem). Os óleos minerais tendem a perder parte da viscosidade em altas temperaturas. Os óleos sintéticos não perdem suas características sob altas rotações e grandes temperaturas.
Vantagens do óleo sintético:
- Não perdem a viscosidade, mantendo as mesmas características do óleo novo.
- Não formam borra dentro motor.
- Por serem mais finos, alcançam todas as partes do motor, lubrificando melhor.
- Diminuem o desgaste das peças do motor, durante a partida a frio
- Mantém as mesmas características, mesmo em altas temperaturas.
- Permitem cada troca de óleo por longos períodos ,de 10.000 a 15.000km ( embora a maioria dos fabricantes de veículos ainda não diferencie os períodos de troca, caso se utilize óleos sintéticos ou minerais).
- Mantém o motor limpo, aumentando o desempenho e reduzindo o consumo de combustível.
- São os únicos tipos de óleo recomendado para qualquer veículo sem nenhuma restrição quanto ao uso.
IPC
Como você já está usando óleo mineral em seu carro, é de fundamental importância que você além de substituir totalmente o óleo e o filtro de óleo, faça também uma "lavagem" do motor de modo a remover todo o óleo mineral. Você pode fazer isso colocando uma quantidade menor de óleo sintético (uns 2 litros) funcionar o motor por alguns minutos e depois escoar totalmente esse óleo e colocar novo filtro, aí sim colocar a capacidade nominal de óleo sintético novo. Como você vai ter que trocar mesmo em um curto período, devido ao amaciamento do motor. Faça o seguinte: Com o motor bem quente, escoe todo o óleo do motor (é interessante aquelas trocas a vácuo, pois elas sugam o óleo do fundo do cárter), tire o filtro e descarte-o. Deixe o carro em repouso o tempo suficiente para que todo o óleo possa escorrer do motor para o cárter. Após isso e tendo escoado/aspirado ao máximo todo o óleo antigo, instale novo filtro e coloque o novo óleo. Ao atingir a quilometragem de amaciamento prevista para a troca do óleo, faça-o trocando, obviamente, o filtro.
Para os motores já mais usados, é interessante fazer o mesmo procedimento (uma nova troca aos primeiro 1.000 km), pois o óleo sintético vai promover uma verdadeira limpeza interna do motor, removendo sujeiras e depósitos da combustão antigos.
Flugêncio
01/06/2009, 18:56
Bacalhau,
Como se aprende a gostar de escrever tanto?
Falar, sei que é bebendo água de chocalho, diz aí.
BACALHAU
01/06/2009, 19:04
:pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca: :pipoca:
Essa coisa de discutir o sexo dos anjos acaba cansando.... Meu caro Bacalhau, DEPOIS de eu lhe enviar a mensagem acima reproduzida, nós tivemos algumas looooongas conversas via Skype. Em uma dessas conversas, eu lhe disse que, quando eu contei ao Wilson o que você havia me informado, ou seja, que a Marli vendia os reparos, ele me disse que, de fato, isto era verdade, mas o custo da aquisição e troca dos reparos era igual ou maior do que a troca das pinças por pinças recondicionadas. Além disso, havia o risco de a troca dos reparos não resolver o problema, caso as pinças estivessem muito usadas. Daí o fato de ele desconsiderar a troca dos reparos como uma opção. Não se esqueça que o Wilson não é um doutor formado em Engenharia Mecânica, com pós-graduação em Física Quântica e doutorado em Matemática Avançada, ele é uma pessoa simples, e se expressa como tal, ou seja, às vezes é preciso "cavocar" um pouco as afirmações dele, para se descobrir o que ele realmente quis dizer, ou seja, nem tudo que ele diz deve ser levado exatamente ao pé da letra. Aliás, acho que isto vale para ele e para muitos outros mecânicos, borracheiros, pintores, funileiros, eletricistas que não tiveram o privilégio de seguir em seus estudos.
Agora me pergunto como viemos parar de "motor cansado" em "reparos de pinças de freio"?... :shock:
Não estamos (eu pelo menos) discutindo sexo e todos sabem que anjos não têm sexo (por isso eu quero ir para o inferno :twisted:). Estamos aqui, discutindo ciência. E isto é o que nos leva (pelo menos a mim) a aprimorar os meus conhecimentos, pois tudo o que eu coloco aqui não é o que eu "acho" e sim o que eu pesquisei e estudei a respeito e sempre em mais de uma fonte.
Mas ainda no assunto "pinças de freio" :mrgreen:, gostaria de saber o quanto ele paga por uma pinça recondicionada para dizer que "o custo da aquisição e troca dos reparos era igual ou maior do que a troca das pinças por pinças recondicionadas". Um jogo de reparos de piças de freio do NIVA na Sarancar custa R$ 30,00. A mão-de-obra de desmontagem, limpeza e substituição dos reparos não é complexa e nem trabalhosa (deixei as minhas "zeradas") fazendo aqui em casa mesmo. Estou preparando "apostilas" com fotos e passo-a-passo de todos os serviços que eu estou fazendo para disponibilizar aqui.
E quanto a "Além disso, havia o risco de a troca dos reparos não resolver o problema, caso as pinças estivessem muito usadas", quais são as pinças de NIVA que não estão muuuuuito usadas? Esse reparo só seria inviável se estivessem quebradas.
Agora se ele disser: Olha, não substituo os reparos pois esse serviço não me interessa, eu não sei, eu não quero, ... ou qualquer coisa assim, aí tudo bem.
Mas bem que eu gostaria de saber quanto ele cobra para trocar um jogo de pinças. Pois dessa forma, ganha o cara que as recuperou e ganha ele.
E com isso não estou dizendo que ele é um mau profissional ou que não seja digno de respeito.
BACALHAU
01/06/2009, 19:14
Bacalhau,
Como se aprende a gostar de escrever tanto?
Falar, sei que é bebendo água de chocalho, diz aí.
"Cumpade", eu não bebo água de chocalho :discordo: (a minha mãe disse que eu engoli foi uma agulha de vitrola, mas como isso não é coisa do meu tempo nem sei o que é :mrgreen:), além disso por aqui não tenho os interlucutores à altura deste Fórum. Os papos aqui são: futebol (não gosto), futebol (não entendo) e futebol (não sei jogar), além de falar (mal) da vida alheia (coisa que não me interessa).
Além disso, com esses debates, cada vez aprendo mais, pois a cada assunto que aparece vou fuçar tudo que posso sobre o mesmo, para não escrever besteira e não passar informações erradas.
Agora, se um dia colocarem som neste Fórum ...
Flugêncio
01/06/2009, 19:35
"Cumpade", eu não bebo água de chocalho :discordo: (a minha mãe disse que eu engoli foi uma agulha de vitrola, mas como isso não é coisa do meu tempo nem sei o que é :mrgreen:), além disso por aqui não tenho os interlucutores à altura deste Fórum. Os papos aqui são: futebol (não gosto), futebol (não entendo) e futebol (não sei jogar), além de falar (mal) da vida alheia (coisa que não me interessa).
Além disso, com esses debates, cada vez aprendo mais, pois a cada assunto que aparece vou fuçar tudo que posso sobre o mesmo, para não escrever besteira e não passar informações erradas.
Agora, se um dia colocarem som neste Fórum ...
Tá certo,
Tamboril está a quantos Km de Fortaleza?
Vai ser o seu milézimo post.
BACALHAU
01/06/2009, 22:16
Tá certo,
Tamboril está a quantos Km de Fortaleza?
Vai ser o seu milézimo post.
Segundo o DERT, 288 km. Mas devido à queda de uma ponte, provocada pelas chuvas, uma viagem que durava cerca de 5 horas (ônibus) passou para 7,5 horas. :parede: Porquê a pergunta?
Quanto ao milésimo post...
Puxa, a gente fica olhando o "rabo":shock: dos outros (o da "rodinha de Sorocaba" :mrgreen:) e esquece de olhar o nosso.:putz:
Será que dessas mil mensagens se aproveitam... pelo menos 5 %? :pensativo: :mrgreen:
cesar_am
02/06/2009, 10:20
Fico a pensar !! :(:( com todas estas aulas o que sobra para um simples mortal.... ôpa...sou Gremista ( o imortal Tricolor )..:-D
E ai Bacalhau que tal falarmos sobre futebol......:-D:-D !!
" Estou preparando "apostilas" com fotos e passo-a-passo de todos os serviços que eu estou fazendo para disponibilizar aqui. Bacalhau "
Bahhh, cara, quanto estas Apostilas "Fazendo Você Mesmo" ou "Aprenda Fazendo", aguardamos anciosos.... Parabéns pela iniciativa...:palmas::palmas:
Falando nisso e como meu forte não é mecânica vai aí um texto , para simples reflexão...:concordo:
" A sabedoria consiste em saber aprender "
Uma maneira concreta de roubar da vida a possibilidade de crescer é a atitude de se achar totalmente pronto diante dela. Aquele que crê saber tudo, retira da alma o sabor da novidade, pois acredita não ter mais nada a aprender. Quem assume tal postura acaba se tornando extremamente auto-suficiente e, conseqüentemente, infeliz. O coração que perde, nas pequenas coisas, a alegria da descoberta sobre si e sobre tudo o que o circunda, adquire uma postura de profunda monotonia e insatisfação em seus dias.
A humildade de se reconhecer em pedaços, ou seja, ainda não terminado, é essencial para que cresçamos e construamos uma vida sóbria e sem ilusões a nosso próprio respeito.
Aquele que considera que não tem nada a aprender com os outros e com a vida, torna-se arrogante e infantil, pois, fecha-se em “seu mundo” crendo nas falsas e irrevogáveis verdades criadas por si mesmo.
Quem passa a vida toda aprisionado a um falso sistema de crenças e verdades pessoais experienciará uma profunda solidão, pois nunca permitirá que outros adentrem em seu coração, que se encontra trancafiado em suas próprias razões.
A sabedoria escolheu a humildade como sua casa. E somente quando a alma se abaixa para descansar em tal morada, vislumbra o sabor do saber e pode se elevar portando o devido equilíbrio para contemplar cada situação.
A verdadeira sabedoria consiste na humildade de se enxergar como um “eterno aprendiz”, como alguém que não está pronto e reconhece que tem ainda muitas novidades a vislumbrar na jornada dos dias. Sabedoria não significa o acúmulo de conhecimentos, mas a sensibilidade para aprender as lições presentes em cada coisa que se vive.
Quem deseja aprender está sempre aberto e escuta a tudo e a todos. E se coloca atento diante de cada situação para delas absorver o conhecimento impresso em cada experiência.
Tudo e todos são capazes de nos ensinar algo, até mesmo nossos erros e fragilidades.
Quando reconhecemos que não somos os senhores absolutos diante dos outros e de nós mesmos, somos capazes de nutrir uma sóbria visão a respeito do que somos, entendendo assim que as nossas necessidades não são as únicas e as mais importantes.
“Aprender sempre, impor verdades próprias nunca”; dessa forma, caminharemos constantemente aliados à sabedoria e construiremos sólidas realizações em nossa história.
Um forte abraço a todos camaradas.
BACALHAU
02/06/2009, 22:26
:!: AVISO :!:
Quem não gosta de poesia e acha que aqui não é lugar para ela: PARE :stop: aqui e mude de post. Mas qual o NIVeiro não gosta de poesia se NIVA significa “a onda que os campos de trigo russos fazem sob o vento”. :mrgreen:
Sócrates, segundo Platão, teria dito: "Só sei que nada sei".
Para não ser plagiador, mas denotando o mesmo significado, costumo dizer que sou incapaz de avaliar o tamanho da minha ignorância. E ser ignorante, não deve ofender a ninguém, pois não há quem não o seja.
E retribuindo o belo texto do nosso camarada gaúcho de Santa Rosa...
SÓ SEI QUE NADA SEI
Hoje é um dia como qualquer outro.
Olho em meu redor, mas é sempre pouco aquilo que alcanço...
Sou um simples átomo da complexa gota que a Terra é.
Sou um deus nu atirado ao labirinto das emoções
e navego num oceano de extremas complexidades.
Sou um deus que aportou o planeta para aprender
e no entanto – passado todo este tempo -
confesso o meu grande pecado:
É tão pouco aquilo que sei!...
São inúmeros os deuses que comigo se cruzam neste mar.
Deuses tão pecadores como eu o sou
e que mesmo assim têm a veleidade de erguerem a voz ao Cosmos
e blasfemar: Eu sou! Eu sei! Eu faço!
Pobres irmãos!... A loucura tomou conta de vós!
Abro caminho a custo, nadando de ilhota em ilhota
mas nunca encontro refúgio - o meu porto de abrigo.
As tempestades assolam os meus sonhos e os naufrágios sucedem-se.
mas eu sou um deus e - embora nu - visto-me de sã coragem
e luto por me manter a flutuar à tona de água.
Hoje é um dia como qualquer outro
e no entanto nenhum dia se repete.
A jornada prossegue, com ou sem obstáculos...
O “hoje e agora” é sempre o momento certo para tomar decisões e seguir em frente
mesmo que “seguir em frente” signifique dar uns passos atrás.
O “amanhã” arrasta-se como a insana miragem que nunca se concretiza.
O oceano é vasto e cada onda trás consigo a mensagem.
São mensagens de medo e desespero, mas também de Amor e Esperança.
No oceano dos sentimentos apenas os hipócritas permanecem à margem
ora indiferentes, ora receosos, mas as suas infâmias hão-de ser reveladas!
Hoje é um dia como qualquer outro no planeta Terra....
… E a Vida acontece!
Abílio Joaquim Almeida Henriques (conterrâneo de Camões, Bocage, Pessoa e... meu) :concordo:
http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=82182&com_id=291986&com_rootid=291953&
eniomurara
03/06/2009, 10:38
Meu filho teve como trabalho de escola, "fazer uma poesia", então la em casa eu e a patroa, demos aquela força pro garoto é claro.
Lembro bem de minhas profundas palavras de sabedoria:
"MEU FILHO TE VIRA COM ESSA POESIA" :mrgreen:
Depois vem a explicação dada ao garoto, é que se o Pai ou a Mãe ajudarem o professor logo percebe pois as palavras sempre serão diferentes da liguagem utilizada pelos adolecentes.
Então o GURI foi resolver o problema sozinho.
E não é que ele me aparece com um PUTA DUM TEXTO, fiquei de queixo caído, não quiz acreditar no que e cara boto no papel.
Em tempo....ja fiz contato com a patroa e ela esta a procurar o arquivo com o texto salvo e logo mais posto aqui no fórum.
Será minha contribuição a essa nova fase literária do fórum.
T+
Quem suporia que um post sobre a ida pro vinagre do motor de um Niva, poderia sucitar devaneios e textos tão espantosos... valseando do corriqueiro ao técnico, as farpas, as perguntas, as respostas, o multicolorido dos textos mais ou menos relevantes, as notas, idas e vindas... Formou um cenário inusitado e estranho, tipo penteadeira de puta, de onde deitado na cama se vislumbra uma combinação do belo, do grotesco, do cafona, do divino, do humano, mas irresistívelmente saboroso...
Marcelo Caiano
03/06/2009, 12:21
Quem suporia que um post sobre a ida pro vinagre do motor de um Niva, poderia sucitar devaneios e textos tão espantosos... valseando do corriqueiro ao técnico, as farpas, as perguntas, as respostas, o multicolorido dos textos mais ou menos relevantes, as notas, idas e vindas... Formou um cenário inusitado e estranho, tipo penteadeira de puta, de onde deitado na cama se vislumbra uma combinação do belo, do grotesco, do cafona, do divino, do humano, mas irresistívelmente saboroso...
Bom dia garoto !!!
já fez o motor ???
eu tenho um motor do Laika parado em bom funcionamento , interessa ???
abç
Caiano
Caiano, o Niva já está ativo e operante. De qq maneira grato pela oferta.
Amplexos.
BACALHAU
03/06/2009, 21:20
Nem Nelson Rodrigues se expressaria de uma maneira tão palpável, tão realistica, ao descrever a alcova de um "cabaré".
Você demonstra ser um homem de bom gosto e admirador do "métier plus antique du monde".
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Esta frase: "Formou um cenário inusitado e estranho, tipo penteadeira de puta, de onde deitado na cama se vislumbra uma combinação do belo, do grotesco, do cafona, do divino, do humano, mas irresistívelmente saboroso..." foi devidamente salva na minha pasta "Filosofia de botequim", com os devidos créditos.
Nem Nelson Rodrigues se expressaria de uma maneira tão palpável, tão realistica, ao descrever a alcova de um "cabaré".
Você demonstra ser um homem de bom gosto e admirador do "métier plus antique du monde".
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Esta frase: "Formou um cenário inusitado e estranho, tipo penteadeira de puta, de onde deitado na cama se vislumbra uma combinação do belo, do grotesco, do cafona, do divino, do humano, mas irresistívelmente saboroso..." foi devidamente salva na minha pasta "Filosofia de botequim", com os devidos créditos.
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Essa conversa está ficando cada vez mais estranha... :shock:
Dos fóruns que freqüento, e não são poucos, como o de cavalos, o de notebooks, o de gadgets, o do Omega Clube e um sobre cães, este aqui do Niva não é o mais concorrido, nem o mais técnico, nem o mais divertido, nem o menos chato. Posso afiançar porém que é de cancha larga o mais estranho, esquisito, surpreendente e apaixonante. Exatamente como o objeto do mesmo: os nossos Nivas.
Leandro Telles
25/01/2012, 17:36
Pessoal,
estou comprando um Niva, quando o proprietário ligou o motor pela primeira vez questionei a fumaça saindo da descarga...ele me disse que era a gasolina queimando no carburador, que o mesmo estava desregulado. Como faço para saber se realmente e isso mesmo ou se o motor já esta comprometido?
Tem que estar muito desregulado para perceber a fumaça saindo do cano. Se for uma fumaça azulada há desgastes de anéis ou coisa pior.Sair fumaça de cano é mau sinal.Leva um bom mecânico de confiança para um veredito se vc não se sente confiante.
Leandro Telles
26/01/2012, 10:25
Tem que estar muito desregulado para perceber a fumaça saindo do cano. Se for uma fumaça azulada há desgastes de anéis ou coisa pior.Sair fumaça de cano é mau sinal.Leva um bom mecânico de confiança para um veredito se vc não se sente confiante.
O pior que estou comprando de um mecânico aqui de BH que só trabalha com jipes especialmente com NIVA....estou com uma dúvida cruel...
Alguém poderia me ajudar a realizar algum teste para leigo que analise se e gasolina mal queimada ou se e problemas no motor...Ah, outra coisa o motor no meu ponto de vista esta com um barulho muito bom...não está serrilhando e nem batendo na baixa e alta....
Obrigado.
Mas peraí, se ele é mecânico como ele pode vender um carro já com a tal "gasolina mau queimada". Ele tem de te dar uma garantia legal de 3 meses. E' lei. Como é a reputação dele?Cerque-se de todos os cuidados e se vc gostou do carro pelo estado geral peça uma garantia do motor por escrito.
Leandro Telles
26/01/2012, 11:38
Mas peraí, se ele é mecânico como ele pode vender um carro já com a tal "gasolina mau queimada". Ele tem de te dar uma garantia legal de 3 meses. E' lei. Como é a reputação dele?Cerque-se de todos os cuidados e se vc gostou do carro pelo estado geral peça uma garantia do motor por escrito.
Na verdade ele esta reformando o carro estava parado a uns 3 meses. Esta passando por um processo de reforma geral (lateria, suspensão, ect). Conhece várias pessoas que gostam muito do trabalho dele, mas não podemos confiar né.
Mas obrigado pela ajuda, eu vou realizar este contrato.
Bonita a sua viatura hein,
vc poderia me informar quais são as rodas e tamanhos dos pneus, ficaram legais no seu carro
abraço