PDA

Ver Versão Completa : Ranger Truggy

famp
21/04/2009, 00:56
Boa noite,

Já faz um tempo que venho projetando um truggy (Truck com buggy) em Solidworks. Decidi colocar umas fotos dela aqui para que babem um pouco:odedo:

Ainda tem muito o que ser feito, mas já é um começo.
http://i136.photobucket.com/albums/q172/famp/Truck/rollingchassisisometric.jpg

http://i136.photobucket.com/albums/q172/famp/Truck/rollingchassisright.jpg

http://i136.photobucket.com/albums/q172/famp/Truck/rollingchassisbackflexing.jpg

O eixo traseiro ficará na mesma posição original, o dianteiro estou pensando em mover uns 30 cm para frente.

A caçamba será cortada para melhorar o angulo de saída assim como o paralama dianteiro.

A suspenção será 4 link atrás e na frente (ou 3link se tiver problemas).

Qualquer comentário será bem vindo:concordo:

Elmer_Jeep
21/04/2009, 09:42
Parabéns pelo projeto!

Vai ser executado no Brasil ou aí na terra do tio sam ?

[]'s

famp
21/04/2009, 10:32
Parabéns pelo projeto!

Vai ser executado no Brasil ou aí na terra do tio sam ?

[]'s

No Brasil com a maioria das pecas daqui :)

Abracos

Marcelo A. Marchiodi
21/04/2009, 11:07
Show de bola o seu projeto!!! ...mantenha-nos informados!
Você é o "FabioP" que tem postado no fórum do race-dezert não é!?
Se for, tenho acompanhado seus posts por lá!

Edgar Fabre
21/04/2009, 11:30
Fábio,

Coloca o endereço do programa na web para o povo que não conhece truggy ter uma noção melhor.

Coloque os endereços (URLs) que vc tem também.

ABS
Edgar Fabre

famp
21/04/2009, 11:47
Show de bola o seu projeto!!! ...mantenha-nos informados!
Você é o "FabioP" que tem postado no fórum do race-dezert não é!?
Se for, tenho acompanhado seus posts por lá!

Sou sim. Ainda não postei este projeto no dezert. Assim que eu estiver mais avançado no projeto (suspensao dianteira) eu postarei. :mrgreen:

famp
21/04/2009, 11:50
Fábio,

Coloca o endereço do programa na web para o povo que não conhece truggy ter uma noção melhor.

Coloque os endereços (URLs) que vc tem também.

ABS
Edgar Fabre

Aqui nos EUA tem um programa na TV de fabricação de carros muito bom.

Um truggy é como esse aqui:
http://www.spike.com/full-episode/s10-truggy-part-iv/30060 (http://www.spike.com/full-episode/s10-truggy-part-iv/30060)

Marcelo A. Marchiodi
21/04/2009, 11:53
Ah, legal! Ficarei de olho!
A dianteira vai ser duplo A?

famp
21/04/2009, 12:20
Não sei ainda. To tentando decidir. No momento, estou tendento ao eixo sólido 609 hibrido (Dana 60 com diferencial Ford 9") com 4 link.

double A arm requere muita fabricação, a geometria é muito complicada, é mais cara, etc.

A intenção de uso do truck é de fazer umas trilhas e uns rallies de vez em quando. Só para diversão e não para competir... por enquanto:twisted:

Mosca
21/04/2009, 15:43
Força com o projecto !!!
Vai ficar brutal

famp
26/04/2009, 16:34
Tenho uma pergunta para vocês sobre este carro. Eu quero que o truggy seja licenciado e que eu não tenha problemas com as autoridades. Como vocês podem ver nas fotos, eu estou planejando eu cortar o chassis logo onde a cabine termina e fazer a parte de trás em tubos. É muito difícil legalizar isso? Quais são os requerimentos? O pneus tem que estar cobertos pelo para-lamas? Qualquer informação será bem vinda.

abraços

famp
27/04/2009, 16:20
Ninguém sabe a resposta???

equipeminas4x4
27/04/2009, 16:52
Terá q atender a legislação de trânsito vigente (resolução 292 do denatran), como pneus cobertos pelo para-lama e levar numa credenciada INMETRO pra regularizar a situação, principalmente devido a modificação da suspensão. Vai dar um trampo, mas tem como fazer sim. O ideal seria vc deixar ela com visual do carro original, pra constar no documento como Ranger, S10 ou sei lá q carro vc vai modificar, constando as alterações no documento.

[]´s

famp
06/05/2009, 18:35
Tenho uma pergunta sobre a Ranger? Será que alguém sabe se a suspensão dianteira da Ranger é a mesma da americana? Se for, eu estou pensando em levar um Kit Long Travel daqui mesmo.
Será que alguém poderia tirar umas fotos da suspensão dianteira? Eu agradeceria muito.

Obrigado,

Fabio

Elmer_Jeep
06/05/2009, 18:40
Famp, manda uma MP pra esses caras aqui que manjam bastante de ranger:
Walter L. L. Casitta (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=1626)

Edintruder (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2913)

[]'s

equipeminas4x4
06/05/2009, 18:42
qual das Ranger vc está falando?? Tem a ranger americana, se não me engano até 94 e tem a mais nova q usa braço de torção, exatamente igual a explorer redondinha 4x4. Essa mais nova eu sei q é braço de torção igual minha explorer e a mais velha eu não sei se veio alguma 4x4 pro brasil.

[]´s

famp
06/05/2009, 18:48
Aqui as Rangers de 98 a 2008 tem a mesma suspensão. A arms.

A intensão é de encontrar uma Ranger ano 2002 à 2006.

Renato Fraga
06/05/2009, 19:15
Fábio, as rangers daqui são as mesmas que existem nos EUA. Só que até 97, vinham importadas direto dos EUA, e de 98 em diante foram importadas da Argentina. (se eu não estiver enganado)

Mas são idênticas às que você vê andando aí.

Até 97, Twin I Beam na 4x2 e Twin Traction Beam na 4x4 que não temos aqui.
De 98 em diante duplo A com barras de torção.

Agora me diga, o carro que você vai modificar vai ser adquirido por aqui????. Você não o tem ainda????

Reparei que no seu projeto, prevê utilizar uma Ranger cabine estendida. Te digo que dentro desses anos que citou, 2002, 2006 existem bem poucas. e são relativamente valorizadas no mercado.

Talvez tenha dificuldades em encontrar.

E falando em suspesão dianteira, tá cogitando a hipótese de fazer independente?????

Dando meu palpite, acho um sacrilégio.

Prum veículo desse porte, ou melhor, com esse apelo, nada mais eficiente e versátil que um S.A.S., o famoso sólid axle swamp, ainda mais se a idéia é fazer trilhas.

O problema maior é que não temos muitas opções de eixos dianteiros resistentes por aqui. E a oferta também é pequena no mercado de peças usadas.

Mas dá-se um jeito.

Abraços e parabéns pelo projeto.

famp
06/05/2009, 19:28
A idéia era de comprar uma cabine estendida porque me da mais espaço para fazer a suspensão traseira que vai ser 4 link.
Provavelmente será uma cabine dupla, vai me dar uma dor de cabeça para poder montar os amortecedores coilover e bypass.:parede: mas fazer o que. Cabine simples está fora de cogitação por causa do espaço da cabine.
Eu ainda estou estudando a possibilidade de usar suspensão independente na frente. Só que a fabricação das peças é bem complicada e cara.
Provavelmente será eixo rígido na frente mesmo (eixo dana 60 com diferencial Ford 9"). Ficará muito mais barato de montar e a chance de eu ter problemas de geometria é menor.

abraços,

Fabio

Edintruder
06/05/2009, 23:11
Famp, vou tirar algumas fotos, mas não sei se ajuda muito...

Qualquer alteração passa no detran desde que tenhas um projeto assinado por um engenheiro automotivo ou engenheiro mecânico. Pede uma alteração de característica e faz a vistoria do Inmetro. Depois só mandar o laudo para o Detran que virá as alterações.

famp
07/05/2009, 08:46
Obrigado edintruder.

Vou aguardar as fotos.

Quanto à regularização. A assinatura do engenheiro é necessária no documento de alteração? ou é necessario um projeto mecanico completo com análise de carga e stress?

famp
08/05/2009, 08:49
Quanto à regularização. A assinatura do engenheiro é necessária no documento de alteração? ou é necessario um projeto mecanico completo com análise de carga e stress?

Pelo que venho lendo, o que é preciso é a autorização do serviço pelo DENATRAN, e as notas fiscais dos serviços e peças. Não vi em lugar nenhum sobre a assinatura de um engenheiro.

De qualquer modo. Eu estou modificando o projeto para usar a Ranger cabine dupla. Assim que estiver mais adiantado o projeto, vou postar umas fotos do modelo.

Abraços,

Fabio

Renato Fraga
08/05/2009, 14:18
Poxa, não gosto de ficar dando palpites, mas é que este estilo Truggy me desperta muito entusiasmo.

Fábio, quanto ao lance de basear o seu projeto numa pick up com cabine estendida é mais que razoável exatamente pelos motivos que você descreveu anteriormente.

Nesse aspecto, se não fizer muita questão, existe bastante Ranger estendida por aqui fabricadas até 97, e com valor de mercado bem mais baixo, apesar de você já ter dito da preferência por modelos mais novas.

Dependendo do tamanho do seu projeto, vai ter que fazer uma alteração bem radical, e de proveitoso do carro basicamente será a cabine e o motor, e a parte anterior do chassi.

Seria uma sugestão uma vez que você poderá encontrar uma Ranger dessas por quase a metade do valor da 2002, sobrando mais recursos para a finalização do projeto.

Mudando de foco só um pouco, há tempos venho acompanhando pelo Pirate a construção de uma Truggy baseada numa Dodge Ram sobre eixos de Unimog (http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=726018).

Abraços

famp
09/05/2009, 00:51
Obrigado pela opiniao.

Eu estou preferindo usar uma Ranger 2002 ou mais nova por causa que usa cambio Eaton. O cambio da Mazda nao tem muita boa reputacao por aqui. (Se bem que eu nao tenho nem ideia sobre o cambio Eaton)
Eu consegui montar os amortecedores ate que bem com a cabine dupla. To conseguindo mais ou menos 50 cm de articulacao na suspensao traseira. Nada mal para o tipo de terreno que tem ai no Brasil (que eu lembre). O problema em usar a cabine dupla e' que eu nao poderei usar os paralamas de fibra traseiros que tem aqui. Eles sao aumentados para acomodar ate 6 polegadas a mais de bitola dos eixos. Provavelmente eu terei que achar alguem ai para fazer uns paralamas de fibra para mim o que eu acho que nao deve ser dificil.
Os paralamas dianteiros seram estes da Fiberwerx. Eles dao uma visao muito mais agressiva na pickup.

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/fiberglass/fiberwerx_conversion1.JPG

http://www.fiberwerx.com/html/ford/ranger/fender_gallery98.html#

famp
09/05/2009, 02:11
Aqui é como está a suspensão traseira agora:

http://i136.photobucket.com/albums/q172/famp/Truck/rollingchassisright1.jpg

Eu movi a parte da gaiola para trás mais ou menos onde começa a caçamba (Eu não tenho nenhum desenho com dimensões da Ranger cabinada).

Ainda estou pensando se devo fazer o santo antonio traseiro da gaiola dentro ou fora da cabine. Alguém tem os requerimentos da CBA/FIA?

CAVESO
12/05/2009, 15:34
Puta projeto! :palmas:

equipeminas4x4
12/05/2009, 16:20
Aqui é como está a suspensão traseira agora:

http://i136.photobucket.com/albums/q172/famp/Truck/rollingchassisright1.jpg

Eu movi a parte da gaiola para trás mais ou menos onde começa a caçamba (Eu não tenho nenhum desenho com dimensões da Ranger cabinada).

Ainda estou pensando se devo fazer o santo antonio traseiro da gaiola dentro ou fora da cabine. Alguém tem os requerimentos da CBA/FIA?
faz por fora da cabine mesmo, fica mais fácil e vc consegue usar suportes pra colocar farol e outras tralhas q forem necessárias.

[]´s

fabiano carraro
12/05/2009, 16:35
EU GOSTEI DESTE DESENHO AQ DA SHAFFER'S.

ve se te serve algo ai pra tirar ideia.:concordo:

Marcelo A. Marchiodi
12/05/2009, 16:45
Anexei o "Anexo J" da FIA, regras pra fazer gaiolas internas, mas acho ele bem basicão (mas bem útil na minha opinião), já que você tá aí na gringa, veja se consegue ou compra uma cópia do "Score rulebook" (só é vendido impresso), que é para as competições baja, acho que deve ser bem mais completo e quando você vier p/ Brasil eu compro uma cópia de você!!!:mrgreen:

famp
18/05/2009, 08:30
Anexei o "Anexo J" da FIA, regras pra fazer gaiolas internas, mas acho ele bem basicão (mas bem útil na minha opinião), já que você tá aí na gringa, veja se consegue ou compra uma cópia do "Score rulebook" (só é vendido impresso), que é para as competições baja, acho que deve ser bem mais completo e quando você vier p/ Brasil eu compro uma cópia de você!!!:mrgreen:

Eu já tenho:mrgreen:

Só que a SCORE não segue as regras da FIA. Aí no Brasil, a CBA usa os regulamentos da FIA, portanto isso que devo seguir:rolleyes:

Me manda uma MP se tiver mesmo interessado em uma cópia:twisted:

famp
18/05/2009, 09:19
Eu fiz alguns calculos do 4 link traseiro. Parece um ótimo setup para o uso que pretendo ter. Só não sei como que ela vai responder à saltos :twisted:

http://lh4.ggpht.com/_m0rBPFNbNOc/ShFRLjqwnBI/AAAAAAAAAC8/zsi71zsvlxc/s640/Excellent%20configuration%2005152009.JPG

Estou trabalhando na suspensão dianteira. Eu acho que vou começar com eixo rigido 3 link, montar e ver como responde em alta velocidade. Se não ficar bom, desmontarei denovo e irei com suspensão independente na frente.

FernandoRisso
18/05/2009, 11:38
51" para os inferiores parece demais. Vc sabe qual a medida que os gringos usam para as picapes de deserto?

[]'s

famp
18/05/2009, 12:02
51" para os inferiores parece demais. Vc sabe qual a medida que os gringos usam para as picapes de deserto?

[]'s

60 pulegadas:twisted:

samukanvas
18/05/2009, 12:56
Fabio,

Pneu 37 não é 18,5 no tire rolling radius... A nao ser que vá usar 100lbs :mrgreen:

Como chegou no CG height de 24? Pra mim é um pouco mais :pensativo:

No "Y" upper link (Tanto frame quanto axle), porque não triangulou mais pra diminuir o roll axis? Dá quase 30% a menos se colocar como os inferiores no chassis.

abs

famp
18/05/2009, 13:24
Obrigado pelo feedback

Fiz algumas modificações para fazer of números um pouco mais realisticos. Lembre que isso são só calculos e tudo pode mudar quando estiver implementando o projeto. Eu estarei usando os upper links ajustaveis no chassis. Como o centro de gravidade não é conhecido, isso ajudará bastante no setup final. Seguem os novos números.

http://lh6.ggpht.com/_m0rBPFNbNOc/ShGKyZM3izI/AAAAAAAAADk/TZUV9CsTaX8/s576/Excellent%20configuration%2005182009.JPG

Marcelo A. Marchiodi
19/05/2009, 14:03
Eu já tenho:mrgreen:

Só que a SCORE não segue as regras da FIA. Aí no Brasil, a CBA usa os regulamentos da FIA, portanto isso que devo seguir:rolleyes:

Me manda uma MP se tiver mesmo interessado em uma cópia:twisted:

Ah bom!
As regras da Score eu tenho mais mesmo é curiosidade pra ver como são, se diferem muito das regras da FIA, você já viu algum? Frescura desse povo de não por isso na internet de uma vez!
Então você pretende o uso em ralis por aqui?
Vou te mandar uma mp sobre outro assunto.:concordo:

famp
19/05/2009, 14:19
A idéia é de ter um carro misto. Que de para fazer uns rallys e raids e também para uns passeios mais hardcore ;)

famp
21/05/2009, 10:54
Estou debatendo sobre o pneu que será usado. Estou entre 35x12.5x17 ou 37x12.5x17. O tipo do pneu ainda não está definido também, mas estou gostando do BFG MT KM2. Parece ser um bom pneu para o uso do carro. Não sei ainda. Estou aberto para sugestões.

Supercharger
21/05/2009, 12:21
KM2 (que tem o desenho do BF Krawler) não vende por aqui...

Renato Fraga
21/05/2009, 14:25
Fábio, uma sugestão:

Se vai montar o carro por aqui, pesquise primeiro tudo o que é disponível aqui.

Depois defina o seu projeto.

Veja que em vários detalhes do projeto citados por você, alguns você terá muita dificuldade em encontrar aqui no Brasil, ou ainda se existem, custam bem caro.

Exemplo são os eixos dianteiros (apenas 2 veículos são originalmente equipados com dana 60 dianteiro e a pouco tempo de produção) que existe uma oferta bem pequena e a preços bem altos.

Pneus, temos poucas opções, ainda mais aro 17

Finalmente, pra você ter que importar tudo pra cá, traz logo um carro pronto que vai facar mais barato.

Abraços

Giovani
21/05/2009, 15:31
KM2 (que tem o desenho do BF Krawler) não vende por aqui...
Vende sim...:concordo:

Recebi essas fotos da REPECOL 3ª feira. R$ 1.250,00 o 35".

[]'s

Supercharger
21/05/2009, 16:00
Opa, good news. Ou talvez importação direta? No tópico da BF que tem aqui no fórum uma vez o consultor disse que os KM2 ainda não eram importados para cá.

FernandoRisso
21/05/2009, 16:38
Famp,

Por algum acaso vc vai trazer os coilovers pra cá? Coloca mais 2 na mala... rsrs

[]'s

CAVESO
21/05/2009, 18:10
Fiquei sabendo que a continental também está vendendo por aqui um 36" para aro 16, com desenho parecido com esse krawler...

famp
21/05/2009, 19:18
Fábio, uma sugestão:

Se vai montar o carro por aqui, pesquise primeiro tudo o que é disponível aqui.

Depois defina o seu projeto.

Veja que em vários detalhes do projeto citados por você, alguns você terá muita dificuldade em encontrar aqui no Brasil, ou ainda se existem, custam bem caro.

Exemplo são os eixos dianteiros (apenas 2 veículos são originalmente equipados com dana 60 dianteiro e a pouco tempo de produção) que existe uma oferta bem pequena e a preços bem altos.

Pneus, temos poucas opções, ainda mais aro 17

Finalmente, pra você ter que importar tudo pra cá, traz logo um carro pronto que vai facar mais barato.

Abraços

Obrigado pela dica Renato.

É isto que estou fazendo, mas também, eu não posso trazer um carro daqui. As leis de importação não fazem isso viável.

A maioria das coisas eu estarei trazendo daqui no container da mudança como:

Rodas beadlock e pneus
Coilovers and bypass shocks
peças para fabricação da suspensão
Componentes para montar os eixos traseiro e dianteiro. Incluindo cubo de roda diferencial, freio, bloqueio etc.
Bancos
Acessórios

e mais.

Outro motivo que não quero trazer um carro daqui é que não tem graça. Eu gosto de sujar a mão e criar o carro com meu próprio suor. Já fiz isso uma vez aqui e é bem recompensador.:concordo:

famp
21/05/2009, 19:21
Famp,

Por algum acaso vc vai trazer os coilovers pra cá? Coloca mais 2 na mala... rsrs

[]'s

Vou sim. Coilovers e bypass:twisted:

Só que vão ser da FOA. Eu não tenho coragem de gastar quase 3 mil doletas por eixo de amortecedor usando FOX ou KINGs

CAVESO
21/05/2009, 20:45
Outro motivo que não quero trazer um carro daqui é que não tem graça. Eu gosto de sujar a mão e criar o carro com meu próprio suor. Já fiz isso uma vez aqui e é bem recompensador.:concordo:

Esse é dos meus!!!!!!!:palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

CAVESO
21/05/2009, 20:47
Fiquei sabendo que a continental também está vendendo por aqui um 36" para aro 16, com desenho parecido com esse krawler...

A foto......

Supercharger
22/05/2009, 09:18
Parecido? Ah, tá, você quiz dizer redondo né... :odedo:
Rsrsrssrsrs.

famp
22/05/2009, 09:37
Igualzinho:mrgreen:

famp
26/05/2009, 20:32
Drivetrain

Ainda estou debatendo sobre o drivetrain do Truggy:pensativo:

Depois de conversar com um amigo, eu estou pensando seriamente em usar um cambio automatico. Quais são as opções que eu tenho?

Quanto ao motor, eu estou seriamente considerando o Ford 302 V8 ou o motor 4.0 V6 com supercharger Eaton M90.

Quanto à Tcase, será um D300 que tenho aqui. Eu irei desmontá-la, instalar um 4:1 kit, fazer um upgrade dos yokes dianteiros e traseiros, e modificar ela para twin stick. Eu poderia usar um Atlas, mas o D300 é menor, mais barata, e tão bom quanto.

A pergunta aqui seria que transmissão seria boa para esse motor. Eu já vi uma meia duzia de C4 aqui no fórum, mas eu não tenho certeza que ela aguentaria a potência do motor. O que vocês acham?

[]s,

Fabio

rubensx
26/05/2009, 21:39
Fala Famp

bom num sei se posso ajudar muito porém sobre motor... já que está ai compre um kit de injeção para um motor V8 e traga que aqui faz falta apesar de haver boas opções no mercado o custo/beneficio ai é animal...

eu num sei se vc quer manter a idéia na "FORD" mas eu iria de 318 no lugar do 302... sobre o EATON M-90 peço pra reconsiderar e verifique um kit paxton ou vortech centrífugo que vai ocupar menos espaço, usar menos flanges e te dará o ganho mais que esperado.

http://www.vortechsuperchargers.com/

ou

http://www.paxtonauto.com/

só que se vc for pensar bem, pode considerar o peso x potencia de tudo isso, se colocar um motor mais leve com mais potencia seria melhor que um pesado 302 e ter relativamente a potencia de um L6GM supercharged.

se é um truggy eu pensaria para deixar ela mais leve e mais potente, supercharger e motor mais moderno e leve.

Quanto ao C4 não vejo porque não aguentaria a potencia do bixo, mas deixo a opinião pros mais interados nessa parte

famp
27/05/2009, 02:46
Obrigado pela resposta Rubens. Parece que tem bastante gente usando C4 no RDC. É uma opção. Quem sabe eu não acho um Landau com drivetrain completo para comprar.

famp
27/05/2009, 10:37
Tenho lido bastante sobre os cambios C4. Parece que uma mellhor opcao seria a C6. Ela eh mais forte, encaixa no 302 certinho, e a unica coisa que tenho que adaptar eh o eixo de entrada do D300 (31 estrias ao inves de 23).

Parece ser uma opao mais viavel.

Abracos

famp
31/05/2009, 23:28
FREIOS

Estou pesquisando freios agora. O eixo traseiro será um Ford 9" com cubos da Super Duty F350 (Spidertrax). Estava pensando em usar o caliper dianteiro da F350 (os da frente seriam os mesmos para ter redundancia nas peças), mas tem um pequeno problema. Eu perderia o freio de mão.
Minha intensão é manter o carro na lei para não ter problema na inspeção. Alguém tem uma sugestão? eu poderia colocar um freio de mão na saida da Tcase, mas eu acho que o disco ficaria vulnerável. E mesmo se não ficasse, passaria a inspeção? O que vocês acham?

famp
07/07/2009, 12:16
Este final de semana o pessoal da Xtreme 4x4 inauguraram a S10 Truggy:twisted:.
http://www.spike.com/full-episode/s10-truggy/32865 (http://www.spike.com/full-episode/s10-truggy/32865)

famp
16/07/2009, 12:57
O projeto está progredindo aos poucos (ajuda um pouco quando a muie não ta em casa:lol:)

Já estou com uma coleção de peças até que rasoável. Aí vai:

EIXO TRASEIRO: Ford 9". A carcaça é da Spidertrax. O differencial é da Strange engineering em aço nodular. Coroa e pinhão de 4.56 e bloqueio ARB.

http://lh3.ggpht.com/_m0rBPFNbNOc/Sl6HqDccUEI/AAAAAAAAAG8/GdYXltdV_z0/s640/DSCF0002.JPG

Foto do cubo. É da F350 vou manter a furação original de 8x170mm
http://lh6.ggpht.com/_m0rBPFNbNOc/Sl6HlNuvvjI/AAAAAAAAAGI/4nGTdBQOxcQ/s640/DSCF0008.JPG

EIXO DIANTEIRO: Ford 9"/Dana 60 hibrido. A carcaça do diferencial é para o Ford 9". O munhão e o cubo são da F350 Superduty. O differencial é da Strange engineering em aço nodular. Coroa e pinhão de 4.56 e bloqueio ARB.
http://lh4.ggpht.com/_m0rBPFNbNOc/Sl6HrCWVwvI/AAAAAAAAAHA/j8caBAOoz1w/s640/DSCF0003.JPG

Foto do munhão. Tive que cortar o tubo original fora. Para fazer isso, é preciso cortar a solda toda no perimetro do munhão, cortar com a serra em dois lugares o tubo (para aliviar a pressão) e meter a marreta para tirá-lo de (só cuidado para não colocar o seu dedão onde a marreta vai bater:putz:)
http://lh6.ggpht.com/_m0rBPFNbNOc/Sl6HpeI6gzI/AAAAAAAAAG0/W_qCGUzJTiY/s640/DSCF0005.JPG

SUSPENSÃO: Já comprei 50% das juntas. Irei usar juntas remontáveis da Ballistic Fabrication). As fotos abaixo mostran as juntas para os braços inferiores. Ainda tenho que comprar a juntas para os links superiores.
http://lh5.ggpht.com/_m0rBPFNbNOc/Sl6HmdKBpTI/AAAAAAAAAGQ/onDEjsCGoJg/s640/DSCF0010.JPG

DIREÇÃO Não fiz muito ainda. Só tenho a juntas por enquanto.
http://lh5.ggpht.com/_m0rBPFNbNOc/Sl6HlpU0RGI/AAAAAAAAAGM/t-E_78zcFAM/s640/DSCF0011.JPG
http://picasaweb.google.com/lh/photo/7ON3tC68IhePqBhcsh6HsA?feat=directlink

FernandoRisso
16/07/2009, 14:57
Famp,

Muito bom! Qual a medida das juntas rotulares da ballistic?

Algo contra as evolution? Muito caras?

[]'s

famp
16/07/2009, 15:14
Famp,

Muito bom! Qual a medida das juntas rotulares da ballistic?

Algo contra as evolution? Muito caras?

[]'s

Os de soldar são de 3 polegadas e os com rosca são de 2.63 polegadas.

Eu nunca ouvi falar das evolution? Vc tem um link?

Eu uso Ballistic porque eles tem um atendimento muito bom e eu gostei muito da qualidade dos produtos deles.

FernandoRisso
16/07/2009, 16:53
Veja aqui: http://www.evolutionmachine.com/

As da ballistic estão na lista de compras, mas a verba tá difícil. Devo usar buchas de borracha com torção no parafuso! Redneck rules!

[]'s

famp
16/07/2009, 17:11
Yeap... Nunca ouvi falar deles.

cRiPpLe_rOoStEr
16/07/2009, 19:23
FREIOS

Estou pesquisando freios agora. O eixo traseiro será um Ford 9" com cubos da Super Duty F350 (Spidertrax). Estava pensando em usar o caliper dianteiro da F350 (os da frente seriam os mesmos para ter redundancia nas peças), mas tem um pequeno problema. Eu perderia o freio de mão.
Minha intensão é manter o carro na lei para não ter problema na inspeção. Alguém tem uma sugestão? eu poderia colocar um freio de mão na saida da Tcase, mas eu acho que o disco ficaria vulnerável. E mesmo se não ficasse, passaria a inspeção? O que vocês acham?

fala com o linuxhellmaster e vê com ele sobre a idéia de usar umas eletroválvulas para travar as linhas de freio traseiras... ele usa na ranger dele nas rodas dianteiras para fazer burnout...

famp
17/07/2009, 19:30
fala com o linuxhellmaster e vê com ele sobre a idéia de usar umas eletroválvulas para travar as linhas de freio traseiras... ele usa na ranger dele nas rodas dianteiras para fazer burnout...

O problema é que o freio de mao tem que ser a cabo. Não pode ser hidraulico.

cRiPpLe_rOoStEr
17/07/2009, 23:07

o vectra com freio a disco nas 4 rodas tem um sistema de freio de mão independente, a tambor...

famp
17/07/2009, 23:14
O disco que preciso usar tem que ser muito maior que do vectra. Parar um carro com pneus 35" é coisa seria.

cRiPpLe_rOoStEr
17/07/2009, 23:26
eu não disse para usar o sistema idêntico ao do vectra, só usei o exemplo para dar uma sugestão, ja que não vai ser possível fazer hidraulico... a propósito: não tenho certeza, mas acho que o sistema de freio de estacionamento da citroën grand c4 picasso é hidráulico, é acionado automaticamente ao se pisar no pedal do freio por uns 8 segundos, e liberado automaticamente ao se pisar no acelerador...

Renato Fraga
17/07/2009, 23:32

Bom o que pode ser feito é usar a pinça de serviço de acordo com a necessidade, e adaptar mais um par de pinças com acionamento mecânico a exemplo das utilizadas no kadet.

Abraços

cRiPpLe_rOoStEr
18/07/2009, 00:11
Bom o que pode ser feito é usar a pinça de serviço de acordo com a necessidade, e adaptar mais um par de pinças com acionamento mecânico a exemplo das utilizadas no kadet.

Abraços

será que as da sprinter servem? http://www.mercedes-benz.com.br/pdfs/sprinter/Folheto_Sprinter_Furgao_313_413.pdf

cRiPpLe_rOoStEr
18/07/2009, 07:18
mtos caminhões possuem freio pneumático, tanto o freio de serviço quando o de estacionamento... então qual seria o impedimento de se usar freio de estacionamento hidráulico?

http://www.mercedes-benz.com.br/pdfs/caminhoes/Atego_2428.pdf

Elmer_Jeep
18/07/2009, 09:52
eu não disse para usar o sistema idêntico ao do vectra, só usei o exemplo para dar uma sugestão, ja que não vai ser possível fazer hidraulico..

O trazeiro da F250 XLT é tipo o do vectra, mas em dimensões bem maiores. O disco de freio tem um tambor integrado onde vai o sistema de sapatas e lonas do freio de estacionamento que é acionado via cabo.

É o que uso no meu Jeep, se estivesse desmontado eu faria umas fotos...

[]'s

4X4GARAGE
18/07/2009, 10:00
mtos caminhões possuem freio pneumático, tanto o freio de serviço quando o de estacionamento... Então qual seria o impedimento de se usar freio de estacionamento hidráulico?

http://www.mercedes-benz.com.br/pdfs/caminhoes/atego_2428.pdf (http://www.mercedes-benz.com.br/pdfs/caminhoes/atego_2428.pdf)
mas o que acontece no freio de caminhão é o seguinte,o ar é para desacionar o mecanismo mecanico para freiar,digo;existe dentro das cuicas de frenagem um conjunto de molas q fazem o acionamento de alavancas para as sapatas de freio e não um conjunto de pistões a ar para isso.
Quem breca são as molas e não o ar.

Renato Fraga
18/07/2009, 10:48
Exato, o ar é para "desfreiar" o caminhão. Assim, em situação de pane, não fica sem freio.

Abraços

famp
20/07/2009, 16:42
Exato, o ar é para "desfreiar" o caminhão. Assim, em situação de pane, não fica sem freio.

Abraços

Foi o que eu pensei

famp
20/07/2009, 16:44
O trazeiro da F250 XLT é tipo o do vectra, mas em dimensões bem maiores. O disco de freio tem um tambor integrado onde vai o sistema de sapatas e lonas do freio de estacionamento que é acionado via cabo.

É o que uso no meu Jeep, se estivesse desmontado eu faria umas fotos...

[]'s

Legal Elmer.

O problema é que o eixo que estou usando (Spidertrax) usa o cubo dianteiro da F350. A única solução que vejo seria encontrar uma pinça que tenha freio de mão integrado.

MRaizer
20/07/2009, 16:57
Eu SEI que tem uma pinça de freio que tem um sistema como um parafuso onde vai acoplado o freio de mão. Só não lembro qual carro usa isso (Omega, Golf, outro?).
Não há problema legal em se instalar o freio de mão num tambor junto à T-case, só não acho seguro na hora de se trocar um pneu...

CAVESO
20/07/2009, 17:08
Elmer e Famp,

Não há F-250/350 (aqui ou lá fora) com freio a disco na traseira?

Deve ter alguma pinça traseira com freio de mão aí nos EUA, fácil de encontrar, não?

Compre vários reparos e pastilhas...rsss

famp
20/07/2009, 22:11
Caro Caveso,

Pelo que eu sei, só tem um do Cadillac, mas ele é muito ruim pelo que eu li no Pirate. Eu estou considerando a opção de adicionar outra pinça no mesmo disco para o freio de mão. Se não me engano, Wilwood faz um desses.

famp
20/07/2009, 22:18
Achei!

Sabia que a Willwood tinha. Só tenho checar se a expessura do disco serve
http://www.jegs.com/p/Wilwood/Wilwood-Mechanical-Parking-Brake-Spot-Calipers/757779/10002/-1

CAVESO
20/07/2009, 22:48
Achei!

Sabia que a Willwood tinha. Só tenho checar se a expessura do disco serve
http://www.jegs.com/p/Wilwood/Wilwood-Mechanical-Parking-Brake-Spot-Calipers/757779/10002/-1 (http://www.jegs.com/p/Wilwood/Wilwood-Mechanical-Parking-Brake-Spot-Calipers/757779/10002/-1)

Caramba, Show de bola a idéia...

Daria até pra nacionalizar a idéia e usar uma pinça traseira de algum carro nacional só como freio de mão com uma outra pinça mais parruda para o freio...

Valeu!!!!!!!

Renato Fraga
21/07/2009, 00:14

Abraços

Poxa parece que tem gente que não lê o tópico na integra ou se esquece com facilidade do que lê !!!!!!!!!!!

Abraços

CAVESO
21/07/2009, 00:37
Poxa parece que tem gente que não lê o tópico na integra ou se esquece com facilidade do que lê !!!!!!!!!!!

Abraços

Renato,

A burrice foi maior do que você imagina: li o tópico na integra, li o seu post e não captei a vossa mensagem. Só entendi quando o FAmp "desenhou"......:parede: :parede: :parede:

Desculpe a falha do burrinho aqui!

Renato Fraga
21/07/2009, 08:51
He he he, sem crise !!!!!!!!!

Abraços