Ver Versão Completa : Pulverização de chassi
Caiogaucho
20/04/2009, 14:39
Para pulverizar o chassi não poderia ser óleo hidráulico:?: Afinal este óleo entra em contato direto com mangueiras!!
Dentre estes que foram listados no tópico, qual o que realmente dá resultado sem afetar as borrachas?
SHELL PROTCAR
ÓLEO P/CÂMBIO AUTOMÁTICO
ANTIRUSTE - TEXACO
PUVITECK
PROTETOR SUPER - IPIRANGA
PROTETOR DE CHASSI - CASTROL
PROTEMAX - BARDHAL
ABS,
Caio
Mauricio Rotta
20/04/2009, 15:13
Olha, o óleo hidráulico 68 não é a melhor indicação para se pulverizar por baixo do jeep. Não me pergunte porque mas me disseram que o melhor é o óleo 433 API que é o utilizado em transmissões automáticas, e em conversores de torque de pá carregadeira, eu utilizo ele, ja que tenho pá carregadeira e portanto sempre tenho esse óleo em latas no meu 'estoque'.
O resultado é excelente, ja utilizo a anos e minhas borrachas não derreteram, o jeep fica muito macio e silencioso, só cuidado para não melecar demais o escapamento pq senão vc vai sair na rua e vão te confundir com o carro da dengue.
Rodrigo59
20/04/2009, 15:25
hahahaha carro da dengue foi foda hein!!
vou utilizar este oleo no meu também, meu jipe em dias de chuva fica macil e silencioso,quando tá seco parece q vai desmontar inteiro!!
Mauricio Rotta
20/04/2009, 15:30
Pode usar sem medo, ele vai ficar igual ou melhor do que em dia de chuva. Só que a cada lavagem tem q pulverizar novamente, pois o "efeito landau" não dura muitos dias...:concordo:
Caiogaucho
20/04/2009, 21:03
Valeu!
Este óleo é da Ipiranga?
Abs
Caio
Olha, o óleo hidráulico 68 não é a melhor indicação para se pulverizar por baixo do jeep. Não me pergunte porque mas me disseram que o melhor é o óleo 433 API que é o utilizado em transmissões automáticas, e em conversores de torque de pá carregadeira, eu utilizo ele, ja que tenho pá carregadeira e portanto sempre tenho esse óleo em latas no meu 'estoque'.
O resultado é excelente, ja utilizo a anos e minhas borrachas não derreteram, o jeep fica muito macio e silencioso, só cuidado para não melecar demais o escapamento pq senão vc vai sair na rua e vão te confundir com o carro da dengue.
Rodrigo59
20/04/2009, 21:12
Seria o ipiranga isafluido 433 HD?
Lucas Nassif
21/04/2009, 12:57
Boa dica, vou pulverizar por baixo do meu Jeep também. Ele tá com uma chiadeira dos infernos!!! :mrgreen:
Mauricio Rotta
22/04/2009, 08:35
Seria o ipiranga isafluido 433 HD?
Sim, exatamente este, só não sei se vc vai achar ele em litro... Mas é o óleo ideal para pulverizar sob o jeep.
Caiogaucho
22/04/2009, 12:46
Também só achei em balde de 20l. R$ 189,00!!! Muito caro!!A não ser que conseguisse uns cinco outros jipeiros para repartir. Mas aqui em Lagoa Vermelha....impossível. O pessoal usa óleo queimado mesmo!!!
abs
Caio
Rodrigo59
22/04/2009, 14:13
vi em algum lugar na internet que fabricam este oleo em embalagens de 5L!
Maurício, exatamente aonde encontro este oleo? em lojas especializadas em pá carregadeira e maquinas??
Mauricio Rotta
22/04/2009, 15:44
Putz eu compro direto de distribuidoras de óleo em baldes de 20l. Mas se não achar o 433 podem utilizar o fluido atf pra direção hidráulica q da no mesmo e esse tem de litro.
Marcelo Cunha
22/04/2009, 17:21
Gente, sempre uso óleo atf e nunca tive problemas.
inaciocm
29/04/2009, 00:01
sempre vi pulverizarem caminhao...
mais, em jeep, fica bom msm??? mais silencioso e macio???
esse oleo, ATF, é aqueles utilizados em direção hidráulica, né nao???
alias, gasta em média, qtos litros para pulverizar um jeep? uns 2 lts???:pensativo:
vlw...
Mauricio Rotta
29/04/2009, 11:33
Rapaz... não gasta nem meio litro...
inaciocm
29/04/2009, 11:38
boa notícia!!!
mas tipo, tem que aplicar toda vez que lavar? esse oleo sai fácil??
Mauricio Rotta
29/04/2009, 11:44
Tem q aplicar toda vez q lavar sim, o 'efeito landau' não dura muito tempo.
Julio Rebello
29/04/2009, 20:05
Galera,
sempre uso o Anti-ruste da Texaco por ter a característica de não gotejar apos aplicação, o que tb pode causar sérios acidentes.
Para sia aplicação, é necessário ser aquecido ainda na lata e, atingindo uma temperatura próx. de 60 garaus, pulveriza-se no chassis.
Quando rapidamente volta à temperatura ambiente, torna-se uma película fina protegendo da oxidação.
Após a aplicaçao, meu jeep tb fica com uma breve redução de ruídos, mas... como alegria de pobre dura pouco...
Sds4x4,
Julio CJ
Caiogaucho
01/05/2009, 14:58
Apliquei o ATF no meu!!! Gastei 2 litros! A garagem ficou toda vermelha, parecia que tinha carneado uma ovelha!!! Quase apanhei!!! Conselho: forrem o piso com papel ou jornal quando voltarem da pulverização!!!
inaciocm
01/05/2009, 17:33
vlw pelo conselho...
a muié já dana quando eu chego com o jeep carregado de lama, imagina se eu manchar a calçada com oleo???
acho q ela aproveita e poe fogo!!!
hehehe...
Mauricio Rotta
02/05/2009, 08:28
Nossa véio, mas se vc gastou dois litros deve ter lambuzado sem dó mesmo hein, eu gasto no máááximo 500ml por pulverização. E de fato, antes de ir pra casa é melhor vc dar umas voltas com o jeep pra derramar os excessos. Agora q sempre vai pingar umas gotas na garagem isso vai mesmo, eu não corro esse risco ja q minha garagem é apenas uma cobertura e o chão é somente com pedrinhas... Ja que praticamente moro em um sitio.:concordo:
Alguém de vcs já pensou na questão ambiental? Esse óleo pulverizado no chassis, como vcs disseram, dura pouco. E se dura pouco é pq ele rapidamente sai da viatura e vai para algum lugar, certo? Pois bem, ele vai para a natureza, poluindo pra cacete!
Desse modo, já que é necessária a lubrificação do chassis, devemos usar um produto que, no mínimo, fique aderido ao mesmo por longo tempo, a fim de mitigar o efeito nocivo provocado ao meio ambiente...Pensem nisso !!!
Aliás, por isso eu usava o Anti Ruste da Texaco, que adere e dura muito tempo, mas parece que foi retirado do mercado justamente pq há uma lei proíbe os postos de serviço de fazerem a pulverização dos chassis de veículos. Pelo visto o tiro saiu pela culatra e o pessoal começou a usar outros produtos, muito mais poluentes, como vcs estão fazendo...
Mauricio Rotta
17/06/2009, 10:48
É verdade, também deveríamos parar de andar com os Jeeps ja que o fato deles rodarem desgasta o pneu e as microparticulas de borracha que se espalham pela natureza demoram milhões de anos para se decompor... e não podemos esquecer da poluiçaõ sonora de nossos escapamentos diretos, dos parafusos que caem e se espalham pela natureza, do óleo que pinga do vazamento da junção entre caixa de cambio e caixa de transferencia, do oleo de freio q escorre pela roda quando uma borrachinha estoura, das cascas de tinta que saem quando acontece uma encostada em um barranco, dos pedaços de massa plastica que se esfarelam e demoram zilhões de anos para se decompor, das lampadas que queimam e não têm sua destruição devidamente efetivada, do piche que desgruda do asfalto e é espalhado mundo afora pelos pneus do jeep... da gasolina que eventualmente derrama do carburador por excesso de combustivel e contamina nossos lençóis subterrâneos... tudo isso sem dizer dos venenosos gases emanados pelo motor quando este entra em combustão e aceleram ainda mais o processo de aquecimento global.
Acho que vou abandonar meu jeep em uma garagem e nunca mais vou andar com ele, pois ele coloca em risco a raça humana e quiçá o equilibrio de todo o planeta! O problema é o seguinte, o fato do meu Jeep ficar se decompondo encostado em um barracão erando complexas reações quimicas de oxidação e redução também não pode afetar a camada de ozônio ( O3)? O que fazer meu DEUS??????
inaciocm
17/06/2009, 11:30
cara, se todo mundo fosse preocupado com o meio ambiente igual vc, o mundo seria uma maravilha.
todos sabemos que isso polui p cacete, mais se for p fazer tudo certo, deveriamos vender nossos jipes, carros, motos, ar condicionado, o computador(energia né...) e andar de bicileta e morar no mato!!!!!!!!!!!!!!!!!
faço minha parte de outra maneira: nao jogo lixo na rua nen na trilha(pelo contrario, volto com o carro cheio d latinhas q vou catando no mato), meus carros andam sempre regulados, alinhados(para nao gastar pneu) e certamente tem mta gente em uma sala agora, com a janela fechada, ar ligado e luz acesa(são 11 da matina).
qto a puverização do chassis, isso nao é nada se comparado a poluição nas lavouras com agrotoxicos, alem dos jipes que poluem mais que tudo devido a má conservação da mecanica.
no meu jipe só pulverizo nos feixes de mola, por isso nao "poluo tanto".
inté:concordo:
A sua irônica agressividade e falta de educação denotam o seu descaso com as gerações futuras, talvez vc não tenha filhos e netos e por isso não dê a mínima se o seu jipe polui muito ou pouco o nosso já agonizante planeta.
Tomara que vc seja responsável pelo menos com o seu lixo e não o abandone oxidando em uma garagem como citou. O lixo é seu, portanto é sua responsabilidade.
Quando eu postei, foi no intuito de mostrar que é possível termos nossos jipes com responsabilidade ambiental, que nada mais é do que não poluir desnecessariamente, ou seja, além do inevitável. O Inácio bem exemplificou isso e está de parabéns !
É claro que não precisamos ser "eco chatos" para fazermos a nossa parte, basta fazermos a manutenção necessária em nossas viaturas para que não tenham vazamentos nas juntas e/ou deixem cair os parafusos na natureza, como vc disse que acontece com o seu jipe.
E, como ambos já sabemos de que lado estamos, suponho que seja desnecessário estendermos essa polêmica, afinal não é essa a finalidade do fórum.
Mauricio Rotta
17/06/2009, 14:51
Quem é que ta polemizando? Quem é que ta ironizando? Quem é que ta engrossando?`É tu mané... não sabe brincar não brinca, se liga cara, muito antes de toda a população falar em ecologia eu ja andava levantando bandeiras sobre o desmatamento e poluição, tenho diploma justamente nesta área e não sou leigo e nem palhaço, muito menos sou eu o esquentadinho que ja ta partindo pra ignorancia, se não sabe brincar não brinque.
PS O meu jeep sim, solta parafusos por onde anda pelo simples motivo que "sim ele anda e anda muuuuito"!
Rafaminc
17/06/2009, 14:56
[/URL] (http://www.biodieselbr.com/index2.php?option=com_content&task=view&id=1144&pop=1&page=0&Itemid=125)
[URL="http://www.biodieselbr.com/revista/cadastro3.htm"] (http://www.biodieselbr.com/revista/cadastro3.htm)
Óleo de Mamona - Pelo menos é vegetal...
Dos subprodutos destaca-se o óleo, único glicerídeo que a natureza concebeu em mais de 320.000 espécies de espermatófitos, que é solúvel em álcool e é extraído pela prensagem das sementes, cerca de 90% do óleo é composto por triglicerídio, principalmente da ricinoleína, que é o componente do ácido ricinoléico, cuja fórmula molecular é (C17H32OHCOOH), o que confere ao óleo suas características singulares, possibilitando ampla gama de utilização industrial, tornando a cultura da mamoneira importante potencial econômico e estratégico ao País.
As aplicações do óleo são inúmeras podendo ser empregado em vários processos industriais, na fabricação de tintas, protetores e isolantes (depois de desidratado), lubrificantes, cosméticos, drogas farmacêuticas, bem como a fabricação de corantes, anilinas, desinfetantes, germicidas, óleos lubrificantes de baixa temperatura, colas e aderentes, base para fungicidas e inseticidas, tintas de impressão e vernizes, além de nylon e matéria plástica, em que tem bastante importância. Transformado em plástico, sob a ação de reatores nucleares, adquire a resistência de aço, mantendo a leveza da matéria plástica.
O uso do óleo como lubrificante tem sido amplamente difundido sobretudo em algumas situações específicas em que os óleos minerais tornam-se menos eficientes. Tal é o caso de certos equipamentos, como mancais ou engrenagens sujeitas a esfriamento a água, determinando, portanto, a necessidade de lubrificação com óleo de mamona, cujo grupo hidroxílico no derivado ricinoléico, lhe confere alta capacidade de aderência às superfícies umedecidas. Além de seu baixo ponto de solidificação, em torno de 30oC negativos, outras qualidades do óleo de mamona, tais como resistência ao escoamento e viscosidade elevada, o recomendam também como lubrificante de turbinas de aeronaves ou de veículos automotores que operam em regiões geladas. Suas características físicoquímicas favorecem, por outro lado, a sua utilização como fluído para freios hidráulicos de veículas, não atacando a borracha, metais ou plásticos, sendo que esta aplicação do óleo de mamona é a mais importante no Brasil.
Mauricio Rotta
17/06/2009, 15:06
Até que enfim um pingo de bom senso!
O óleo de mamona é o grande ícone das pulverizações em chassis! Mamona nele! E alegrem-se ecochatos.
inaciocm
17/06/2009, 15:49
Mamona?????
vixxx, e eu que fazia guerra de mamona quando era pequeno...:dance:
Mauricio Rotta
17/06/2009, 16:05
Eu além de fazer guerra ainda ouvia os mamonas...
Rafaminc
17/06/2009, 16:07
Olha, sinceramente eu acho que funcionaria desde banha de porco até azeite de cozinha.
Outro detalhe: quais borrachas que estariam em contado direto com a pulverização? retentores? calços de motor? carroceria? buchas de jumelos? vedações dos cardâns? A maior parte dessas borrachas são nitrílicas, e aguentam muito bem o contato com óleo, graxas... Com o tempo todas vão acabar ressecando, e isso vai demorar muitos anos, portanto eu atentaria para a proteção da lataria e chassi e não esquecer de manter todos os pontos com graxeiras sempre bem lubrificados.
aLGUÉM SABE QUAL É A TINTA USADA QUANDE SE DÁ JATO DE AREIA?
aBRAÇO
Mauricio Rotta
17/06/2009, 17:27
Eu qdo jateei meu chassis usei TF7 direto na chapa, depois apliquei fundo cinza e em seguida tinta esmalte sintético preto vinilico. Normal...
A Ipiranga fabrica o PROTETOR SUPER, que parece ter as mesmas propriedades do descontinuado ANTIRUSTE da Texaco.
http://www.cuidebem.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=141&Itemid=60
Vou experimentar e posto o resultado depois.
matrakaum
19/09/2009, 14:20
Amigos,
Vamos à decisão...qual o melhor produto para não enferrujar o chassi depois da lavagem????
Ao amigo de Mamburê...hehehe....minha mãe nasceu aí...
Vou ficar no aguardo pq. quero pulverizar o Caroço..
Um abraço,
Amigos,
Vamos à decisão...qual o melhor produto para não enferrujar o chassi depois da lavagem????
Ao amigo de Mamburê...hehehe....minha mãe nasceu aí...
Vou ficar no aguardo pq. quero pulverizar o Caroço..
Um abraço,
Matracão, no seu caso, use o óleo de mamona mesmo, já que esse óleo vem do "caroço" da mamona. Acho que caroço com caroço não se agridem, ja´que são da mesma família (rs!) Abs!!!:dance:
Utilizei o Protetor Super, da Ipiranga, e gostei do resultado. Um abraço, Delfim.
lostensos
19/09/2009, 21:00
pulverizar oleo atf nos feixes de mola ajuda a diminuir o "rangido" entao?? como vc´s aplicam isso em casa? com compressor? grato
matrakaum
25/09/2009, 14:17
Pergunta básica...aonde eu compro óleo de mamona???:shock::shock::shock::pensativo::pensativ o::pensativo::?::?::?:
VOVÔ DO TROLLER
25/09/2009, 14:36
Pergunta básica...aonde eu compro óleo de mamona???:shock::shock::shock::pensativo::pensativ o::pensativo::?::?::?:
Em qualquer loja de auto peças, centros automotivos e postos de gasolina. Nos super-mercados também. Pode também compra pela internet (é só clicar abaixo).
http://img1.mlapps.com/jm/img?s=MLB&f=62947679_1372.jpg&v=I (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-107014797-lata-de-oleo-de-mamona-p-lubrificaco-anos-60-lacrada-_JM)
R$ 2300
São Paulo
Lata De Óleo De Mamona P/ Lubrificação - Anos 60 - Lacrada (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-107014797-lata-de-oleo-de-mamona-p-lubrificaco-anos-60-lacrada-_JM)
Ressucitando o tópico !!!!
Vocês usam o que para pulverizar? Compressor?
Tentei usar bom bombinha de bater veneno e, como o óleo é grosso, não funciona direito.
Eu, para bater, tenho que levar num lavajato, pagar a geral, levar o óleo e pedir para bater. O problema que a lavagem de picupk são 70 reais :shock::shock::shock::shock::shock::shock:
EduardoLang
17/07/2011, 18:20
Fabio,
Para aplicar óleo por baixo, é necessário o uso de um compressor e um pulverizador, devido ao fato que o óleo é muito viscoso. Não tem outro forma não.
ABS
Alguém perguntou sobre que tipo de tinta usar após o jato de areia. Na reforma do meu jeep, em todas as peças que receberam tratamento de jato, elas foram pintadas com tinta EPOXI. Após o jato de areia ( hoje não se usa mais areia, é proibido ) aplicar diretamente um jato de ar para a limpeza do local e posteriormente aplicar a tinta epoxi diretamente, SEM LIXAR NADA. O processo de jateamento, cria micro pontos de ancoragem da tinta, o que faz com que não ocorra o descascamento posterior.
ABS
H.Martins
31/07/2014, 10:07
Extraindo o tópico lá das profundezas do limbo...
Conversando com um mecânico da região, o mesmo comentou se o Jipe já passou por uma lavagem pulverizadora preventiva, visando a proteção do chassi e carroceria , anti ferrugem/oxidação etc..
Procurando pelo Fórum, ví alguns tópicos discutindo sobre o tema, mas ainda ficaram algumas dúvidas. No meu caso, por não utilizá-lo em trilhas no momento, tal prática seria inviável? Atualmente já não se fazem tais lavagens. E até onde sei, parece que alguns postos estão terminantemente proibidos de realizarem tal operação. Outro item: relativo ao produto a ser utilizado; estive lendo comentários positivos sobre o antigo Texaco Anti-Rust, mas este encontra-se fora de catálogo já à algum tempo. Encontrá-lo foi uma tarefa árdua! Restou o produto disponibilizado pela Ipiranga ''Protetor-Super''. Antes de por isso em prática, venho por meio de minhas dúvidas, pedir o auxílio dos amigos mais experientes. Afinal, qual dos produtos realmente é melhor, e se vale a pena (No meu caso em particular) realizar tal operação?
Obs: Meu Jipe passou por lubrificações nos feixes, quando troquei as buchas dos jumelos e amortecedores, feitas por um um mecânico de confiança. As lâminas foram lubrificadas por meio de um spray (Não me recordo a marca) Mas a operação foi feita em todas as lâminas, montadas no jipe, o serviço foi limpo e bem executado. O resultado final agradou bastante.
Sobre a ''pulverização'', é realmente aconselhável? Mesmo depois de lubrificar as molas, ainda posso fazer à aplicação? (Está pode ser feita com pincel? Ou pistola de alta pressão? - Que locais exatamente devo aplicá-las?.
Desculpe por trazer o assunto em discussão novamente.
obs: Tal pergunta, havia feito em outro tópico, pois havia esquecido o link deste aqui. perdoem-me
Willian Del Piero Rocha
31/07/2014, 11:25
Martins ,meu jeep faz poucas trilhas mas quando faz é com muita lama e poças d'água ,e como nosso jeep clube dá apoio a uma competição de velocidade na terra (gol ,Voyage ,etc) sempre tem barro ,já que molham a pista devido a poeira ,quando não tem muita lama devido a chuva .Bom o que faço é lavar bem o jeep por baixo e lavo em casa mesmo ,com atenção as longarinas de chassi cantinhos inferiores das cx de rodas ,etc . Deixo secar 1 ou 2 dias ,até mesmo até o próximo fim de semana ,e depois aplico vaselina liquida em toda parte inferior ,com pulverizador manual mesmo ,de jardim (R$ 3,00) ,uns dois dias depois e está seco e forma uma película que faz o próximo barro sair com facilidade e fica tudo brilhando . Esse negocio de lubrificar feixes de mola ,eu pelo menos não gosto ,quando vc roda na terra ou lama ,junta tudo nos feixes e acaba agindo como lixa ,não sei se estou certo ,mas não gosto.
H.Martins
31/07/2014, 11:54
Martins ,meu jeep faz poucas trilhas mas quando faz é com muita lama e poças d'água ,e como nosso jeep clube dá apoio a uma competição de velocidade na terra (gol ,Voyage ,etc) sempre tem barro ,já que molham a pista devido a poeira ,quando não tem muita lama devido a chuva .Bom o que faço é lavar bem o jeep por baixo e lavo em casa mesmo ,com atenção as longarinas de chassi cantinhos inferiores das cx de rodas ,etc . Deixo secar 1 ou 2 dias ,até mesmo até o próximo fim de semana ,e depois aplico vaselina liquida em toda parte inferior ,com pulverizador manual mesmo ,de jardim (R$ 3,00) ,uns dois dias depois e está seco e forma uma película que faz o próximo barro sair com facilidade e fica tudo brilhando . Esse negocio de lubrificar feixes de mola ,eu pelo menos não gosto ,quando vc roda na terra ou lama ,junta tudo nos feixes e acaba agindo como lixa ,não sei se estou certo ,mas não gosto.
Oi Willian,
A vaselina líquida não agride as buchas? Pode-se aplica-la por toda à parte de baixo do Jeep sem contra indicação? Alguma área deve ser protegida ou isolada? Algum produto específico? Depois desse processo, é necessário outra coisa?
Abraço
Willian Del Piero Rocha
31/07/2014, 13:22
Nunca ouvi falar nada sobre a vaselina agredir borrachas ,e jeep quase não tem borrachas em baixo .Aplico em tudo por baixo do jeep ,em baixo dos para lamas ,em baixo da carroceria ,chassi ,eixos ,suspensão ,tudo.
Willian Del Piero Rocha
31/07/2014, 14:24
Segundo os fabricantes , , ,Não agride borrachas . . .
Vaselina Líquida Industrial 500 ml - 51.60.500.000 - Vonder - Dutra Máquinas (http://www.dutramaquinas.com.br/produtos/vaselina-liquida-industrial-500-ml-51-60-500-000)
Dê uma olhada na ficha técnica .
Quimidrol - Químico - Produtos (http://www.quimidrol.com.br/site/pt/produtos/?nav=js&l=quimico#/p=306)
H.Martins
01/08/2014, 16:07
Segundo os fabricantes , , ,Não agride borrachas . . .
Vaselina Líquida Industrial 500 ml - 51.60.500.000 - Vonder - Dutra Máquinas (http://www.dutramaquinas.com.br/produtos/vaselina-liquida-industrial-500-ml-51-60-500-000)
Dê uma olhada na ficha técnica .
Quimidrol - Químico - Produtos (http://www.quimidrol.com.br/site/pt/produtos/?nav=js&l=quimico#/p=306)
Grato pelas informações Willian, vou fazer uma experiência.
Obs: aproveitando o embalo, existe algum método de fácil aplicação para lavar e lubrificar o guincho? livra-lo das ações da ferrugem, manchas etc? A aplicação de vaselina é contra indicada?
Grato
Willian Del Piero Rocha
01/08/2014, 16:20
Externamente ,lavo com água e sabão(em pó ,ou detergente),se for possível solte todo o cabo do guincho ,deixe secar e depois vai enrolando e aplicando WD40 ou similar ,até mesmo a vaselina ,já que ela é usada para proteger ferramentas, não é contra indicada .Como quase não uso meu guincho ,faço isso pelo menos de 3 em 3 meses ,e sempre que lavo o Jeep ,após secar eu aplico WD ou similar no carretel(mesmo sem desenrolar) ,vaselina eu pulverizo no guincho todo e para choque e depois passo um trapo ou esponja para tirar o excesso .Abç .
Willian Del Piero Rocha
05/08/2014, 14:33
Muitos falam do óleo de mamona para o chassi ,eu não gosto porque forma uma camada bem "oleosa" e gruda tudo ,tem que esperar secar bem ,se pegar terra vai agarrar em todo canto.
Prezados, atualizando as coisas, fazendo um mea culpa (por equivocos em outro post, assunto similar) e trazendo novidades.
Pulverizar o chassis, realmente pode ser um prática danosa ao ambiente, pois se o produto usado entrar em contato com areia, ou terra, principalmente em stuações de raspar o fundo no solo em praias e dunas, o produto pode contaminar lugares sensíveis. È muito comum este uso, contudo, em locais de praia onde não se vai rodar em praia e areia, e se for usado um produto viscoso (que não pinga ou escorre) e se o mesmo for aplicado em um local em que há controle e separação do material usado (postos e lavagens que atendam as diretrizes de orgãos ambeintais), não há problema. Em locais em que s eforma gêlo na pista e usa-se sal, para derreter o gelo, (as vezes na serra catarinense) mais importante ainda e este é o motivo de carros durarem pouco em alguns lugares frios distantes do litoral.
CONTUDO, o uso mais adequado para várias situações, é o uso em lugares de dificeis acesso, onde é dificil lavar e facil de acumular lama umidade, etc. DENTRO DAS LONGARINAS DE CHASSIS, dentro entre folhas de metal das portas, alguns paralamas, etc. Esta aplicação é complicada pq para alguns veículos, vc tem que retirar em parte ou no todo o para choque, e pq teria de ter um "caninho" aspersor que pudesse entrar nos furinhos de portas/chassis, para lamas - coisas muito simples de encontrar lá fora, de várias marcas. Aqui, não tinha, mas estamos chegando lá. Depois d emandar uma corrspondencia técncia para a Alchem (empresa química do RS), recebi um email hj deles, dizendo que acabaram de lançar o ANTIRUST em AEROSOL, o que facilita muito a vida. Não sei ainda, se o "caninho" aspersor é longo (mas se não for, vc pegao do WD-40 e usa, rsrsrsrsr). É um começo, para usarmso de forma mais fácil (esqueça o posto, faça vc mesmo), mais precisa ( e gadsta menos produto) e com menor impacto ambiental na proteção do veículo. abaixo o texto do email:
Bom dia Nelson,
Estou respondendo seu e-mail para lhe contar uma novidade!
Gostamos tanto da sua sugestão, que já lançamos o Anti Rust Allchem na versão aerossol!
Dê uma olhada no anexo a imagem do produto!
Agradecemos muito sua colaboração, é de extrema importância esse tipo de feedback para nosso crescimento. Desta forma, conseguimos alcançar os anseios dos nossos clientes e facilitar a vida deles!
OBS: NÃO TENHO NENHUMA RELAÇÃO COMERCIAL COM A EMPRESA.
abraços,
Nelson
Minha Grand Cherokee CRD estava com um nheco-nheco insuportável na suspensão, principalmente quando passava em rampas e lombadas... pulverizei com um litro de vaselina líquida automotiva e melhorou 80%.
Estive com a VTR no mecânico que conferiu tudo na suspensão e disse que todas as buchas estão novas. Vou continuar utilizando a vaselina líquida nas próximas lubrificações e depois dou o retorno aqui no forum.
Aristides Jr
18/03/2019, 09:04
Olá pessoal!
No meu Jeep 51, gosto de manter a parte de baixo limpa e com pintura, fica mais fácil de limpar daí não precisa pulverizar inteiro!
Só que tinta não é suficiente, os rangidos continuam, pulverizar tudo faz uma "lambança" pinga em tudo, e gruda mais sujeira!
Eu tento aplicar apenas uma gota aqui outra ali. E nas partes tipo feixe de molas aplico WD40 ele penetra e não pinga. O problema é que está custando mais de $27 bols!
Estou usando uma solução mais economica, que é diluir óleo hidráulico com querosene e aplicar com a pistola de pintura, apenas nos lugares que não dá para gotejar ou engraxar. O legal é que protege, lubrifica e não faz sujeira porque o querosene evapora e o filme de oleo fica fininho não pinga nem gruda sujeira!
Tenho aplicado em carros comuns para ficar limpo e proteger principalmente na parte aparente das caixas de rodas, dá resultado.
Minha Grand Cherokee CRD estava com um nheco-nheco insuportável na suspensão, principalmente quando passava em rampas e lombadas... pulverizei com um litro de vaselina líquida automotiva e melhorou 80%.
Estive com a VTR no mecânico que conferiu tudo na suspensão e disse que todas as buchas estão novas. Vou continuar utilizando a vaselina líquida nas próximas lubrificações e depois dou o retorno aqui no forum.
Fiz duas aplicações de vaselina automotiva na suspensão (nem precisava da segunda dose)... mas realmente ficou TOP. Tem até uma matéria do AutoEsporte sobre o assunto lubrificação de suspensão...
AutoEsporte | Borrachas sujas e danificadas fazem barulho e dao alarme falso | Globoplay (https://globoplay.globo.com/v/3753171/)
Esse nheco nheco é muito chato viu!!!
Vou experimentar também, só na suspenção.
Valeu.