PDA

Ver Versão Completa : Motor S10 2.4 Flexpower



davifreire
20/04/2009, 12:43
Olá amigos, tenho uma s10 2008 flex com 16.000 km rodados. Vinha abastecendo somente com álcool, porém, esta semana resolvi abastecer com 100% gasolina e o resultado não foi nada animador. Além da considerável perda de potência (o carro não responde as pisadas), nas saídas ela tipo "engasga" e logo em seguida dá um pulo lá na frente. Isso acontece quando você precisa sair mais rapidamente (se você sair com BASTANTE CALMA ela não faz isso). Outro problema é quando você pisa fundo no acelerador o motor faz um barulho estranho (tipo assim "TOOOMMM") e apresenta uma vibração forte. Não sei se isso é defeito ou normal, mas espero que alguém possa me ajudar. :parede:

Quando abastecido com álcool, não acontece nada do que foi descrito acima, ela se comporta divinamente bem, com bastante potência e torque, responde instantaneamente as pisadas e apresenta um bom consumo (400 km com o tanque cheio 100% álcool).

Walter L. L. Casitta
20/04/2009, 13:16
Tenta soltar a embreagem um pouco mais devagar que melhor bastante...

ALEXANDREO
20/04/2009, 13:18
Davi, a perda do desempenho ja era esperada, este motor tem uma boa taxa de compressao que aproveita bem as qualidades do alcool, ja a engasgada se for nos primeiros km rodados com gasolina da para entender a central leva algum tempo para se adequar aos novos parametros quando a mudança de combustivel e de 100%, se nao for o caso vale dar uma checada no autorizada, creio que esteja na garantia. Quanto ao barulho normalmente o motor se torna mais ruidoso quando abastecido com alcool, em funçao principalmente do ponto mais adiantado. Por fim voce deve ter sido vitima de combustivel adulterado que e muito mais comum na gasolina do que no alcool, no alcool so vale a pena batizar com agua mas e mais facil de perceber portanto menos usado, na gasolina qualquer coisa vale a pena ate mesmo o proprio alcool ou qualquer tipo de porcaria que queime.

Abraçao alexandre

davifreire
20/04/2009, 14:12
Caro amigo ALEXANDREO, o barulho e a forte vibração no motor se dá somente quando o carro está abastecido a gasolina e quando eu piso fundo no acelerador. Quando abastecido com álcool ele não apresenta nenhum problema, nem vibração, nem barulho. Em relação ao engasgamento, ao tirar o pé da embreagem demasiadamente devegar, ele não apresenta problema.

A garantia de fábrica acabou mês passado, e acreditem se quiser, me cobraram R$1.020,00 para fazer a revisão de 1 ano, um ABSURDO, já que a manutenção deveria ser mais em conta por conta do veículo ser flex.

Marcelo-HPE
20/04/2009, 17:44
David . esse barulho e essa vibração pode ser detonação da gasolina dentro dos cilindros , (famosa batida de pino ) . mande ver a injeção eletrônica,e tb se há algum sensor anti- detonação que não esta funcionando .
boa sorte.

Daniel.Shimomoto
20/04/2009, 20:06
Davi;

Tem que ver bem esse "toooooom" porque esses motores da GM, acima do 2.0 tem bielas curtas para o tamanho do deslocamento do pistão. Esses motores tem 100mm de curso e um conjunto de bielas de 143mm, o que é um tanto exagerado. Apenas para ilustrar, o 2.0 tem curso de 86mm para o mesmo tamanho de bielas. E ele deve vibrar sim. Faz parte do fenomeno bielas curtas x curso longo. Quem nunca viu um AP2.0 jogar de um lado para o outro quando acelera.

Tivemos um Vectra 2.2L 8 valvulas que ao pisar fundo no acelerador e o motor estando em baixa rpm, ele também fazia um ruído semelhante.

Abs!!!

T.T. Rex - Tio Balú
20/04/2009, 20:36
Boa noite pessoal.
Então temos que nos adaptar aos trancos provocados pelos motores mais evoluidos ou pelos 25% de álcool na gasolina+solvente de borracha+etc. Então os AP 1.6 e 1.8 (Autolatina) foram excelentes motores, mesmo ainda carburados. Esses motores só davam pipoco quando a gasolina era muito adulterada.
Sobrou para os flex a adulteração multiplicada por 2.
Experimente abastecer gasolina em outros postos que inspiran mais confiança. Se melhorar, é porque os sensores e módulo da IE estão calibrados.
Acelerador é para ser pisado, a embreagem soltada, e o motor responder suavemente ou queimar pneus, mas não sair pipocando feita carroça puxada à jumento.
Nota10: Valeu a aula Daniel.
Att
Tio Balú

davifreire
20/04/2009, 21:35
Pessoal, valeu pelos esclarecimentos prestados.

Acho que não deve ser problema de combustível adulterado pois já abasteci em vários postos diferentes e o veículo apresentou o mesmo problema. O único combustível que ainda não testei foi a PODIUM da petrobrás, pois o preço do litro aqui em Fortaleza está em R$3,30.

Acho que existe a possibilidade de isso acontecer por conta da taxa de compressão da s10 ter subido de 9,6:1 para 11,5:1 que propicia a pré-detonação na gasolina comum e explica por que não acontece quando abastecido com álcool, que possui 110 octanas contra 87 octanas na gasolina comum, adaptando-se melhor à compressão elevada.

Com o que foi exposto aqui, irei fazer uma limpeza nas velas e fazer a regulagem eletrônica para ver se o problema é resolvido.

Obrigado a todos que contribuíram para esse tópico.

Edson Hojas
06/08/2009, 19:20
Procure verificar o filtro de Ar. Ele causa este toomm e já é um problema constatado pela GM...

ALEXANDREO
07/08/2009, 13:20
Amigao, acho que vale a pena. Por desencargo, deixar o tanque bem na reserva e abastecer com podium para tirar a duvida que me parece ser da baixa octanagem da gasolina em fucçao da alta taxa de compressao, lembrando que diferente de um celta vhc, a camara de combustao e enorme no seu carro o que facilita o inicio da combustao em um ponto isolado, a famigerada pre igniçao.

Abraçao alexandre

sergiopincelli
07/08/2009, 15:57
Davi, motores flex a sonda lambda analiza o combustpivel que está sendo queimado e atraza ou adianta o ponto de ignição. No seu caso com 100% de gasolina ruim esse tooomm é causado pelo atrazo no ponto.

LUIZ MANUEL
08/02/2014, 00:17
Olá amigos, tenho uma s10 2008 flex com 16.000 km rodados. Vinha abastecendo somente com álcool, porém, esta semana resolvi abastecer com 100% gasolina e o resultado não foi nada animador. Além da considerável perda de potência (o carro não responde as pisadas), nas saídas ela tipo "engasga" e logo em seguida dá um pulo lá na frente. Isso acontece quando você precisa sair mais rapidamente (se você sair com BASTANTE CALMA ela não faz isso). Outro problema é quando você pisa fundo no acelerador o motor faz um barulho estranho (tipo assim "TOOOMMM") e apresenta uma vibração forte. Não sei se isso é defeito ou normal, mas espero que alguém possa me ajudar. :parede:

Quando abastecido com álcool, não acontece nada do que foi descrito acima, ela se comporta divinamente bem, com bastante potência e torque, responde instantaneamente as pisadas e apresenta um bom consumo (400 km com o tanque cheio 100% álcool).

Eu tenho uma CD 2011 2.4l e tenho certeza que o problema é no filtro de ar... ´pois estes dias eu troquei o filtro na revisão e continua fazendo este barulho principalmente nas retomadas, mas apos a troca o barulho mudou... na concessionaria falaram que não tinha nenhuma anormalidade .... se alguem souber resolver este problema publique...

Leonardo Dic
08/02/2014, 17:25
Experimenta fazer uma aprendizagem de combustivel, numa boa oficina. Tem essa função no scanner, as vezes o sistema não fica tao flex assim e teima em queimar a gasolina como se fosse alcool.
Ja fizemos varios GM com esse problema.

LUIZ MANUEL
21/02/2014, 13:43
Descobri o que estava acontecendo com a minha... tenho uma 2011 2.4l executive e sempre fez este tooim... e semana passada piorou e o carro ficou com um enorme trepidação ao acelerar... levei na chevrolet Dutra aqui em SP e eles teimavam em dizer que era normal.... depois de tanto insistir e procurar achamos o problema... os parafusos do coxinho do motor soltaram e o motor desceu encostando o motor na barra... achamos que eles fotam se soltando aos poucos causando o barulho. .. o gerente da concessionária disse que isso acomtece devido a alta trepidação do motor e que e comum nesses carros vou pegar o carrp na segunda dia 24.02 e volto a postar se o problema foi resolvido.

Fabio Y.
06/07/2014, 10:01
Esse problema nas s10 flex, tive uma 2008, consegui resolver somente com o remapeamento do chip, aí ficou bom na gasolina e melhor no etanol.

Leonardo Dic
09/07/2014, 10:12
Cara leva seu carro numa oficina q tenha um bom scanner pra fazer a leitura da relação ar combustivel q esse motor esta usando.
Tem aparecido cada vez mais aqui motores q passaram a usar gasolina e a ECU continua mandar o motor funcionar como se fosse alcool. Inclusive se usar assim por mt tempo perde o catalisador.
Fazendo uma reset dos parametros e forçando uma nova aprendizagem de uso da gasolina na maioria dos casos fica bom.
Mas ja aconteceu de algumas ECU não aceitarem mais trabalhar com gasolina, simplesmente o programa trava e não aceita a aprendizagem, estou com uma Palio WK 1.8 assim, a solução foi mandar a ECU para um cara especializado que resetou o programa todo e gravou novamente.