Conectar

Ver Versão Completa : KIA Bongo Cabine Dupla 4x4

bongoCD
19/04/2009, 21:58
OK! O visual é meio de "carro lunar".....mas o que vocês acham desse caminhãozinho para viagens pelo Brasil (Jalapão, Serras de RS, Pantanal etc) e Patagônia com a família???? Eu, minha esposa e duas filhas pequenas. O espaço interno é ENORME, e a posição de dirigir é boa (fiz um teste drive e gostei bastante). Um veículo diesel, 4x4, com bons acessórios, cabine dupla por 63 mil reais (0km) me parece uma opção interessante. A garantia de 100 MIL quilometros também entusiasma.... Algum comentário baseado em real experiência??? Pode ser tanto a favor como contra.... Obrigado.

RcSala
19/04/2009, 22:52
É um bom carro mas com mais 10mil você compra uma Ranger CD XL 3.0 4x4, anos luz a frente do Bongo.

bongoCD
19/04/2009, 23:01
Pois é...vc sabe que eu comecei olhando a Ranger? Mas uma diesel 4x4 começa em 80 mil.... (pelo menos por aqui em SP) e a cabine atrás é muito baixa, apertada. É linda, mas ainda penso mais na praticidade, espaço para viajar 30 a 50 dias.... Minha grande dúvida está na resistência. Tenho uma S10 com 130 mil km que NUNCA foi ao mecânico (exceto trocas básicas, claro!). Fico imaginando se os Kias seguem essa mesma linha de "confiabilidade"....

leo cabral
19/04/2009, 23:07
um grande amigo meu possui um bongo 4x4 e adora.

A únicos pontos negativos são:

- A baixa potência do motor
- a dificuldade de encontrar aros
- Os pneus originais são muito finos
- na areia ele tem tendência de atolar a dianteira pois o seu centro de gravidade é muito para frente.

no mais o carro é ótimo, econômico , confortável e bonito

ele recentemente trocou o pneus por uns mais largos vou ver se consigo umas fotos

leo cabral
19/04/2009, 23:09
Pois é...vc sabe que eu comecei olhando a Ranger? Mas uma diesel 4x4 começa em 80 mil.... (pelo menos por aqui em SP) e a cabine atrás é muito baixa, apertada. É linda, mas ainda penso mais na praticidade, espaço para viajar 30 a 50 dias.... Minha grande dúvida está na resistência. Tenho uma S10 com 130 mil km que NUNCA foi ao mecânico (exceto trocas básicas, claro!). Fico imaginando se os Kias seguem essa mesma linha de "confiabilidade"....

O motor do bongo apesar de pouco potente é muito robusto.

bongoCD
19/04/2009, 23:30
Obrigado pelas dicas Leo. Dá para notar que eu já estou 99% inclinado para o Bongo, né?? A baixa potência é uma grande preocupação. Um Scania a 140/h no baixadão não vai ter pena de um bonguinho.....

Em algum lugar li sobre trocar rodas/pneus do Bongo, mas parece que precisa uma furação nova, etc etc.... Ainda sou muito novato para me meter nessas transformações. Se alguém souber de uma mecânica em SP/SP e BEM caprichosa para essas coisas, agradeço.

Bom saber que o motor é confiável.... Parece que tem sido usado em várias adaptações em Js pelo pessoal. Bom sinal....

Fico aguardando as fotos! Até breve,

abreu
20/04/2009, 01:00

- na areia ele tem tendência de atolar a dianteira pois o seu centro de gravidade é muito para frente.

ele recentemente trocou o pneus por uns mais largos vou ver se consigo umas fotos

Se você estiver disposto a andar na BR, com o carro carregado, ar-condicionado ligado e o motor de 2.7 aspirado, é um ótimo carro!

Mas vê lá eim, ultrapassar vai ser algo bem complicado!

Abraços.

bongoCD
20/04/2009, 07:43
Obrigado pela resposta Abreu. Como disse, será usado em viagens com a família....sem pressa. Vai exigir mais cuidado e planejamento para ultrapassar, e olho no espelho para os doidos que vem atrás..... :)

Recentemente fui de SP a Belém de S10 2.2..... 3,5 dias na ida e 2,5 dias na volta. No Bongo imagino que faço em 4....

RcSala
20/04/2009, 07:53
Um outro ponto que deve ser analizado é com relação a segurança.

O bongo tem espaço mas também tem a carroceria avançada e a estrutura muito frágil. Em uma batida prefiro os bancos apertados de uma picape. Além disso os ocupantes da frente sofreriam bastante já que não tem nada ali na frente.

Quanto ao preço da Ranger procure saber sobre os preços para produtor rural e frotista.

TylerNTL
20/04/2009, 09:35
Aqui na empresa temos uma frota de Hilux de diversos anos. Tem outra empresa aqui de Natal que tem um uso semelhantes (fazem manutenção na iluminação pública da cidade) e a frota deles é de bongos, sprinter, etc.

Segundo comentários o top de linha são as caminhonetes sprinter, mas pelo custo os bongos vão muito bem.

Fora o apelo visual "inferior" ao de uma caminhonete acredito que ele vai lhe atender muito melhor. Mais espaço interno, maior capacidade de carga, etc.

bongoCD
20/04/2009, 15:32
Obrigado pelos comentários Thelmo. Tenho conversado com outros "bongueiros" e todo mundo só faz elogios. O comentário típico é "ele é meio estranho, mas anda bem e não quebra".... Ou seja, se enxergar como "exótico" (e não como feio!), o resto é vantagem! Já estou encontrando um pessoal que vai me ajudar em algumas adaptações/acessórios como protetor de carter, adaptadores para furação de aros maiores etc. Acho que ele vai ficar bem bacana e pronto para viajar.... vamos nos divertir muito com esse "veículo não-convencional" heheheeheheheh

M.Puoci
23/05/2009, 17:46
Olá!
Andei no início do ano cogitando a compra de um Bongo CD 4x4 para usar basicamente para viagens e trilhas. Pois bem, o ano foi passando e com ele IPTU, IPVA... e o dinheiro foi-se embora por enquanto...hehe

Sei que olhei bastante o carro, até me acostumei com o visual meio estranho. Pois bem, pude perceber grandes vantagens na picape: Preço baixo, bom espaço interno (maior que o da maioria das picapes cab. dupla), razoável nível de equipamentos (o de R$68 mil vem com ar, direção, vidros, travas, couro...) e ótimo consumo (não sei ao certo, mas me falaram que faz mais de 12km/l). Isso sem falar que está longe de ser visado pela bandidagem como "carro de bacana" com ocorre com Ranger, L200 e até mesmo com a S10.

Porém, pude perceber alguns problemas na picape da Kia: Baixo desempenho (é só ter calma, nada absurdo não), pneus muito finos, desempenho no fora-de-estrada questionável (principalmente pela traseira muito leve - algo que para você não deve ser de grande importância), bancos um pouco desconfortáveis (levando em consideração os bancos da Tracker e da minha Ex-S10) e principalmente o desconforto nos bancos dianteiros, por conta da sua posição em cima das rodas.

Esse último aspecto merece certa atenção para você que pretende passar muitas horas dirigindo o carro. Lembre-se que passar horas pulando em cima da roda não será nada agradável... Não que a S10 não seja puladora (sei por experiência própria...hehe), ainda mais se a sua realmente é a 2.2 (a minha era uma STD 2.2 ano 99), mas pelo que pude perceber, o Bongo é pior nesse aspecto.

Espero ter ajudado;

Boa compra;

Abraços

ThiagoJeep
23/05/2009, 18:47
Obrigado pelos comentários Thelmo. Tenho conversado com outros "bongueiros" e todo mundo só faz elogios. O comentário típico é "ele é meio estranho, mas anda bem e não quebra".... Ou seja, se enxergar como "exótico" (e não como feio!), o resto é vantagem! Já estou encontrando um pessoal que vai me ajudar em algumas adaptações/acessórios como protetor de carter, adaptadores para furação de aros maiores etc. Acho que ele vai ficar bem bacana e pronto para viajar.... vamos nos divertir muito com esse "veículo não-convencional" heheheeheheheh

gosto do bonguinho! rsrs andei vendo uns na autorizada aki....tenho um tio q tem fazendas e comprou 2 disse q aguentam o serviço muito bem....se fizer essas adaptações ai, posta fotos! abre um topico pra ele na parte de frota! vlww boa sorte na compra!

bongoCD
05/06/2009, 01:43
Pessoal, estive meio fora do ar nas últimas semanas! Mas o fato é que COMPREI o Bongo afinal!!!! Um cabine dupla, 4x4 (claro!) completinho! Toda a minha experiência com ele até o momento está registrada em um BLOG..

http://euamomeubongo.blogspot.com (http://euamomeubongo.blogspot.com)

De modo geral estou muito contente com a escolha! Acho que vamos realmente nos divertir com ele pelos próximos 5 a 10 anos! Será que resiste 10 anos??? :)

Tudo que aqui foi falado tem se confirmado! Uma surpresa é a posição de dirigir, que estou achando muito mais confortável que a que tenho em minha S10.

Pula bastante!!! É um caminhãozinho e, portanto, comporta-se como tal! Seria demais esperar algo diferente! Mas, outras vantagens existem.

Quanto à economia de combustível, estou variando entre 9,5 e 10km por litro de diesel. Não acredito que possa chegar nos tais 12/litro! Rodei bastante em estrada e sem abusar....e não passou dos 10/litro.... Quem sabe quando "amaciar" um pouco mais? Bem, no blog tem um monte de detalhes, fotos, alguns relatos de viagens curtas, vantagens e defeitos.... Se vc estiver interessado em um Bongo, acho que lá vai ter bastante informação!

cRiPpLe_rOoStEr
05/06/2009, 01:59
tem uns bongos com mais de 12 anos, da época que ainda usava motor 2.4, que ainda trabalham bastante por aí... bizarro e problemático nesses modelos mais antigos e só 4x2 era o rodado traseiro duplo com pneus aro 12... em modelos como o f350, apesar de ser homologado como caminhão por ter rodado simples paga o mesmo valor que um carro convencional nos pedágios... alguem tem alguma idéia de como fica para quem tem um bongo daqueles com rodado duplo, se mesmo com pbt inferior a 3500kg paga pedágio de caminhão?

bongoCD
10/06/2009, 22:30
Os Bongos são classificados como caminhonetes no documento, independentemente do rodeiro duplo (K2500 turbo). Quanto ao pedágio, acho que a cobrança por eixo não "identifica" se é rodeiro duplo ou simples.... apenas o número de eixos. Aliás, não duvido nada que ainda vão inventar carretas de dois eixos com rodeiros triplos!!! Para pagar menos pedágio..... heheheheeheh (aposto que tem gente pensando nessa idéia agora, né???). :)

cRiPpLe_rOoStEr
14/06/2009, 02:17
Os Bongos são classificados como caminhonetes no documento, independentemente do rodeiro duplo (K2500 turbo). Quanto ao pedágio, acho que a cobrança por eixo não "identifica" se é rodeiro duplo ou simples.... apenas o número de eixos. Aliás, não duvido nada que ainda vão inventar carretas de dois eixos com rodeiros triplos!!! Para pagar menos pedágio..... heheheheeheh (aposto que tem gente pensando nessa idéia agora, né???). :)

então se tentarem cobrar tarifa de caminhão num pedágio o jeito é o proprietário de um bongo com rodado duplo mostrar o documento e exigir seus direitos... aqui no sul os caminhões e ônibus com 2 eixos pagam o pedágio equivalente ao dobro de um automóvel ou caminhonete, e independente do veículo para cada eixo adicional se cobra a tarifa de um automóvel ou caminhonete...

Loras
14/06/2009, 16:32
Bacana tua idéia!!

O blog tá bonito também!!

Se puder, poste depois fotos da torção da suspensão.

Já pensou em que pneus vai usar?

Abraço,

leo cabral
14/06/2009, 22:16
Tudo que aqui foi falado tem se confirmado! Uma surpresa é a posição de dirigir, que estou achando muito mais confortável que a que tenho em minha S10.

Pula bastante!!! É um caminhãozinho e, portanto, comporta-se como tal! Seria demais esperar algo diferente! Mas, outras vantagens existem.

baixa mais a presao os pneus , ele fica ótimo, pode andar com 22 ou 24 psi

M.Puoci
29/06/2009, 14:57
Parabéns pelo Blog! Ficou muito bom!
Continue atualizando, certamente será útil para outros interessados no Bongo.
Por sinal ainda não desisti totalmente...hehe

sadsjr
01/08/2009, 18:35
Parabens pelo blog!!!

Ja estava interessado em adquirir um bongo 4x4, para expedições. Apos seus relatos, fiquei mais interessado ainda.

Parabens pela compra.

Um abraço

Ricardo Passoni
08/08/2009, 17:53
Bem interessante o seu blog, com certeza irei acompanhar as suas aventuras com o Bongo , boa sorte !

bongoCD
10/08/2009, 10:21
Pessoal, obrigado pelas respostas e elogios. O BONGO tem sido muito bom. Fizemos uma grande viagem ao Mato Grosso com muito asfalto, muita terra e até um pouco de "trilha" (estradas de fazenda que ficam alagadas por 8 meses do ano!!!) O bichinho foi muito bem. A única decepção continua sendo a pintura (péssima qualidade!) e a falta de potência (reduzir para 3a em subidas longas no asfalto é comum! :(

Vejam mais notícias no BLOG, que é onde atualizo estas informações.

http://euamomeubongo.blogspot.com (http://euamomeubongo.blogspot.com)

Ricardo Passoni
11/08/2009, 11:46
Cara ja me acostumei com meu samurai a andar a 80 km / h na estrada , e não e que ta sendo bom rs! , multas so se for onde o limite é 60 km/h rs! Reduzir as marchas rs fazem parte , mas onde chegamos ai vale a pena !
Abraços

Pato jipeiro
16/08/2009, 00:15
O blog é bem curioso e interessante, parabens!

Para quem quer um carro com este perfil, vale a pena considerar a compra.

Edintruder
19/08/2009, 23:40
Muito legal o Blog! Li todo e deu algumas risadas! Parabéns. A minha única experiência com Bongo foi desatolar uma.

O cara encalhou legal, ficou com as 4 rodas girando livres dentro de uma poça com água. Eu e uma S-10 puxamos e nem mexia. Jantamos o pessoal e levantamos a traseira e jogamos pro lado, dessa maneira saiu bem fácil.

A Bongo é bem simpática e o pessoal que compra gosta muito. Acho muito legal a posição de dirigir, mas fico desconfiado em caso de colisão frontal...

bongoCD
11/10/2009, 22:59
Oi Pessoal, passando por aqui mais uma vez.....

Diversas atualizações no Blog do Bongo. Resumindo está assim:

revisão de 5 mil Km - R$ 334,00 para trocar filtro de óleo e 8 litros de óleo! Baita facada! Pior foi a revisão de 10 mil Km! A "bagatela" de R$ 605,00 para troca de óleo (8 litros), filtro de óleo e filtro do diesel. Caramba, essa garantia de 3 anos vai custar caro!!!!! Baita sacanagem!

Troquei os falantes originais e passei alguma vergonha na loja.... São uns falantezinhos ridículos presos em molduras plásticas de 6 polegadas.... No final só tinha um ruído de mosca com cigarra saindo! :)

Tirando as facadas das revisões, tudo OK. Muitas viagens e curtição! Até breve, e obrigado pelos comentários e visitas!

Ricardo Passoni
12/10/2009, 03:18
E pelo jeito essa garantia de 3 anos vai sair cara rs! mas melhor que deixar em algum mechanico hahaha
Abraços

sadsjr
15/10/2009, 22:54
Prezados srs,

Talves esse nao seja o lugar mais adequado, mas é o unico que versa sobre o bongo.

Tenho avaliado e estou muito propenso a comprar um igual ao do autor do topico.

Mas gostaria de realizar algumas modificações no mesmo, tais como :- elevar a suspensao para colocar rodas e pneus maiores, talves turbinar o motor original (para ganhar força em retomadas, nao para velocidade final), tentar colocar um guincho com plataforma, ou coisas do tipo.

Nao pretendo fazer trilhas com o veiculo, sendo o mesmo, preparado para algumas expedições que devo realizar no ano que vem (planejo fazer 60 dias de viagem pela america latina, com trajeto pelo uruguai, argentina, chile, bolivia e peru).

Agradeço a quem tiver informações.

Abraços a todos.

bongoCD
17/10/2009, 15:51
Olá SadsJr, aproveite para visitar o blog novamente, pois acabei de postar mais fotos lá. Sábado com chuva só dá computador mesmo!!! :) http://euamomeubongo.blogspot.com/ (http://euamomeubongo.blogspot.com/)

Sobre suas dúvidas, aqui vão alguns resultados que venho tendo nos últimos meses no meu Bongo 4x4 cabine dupla:

1) acho que não há necessidade em aumentar a altura! Tenho impressão que vc só vai ganhar problemas.... e com a estabilidade em especial! O CG desse carro já é meio alto! E a altura livre é muito boa! Passei em bancos de areia bem profundos no MT e não tive problemas.... Outro dia peguei uma estradinha de terra maldita e destruída pelas chuvas e foi 100%.... O bichinho é valente....

2) Turbo: é uma vontade minha também.... e já existe o material necessário. Só que vc perde a garantia instantaneamente com isso. Pretendo colocar um no futuro, embora esteja me acostumando mais e mais a dirigir de acordo com o possível (é menos estressante inclusive!).

3) Não deixe de colocar os protetores inferiores! Isso sim te dá segurança! Especialmente se vc tiver o ar condicionado! O condensador fica tão exposto na parte de baixo do carro que se vc passar numa estrada cascalhada é capaz de ficar sem ele! :(

http://3.bp.blogspot.com/_T471X7RWmxs/StoCyPWiUmI/AAAAAAAAAEA/Eu96sGKJteY/s400/100_1330
http://euamomeubongo.blogspot.com/ (http://euamomeubongo.blogspot.com/)

4) Rodas! Duas soluções reais surgiram:

a) comprei mais dois aros originais na Kia (R$197,00 cada) e vou montar mais dois estepes com pneus mais off-road recapados 1001 da Genius.

b) um amigo de Brasília mandou 4 aros para a Rodas Sta Rita (no Itaim acho) e lá soldaram aros 15 de tala maior para ele poder montar pneus maiores e mais fáceis de encontrar. Não sei o resultado....vou perguntar e posto aqui depois.

SE vc realmente não vai fazer off-road, os pneus originais são mais que suficientes. Já rodei bastante com eles (inclusive em estradas precárias) e foi tudo muito bem. Pessoalmente ficarei com esse tamanho de pneu mesmo....

OBS: estamos organizando uma viagem ao Chile de Bongo. Vamos?

bongoCD
17/10/2009, 15:54
E pelo jeito essa garantia de 3 anos vai sair cara rs! mas melhor que deixar em algum mechanico hahaha
Abraços

Oi Ricardo! Pois é...tá saindo cara essa garantia..... Mas, fazer o que né? :parede: Té breve,

Tonico

sadsjr
17/10/2009, 16:20
Muito obrigado pelas respostas.

Vou pensar em cada uma delas e analisar um pouco mais.

Com relação à garantia, eu nao me importo em perde-la. Mas é uma decisao que precisa ser mto bem avaliada.

Para quando sai essa viagem???? rsrsrs

Grande abraço

bongoCD
18/10/2009, 18:12
Muito legal o Blog! Li todo e dei algumas risadas! Parabéns. A minha única experiência com Bongo foi desatolar uma.

O cara encalhou legal, ficou com as 4 rodas girando livres dentro de uma poça com água. Eu e uma S-10 puxamos e nem mexia. Jantamos o pessoal e levantamos a traseira e jogamos pro lado, dessa maneira saiu bem fácil.

A Bongo é bem simpática e o pessoal que compra gosta muito. Acho muito legal a posição de dirigir, mas fico desconfiado em caso de colisão frontal...

O que atolou era 4x4? tsk tsk tsk... :mrgreen: Na poça dágua precisa do kit anfíbio!!! hahahahaah

Edintruder
18/10/2009, 21:00
Sim. Era 4x4, porém pegou uma área de areia mais fofa debaixo da água e calçou motor e caixa.

bongoCD
21/10/2009, 10:47
Sim. Era 4x4, porém pegou uma área de areia mais fofa debaixo da água e calçou motor e caixa.

Caramba! Só agora vi o anexo do vídeo com o Bongo atolado!!! Parece uma baleia encalhada na praia!!! heheheeheheh Daquele jeito não sai mesmo! Imagino o trabalhão que deu! Obrigado pelo vídeo... Se vc permitir vou postar no Blog também (me manda mais infos desse Bongo e da viagem se possível...).

Até breve,

Tonico (BongoCD)

De Ranieri
21/10/2009, 16:08
Hoje pela manhã, vi uma Bongo cabine dupla, com um daqueles reboque de dois cavalos, atrelado à ela, não parecia estar fazendo muito esforço para rebocar a carretinha, mas a mesma estava vazia.
Gostaria de saber dos amigos que tem este veículo se o motor aguenta bem o esforço de rebocar uma carritinha como esta, com dois cavalos adultos (algo entorno de 800 Kg) mais os apetrexos como sacos de ração, fardos de feno e celas, alem de 4 ocupantes em uma viagem de aproximadamente 1.000 Km com subida e descida de serras.
Abraço a todos

jeisonk
22/10/2009, 17:10
Tonico, bacana o blog, volta e meia acompanho ele.
Te pergunto: quando comprou não tinha a opção do 2.5 turbinado para o 4x4?
Aqui na empresa temos 3 bongos 4x2 que fazem entrega, foram comprados á um ano, pegamos os 2.7 mas tinham os 2.5 TCI disponíveis, por isso a pergunta.
Lembro que o vendedor disse que andavam melhor em rodovia, mas como o uso para nós é exclusivamente urbano optamos pelo 2.7 maçarico.

No mais, sorte nas aventuras, que teu bongo te traga muitas alegrias.

Abs

Edintruder
22/10/2009, 18:03
Caramba! Só agora vi o anexo do vídeo com o Bongo atolado!!! Parece uma baleia encalhada na praia!!! heheheeheheh Daquele jeito não sai mesmo! Imagino o trabalhão que deu! Obrigado pelo vídeo... Se vc permitir vou postar no Blog também (me manda mais infos desse Bongo e da viagem se possível...).

Até breve,

Tonico (BongoCD)

Beleza Tonico! O Bongo eu ajudei a tirar, mas eu tenho a Ranger. Pode colocar o vídeo no Blog com certeza! Isso foi azar puro do dono da Bongo pois pra chegar até aonde estávamos, tinha que passar por areia pesada ao longo do caminho.

DeRanieri, acho que a Bongo vai bem sim. Mas tem que ir de acordo com o que o veículo permite. Nem a Ranger anda assim como perguntas sem "sentir". Eu pretendo andar 1700km com um Mille no Towbar e com a Ranger carregada, e sei que vai na boa, porém tenho noção que não posso querer subir serra a 100km/h. Se fincar o pé no fundo claro que algo vai se entragar mais cedo. Pode aguentar a viagem, mas no futuro algo poderá aparecer devido ao uso severo, dessa forma basta aliviar o rítmo de viagem que vai muito bem.

bongoCD
25/10/2009, 17:00
Hoje pela manhã, vi uma Bongo cabine dupla, com um daqueles reboque de dois cavalos, atrelado à ela, não parecia estar fazendo muito esforço para rebocar a carretinha, mas a mesma estava vazia.
Gostaria de saber dos amigos que tem este veículo se o motor aguenta bem o esforço de rebocar uma carritinha como esta, com dois cavalos adultos (algo entorno de 800 Kg) mais os apetrexos como sacos de ração, fardos de feno e celas, alem de 4 ocupantes em uma viagem de aproximadamente 1.000 Km com subida e descida de serras.
Abraço a todos

Olá De Ranieri.... Minha opinião pessoal é de que NÃO aguenta! Vc até vai chegar ao final da viagem, mas vai ter que andar em 2a em qualquer subidinha! Quem não vai aguentar é a sua paciência! No meu Bongo CD 2.700 coloquei uma carretinha com 4 canoas (110kg de canoas + 100kg da carreta) e já foi sofrido. Já na Tracker essa mesma carreta vai muito bem.... A falta de potência no Bongo CD 4x4 é marcante!
Talvez a versão turbinada (2500) com cabine simples tenha um desempenho mais apropriado para isso.

bongoCD
25/10/2009, 17:10
Tonico, bacana o blog, volta e meia acompanho ele.
Te pergunto: quando comprou não tinha a opção do 2.5 turbinado para o 4x4?
Aqui na empresa temos 3 bongos 4x2 que fazem entrega, foram comprados á um ano, pegamos os 2.7 mas tinham os 2.5 TCI disponíveis, por isso a pergunta.
Lembro que o vendedor disse que andavam melhor em rodovia, mas como o uso para nós é exclusivamente urbano optamos pelo 2.7 maçarico.

No mais, sorte nas aventuras, que teu bongo te traga muitas alegrias.

Abs

Oi Jeison. Como acabei de escrever para o Ranieri, a falta de potência nos Bongos Cabine-Dupla 4x4 é marcante. O problema é que essa versão só sai com o motor aspirado 2700 (83CV).... Com turbo (2500 - 95CV) só os cabines-simples. Quem sabe no futuro eles mudem isso? No site da Kia já está aparecendo o Bongo com motor 3.0....mas só cabine simples também! :putz:

Agradeço os votos...e continue visitando o Blog! Deixe uns comentários por lá também. Mais cedo ou mais tarde o fabricante vai nos dar ouvidos!!! :dance:

Abração, Tonico

bongoCD
25/10/2009, 17:54
Beleza Tonico! O Bongo eu ajudei a tirar, mas eu tenho a Ranger. Pode colocar o vídeo no Blog com certeza! Isso foi azar puro do dono da Bongo pois pra chegar até aonde estávamos, tinha que passar por areia pesada ao longo do caminho.

DeRanieri, acho que a Bongo vai bem sim. Mas tem que ir de acordo com o que o veículo permite. Nem a Ranger anda assim como perguntas sem "sentir". Eu pretendo andar 1700km com um Mille no Towbar e com a Ranger carregada, e sei que vai na boa, porém tenho noção que não posso querer subir serra a 100km/h. Se fincar o pé no fundo claro que algo vai se entragar mais cedo. Pode aguentar a viagem, mas no futuro algo poderá aparecer devido ao uso severo, dessa forma basta aliviar o rítmo de viagem que vai muito bem.

Legal Edintruder, obrigado pelo vídeo. Também acho que "dá para chegar", mas vai ser uma viagem muito lenta e, talvez, até arriscada pela falta de capacidade de ultrapassar / acelerar. Outro detalhe: são poucos os carros que aceitam um peso de reboque nessa faixa de 800kg! Uma carreta com dois cavalos não precisaria daqueles engates mais reforçados que são presos dentro da caçamba (tipo 5a roda de caminhão?)? Um conhecido puxa uma dessas carretas com uma RAM CD e usa esse engate dentro da caçamba. Para o Bongo esse engate seria quase essencial, pois não há muito jeito de colocar um engate comum na traseira. Gostaria de ver o resultado disso depois....

De Ranieri
27/10/2009, 12:07
Legal Edintruder, obrigado pelo vídeo. Também acho que "dá para chegar", mas vai ser uma viagem muito lenta e, talvez, até arriscada pela falta de capacidade de ultrapassar / acelerar. Outro detalhe: são poucos os carros que aceitam um peso de reboque nessa faixa de 800kg! Uma carreta com dois cavalos não precisaria daqueles engates mais reforçados que são presos dentro da caçamba (tipo 5a roda de caminhão?)? Um conhecido puxa uma dessas carretas com uma RAM CD e usa esse engate dentro da caçamba. Para o Bongo esse engate seria quase essencial, pois não há muito jeito de colocar um engate comum na traseira. Gostaria de ver o resultado disso depois....

Que dá pra chegar dá, a questão que me preocupa, seria com relação à segurança, visto que o Bongo me parece ser muito estreito, e estes reboques costumam fazer o "veículo trator" balançar um pouco, outra preocupação é com relação aos freios, será que dão conta do recado? Os reboques com capacidade para dois animais, tem tem sistema de freio, mas é um freio meio fraco, e quando carregado, o conjunto freia com menos eficiência. Carretas para dois animais não necessitam ter o engate do tipo 5ª roda (goose neck), usam o padrão normal para carretinhas e trailhers comuns, os de capacidade para 3 ou mais animais são sempre com este engate mais reforçado, dentro da caçamba, como vc falou.

bongoCD
29/11/2009, 12:25
Olás a todos novamente.... Muito trabalho e pouco tempo para curtir o que é realmente bom! Mas, o Bongo continua viajando e sendo equipado. Cada vez melhor! Aproveito para deixar um link mais uma vez para quem está chegando agora. http://euamomeubongo.blogspot.com/ (http://euamomeubongo.blogspot.com/) Tem bastante informação nova na forma de comentários dos visitantes!

Abraços, Tonico

http://1.bp.blogspot.com/_T471X7RWmxs/SiXW8_zCkRI/AAAAAAAAACo/pykhmPc_I14/s400/bongoblog1.jpg

cRiPpLe_rOoStEr
29/11/2009, 16:32
tem uma loja de materiais de construção em porto alegre que usa uns bongos para as entregas, mas é o modelo 4x2 de cabine simples... recentemente um entregador me disse que não dá para subir algumas ladeiras do bairro bela vista com o bongo carregado nem em 1ª marcha...

ROAD TECH
29/11/2009, 22:00
Olá Amigos,
A Toyota tem um modelo similar ao Bongo 4x4. Na Europa chama-se Toyota Dyna S 4x4, montado em Portugal.

Sugiro visitarem o website:

http://www.autohoje.com/index.php?option=com_content&task=view&id=74224&Itemid=54&limit=1&limitstart=0 (http://www.autohoje.com/index.php?option=com_content&task=view&id=74224&Itemid=54&limit=1&limitstart=0)

Lá vcs poderão assistir um vídeo da demostração do Dyna superando alguns obstáculos no off road.

Reparem a dimensão dos pneus e o protetor de cárter.

cRiPpLe_rOoStEr
29/11/2009, 23:03
A Toyota tem um modelo similar ao Bongo 4x4. Na Europa chama-se Toyota Dyna S 4x4, montado em Portugal.

a dyna é outro nível, bem mais encorpada que o bongo...

no japão a versão equivalente é vendida como hino dutro 4wd... a propósito: será que a toyota conquistaria uma boa fatia de mercado se começasse a vender caminhões no brasil?

Turtle
22/12/2009, 21:12
RAPAZeADA DE LONGA DATA, este tópico veio a calhar !!

Estou com uma duvida cruel, tenho uma empresa de mudanças aqui em SP e vamos comprar um caminhaozinho pequeno para pequenos serviços
a dúvida é:

BONGO ou HR??

Perto da empresa tem uma mecanica que se chama Triangulo tecnodiesel, lá tem 2 hr pra RETIFICAR o motor, e olha que uma ta com 80 mil km !!! o mecanico dono da oficina nao me recomendou a HR , fora que ela faz no maximo uns 7,5 km/l , agora , como este tópico é sobre a querida BONGO, gostaria de saber se alguem aqui teve experiencias com a cabine simples com baú , ou com carroceria de madeira mesmo, só pra me descrever o consumo, preço das revisoes ( ja li alguns valores ), desempenho na cidade /estrada, e se o motor aguentaria os 5 anos de garantia ou 100mil km sem abrir o bico , como na hr... na minha opiniao, este motor deveria aguentar no MINIMO uns 200 mil antes de retificar né... temos um caminhao VOLKS 12-170bt motor cummins serie B que tá com 385mil e AGORA que começou a abrir o bico.. mas eu cuido do caminhao, troco o óleo a cada 5 mil e meto o bardhal b12 junto, enfim... na minha mao o caminhaozinho iria durar !!

Aguardo relatos senhores !!

bongoCD
15/01/2010, 12:32
Pessoal, é com grande pesar que estou anunciando a necessidade de vender nosso Bongo! Uma "nova realidade empresarial" (também conhecida como desemprego!!!) está nos rondando, de modo que não podemos mais nos dar ao luxo de certas coisas. É uma lástima, mas a educação e a saúde da família são os pontos prioritários agora.

Toda a história de nosso Bongo está aí no Blog! Ele está em perfeitas condições, muito bem equipado e com apenas 9 meses e 15.200km rodados (90% em estradas). A primeira parcela de IPVA 2010 também já está paga e todas as revisões feitas para manter a garantia de 100.000km, etc.

É um carro muito bacana, valente e vamos sentir muita falta dele. Quando as coisas melhorarem será nossa opção novamente.... Aos amigos bongueiros, se tiver espaço na viagem para o sul já estou me candidatando !!! :)

O preço estou formando da seguinte maneira:

(Valor do carro + acessórios) - 15% = R$ 59.000,00 à vista

Entre os acessórios estão:

som c/mp3 Sony
alarme completo
kit de módulos para travas e vidros elétricos se fecharem automaticamente
insulfilm
tapete de borracha 5mm sem emendas na caçamba
2 aros de roda originais Kia novos
proteção em aço zincado de toda a parte inferior feita sob medida
engate para reboque leve
proteção para bateria, caixa de fusíveis e filtro de óleo
tapetes internos em tecido e borracha

O modelo é o mais completo disponível na linha Kia, com ar condicionado, 4x4, direção, vidros elétricos etc.

Procuro novo dono que tenha amor pelo carro e se comprometa a nos mandar umas fotos de vez em quando!

Link para o BLÇOG abaixo.

Olás a todos novamente.... Muito trabalho e pouco tempo para curtir o que é realmente bom! Mas, o Bongo continua viajando e sendo equipado. Cada vez melhor! Aproveito para deixar um link mais uma vez para quem está chegando agora. http://euamomeubongo.blogspot.com/ (http://euamomeubongo.blogspot.com/) Tem bastante informação nova na forma de comentários dos visitantes!

Abraços, Tonico

http://1.bp.blogspot.com/_T471X7RWmxs/SiXW8_zCkRI/AAAAAAAAACo/pykhmPc_I14/s400/bongoblog1.jpg

bongoCD
01/04/2010, 20:11
Pessoal, tudo voltou ao normal. O Bongo sobreviveu à crise e está de volta nas viagens! :-P :palmas:

Agora está com 17 mil km e tudo ok. Passou um tempo na concessionária por um problema na bomba de diesel. Disseram que era sincronismo, mas vai saber.... Pela nota fiscal trocaram a bomba (2850,00!!) Pelo menos a garantia serviu para alguma coisa!!! :dance:

Em breve volto ao Blog do Bongo http://euamomeubongo.blogspot.com/ (http://euamomeubongo.blogspot.com/)

Saudações a todos!

pedro y
08/08/2010, 09:53
Estranho... o powertrain fica entre eixos. Na minha a tendência é patinar a traseira que é muito leve. Comparar Bongo com Hilux é comparar um Golf com um Gol. Comprei a minha bongo para curtir no meu sítio. Tenho uma Explorer 97/98, uma f-75 modelo ambulância e uma F-75 caçamba de lata aberta, 'tudo 4x4" e posso opinar: Bongo 1,5 ton de carga, Explorer (automática), é conforto e F-75 é praticidade: se dá problema é fácil de resolver.

casbetto
27/10/2010, 08:44
Bom dia pessoal, trabalhei por quatro anos em uma empresa onde eu era o responsável pela frota e nessa tinham duas Kia Bongo, era trabalho todos os dias com muito peso, por vezes o parachoque pegava no chão de tanta carga, as viaturas rodavam pelo menos uns 300 km por dia e na mão de funcionário que foi pego em um radar a módicos 130 km/h. Eu aprovei a viatura que ainda estão rodando e só vão para a oficina para troca de óleo, filtros e limpeza de bico injetor, no mais é só pancada todos os dias. Eu tenho um JPX e vou colocar um motor desses nele e com a certeza que vai ficar show. Eu recomendo!

Valeu.