PDA

Ver Versão Completa : Trava de Cardan



GPA-Airborne
06/11/2004, 21:34
Pessoal da Toyota...

Sou um "intruso" lá do fórum dos Jeeps Cj (tenho um CJ6 Bernardão)... rs


Mas na trilha somos todos parceios, não é mesmo!?!?!

Enfim, vamos ao que interessa.

Por motivos de segurança, pretendo instalar** uma trava de cardan no meu jeep. Algo como aquelas travas carneiro, mas atuando no cardan, e não nos freios.

Soube que a Band tem esse tipo de equipamento.

É verdade?
Como funciona?
É seguro e eficiente?

Valeu, e nos vemos nas trilhas.

** instalar significa adaptar, desenvolver, fazer gambiara, enfim, colocar para funcionar...

Luca
07/11/2004, 10:53
GPA,
Apenas chutando, pois nunca tive Band, mas acho que a trava da qual vc fala, tem funcionamento similar à Carneiro. Isto é, ela é aplicada no disco de freio que vai instalado na flange de saída da caixa de reduzida. Este disco de freio faz o serviço do freio de mão. Nas Band, não sei a partir de que ano, o freio de mão atua neste pequeno disco. Quando vc aplica o freio de mão, ele trava este disco, impedindo giro no cardã, imobilizando o veículo. Penso que um mecanismo idêntico pode ser feito no seu Bernardão.
[]´s

GPA-Airborne
08/11/2004, 09:16
É exatamente essa a minha idéia.

Valeu pela ajuda!

elmestizo
08/11/2004, 13:20
Ops....

Só tem um problema... se vc andar 1/2 metro com o freio de mão da toyota puxado... ele nunca mais será o mesmo!!

sds
LM

Luca
08/11/2004, 14:31
... se vc andar 1/2 metro com o freio de mão da toyota puxado... ele nunca mais será o mesmo!

Por que?

Rafa Band96
08/11/2004, 18:58
Luca e GPA :D ,

O Freio de Estacionamento das Bands é um dos seus maiores "Calcanhar de Aquiles", não é eficiente, as pequenas lonas instaladas naquele tambor não seguram nada..... vc regula e com o acionamento diário ela acaba cedendo... isso quando não saímos com a Band com o freio de mão puxado, ai já era...
Em duas situações dessas ele perde totalmente seu poder :? .... já não segura nada :shock: ....
Realmente não recomendo sua instalação GPA. Pode ser uma desilusão, mesmo sabendo da diferença de peso de uma Band e um CJ.
Se tiver a opção de freio estacionário pelo disco de freio traseiro pode ter certeza que será muito mais eficiente :wink: .

Abrass,

Luca
08/11/2004, 19:31
Valeu Rafa!. Foi bom cê ter me dito isto, pois tava pensando em adotar este sistema no Encrenca. Já vou usar outro. Grato.
[]´s

GPA-Airborne
09/11/2004, 19:17
Grande Rafa Band 96...

Eu penso em algo mais radical.

Como a minha intençâo é desenvolver um sistema anti-furto, eu pretendo substituir as lonas por um sistema "de encaixe".

Talvez usinar algumas saliências com encaixe na contra-peça (sejam pinos e furos, ou um encaixe quadrado).

Pensei primeiro no sistem das travas carneiro, que impossibilitam o movimento do veículo, mas, como esse sistema funciona mantendo a pressão do fluido de freio, e consequentemente as pinças travadas, não acho isso muito saudável, então procuro outra solução que dê o mesmo resultado.

Então, com essa nova abordagem, vc acha que o sistema da Band suportaria essa adaptaçâo?

Valeu pela ajuda!

Nakagawa
09/11/2004, 23:02
GPA,
já tive uma Band curta 90 e esqueci o freio de mão puxado uma vez e fui embora... Acho que a questão é essa: Desconheço o sistema dos CJs, mas se for igual ao descrito aqui neste tópico - o pequnino disco na saída da caixa - corre o risco da viatura arrastar tudo junto... Concordo com o Rafa, o freio de parada das Bands são muito ruins! Acho que não são compatíveis com o peso nem com o motor das viaturas. Um sistema que "prenda" aquele pequeno disco parece frágil... Não acha?
Abraços

GPA-Airborne
10/11/2004, 12:51
Pelo visto, vou desenvolver alguma coisa nova, em vez de aproveitar um sistema já existente...

Acabei de me dar conta que não expliquei o porquê dessa minha idéia. Aqui no ABC (região metropolitana de São Paulo), já ouvi relatos de 2 jipes (CJ) que foram simplesmente rebocados. Basta soltar o Towbar com uma chavinha 13 e pronto. Pode ter corte de combustível, alarme, tirar o cabo da bobina...

Um deles, foi um roubo mesmo, o segundo foi um mecânico que foi buscar um jipe, e como o dono não estava em casa, ele levou assim mesmo.

De qualquer maneira, agradeço à todos pelas informaçoes. E quando essa "gambiarra" estiver pronta, eu posto uma msg aqui tbm!

Valeu!

elmestizo
11/12/2004, 12:26
News?

GPA-Airborne
13/12/2004, 12:48
News?

Nada de novo por enquanto...

O B está com sistema antifurto.. sem gasolina e bateria descarregada...

E eu estou sem tempo ($$$), pois o pessoal da Infraero, me avisou que os cheques voadores estão pousando... :wink:


Mas, ano que vem retomo esse projeto, e é claro que posto as novidades!


Valeu!

Abraços

cristiano
03/06/2005, 09:04
Todas as band tem freio no cardã ? digo original.. a 1983 tem ?

FrommarS
03/06/2005, 10:05
Faz uma pequisa aqui no fórum que tem uma explicação completa de como colocar o freio estacionário no cardan... se não me engano é original de alguns jipes mais antigos.... Não deve ser dificil utilizar este sistema para a sua adaptação.

Enquanto não sair a trava tabajator carneiro para cardans... tire o tow bar...

Eu apesar de não ter me preocupo muito com esta possibilidade... uso somente uma trava Veronesi (indicada por uma proprietário de Band :wink: ) que atua no combustivel... e um trava de portão na alavanca da reduzida que a imobiliza no neutro... penso em colocar um volente bobo ou uma trava carneiro....

[]'s

joaquim
03/06/2005, 10:08
Todas as band tem freio no cardã ? digo original.. a 1983 tem ?
Sim.

cristiano
05/06/2005, 12:38
Faz uma pequisa aqui no fórum que tem uma explicação completa de como colocar o freio estacionário no cardan... se não me engano é original de alguns jipes mais antigos.... Não deve ser dificil utilizar este sistema para a sua adaptação.

Enquanto não sair a trava tabajator carneiro para cardans... tire o tow bar...

Eu apesar de não ter me preocupo muito com esta possibilidade... uso somente uma trava Veronesi (indicada por uma proprietário de Band :wink: ) que atua no combustivel... e um trava de portão na alavanca da reduzida que a imobiliza no neutro... penso em colocar um volente bobo ou uma trava carneiro....

[]'s

Não estava interessado na instalação e sim saber quais anos possuiam essa instalação...