PDA

Ver Versão Completa : ajuda com motor de arranque



thiago pupo fonseca
17/04/2009, 15:05
ola pessoal , estou sem grana e chegou o feriado , eo bugao ta parado , rsrsr entao estou mexendo eu mesmo , to com problema no motor de arranque e nao estou conseguindo arrancar fora . ele e preso apenas por um parafuso? ja q eu tirei o parafuso e ele nao esta saindo , fiquei com medo de forcar , ou e so puxar mesmo , obrigado pela atencao , as vezes tem alguma manha ne .

thiago pupo fonseca
17/04/2009, 16:35
obrigado , mais eu nao consigo encontrar o outro , ele fica encima ?meu motor e a ar , e eu creio q o problema seja o automatico, pois quando aciono a chave ele da um estalo , faz tac . enao gira o motor , . algem mais pode dar opiniaom tambem , ajudem , obrigado pela ajuda

fag.online
17/04/2009, 16:44
Cara pode ser várias coisas.
Automático, pode ser o próprio motor de arranque, pode ser o bendix, pode ser sujeira, pode ser o anel que vai na caixa.
tenta ir olhando por partes.
Primeiro tem que conseguir tirar ele, rsss,
depois joga bastante desengripante dentro da caixa onde vai o motor de arranque, que pode ser que o anel onde vai o bendix tá ruim.

Faça ele funcionar fora do lugar, ve se pega uma boa rotação, se o start está certo.
Em ultimo caso, leve até um eletrecista.

O meu eu gastei em torno de 200.00 pra deixar zerado, pq o meu é do golf importado, mais ele é parrudo, vira o motor ap com apenas 1 batida leve.
Abracos

leobnaval
20/04/2009, 00:01
Thiago, pelo que disse seu problema não parece ser o solenóide (automático) já que o motor de partida atraca mais não gira nesse caso pode ser:
escovas gasta, induzido em curto, placas da carcaça em curto, buchas gasta tanto a do motor de partida como a que fica na caixa de câmbio e até a fiação...

O motor de partida é presso com uma porca na parte inferior e um parafuso que é o mesmo que fixa o motor na caixa de câmbio e também segura o motor de partida ele tem uma cabeça tipo meia lua é só você soltar a porca perto da numeração do motor...que ele sai numa boa.

Mas não jogue desengripante dentro da caixa seja a de câmbio ou a do motor de partida, no motor de partida vai melecar tudo e facilitar um curto e na cremalheira dentro da caixa pode escorrer na embreagem e você perder o disco, apenas passe graxa na engrenagem do motor de partida sem abusar.

No meu gastei R$ 14,00 troquei escovas e as 2 buchas e dei um trato...

Posta as dúvidas aí que fica mais fácil.

thiago pupo fonseca
20/04/2009, 10:34
valeu garoto , tirei o motor de arranque mais nao sei abrir , e naqueles parafusos q fazem a volta , uns com a cabeca bem grande? valeu

leobnaval
20/04/2009, 14:35
Então agora que tirou do veículo, teos que desmontar:

mtp = motor de partida
1º passo retire o solenóide (automático) 2 parafusos sext. + uma porca que fixa uma chapinha de cobre ficará como na foto 1 então retire o interior com a mola que ficou no mtp ele tem uma forquilha na ponta tem que erguer e puxar...
2º passo os 2 parafusos fenda que ficam na parte oposta da engrenagem...
retirando ele você terá acesso a uma porca com várias arruelas solte ela também...
3º passo retire as 2 porcas que fixam a carcaça, ficam presa num L com rosca...já é possível retirar o induzido, verificar as escovas, carcaça, bucha, etc...

posta umas fotos se tiver dúvida.

Abraços, Leo

Denilson Maçaneiro
27/04/2009, 12:45
Então agora que tirou do veículo, teos que desmontar:

mtp = motor de partida
1º passo retire o solenóide (automático) 2 parafusos sext. + uma porca que fixa uma chapinha de cobre ficará como na foto 1 então retire o interior com a mola que ficou no mtp ele tem uma forquilha na ponta tem que erguer e puxar...
2º passo os 2 parafusos fenda que ficam na parte oposta da engrenagem...
retirando ele você terá acesso a uma porca com várias arruelas solte ela também...
3º passo retire as 2 porcas que fixam a carcaça, ficam presa num L com rosca...já é possível retirar o induzido, verificar as escovas, carcaça, bucha, etc...

posta umas fotos se tiver dúvida.

Abraços, Leo

Ae leo, blz?
tb estou com problemas no meu arrnaque. desmontei ele todo limpei internamente, as escovas estão boas, engraxei as partes mecânicas moveise montei tudo de novo.
Mas o danado naõ vai, liguei ele fora da gaiola e no inicio ele até pega uma velocidade boa mas em quetão de 2 segundos ele vai parando e fica girando devagar. a bateria está ótima.
Será q devo trocar alguma coisa? induzido, bucas?
Help-me please!!!!

leobnaval
27/04/2009, 13:13
Denilson no seu caso é bom testar o induzido e já que terá que desmontar tudo testa as placas da carcaça tambem, e troque de imediato nem que não esteja tão ruim as 2 buchas do motor de partida porque elas sofrem desgastes e com isso o motor de partida perde potência pois o induzido encosta nas placas da carcaça.

Uma fica no próprio motor e é fácil de ser trocada a outra fica na carcaça do câmbio e dá um trabalho pra ser trocada para compra-lás leve o eixo induzido já que elas tem várias medidas (de acordo com o desgaste) e são bem em conta coisa entre R$2 a R$5 cada, inclusive leve o motor desmontado que o auto eletrico já testa pra você...

Este site é bem interessante ensina a fazer a manutenção do motor de partida:
http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=21&edid=3

Qualquer dúvida posta aí!

Abraços, Leo

Denilson Maçaneiro
27/05/2009, 12:50
Denilson no seu caso é bom testar o induzido e já que terá que desmontar tudo testa as placas da carcaça tambem, e troque de imediato nem que não esteja tão ruim as 2 buchas do motor de partida porque elas sofrem desgastes e com isso o motor de partida perde potência pois o induzido encosta nas placas da carcaça.

Uma fica no próprio motor e é fácil de ser trocada a outra fica na carcaça do câmbio e dá um trabalho pra ser trocada para compra-lás leve o eixo induzido já que elas tem várias medidas (de acordo com o desgaste) e são bem em conta coisa entre R$2 a R$5 cada, inclusive leve o motor desmontado que o auto eletrico já testa pra você...

Este site é bem interessante ensina a fazer a manutenção do motor de partida:
http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=21&edid=3 (http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=21&edid=3)

Qualquer dúvida posta aí!

Abraços, Leo

As buchas estavam gastas e o induzido estava encostando na carcaça.
Troquei as buchas e as escovas, limpei tudo, dei uma leve lixada nos contatos do induzido e ficou bom...
Valeu pela ajuda...

ZCC
19/04/2011, 20:11
Então agora que tirou do veículo, teos que desmontar:

mtp = motor de partida
1º passo retire o solenóide (automático) 2 parafusos sext. + uma porca que fixa uma chapinha de cobre ficará como na foto 1 então retire o interior com a mola que ficou no mtp ele tem uma forquilha na ponta tem que erguer e puxar...
2º passo os 2 parafusos fenda que ficam na parte oposta da engrenagem...
retirando ele você terá acesso a uma porca com várias arruelas solte ela também...
3º passo retire as 2 porcas que fixam a carcaça, ficam presa num L com rosca...já é possível retirar o induzido, verificar as escovas, carcaça, bucha, etc...

posta umas fotos se tiver dúvida.

Abraços, Leo

Desculpa upar um tópico antigo, mas tem como enviar de novo as imagens? Pois já não estão mais anexadas

Eu já tive um baita problema com mtp, troquei várias vezes por recondicionados 9na garantia mesmo, funcionava 1 ou 2 semanas e dava pau, só dava o estalo, nada de girar e quando ia, o motor girava pesado) até que cansei e troquei por tudo novo, mas ainda assim girava pesado e 1 mês depois deu pau - ae tive que trocar o volante por um outro e o induzido novo foi trocado por um recondicionado - durou uns 2 anos e agora estou voltando a ter problema - dá o tec e não gira o motor - como estou mais liso que candiru, vou desmontar eu mesmo

Diogo_Czuika
19/04/2011, 20:29
Desculpa upar um tópico antigo, mas tem como enviar de novo as imagens? Pois já não estão mais anexadas

Eu já tive um baita problema com mtp, troquei várias vezes por recondicionados 9na garantia mesmo, funcionava 1 ou 2 semanas e dava pau, só dava o estalo, nada de girar e quando ia, o motor girava pesado) até que cansei e troquei por tudo novo, mas ainda assim girava pesado e 1 mês depois deu pau - ae tive que trocar o volante por um outro e o induzido novo foi trocado por um recondicionado - durou uns 2 anos e agora estou voltando a ter problema - dá o tec e não gira o motor - como estou mais liso que candiru, vou desmontar eu mesmo

Não sei se já resolveu o problema,mas será que a sua flange não esta torta;:?:
O meu amigo Mali9ski teve esse problema,e sofreu pra ajeitar...

Da uma olhada nesse site, tem passo a passo...
Não é o do Ap,mas o principio é o mesmo

http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=165

ZCC
19/04/2011, 23:47
Eu não uso flange, mas sabendo como meu carro fui judiado pelos donos anteriores, eu não ficaria surpreso se o câmbio estivesse com a carcaça com algum empenamento - tinha tanta gambiarra no carro que inclusive faltava parafuso prendendo o motor e tinha arame pra todos os lados

Assim que der vou pegar outro câmbio a base de troca pagando pra revisar

Confesso que quando vi o nome no link "omecanico" pensei que fosse outra matéria que fala só superficialmente do assunto que eu havia achado via google, mas a explicação é excelente, com certeza vai me facilitar e muito

Valeu :concordo:

leobnaval
20/04/2011, 15:48
ZCC, provavelmente seu problema não seja na carcaça do câmbio e sim na bucha que vai na carcaça do câmbio com o tempo ela gasta e o motor de partida gira pesado porque encosta o induzido na carcaça, pode colocar até um mtp novo se a bucha da carcaça que vai no câmbio estiver ruim não vai resolver nada, leve seu motor de partida para comprar esta bucha pois tem diversas medidas de acordo com o desgaste do eixo, pra trocar ela é meio chato, mas consegue fazer sem ter que tirar o motor (motor mesmo não motor de partida) do câmbio.

Leia a 1ª página do tópico que acho que vai tirar susas dúvidas...

[]s

ZCC
20/04/2011, 19:33
Bom, hoje em dia o motor não gira pesado, pelo contrário, mas o negócio é que as vezes vc dá a partida e ele só dá o "tec", não gira o motor

uns 6 meses depois de trocar o volante (eu havia pego um usado, mas em bom estado) foi retificado o motor e os dentes do volante já estavam com marcas e com desgaste (eu deveria ter trocado de novo, agora já estou me arrependendo de não ter feito isso)

eu penso mesmo em pegar um câmbio a base de troca assim que tiver condições, mesmo o meu não estando muito ruim

Costella
20/04/2011, 23:08
Bom, hoje em dia o motor não gira pesado, pelo contrário, mas o negócio é que as vezes vc dá a partida e ele só dá o "tec", não gira o motor

uns 6 meses depois de trocar o volante (eu havia pego um usado, mas em bom estado) foi retificado o motor e os dentes do volante já estavam com marcas e com desgaste (eu deveria ter trocado de novo, agora já estou me arrependendo de não ter feito isso)

eu penso mesmo em pegar um câmbio a base de troca assim que tiver condições, mesmo o meu não estando muito ruim

cara meu motor tava assim tmb, troquei o automatico, os cabos + e - tem que estar muito bem fixados, e desmontei ele, tira as 2 tampas a de tras e da frente (lado onde fica o bendix), limpe com uma escova de aço onde encaixa a carcaça central nas tampas tem que paasar um bom terra por ali, meu problema foi resolvido assim

ZCC
24/04/2011, 16:07
Durante o dia 21 de abril eu desisti de desmontar o mtp, mas hj vi que não vai ter jeito

eu tinha tirado os terminais da bateria, limpado com uma lixa e prendido bem e parou de frescar, mas de vez em quando o motor gira pesado - tou quase certo que é culpa do volante mesmo