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Ver Versão Completa : Instalando Injação Eletrônica Pandoo no Jeep Ford 2.3 OHC



davift
17/04/2009, 03:44
Caros amigos,

Possuo um Jeep Ford 2.3 OHC e desejo adaptar uma injeção eletrônica.
Encontrei 2 fabricantes de módulos de controle. FuelTech e Pandoo.
Procurei como louco informações sobre qual dos dois é o melhor e cada um tem sua opinião. Então minha conclusão é: Os dois são muito bons!
Encontrei em foruns as seguintes informações. A 1000rpm o FuelTech corrige 2 vezes por segundo e o Pandoo 4. E que desde o final do ano passado o Pandoo começou a monitorar e corrigir a queima apartir do sinal da sonda lambda. E mesmo sem poder confiar de olhos fechados nessas informações, pretendo instalar o módulo da Pandoo.

Indo direto ao assunto. Já que as adaptações fisicas e de programação serão as mesmas para os dois módulos, eu gostaria de saber de quem já fez. O que preciso comprar e fazer?
Já possuo uma sonda lambda instalada para meu Hallmeter (é uma mão na roda para auxiliar na regulagem do carburador) e instalei recentemente uma bomba de gasolina de Kadet com filtro e dosadora (que hoje está regulada para 0.2 bar mas pode ir até 2.0 bar).

-O que mais preciso?
-Posso instalar um único bico ou deve ser 4 (um para cada cilindro)?
-Qual corpo de borboleta devo usar?
-Qual sensor de temperatura?
-Apenas com esses equipamentos já é o suficiente?

Agradeço a atenção!

mecamaniaco
17/04/2009, 05:01
Olá colega,

Com certeza hoje o melhor custo beneficio é a Pandoo!

Você pode usar apenas um bico sim, sem medo de ser feliz, mas não é a melhor solução! O ideal é usar no mínimo 2, assim você aproveitaria melhor a injeção, já que ambos trabalham com até 2 bancos de injetores, isso significa que se você colocar qualquer número acima disso os bicos terão que ser ligados juntos, e injetarão ao mesmo tempo também.

Acredito que a TBI do gol serveria sem problema algum além de ser barata!

O sensor de temperatura (ar e agua) tem q ser comprado de acordo com o fabricante do modulo de injeção.

basicamente você precisará de:

1 ou + bicos injetores.
1 bomba de combustivel
1 regulador de pressão de combustivel (preferencialmente original "sem regulagem", pode-se usar o do tempra por exemplo)
1 TBI com sensor de posição da borboleta
1 sonda lambda
1 sensor de temperatura da agua
1 sensor de temperatura do ar (opcional)
1 bobina digital de faisca (especificada pelo fabricante do modulo)
1 sensor de rotação do motor (pode ser kit com roda fônica ou sensor hall)

Basicamente é isso, posso ter esquecido de algo mais o + basico está ai!

rubensx
17/04/2009, 10:54
Bom concordo em parte...

além de tudo que nosso amigo citou em cima recomendo:

Use sempre 4 bicos, monoponto é um lixo, bico é caro e por causa de 1 bico pode significar vc ficar na rua, com 4 tem como gambiarar a historia toda e sair de atoleiro, já fiz isso

pra entender melhor porque um monoponto é ruim leia isso:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=860826&postcount=76

comparação besta:

tipo com monoponto = 82 cv
tipo com mpi = 91cv*

isso original :concordo:


Bom nesse ponto considerando que vc já tem 4 bicos, flauta e etc...

RODA FÔNICA NUNCA
Simples meu velho, vc está tratando com LAMA acha mesmo que a roda fônica vai enxergar o ponto em algum momento?? COM CERTEZA NÃO VAI

então terá de converter seu distribuidor para sensor HAL ou usar um conversor de sistema indutivo pra HAL ou conselho bom é comprar um DE da Motorspice

Corpo de borboleta...

Vamos lá... o certo do certo é bancada de fluxo, como é caro e nem todos tem isso (nós temos e fabricamos os kits prontos com pandoo, distribuidor tudo tudo tudo, e no topico citado é o porque sai 2800 reais pois tudo vai dimensionado). Mas aconselho uma TBI de santana pra aproximar o maximo do CFM e fluxo que o 2.3 exige ok? Isso ASPIRADO... turbo pode mudar tudo isso ai

BICOS - mande abrir... vá na area HARDCORE do forum tem um topico meu sobre como calcular os bicos para mandar abrir em eletroerosão
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49798
(minha conta foi errada mas a formula tá certa) - bicos mais proximos?? vectra 2.2 a flauta tb

A lambda vc liga na pandoo e ela passa a corrigir por ela, 2 bar acho pouco, colocaria uma bomba de GTI 4 bar é o certo o motor exige um fluxo maior de combustivel

Então além da lista acima vc tem de fazer

1- transformar o distribuidor em HAL
2- adaptar o coletor com as sedes dos bicos e a TBI (aconselho santana 2.0)
3- já que está mudando algumas coisas aconselho um dimensionado

Falo isso pois possuo um OHC nessas condições... ai vão fotos mas a TBI é de um gTI 96 borboleta dupla por algumas razões (cabeçote co fluxo cruzado polido e supercharger)

http://www.manualdomaverick.com.br/forum/gallery/pic.php?mode=large&pic_id=675

http://www.manualdomaverick.com.br/forum/gallery/pic.php?mode=large&pic_id=676


aqui está sem a flauta que fabriquei especifico, mas creio que do vectra sirva

sobr eo coletor... original da ranger 2.5 já dimensionado e com entrada pra lambda:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=146520&d=1228053731

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=146521&d=1228053756

Enfim a dica é essa no OHC o coletor vc pode se basear no meu que funfa belezinha, lembra de ANGULAR os bicos para nào dar condensação

Vinicius Hauagge
17/04/2009, 11:31
Esse é o sonho de consumo para o meu jeep...
Rubens, não tem interesse no blower?
Abraço,
Vinicius!

rubensx
17/04/2009, 11:52
Fala vinicius meu veio!!!!

putz se tenho... o problema é que o tempo$$$$$ tá curto demais heheeheh

tá soda :-(

MaumauFT
04/05/2009, 11:09
Como assim "Enxergar o ponto de ignição"!?

O diferencial da roda fônica é exatamente a possibilidade de uso na água!!!
Se o distribuidor pegar água o que acontece?? Não distribuirá mais a centelha (pelo menos não corretamente ou ,com muitas perdas) e o motor morrerá.

Se a Roda fônica pegar lama, não acontece nada, pois, ela usa um sensor de relutância magnética. Este sensor detecta os dentes da roda fônica (metal) e não a lama.

Existem sim sensores ópticos, como nos Mitsubishi Eclipse, mas, não é o seu caso, nem o de qualquer carro nacional que usa roda fônica.

Se vai pegar barro, atravessar rios e não quer se preocupar com vedação do distribuidor, vai de roda fônica sem dúvida.



Bom concordo em parte...

além de tudo que nosso amigo citou em cima recomendo:

Use sempre 4 bicos, monoponto é um lixo, bico é caro e por causa de 1 bico pode significar vc ficar na rua, com 4 tem como gambiarar a historia toda e sair de atoleiro, já fiz isso

pra entender melhor porque um monoponto é ruim leia isso:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=860826&postcount=76 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=860826&postcount=76)

comparação besta:

tipo com monoponto = 82 cv
tipo com mpi = 91cv*

isso original :concordo:


Bom nesse ponto considerando que vc já tem 4 bicos, flauta e etc...

RODA FÔNICA NUNCA
Simples meu velho, vc está tratando com LAMA acha mesmo que a roda fônica vai enxergar o ponto em algum momento?? COM CERTEZA NÃO VAI

então terá de converter seu distribuidor para sensor HAL ou usar um conversor de sistema indutivo pra HAL ou conselho bom é comprar um DE da Motorspice

Corpo de borboleta...

Vamos lá... o certo do certo é bancada de fluxo, como é caro e nem todos tem isso (nós temos e fabricamos os kits prontos com pandoo, distribuidor tudo tudo tudo, e no topico citado é o porque sai 2800 reais pois tudo vai dimensionado). Mas aconselho uma TBI de santana pra aproximar o maximo do CFM e fluxo que o 2.3 exige ok? Isso ASPIRADO... turbo pode mudar tudo isso ai

BICOS - mande abrir... vá na area HARDCORE do forum tem um topico meu sobre como calcular os bicos para mandar abrir em eletroerosão
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49798 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49798)
(minha conta foi errada mas a formula tá certa) - bicos mais proximos?? vectra 2.2 a flauta tb

A lambda vc liga na pandoo e ela passa a corrigir por ela, 2 bar acho pouco, colocaria uma bomba de GTI 4 bar é o certo o motor exige um fluxo maior de combustivel

Então além da lista acima vc tem de fazer

1- transformar o distribuidor em HAL
2- adaptar o coletor com as sedes dos bicos e a TBI (aconselho santana 2.0)
3- já que está mudando algumas coisas aconselho um dimensionado

Falo isso pois possuo um OHC nessas condições... ai vão fotos mas a TBI é de um gTI 96 borboleta dupla por algumas razões (cabeçote co fluxo cruzado polido e supercharger)

http://www.manualdomaverick.com.br/forum/gallery/pic.php?mode=large&pic_id=675

http://www.manualdomaverick.com.br/forum/gallery/pic.php?mode=large&pic_id=676


aqui está sem a flauta que fabriquei especifico, mas creio que do vectra sirva

sobr eo coletor... original da ranger 2.5 já dimensionado e com entrada pra lambda:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=146520&d=1228053731

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=146521&d=1228053756

Enfim a dica é essa no OHC o coletor vc pode se basear no meu que funfa belezinha, lembra de ANGULAR os bicos para nào dar condensação

Flaviocp
07/05/2009, 19:44
Boa noite amigo na parte de ignição, posso da uma ajuda, fabricamos essa peça, que por sinal é mais simples fazer do que o aranha! rsrs


a peça fica "original"

se quiser ver fotos,

so mandar um E-mail para flavio.c.pacheco@ibest.com.br!!

abraços

rubensx
07/05/2009, 21:28
bom eu cansei de explicar algumas coisas, vou ser mais objetivo

TESTA

Pega um motor com roda fonica e mergulha ele no barro e depois em conta eheheh

deixa bater nesse sensor ai os primeiros 3 galhos, pedra, lama que vamos ver o que o motor vai enxergar de ponto...

O problema não é só enxergar, quando vc mergulha na lama e etc vc as vezes empurra galhos e muitas outras tranqueiras bem piores no meio da roda fônica e o sensor pode ser deslocado, ou mesmo se por acaso tiver algum pedaço ferroso ou seja o que for

pra quem não sabe como é uma roda fonica ai vai:
http://img71.imageshack.us/img71/5955/rodafonica20xs.jpg

http://www.injetronic.com.br/imagens_dicas/dica23f.jpg

Você consegue rodar sim, talvez na primeira trilha ou 2 até funcione, porém devido a quantidade enorme de sujeira acumulada torna-se quase impossivel (e as variáveis de ambiente) vc usa um sensor (na parte mais inferior do motor) sujeito a tanta sujeira, pedra, galho que é muito fáicl tira roc arrod e ponto e se for um motor turbo perder o motor inteiro por isso

quer a prova dágua??

www.motorspice.com.br

vai de DIS e seja feliz, roda fonica é mais uma possibilidade de dar merda elevado a 2 potencia

Sobr eo produto do flavio deve (acho eu) ser um conversor indutivo para Hall que funciona perfeitamente também

Flaviocp
08/05/2009, 01:27
em relação ao distribuidor que citei, vai nesse orkut..

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=11113440170286506592&pid=1229609151369&aid=1229583588$pid=1229609151369



a foto da peça! abraços !

rubensx
08/05/2009, 01:43
flavio pega a foto e posta aqui (dá pra upar pelo forum0 que no seu perfil tá bloquado visitantes verem

cristiano
23/03/2015, 09:55
Pessoal

O que voces fizeram com o coletor de admissao com injeoao?

Fizeram um coletor novo ou adaptaram no original?

Tem alguma receitinha para adaptar no original?

Abracos