Conectar

Ver Versão Completa : Adaptação de radiador de opala 4cc aluminio em jeep OHC

davift
16/04/2009, 00:55
Caros amigos,

Estou montando um Jeep CJ5 motor Ford 2.3 OHC e o radiador que o vendedor me informou ser do Opala 4cc em alumínio, novinho! Só que me deparo com as seguintes dificuldades:
-As mangueiras originais dos 2 modelos (opala e jeep) não servem mais.
-Um suporte deve ser criado para fixa-lo.
-Adaptação de uma ventoinha não tão simples quanto parece.

Como podem ver nas fotos anexas, o radiador está posicionado em seu local de operação por arames. Escolhi este radiador porque ele já tem reservatorio próprio e cebolinha integrados.

Mangueiras - comprei 2 manguiras que possuiam curvas adaptaveis ao equipamento, mas ainda não estou satisfeito. Gostaria de descobrir algum kit de mangueiras que eu possa posicionar como quiser, sei lá. Elas fazem força e tentam desalinhar o radiador, que está muito apertado. Sem falar que a mangueira de baixo fica tocando na correia (por um descuido meu acabou sendo cortada hoje).
Suporte - devo fazer um suporte fixo no chassi e/ou a grade frontal e/ou nos paralamas? Devo usar calços de borracha ou deixa-lo completamente rígido?
Ventoinha - qual devo usar? Quando comprei o vendedor me afirmou ser do Santana, mesmo tendo o simbolo da Ford, já que é comum equipamentos serem comuns entre carros de diferentes fabricantes. Criei peças de uma barra de alumínio para que a furação da ventoinha se alinhe com a do radiador (ainda não está terminado).

E ai? Em que podem me ajudar?

Obrigado pela atenção e boa vontade!

Dodger
16/04/2009, 07:52
As mangueiras, vc tira um gabarito de como deveriam ser e vai em uma loja de peças, tem uma infinidade de mangueiras de tudo quanto é formato, nem que tenha que cortar um pouco aquie ali, sempre acha.

obs: essa mangueira de baixo passando por dentro da correia de alternador e bomba dágua num ficou legal. O radiador é fixo, o motor não, pode esbarrar

Suportes é o de menos, com umas sucatas de ferragens e uma solda eletrica vc faz suporte até pra radiador de avião.

ventoinha, isso aí num é de santana nem aqui nem na China, mas é bem melhor que a de santana que usa duas ventoinhas pequenas nos modelos mais novos e uma só(tbém pequena) nos mais antigos. O radiador do meu OHC tá com uma de santana e e mesmo fazendo uma coifa ficou subdimensionado, num chega a esquentar mas pega mais ou menos pouco mais da metade do radiador. Acho que essa que está ai vai ficar ótimo pra esse radiador.
Se vc tivesse perguntado antes já te falava pra procurar por radiador de omega, tem entrada e saida dágua mais ou menos nas mesmas posições pro motor OHCe já achei novo marca Visconde(sei lá se é assim que se escreve) por 280,00 de cobre e latão, o de aluminio é uns 400,00 novo.

davift
16/04/2009, 13:49
Caro Dodger,

A princípio eu não tinha radiador e não gostei da idéia daquela hélice de ferro girando ao alcance de minhas mãos distraídas.
Comprei este radiador de Opala 4cc NOVO em alumínio e com dimensões similares as do Jeep OHC por 120,00. E paguei 40 reais no ventilador.
O defletor teve de ser cortado as bordas e a frente para que se encaixe justinho ao radiador.
A idéia que tive para o suporte do radiador é como a sua, mas não sei se devo fixar a grade frontal ou ao chassi e o quão justo ou flexível isso deve ficar. O que acha? Devo usar algum apoio de borracha?
As mangueiras eu fiz como vc falou mas mesmo assim tive ainda dores de cabeçapara monta-las e não estou satisfeito com o resultado.

Abraço,

(ps.: Esse Dodge da foto é seu? Tem algum link de foto dele? Show de bola!)