PDA

Ver Versão Completa : CJ5 mais alto



Pedro Henrique Pittella
07/07/2003, 18:09
Tenho um CJ5 1982, no qual eu já mandei arquear as molas, instalei amortecedores Rancho 9000 e coloquei 4 BF 31x10.5x15.
Gostaria de saber se alguém saberia me informar como eu poderia deixar o meu Jeep um pouco mais alto. Me falaram pra colocar jumelos mais altos. Essa é a única alternativa?
Obrigado, Pedro.

walter.andreis
07/07/2003, 18:31
Fala Pedrao.. Tdo baum?
IMHO (Im minha humilde opniao), voce esta usando OTIMOS pneus, EXCELENTES amortecedores, mas uma P* besteira que foi feita nas molas.. :? hehehehehehe
Antigamente eu tambem queria arquear as molas do meu CJ, porem foi extremamente me desaconselhado pela turma da Jipenet (lembra Bill, a uns anos atras?) e hoje eu entendo porque...
No seu lugar, eu voltaria as molas ao normal (se eh que eh possivel), entao faria um SPOA nele... (que que eh SPOA BILL???)
Para saber mais sobre o SPOA, utilize o Link Pesquisa, que esta localizado no topo da pagina, que voce vera toda a discussao que jah rolou sobre este assunto aki no forum...
Caso reste alguma outra duvida, dae eh soh entrar em contato conosco que teremos o maior prazer em ajuda-lo...
*SPOA = Spring Over Axle (molas sobre o eixo)...

[]'s

Pedro Henrique Pittella
07/07/2003, 18:35
Obrigado pela dica. Vou ver se é possível voltá-las ao normal.
Abraços, Pedro

Luis Assis
07/07/2003, 19:54
Pedro,
Aqui uma foto de um jipe com Spoa Feito...
O Bicho pode chegar a ficar bem alto...
[]'s Levantados
Gustavo

Pedro Henrique Pittella
07/07/2003, 19:57
Realmente é um caso a pensar.
Vou resolver a questão do motor do meu Jeep e depois eu devo fazer um SPOA nele..
Valeu, Pedro.

Fábio
08/07/2003, 15:47
Pedro,

A caixa de rodas do CJ-5, com suspensão original comporta muito bem os seus pneus de 31"...

Acho SPOA um exagero para quem não vai usar pneus menores do que 35". Lembre-se que só se deve deixar o jipe mais alto para comportar pneus maiores, tudo o que for além disso é enfeite (Dizem que Freud explica, mas isso eu não sei....)

Outra coisa que o pessoal esquece: A única coisa que aumenta o vão livre do carro são o tamanho dos pneus! Tudo mais que fizer, só vai ajudar a deixar o carro instável.

Se for para enfeitar existem sim outros artificios: Calços de carroceria, jumelos maiores, kit fess... Mas ainda acho que se os pneus não estiverem raspando (feio) na lata não deva mecher na suspensão.

[]´s

Mauro B.
08/07/2003, 19:19
Aee Fábio !!!

Eu acho que SPOA com pneus 33" fica bem bom....fica com um conjunto bem equilibrado...com pneus maiores que 33" já se dá um "realce" maior nos pneus quando se olha para o jipe... :D mas isso é mais pessoal mesmo...
E o SPOA não é só para liberar espaço para pneus maiores não...calços de carroceria mais altos e jumelos longos deixam sim o jipe mais instável... :wink:
Meu jipe quando estava com jumelos longos, kit Fess e SPUA era BEEMMM mais instável que hoje, com SPOA (vale lembrar que afastei os feixes traseiros quando o fiz) :D
Mas eu tbm acho que não se deve fazer SPOA só porque os pneus estão raspando um pouco na lataria... :roll:

[]'s SPOAdos !

monge
09/07/2003, 00:52
Fala gente... :D

Falou SPOA mexeu comigo.... :D :D :D

Sou adepto incontestável do SPOA, mas no caso do nosso amigo, concordo que o kit fess o deixará muito satisfeito. :D

[]'s

Eugênio

Mauro B.
09/07/2003, 01:04
Sou adepto incontestável do SPOA, mas no caso do nosso amigo, concordo que o kit fess o deixará muito satisfeito.

Ae Eugênio !!! Blz!!!

Na real o Pedro tem que nos esclarecer o quanto ele quer deixar o jipe mais alto...se não for muita coisa, Kit Fess nela, agora, se for muita coisa, SPOA nele...! 8) ?Mas como ele falou mesmo em "um pouco mais alto", concordo com vc: Kit Fess nele!!!

[]'s

Pedro Henrique Pittella
09/07/2003, 12:43
Ae pessoal, eu quero levantar o Jeep só um pouco mesmo, pois além de deixá-lo com o visual bacana, eu pretendo instalar 4 BF 33x12,5x15.
O kit fess resolve meu problema?
Como faço para instalar um?
Obrigado, Pedro

Mauro B.
09/07/2003, 15:12
Aee Pedro !!!

Apesar de eu achar que pneus 33" ficam bons com SPOA, vc falou que quer levantar só um pouco seu jipe...então meu amigo, vá de Kit Fess nele, que é uma maneira bem simples de ganhar altura. :wink:

Bom, tem o Kit pronto para vender, parace o nome de quem vende é Silvio. O pessoal pode te falar melhor. A última notícia que tive quanto ao preço foi de R$180,00 (!?!) o kit completo, com 4 molas espirais e 8 suportes.
Como eu sou aqui do sul, teria de pagar mais o frete, então achei um pouco caro e resolvi fabricar em casa mesmo! As molas comprei em ferro-velho e os suportes fiz em casa mesmo. Foi relativamente simples pois tenho várias equipamentos que permitiram isso. Mas de qualquer forma é simples. Se vc não tirer solda e esmerilhadeira, por exemlo, é melhor ver primeiro se vale a pena mesmo. O mínimo que um serralheiro vai te combrar por cada suporte é uns R$10,00. Como são oito suportes, já pula para R$80,00. Eu diria que sairia uns R$15,00 por suporte, então já pula para R$120,00 só em suportes...somados com as molas, pode chegar ao preço do Kit pronto e novo, prontinho para instalar...vc tem que ver ao certo o que é melhor para vc!! :D :D

[]'s

:roll:

Pedro Henrique Pittella
09/07/2003, 18:23
Valeu..obrigado pela dica! :D
Caso você consiga o telefone da pessoa que vende o kit pronto, me passa.
Grande abraço, Pedro

walter.andreis
09/07/2003, 19:09
Monge e ALL,
Vale lembrar que nosso amigo esta utilizando FEIXES DE MOLA ARQUEADOS...
IMHO, o FESS nao fara muita (ou nenhuma) diferenca na altura do CJ dele, pode sim ficar mais confortavel, ou mais firme, porem com os feixes arqueados o FESS vai perder um pouco a sua funcao de "levantar" o CJ...
Ao inves de Molas arqueadas + FESS, o melhor na minha opniao eh = Molas normais + SPOA... e ai sim, quem sabe + FESS (a minha configuracao...)

[]'s...

Mauro B.
10/07/2003, 00:38
Aee Walter !!!

Acho que mesmo estando arqueados os feixes o kit Fess consegue levantar o jipe ainda. As molas do Kit Fess (pelo menos as que comprei) tinham 24cm da altura. Acho que um jipe com jumelos originais e bem arqueado, chutando, chega no máximo a 18cm de distância, na dianteira, entre chassi e eixo. Mas não tenho certeza...mas acho que é menos que isso ainda... :? Todo caso, na traseira, é só colocar um calço, evitando, tbm, que as molas escapem, como aconteceu com algumas pessoas (no que fiz, o calço já era incorporado ao suporte) :wink:

Acho Kit Fess excelente para ganhos não muito grandes em altura. No meu caso foram 8cm a 10cm. Agora, quanto ao conforto, no meu caso foi desconforto: o jipe pulava muito, e ficou duro. A resposta da suspensão era bem rápida. Ex: com o Kit fess, ao subir no pára-choque e fazer embalos, a amplitude do movimento era reduzida, ao contrário de hoje, que está só os feixes...Mas isso é discutível, algumas pessoas relataram haver ganho de conforto depois da instalação do kit Fess, mas acho que o número maior é de reclamações em relação ao conforto... :shock:

Meu jipe hoje está com feixes originais, sendo que estão quase planos na frente e na curvatura original atrás. Eu senti bastante diferença no conforto depois que retirei o kit Fess e fiz SPOA...vale lembrar que os feixes já estavam lubrificados e com tiras de radiografia entre as lâminas mesmo quando estava com o kit Fess... :wink:

Ae Walter!! SPOA+Kit Fess....só esperando as novas fotos do seu jipe para poder dizer alguma coisa....quando vem?

[]'s

monge
10/07/2003, 00:38
bão tamein... :D

O cara se chama Sílvio Baroni, tenho o celular dele, não se se convém divulgar aqui amplamente. Mas como eu peguei num outro fórum, aqui vai: :wink:
:arrow: 011 9209-3533

Tenho um amigo que tem FESS com as molas arqueadas, e grabbers 33"

No meu site tem foto da reforma do jeep dele, é o jeep Thunder, um jeep preto. :D (http://www.furreca4x4.hpg.com.br) :D

No caso do FESS ele acaba levantando o suficiente pra caber os 33" e como a mola fica empurrando entre o chassis e o eixo, o feixe de mola não desarqueia. :D

Logicamente terá outros contras, como fim de curso da suspenção, possibilidade de levantar as rodas. Pular igual um cabrito... :D

Mas gosto é gosto... vai fundo com FESS que vai sair mais barato, e vc ficará mais feliz. :D

[]'s feliz da vida com SPOA :D

Eugênio

walter.andreis
10/07/2003, 11:32
Mauro,
Os feixes do meu CJ estao normais (sem arquear), e apenas com a retirada do eixo de cima dema e passado para baixo (SPOA) a mola do FESS fica "na medidinha", por isso imaginei que com as molas arqueadas nao levantaria nada o CJ... sou do pensamento: " Se e pra fazer, faca MUITO bem feito...", jah que vai mexer em suspensao, e pelo que nosso amigo falou ele quer um Jeep BEM alto, pois colocou BF's 31" / feiches arqueados, e mesmo assim quer mais altura... se ele quiser A ALTURA, faz o SPOA e seja feliz.. mas se quiser "altura" faz o FESS mesmo.. pelo que o pessoal estah falando jah fica bom... :P

Monge,
Com o SPOA, ele naum vei ter os efeitos colaterais que vc citou, e se for BEM FEITO naum vai ter nenhum, e vai ser feliz como nossos CJs... :P :P :P :P

[]'s sujestivos

Ps.: Estou "sem acentos" neste teclado... naum eh analfabetismo naum hein.. :P :P :P :P . E.. o dito acima, eh tudo IMHO... :wink:

Adriano Braga
10/07/2003, 16:16
Olha um Ruraleiro se atravassando ai pessoal!!!

Negócio é o seguinte...gostaria da opinião do pessoal!!!
Estou mexendo na minha rural e como pretendo colocar uns 33 nela terei que erguer pois não dá da maneira que ela está. inicialmente mandei trocar os jumelos e colocar os calços de scania que deve ter uns 7cm...acho!!! Será que ela vai ficar muito instável? Hoje ela está toda original e está muito firmezinha...um show de se dirigir!!! Em termos de custo...o que sairia para fazer um SPOA...ficaria melhor que os jumelos e os calços?

Abraços

Eduardo Chaves
10/07/2003, 16:35
Falae Adriano,

Pelo que entendi até hj de tanto ler aqui e na jipenet sobre SPOA, é a melhor opção, tem-se um gasto maior mas com resultados muito superiores, inclusive, acho que ontem teve uma discussão na jipenet crucificando o jumelo alto, acho bom rever seu upgrade para se fazer a coisa certa apenas uma vez...


[]'s parpiteiros... :lol: :lol: :lol:

Adriano Braga
10/07/2003, 16:39
Mas de +/- quantas latinhas morreriam em um SPOA? Sabes me dizer? :roll:

Guto
10/07/2003, 17:14
Olá Gente :D

Infelizmente não tenho tido muito tempo para estar aqui no 4x4Br. :cry:
Mas tenho uma notícia muito legal!
MEU SPOA FICOU PRONTO!!!! :D :D :D
Depois de 3 longos meses de espera!

Bom, vamos aos números ou melhor, Latinhas!

Peças:
2 Eixos de Rural completos 1.000L
4 Feixes de mola da Bandeirante + Grampos + Parafusos 950L
4 Jumelos 235L
4 Amortecedores 248L
- Buchas e demais 80L
Chapas para distanciar o feixe de molas do chassi (parte traseira apenas) 40L
-----
Total peças 2.553L

Mão do obra 400L
Mão de obra Torno 150L
-----
Total 3.103L

Ficou muito legal, apenas achei que os eixos ficaram muito mais largos montados do que pareciam quando estavam fora do CJ.

Vamos ver agora quando os pneus chegarem, acredito que eles ficaram totalmente para fora da carroceria. :wink:

abraço a todos.

Luis Assis
10/07/2003, 23:06
Só para ilustrar o tópico, estou mandando em anexo, um exemplo de como fica um CJ-5 com SPOA e com BF 33"...
Eu acho que o Visual fica o bicho!!!
Tanto que comprei hoje um Jogo Wrangler MTR 33x12.5x15 para o meu Jeep que esta sendo reformado, e é claaaarrrro que ele vai ter SPOA. :D :D
[]'s A caminho do SPOA tb!
Gustavo

Mauro B.
11/07/2003, 00:25
Ae Gustavo !!!

Pô Gustavo...mas esse jipe tá baixinho!!!! :( :( Ví que ele está com feixes diferentes (fiat?)....tá explicado...tá explicado....

Bom, para ilustrar um SPOA com pneus 33" e com os feixes originais normais, aí vai uma foto....bota jipão..." :D :D

[]'s

monge
11/07/2003, 00:54
só a título de curiosidade, aqui vão algumas fotos do meu jeep quando SPUA e depois SPOA. :D :D :D



[]'s

billj
11/07/2003, 07:27
Olá Gente :D


4 Feixes de mola da Bandeirante + Grampos + Parafusos 950L



Ai, ai.......... :shock:

No SPOA de Samurai que fiz para um colega, paguei R$ 190 para dois feixes usados da Band, em ótimo estado.........

Luis Assis
11/07/2003, 10:49
Ae Gustavo !!!

Pô Gustavo...mas esse jipe tá baixinho!!!! :( :( Ví que ele está com feixes diferentes (fiat?)....tá explicado...tá explicado....

Bom, para ilustrar um SPOA com pneus 33" e com os feixes originais normais, aí vai uma foto....bota jipão..." :D :D

[]'s

É verdade que esta baixinho, mas levantar de mais tb, perde muuita estabilidade... As barras são FIAT sim! Mas mesmo com elas, dá pra ficar bem mais alto, segue em anexo um exemplo...
[]'s
Gustavo