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Ver Versão Completa : Gaiola com chassi de kombi



fecodt
15/04/2009, 15:23
Olá pessoal
Minha dúvida é a seguinte...
Essa semana fui num ferro velho ver se achava um chassi de fusca ou de Brasa pra montar uma gaiola
Lá dei de cara com uma kombi toda podre, mas com o chassi inteiro por 500 pila com motor (1500 meio fu..do mas func.), suspensao com cruzeta (?) e tudo mais...
Será q dá de montar uma gaiola usando o chassi dela encurtado só mudando a caixa de dir. e colocando o assento para atras do eixo dianteiro??
Ou arranco a mecanica e adpto num chassi de fusca?

Matheus MG
15/04/2009, 15:37
sim
é fazer como voce falou descer a caixa de direçao encurtar o chassis e enche de cano
o chassis de kombi é ate melhor pois da pra fazer uma gaiola mais alta
confira se o cojunto mecanico está funcionando
veja caixa nao ta escapando
se tiver tudo em ordem monta a gaiola e poste bastante fotos aqui pra nos
abrass

fecodt
15/04/2009, 16:06
A mecanica dela ta boa... so o cambio q as vezes escapa algumas marchas e a 3 nao entra
Sabado vo la ve se levo ela pra casa

ó a foto da encrenca...

Alexandre Magri
15/04/2009, 17:21
ve certinho o que vc vai fazer, kombi não tem chassi, talvez não de certo para o que vc precisa.

abraço.

marcos22
15/04/2009, 17:54
sim
é fazer como voce falou descer a caixa de direçao encurtar o chassis e enche de cano
o chassis de kombi é ate melhor pois da pra fazer uma gaiola mais alta
confira se o cojunto mecanico está funcionando
veja caixa nao ta escapando
se tiver tudo em ordem monta a gaiola e poste bastante fotos aqui pra nos
abrass


é amigo fecodt....

parece que o mateus ai naum ta te dando umas ideias boas . rsrsr

pois então.

a kombi não tem chassi ,e sim um monobloco, ou seja toda a estrutura é inteiriça e não é como um fusca ou brasilia.

fica muito inviavel vc fazer uma gaiola com uma kombi ,pq a distancia
entre centros de eixo é mto longa e não se encurta uma kombi igual se encurta um chassi de fusca!!!

alem disso,a parte em que ficam os assentos originais da kombi é mais elevada.....enfim ..se for cortar pra rebaixar as assentos. ixxx...naum vais ficar legal..

faz o seguinte .. se o preço for conveniente compre somente o motor e todo o quadro de suspensão traseira dessa kombi completo com caixa de marchas,barra de torção,canelas da suspensão. etc.

somente a suspensão traseira irs e transmissão com o motor.

vc citou que essa kombi tem transmissão por cruzeta, ou seja eixos cardans.
bom essa transmissão é bem antiga porem boa, as mais modernas usam homocineticas.

dai é partir para a montagem desse conjunto em um chassi de fusca encurtado e seja feliz....

tem muitos exemplos de como montar os tubos no chassi do fusca encurtado aqui no forum..da uma pesquisada ai..

naum estou querendo tirar a sua ideia, mas é uma coisa meio inviavel fazer uma gaiola com uma kombi.. mas sempre tem a primeira né??? rsrs

abraço....

fecodt
15/04/2009, 18:49
eu nunca olhei direito embaixo da kombi pra ver como era heheheh
e como a grana ta curta nao quero faze nenhuma loucura (por enquanto)
mas vou fazer isso mesmo... comprar as susp. cambio etc e colocar num de fusca encurtado

tem muita diferença de durabilidade entre a suspensao com cruzeta e a com homocinetica?

mais uma coisa... aki na minha cidade, o cara me pediu 1500 pra fazer toda a ferragem dela... incluido já os tubos no preço... sera q ta na media?

valeu ai pessoal pela ajuda

Matheus MG
15/04/2009, 22:38
é amigo fecodt....

parece que o mateus ai naum ta te dando umas ideias boas . rsrsr

pois então.

a kombi não tem chassi ,e sim um monobloco, ou seja toda a estrutura é inteiriça e não é como um fusca ou brasilia.

fica muito inviavel vc fazer uma gaiola com uma kombi ,pq a distancia
entre centros de eixo é mto longa e não se encurta uma kombi igual se encurta um chassi de fusca!!!

alem disso,a parte em que ficam os assentos originais da kombi é mais elevada.....enfim ..se for cortar pra rebaixar as assentos. ixxx...naum vais ficar legal..

faz o seguinte .. se o preço for conveniente compre somente o motor e todo o quadro de suspensão traseira dessa kombi completo com caixa de marchas,barra de torção,canelas da suspensão. etc.

somente a suspensão traseira irs e transmissão com o motor.

vc citou que essa kombi tem transmissão por cruzeta, ou seja eixos cardans.
bom essa transmissão é bem antiga porem boa, as mais modernas usam homocineticas.

dai é partir para a montagem desse conjunto em um chassi de fusca encurtado e seja feliz....

tem muitos exemplos de como montar os tubos no chassi do fusca encurtado aqui no forum..da uma pesquisada ai..

naum estou querendo tirar a sua ideia, mas é uma coisa meio inviavel fazer uma gaiola com uma kombi.. mas sempre tem a primeira né??? rsrs

abraço....
marcoss
pois tem um cara aqui na minha cidade q ta fazendo uma gaiola com o chassis (é chassis mesmo q vc solta a lata e as duas barras do chassis la igual nos jeeps)completo da kombi com cruzetas (a mesma do caso acima)e lata da brasilia com entre eixo menor e frente toda trabalhada
ele vai usar a caixa e o motor do gol 1.6

Jorge_PG
15/04/2009, 22:45
O Marcos22, ta certo vc só vai usar a parte traseira da komboza o restante vai voltar pro F.V. + vc comprando somente a suspa traseira e a mecanica vc vai fazer uma gaiola nota 10...c quizer pode copiar da minha 100 problema...ou compra ela inteira e faz uma igual a esta da foto...eu tenho vontade de fazer uma assim...

Matheus MG
15/04/2009, 22:55
mas nao saiu nenhuma kombi com chassis nao jorge ?

Jorge_PG
15/04/2009, 22:58
naum!!!!!!

Patoloko
15/04/2009, 23:28
Na minha eu uso a suspensão da kombi com homocinetica. As que usam cruzeta tem o cambio invertido, pois elas usam as caixas de redução nas rodas. Dá até pra usar o cambio, mas tem que inverter o sentido da rotação.
Não tem comparação uma suspensão de kombi com de fusca, já tive uma com susp. de brasa. Quando saltava algum obstaculo, as rodas faziam \-*-/ e perdia um pouco o controle. Já com a da kombi, salto sem medo de perder o controle pq as rodas trabalham assim |-*-| .
Quanto a chassi, o meu eu fiz todo tubular.
se quiser ver, tá em www.gaiolas.4x2.net (http://www.gaiolas.4x2.net)

marcos22
17/04/2009, 00:46
eu nunca olhei direito embaixo da kombi pra ver como era heheheh
e como a grana ta curta nao quero faze nenhuma loucura (por enquanto)
mas vou fazer isso mesmo... comprar as susp. cambio etc e colocar num de fusca encurtado

tem muita diferença de durabilidade entre a suspensao com cruzeta e a com homocinetica?

mais uma coisa... aki na minha cidade, o cara me pediu 1500 pra fazer toda a ferragem dela... incluido já os tubos no preço... sera q ta na media?

valeu ai pessoal pela ajuda




e ai fecodt.... vivendo e aprendendo.. hehe.

então cara, com certeza as homocineticas tem uma durabilidade maior em relação aos antigos eixos cardans da kombi , e tem um atrativo tbm por serem mais leves e mais atualizadas.

as homocineticas originais da kombi .. putz , é um canhão, bem forte.
ela tem o diametro um pouco maior em relação as homocineticas usadas em carros de passeio e tem tbm o diametro maior no eixo da mesma pela kombi ser um veiculo misto( carga -passageiro).

agora... em relação ao preço do seu serviço é dificil falar , pois de região pra região varia muito.. mas se o cara te entregar a gaiola ja pintada, tiver qualidade nas soldas, e uma montagem bem elaborada. 1.500 compensa sim..

e bem lembrado amigo patoloko .. se essa kombi que vc pensa em comprar usa cardans com cruzetas, com certeza ela tem caixas de redução nas rodas traseiras.

se tiver, compra correndo, pois as caixas de redução dependendo da região são dificeis de encontrar, e são uma carta na manga pra uma gaiola..

ficam com o torque la em cima..e dependendo do motor dão pau em jeeps por aí..

algumas fotos das caixas de redução e homocineticas...

abraço..

GAIOLA TORK 31X10,5X15
29/04/2009, 11:30
Opa jorge blz , cara tenho uma gaiola toda montada em cima de uma brasilia montei eu e meu cunhado , agora estou montando outra pois para podermos andar cada um com uma , eu estava pensando em montar a trazeira com suspençao da kombi para poder usar homocinetica e poder dar uma erguida legal na gaiola , meu pensamento está correto ? Ultilizando a suspençao da kombi posso dar uma erguida na trazeira ultilizando amortecedores feito com as astes maiores etc... ?
Ou meu pensamento esta errado e o melhor mesmo é montar no sistema fixo de fusca e brasilia ? Add vc no msn quando vc tiver on eu te chamo lá abraço .

marcelo cenora
29/04/2009, 13:32
tork, vc colocando a suspensão trazeira da kombi é só levantar o facão dando um grau nas barras de torção. fica da altura de um prédio de 2 andares. :shock:

:D:D:D

marcos22
29/04/2009, 19:28
eu nunca olhei direito embaixo da kombi pra ver como era heheheh
e como a grana ta curta nao quero faze nenhuma loucura (por enquanto)
mas vou fazer isso mesmo... comprar as susp. cambio etc e colocar num de fusca encurtado

tem muita diferença de durabilidade entre a suspensao com cruzeta e a com homocinetica?

mais uma coisa... aki na minha cidade, o cara me pediu 1500 pra fazer toda a ferragem dela... incluido já os tubos no preço... sera q ta na media?

valeu ai pessoal pela ajuda


e ai fecodt..

ja começou o projeto?

se precisar de alguma informação? e se eu puder ajudar.

estamos ai..

abs.

Patoloko
29/04/2009, 19:44
Atençaõ para um detalhe: as homocinéticas não podem ficar muito esticadas. Isso acontece quando se levanta demais a suspensão. Na minha, estava muito alta e as coifas não duravam nada, rasgavam a toa por trabalharem ou esticadas ou encolhidas demais. Fora o fato de ter estourado uma deslizante, sem forçar nada, dando uma ré besta, pra tirar a gaiola de uma vaga.. To mandando abaixar um pique a suspensão dela essa semana.

ThiagoJeep
29/04/2009, 21:39
nao sei...mais eu partiria pra uma kombi baja, criei esse post sobre elas

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55756 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55756)

ThiagoJeep
30/04/2009, 09:35
talvez isso possa te ajudar um poco a ter ideias

YouTube - VW Bus Dune Buggy!

cRiPpLe_rOoStEr
18/07/2009, 02:20
fica muito inviavel vc fazer uma gaiola com uma kombi ,pq a distancia
entre centros de eixo é mto longa e não se encurta uma kombi igual se encurta um chassi de fusca!!!

alem disso,a parte em que ficam os assentos originais da kombi é mais elevada.....enfim ..se for cortar pra rebaixar as assentos. ixxx...naum vais ficar legal..
vc citou que essa kombi tem transmissão por cruzeta, ou seja eixos cardans.
dai é partir para a montagem desse conjunto em um chassi de fusca encurtado e seja feliz....


kombi normal, sem ser adaptada 4x4, com cardã eu nunca vi... não seriam os semi-eixos oscilantes isso que tu chama de cardã???

sobre as kombis encurtadas, olha essa que bizarra...

cRiPpLe_rOoStEr
18/07/2009, 02:25
eu teria pena de desmanchar essa kombi...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=166638&d=1239822257

BrenoDantas
22/08/2009, 10:10
Bom, trabalho como auxiliar de perícia veicular. E das kombis que já vi por baixo, elas possuem um chassi, e forte. Olhem bem a construção delas, tem um salão do meio delas, pra ser monobloco, teria que ter o túnel central como nos carros de passeio, o que não tem. E elas foram feitas pra carregar carga, o que sem uma boa estrutura de base fica complicado.
Tem umas fotos em outros locais do 4x4Brasil que mostram o chasi.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55756 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55756)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55756&page=3 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55756&page=3)

Mas quando uma Kombi for novamente ao serviço eu tiro umas fotos.

Edintruder
22/08/2009, 15:17
Mas aquela kombi estava na medida pra fazer uma gaiola! Estava tudo prontinho, só meter um disco de corte e vender pra algum sucateiro. O chassis na verdade são duas longarinas inferiores que no caso de gaiola fica bem forte, só encurtar e fazer a estrutura entre ou por cima das longarinas. Eu pessoalmente afastaria elas no centro e faria o assoalho por baixo delas e os assentos entre as longarinas.

fecodt
25/08/2009, 18:29
Esses dias eu fui la onde ela está e olhei por baixo pra ver como fazer e não é muito complicado não...
até se for fazer por cima das longarinas fica bom (eu acho). É só soldar os tubos nestas longarinas... mas por a chapa por baixo dela deve ficar melhor como vc disse.

Infelizmente tive q adiar o inicio da construção... to na correria de final de faculdade ai nao vai sobrar tempo... e tbm pq to procurando uma kombi menos judiada... o chassi dakela azul nao ta com uma cara muito boa

pelo menos o motor ja ta na mão... um 1600 de brasa com 2 carb. q bebe mais q eu

abraços

genhero
25/08/2009, 19:59
como o amigo disse abaixo, o ideal seria somente usar a suspensão traseira da kombi e fazer uma gaiola monobloco, sem chassi. Ficara mais leve e poderá trabalhar no design com mais opções, mas ela ficara 100mm mais larga que as feitas em chassi pq a kombi é mais larga. Usar chassi VW é mais barato mas procure chassi de variant ou brasilia, os de fusca não são muito bons. As posiçoes da alavanca de cambio de freio de mão prejudicam um pouco a estetica.

Eduardo Fernando
25/08/2009, 20:00
Olá pessoal
Minha dúvida é a seguinte...
Essa semana fui num ferro velho ver se achava um chassi de fusca ou de Brasa pra montar uma gaiola
Lá dei de cara com uma kombi toda podre, mas com o chassi inteiro por 500 pila com motor (1500 meio fu..do mas func.), suspensao com cruzeta (?) e tudo mais...
Será q dá de montar uma gaiola usando o chassi dela encurtado só mudando a caixa de dir. e colocando o assento para atras do eixo dianteiro??
Ou arranco a mecanica e adpto num chassi de fusca?
faz ela assim ta mais facil

cocoloco
03/11/2009, 14:44
Boa Tarde! ou Novato em gaiolas, tenho uma gaiola com motor 1600 AR com caixa de kombi e reduzidas nas rodas, com semi-eixos e cruzetas, estao quebrando, o que eu posso fazer para reforçar essa parte?
Muito Obrigado!