Conectar

Ver Versão Completa : Trilha Aiuruoca -> Pousada Lado de Lá

Elver
14/04/2009, 22:11
Boa noite galera 4x4,

Comprei a mais ou menos 2 meses uma Tracker e estou muito contente com a viatura. Fiz minha primeira viagem "lamacenta" com ela na páscoa, fui para Cunha, infelizmente por causa das chuvas não consegui fazer a estrada Cunha->Paraty houve um deslizamento e só motos passam, mas deu para fazer muita bagunça pelas estradas de terra das redondezas e utilizar os caminhos alternativos para chegar ao parque da Serra do Mar e da Bocaina, extremamente leves, com alguns deslizamentos no meio do caminho e erosões para passar, porém divertidos para um iniciante.

Como não tenho uma experiência decente com condução 4x4, gostaria de saber de vocês se essa "estrada/trilha" que leva para a Pousada do Lado de Lá pode ser feita por uma Tracker sem nenhuma preparação, ela está do jeito que veio ao mundo, os pneus originais são 80/20 se não me engano (alguém me corrija se estiver falando merda).

Eu fiz algumas pesquisas e aparentemente o único problema que eu vi que eu posso passar com a Tracker é se estiver chovendo e tiver que passar na laje de pedra no final da trilha, tirando isso não encontrei nada que seja impeditivo, e mesmo assim acredito que com a 4x4 reduzida da para encarar a laje.

O que vocês acham? Da pra ir de boa lá? Tem algum ponto mais "preocupante" para um 4x4 sem preparação? Alguma recomendação específica para essa trilha de alguém que já tenha feito?

Desde já agradeço qualquer informação a respeito!

[]`s

Marco-Maga
14/04/2009, 22:33
Boa noite galera 4x4,

Comprei a mais ou menos 2 meses uma Tracker e estou muito contente com a viatura. Fiz minha primeira viagem "lamacenta" com ela na páscoa, fui para Cunha, infelizmente por causa das chuvas não consegui fazer a estrada Cunha->Paraty houve um deslizamento e só motos passam, mas deu para fazer muita bagunça pelas estradas de terra das redondezas e utilizar os caminhos alternativos para chegar ao parque da Serra do Mar e da Bocaina, extremamente leves, com alguns deslizamentos no meio do caminho e erosões para passar, porém divertidos para um iniciante.

Como não tenho uma experiência decente com condução 4x4, gostaria de saber de vocês se essa "estrada/trilha" que leva para a Pousada do Lado de Lá pode ser feita por uma Tracker sem nenhuma preparação, ela está do jeito que veio ao mundo, os pneus originais são 80/20 se não me engano (alguém me corrija se estiver falando merda).

Eu fiz algumas pesquisas e aparentemente o único problema que eu vi que eu posso passar com a Tracker é se estiver chovendo e tiver que passar na laje de pedra no final da trilha, tirando isso não encontrei nada que seja impeditivo, e mesmo assim acredito que com a 4x4 reduzida da para encarar a laje.

O que vocês acham? Da pra ir de boa lá? Tem algum ponto mais "preocupante" para um 4x4 sem preparação? Alguma recomendação específica para essa trilha de alguém que já tenha feito?

[]`s

Ola amigo,

Parabens pelo carro!

Talvez o unico problema que vc tenha é nesta lage de pedra, pq seus pneus são 100% asfalto, por acaso o seu pneu é champiro? se for pior ainda esses são 110% asfalto.

Agora estamos marcando um passeio dia 18 que já tem 10 carros confirmados se quiser ir junto sem problemas, nessa vc pode ir com o carro original sem problemas, o percurso é de Salesópolis a São Sebastião, voltando a noite para SJC por asfalto e seguindo no dia seguinte por estradas alternativas (terra) de São José dos Campos, passando por São Francisco Xavier,Monte Verde e chegando em Gonçalvez Sul de Minas Gerais, garanto que vai ser muito divertido.

Outra coisa, vc que esta iniciando nunca entre numa trilha sozinho sem outro carro 4x4 e tenha sempre uma cinta para rebocar ou ser rebocado.

Estou mandando o link do tópico que estamos organizando o passeio, só de SP ja tem 5 carros.

Outra coisa se vc quiser participar do Clube do Tracker clique na minha assinatura e veja que grupo legal.:concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43720&page=192 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43720&page=192)

Abs.

VOVÔ DO TROLLER
14/04/2009, 22:44
Boa noite galera 4x4,

[]`s
Boa noite Elver, tudo bem? Parabéns pela bela aquisição e benvindo ao forum. A Pousada e a localização da mesma é de um visual impressionante. Eu já estive lá, com uma Rural levantada. Quando já se está próximo à pousada há um trecho com pedras bem altas soltas e eu creio que o Tracker original não vai passar. Você já colocou as proteções inferiores? Não se esqueça que o diferencial dianteiro do Tracker é de alumínio o que significa grande prejuízo numa pancada. A caixa de câmbio também fica desprotegida. Outra coisa, o protetor original também é muito frágil. E os pneus originais são praticamente 100% asfalto. Acredito que mesmo com o Tracker levantado e pneus mais agressivos irá ter uma certa dificuldade para passar (somente no trecho de pedras) mas acho que dá. Mesmo se levar em consideração da altura do carro, quando chove muito alguns trechos da estrada parece um sabão. Dê uma lida nos tópicos pertinentes ao Tracker/Grand Vitara (que é o mesmo carro) que há muitas informações interessantes. Abs. e conte com a gente. Válter
tracker 2006/kit de susp. de 2" e prot. infer. da rc4x4/pneus A/T 235/70/16 BF Good./amortecedores da suprema/amort. KYB/ PX

P.S. ELVER, mesmo que você não consiga chegar até a Pousada do Lado de Lá, vale muito a pena o passeio para Aiuruoca. Não deixe de ir na cachoeira do fundão no Vale do Matuto, Cachoeira dos Garcia (caminho para o lado de lá). No caso da pousada, logo antes de começar o trecho de pedras, há um local que dá para deixar o carro e dá para ir a pé apreciando toda a beleza do lugar. Até este local que dá para parar o carro, com certeza você chega com o Tracker original.

LGVM
15/04/2009, 00:19
Fala Elver, blz!?

Estive na do lado de lá em Janeiro. Tinha chovido muito e as pedras estavam bem lisas. Vc vai reduzido bem devagar que não tem erro. Realmente a última subida depois da ponte é o trecho mais difícil (mas nada de outro mundo). O Pajero todo original subiu numa boa, estava bem liso e o controle de tração fez com que o carro subisse numa tranquilidade absurda.

Meu conselho, vai com fé, passe pelo menos uma noite na pousada que é carinha mas vale o investimento (afinal só levamos memórias desta vida) e se por acaso não conseguir subir (se insistir consegue) estará a 100m de caminhada da pousada. A trilha é de pedra, os pneus originais vão bem sim!!

Abs e boa viagem!!

Girti
15/04/2009, 01:16
Boa noite galera 4x4,

[]`s

Elver, estive nesta estrada em Dezembro/08, debaixo de chuva, e ela estava beeeem ruim. Acredito que esteja melhor agora, pois tem chovido menos. Entretanto, há trechos com muitas pedras e facões, e o trecho final, a tal da laje de pedra, é muito ruim e acidentado, acredito que passar por ele com um Tracker original seja bastante arriscado, ainda mais se levarmos em conta que, ao que parece, você ainda não está bem familiarizado com o novo carro.
Por que você não vai explorar outros lugares da região? Há muito assunto em Itamonte, Alagoa, Fragária, Aiuruoca, Matutu e em outros lugares próximos, os mapas anexos poderão orientá-lo (particularmente o terceiro). Você poderá se divertir nestas regiões, acumulando experiência e conhecimento sobre o Tracker que lhe permitirão aproveitar melhor uma futura viagem à Pousada Do Lado De Lá
.

Elver
15/04/2009, 09:28
Galera,
Obrigado pelas respostas, porém ainda estou em dúvidas, uns falaram que da pra ir outros me deixaram até assustado, hehehe.

Como eu pretendo ir no final de maio início de junho (finalmente, férias!) acredito que a trilha esteja melhorzinha, pois não é uma época de chuvas e, como o trecho final da trilha é o pior (100m da pousada) nada impede de largar o carro lá e pedir para alguém da pousada me rebocar caso seja necessário, vale lembrar que vou durante o dia, na parte da manhã, da tempo de resolver qualquer pepino.

Com relação a falta de experiência eu consigo compensar com excesso de prudência, não vou me enfiar em um lugar que eu não tenha certeza que consiga sair, sempre desço do carro, olho com cuidado antes de acelerar para cima de qualquer obstáculo mais complicado.

Cheguei a ler algumas reportagens a respeito dessa pousada e vi diversas fotos, onde um Jimmy,um GV e um Subaru Forrester estavam na pousada, aparentemente, originais, logo, acho que da para subir com a Tracker se for com cuidado e calma.

As proteções eu só coloquei o protetor de carter e motor, não sei se é necessário colocar mais proteção para fazer essa trilha, como não sou um "4x4 hardcore" não tenho muito interesse em entupir o carro de proteção para usar ele em trilhas leves.

Eu acho que dá para ir, não é possível que tenham feito uma pousada em um lugar que só trator consiga subir, heheh

Girti, obrigado pelos mapas, já estão impressos, assim minha mulher (a navegadora) já vai estudando o que vamos fazer por lá.

Eduardo Tescarollo
15/04/2009, 10:23
Elver,

Se voçê for em um dia que não tenha chovido, pode ir sem medo, sobe na boa, agora se tiver chovido com pneus para asfalto não sobe. Claro que tudo depende em que estado a estrada ficou depois das chuvas. Agora uma coisa voçê pode ter certeza, vale a pena ir até lá.

Abs

Augustoqm5
15/04/2009, 11:22
Eu não conhecia essa pousada. Pelo relato do pessoal aqui fiquei com vontade de ir.
Vou tentar chegar com a Actyon Sports. Se não der eu volto.

Eduardo Tescarollo
15/04/2009, 11:33
Eu não conhecia essa pousada. Pelo relato do pessoal aqui fiquei com vontade de ir.
Vou tentar chegar com a Actyon Sports. Se não der eu volto.

Quer ficar com um pouco a mais de vontade de ir, de uma olhada no site:

www.doladodela.com.br (http://www.doladodela.com.br)

Guilherme Velloso
15/04/2009, 11:46
Galera,
Obrigado pelas respostas, porém ainda estou em dúvidas, uns falaram que da pra ir outros me deixaram até assustado, hehehe.

Como eu pretendo ir no final de maio início de junho (finalmente, férias!)
Girti, obrigado pelos mapas, já estão impressos, assim minha mulher (a navegadora) já vai estudando o que vamos fazer por lá.

caro Elver
estive hospedado na pousada do lado de lá, em julho de 2008, local realmente é mágico, recepção nota 1000, principalmente se for época de lua cheia o visual fica indescritível.
quanto a chegada eu lhe aconselho a deixar sua tracker no estacionamento e pegar carona com o pessoal da pousada pois a trilha de subida /descida merece uma atenção redobrada especialmente que seu carro não tem pneus nem proteção adequada.

mas esta solução limitaria a uma andança pelos lados do gamarra, descida para baependi, as cachoeriras são d+, em especial o espraiado do gamarra, lugar bão sem base para tomar uma cerva e curtir um solzinho na beira do rio geeeeelaaaaaaaado.

melhor sugestão ao meu ver no frigir dos ovos, já que vc iria em junho, arruma um jogo de pneus e coloca proteção no seu carro, se der $$$$ um calço na carroceria de 2`e só alegria...

tenho tracklog do trajeto se for do interesse
um forte abraço e boa viagem

ps: a cozinheira de lá além de cozinhar bem pra caramba é poetisa....:concordo:

Elver
15/04/2009, 11:48
Eu acho que vou acabar encarando com a Tracker sim, devo ligar para a pousada umas 24 horas antes de ir para saber como anda o estado da trilha e o tempo na região, se estiver tudo em ordem, só encher o tanque e seguir viagem.

Eduardo Tescarollo
15/04/2009, 12:21
Eu acho que vou acabar encarando com a Tracker sim, devo ligar para a pousada umas 24 horas antes de ir para saber como anda o estado da trilha e o tempo na região, se estiver tudo em ordem, só encher o tanque e seguir viagem.

Amigo,

Se quizer deixar a viagem ainda mais interresante, venha pela Dutra até Engeiro Passos, subindo sentido Itamonte pela BR até a garganta do registro, ali começa uma estrada de terra que leva até o parque do Itatiaia, mas bem antes a esquerda sai uma estrada que chega até Aiuruoca tudo por terra, tem uns 80 Km, com um visual muito bonito.
No link abaixo tem a planilha para voçê não se perder, faça este trajeto que voçê não se arrependerá, é muito legal.

http://www.planetaoffroad.com.br/p14j.htm (http://www.planetaoffroad.com.br/p14j.htm)

Elver
15/04/2009, 14:13
Aos interessados, eu mandei um e-mail para a Pousada perguntando como estava a estrada e o acesso, eis a resposta deles:

De: pousada do lado de lá [mailto:pousada_doladodela@yahoo.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 15 de abril de 2009 14:11
Para: Elver Henrique Colucci Alves da Silva
Assunto: Re: Acesso a Pousada
Oi Elver,
O acesso está tranquilo para 4x4, pois está sendo calçada de pedra, as subidas da serra.
Agora terminam as chuvas...É outono!
Abraços,
Guilherme

LGVM
15/04/2009, 15:42
Amigo,

Se quizer deixar a viagem ainda mais interresante, venha pela Dutra até Engeiro Passos, subindo sentido Itamonte pela BR até a garganta do registro, ali começa uma estrada de terra que leva até o parque do Itatiaia, mas bem antes a esquerda sai uma estrada que chega até Aiuruoca tudo por terra, tem uns 80 Km, com um visual muito bonito.
No link abaixo tem a planilha para voçê não se perder, faça este trajeto que voçê não se arrependerá, é muito legal.

http://www.planetaoffroad.com.br/p14j.htm (http://www.planetaoffroad.com.br/p14j.htm)
Elver, recomendo este passeio é muito bonito.

Mesmo com chuva o Tracker chega original e se por acaso tiver que deixar no caminho ja estará próximo a pousada. O único trecho que pode dar zica é a última subida. Se tiver erosões muito grandes tá cheio de pedra pra encher o buraco. Se for devagar e sempre não judia o carro, o trecho é técnico e não pesado. O pneu só faria diferença se fosse lama, mas é pedra.

Vai com fé e divirta-se.

Abs,

AKPG
16/04/2009, 08:55
Estive lá no carnaval. Dá para ir sossegado. As partes que antes eram mais "lamacentas" foram calçadas. Então o que sobrou de dificuldade é justamente a parte que fica depois da porteira de entrada da pousada. Mas ai é muito mais pedra e portanto os pneus originais dão conta do recado.

Vejam o vídeo com imagens da região.

Abraço,

YouTube - Passeio no Carnaval 2009 em Aiuruoca - Parte 1[/URL]

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=iU92Mex8_IA"][ame=http://www.youtube.com/watch?v=iU92Mex8_IA]YouTube - Passeio no Carnaval 2009 em Aiuruoca - Parte 2[/URL]

Elver
16/04/2009, 09:27
Parece tranquilo mesmo, exceto pelo cara da Ranger que depencou e estourou a lanterna ... só entre nós, aquilo foi imprerícia por ter entrado de forma errada na valeta ou acidente de percurso que pode acontecer (a terra ceder, por exemplo)?

Não sei se seria o mais correto, mas nesse cas eu passaria pelo outro lado, para evitar que as rodas caissem dentro da valeta, é correto esse procedimento?

Alexandre henrique Costa
16/04/2009, 09:42
Parece tranquilo mesmo, exceto pelo cara da Ranger que depencou e estourou a lanterna ... só entre nós, aquilo foi imprerícia por ter entrado de forma errada na valeta ou acidente de percurso que pode acontecer (a terra ceder, por exemplo)?

Não sei se seria o mais correto, mas nesse cas eu passaria pelo outro lado, para evitar que as rodas caissem dentro da valeta, é correto esse procedimento?
Elver ,

Pode ir tranquilo estive a pouco tempo no vale do matutu e fui fazer o trajeto para a pousada do lado de lá , estou com um Granvitara 3 portas ( ok, os pneus eram para lama) , mas de qq maneira os piores pontos já estão calçados ( infelizmente prq ali que ficava "boa a estrada" rsrsr) , vá com cuidado( parte das pedras) mas da pra chegar tranquilo... Vale a pena a ida ...

Outro caminho bem legal que fiz , foi indo pela dutra > penedo> visconde de maua> depois fui pela fazenda do paiol > cachoeira do Paiol>alagoas>vale do matutu( esse caminho realmente tem que estar com pelo menos pneus para lama, pois a subida e muito ingreme( 1 reduzida) e com alguns facões) , se estiver com pelo menos pneus descentes vai q vale a pena , tenho o tracklog se vc quiser... o uniconto la em cima era uma "ponte" ( em cima de um pequeno riacho)hehe , ponte não pinguela com 02 troncos de eucalipito queera muito "justo " não pode errar pois se cair fica preso ( nada q uma boa enchada e umas horinhas não te tire , mas ai vai a dica...
[]'sss

Elver
16/04/2009, 11:59
Meu roteiro já foi definido pela navegadora (minha mulher, no caso), vou para São Francisco Xavier, depois para Aiuruoca e depois para Penedo/Visconde de Mauá, o caminho que farei entre os lugares ainda não sei, já vi diversas alternativas interessantes e muitas dicas do pessoal do fórum, estamos estudando ainda qual sugestão vamos seguir, já que são tantas e os dias de férias passam rápido demais para aproveitá-las, hehe.

Como minha mulher trabalha com preservação ambiental, voltada para as aves (www.savebrasil.org (http://www.savebrasil.org)) é certeza que eu devo passear MUITO por essas regiões.

Pretendo no próximo semestre trocar os pneus do carro e colocar um melhorzinho para encarar os lugares mais complicados ai eu faço esse caminho que você sugeriu!

Girti
16/04/2009, 12:14
Meu roteiro já foi definido pela navegadora (minha mulher, no caso), vou para São Francisco Xavier, depois para Aiuruoca e depois para Penedo/Visconde de Mauá, o caminho que farei entre os lugares ainda não sei, já vi diversas alternativas interessantes e muitas dicas do pessoal do fórum, estamos estudando ainda qual sugestão vamos seguir, já que são tantas e os dias de férias passam rápido demais para aproveitá-las, hehe.

De São Francisco Xavier para Aiuruoca? Você tem certeza, Elver? Embora ambas sejam em MG, estão bastante distantes! Vocês pretendem viajar apenas no feriado, ou é uma viagem mais longa?

No primeiro caso, é melhor reconsiderar o roteiro, vocês vão passar mais tempo rodando do que descansando... :mrgreen: Mas se a viagem é de férias, portanto mais longa, posso sugerir um roteiro:

SFX/Itajubá/Wenceslau Brás/Delfim Moreira/Marmelópolis/Gorda/Virgínia/São Sebastião do Rio Verde/Pouso Alto/Aiuruoca/Alagoa/Santo Antonio/Mirantão/Maringá(ou Visconde de Mauá)

Eduardo Tescarollo
16/04/2009, 15:34
SFX/Itajubá/Wenceslau Brás/Delfim Moreira/Marmelópolis/Gorda/Virgínia/São Sebastião do Rio Verde/Pouso Alto/Aiuruoca/Alagoa/Santo Antonio/Mirantão/Maringá(ou Visconde de Mauá)
[/QUOTE]

Belo trajeto, eu fazeria diferente: SFX/Sapucai Mirim/Campos do Jordão/Delfim Moreira/Marmelópolis/Virginia/Passa Quatro/Itanhandu/Itamonte/Alagoa/Matutu/Aiuruoca

Andaria tudo em estrada de terra.

Girti
16/04/2009, 15:52

Belo trajeto, eu fazeria diferente: SFX/Sapucai Mirim/Campos do Jordão/Delfim Moreira/Marmelópolis/Virginia/Passa Quatro/Itanhandu/Itamonte/Alagoa/Matutu/Aiuruoca

Andaria tudo em estrada de terra.

Estas opções me passaram pela cabeça, mas também pensei que:

Subir a serra de Sapucaí Mirim até Campos do Jordão, atravessá-la inteira (e ela não é uma cidade pequena!) e descer a serra do outro lado seria algo contraproducente, gastando muito combustível e tempo. O trajeto por Itajubá é muito bonito, e, no trecho até Delfim Moreira, há, meio escondida, uma pequena represa, que merece uma visita!

Passar pelo trajeto Alagoa-Aiuruoca na ida e na volta seria repetitivo (embora o trajeto seja muito bonito). Indo pelo asfalto de Pouso Alto até Aiuruoca percorre-se um dos trechos mais bonitos da estrada, com vários trechos onde "túneis" de árvores que cobrem a estrada, belos visuais (a estrada sobe bastante) e a oportunidade de, ao chegar em Aiuruoca, avistar-se a serra do Papagaio inteira. Depois, no percurso até V. de Mauá, percorre-se o trecho Aiuruoca-Alagoa, completando-se um circuito.

Enfim, é uma questão de escolher, e é ótimo que existam diversas opções, não? :concordo:

Eduardo Tescarollo
16/04/2009, 16:17
Claro que opinião é opinião, e quanto mais melhor. Eu não teria problema algum em atravessar C.J, inclusive aproveitaria para tomar um chopp escuro no Baden Baden. E de Aiuruoca para V. de Mauá não iria por Alagoa. Mas como disse é questão de escolher.

AKPG
16/04/2009, 18:03

Foi um pouco dos dois. Misturou imperícia com azar de desbarrancar parte da erosão.
Pelo outro lado eu não achei seguro passar pois o carro ficaria muito inclinado e se a erosão desbarrancasse seria muito pior o estrago...

Vale lembrar que esta erosão não estava no caminho normal da pousada. Ela fica na estrada que liga Baependi até a pousada.

Abraço,

Girti
17/04/2009, 01:07
Claro que opinião é opinião, e quanto mais melhor. Eu não teria problema algum em atravessar C.J, inclusive aproveitaria para tomar um chopp escuro no Baden Baden. E de Aiuruoca para V. de Mauá não iria por Alagoa. Mas como disse é questão de escolher.

Alagoa seria apenas um ponto de passagem, seguindo-se depois em direção a Itamonte, para, mais ou menos no meio do percurso, pouco após o acesso ao Garrafão, tomar-se a estrada que leva a Santo Antonio, Mirantão e V de M.

Lembrei-me de outra opção: a partir de Aiuruoca, seguir até Carvalhos (uns 15 ou 20 Km de asfalto), depois até Franceses, subindo-se depois a serra que leva até Bocaina de Minas (com direito a um lindo visual no topo desta serra), de onde se segue até Santo Antonio.

Qual seria a sua opção entre Aiuruoca e V de M?

Eduardo Tescarollo
17/04/2009, 08:37
Alagoa seria apenas um ponto de passagem, seguindo-se depois em direção a Itamonte, para, mais ou menos no meio do percurso, pouco após o acesso ao Garrafão, tomar-se a estrada que leva a Santo Antonio, Mirantão e V de M.

Lembrei-me de outra opção: a partir de Aiuruoca, seguir até Carvalhos (uns 15 ou 20 Km de asfalto), depois até Franceses, subindo-se depois a serra que leva até Bocaina de Minas (com direito a um lindo visual no topo desta serra), de onde se segue até Santo Antonio.

Seria esta mesmo Aiuruoca/Carvalhos/Bocaina/Sto Antonio. Na ultima vez que estive em Aiuruoca, fiquei sabendo desta estrada que sai do lado do cemitério por um morador, mas me parece que da para sair direto em Sto Antonio, inclusive ele me falou que a estrada é muito bacana, que vale a pena faze-la, segundo ele em alguns trecho só jeep passa, mas como não tinha tempo esta vai ficar para a proxima vez.

Abraços

Elver
17/04/2009, 11:51
Galera,

Fiquei até zonzo com a quantidade de dicas e possibilidades que vocês me mostraram de caminhos! Já separei todas as possíveis rotas e vou dar uma olhada com calma para ver qual caminho vou seguir, eu tenho 10 dias de férias, então da pra aproveitar bastante :)

Novamente, agradeço a todos pelas respostas rápidas e pelas dicas!

[]'s!

Pablo Toledo
17/04/2009, 14:14

Estive no feriado de páscoa pela primeira vez em Aiuruoca, ficando no Vale do Matutu, e realmente o visual da estrada via Pouso Alto é sensacional!

No geral, as estradas de terra de Aiuruoca estão em ótimas condições. Notei que passaram a máquina muito recentemente. O único trecho que tem alguma criticidade é sentido Alagoa e neste caso é prudente estar com pneus mud, pois se chover o bixo pega.

Note embora Aiuruoca seja muito pequena, as distâncias entre os programas não são tão curtos assim. Da pousada Do Lado de Lá (que fica de uma lado do Pico do Papagaio) até o final do Vale do Matutu são uns 50km ou mais de estradas de terra.

Vale destacar também que a subida Do Lado de Lá até o Retiro dos Pedros está vetada para veículos. Segundo informações que tive, se o Ibama te pega por lá é encrenca.

[]

Eduardo Tescarollo
17/04/2009, 14:35
Vale destacar também que a subida Do Lado de Lá até o Retiro dos Pedros está vetada para veículos. Segundo informações que tive, se o Ibama te pega por lá é encrenca.

[][/QUOTE]

Voçê tem razão, na propria pousada eles informam que se não pode mais subir até o retiro de veículo.

Blz

Girti
17/04/2009, 19:21
Galera,

Fiquei até zonzo com a quantidade de dicas e possibilidades que vocês me mostraram de caminhos! Já separei todas as possíveis rotas e vou dar uma olhada com calma para ver qual caminho vou seguir, eu tenho 10 dias de férias, então da pra aproveitar bastante :)

Novamente, agradeço a todos pelas respostas rápidas e pelas dicas!

[]'s!

Elver, se eu fosse você, concentrava estes 10 dias de viagem na região de Aiuruoca/Alagoa/Fragária/Santo Antonio/Visconde de Mauá, ou seja, para os lugares mais distantes de São Paulo, deixando São Francisco Xavier para uma viagem de final de semana ou de feriado, já que esta é bem mais próxima de São Paulo.

Elver
20/04/2009, 09:00
Vou levar em consideração essa idéia de focar os 10 dias nos lugares mais distantes, porém como minha mulher trabalha com proteção ambiental ela estava louca para ver o Muriqui (macaco títico na região de SFX) ai eu terei que convencer a patroa, caso cotrario não vai rolar, heheh.

Mas novamente, muito obrigado pelas dicas dos passeios e pelas informações, quando eu voltar eu posto as fotos da viagem!

[]'s

Emilio Carlos
20/04/2009, 09:15
Boa noite galera 4x4,

[]`s

ELVER, essa trilha que você se refere para a pousada do lado de lá, é a que sai de Baependi e chega na pousada (+ - 42Km)?
Se for essa eu a fiz em Dezembro de 2008 numa Grand Cherokee Laredo 6cc, sem qualquer preparação para off Road, e pneus Wrangler 100% asfalto. É uma trilha que estava bem deserta após um determinado trecho, tanto que tinha arvores de cerrado caida no caminho e fiquei com dúvida se estava no local certo.
Mas consegui ir na boa, com prudência. Fui apenas em um carro, eu a esposa e tres crianças e te confesso que não faria isso novamente em apenas um carro. O ideal é ter um outro carro de apoio. A planilha de off road para esse trajeto Baependi-Aiuruoca, você consegue no posto de gasolina em frente a rodoviária de Baependi. O local é lindo mas na reta final, haja adrenalina.
Agora se você pretende ir de Aiuruoca até a pousada do lado de lá.........isso é café pequeno! Da para ir sem qualquer preocupação..........mas na outra eu acredito ser prudente outro carro como apoio.

Girti
20/04/2009, 19:45
Vou levar em consideração essa idéia de focar os 10 dias nos lugares mais distantes, porém como minha mulher trabalha com proteção ambiental ela estava louca para ver o Muriqui (macaco títico na região de SFX) ai eu terei que convencer a patroa, caso cotrario não vai rolar, heheh.

Mas novamente, muito obrigado pelas dicas dos passeios e pelas informações, quando eu voltar eu posto as fotos da viagem!

[]'s

Elver, basta você convidar a sua esposa para um romântico final de semana em SFX :-D, em outra época, como Junho ou Agosto (ou seja, no Inverno, porém fora da alta temporada). Uma viagem de final de semana para SFX é perfeitamente viável, pois a cidade fica bastante próxima a São Paulo.

Rodrigo Menezes
22/04/2009, 00:08
Boa noite galera 4x4,

[]`s

Olá, Elver

Se for por Baependi a única parte preocupante é aquela subida com erosão que aparece na filmagem do AKPG, onde a Ranger caiu. Eu tive problemas para subir, ainda mais que não tinha onde amarrar o guincho, mas depois descobri que tem um pequeno desvio na estrada justamente para evitar este ponto. Essa região foi transformada no Parque Estadual do Papagaio, e estão realizando obras de calçamento de pedras nas partes mais "divertidas" da estrada. Tomara que não estraguem o lugar.

Abraços a todos!

Joao Baeta
22/04/2009, 00:11
Elver, basta você convidar a sua esposa para um romântico final de semana em SFX :-D, em outra época, como Junho ou Agosto (ou seja, no Inverno, porém fora da alta temporada). Uma viagem de final de semana para SFX é perfeitamente viável, pois a cidade fica bastante próxima a São Paulo.

:arrow:Gil,
SP a SFX fica exato 150km!
RJ a SFX -> 420km!!!!
Ficamos lá no feriado de s.santa..... E rodamos a MVerde e CJordão... Show!!
A gente volta no feriado da indep. do Brasil!!!
E um fds qualquer a gnt vai a Aiuruoca... Ficando na pousada + alta do Brasil!!!
:concordo:

Elver
22/04/2009, 11:47
A estrada que eu devo pegar é a mais leve mesmo, não vou por Baependi, pelo menos ainda não, preciso pegar mais experiência com o carro antes de me meter nesses lugares mais complicados, mas agradeço a dica!

Pablo Toledo
22/04/2009, 20:48
Elver, por Baependi é só asfalto e dos bons.
Não pega nem uma estradinha de terra batida sequer.

Pablo Toledo
22/04/2009, 20:57
:arrow:Gil,
SP a SFX fica exato 150km!
RJ a SFX -> 420km!!!!
Ficamos lá no feriado de s.santa..... E rodamos a MVerde e CJordão... Show!!
A gente volta no feriado da indep. do Brasil!!!
E um fds qualquer a gnt vai a Aiuruoca... Ficando na pousada + alta do Brasil!!!
:concordo:

Baeta, esta pousada deve ser a segunda mais alta do Brasil.
A Pousada Alsene, que fica a 2km da entrada da parte alta do Itatiaia, está a 2400m de altura.

[]s

Girti
22/04/2009, 22:31

Pablo, isto deve ser um mal entendido, a estrada de Baependi até a Pousada do Lado de Lá é de terra, e é péssima, aliás, nem pode ser chamada de estrada!

Girti
22/04/2009, 22:32
Baeta, esta pousada deve ser a segunda mais alta do Brasil.
A Pousada Alsene, que fica a 2km da entrada da parte alta do Itatiaia, está a 2400m de altura.

[]s

Concordo, o Alsene fica em local mais alto!

dudarj
23/04/2009, 13:20
Então a pousada Lado de lá tá fazendo propaganda ENGANOSA!!!! pois no site deles informa que é a mais alta do Brasil....

Augustoqm5
23/04/2009, 13:33
Fui na terça. Mas não cheguei até a pousada, encontrei o dono voltando no caminho e ele disse que estava fechada. Subi por Airuoca e fui até a bifurcação para Baependi. Desci por lá. Levei quase uma hora para descer os primeiros 6 km, já estava quase escurecendo.
Mas já arrumaram as erosões, dá pra passar tranquilo. A estrada de Airuoca foi calçada nos pontos mais íngrimes e está fácil, pelo menos até a bifurcação. A estrada para Baependi está toda marcada (marcas de obra) e parece que vão fazer o calçamento nos trechos difíceis de lá tb.

Girti
23/04/2009, 15:03
Fui na terça. Mas não cheguei até a pousada, encontrei o dono voltando no caminho e ele disse que estava fechada. Subi por Airuoca e fui até a bifurcação para Baependi. Desci por lá. Levei quase uma hora para descer os primeiros 6 km, já estava quase escurecendo.
Mas já arrumaram as erosões, dá pra passar tranquilo. A estrada de Airuoca foi calçada nos pontos mais íngrimes e está fácil, pelo menos até a bifurcação. A estrada para Baependi está toda marcada (marcas de obra) e parece que vão fazer o calçamento nos trechos difíceis de lá tb.

Quando eu passei por lá, no final de Dezembro/08, a "estrada" estava em obras, com os trechos mais críticos sendo calçados. Fui informado que a intenção é tornar a ligação Baependi-Aiuruoca "por dentro" trafegável.

Eduardo Tescarollo
23/04/2009, 16:58

Não é esta estrada que estão se referindo, é uma estrada que vai de Baependi a Aiuruoca passando pela pousada do lado de la. Inclusive em uma edição da revista 4x4, já tinham anunciado que o Prefeito de Baependi iria melhorar esta estrada, para beneficiar os moradores da região e os turistas.

Blz

Girti
22/05/2009, 21:39
E aí, Elver, você foi ou não foi? :shock:

Elver
16/06/2009, 15:56
Galera, a tracker original SOBE SIM, e sobe firme, sem "reclamar", só usar a reduzida que ela vai que eh uma beleza!

Eu só tive problema no degrau que tem antes de passar a ponte, pouco antes da subida do lajeado de pedra, a 100mts da pousada, como a tracker não é muito alta perto de outros jipes, e eu não tenho mta experiencia nesse tipo de "estrada" eu acabei entrando errado no degrau e tive que calçar o pneu dianteiro para desenroscar o carro e depois descer de lado, corretamente, porém depois disso, foi tranquilo!

Realmente, a pousada é EXCEPCIONAL, vale cada centavo, tanto pela paisagem quanto pela recepção, a Marcela e o Márcio fazem o passei valer a pena! Infelizmente não consegui conhecer o Guilherme (dono do local) porque ele estava na cidade quando eu fiquei hospedado, mas deve ser daqueles que tem mtas histórias divertidas para contar. Eu cheguei a mandar um e-mail para ele perguntando se uma tracker original subiria lá sem problemas e ele me respodeu: Sim! Vem que ela sobe tranquilo...
Mas só depois eu fui saber que ele já levou uma Hilux 4x2 lá pra cima, subindo o lajeado com o carro parecendo um cabrito (palavras do Marcio), resumindo, ele não é muito parâmetro para essas coisas...

Sobre o calçamento da estrada, sim, os treços mais divertidos ou já estão calçados ou em fase final de calçamento, logo a estrada entre Auirioca e Baependi vai ficar divertida só debaixo de temporal. Conversei com um dos trabalhadores enquanto esperava minha mulher bater umas fotos do caminho e ele me disse que devem concluir tudo antes do final desse ano.

Outra notícia triste é que a trilha de jipeiros que vai até o Retiro dos Pedros foi fechada para jipes, pois o povo não conseguia respeitar o local, deixando muito lixo acumulado na área do retiro, o próprio Guilherme cuidou de fechar a estrada e limpar toda a região junto com o Marcio, depois dele ver uma lata de óleo e uma garrafa pet descendo cachoeira abaixo ao lado da pousada ... é uma tristeza porque por conta de alguns muitos perderam uma trilha que deveria ser um espetáculo para jipeiros (não sei se alguém daqui já fez, mas pelo que eu vi, teria que ter braço pra passar lá).

Eu fiz a trilha para a Cachoeira dos Garcias e a Trilha para o Retiro dos Pedros apé, pretendo voltar lá na primavera (setembro ou outubro) para ficar mais uns 3 dias e fazer também a trilha do Bico do Papagaio, que é um pouco mais pesada.

Não tem como descrever o local e a experiência que é ficar hospedado lá... tem que ir para ver!

Eu reduzi algumas fotos, perderam um pouco da qualidade, mas serve como base, se alguém se interessar pelas fotos com resolução máxima do local me avise que eu mando de outra maneira (cada foto tem entre 3 e 4 MB)

A primeira foto foi o único local que tive dificuldade com a tracker, ao ver a foto vocês vão ver a "cabaçada" que eu fiz (coisa de principiante mesmo), para sair tive qua calçar a roda da frente, voltar um pouco e descer pelo lado direito da foto (lado do motorista) ai foi bem. A outras fotos são da antiga trilha de jipeiros para o Retiro dos Pedros, a qual eu fiz apé primeiro porque meu carro não passa ali nem fodendo, e segundo proque ela está fechada. A outra foto é o sol nascendo, as 5:20 da manhã, mais ou menos, com a temperatura a 0 graus ... espetacular.

Eu recomendo a TODOS esse passeio, vale cada centavo do investimento.

Agora já estou me preparando para a próxima viagem, quem sabe passear lá pros lados da Serra da Canastra :)

[]'s e muito obrigado a todos que me ajudaram com dias e sugestões! Fizemos o caminho por dentro entre São Francisco Xavier e Auriuoca... simpelsmente linda a estrada!

Girti
16/06/2009, 23:27
Galera, a tracker original SOBE SIM, e sobe firme, sem "reclamar", só usar a reduzida que ela vai que eh uma beleza!

Eu só tive problema no degrau que tem antes de passar a ponte, pouco antes da subida do lajeado de pedra, a 100mts da pousada, como a tracker não é muito alta perto de outros jipes, e eu não tenho mta experiencia nesse tipo de "estrada" eu acabei entrando errado no degrau e tive que calçar o pneu dianteiro para desenroscar o carro e depois descer de lado, corretamente, porém depois disso, foi tranquilo!

Realmente, a pousada é EXCEPCIONAL, vale cada centavo, tanto pela paisagem quanto pela recepção, a Marcela e o Márcio fazem o passei valer a pena! Infelizmente não consegui conhecer o Guilherme (dono do local) porque ele estava na cidade quando eu fiquei hospedado, mas deve ser daqueles que tem mtas histórias divertidas para contar. Eu cheguei a mandar um e-mail para ele perguntando se uma tracker original subiria lá sem problemas e ele me respodeu: Sim! Vem que ela sobe tranquilo...
Mas só depois eu fui saber que ele já levou uma Hilux 4x2 lá pra cima, subindo o lajeado com o carro parecendo um cabrito (palavras do Marcio), resumindo, ele não é muito parâmetro para essas coisas...

Sobre o calçamento da estrada, sim, os treços mais divertidos ou já estão calçados ou em fase final de calçamento, logo a estrada entre Auirioca e Baependi vai ficar divertida só debaixo de temporal. Conversei com um dos trabalhadores enquanto esperava minha mulher bater umas fotos do caminho e ele me disse que devem concluir tudo antes do final desse ano.

Outra notícia triste é que a trilha de jipeiros que vai até o Retiro dos Pedros foi fechada para jipes, pois o povo não conseguia respeitar o local, deixando muito lixo acumulado na área do retiro, o próprio Guilherme cuidou de fechar a estrada e limpar toda a região junto com o Marcio, depois dele ver uma lata de óleo e uma garrafa pet descendo cachoeira abaixo ao lado da pousada ... é uma tristeza porque por conta de alguns muitos perderam uma trilha que deveria ser um espetáculo para jipeiros (não sei se alguém daqui já fez, mas pelo que eu vi, teria que ter braço pra passar lá).

Eu fiz a trilha para a Cachoeira dos Garcias e a Trilha para o Retiro dos Pedros apé, pretendo voltar lá na primavera (setembro ou outubro) para ficar mais uns 3 dias e fazer também a trilha do Bico do Papagaio, que é um pouco mais pesada.

Não tem como descrever o local e a experiência que é ficar hospedado lá... tem que ir para ver!

Eu reduzi algumas fotos, perderam um pouco da qualidade, mas serve como base, se alguém se interessar pelas fotos com resolução máxima do local me avise que eu mando de outra maneira (cada foto tem entre 3 e 4 MB)

A primeira foto foi o único local que tive dificuldade com a tracker, ao ver a foto vocês vão ver a "cabaçada" que eu fiz (coisa de principiante mesmo), para sair tive qua calçar a roda da frente, voltar um pouco e descer pelo lado direito da foto (lado do motorista) ai foi bem. A outras fotos são da antiga trilha de jipeiros para o Retiro dos Pedros, a qual eu fiz apé primeiro porque meu carro não passa ali nem fodendo, e segundo proque ela está fechada. A outra foto é o sol nascendo, as 5:20 da manhã, mais ou menos, com a temperatura a 0 graus ... espetacular.

Eu recomendo a TODOS esse passeio, vale cada centavo do investimento.

Agora já estou me preparando para a próxima viagem, quem sabe passear lá pros lados da Serra da Canastra :)

[]'s e muito obrigado a todos que me ajudaram com dias e sugestões! Fizemos o caminho por dentro entre São Francisco Xavier e Auriuoca... simpelsmente linda a estrada!

Vejo que você aproveitou muuuuito bem a sua viagem! Legal!

Eu conheci o Retiro dos Pedros em 1.992, quando estava fazendo uma travessia a pé entre Aiuruoca e Alagoa, acampando lá. O lugar é maravilhoso! Acampei diversas vezes lá (umas 8 ou 9 vezes), sempre chegando a pé, com uma exceção, em 1.996, quando estava com meus sobrinhos e um casal que tinha uma filha de 1,5 anos. Eles subiram a "estrada" a pé, e eu subi com toda a bagagem e, em outra viagem, com o resto da bagagem, a criança pequena e sua mãe. Inicialmente, eu achei que só conseguiria subir um trecho, pois a "estrada" era péssima, mas acabei chegando em cima.
Anos depois, em uma outra travessia a pé, tivemos a triste visão de uns 20 jipes rodando para cima e para baixo, detonando todo o lugar. Foi neste dia que eu e meus amigos pensamos que já estava mais do que na hora de se proibir a subida de veículos até o local, que não tinha capacidade para receber este tipo de "visita". Felizmente, isto veio a acontecer, algum tempo depois, o que me deixou bastante aliviado!

Em anexo, algumas fotos do Retiro dos Pedros, durante esta visita em 1.996, bem como da subida até lá.

Você pode detalhar qual foi o roteiro entre São Francisco Xavier e Aiuruoca?

Elver
17/06/2009, 11:05
Detalhar o roteiro vai ser um pouco complicado, porque minha esposa acabou não registrando o trajeto e ela que controla isso, eu fico de olho na estrada sempre :)

Mas basicamente fomos por dentro, seguindo um roteiro que passaram aqui nesse post mesmo, somente estrada asfaltada e em ótimas condições, fomos por São Bento do Sapucaí, Sapucaí Mirim e por ai vai.

De Auriuoca para Penedo que fomos por dentro, estada de terra, uns 70Km, pena que estava muito seco, tirou um pouco da diversão :), chegando em Itamonte não conseguimos localizar ninguém que soubesse dizer onde iniciava a trilha Itamonte -> Visconde de Mauá, ai tivemos que ir pela Dutra mesmo, passando pelo Itatiaia.

Valeu o passeio, agora eu estou vendo outros caminhos para percorrer, gostei de andar na pedra, mesmo porque, com meus pneus atuais não da para encarar lamaceira, teria que trocá-los, mas eu ainda quero esperimentar Castelhanos em Ilha Bela, mas só depois de trocar as "botinas" do carro :)

Jo&Sergio
27/08/2009, 19:27
Bom Galera, somos um casal de novatos, aqui no forum e nos caminhos lamacentos, já de idade .... nem tanto :lol:
Fomos apresentados ao forum e ao 4X4 pelo casal daqui, Omar e Mariangela, alguns devem conhecer.
Já acompanhamos o forum a algum tempo, desde que resolvemos comprar um 4X4, e finalmente compramos um SUZUKI - JIMNY 0Km.
No feriado do dia 07.09 vamos para pousada do lado de lá - Aiuruoca, já pesquisei muito, e estou com vontade de fazer o caminho indicado no site da pousada, seguir a Dutra até Engenheiro Passos e subir a Serra da mantiqueira em dirteção a Parque Nacional de Itatiaia, depois seguir a planilha que eles oferecem. as questões são as seguintes:
Novato tem sempre que pedir :dance::dance:
1 - Com o Jimny todo original dá para encarar, não tem nem protetor.
2 - Como fazer com o combustível ?
3 - Vou eu e a patroa, tem problema ?
4 - Caso nao de, o que vcs recomendam ....

P.S. tenho alguma experiencia em lama e trilhas, mas de moto, a idade me fez mudar de transporte :smile:

VOVÔ DO TROLLER
27/08/2009, 20:46
Bom Galera, somos um casal de novatos, aqui no forum e nos caminhos lamacentos, já de idade .... nem tanto :lol:
Fomos apresentados ao forum e ao 4X4 pelo casal daqui, Omar e Mariangela, alguns devem conhecer.
Já acompanhamos o forum a algum tempo, desde que resolvemos comprar um 4X4, e finalmente compramos um SUZUKI - JIMNY 0Km.
No feriado do dia 07.09 vamos para pousada do lado de lá - Aiuruoca, já pesquisei muito, e estou com vontade de fazer o caminho indicado no site da pousada, seguir a Dutra até Engenheiro Passos e subir a Serra da mantiqueira em dirteção a Parque Nacional de Itatiaia, depois seguir a planilha que eles oferecem. as questões são as seguintes:

P.S. tenho alguma experiencia em lama e trilhas, mas de moto, a idade me fez mudar de transporte :smile:
Boa noite Jo&Sérgio. Antes de mais nada, benvindo (ou benvindos) ao forum. Eu tive o prazer de conhecer o casal Omar/Mariângela num passeio que fizemos com o Baré, justamente em Aiuruoca, com uma esticada até o "Lado de Lá". Sérgio, na minha modesta opinião, a primeira coisa a ser feita assim que compramos um 4x4 é colocar as proteções inferiores. Sai bem mais barato do que ter que trocar um câmbio ou um diferencial. Agora, com o JImny com certeza você vai conseguir chegar no Lado de lá numa boa, só tomando cuidado já quase na chegaga da pousada que tem uma pedra enorme. Evidentemente que como o dia 7 está próximo , não vai dar tempo de colocar as proteções, portanto, se você me permite a opinião,coloque-as assim que possível. Com relação ao combustível não há problema, pois o caminho da estrada até o lado de lá é relativamente curto. Coloque a gasolina num posto BR próximo à Aiuruoca , pois a gasolina do único posto existente dentro da cidade não é lá estas coisas.
A pousada , realmente encontra-se num local maravilhoso. Tenho certeza de que vocês irão gostar. Um bom passeio e um ótimo feriado. Abs. Válter.

p.s. Estando em Aiuruoca , não deixem de conhecer o vale do Matuto . Vale a viagem. Na "todo terreno" você vai encontrar as proteções necessárias para o Jimny. É só clicar.
http://www.todoterreno.net/prod_suzuki.htm (http://www.todoterreno.net/prod_suzuki.htm)

NO - CT Santos/SP
27/08/2009, 22:57

JO&Sergio
Eu tb conheci o Omar e mariangela em Aurioca junto com o Valter (se ve-los dê um abraço meu e da Eliane) e tb fui como o Elver acima (tópico 45) até a pousada do Lado de lá com o Tracker original.
Tb tive dificuldade com a mesma pedra (da foto 1) kkkk
Mas dá pra ir, contudo concordo com o Valter hj so voltaria lá com a proteção q vou colocar.
Vcs vão adorar a pousada, vale cada centavo como disse o Elver.
abs

NO - CT Santos/SP
28/08/2009, 01:05
Elver

No feriado de outubro o amigo Zé Roberto ta organizando um passeio pra Babilônia- canastra.
Se lhe interessar entre em contato no topico Kataya.
abs

Girti
28/08/2009, 08:30

Olá!

O caminho que você cita deve ser a "Volta dos 80" parcial (parcial porque, "oficialmente", ela começa e termina em Itamonte), que passa pelo Brejo da Lapa (onde está um pequeno açude, com magnífica vista para a Serra Fina), pela Pousada dos Lobos, Vargem Grande (povoado), Fragária (pousada - ótimo local para dar uma parada e almoçar, aproveitando para conhecer as pousadas de baixo e de cima), Campo Redondo e Berta, seguindo depois até a estrada que liga Itamonte a Alagoa, passando por esta última e indo até Aiuruoca. É um trajeto muito bonito, vale a pena! Há boa sinalização, basta ficar atento. Os mapinhas anexos irão ajudá-lo.

Quanto às suas perguntas:

Se não houve muitas chuvas antes, passará com tranqüilidade. Mas o protetor é sempre recomendável!

Recomendo abastecer na Dutra, antes de subir a serra. Em Alagoa e Aiuruoca você irá encontrar combustível.

Essa eu não entendi muito bem...:pensativo: Que tipo de problema? O fato de irem sozinhos? Se for por isto, não se preocupe, já viajei muito sozinho por esta região, caso haja algum problema com o carro (altamente improvável), sempre haverá algum cavaleiro ou uma casinha por perto, exceto no trecho entre Aiuruoca e a pousada ], que é bastante isolado. Mas neste trecho você deverá encontrar outros 4x4 circulando :concordo:.

4 - Caso nao de, o que vcs recomendam ...

Pode ir sossegado, vai dar para passar, exceto, como eu escrevi anteriormente, em caso de muitas chuvas antes do feriado, caso em que o trecho entre Vargem Grande e a Fragária pode ficar perigoso (literalmente, há trechos de barrancos sem nenhuma proteção, se escorregar, vai cair laááááá embaixo, no rio Aiuruoca). Neste caso, a opção é seguir de Engenheiro Passos até Itamonte, de onde se acessa a ligação com Alagoa.

Eduardo Tescarollo
28/08/2009, 09:23

Opa, tambem vou para lá este feriado, quem sabe a gente se encontra por lá.

Abs

Jo&Sergio
28/08/2009, 10:30
Pessoal, adoramos a recepção e prestatividade do povo do forum :concordo:
Estamos mais seguros agora com as dicas de vocês, e vamos quase sem medo :grin:
Vou ver se coloco as proteções durante esta semana.
Girti, os mapas são ótimos, tenho certeza que serão muito uteis.
De resto, estamos aí, se aparecer uma passeio pode chamar.:dance:
Eduardo, Estarei na pousada entre 04 e 07 de setembro, vamos ver se damos umas voltas por lá.

Abraços

P.S. - Para estrear o carrinho estou indo hoje para Penedo, com aquela visita básica em Visconde de mauá, onde já fui muito, mas será a primeira vez de 4x4.

Elver
28/08/2009, 15:11
Jo&Sergio , vá sem medo e sem pressa que vale a pena sim, como todos já falaram :)

Eu estou voltando para lá no final de setembro (féeerias) devo ficar lá uns 3 dias a caminho da Canastra (tirei 15 dias de férias ... só alegria!)

Avisem a Marcela e o Márcio que o Elver e a Priscila estão voltando .... aproveitando ... vá preparado para comer pra kct, a Marcela cozinha que é um espetáculo!

Boa viagem!!

Jo&Sergio
09/09/2009, 19:22
Pessoal, viagem show de bola !!
Fui via Engenheiro passos, garganta do registro, fragária, alagoa, aiuruoca, 90 km de terra, lama e pedra ...:concordo::concordo:
Voltei por itamonte, mais 40 km :-D
A estrada está light, sem problemas, quanto a tão falada rampa de pedra chegando na pousada, é pedreira, mas com a reduzida e muita calma foi tranquilo, não arrastou nadinha, foi tão bom que desci no meio do feriado para ir ao vale do matuto e subi novamente ..:grin::grin:
A pousada é indescritível, quem conhece sabe do que estou falando, quem não foi ainda, corra pois é demais ...
obrigado ao pessoal que ajudou.
abraços :palmas::palmas:

Inner
10/09/2009, 00:09
Caro Elver fiquei curioso, afinal vc conseguiu chegar na pousada pergunto pois fiquei interessado em conhecer iria de Hilux o que vc diria seria fácil chegar um abraço Inner

Elver
10/09/2009, 10:00
Sim, é fácil subir de Hilux. O problema lá nem é pneus lameiros, com original você sobe porque é tudo pedra. Como eu disse antes: vai reduzido que sobe tranquilo, ainda mais você de Hilux que é mais alta que o Tracker ... vai beeem tranquilo (o dono da Pousada, Guilherme, tem uma Hilux também ...)

Boa viagem e aproveite cada minuto lá, o local é espetacular!

Eduardo Tescarollo
10/09/2009, 10:15
Pessoal, viagem show de bola !!
Fui via Engenheiro passos, garganta do registro, fragária, alagoa, aiuruoca, 90 km de terra, lama e pedra ...:concordo::concordo:
Voltei por itamonte, mais 40 km :-D
A estrada está light, sem problemas, quanto a tão falada rampa de pedra chegando na pousada, é pedreira, mas com a reduzida e muita calma foi tranquilo, não arrastou nadinha, foi tão bom que desci no meio do feriado para ir ao vale do matuto e subi novamente ..:grin::grin:
A pousada é indescritível, quem conhece sabe do que estou falando, quem não foi ainda, corra pois é demais ...
obrigado ao pessoal que ajudou.
abraços :palmas::palmas:

Fiz este mesmo caminho neste feriado. Era voçê que estava descendo da pousada no domingo? Se positivo, cruzamos com voçê e uma Pick-up, estavamos em dois JPX, fomos até a pousada, estava chovendo muito, mas foi tranquilo.

Abs

Jo&Sergio
12/09/2009, 10:16
Eduardo,
Eramos nós mesmo, estavamos junto com uma L200 de uns amigos de são paulo que conhecemos lá, eu lembro ter ter visto voces subindo.
Lugar mágico aquele, não é ? :palmas:
Inner, de Hilux vc sobe até de ré ... :lol::lol:
Vai na fé que é muito bom, neste tópico tem uns mapas que o Girti upou que dão altas dicas.
abraços

Marcos Martins
12/09/2009, 11:24
Eduardo,

Dois JPX juntos é impossivel de não se ver, vcs estavam na Pousada do Sr. Otavio na Fragaria. Vi os jeep proximo da entrada na parte de baixo proximo do Rio. Pena que não consegui falar com vcs. Pensei que ficariam todo o feriado por lá.

Um abraço,

Marcos

Fiz este mesmo caminho neste feriado. Era voçê que estava descendo da pousada no domingo? Se positivo, cruzamos com voçê e uma Pick-up, estavamos em dois JPX, fomos até a pousada, estava chovendo muito, mas foi tranquilo.

Abs

Eduardo Tescarollo
14/09/2009, 14:14
Eduardo,

Dois JPX juntos é impossivel de não se ver, vcs estavam na Pousada do Sr. Otavio na Fragaria. Vi os jeep proximo da entrada na parte de baixo proximo do Rio. Pena que não consegui falar com vcs. Pensei que ficariam todo o feriado por lá.

Um abraço,

Marcos

Fala Marcos,

Era nos mesmos, estavamos conhecendo a cachoeira da pousada, depois seguimos viagem até Aiuruoca.
Tenho um amigo daqui de Itatiba que mora a anos ai em Taubaté, sei que é uma cidade grande, mas que sabe voçê não conhece, ele trabalha na VW, seu nome é Paulo Eduardo Pellizzer.

Abs

edum1312
22/09/2009, 15:39
Sei que esta muito cedo ainda mas estarei indo para a pousada no feriado de finados (2 nov)
Sera minha primeira x tmb!
Alguem mais vai?

dcifu
23/09/2009, 00:17
Edim. Estaremos lá em 3 casais com 2 Trolers e um quadriciculo . Iremos na sexta pela dutra garganta do registro pousada dos lobos etc... Vai ser bem legal... Espero que chova antes para dar uma animada no passeio. Qualquer coisa manda msg aqui ou em pvt. Nos vemos lá.
Abraços

Eduardo Tescarollo
01/10/2009, 16:30
Para quem esta pretendo subir até a pousada do lado de lá, pode ir tranquilo, simplesmente acabaram com a estrada (estão calçando as partes mais ruins), pelo menos tem o trecho proximo a pousada que não será arrumado e ainda tem um pouco de emoção.

dcifu
04/10/2009, 05:48
Eduardo
Que péssima notícia. Será que nem o vale do Matuto trilhas por Itamonte e caminho indo pela garganta do registro não da para pegar um grauzinho de dificuldade um pouco maior. Queremos passear mas tb fazer umas trilhas boas. Da maneira que você colocou vale mais a pena ir de Pajero que e mais confortável já que não precisarei de guincho pneu agressivo pá etc...

Eduardo Tescarollo
04/10/2009, 08:34
Eduardo
Que péssima notícia. Será que nem o vale do Matuto trilhas por Itamonte e caminho indo pela garganta do registro não da para pegar um grauzinho de dificuldade um pouco maior. Queremos passear mas tb fazer umas trilhas boas. Da maneira que você colocou vale mais a pena ir de Pajero que e mais confortável já que não precisarei de guincho pneu agressivo pá etc...

Bom dia !

Eu fui para Aiuruoca pela garganta do registro. É uma estrada de terra sem nenhum grau de dificuldade, somente em dias de chuva próximo a fragária que mereçe um pouco de atenção, no resto é tranquilo, mas o visual é muito legal, procure conhecer a cachoeira que fica na pousada da fragária é bem bonita, sem duvida é um passeio bem legal. Se voçê ainda não conhece vou colocar duas fotos abaixo para voçê ter uma ideia.

dcifu
05/10/2009, 18:01
E por lá tem alguma trilha com algum certo grau de dificuldade ? Nós estmaos indo com os carros bem preparados para Trilha. Gostaríamos de aliar as duas coisas. Se puder me indicar te agradeceria.

Abraços,

Emilio Carlos
06/10/2009, 11:41
E por lá tem alguma trilha com algum certo grau de dificuldade ? Nós estmaos indo com os carros bem preparados para Trilha. Gostaríamos de aliar as duas coisas. Se puder me indicar te agradeceria.

Abraços,

Prezado vá até a cidade de Baependi, em frente a rodoviária tem um posto de combustível. Peça a eles a planilha off road do trecho entre Baependi e Aiuruoca.
Você fará um percurso de uns 50Km com certeza. Estive lá em Dez.2008 e as chuvas tinham judiado um pouco do trecho o que aumentou a emoção.

Eduardo Tescarollo
06/10/2009, 13:10

Abraços,

Não sei te indicar, mas com certeza deve ter. Esta estrada que o amigo indicou é a mesma que estão consertando, só não sei como ela esta depois da pousada sentido Baependi. Eu tenho a planilha Aiuruoca/Baependi, se precisar te arrumo.

Abs

dcifu
06/10/2009, 13:16
Eduardo,

Se você puder me passar a planilha eu te agradeceria. falei com a Roberta da pousada e ela vai tentar ver se tem alguma trilha mais pesada na região. caso não tenha estou pensando em ir até com a Pajero pois é mais confortável do que ir a 100 por hora com os mamutes 33.

Eduardo Tescarollo
06/10/2009, 13:21
Ok amigo, vou scanear te envio, mas só amanhã, as planilhas estão em casa.

Blz

Emilio Carlos
06/10/2009, 13:32
Olá Eduardo!
E é justamente esse trajeto que foi interessante. Entre Baependi e a Pousada do lado de lá. Da pousada até Aiuruoca, mesmo antes desse "arrumação" sempre foi sossegada de se fazer.

Eduardo Tescarollo
06/10/2009, 15:14
Olá Eduardo!
E é justamente esse trajeto que foi interessante. Entre Baependi e a Pousada do lado de lá. Da pousada até Aiuruoca, mesmo antes desse "arrumação" sempre foi sossegada de se fazer.

Fala Emilio,

Sim eu sei que subia na boa, mas pelo menos necessitava de alguma atenção, muita pedra, valetas, em resumo não era uma estrada de terra normal, claro que longe de ser uma trilha, mas já era uma diversão a mais. Agora da pousada até Baependi não conheço. Em setembro estive por la pela segunda vez, e a idéia era ir até Baependi, mas caiu uma chuva daquelas, e o Guilherme dono da pousada aconselhou a não descer a serra, bom ficou para a proxima vez.

Valeu!

Emilio Carlos
06/10/2009, 16:24
Grande Eduardo, o conselho do Guilherme foi oportuno.
Quando se sai por Baependi, você pega subida. Tem um trecho que é só admirar as paisagens, a gente vai de boa. Mas quando se está mais no pé da serra, com chuva, estrada deteriorada pelas enxurradas, eu pensaria duas vezes antes de encarar.
Eu peguei isso, o carro quase não subia a serra de tanto peso, pois quase todos os SANTOS DO CÉU EU CHAMEI PARA ME AJUDAR rs,rs. Brincadeira a parte, mas não voltei pois tinha pouco combustível e tinha receios de não dar para voltar, e quando olhava lá para baixo......cara, podem me chamar de cag......, mas segui pois tinha esse desafio a vencer.
Isso no meu caso, que não sou trilheiro profissional como a maioria de vocês (sangue frio, domínio de técnicas) e não tenho carro preparado.
Fui num Grand Cherokee laredo basicão, sem nada de especial, nem pneu.

Forte abraço.

Eduardo Tescarollo
06/10/2009, 17:03
Putz, que pena que não deu desta vez, quem sabe na próxima!

Abraço.

Eduardo Tescarollo
07/10/2009, 13:26
Eduardo,

Se você puder me passar a planilha eu te agradeceria. falei com a Roberta da pousada e ela vai tentar ver se tem alguma trilha mais pesada na região. caso não tenha estou pensando em ir até com a Pajero pois é mais confortável do que ir a 100 por hora com os mamutes 33.

Amigo as planilhas que tenho estão em anexo. Se não ficar bom me enviei seu e-mail, acho que fica melhor.

Blz

mjps
07/10/2009, 14:24
Pessoal no site da pousada tem as planilhas

Elver
07/10/2009, 17:08
Senhores,

Eu estive lá na Pousada Do Lado de Lá na semana passada e haviam placas dizendo que a estrada estaria interditada durante a semana para obras de calçamento. Vejam direitnho o horário que vão passar pela estrada Baependi->Aiuruoca para não cruzar com um caminhão carregado de pedras ou, se forem a noite, para não cair em buracos que os putos deixam lá (tem vários subindo por Auriuoca).

A estrada que liga Aiuruoca a Baependi passando pela Pousada está metade calçada (lado de Auriuoca), portanto, até um Puma consegue subir sem raspar, o outro lado eu sei que é mais pedreira, mas devem estar cauçando já.

Boa viagem!!

dinhorlf
07/10/2009, 18:36
Senhores,

Eu estive lá na Pousada Do Lado de Lá na semana passada e haviam placas dizendo que a estrada estaria interditada durante a semana para obras de calçamento. Vejam direitnho o horário que vão passar pela estrada Baependi->Aiuruoca para não cruzar com um caminhão carregado de pedras ou, se forem a noite, para não cair em buracos que os putos deixam lá (tem vários subindo por Auriuoca).

A estrada que liga Aiuruoca a Baependi passando pela Pousada está metade calçada (lado de Auriuoca), portanto, até um Puma consegue subir sem raspar, o outro lado eu sei que é mais pedreira, mas devem estar cauçando já.

Boa viagem!!

ainda bem que eu fui antes.:dance::dance::dance:

Marcelo-HPE
25/10/2009, 12:19
E aí minha gente !!
Estou pretendendo ir para Aiuruoca no próximo FDS . se alguem se animar vamos combinar algo .
abs.

dcifu
25/10/2009, 20:05
Marcelo,
Estou indo esta sexta feira e voltamos segunda feira. Ve se vai pois estarei eu minha esposa o rogerio e a esposa dela. vai ser legal dar uns roles por la. Subiremos pela garganta do registro. te tiver afim iniciaremos a subida ao meio dia.
ABS

Marcelo-HPE
25/10/2009, 20:32
Opá !! blz meu camarada , vamos marcar algo sim .
devo ir na sexta tb . devo chegar por volta das 09:00 da manhã se Deus quizer .Vou devo ficar em alguma pousadinha da cidade.
abs.

dcifu
26/10/2009, 00:51
Pois eh ficaremos no lado de la... Somos de SP e iremos sair da Graganta do Regisro as 12:00 .. PX canaleta 16... Nosso programa e chegar na pousada as 18:00 dia seguinte vai ser Baepandi, domingo dedicado ao vale do matutu e segunda voltando (ainda nao sabemos por onde)...
Infelizmente trilha media acho que vamos ficar so rsando 9 quem sabe dom pedro atenda as minhas resas)....
Anyway... Se tu veres um Troller amarelo com guincgo quebra mato e uma parafernatila e so grotar CIFUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU...........
Blz depois posto o canal PY que estaremos...

so uso 38"
30/11/2009, 22:49
Lado de lá,
Sei não !!!!!
Falei com os camaradas que foram e nâo gostaram... Alem de caro os caras são uns chatos..... Não tem nada para fazer além de andar em chão batido !!!! Nada pode !!! Até o tal do Mosteiro dos Pedros naum dá para ir !!!!
Os manos falaram que é jogar latinhas pela janela e dormir mal, etc... Na boa, levo minha barraca daí e fico só na moita ...:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Eduardo Tescarollo
01/12/2009, 08:40
Lado de lá,
Sei não !!!!!
Falei com os camaradas que foram e nâo gostaram... Alem de caro os caras são uns chatos..... Não tem nada para fazer além de andar em chão batido !!!! Nada pode !!! Até o tal do Mosteiro dos Pedros naum dá para ir !!!!
Os manos falaram que é jogar latinhas pela janela e dormir mal, etc... Na boa, levo minha barraca daí e fico só na moita ...:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Acho que os manos foram em pousada errada! De uma olhada no site da pousada para voçê ver se tem ou não o que fazer por lá, pode ser que não seja a praia deles, bom ai o lugar se torna chato mesmo, e avisa para eles que jogar latinhas pela janela tambem não pode, esta situada em area de preservação ambiental, alias em lugar nenhum pode.

Fui!

LGVM
01/12/2009, 09:46
O lugar não é p/ qualquer um mesmo em termos $$$, mas manter aquela estrutura lá não é nada fácil então o valor é justificado.

Dormir mal deve ser pelo barulho.....das cachoeiras....kkkkkkk!!! Não ter nada p/ fazer deve ser por preguiça mesmo e ir ao retiro dos pedros dá sim, só que a pé!!!

Quem gosta de natureza vai curtir o lugar mas quem vai só pensando em trilha e não olha pela janela do Jeep aí e melhor procurar outro lugar mesmo.

Abs

Elver
01/12/2009, 10:07
Isso é opinião de nego que vai sem se informar, lá é caro mesmo e tem que ser, porque se for barato entope de gente e ai já viu né....e é para ter contato com a natureza e fazer trilhas a pé, se essa não é a sua "vibe", simplesmente não vá.

MINTAO
01/12/2009, 10:24
Olá Elver. Já fez seu passeio para Aiuruoca?
Estive lá com meu TR4. Original mas com pneus BF AT. Fiz um vídeo do passeio mas está com 34 megas e não tenho muita manha com edição. Alguém pode dar uma dica de como eu faço pra reduzir isso e postar aqui pra galera ver? Abraço. Ricardo.

AKPG
01/12/2009, 16:19
O lugar não é p/ qualquer um mesmo em termos $$$, mas manter aquela estrutura lá não é nada fácil então o valor é justificado.

Dormir mal deve ser pelo barulho.....das cachoeiras....kkkkkkk!!! Não ter nada p/ fazer deve ser por preguiça mesmo e ir ao retiro dos pedros dá sim, só que a pé!!!

Quem gosta de natureza vai curtir o lugar mas quem vai só pensando em trilha e não olha pela janela do Jeep aí e melhor procurar outro lugar mesmo.

Abs
x1000!!!!!!!!

Elver
01/12/2009, 16:50
Olá Elver. Já fez seu passeio para Aiuruoca?

Já fui pra lá três vezes desde que criei o tópico, hehehe, excepicional o lugar, todas as vezes que eu vou eu fico uns 3 dias, no mínimo. Devo voltar novamente para passear pelo vale do Matutu e região, que é o que está faltando conhecer lá (até agora...)

E quem chama a Marcela e o Márcio de "chatos" é porque deve ter ido com a idéia errada à pousada (depredação), eles são dois típicos mineiros, divertidos e muito atenciosos, mas viram bichos se você ameaçar jogar um papel de bala na mata, e estão mais que certos!

dcifu
01/12/2009, 23:27
Amigos,
Nem 8 nem 80... Eu fui para lá e vou relatar aqui minha experiência:
1- Eu fui para a Pousada do Lado de Lá e vou relatar alguns pontos:
a- Acomodação... O lençol da minha cama era velho e, durante os 4 dias nào foi trocado. Arrumar o quarto nào existe, apenas esticaram a cama ( eu fazia melhor). O chào continuou sujo da fuligem do aquecimento ( que diga de passagem só teve lenha para 1 noite depois tive que dormir de moleton);
2- Infra : Tomei 2 vezes banho frio pois o gas acabou . Dormi gelado e tive que colocar vários casacos em cima.
3- Comida: Acho que, ou a pousada mudou, ou aconteceu algo. Toda noite era sopa. Eu falei que odiava sopa ( não como nem amarrado só caldo de feijão ou canja e olhe lá). No primeiro dia eu mencionei com toda educação que não comia sopa. No dia seguinte era SOPA. Sorte que levei coisas para trilha e acabamos jantando as mesmas ( quiejos frios etc...). Ou você deixa claro na venda que é sopa ou não. Voc6e está a 1 hora do restaurante / bar / algo comível mais próximo. Se cehgar lá um judeu e tiver sopa com torresmo ele tem que comer ? Acho que pir R$ 480 com pensào completa no mínimo um misto quente poderia ter sido oferecido.
- Trilha - Por favor tiurem o tópico de off road e ponham em passeio. Aquilo é passeio.... Qualquer coisa com AT chega lá !!!! Até Aiuroca Baepandi eu fiz e, diga de passagem , foi a coisa mais emocionante la e nem a reduzida liguei... Eu fui por que me falaram que era TRILHA !!!!! falei com o Gui , dono, e ele me prometeu Trilha ... Só vi estrada de terra. Desculpa, se ele tivesse falado que era isso nào ia. NÃO GOSTO DE ANDAR A PE ...
Pessoal acho o seguinte o lugar e super legal.. A paisagem é linda ( tirando o fato de um fdp de uma passarinho ficar bicando das 6 as 8 da manha minha janela). Conversar com a Marcela e ouvir as histórias no pé da cozinha.. Voltar, sei lá é lindo mas tem coisas mais no meu estilo !!!! Fui vi e bati o passaporte
No entanto o Elvis e os outros, acho prudente mudar o topico para passeios / expediçòes. criar uma expectativa de trilha ali nào tem..
Este topico e para trilhas. Ali até 2x4 passa pois calçaram. Avançando, como já disse para o Elvis, quer fazer trilha a pé, este nào é o forum..
Elvis desculpa cara você gsota mais de andar do que de andar de carro... Acho que você nào sabe o que é guincho, pneu, bloqueio, etc... Isso é um tipo de 4x4 muito legal.. Aqueles que querem unir muitas coisas. Mas ta fora do topico off road trilhas ( nào chame aiuroca de trilha e sim de estrada de terra batida).
Aqui é 4x4, se quiser andar 2x2 vai em algum trekking.com.br da vida. Eu preservo, mas pelo amor de Deus, daqui a pouco vou ter que passar em Guarulhos para encapar de plastico meu pneu. Em suma, quem gosta de andar nào gosta de fazer trilha e sim passeio ( ver passarinho arvore etc...) ate chegar na picada para andar ( ai tu nào é trilheiro então usa teu veículo para trekking que é outro espirito). Eu procuro a entrada do carro vocês a picada a pé já discuti quem faz mas mal para o meio ambiente. No fundo os dois !!!
Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
Quem quiser pode ir lá mas tem que gostar de SOPA

Joao Baeta
01/12/2009, 23:40
Amigos,
Nem 8 nem 80... Eu fui para lá e vou relatar aqui minha experiência:
1- Eu fui para a Pousada do Lado de Lá e vou relatar alguns pontos:
a- Acomodação... O lençol da minha cama era velho e, durante os 4 dias nào foi trocado. Arrumar o quarto nào existe, apenas esticaram a cama ( eu fazia melhor). O chào continuou sujo da fuligem do aquecimento ( que diga de passagem só teve lenha para 1 noite depois tive que dormir de moleton);
2- Infra : Tomei 2 vezes banho frio pois o gas acabou . Dormi gelado e tive que colocar vários casacos em cima.
3- Comida: Acho que, ou a pousada mudou, ou aconteceu algo. Toda noite era sopa. Eu falei que odiava sopa ( não como nem amarrado só caldo de feijão ou canja e olhe lá). No primeiro dia eu mencionei com toda educação que não comia sopa. No dia seguinte era SOPA. Sorte que levei coisas para trilha e acabamos jantando as mesmas ( quiejos frios etc...). Ou você deixa claro na venda que é sopa ou não. Voc6e está a 1 hora do restaurante / bar / algo comível mais próximo. Se cehgar lá um judeu e tiver sopa com torresmo ele tem que comer ? Acho que pir R$ 480 com pensào completa no mínimo um misto quente poderia ter sido oferecido.
- Trilha - Por favor tiurem o tópico de off road e ponham em passeio. Aquilo é passeio.... Qualquer coisa com AT chega lá !!!! Até Aiuroca Baepandi eu fiz e, diga de passagem , foi a coisa mais emocionante la e nem a reduzida liguei... Eu fui por que me falaram que era TRILHA !!!!! falei com o Gui , dono, e ele me prometeu Trilha ... Só vi estrada de terra. Desculpa, se ele tivesse falado que era isso nào ia. NÃO GOSTO DE ANDAR A PE ...
Pessoal acho o seguinte o lugar e super legal.. A paisagem é linda ( tirando o fato de um fdp de uma passarinho ficar bicando das 6 as 8 da manha minha janela). Conversar com a Marcela e ouvir as histórias no pé da cozinha.. Voltar, sei lá é lindo mas tem coisas mais no meu estilo !!!! Fui vi e bati o passaporte
No entanto o Elvis e os outros, acho prudente mudar o topico para passeios / expediçòes. criar uma expectativa de trilha ali nào tem..
Este topico e para trilhas. Ali até 2x4 passa pois calçaram. Avançando, como já disse para o Elvis, quer fazer trilha a pé, este nào é o forum..
Elvis desculpa cara você gsota mais de andar do que de andar de carro... Acho que você nào sabe o que é guincho, pneu, bloqueio, etc... Isso é um tipo de 4x4 muito legal.. Aqueles que querem unir muitas coisas. Mas ta fora do topico off road trilhas ( nào chame aiuroca de trilha e sim de estrada de terra batida).
Aqui é 4x4, se quiser andar 2x2 vai em algum trekking.com.br da vida. Eu preservo, mas pelo amor de Deus, daqui a pouco vou ter que passar em Guarulhos para encapar de plastico meu pneu. Em suma, quem gosta de andar nào gosta de fazer trilha e sim passeio ( ver passarinho arvore etc...) ate chegar na picada para andar ( ai tu nào é trilheiro então usa teu veículo para trekking que é outro espirito). Eu procuro a entrada do carro vocês a picada a pé já discuti quem faz mas mal para o meio ambiente. No fundo os dois !!!
Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
Quem quiser pode ir lá mas tem que gostar de SOPA
:arrow:Que má experiencia hein?
:putz:
O gás era de botijão ou o de cilindro?
Já comecei a ficar preocupado de Lado de Lá! :pensativo:

dcifu
02/12/2009, 00:37
Amigo,
Era de botijão mesmo... O banho, que era para ser gostoso durou 3 minutos... A vanheira da cabana da mata é enorme ( jacuzzi para dois sem as bocas) 1 bojijào = a quase dois banhos. Fora que tinha um pau no sitema que no meio desligava. Até eu entender que era para desligar dar 2 minutos e voltar foi 2 dias...
de qualquer forma os amigos gostaram, eu não ( ainda bem que existe o livre arbitrio) bem como os amigos do 38... Eu gostaria de voltar para lá desde que fizessem daquilo uma pousada e nào um albergue de luxo paga dorme em roupa de cama surrada, toma banho frio, não reclama, como sopa 9 mesmo que voc6e odeie) não faça trilhas como te prometeram... Ma veja a cachoeira os passaros... Desculpa... Agora e serio... R$ 480 ficaem baepandi e paga 120 e sobe para lá e veja o retiro dos pedros... À noite voc6e não ve nada e pelo menos em Baepandi vai comer, dormir em lençol limpo ter toalha nova todo dia, nào passar frio etc... Aq2uilo é para ecoboiola !!!! Um dia que fizerem uma pousada lá do tipo que tem em Sào Fracisco Xavier que é 1/2 do preço e é gastronomica e a vista e a natureza para quem quer andar ou fazer trilha ( ahh la tem trilha que já te dào até os nomes e os POS)... aí é outra história.. Aiuroca fui.. Quero voltar SE MUDAR !!!!!!!!! Pessoas 10 esquema 0 media 5

dcifu
02/12/2009, 00:45
Para o amigo Elver, que mais gosta de andar 2x2 do que 4x4.. Opinião cada m dá .. nesta nào estou brincando, pois com voc6e nào quero problemas.. Se nào concordar favor responder de forma educada desta vez... realmente somos "bichos diferentes" Gostamos de barro.. porém voc6e gosta de andar e eu de andar com meu jipe... Diferença 1000% ... Por isso que os administradores criaram um tópico para vocês passeios ... Trilha = pequeno percusro muita lama muitos obstaculos muita dificuldade e visual se tiver beleza se nao tiver não importa...

NilsinhoRox
02/12/2009, 02:31
X2

Fui ha um seculo atras... E tbm achei podre essa pousada, assim como o sistema de serviços!!! Mto cara e nda tem a oferecer!!!

O visual é bem bacana... Mas a hospedagem é mto tosca!!!

[]'s

Marcelo-HPE
02/12/2009, 07:13
Fui e gostei !! Muito das paisagens e tb da pousada , porem mais das paisagens , voltaria lá , mas para ficar apenas 01 dia e não 03 dias como havia ficado .
o trecho final para chegar a pousada é ingreme subi de 2° reduzida . e as pedras são salientes . 4x4 baixo vai arrastar um pouco o fundo principalmente se estiver com peso , mas um bom braço no volante ameniza a situação .
O trecho da Estrada Real de Baependi a Aiuruoca possue umas subidas fortes . ( 4x4 reduzida . levei quase 03 horas andando devagar .

Elver
02/12/2009, 10:37
Daniel, para você que gosta de me citar em seus pots: olhe bem, mas olhe com MUITA atenção a data em que criei o post inicial, foi um dos primeiros lugares que eu fui logo depois que comprei o 4x4. Desde lá muita coisa mudou. Se você tivesse REALMENTE lido o tópico todo teria visto que minha visão com relação a estrada de terra batida que leva até a pousada muito mudou.

Se as pessoas que reclamam tanto do lugar tivessem perdido 1 horinha telefonando e perguntando no fórum as cosias ANTES DE IR ATÉ LÁ teriam descoberto que a estrada estava sendo calçada, teriam descoberto que a trilha até o retiro dos pedros estava fechada para jipes (por causa da depredação) e teriam visto que na pousada, não tem luz elétrica, os chuveiros são à gás que, é claro, corre o risco de acabar. Criar um post reclamando disso tudo é assinar o atestado de burrice, mesmo proque, muitas dessas informações estão em posts ANTERIORES ao seu post dizendo que queria ir para lá, bastava ler. Não estou falando dos amigos do 38, pois esses nem no fórum estão, mas você está no fórum a bastante tempo e certamente sabe usar as buscas...

Acho que para você que se diz um puta trilheiro tomar um banhinho gelado não deveria ser esse martírio todo, não é? Ou mesmo lençóis "velhos"... Afinal, você já dormiu fincado na lama, ou não? Sopa? Você chegou a pedir alguma alternativa? Eu também não curto muito sopa e não passei fome nenhuma, sempre tinha um lanche ou alguma alternativa para janta, nem que fossem frutas, mas, se você é meio gordo, realmente vai passar um aperto.

Você vem falar que eu não gosto ou sei fazer trilha, não uso o 4x4, mas vamos lá, você concorda que fazer uma trilha sendo arrastado por guincho é fazer a trilha? ou é "ser arrastado pelo guincho durante o trecho de obstáculos" e depois andar tranquilamente? Eu curto muito mais trilhas técnicas do que lamaçal puro, onde guincho e um punhado de zeca com pá e echada resolvem no trecho técnico com pedras só dinamitando você resolveria, então, fica com sua "vibe" que eu fico com a minha, cappice?

Problemas como falta de gás, lençóis, etc são resolvidos facilmente, basta pedir para trocar, ou você não sabe se comunicar? Ah, esqueci que você não gosta de andar e a casa principal é longe do chalé, assim, uns 100mts... Hoje, em qualquer hotel que você vá, eles só trocam as tolhas se você pedir, reduzir a quantidade de roupa lavada, acredite ou não, é ecologicamente correto, e é muito bom que os hoteis/pousadas estejam adotando essas medidas, os "ecoboiolas" agradecem, e você também deveria agradecer, pois isso vai garantir um mundo melhor para seus filhos.

Para um cara "trilheiro" que "é pau pra toda obra" e que é experiente pra kct você reclama muito de coisas simples como um banhinho frio, lençóis "velhos" ou uma janta mais leve, todos facilmente contornáveis com um pouco de comunicação.... sinceramente não combina o discurso com o perfil, seria o mesmo que ver o Lula discurssando em inglês. Vai pro meio da Chapada do Araripe para ver o que é passar aperto e ter uma aventura de gente grande, depois você vai ver que um banho frio é a melhor coisa do mundo.

Resumindo, você curte sua trilha de guincho, zequinhas e lama até o teto, eu curto minhas trilhas técnicas e expedições, cada um fica na sua e resolvemos essa merda de uma vez.

AKPG
02/12/2009, 13:27
Eu diria assim: Gosto é "quenem" c#!!!! Cada um tem o seu...

Eu já fui duas vezes lá. Na primeira vez, no final de 2006, fui e dei "sorte" de estar chovendo muito. Pude aproveitar muito a estrada de terra pois ainda não estava calçada. (Marcelo-HPE, foi numa destas subidas que estão calçadas agora que minha L200 esquentou pela primeira vez).

A segunda vez foi no carnaval deste ano e já pude pegar a estrada com boa parte calçada. Fiquei um pouco decepcionado mas resolvi ir para os lados de Baependi e pude realmente me divertir. Não passei por nenhuma trilha ou local intransponível por qq 4x4, mas valeu pelo visual e pelas amizades que fiz lá.

Quanto ao atendimento da Pousada, podem falar o que quiserem mas sempre fui muito bem atendido por lá e inclusive acabei me tornando amigo dos donos. Eles trocam os lençois todos os dias? NÃO!!! Trocam as toalhas? NÃO!!! A água demora para esquentar??? SIM!!!! E dai? Se eu quisesse água quentinha, lençois de linho, garçom à disposição 24 horas por dia eu não iria para lá. Iria para algum destes resorts que oferecem tudo isto e talvez até cobrem o mesmo preço que paguei para ficar lá... Tudo depende do espírito e da expectativa de cada um... E do gosto, é claro...

Abraços,

Joao Baeta
02/12/2009, 13:36
:arrow:Melhor levar roupa de cama...... Toalhas.... Será no quarto tem um varal? :mrgreen:

AKPG
02/12/2009, 13:51
:arrow:Melhor levar roupa de cama...... Toalhas.... Será no quarto tem um varal? :mrgreen:

Ou leva uma cordinha de nylon ou então é melhor nem ir.... :mrgreen: :twisted:

Elver
02/12/2009, 13:56
Não precisa levar João, nada lá é sujo ou estragado, tudo é cuidado com muito carinho pelo Márcio e pela Marcela, pode ir sem medo cara, mas como o AK falou, tem que ir "no clima" do lugar. E trilha lá, só a pé mesmo. Volte uns posts e vc vai ver as fotos da trilha para o Retiro dos Pedros que o Giti fez com o niva .... infelizmente, está fechada.

mjps
02/12/2009, 14:28
Daniel, para você que gosta de me citar em seus pots: olhe bem, mas olhe com MUITA atenção a data em que criei o post inicial, foi um dos primeiros lugares que eu fui logo depois que comprei o 4x4. Desde lá muita coisa mudou. Se você tivesse REALMENTE lido o tópico todo teria visto que minha visão com relação a estrada de terra batida que leva até a pousada muito mudou.

Se as pessoas que reclamam tanto do lugar tivessem perdido 1 horinha telefonando e perguntando no fórum as cosias ANTES DE IR ATÉ LÁ teriam descoberto que a estrada estava sendo calçada, teriam descoberto que a trilha até o retiro dos pedros estava fechada para jipes (por causa da depredação) e teriam visto que na pousada, não tem luz elétrica, os chuveiros são à gás que, é claro, corre o risco de acabar. Criar um post reclamando disso tudo é assinar o atestado de burrice, mesmo proque, muitas dessas informações estão em posts ANTERIORES ao seu post dizendo que queria ir para lá, bastava ler. Não estou falando dos amigos do 38, pois esses nem no fórum estão, mas você está no fórum a bastante tempo e certamente sabe usar as buscas...

Acho que para você que se diz um puta trilheiro tomar um banhinho gelado não deveria ser esse martírio todo, não é? Ou mesmo lençóis "velhos"... Afinal, você já dormiu fincado na lama, ou não? Sopa? Você chegou a pedir alguma alternativa? Eu também não curto muito sopa e não passei fome nenhuma, sempre tinha um lanche ou alguma alternativa para janta, nem que fossem frutas, mas, se você é meio gordo, realmente vai passar um aperto.

Você vem falar que eu não gosto ou sei fazer trilha, não uso o 4x4, mas vamos lá, você concorda que fazer uma trilha sendo arrastado por guincho é fazer a trilha? ou é "ser arrastado pelo guincho durante o trecho de obstáculos" e depois andar tranquilamente? Eu curto muito mais trilhas técnicas do que lamaçal puro, onde guincho e um punhado de zeca com pá e echada resolvem no trecho técnico com pedras só dinamitando você resolveria, então, fica com sua "vibe" que eu fico com a minha, cappice?

Problemas como falta de gás, lençóis, etc são resolvidos facilmente, basta pedir para trocar, ou você não sabe se comunicar? Ah, esqueci que você não gosta de andar e a casa principal é longe do chalé, assim, uns 100mts... Hoje, em qualquer hotel que você vá, eles só trocam as tolhas se você pedir, reduzir a quantidade de roupa lavada, acredite ou não, é ecologicamente correto, e é muito bom que os hoteis/pousadas estejam adotando essas medidas, os "ecoboiolas" agradecem, e você também deveria agradecer, pois isso vai garantir um mundo melhor para seus filhos.

Para um cara "trilheiro" que "é pau pra toda obra" e que é experiente pra kct você reclama muito de coisas simples como um banhinho frio, lençóis "velhos" ou uma janta mais leve, todos facilmente contornáveis com um pouco de comunicação.... sinceramente não combina o discurso com o perfil, seria o mesmo que ver o Lula discurssando em inglês. Vai pro meio da Chapada do Araripe para ver o que é passar aperto e ter uma aventura de gente grande, depois você vai ver que um banho frio é a melhor coisa do mundo.

Resumindo, você curte sua trilha de guincho, zequinhas e lama até o teto, eu curto minhas trilhas técnicas e expedições, cada um fica na sua e resolvemos essa merda de uma vez.

Ja estive na pousada e não tenho nada a reclamar. As pessoas que lá trabalham são maravilhosas, o lugar é mágico. mas se tu é fresco vai para um resort.

Elver, poucas vesez vi neste forum uma reposta tão intetigente e a altura das ofensas recebidas. PARABÉNS:palmas::palmas::palmas:

Girti
02/12/2009, 16:10
Não precisa levar João, nada lá é sujo ou estragado, tudo é cuidado com muito carinho pelo Márcio e pela Marcela, pode ir sem medo cara, mas como o AK falou, tem que ir "no clima" do lugar. E trilha lá, só a pé mesmo. Volte uns posts e vc vai ver as fotos da trilha para o Retiro dos Pedros que o Giti fez com o niva .... infelizmente, está fechada.

Elver, concordo com tudo que você escreveu, menos com o "infelizmente" que, eu substituiria por "felizmente". Os 4x4 estavam detonando aquele lugar, e algo precisava ser feito para impedir isto. Mas, como já foi escrito, dá para ir a pé, o Retiro dos Pedros fica bastante perto da pousada, em cerca de quinze minutos se chega a um lindo visual do vale e, caminhando outros 15 minutos, chega-se a outro lugar maravilhoso, como as fotos 4 e 5 anexas atestam.

Entretanto, sou obrigado a concordar com o fato de que os preços da pousada são proibitivos. Conheço outras pousadas que também ficam em locais de acesso difícil (= encarecimento dos custos), mas que praticam preços mais acessíveis a meros mortais como eu. No meu entender, o que acontece é que o Guilherme procurou um nicho de mercado, composto de pessoas de bom poder aquisitivo, possuidoras de um bom 4x4 e que queiram algo diferente do padrão 5 estrelas. Ou seja, estão pagando não pelo conforto ou pelo luxo, e sim pela relativa exclusividade.

Quanto ao destempero verbal de alguns participantes do fórum, eu, se fosse você, ignorava... :lol:

Fotos 1 a 3: subida para o Retiro dos Pedros, em Junho de 1996 (eu sei que, pouco antes de ser fechada, esta "estrada" havia sofrido alguns melhoramentos, estando portanto mais fácil de se passar - desde que se tivesse um 4x4)

Fotos 4 e 5: Retiro dos Pedros, respectivamente em Jun de 1996 (o Niva está no lado esquerdo da foto) e Maio de 2008

Elver
02/12/2009, 16:20
Eu disse o "infelizmente" porque seria muito legal fazê-la de carro, mas certamente foi a melhor escolha fechá-la, já que não sabem usar, perdem o direito de usar...

Eu postei algumas fotos mais atuais de uns trechos dessa trilha em um dos posts, estava realmente complicada, pois como está fechada a muito tempo, as erosões estão enormes e alguns lugares quase impossíveis de passar.

dcifu
02/12/2009, 17:33

Elver,

Cada um relata a sua experi6encia até para os outros que queiram ir poderem julgar tem gente que gosta de pagar R$ 480,00 só pelo visual, outras nào e daí podem optar por ficar em Aiuroca e subir até lá um dia e visitar os Pedros, etc...

No meu caso, por R$ 480,00 a diária eu quero lençol limpo, toalha limpa, quarto arrumado, comida boa e banho quente.

Eu não tenho problema nenhum em acampar, tomar banho frio, dormir no carro cheio de lama, etc... No entanto, quando faço isso não estou pagando. é tudo uma relaçào de custo beneficio !!!! O problema piora ainda mais quando voc6e está com sua esposa. Minha esposa realmente gosta de conforto. Ela faz trilha comigo, porém nào é a favor de ir naquelas que tem que acampar, dormir cheio de barro, tomar banho frio, etc... Quando aparece uma dessas eu vou e ela não. isso vale para Aiuroca, fomos e eu não gostei pelo preço se fosse R$ 100,00 beleza até nem reclamaria ( desde que me avisassem sobre a comida para não ficar com fome). No caso da minha esposa nem por isso ela iria. !!!

Com relaçào a comida, como disse eu avisei e pedi falei gentilmente. Para bom entendedor meia palavra basta, falei para a Marcela que nào comia sopa.

Quanto a Marcela e o Marcio, já falei que eles sào super legais e engraçados e nào tenho nada contra eles. Na verdade nem contra o lugar. Apenas acho que não é para mim e coloquei o meu ponto de vista para pessoas que queiram ir para lá possam escolher.

Quanto ao visual, novamente, é um dos lugares mais bonitos que fui. Porém, 1 dia era suficiente e talvez nem dormiria lá em cima.

Eu pesquisei bastante antes de ir. Lí bastante coisa no tópico aqui, peguei os mapas, peguei dicas, entrei no site da pousada, vi as fotos li tudo. Inclusive no meu e-mail falei que estava indo fazer trilha de jeep e que gostávamos de trilha mais pesada O Guilherme falou que nào teríamos problema e que indicariam.

A única coisa que coloquei é que é caro pelo que me ofereceram e a questão da comida é complicado pois realmente apesar de nào ser gordo, não como sopa e preciso fazer boas refeições. Nào tenho problema algum de cozinhar ou comprar, mas tenho que ser avisado, principalmente lá que nào dá para ficar descendo para a cidade toda hora. Como falei, no segundo dia comi queijo e outras coisas que comprei. No entanto paguei pela pensão completa e sopa não é pensão completa !!!!

Como você disse somos bem diferentes, cada um com seu estilo.
Se te ofendi, agora é a minha vez então de te pedir desculpas. Minha idéia não era esta. Só mencionei o seu nome pois sabia que você ia responder por gostar muito de lá, então já de cara não quis criar problemas (como no tópico de Castelhanos).

Marcelo-HPE
02/12/2009, 22:06
[QUOTE=AKPG;1043274]Eu diria assim: Gosto é "quenem" c#!!!! Cada um tem o seu...

(Marcelo-HPE, foi numa destas subidas que estão calçadas agora que minha L200 esquentou pela primeira vez).

Off- topic :

hehehehehehehe ...:mrgreen::mrgreen::mrgreen: que pena AKPG ,meus pesâmes :mrgreen::mrgreen:!! ainda há subidas fortes que não estão calçadas no trecho de Baependi a Aiuruoca , passei em todas tranquilamente passei com a minha toda reduzida com ar ligado e giro quase nos 3000.rpm , subiu facinho e o ponteiro nem se mexeu .
.
por acaso vc não estaria subindo com o O.D ligado !!??:mrgreen::mrgreen: sei lá ...

Vamos brigar por M.P :mrgreen: , pra não atrapalhar o tópico :mrgreen::mrgreen:.
Abração .

Joao Baeta
02/12/2009, 22:38
:arrow:Dcifu...
Acho que vc é um aquele cara que é exigente até d+......
Quero aquilo... Pá...Assim...Assanhado...Pum... Tudo num simples "clic"... :mrgreen:
Todos nós gostamos de um conforto "básico"... Nem todo hotel oferece isso.. Alguns + outros -... Nao é verdade? :concordo:
Sendo esse hotel é "meio-termo"... Caro... é... Mas vale a pena ficar... Pois é um lugar de lua-de-mel...Aconchegante... Lugar bom para "namorar" (Num bom sentido, hein? :mrgreen:).... Lugar de todos jipeiros gostariam de ficar!
Se vc quer conforto que tenha lençol limpinho... Banho quente... Caminha boa... Ar condicionado... TV a cabo..... Vista para frente.... Café da manha farto... Banho de boliler aquecida 24hs...Banheira de espuma.... Até coisa melhor que nem posso falar aqui né? :mrgreen: Pois são mais caros ainda.... Naquela regiao nao oferece tanta coisa... Causa: Demanda do povo!
Vc ficou uma "experiencia" inédita... Que tal lugar nem tem "quase tudo isso".... :concordo:
Por exemplo: Eu acampei em V.Maua.... Numa barraquinha que é minha que nunca foi usado! :mrgreen: dormi que nem criança (pois levei roupa de cama....Cobertor... Colchao de ar... Coisas mínimas de conforto... Até levei a tv/radio e antena e nem pegou :putz: :mrgreen:)...Desvantagem:
-Qnd amanhece... Aquilo vira um forno... Saio ali rapidinho!:mrgreen:
-Banheiro era 100 mts da barraca e o chuveiro era pinga eletrico! :mrgreen:
Eu até voltaria de acampar de novo...Porém... seja na sombra e o banheiro ao LADO! :mrgreen:
Bom...Foi BBB (Bom...Barato...Bonito)

Girti
02/12/2009, 23:05
:arrow:Dcifu...
Acho que vc é um aquele cara que é exigente até d+......
Quero aquilo... Pá...Assim...Assanhado...Pum... Tudo num simples "clic"... :mrgreen:
Todos nós gostamos de um conforto "básico"... Nem todo hotel oferece isso.. Alguns + outros -... Nao é verdade? :concordo:
Sendo esse hotel é "meio-termo"... Caro... é... Mas vale a pena ficar... Pois é um lugar de lua-de-mel...Aconchegante... Lugar bom para "namorar" (Num bom sentido, hein? :mrgreen:).... Lugar de todos jipeiros gostariam de ficar!
Se vc quer conforto que tenha lençol limpinho... Banho quente... Caminha boa... Ar condicionado... TV a cabo..... Vista para frente.... Café da manha farto... Banho de boliler aquecida 24hs...Banheira de espuma.... Até coisa melhor que nem posso falar aqui né? :mrgreen: Pois são mais caros ainda.... Naquela regiao nao oferece tanta coisa... Causa: Demanda do povo!
Vc ficou uma "experiencia" inédita... Que tal lugar nem tem "quase tudo isso".... :concordo:
Por exemplo: Eu acampei em V.Maua.... Numa barraquinha que é minha que nunca foi usado! :mrgreen: dormi que nem criança (pois levei roupa de cama....Cobertor... Colchao de ar... Coisas mínimas de conforto... Até levei a tv/radio e antena e nem pegou :putz: :mrgreen:)...Desvantagem:
-Qnd amanhece... Aquilo vira um forno... Saio ali rapidinho!:mrgreen:
-Banheiro era 100 mts da barraca e o chuveiro era pinga eletrico! :mrgreen:
Eu até voltaria de acampar de novo...Porém... seja na sombra e o banheiro ao LADO! :mrgreen:
Bom...Foi BBB (Bom...Barato...Bonito)

Baeta, se isto servir de consolo, veja como acampou o pessoal da foto 1 ... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Já o pessoal da foto 2 está melhor acomodado... sem banho frio (não havia água no local :mrgreen: ), banheiro no bosque... enfim, com todos os confortos da vida moderna... :mrgreen:

Joao Baeta
02/12/2009, 23:13
Baeta, se isto servir de consolo, veja como acampou o pessoal da foto 1 ... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Já o pessoal da foto 2 está melhor acomodado... sem banho frio (não havia água no local :mrgreen: ), banheiro no bosque... enfim, com todos os confortos da vida moderna... :mrgreen:

:arrow:Pois é.....
Banheiro no bosque.. Minimo é levar um saco e o rala-c*! :mrgreen:

LGVM
08/12/2009, 16:13
Eu fiz o passeio planilhado no inicio do tópico em janeiro e foi demais (Aproveito p/ agradecer de novo as dicas). Fiquei 2 noites do lado de lá entubado no meio das nuvens. Foi show de bola. Acordar e ja mergulhar na cachoeira vendo aquele visual não tem $$ que pague. Na verdade a pousada é o de menos no lugar....rsrsrsss!!
As condições do tempo tb ajudam na diversão. Qdo fui até a estrada p/ alagoas estava divertida, até os fusquinhas estavam apanhando....rsrssss!! A subida pro lado de lá estava bem técnica, muito lisa, nada radical mas bem divertido!! Ia voltar por Baependi mas abortei pois estava sozinho.
Com estas chuvas deve estar divertido andar por lá.
Abs a todos,

ORIONE
07/03/2010, 09:08
Aoowww, olha eu revivendo o tópico (pra ñ dizer outra coisa) :mrgreen:.

Moro em Seritinga-MG q fica a 28Km +ou- da chegada d Aiuruoca, saindo do trevo d Aiur. segue sentido J.Fora uns 15Km e chega no trevo d Seritinga ai só faltam 3Km na banguela :roll: e estará em Seritinga...

Pois é semana passada tive q ir a Aiur. e na volta aproveitei pra conhecer Do lado d lá visto q ja tinha lido esse tópico inteiro, + como moro perto fui só a passeio, cheguei na pousada umas 15:00hs e fiquei +ou- 1h, voltando de baixo d chuva apartir da ponte. Confesso q na ida qdo cheguei na ponte deu um medozinho q raspar em algum lugar, deci do carro, avaliei o caminho até a metado da subida, reduzi e meti bronca :twisted:, minha namorada ficou me xingando dizendo q tava estragando o carro :lol:, ela subiu a pé :shock:, bom, depois q chegou lá ai sim ela relachou:dance: e na volta foi tirando foto e filmando.

Por incrível q pareça, ñ raspou em NENHUM ponto, lógico sempre bem devagar :rolleyes:

Mais tarde posto fotos :concordo:

ORIONE
07/03/2010, 15:55
Ta ai, 5 fotos em uma só:concordo:

Elver
08/03/2010, 09:18
Raspar não raspa nada, se for devagar, eu subi lá a primeira vez com a Tracker original, incluindo os pneus de asfalto que vem com ela, isto é, mais baixa que "TrecoSport" e com pneus slick!, é só ir devagar que vai... mas existem relatos de nego com TR4 e Pajero Full fritando os discos da embreagem naquela subida e perdendo estribo, proteções, etc... vai do modo de cada um dirigir.

ORIONE
08/03/2010, 13:55
Desculpe a ignorância, TR4 e Pajero Full ñ tem reduzida? :mrgreen:

Segue uma foto do GPS do ponto mais alto que passei c/ o carro, que fica antes da porteira da pousada. :palmas:

Martin Melcop
08/03/2010, 13:57
Fui de Troller até lá (2005) não raspei nada.
Não sei como está ultimamente,mas quero voltar.

Elver
08/03/2010, 16:45
Desculpe a ignorância, TR4 e Pajero Full ñ tem reduzida? :mrgreen:

Sim, claro que tem, mas não são todos os proprietários que sabem que tem e muito menos quando usar... Manja aquele tiozão que só andou de sedãn vagabundo a vida toda e ganha uma Pajero Full no bingo ... então, existe todo tipo de motorista.

dcifu
08/03/2010, 23:56
Ehhh Elver... Agora vou concordar com vc... O erro e da propaganda ( cade o CONAR)... Vcs já viram a da nova TR4 ?? DUVIDO QUE ELA FAÇA AQUILO !!!
De qualquer forma, Pajero, Pajero Full, Tracker, etc.. Sobem bem... A estrada está boa.... Baepandi tem um clube de jipeiros que tem trilhas mais agressivas.. O dono de uma das pousadas e jipeiro e sabe de todas (sem propaganda quem quiser mando em PVT)..
No entanto e bom lembrar que o tempo esta mudando.. Chuvas ue antes nao existiam etc.. Entao, algo que eu fui que achei facil e nem liguei a reduzida hoje vc pode ter ue ter guincho e patesca para passar.
Isso e o divertido do Off Road.. tduo se transforma !!!!!

Joao Baeta
09/03/2010, 00:10
:arrow:Pois é...
Tenho vontade de conhecer lá!
Alguem sabe quanto é a diária? :pensativo:

ORIONE
09/03/2010, 01:27
:arrow:Pois é...
Tenho vontade de conhecer lá!
Alguem sabe quanto é a diária? :pensativo:

No site tem as tarifas (bem salgadas:shock:), + acredito q ñ são as q estão sendo praticadas. Por exemplo, no site diz q o translado de Aiuruóca Pousada ida e volta é R$250,00. E qdo fui lá e entrei em um chalé pra conhecer tinha o msm translado no papel plástificado em cima da mesa por R$125,00 a metade do preço:!: Entre outras coisas, toalha, horários etc...

ORIONE
09/03/2010, 01:40
Ehhh Elver... Agora vou concordar com vc... O erro e da propaganda ( cade o CONAR)... Vcs já viram a da nova TR4 ?? DUVIDO QUE ELA FAÇA AQUILO !!!
De qualquer forma, Pajero, Pajero Full, Tracker, etc.. Sobem bem... A estrada está boa.... Baepandi tem um clube de jipeiros que tem trilhas mais agressivas.. O dono de uma das pousadas e jipeiro e sabe de todas (sem propaganda quem quiser mando em PVT)..
No entanto e bom lembrar que o tempo esta mudando.. Chuvas ue antes nao existiam etc.. Entao, algo que eu fui que achei facil e nem liguei a reduzida hoje vc pode ter ue ter guincho e patesca para passar.
Isso e o divertido do Off Road.. tduo se transforma !!!!!

Opa, eu me interesso nesse PVT. Só tenho duas dúvidas.

1-O q é PVT:?: :lol:
2-O q vc diz dizer qdo disse:
Chuvas ue antes nao existiam etc.. :?:
hoje vc pode ter ue ter guincho e patesca para passar. :?:

Abraço

Joao Baeta
09/03/2010, 08:08
No site tem as tarifas (bem salgadas:shock:), + acredito q ñ são as q estão sendo praticadas. Por exemplo, no site diz q o translado de Aiuruóca Pousada ida e volta é R$250,00. E qdo fui lá e entrei em um chalé pra conhecer tinha o msm translado no papel plástificado em cima da mesa por R$125,00 a metade do preço:!: Entre outras coisas, toalha, horários etc...

:arrow:Pois é... Tem que ligar para lá e perguntar.....
Mas o povo de lá dorme qnd sol vai embora né? :mrgreen:

Elver
09/03/2010, 09:59

Olha, fazer até acho que faz ... mas uma vez só, depois pode mandar para a revisão porque vai estar tudo arrebentado ... leva uma TR4 zerada no Puma, que é onde ela consegue chegar sem preparação nenhuma, vai patinar pra tudo que é lado, vai ficar em praticamente todos os atoleiros e, vai fazer isso só uma vez.

Sem contar que meteram umas rodas 17 nela, isso, definitivamente, não combina com OR...

Com relação a pousada do Lado de Lá, se for subir, recomendo subir com a reduzida ligada, não é obrigatória para carros mais fortes como os Trollers, por exemplo, mas força muito menos o motor e o conjunto da transmissão, embreagem e afins, inclusive para os Trollers.

Subir para a pousada debaixo de chuva é bem mais complicado, no trecho final (100 mts+/-) as pedras viram um sabão.

romeu
09/03/2010, 10:00
To pensando em ir pra lá no mês que vem....

Mas vou de TR4, pq deslocar 350km de bandeirantes é foda.

Dá pra ir de boa então?

Elver
09/03/2010, 10:05
Sim, como eu falei, eu fui com a Tracker original, nem proteções tinha na primeira vez que eu fui, logo, TR4 vai de boa, reduz e sobe. Liga antes para se informar das condições climáticas, eu sei que nesse período chove bastante por lá, se você for em períodos de chuva não vai conseguir curtir muito o local.

LôôK
10/03/2010, 08:39
Só para constar, fui com meu Sorento carregadão e foi muito tranquilo, só cuidado para não bater o fundo, se o carro for um pouco baixo. Como acho o TR4 mais alto e entre eixos mais curto, vai ser fácil.
Mas como disse o Elver, subir (e descer também) reduzido sempre poupa o carro e evita socar o fundo da viatura na pedra. O trecho é curto, então vale reduzir.
Ótimo lugar para caminhadas e curtir a natureza. O lugar é despojado de luxo e conforto, mas fui com a família e todos adoraram. Não que as criticas aqui feitas sejam descabidas (como sopa e etc....) mas para meu estilo foi muito legal. Sem falar nas cachoeiras e outras atrações que existe ao redor. Uma dica, veja o Guia 4 Rodas, achei as avaliações deles muito pertinente sobre o lugar. Ah, outra informação, quem tem Garmin, e está usando os mapas do Projeto Track source, todo o lugar está mapeado, como trilha mas está.
Espero que esse pequeno relato seja util.
Um abraço a todos

dcifu
10/03/2010, 11:05
Opa, eu me interesso nesse PVT. Só tenho duas dúvidas.

1-O q é PVT:?: :lol:
2-O q vc diz dizer qdo disse:
Chuvas ue antes nao existiam etc.. :?:
hoje vc pode ter ue ter guincho e patesca para passar. :?:

Abraço

Orione,
1- PVT = Mensagem Privada:concordo:
2- Meu computador esta com a tecla q emperrada. Na preça as vezes acaba sainda assim. No entanto comentei que antigamente não chovia como atualmente. Tem aqui fotos e relatos de pessoas que foram no final do ano passado e que mencionam que a coisa estava bem feia entre Aiuroca, Itamonte e Alagoa. Neste sentido, se chover, pode ser necessário um guincho com uma patesca para tirar o carro da lama.

Qualquer dúvida é só falar.

Abraços,

Daniel

dcifu
10/03/2010, 11:26
Olha, fazer até acho que faz ... mas uma vez só, depois pode mandar para a revisão porque vai estar tudo arrebentado ... leva uma TR4 zerada no Puma, que é onde ela consegue chegar sem preparação nenhuma, vai patinar pra tudo que é lado, vai ficar em praticamente todos os atoleiros e, vai fazer isso só uma vez.

Sem contar que meteram umas rodas 17 nela, isso, definitivamente, não combina com OR...

Com relação a pousada do Lado de Lá, se for subir, recomendo subir com a reduzida ligada, não é obrigatória para carros mais fortes como os Trollers, por exemplo, mas força muito menos o motor e o conjunto da transmissão, embreagem e afins, inclusive para os Trollers.

Subir para a pousada debaixo de chuva é bem mais complicado, no trecho final (100 mts+/-) as pedras viram um sabão.

Elver,

Com certeza irá para a oficina e o dono terá um belo preju !!!! Já vi este filme com a Pajero Full :parede::parede::parede:... O carro é valente e muito bom. Porém é para coisas mais leves ( nada nem ao chão do que passa na propaganda !!!!)... Colocar a 17 foi um erro tremendo. O pior é que não dá para colocar Mud pois não tem nada nessa medida ( a não ser que queira mostrificar para colocar um 38).

Concordo com você reduzida é sempre bom. Pricnipalmente na parte final depois da porteira, onde tem bastante pedra. Tem que se tomar cuidado na pedra antes da ponte pois ela joga bem para o lado na entrada da ponte. Quando fui estava muito seco e, como disse, a reduzida não foi necessária EM QUASE TODO O CAMINHO ( apenas no finalzinho tivemos que ligar).

Romeu, a TR4 vai bem sim.. Quando estava lá tinham 2 TR4.¨Como disse acima o problema é na chegada e, principalmente na pedra antes da ponte e na subida final para a pousada. Se chover pode ser que escorregue bastante na subida final.

Um bom passeio é descer para Baepandi pela estrada que sai do lado da pousada. O visual é muito bonito e a estrada é de terra (sem muitos obstáculos) com uma descida ingrime. Parte dela estava calçada. No entanto, como disse, pode ter mudado bastante em virtude das chuvas do final do ano.

Em Baepandi tem várias cachoeiras e tem o Gamarra que é bem legal.

Na ida eu iria pela Garganta do Registro / Brejo da Lapa. Em campo redondo da para ir ver o pico das agulhas negras.

Abraços a todos e bom divertimento !!!

ORIONE
11/03/2010, 04:06
Orione,
1- PVT = Mensagem Privada:concordo:
2- Meu computador esta com a tecla q emperrada. Na preça as vezes acaba sainda assim. No entanto comentei que antigamente não chovia como atualmente. Tem aqui fotos e relatos de pessoas que foram no final do ano passado e que mencionam que a coisa estava bem feia entre Aiuroca, Itamonte e Alagoa. Neste sentido, se chover, pode ser necessário um guincho com uma patesca para tirar o carro da lama.
Qualquer dúvida é só falar.
Abraços,
Daniel

Ah sim, é q eu conhecia mens. priv. como MP e ñ como PVT :pensativo:

E eu tentando ver se vc tinha apertado alguma tecla do lado da correta e por isso saiu ue, e ñ percebi q faltava a letra q :lol:

Bom se vc puder me mandar os arquivos sobre as trilhas por PVT ou MP rsrs, principalmente as q uma Frontier c/ Big Horn 31" possa passar :rolleyes:

Abração

Elver
11/03/2010, 09:36
@dcifu Muito bem lembrado, a pedra ANTES da porteira é uma das mais chatinhas, porque se você entrar errado nela com o carro original você fica pendurado, o degrau é alto e pega no fundo do carro. Se estiver com lift da para passar jogando a ponta da pedra mais para o meio do carro, mas original você tem que ir pela esquerda mesmo, inclinando o carro para o lado de fora do morro ... chovendo é tenso, hehe

Girti
11/03/2010, 12:31
@dcifu Muito bem lembrado, a pedra ANTES da porteira é uma das mais chatinhas, porque se você entrar errado nela com o carro original você fica pendurado, o degrau é alto e pega no fundo do carro. Se estiver com lift da para passar jogando a ponta da pedra mais para o meio do carro, mas original você tem que ir pela esquerda mesmo, inclinando o carro para o lado de fora do morro ... chovendo é tenso, hehe

"Havia uma pedra no caminho..."

Pois é, foi nesta pedra que, no final de Dezembro/08, eu parei e dei meia volta, sem chegar na pousada. Chovia bastante (= piso liso + péssima visibilidade), a pedra parecia sabão molhado, eu estava sozinho, prevaleceu o bom senso, ficou para uma próxima vez!

Elver
11/03/2010, 13:24
Girti, se você reparar no meu avatar, é exatamente nessa pedra, onde eu fiquei pendurado a primeira vez que fui lá com o carro original ... estava uma neblina que não dava para ver picas, o fundo branco atrás do carro não é "efeito" não, hehehe

Anexo algumas fotos que tirei lá:

A "Pedra da Discórdia", para você ter uma idéia o degrau, eu em pé, tirei a foto, o emblema do carro estava na altura do meu rosto. Ele estava original, sem lift nem pneus e nem proteções..

Outra foto da casa principal que mostra que o tempo tava realmente fechado.
E a outra da trilha para o Retiro dos Pedros, que foi fechada para jipes por conta da degradação, mas pode fazer apé e o visual, vale a pena.

Joao Baeta
11/03/2010, 14:14
Girti, se você reparar no meu avatar, é exatamente nessa pedra, onde eu fiquei pendurado a primeira vez que fui lá com o carro original ... estava uma neblina que não dava para ver picas, o fundo branco atrás do carro não é "efeito" não, hehehe

A "Pedra da Discórdia", para você ter uma idéia o degrau, eu em pé, tirei a foto, o emblema do carro estava na altura do meu rosto. Ele estava original, sem lift nem pneus e nem proteções..

E a outra da trilha para o Retiro dos Pedros, que foi fechada para jipes por conta da degradação, mas pode fazer apé e o visual, vale a pena.
:arrow:Elver,
Quando foi... O TK raspou o fundo? :pensativo:
Já estou pensando em botar 1".. Ja tenho protecoes embaixo! :concordo:

Girti
11/03/2010, 14:20

Conheci o Retiro dos Pedros em 1992, durante uma travessia (a pé, 3 dias) entre Aiuruoca e Alagoa. O lugar é lindo, acampei lá umas 7 ou 8 vezes, sendo que em uma dessas vezes, devido ao fato de termos conosco 3 crianças (a menor tinha menos de 2 anos, mal andava), subi com meu Niva, levando toda a bagagem (mochilas cargueiras com barracas, sacos de dormir, mantimentos, etc...). Na época (1996) o local era pouquíssimo freqüentado, apenas um outro carro (outro Niva) subiu até lá para acampar.
Anos depois, durante uma das travessias a pé, avistamos um grande grupo de 4x4 fazendo misérias lá em cima. Eram cerca de 20 4x4 passeando para cima e para baixo, detonando toda a frágil vegetação local. Nesta ocasião, meus companheiros de caminhada e eu comentamos que, se algo não fosse feito a respeito, o Retiro dos Pedros em pouco tempo iria se transformar no Deserto dos Pedros, ou na Erosão dos Pedros. Felizmente, a região foi transformada em parque, e foi proibida a subida até lá de veículos, estive lá (a pé) em Julho/09 e estava tudo tranquïlo e preservado.

Elver
11/03/2010, 20:14
:arrow:Elver,
Quando foi... O TK raspou o fundo? :pensativo:
Já estou pensando em botar 1".. Ja tenho protecoes embaixo! :concordo:

Só nesse pedaço raspou e não apenas raspou, enroscou bonito :parede:, porque eu não vi a altura do degrau devido a neblina... mas de ladinho e com jeitinho passa tranquilo :) Só raspa em baixo original se vc estiver com o carro muito carregado, mas indo devagarzinho não pega em nada.

Como é tudo pedra, não tem problema de formar facões fundos com o tempo ;)

Joao Baeta
11/03/2010, 22:31
:arrow:Bom saber! :concordo:

parolfer
24/06/2010, 19:45
Amigão, pode ir tranquilo que dá sim. Só estiver chovendo muito, caso contrário vc sobe fácil na trilha.
segue o link de um vídeo de um pessoal subindo.
http://www.youtube.com/watch?v=SFm6vfVXpho&feature=related

fgamajr.fte
02/08/2010, 20:26
Amigão, pode ir tranquilo que dá sim. Só estiver chovendo muito, caso contrário vc sobe fácil na trilha.
segue o link de um vídeo de um pessoal subindo.
http://www.youtube.com/watch?v=SFm6vfVXpho&feature=related

É possível ir lá só para passar o dia e conhecer o local, tipo day use?

Se é possível, alguém sabe quanto custa?

gmilani
02/08/2010, 21:05
É possível ir lá só para passar o dia e conhecer o local, tipo day use?

Se é possível, alguém sabe quanto custa?

Sim, é possivel subir pra conhecer NAO se paga nada... pra conhecer!!

almoço estava 60 pilas.... por cabeça!!! nao almoçamos lá...
no video de cima o troller amarelo... sou EU!!! ja fui 2 vezes.. uma de ranger 4x4 e outra de troller..

o problema "maior" sao os ultimos 150/200 metros, depois da ponte de madeira.. ai sim tem umas erosoes (degraus de pedra) , bem acetuados.
mas , em ultimo caso vao até a ponte e deixem o carro lá, qq carro estava chegando, acreditem tinha uma courrier, um gol geraçao 5 la em cima (antes da ponte, claro!!) tbm estao calçando os piores lugares.. logo a diversao acaba.

se quizer mais emoçao, vai pelo vale do gamarra, tem uma subida bem legal! se chover, só de MUD mesmo!!!!! e olhe lá..

mas vale o visual, de qq jeito, é muito lindo a regiao, tem muitas estradinhas de terra mal conservadas, qq 4x4 com reduzida, mesmo com pneus AT, vai bem, mas nunca se aventure pelas piores estradinhas sozinho, quase nao passa ninguem!!

fgamajr.fte
03/08/2010, 16:16
Oi Milani,

Obrigado pela resposta.

Na verdade, estava querendo ir para conhecer o local e, quem sabe, voltar outra vez. Não sou jipeiro, nem trilheiro, nem nada. Apenas uma pessoa comum. :)

Estou há um mes com uma Pajero Sport, mas que pretendo vender, portanto, não posso estragar nada. Será que consigo chegar lá sem problemas?

E esse outro caminho que você falou? É seguro? Também dá lá?

Abraços,
Fernando

gmilani
03/08/2010, 16:32
Oi Milani,

Obrigado pela resposta.

Na verdade, estava querendo ir para conhecer o local e, quem sabe, voltar outra vez. Não sou jipeiro, nem trilheiro, nem nada. Apenas uma pessoa comum. :)

Estou há um mes com uma Pajero Sport, mas que pretendo vender, portanto, não posso estragar nada. Será que consigo chegar lá sem problemas?

E esse outro caminho que você falou? É seguro? Também dá lá?

Abraços,
Fernando

Ola amigo..

sim com qq 4x4 ou até uma eco 4x2 dá pra ir até a porteira (150/200metros) da pousada (tinha gol, courrier..) mas tem que ir pelo trecho facil, um pouco antes da cidade(aiuruoca) tem umas placas indicativas, o caminho ta bem tranquilo, até estao calçando os lugares mais criticos...
Agora pelo vale do gamarra ainda tem emoção!!! e se chover a emoçao aumenta muito!!! só 4x4 com reduzida e de preferencia MUD (mas sem chuva da pra ir de at mesmo)

depois da ponte de madeira... ai o bixo pega, se ficar com medo de raspar em baixo, deixe o carro ali e suba o resto a pé, é bem pertinho e tranquilo (a pé!!).. vé de sapato MUD!!!kkkkkkk
fui de troller com bf 31" at e nao raspou, nao sei a altura de outros carros, mas ja fica uma idéia.

o sergio foi de jinny com at, estava 100% original e foi tbm... deu umas patinadas mas foi!!
qdo fiu de ranger.. deu uma raspada sim, mas estava original, resolvi abortar a ultima parte, com medo de danificar por baixo..

té!!

Fernando da Terra
03/08/2010, 18:44
Cara, faça como o Gmilani falou.

Como você não conhece o lugar, deixa a viatura lá e segue a pé......dá para avaliar o caminho se dá ou não para subir....
mas sobe tranquilo, se não estiver chovendo....

estive lá, há uns vinte dias atrás, com pneu ALL, foi tranquilo, tudo normal....

dá uma olhada no tópico abaixo, que tem muitas fotos desse último passeio.
A região é sensacional, tem muita coisa por lá, para conhecer....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20804&page=10

Fernando

Elver
03/08/2010, 19:15
Só para deixar registrado...
A primeira vez que eu fui, foi quando criei esse tópico, eu subi com o Tracker COMPLETAMENTE orginal e sem experiência nenhuma em condução 4x4, portanto, não é um bicho de sete cabeças.

Vai devagar e reduzido que você sobe com a Pajero sim, e sem estragar nada. Mas lembre-se de subir reduzido (4x4LO) para não forçar.

[]`s

fgamajr.fte
03/08/2010, 20:14
Pessoal,

Obrigado pela ajuda aí. Estou pensando em ir lá no feriado de 7/09 para conhecer o lugar. Acho que vou na dica do Fernando e vou deixar o carro na entrada e seguir a pé. Não tenho nenhuma experiência, vai que fura o pneu, estraga alguma coisa é só dor de cabeça.

As fotos que o fernando indicou no outro post estão ótimas. O lugar parecer ser realmente maravilhoso.

A cidade de aiuruoca tem outras pousadas para a gente poder dormir? É boa a cidade? A subida é muito longa (quanto tempo, 1 hora?)?

Pelo visto vocês já foram várias vezes por lá, certo?

Compensa os quase 400 reais que estão cobrando por uma diária no mais simples dos chalés? Faz frio por lá? Tem algum atrativo para crianças? Sei que não são guias da pousada, mas espero não estar abusando da paciência!

Obrigado,
Fernando

fgamajr.fte
03/08/2010, 20:20
Elver,

Desculpe a indiscrição, mas qual o ano do seu veículo? O meu é 2003, talvez o seu sendo mais novo tenha resistido melhor. Depois dessa viagem, já conseguiu ganhar experiência no 4x4? Levou quanto tempo para aprender as manhas de andar em carros desse tipo?

Abraços,
Fernando

Girti
03/08/2010, 20:36
Pessoal,

Obrigado pela ajuda aí. Estou pensando em ir lá no feriado de 7/09 para conhecer o lugar. Acho que vou na dica do Fernando e vou deixar o carro na entrada e seguir a pé. Não tenho nenhuma experiência, vai que fura o pneu, estraga alguma coisa é só dor de cabeça.

As fotos que o fernando indicou no outro post estão ótimas. O lugar parecer ser realmente maravilhoso.

A cidade de aiuruoca tem outras pousadas para a gente poder dormir? É boa a cidade? A subida é muito longa (quanto tempo, 1 hora?)?

Compensa os quase 400 reais que estão cobrando por uma diária no mais simples dos chalés? Faz frio por lá? Tem algum atrativo para crianças? Sei que não são guias da pousada, mas espero não estar abusando da paciência!

Obrigado,
Fernando

Fernando, Aiuruoca é uma típica cidade mineira, tranqüila mas simpática.

A Pousada do Lado de Lá fica afastada da cidade (cerca de uma hora, se a estrada estiver boa), e é talvez a mais cara da região. Há outras opções mais baratas, dê uma olhada no site http://www.hotelinsite.com.br/procura/resultado.asp?cid=aiuruoca&nom=.
Desde já o alerta: a maioria das pousadas do Vale do Matutu é mais voltada aos casais. Há pousadas para vários bolsos, como você poderá constatar. Eu já fui hóspede de duas, a saber:

Pousada Pico do Papagaio ( http://www.pousadapicodopapagaio.com.br/): é bastante simples, porém o atendimento é simpático. É bem localizada, próximo à cidade, à rodovia de acesso à mesma e à estrada de acesso a algumas das atrações turísticas da região;

Pousada Pé da Mata (o site está com problemas): fica no Vale do Matutu, é também bastante simples, porém em uma região muito bonita. Se quiser ver algumas fotos da pousada e da região à sua volta (Vale do Matutu), veja as fotos de 02 a 43 do meu álbum de fotos http://www.pousadapicodopapagaio.com.br/

[ ]s

Elver
03/08/2010, 21:19
Fernando, não tem indiscrição não, aqui é para perguntar mesmo :)

O meu carro é 2009, tem foto de Jipe 1956 subindo lá ... se subir reduzido não há desgaste além do natural, você não força o carro em momento algum.

Experiência 4x4 você ganha cada vez que liga o 4x4. Seja trilha ou estrada de terra, sempre tem coisa nova para aprender :concordo:

Eu estou a pouco mais de 1 ano e meio com meu primeiro 4x4 e neste tempo você aprende muitas coisas sobre condução 4x4, mas a melhor que eu aprendi foi: paciência.

No 4x4 você tem que ter calma, ser paciente, prestar atenção, fazer as coisas com cautela e prudência, a menos que sua praia seja "rally", ai a história é outra ;). Sempre que eu vejo alguém fazendo merda em trilha é por excesso de confiança, e são poucos os acidentes realmente inevitáveis.:parede:

É muito importante você conhecer seu carro e saber os limites, e também se conhecer, saber até que ponto um passeio/trilha vai te tirar do sério e começar a te deixar puto com alguma coisa (barro nos bancos, riscos e amassados na lataria, etc). Isso só você pode responder :concordo:.

No mais, é ir devagar, conhecendo os lugares novos aos poucos e sempre procurando acompanhar alguém com mais experiência e que seja de confiança, porque se der uma merda, você sabe que vão te ajudar!

Elver,

Desculpe a indiscrição, mas qual o ano do seu veículo? O meu é 2003, talvez o seu sendo mais novo tenha resistido melhor. Depois dessa viagem, já conseguiu ganhar experiência no 4x4? Levou quanto tempo para aprender as manhas de andar em carros desse tipo?

Abraços,
Fernando

fgamajr.fte
04/08/2010, 18:13
Oi Girti,

Obrigado pelas dicas de pousadas. Essa do papagaio parece bem em conta e boa. Estou pensando em ficar nela e subir para a do lado de lá para conhecer. Se gostar, volto em uma próxima vez para ficar lá.

Elver,

Obrigado pelas dicas de direção 4x4. Estou um pouco apreensivo em pegar o carro em off-road, já que eu não tenho costume, mas vou devagar, quieto e se eu vir que não dá, volto para trás. Você teve algum "preju" durante o aprendizado? Estragou alguma coisa? O seu carro é bem novo hein, não deu pena de colocar na terra? :) É diesel?

Abraços a todos e obrigado pela atenção,
Fernando

gmilani
04/08/2010, 18:58
Pessoal,

Obrigado,
Fernando

amigao.400 pilas... 1noite.. bem .. eu nao pago, mas acredite, qdo fui estava lotada, tem gente com todo tipo bolso!!!siceramente, acho que nao vale a pena. Claro, o visual é lindo,vc estara isolado do mundo, sem energia eletrica bla blabla... mas 400 contos?? será que vale??
qdo fomos na expediçao com o almir, ficamos no www.recantodoscarvalhos.com.br, tem camping e chales, local muito, mas muito bem cuidado, só familias. acho que é o melhor camping que conheci de limpeza, os chales tbm sao bem bonitos e arrumados.. é uma dica e esta perto de aiuruoca (fomos por terra, claro!!! 80km de trilhas faceis,só o subidao do gamarra que foi mais punk!!)
tem outras opçoes em aiuruoca, acho que todas simples, mas legais!! qto a crianças na pousada doladodela, acho que nao pega bem.. o local é bem perigoso, cheio de precipicios, e acredito que os pequenos nao vao curtir, alem de nao ter o que fazer... é mais pra casais mesmo ( e de bem!!!)
conselho, pega uma boa pousada na cidade, acorda cedo, leva um lanche e bebidas, sobe ate a pousada, veja a cachoeira dos garcia e volte pra pousada será "otemo"!!!

fgamajr.fte
05/08/2010, 18:15
Esse recanto dos carvalhos parece ser muito bom mesmo hein! E ótimo para crianças! Mas já fica em outra cidade, São Lourenço. Será que é perto? Mas também não é muito baratinha não, para mim, com um casal de "muleques", daria uns 180 reais a diária! :(

Mas de qualquer forma, é mais uma opção!

Vou seguir as suas dicas! Vou ficar em uma pousada próxima e subir lá para ver qual é! Com lanche é claro! haaha

Obrigado Milani, pelas respostas!

Um abraço,
Fernando

Elver
05/08/2010, 18:57
Você teve algum "preju" durante o aprendizado?

Sim, já quase tombei o carro, ralando todo o estribo, ao invés da lateral do carro, já bati violentamente o fundo do carro, acertando em cheio a proteção de aço instalada, já encostei de frente em morro ralando o parachoque de ferro, resumindo... preju sempre pode dar ... mas se você tiver as proteções adequadas para o nível da sua brincadeira, não tem preju não calculado :)

Estragou alguma coisa?

Até hoje, perdi uma capa plástica do hack e entorei uma roda, só isso.

O seu carro é bem novo hein, não deu pena de colocar na terra? :) É diesel?

No começo deu um pouco de dó, mas como eu falei na primeira resposta, estando bem protegido, você consegue controlar o risco. O único preju real até o momento foi na pintura do carro, está cheio de risco por conta de árvores e matos no meio dos caminhos, tem gente que plota o carro para proteger um pouco disso, mas acaba riscando do mesmo jeito se pegar um galho mais pontudo ou um enrosco maior.
Meu Tracker é a gasolina, feito entre 2007 e 2008, Diesel acho que só tem até 2005, se não me engano...

[]'s

Girti
05/08/2010, 19:55
Esse recanto dos carvalhos parece ser muito bom mesmo hein! E ótimo para crianças! Mas já fica em outra cidade, São Lourenço. Será que é perto? Mas também não é muito baratinha não, para mim, com um casal de "muleques", daria uns 180 reais a diária! :(

Mas de qualquer forma, é mais uma opção!

Vou seguir as suas dicas! Vou ficar em uma pousada próxima e subir lá para ver qual é! Com lanche é claro! haaha

Obrigado Milani, pelas respostas!

Um abraço,
Fernando

Fernando, de fato, o Recanto dos Carvalhos não fica muito perto, o que pode ser um problema para quem tem crianças no carro, pois as mesmas não costumam ter muita paciência, quando se trata de percursos longos de carro. Recomendo ficar com as opções mais próximas à cidade, para ter que rodar menos.

NO - CT Santos/SP
05/08/2010, 20:08
Oi Girti,

Obrigado pelas dicas de pousadas. Essa do papagaio parece bem em conta e boa. Estou pensando em ficar nela e subir para a do lado de lá para conhecer. Se gostar, volto em uma próxima vez para ficar lá.

Elver,

Obrigado pelas dicas de direção 4x4. Estou um pouco apreensivo em pegar o carro em off-road, já que eu não tenho costume, mas vou devagar, quieto e se eu vir que não dá, volto para trás. Você teve algum "preju" durante o aprendizado? Estragou alguma coisa? O seu carro é bem novo hein, não deu pena de colocar na terra? :) É diesel?

Abraços a todos e obrigado pela atenção,
Fernando
Fernando
Tive um Tracker e por impericia e afobação o tombei dando perda total ... assim se fizer o que os amigos estão falando pode ir sossegado.
Ah fui como o Elver de tracker original até a pousada e no grupo teve colega com carro preparado que ficou na porteira ... tudo depende da tua disposição.
Conhecer vale a pena, mas eu tb ficaria numa outra e iria la so conhecer.
kkk
abs

Baré
11/09/2010, 08:50
Turma,

estou organizando uma Expedição para Aiuruoca no próximo feriadão. Iremos rodar por estradinhas muito legais e conhecer diversos atrativos, deem uma olhada no tópico abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=79171

Abs,
Baré

marlon santana
18/09/2010, 20:16
fala baré rsrs,e ai vamos por visconde de maua?po uma pena cara vc ja sabe que estao asfaltando a estrada da serra de maua,tao acabando com a nossa brincadeira,bom de qualquer forma pelo que vi la ate essa data que vc ta programando ainda na estara asfaltado,mas ate de chevette vai rsrs:dance:

Claudio Samuca
21/09/2010, 21:40
Salve Marlon, estivemos na região durante o último final de semana, ajudando na organização do II ENGG, que acontecerá no feriado de 15/11. Desta vez será em Bocaina de Minas, com trilha boa para o lado de Carvalhos. Se liga no visual...

marlon santana
22/09/2010, 09:17
me mantem informado quero ir:dance:

Claudio Samuca
22/09/2010, 18:27
me mantem informado quero ir:dance:

Falou!
Hospedagem e rango incrivelmente baratos...

ORIONE
07/04/2011, 07:49
Opa, um dos passeios/trilha leve do
V Encontro Nacional de Engesas e Outros 4x4 21-24 Abril Aiuruóca-MG, será a pousada Do Lado De Lá.
Se alguem se interessar, é só dar uma olhana na programação através do tópico:
V Encontro Nacional de Engesas e Outros 4x4 – Aiuruoca – MG – 21 a 24/abril/2011 - Página 31 - Fórum 4x4Brasil - Adaptações, Manutenções e Classificados de Veículos Off-Road, Eventos Off-Road, Veículos 4x4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1416406#post1416406)

ferramenteiro
19/09/2012, 09:33
Pessoal,

Ouvi falar que a pousada está fechada, alguém saberia confirmar ?

Abraço

Fernando da Terra
19/09/2012, 11:15
Cara, já faz um bom tempo que parou de funcionar.....
A parte final da estrada de acesso, deve estar inacessível, pois era o Guilherme (dono da pousada), que fazia a manutenção dela.....

Mas isso não impede de deixar a viatura na bifurcação que que vai para Baependi e caminhar até a pousada, se tiver com o tempo bom, o visual de lá, é incrível........
lógico que vai ter que ter disposição da galera, para essa caminhada, pois são uns 3 quilômetros, eu acho......

Fernando

maxdelta
19/09/2012, 15:00
O q houve com a pousada? faliu? quebrou? caiu barreira? morreu algum dos sócios? Justo quando pensei q poderia conhecer a pousada do lado de lá no natal, acontece isto, começei a planejar desde maio, agora terei q repensar aonde irei no fim de ano!

Q pena!

Fernando da Terra
19/09/2012, 15:32
Foi "interditada e lacrada" por ter sido construida "irregularmente" muito próxima à um rio, lá em cima.,

Tem muita história, muito rolo e muita denúncia por trás disso.

Teve dono de outras pousadas, que cairam de pau em cima do Guilherme, para ferrar ele,
a concorrência muitas vezes é invejosa e desleal.....

.......a história é longa...... uma pena.....

Fernando

Rafius
19/09/2012, 15:40
Pois é... Além do mais ele a colocou a venda agora.

Joao Baeta
19/09/2012, 15:42
:arrow:Eu estava pensando em ir neste feriado....... Uma pena que acabou....! :cry:

Rafius
19/09/2012, 15:45
Mas essa pousada era só um detalhe de Aiuruoca. Tem mtas outras.
Sem contar com as trilhas, cachoeiras, passeios etc... Lá oq não falta é lugar bom pra se divertir com seu 4x4.

VOVÔ DO TROLLER
19/09/2012, 22:57
Foi "interditada e lacrada" por ter sido construida "irregularmente" muito próxima à um rio, lá em cima.,

Tem muita história, muito rolo e muita denúncia por trás disso.

Teve dono de outras pousadas, que cairam de pau em cima do Guilherme, para ferrar ele,
a concorrência muitas vezes é invejosa e desleal.....

.......a história é longa...... uma pena.....

Fernando

Se realmente foi construída irregularmente, próxima a um rio e dentro da área do parque, o que é proibido por lei, tinha mesmo que ser fechada. A lei é para ser cumprida, agora, tem uma casa bem próxima à Cachoeira dos Garcia, o que é uma vergonha. Será que ela ainda está lá? Se está, também deveria ser lacrada e interditada, ou melhor, demolida. Abs.

Horacio Teles
20/09/2012, 09:52
A pousada pode não funcionar mais, já o caminho para chegar na pousada, continua lá, no mesmo lugar.

Se realmente foi construída irregularmente, próxima a um rio e dentro da área do parque, o que é proibido por lei, tinha mesmo que ser fechada. A lei é para ser cumprida, agora, tem uma casa bem próxima à Cachoeira dos Garcia, o que é uma vergonha. Será que ela ainda está lá? Se está, também deveria ser lacrada e interditada, ou melhor, demolida. Abs.

VOVÔ DO TROLLER
20/09/2012, 20:01
A pousada pode não funcionar mais, já o caminho para chegar na pousada, continua lá, no mesmo lugar.

Boa noite caro amigo Horácio. Você tem razão. Com certeza o caminho continua e continuará lá, agora me diga uma coisa: se a pousada não pode funcionar mais, como há um anúncio de venda na internet da mesma? O negócio deve estar bem enrolado. Abs.Válter

Fernando da Terra
21/09/2012, 13:32
...., agora, tem uma casa bem próxima à Cachoeira dos Garcia, o que é uma vergonha. Será que ela ainda está lá? Se está, também deveria ser lacrada e interditada, ou melhor, demolida. Abs.

Realmente aquela casa estraga o visual do lugar....
até o ano passado ela ainda estava lá, e ainda deve estar, eu acho......
Pior que a cada ano, eles estão desmantando mais em volta dela........

371574

VOVÔ DO TROLLER
21/09/2012, 13:50
Realmente aquela casa estraga o visual do lugar....
até o ano passado ela ainda estava lá, e ainda deve estar, eu acho......
Pior que a cada ano, eles estão desmantando mais em volta dela........

371574

Boa tarde Fernando. Isso que eu não entendo. Fecharam a Pousada do Lado de Lá e deixam este absurdo visual desta casa. Dois pesos e duas medidas? Ou será que o cara da casinha tem padrinho forte. De qualquer jeito é uma vergonha e como você bem comentou, o desmatamento é outra vergonha. Onde estão as "otoridades"? Abs. Válter.
p.s. na sua foto dá para ver bem legal como a casa acaba com o visual da bela cachoeira dos Garcias.

Elver
25/09/2012, 04:34
A última vez que fui para lá foi em setembro de 2009 e a Marcela e o Márcio (as pessoas que trabalhavam para o Guilherme na pousada) já estavam falando que iriam ter que fechar em breve. Essa briga já tinha começado antes de 2005, a pousada já havia sido fechada antes, depois reabriu e o Guilherme continou brigando na justiça para mantê-la aberta.

A casa principal foi construída muito antes da área virar um parque, e a verdade é que o Guilherme trabalhava muito para ajudar a proteger a região, inclusive denunciando caça ilegal e invasões nas áreas. Aquela área, pelo que me lembro, era da família do Guilherme antes de virar parque e, como já estava construída antes, por lei, não pode desalojar (é só ver o parque da Bocaina, por exemplo, a quantidade de família que tem morando dentro dele).

Se vocês procurarem, antes dava para ir de carro até quase o topo (Retiro dos Pedros), depois que entrou em funcionamento a pousada o Guilherme fechou a estrada de acesso, pois muitos iam lá para cima para acampar e deixavam o lugar entupido de lixo, não só jipeiros, mas tinha muitos jovens das cidades vizinhas e de Aiuruoca que iam lá para acampar e fazer merda.

É uma pena que tenham fechado a pousada, eu gostava muito de lá, era um lugar bem diferente e esclusivo.

Essa casa fica fora da área da Pousada, e certamente o dono tem "padrinho forte" na região...

Guidolado
06/11/2012, 14:52

Olá a todos.
Eu sou o Guilherme proprietário da Pousada Do lado de Lá, tudo bem?

Lendo alguns post aqui do 4x4 Brasil, vi muita inverdade em relação ao nosso trabalho de turismo sustentável. Uma grande pena pessoas falarem o que não sabem. Deveriam ficar caladas.
Falam do parque, mas ele ainda não foi nem aprovado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Isso quer dizer que ele ainda não está oficializado.
A pousada fechou porque eu quis fechar. Me mudei de cidade.
Cansamos de cuidar desse santuário e sermos caluniados... Para vocês terem uma ideia, nem lixeira temos na pousada. Nós levamos todo o lixo para a cidade de Aiuruoca. Reciclamos muito, desde caixa de ovos, sacolas plásticas, vidros de doces, jornal, lata cerveja, garrafa de vidro, etc... Até a nossa lenha é de madeira reciclada. Combatemos incêndios florestais, caça, e principalmente a abertura de novas trilhas por jipeiros que não tem consciência de preservação. Fechei com uma vala o acesso para o Retiro dos Pedros que passa nas minhas terras. Deixaram pra trás, muita erosão, novas trilhas, poluição, lixo, etc... Colocamos placas informativas para todos ajudarem a cuidar desse Santuário. Graças a nossa presença a vida silvestre e a vegetação voltaram, trazendo conforto e satisfação pelo nosso trabalho de turismo sustentável.
Ao mesmo tempo a maioria das cidades brasileiras do Rio, São Paulo, Minas, Bahia, etc... jogam o esgoto in natura direto no rio ou mares. O que as pessoas fazem pra evitar ou protestar contra isso? NADA né mesmo? Porque nada fazem, já que aqui nesse forum metem o pau no meu trabalho, sendo que o esgoto da pousada vai para uma fossa séptica, bem longe do rio??? Porque?
Ah, e outra coisa. Como nós brasileiros estamos atrasados em relação a turismo. Em vários países, inclusive Argentina e Chile existem hotéis e pousadas dentro dos parques. Lógico os parques são uma atração turística e as pessoas precisam de lugar para ficarem, né?
Aqui não, o Parque Nacional das Agulhas Negras serve para o exército ficar fazendo treinamento militar numa área protegida, um absurdo...
E por que será que nós fomos umas das 19 pousadas mais diferenciadas e originais escolhidas em todo o Brasil pela National Magazine Traveller e 80 pousadas em toda a América do Sul? Por que será? Será por que poluímos a região como andam falando, ou poluindo o rio??? Quanta mentira, né? É só ir lá e ver que é uma grande mentira.

Taleban
06/11/2012, 17:53
Olá a todos.

Lendo alguns post aqui do 4x4 Brasil, vi muita inverdade em relação ao nosso trabalho de turismo sustentável. Uma grande pena pessoas falarem o que não sabem. Deveriam ficar caladas.
Falam do parque, mas ele ainda não foi nem aprovado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Isso quer dizer que ele ainda não está oficializado.
Cansamos de cuidar desse santuário e sermos caluniados... Para vocês terem uma ideia, nem lixeira temos na pousada. Nós levamos todo o lixo para a cidade de Aiuruoca. Reciclamos muito, desde caixa de ovos, sacolas plásticas, vidros de doces, jornal, lata cerveja, garrafa de vidro, etc... Até a nossa lenha é de madeira reciclada. Combatemos incêndios florestais, caça, e principalmente a abertura de novas trilhas por jipeiros que não tem consciência de preservação. Fechei com uma vala o acesso para o Retiro dos Pedros que passa nas minhas terras. Deixaram pra trás, muita erosão, novas trilhas, poluição, lixo, etc... Colocamos placas informativas para todos ajudarem a cuidar desse Santuário. Graças a nossa presença a vida silvestre e a vegetação voltaram, trazendo conforto e satisfação pelo nosso trabalho de turismo sustentável.
Ao mesmo tempo a maioria das cidades brasileiras do Rio, São Paulo, Minas, Bahia, etc... jogam o esgoto in natura direto no rio ou mares. O que as pessoas fazem pra evitar ou protestar contra isso? NADA né mesmo? Porque nada fazem, já que aqui nesse forum metem o pau no meu trabalho, sendo que o esgoto da pousada vai para uma fossa séptica, bem longe do rio??? Porque?
Ah, e outra coisa. Como nós brasileiros estamos atrasados em relação a turismo. Em vários países, inclusive Argentina e Chile existem hotéis e pousadas dentro dos parques. Lógico os parques são uma atração turística e as pessoas precisam de lugar para ficarem, né?
Aqui não, o Parque Nacional das Agulhas Negras serve para o exército ficar fazendo treinamento militar numa área protegida, um absurdo...
E por que será que nós fomos umas das 19 pousadas mais diferenciadas e originais escolhidas em todo o Brasil pela National Magazine Traveller e 80 pousadas em toda a América do Sul? Por que será? Será por que poluímos a região como andam falando, ou poluindo o rio??? Quanta mentira, né? É só ir lá e ver que é uma grande mentira.

Olá Guilherma, achei uma pena a pousada ter fechado e um absurdo os comentários que vi aqui no Forum.

Estive na Pousada no Revelion de 2006 se não me falha a memória e estou de acordo com tudo o que disse aqui.

Se ainda tiver o contato da Noé mande um abraço para ela e diga que sentimos muita falta de suas canções e poesias..

Um abraço!

Joao Baeta
06/11/2012, 18:11
:arrow:Olá Guilheme,
Eu sempre quis conhecer a pousada que foi tão comentada ...Com Elogios...Etc...!
É uma pena que fechou... :cry:
O que vc falou acima.... É puramente a verdade...Pois o brasileiro nem tem um fio de respeito com lugar.... Jogam lixo e se "phoda" a natureza.... Aqui na Capital do RJ.... Reparo que proprios moradores jogam papel...Canudo... Lata pela janela do carro... Sabe aquele papel de propaanda? No canto diz assim "Quem ama.... Cuida".... Parece que nem deu certo..... :evil:
Fui a Suiça há 2 anos..... Fiquei encantado como é tão rigoroso com lixo...... Etc.... Ruas bem limpas.....Etc...Etc... Aqui é muito atrasado.... País de carroça ainda.... Tudo é jogado no chao.... Me sinto vergonha!
Só para alertar: Os brasileiros que viajam para Miami..... É tão porcamente... Que jogam papel na rua da cidade... Nem moradores sujam a sua própria cidade!
Em Visconde de Mauá.... É rigoroso ver lixo no lugar...Rios bem limpos e dá para banhar...Etc..!

Marcelo-HPE
06/11/2012, 18:24
Olá Guliherme !! estive na sua Pousada em 2009 , e sinto muitíssimo por vc ter fechado a pousada que era uma atração em Aiuruoca.
Como vc falou , tudo lá remete a Natureza viva, limpa e pura , foi um dos melhores passeios que fiz na minha vida .
Nem sempre é facil fazer o certo , mas pelo que pude notar ,Ali vc sempre procurou
em fazer o melhor para os turistas e para o Parque .
Abração esperançoso que um dia a pousada Do Lado de Lá volte a funcionar .

maxdelta
06/11/2012, 20:44
Estava planejando ir, mas soube q fechou mudei meu roteiro, mas ainda é um foco a viagem quem sabe um dia!

ferramenteiro
07/11/2012, 07:43
Olá a todos.

Já estive na pousada é uma pena que esteja fechada. Pousadas em locais remotos estão cada vez mais difíceis de existir, talvez devido as nossas burrocracias governamentais ou a falta de consciência ambiental dos brasileiros. Quem critica é quem nunca foi, todo o cuidado do Guilherme e da sua equipe fica evidente quando se está lá. Foram dias e noites inesquecíveis.
É uma pena que no Brasil não temos mais iniciativas como esta, não temos refúgios de montanha, não vemos pais com seus filhos em meio a natureza, não podemos acampar com segurança e etc.
Cada vez mais estamos nos esquecendo que podemos viver em harmonia com a natureza e usufruir desse beneficio.
Espero que um dia o Guilherme volte a lutar e abra novamente aquele local mágico.
abraço

Rafael

Elver
09/11/2012, 03:14
EU fui algumas vezes para a Pousada do Lado de Lá e todas as vezes foram especiais, sinto saudade de prozear com a Marcela e o Márcio por horas e horas ao lado do fogão à lenha, fazer diversas trilhas na região com o Pedro (excelente guia), realmente sinto saudades.

A única pousada que eu fui que mais se aproximou da Pousada do Lado de Lá foi o Refúgio Ecológico Vale dos Veados (http://www.hoteisdabocaina.com.br/vale/index.php), dentro do parque da Bocaina. É um lugar exclusivo também, só chega de 4x4, sem eletricidade e com muita natureza próxima. Vale à pena conhecer... antes que resolvam fechar também.

[]`s Guilherme e boa sorte na sua nova empreitada!

Thiago Willys
09/11/2012, 06:44
Estava planejando ir, mas soube q fechou mudei meu roteiro, mas ainda é um foco a viagem quem sabe um dia!

é uma pena também a 50 km fiquei enrrolando para ir .... que sabe um dia...

Bandinho
10/11/2012, 18:18
É uma pena, tbém estive na pousada e confirmo tudo o que o Guilherme postou, "o cara é gente finíssima". Foi lamentável o fechamento, realmente um lugar especial e emocionante.
Abs

Guidolado
13/11/2012, 10:21
Olá a todos,

Obrigado pelas palavras de conforto.
Já fazia muitos anos, que eu já tinha visto essas calúnias referente ao nosso trabalho de turismo sustentável na Pousada Do Lado de lá em Aiuruoca, aqui nesse fórum, mas eu deixava pra lá.
Até que apareceu uma cliente querendo comprar a fazenda, (vejam mais no site Site1 - Vende-se Fazenda Sul de Minas (http://www.suldeminasfazenda.com.br)) e me postou esses absurdos.
Aí não deu mais pra segurar, tive que responder e me posicionar.
Tive a pousada por longos e maravilhosos 10 anos em um lugar que eu achei, quando fazia caminhadas pela Serra do Papagaio. Depois de muito custo consegui materializar um sonho, construindo os chalés com suas acomodações,etc..., para dividir e receber nesse santuário, aventureiros interessados em montanhas e vida natural.
Pedra sobre pedra, fiz de um lugar desconhecido, um espaço agradável repleto de trilhas e cachoeiras, ponto de encontros de pessoas de várias parte do Brasil e do exterior. E como os europeus dão valor a esse lugar!!!
Eles tem uma relação diferente da gente, pois eles não tem tanto espaço e natureza como nós.
Acabei de chegar lá das alturas da Serra do Papagaio e fico muito feliz com o meu sonho realizado aqui nessa Terra! Muito bom ficar lá em cima sossegado no silêncio ouvindo o som dos ventos...
Foi muito bom ter trocado energia com todos vocês e agradeço pelas palavras de conforto.;-)
Ah, a Pousada dos Veados no Parque Nacional da Bocaina em SP é do meu primo Arnaldo Borges e vale a pena conhecerem sim!

Abraços,
Guilherme
Pousada Do lado de Lá
Site1 - Vende-se Fazenda Sul de Minas (http://www.suldeminasfazenda.com.br)

Fabrício Bastos
10/01/2013, 21:39
Fala pessoall!
Vou para Aiuruoca no próximo fim de semana(18-20/Jan) e queria saber se o local da pousada ainda pode ser visitado???
Pelas fotos e relatos o lugar deve ser muito bonito! E gostaria de visitar!

Abraços!

Kaio Pecly
10/01/2014, 17:53
Tirando(ou tentando tirar) a poeira do tópico!

Alguém na região lá pelo dia 20/01?
Sei que é uma segunda-feira, mas estarei de férias :euforico:
Vou passar por lá de dia, saindo cedo do RJ-capital e seguindo até Carrancas pra encontrar uns amigos.

Queria subir até a falecida pousada, só pra curtir a trilha mesmo, mas não quero arriscar indo sozinho.

Alguém responde aí, qualquer um, vambora!

Dimasi
12/01/2014, 12:33
Dá para chegar até a portaria. Um belo passeio com cachoeiras e local para um piquenique. Indo de 4x4 não tem perigo algum.

Kaio Pecly
14/01/2014, 22:52
Desculpe a burrice, mas é portaria da pousada a que vc se refere?
Seria o estacionamento que se vê em vídeos logo depois da subida de pedra? Ou antes disso?

Dimasi
15/01/2014, 08:03
Vai chegar um ponto que tem um portão com cadeado. Acho que é antes desse ponto.

Kaio Pecly
17/01/2014, 00:33
Ahh tá, deve ser antes mesmo. Beleza, bom saber pra uma viagem futura.
Na viagem de agora eu mudei os planos, não vou mais a Aiuruoca, tinha pouco tempo pra ver muita coisa, não ia valer a pena.

romuloff
01/07/2016, 00:47
desenterrando o tópico novamente, pra um novato no fórum, totalmente sem noção hehehe

pessoal, estou indo pra São Thomé das Letras, e quero chegar o mais próximo pra uma trilha a pé pro pico do papagaio e também visualizar os locais próximos à antiga pousada do lado de lá.
o detalhe é que não tenho um 4x4 (nao me expulsem por favor) hahahha tenho um idea adventure, mas já fiz muitas trilhas de carro, nada exagerado pra categoria óbvio, e nem aos pés do que vcs devem fazer.

então seguem minhas dúvidas se alguem puder me dar uma luz agradeço muitíssimo:
1) Pelo que eu entendi, tirando o final do percurso, o caminho de Aiuruoca pra perto da pousada do lado de lá, é tranquilo pra fazer mesmo sem tração. correto?
2) o caminho da pousada do lado de lá pra Baependi por dentro, ou vice-versa, é mais difícil do que o de Aiuruoca? Pois estarei vindo de São Thomé das Letras, e minha ideia mesmo era ir tudo por terra de Baependi até Aiuruoca. Esse pedaço me preocupa mais, pois vi no google earth são elevações gigantescas, mas também não faço questão dessa parte, posso ir tranquilamente por Aiuruoca, só que estaria andando em dobro, preferia economizar e ainda pegar trilhas por terra.

Obrigado!

romuloff
01/07/2016, 01:03
desenterrando o tópico novamente, pra um novato no fórum, totalmente sem noção hehehe

pessoal, estou indo pra São Thomé das Letras, e quero chegar o mais próximo pra uma trilha a pé pro pico do papagaio e também visualizar os locais próximos à antiga pousada do lado de lá.
o detalhe é que não tenho um 4x4 (nao me expulsem por favor) hahahha tenho um idea adventure, mas já fiz muitas trilhas de carro, nada exagerado pra categoria óbvio, e nem aos pés do que vcs devem fazer.

então seguem minhas dúvidas se alguem puder me dar uma luz agradeço muitíssimo:
1) Pelo que eu entendi, tirando o final do percurso, o caminho de Aiuruoca pra perto da pousada do lado de lá, é tranquilo pra fazer mesmo sem tração. correto?
2) o caminho da pousada do lado de lá pra Baependi por dentro, ou vice-versa, é mais difícil do que o de Aiuruoca? Pois estarei vindo de São Thomé das Letras, e minha ideia mesmo era ir tudo por terra de Baependi até Aiuruoca. Esse pedaço me preocupa mais, pois vi no google earth são elevações gigantescas, mas também não faço questão dessa parte, posso ir tranquilamente por Aiuruoca, só que estaria andando em dobro, preferia economizar e ainda pegar trilhas por terra.

Obrigado!

creio que já achei no link abaixo a resposta do item 2, e de certa forma do item 1 tb, mas ainda aceito opiniões sobre até onde dá pra ir de Aiuruoca até lá perto

Circuito Brasileiro de Cicloturismo - Caminho dos Anjos (http://www.circuitodecicloturismo.com.br/v1/materias/cicloviagens/80-caminho-dos-anjos.html)