Conectar

Ver Versão Completa : Guincho elétrico para Samurai

Jalisson
14/04/2009, 22:03
Amigos!

Estou com muita vontade de adquirir um guincho para minha viatura.

No entanto, gostaria de algo que fosse o mais adequado para não fazer besteira.

Qual seria a marca mais indicada, potência, modelo pra um Samurai?

Algo que fosse bom e mais em conta para comprar, manter e me tirar de uma boa lama! :D

Abaixo vou postar um foto do peito de aço dele, acho que já é um suporte para guincho, me corrijam se eu estiver errado. :shock:

Fotos dos pneus papa-barro novos tb!

Fabil
15/04/2009, 09:10
um guinho entre 6000 a 8000 libras é suficiente p/ o peso do samurai..

se o bolso permite, compre um WARN

se tá meio apertado tem os Ransey, HDW

só nao compre WORK...heheheh

Alexandre X
15/04/2009, 09:58
O que vc tem contra o Work?

Alfredo Stavale
15/04/2009, 10:25
eu tenho um mile marker 6000lbs no jimny. pesa 35kg.

Fabil
15/04/2009, 10:58
O que vc tem contra o Work?

eu nada... afinal nao tenho ..hehehe

mas já peguei uns 4 Work9000 p/ fazer manutencao aqui e quando o comparei com os Warm M8000 ( o Work 9000 é copia do warn) percebi que ele deixa mmuuiiiiitttooo a dever..

principais problemas:
1- usam solenoides de auxiliar de partida de caminhao ( esquentam e derrete com poucos minutos de uso continuo, a qualidade dos cabos tb nao é das melhores, zinabram rapido , criam resistencia e esquetam dissapando grande parte da energia que iria deveria ir p/ o motor)
2- o eixo que liga o motor a cx de reducao nos Work é roliço com um pino "chaveta" ridiculo na ponta p/ travar na engrenagem da cx de reducao. nos Warn esse eixo é inteiro SEXTAVADO encaixando no sextavado da engrenagem de reducao, nem preciso dizer que pino chaveta quebra facil néh?
3-nos Warn, HDW, Ransey, Tabor, e todos os outros guincho que já mexi os parafusos que os prendem na base do parachoque vem uma porca de aço que encaixa dentro da carcaça de aluminio do guincho.. nos Work nao tem porca.. a rosca é aberta na propria carcaça de aluminio, em todos os Work que dei manutencao pelo menos 1 das roscas já estava fudida ou já comecando a espanar..
inclusive um deles partiu ao meio exatamente por isso..( sim.. o guincho dividiu em duas partes!!) o cara usando o guinho e derrepente TRAAACCKKKKKK a rosca espanou de um lado o carretel saiu, quebrou o eixo e um pedaco do guincho ficou no parachoque e o outro foi arrancado..heheheh

principal vantagem:
1- o sistema de alavanca do Work saiu melhor que orginal da warn.. enquando o Warn a avanca é ancorada diretamente na carcaça de aluminio da cx de engrenagem e com o tempo o furo fica ovalado fazendo com que a operacao da alavanca fique dura.. a solucao é mandar num torneiro p/ embuchar o furo da carcaça. já nos Work a alavanca é alojada numa base de metal e só entao aparafusada na carcaça de aluminio.. entao o desgaste é praticamente nulo

Work é um guincho que eu nao compraria... prefiro um HDW xing-ling xulezento.:concordo:

luiztacco
15/04/2009, 13:14
No meu antigo samurai eu usava um Warn 8000lbs, e sempre que precisei não tive problemas. Recomendo 100%

Jalisson
15/04/2009, 15:25
Olá parceiros!

Qual a loja mais indicada para adquirir um? "moro em Pernambuco"

Este mile marker é bom, Alfredo?

Obrigado pela ajuda.:concordo:

Arno
15/04/2009, 15:33
No meu antigo samurai eu usava um Warn 8000lbs, e sempre que precisei não tive problemas. Recomendo 100%

Eu também uso um Warn M 8000.
Para o Samurai que é leve é um excelente guincho.

Abraços,

Arno

Poc
16/04/2009, 10:08
Eu uso o HI pull 8000 A ( http://www.hipull.com.br/gorModelosHp8000.html ) que veio no carro, nunca me deu problemas, já o desmontei para manutensão e tava cheio de água mas funcionando. Atualmente, fiz novos mancais, mais altos para o cabo de aço não estragar, pois ele ficava enrolando no mesmo lugar, agarrava na bandeja e nos 4 eixos que seguram os mancais e estragava o cabo. O pessoal da trilha só usa WARN em samurai e land, se meu carro não tivesse vindo com um guincho, provavelmente compraria Warn pois é o que todos aqui usam, mas o HI Pull me atende bem. Outra informação, o meu carro veio com 2 baterias, o que ajuda a manter a força do guincho, na hora de trocar as 2 é dureza mas na hora de usar é show.
[]s.

Fabil
16/04/2009, 10:19
Hipull é coisa boa tb... nunca abri um, mas nunca ví um pedir arrego nas trilhas...

Supercharger
16/04/2009, 10:41
Poc, coloca uma foto aí do cofre do Samurai com duas baterias... Do jeito que o Samurai é pequeno, fiquei até curioso de ver como foi feito.

No cofre do meu Samurai só cabem duas se forem de celular, hehehe.

[]´s
Gustavo.

Alfredo Stavale
16/04/2009, 10:49
Olá parceiros!

Qual a loja mais indicada para adquirir um? "moro em Pernambuco"

Este mile marker é bom, Alfredo?

Obrigado pela ajuda.:concordo:

poxa, eu comprei meio no escuro. conhecia a linha de guinchos hidráulicos deles e sempre ouvi falar bem. sçao usados pelo exercito americano.

comprei pois estava na promoção no EUA. não me arrependo. sempre que foi solicitado funcionou muito bem e nunca deu problema.

eu acho que o 6000 é o ideal pro suzuki.

C. Roberto
16/04/2009, 11:01
Alguém sabe se dá problema colocar a caixa de solenídes do Hipull 8000 dentro do cofre do motor do Samurai?
Vou ter alongar os fios. Será que vai esquentar demais?

Jalisson
16/04/2009, 11:21
Poc, coloca uma foto aí do cofre do Samurai com duas baterias... Do jeito que o Samurai é pequeno, fiquei até curioso de ver como foi feito.

[]´s
Gustavo.

kkkkkkkkkk

Olá parceiro!

Cabem sim e dentro do capô mesmo. O meu tem, ela fica do lado oposto da bateria original, é sé fazer o suporte. Cabe facinho.

Vou providenciar foto e te mando.

Abraços.

Supercharger
16/04/2009, 12:35
ela fica do lado oposto da bateria original

Ah, se for onde estou pensando, já usei este local para outra aplicação.
http://samuraitatu.googlepages.com/imagens_dicas_D4-2.JPG

Arno
16/04/2009, 13:16
Pessoal,

Também uso a caixa de solenóides dentro do compartimento do motor, bem na frente da bateria. Não entra sujeira, agora quanto ao aquecimento demasiado nunca percebi.
E por falar em bateria, também me interessou esta instalação de duas baterias no compartimento do motor, porque tenho uma no local original e outra na parte traseira do jeeo, no lugar do banco traseiro, ao lado da caixa de roda do lado esquerdo e acho estranho aquilo alí, gosteria de colocar em outro lugar melhor.

Abraços,

Arno

Ronaldo B.
16/04/2009, 13:32
Qunado eu tinha samurai também instalei a caixa de solenóides dentro do compartimento do motor e nunca tive problemas, é só usar cabos bem dimensionados.

[]´s

Mosca
16/04/2009, 14:37
Warm 9000 e o que tenho e nao me queixo. Segundo li num artigo ingles eles aconselhavam um guincho que "pegasse" em pelo menos 3x o peso do carro.
Abraço do lado de ca do oceano

Arno
16/04/2009, 16:19
Pessoal,

Uma boa é usar sempre com guincho elétrico uma patesca, em vez de ancorar o gancho do guincho, ancorar a patesca e colocar o gancho do guincho de volta no jeep, isso dobra a força do bichinho. Vale a pena, estou ajeitando para por no meu.

Abraços,

Arno

Jalisson
17/04/2009, 00:00
Ah, se for onde estou pensando, já usei este local para outra aplicação.

kkkkkkkkkkk

É este mesmo o lugar! Botas as ferramentas na mala!

Infelizmente o Samurai é complicado de espaço.

:putz:

Poc
17/04/2009, 10:30

[]´s
Gustavo.

Seguem as fotos do local da 2º bateria e do guincho com os mancais aumentados.

Arno
17/04/2009, 14:10
Seguem as fotos do local da 2º bateria e do guincho com os mancais aumentados.

Ficou muito boa a instalação e num lugar legal, mais para por no meu samuka vou ter que dar um jeito diferente, pois tenho direção hidráulica e o reservatório do óleo fica ali naquele canto, mais acho que consigo colocar mais perto do reservatório da água do limpador do vidro.

Abraços,

Arno

Jqest
18/04/2009, 18:04
Amigos!

Estou com muita vontade de adquirir um guincho para minha viatura.

No entanto, gostaria de algo que fosse o mais adequado para não fazer besteira.

Qual seria a marca mais indicada, potência, modelo pra um Samurai?

Algo que fosse bom e mais em conta para comprar, manter e me tirar de uma boa lama! :D

Abaixo vou postar um foto do peito de aço dele, acho que já é um suporte para guincho, me corrijam se eu estiver errado. :shock:

Fotos dos pneus papa-barro novos tb!

Jalison,
pelas fotos que tu postou isso está parecendo mais um acessório do que um suporte para guincho, tens que verificar se ele é preso direto ao chassis em cima e abaixo. O melhor seria instalar um parachoque completo.

Alguém sabe se dá problema colocar a caixa de solenídes do Hipull 8000 dentro do cofre do motor do Samurai?
Vou ter alongar os fios. Será que vai esquentar demais?

C.Roberto,
abaixo eu coloquei as fotos da instalação que fiz da caixa de solenóides do HiPull8000 dentro do cofre do motor. Nunca tive problema com aquecimento, só prendi os cabos para mante-los longe do escapamento e evitar vibração.
Para instala-lo tive que entortar o suporte do reservatório do radiador e reprender o reservatorio do mijador alguns cms a frente. Gastei uns R$150,00 com cabos de 50mm^2 (agora o samurai vale mais em cobre que em aço, se os ladroes de cobre me descobrem...).
E para facilitar o uso do controle remoto, além do botão interno eu instalei a tomada na frente do lado do guincho como da pra ve na foto.

Sobre o HiPull, ele parece ser um projeto reaproveitado dos guinchos hidraulicos da empresa, utilizados principalmente em caminhao plataforma que precisa de pouco cabo. Por isso que os guinchos offroad chegam a travar com tanto cabo, para minimizar o problema eu cortei uns 5 metros de cabo, mas acho que a soluçao do Poc seja melhor (Poc, poderia falar mais sobre a mudança?). Outro problema do HiPull é a alta velocidade que ele puxa, acho que outro problema da reciclagem de projeto. O uso do guincho requer um pouco de controle da situação e com o HiPull em funcionamento parece qu e a coisa fica descontrolada e devido ao pouco espaço de cabo o entrelaca e nao tem como usa-lo pelo resto da trilha.

Como uso ele a 6 anos já aprendi a domestica-lo, quando vejo que a coisa ta ficando enrolada, aproveito que ele é rápido e desenrolo o cabo e reajeito ele com a mao, numa desatolada forte chego a fazer isto 3 vezes e levo o mesmo tempo que outros guinchos no final. É um guincho muito bom, sabendo utiliza-lo.

Sobre o Work, pelo que o Fabil relatou, o problema com as solenoides pode ser uma tentativa de nacionalizar os Warn. Sempre ouvi falar que o maior problema dos guinchos importados é a falta de solenóides duplas do mercado nacional, talvez este seja o unico modelo disponivel aqui. A Hipull utiliza 4 solenoides simples, acupa mais espaço mas nunca me deu problema.

SDS
Renan Allgayer

Jalisson
18/04/2009, 20:50
Jalison,
pelas fotos que tu postou isso está parecendo mais um acessório do que um suporte para guincho, tens que verificar se ele é preso direto ao chassis em cima e abaixo. O melhor seria instalar um parachoque completo.

SDS
Renan Allgayer

Olá Renan!

Tive verificando e ele está soldado no chassi e parafusado no chassi o no carro. Creio que segure bem o tranco.

Qual seria uma boa loja pra adquirir um equipamento destes? E qual marca você me aconselha?

O Emílio (ele tem um tópico aqui na área de venda) me mandou uma proposta de:

modelo P6000lbs, valor total de R$ 1.830,00
modelo S8500lbs, valor total de R$ 2.150,00

O lance é que este equipamente é "xing ling gringo". Vou postar um anexo que ele me mandou aqui.

Abraços e obrigado pela força!

Jqest
19/04/2009, 01:09
Jalisson,

esse guincho que te ofereceram realmente é parecido com todos os disponíveis no mercado.
Guincho elétrico é um equipamento que pode ser facilmente copiado e o que difere é a qualidade do material utilizado.
Como todo produto novo é preciso aparecer corajosas cobaias para testa-lo. Os HDW citados no tópico tbm são feitos totalmentes na China e foram aprovados no mercado.
A marca que aconselho comprar é Warn ou Ramsey hehehe, mas todas marcas citadas no tópico são boas.
Acho que um modelo 6000lbs ja esta bom para desatolar o Samurai, mas como ele é um Samurai e não atola nunca, prefiro um 8000 para desatolar os outros.

SDS
Renan Allgayer

rallgayer
19/04/2009, 09:45
A minha sugestão para a compra de guincho, complementando as sugestões do Jgest, seria o nacional Hipull. Acho um ótimo guincho.Nada contra. O Hipull 8000 seria mais do que suficiente para desatolar o próprio Samurai (é raro) e desatolar os outros (mais frequente).

Abraços

Ricardo

Jalisson
19/04/2009, 15:36
Amigos!!!

Pensei que isso era balela!

Hoje fiz trilha novamente com meu vizinho. Ele tem um jeep cj bem brabo e com pneus enormes. No entanto, toda vez que saímos ele arruma um jeito de atolar o jeep dele.

Aí ja sabem.. Samuari não tira. E lá vamos nós chamar outro jeep pesado ou fazer como hj que chamamos o trator de um amigo que estava próximo.

Realmente eu fiz o mesmo percurso e não fiquei em nenhum lugar!!!

Então no meu caso que vou puxar sempre meu vizinho! hehehe Seria bom um guinho que puxasse um cj, pode ser um hipull de 8000lbs?

Segue abaixo umas fotos da brincadeira de hoje e dois vídeos. Pode ser aberto pelo quik time. São vídeos de meu celular.

Abraços e obrigado aos parceiros que contribuíram!

rallgayer
19/04/2009, 20:12
Jalisson,

Neste caso, acho que o Hipull 8000 não teria problema para tirar o jeep. Ainda o guincho poderia ser ajudado por uma patesca, que é um acessório util, pois duplica a força do guincho.

Acho tambem que terias de ancorar o Samurai, senão ele iria para frente.

Ricardo Allgayer

Jalisson
20/04/2009, 16:19
Ok meu amigo!

Vou partir para cotação de um Hipull, aguém indica alguma loja?

Seguem meus vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=kE1YeGzqzcI&feature=channel (wlmailhtml:{16612DFB-F1BD-4A82-AF92-1418066786FC}mid://00000208/!x-usc:http://www.youtube.com/watch?v=kE1YeGzqzcI&feature=channel)

YouTube - Suzuki Samurai - Lama - Velocitá!!! - Jálisson

C. Roberto
21/04/2009, 00:52
Jquest, Renan

Descupe a ignorância, mas é que eu comprei o guincho usado e não tem manual de instalação.
Tirando a modificação para mudança das solenóides de lugar, a liagação do guincho é apenas o cabo mais grosso no positivo da bateria e o mais fino é aterramento?
Também tô pensando em passar a tomada do controle pra dentro do carro. Mas usar botões também é legal.
Como você montou a parte elétrica dessa botoeira?

Abs

Jqest
21/04/2009, 18:45
Jquest, Renan

Descupe a ignorância, mas é que eu comprei o guincho usado e não tem manual de instalação.
Tirando a modificação para mudança das solenóides de lugar, a liagação do guincho é apenas o cabo mais grosso no positivo da bateria e o mais fino é aterramento?
Também tô pensando em passar a tomada do controle pra dentro do carro. Mas usar botões também é legal.
Como você montou a parte elétrica dessa botoeira?

Abs
C.Roberto
em anexo coloquei o manual do HiPull 8000.
O cabo grosso no positivo está correto. Só achei estranho um cabo fino para o negativo, este cabo só é necessário quando existe falta de aterramento (por exemplo se o parachoque não for de ferro), e se ele for necessário é melhor que seja da mesma bitola do positivo pois a corrente a ser suportada é a mesma.
Coloquei no anexo um esquema da ligação pro botao interno, so descasquei os tres fios do controle externo e liguei em um botao de vidro eletrico de carro. Coloquei no meio do fio positivo uma chave para acionar o sistema e uma luz que indica, no caso o do proprio botao do vidro.
Acho melhor manter a tomada externa pq é mais seguro operar o guincho vendo como o cabo esta enrolando.

SDS
Renan Allgayer

JCJ
21/04/2009, 19:07
em anexo coloquei o manual do HiPull 8000

O manual fala que a capacidade de tração deste modelo é de 3 Ton e a redução é de 93:1 !?!? :shock:

Tem alguma coisa errada com o manual impresso ou com o modelo do guincho !! :parede:

[]´s
JCJ

C. Roberto
23/04/2009, 13:24
C.Roberto
em anexo coloquei o manual do HiPull 8000.
O cabo grosso no positivo está correto. Só achei estranho um cabo fino para o negativo, este cabo só é necessário quando existe falta de aterramento (por exemplo se o parachoque não for de ferro), e se ele for necessário é melhor que seja da mesma bitola do positivo pois a corrente a ser suportada é a mesma.
Coloquei no anexo um esquema da ligação pro botao interno, so descasquei os tres fios do controle externo e liguei em um botao de vidro eletrico de carro. Coloquei no meio do fio positivo uma chave para acionar o sistema e uma luz que indica, no caso o do proprio botao do vidro.
Acho melhor manter a tomada externa pq é mais seguro operar o guincho vendo como o cabo esta enrolando.

SDS
Renan Allgayer
Renan,
Eu imaginei que o terra fosse direto na carcaça. A base é bem ligada ao chassis do carro e não vai haver problema.
Mas é que tem um outro fio, fino, que não sei para que serve.
Depois posto aqui uma foto do negócio.

Abs

Jalisson
23/04/2009, 23:17
Amigos!

Qual seria uma boa loja para comprar um guincho de 8000lbs?

Outra coisa: Alguém já comprou algum guincho do "Elosada" ou "Emílio" que tem um tópico de venda de guincho aqui no forum?

Abraços

Jalisson
04/05/2009, 18:13
Amigos!!!

Fiz 3 trilhas com o Samurai e não precisei de ajuda. To quase desistindo do guincho. hauahuahauah
Vou testar mais um pouco e ver se faço este investimento ou não.

Abraços

MaGao
04/05/2009, 20:12
Amigos!!!

Fiz 3 trilhas com o Samurai e não precisei de ajuda. To quase desistindo do guincho. hauahuahauah

Abraços

Heheh,
aqui ainda não começou a chuver de verdade.. vamo marca de ir pra uma trilha la onde moro hehe ai se vai precisar =x

abraços

Alberto.Oliveira
04/05/2009, 21:04
Amigos!!!

Abraços

É um estragado, :P. Precisa de guincho não, Jalisson. É só "chamar nois" que ta tudo certo, :D.

[]'s
Alberto

Jalisson
04/05/2009, 21:43
Não da liberdade que eu ligo mesmo!

Qualquer dia umas 11 da noite eu ligo!

kkkkkkkkkkkkkkk

Abraços Alberto

Jalisson
06/05/2009, 00:20
Vou postar minha última. Foi leve, mas foi divertida!

Seguem os vídeos. No meus vídeos no youtube tem também um pesseio de ranger e hillux na areia. :pipoca:

YouTube - Trilha 1º de Maio com fotos - As figuras da trilha! - Jálisson
YouTube - Samurai Trilha 1º de Maio - Jálisson

rogeriomasih
06/05/2009, 01:05
Velocitáááááááááááá