PDA

Ver Versão Completa : Reduzida - Quando utilizá-la?



Emerson de Oliveira
05/11/2004, 13:52
Olá pessoALL,

Estive andando de zequinha com um pessoal conhecido meu e pude observar o diferente modo de utilizar a reduzida que cada "piloto" tinha.

Alguns por exemplo andavam com a reduzida engatada quase que a trilha toda, é claro que, dependendo da caixa, em 3ª ou 4ª.

Outros andavam com ela desengatada e em 1ª ou 2ª.

Isso nas situações "normais", é claro que nas situações mais drásticas a 1ª ou a 2ª reduzidas eram sempre utilizadas.

Minha dúvida é a seguinte:

:arrow: Existe um momento ou situação ideal onde a reduzida pode/deve ser engatada, ou posso andar sempre reduzido???

[]'s

billj
05/11/2004, 14:51
Olá pessoALL,

Estive andando de zequinha com um pessoal conhecido meu e pude observar o diferente modo de utilizar a reduzida que cada "piloto" tinha.

Alguns por exemplo andavam com a reduzida engatada quase que a trilha toda, é claro que, dependendo da caixa, em 3ª ou 4ª.

Outros andavam com ela desengatada e em 1ª ou 2ª.

Isso nas situações "normais", é claro que nas situações mais drásticas a 1ª ou a 2ª reduzidas eram sempre utilizadas.

Minha dúvida é:

i) Existe um momento ou situação ideal onde a reduzida pode/deve ser engatada, ou posso andar sempre reduzido???

[]'s

Na esmagadora maioria de jipes, não há motivo algum em andar sem reduzida em trilha. Se precisar mais velocidade, mete o câmbio em quinta, fim de papo........... :wink:


Abraços,

andretomasi
05/11/2004, 16:19
Na esmagadora maioria de jipes, não há motivo algum em andar sem reduzida em trilha. Se precisar mais velocidade, mete o câmbio em quinta, fim de papo........... :wink:

Como eu queria ter uma 5ª :lol: :D

[ ]´s com 3 marchas seco http://www.drod.net/forum/emoticons/eek.gif

billj
05/11/2004, 16:24
Daria na mesma, ambos tem relação 1:1 em sua marcha mais alta.....

.......na maioria dos câmbios........


Abraços,

andretomasi
05/11/2004, 21:09
Daria na mesma, ambos tem relação 1:1 em sua marcha mais alta.....

.......na maioria dos câmbios........


Abraços,

Obviamente subentende-se que eu me referi aos com quinta desmultiplicada :roll:

[ ]´s

Emerson de Oliveira
10/11/2004, 08:32
Valeu pelas dicas... :)

Vou andar sempre na reduzida... :)

Quando precisar de velocidade mando uma quarta... :D

[]'s

tonturinha
22/11/2004, 20:21
e na praia(areia fofa mesmo.. que tem lugar que se nao pegar embalo nao vai..)? usa reduzida ou normal? pq jah andei com um cara que andava soh com a reduzida pra nao forçar segundo ele..
e outro que soh metia reduzida quando ele via que podia ficar..

abs.

Martin Melcop
22/11/2004, 20:47
Vai de reduzida, evita o desgaste prematuro, por exemplo da embreagem.

danielgab
22/11/2004, 22:38
Na areia (fofa) tem que manter velocidade e motor "cheio", certo?
Nesse caso, seria bom andar em 3a. e 4a. reduzida? Pra quando estiver perdendo velocidade e rotação, ter marcha mais "curta" pra colocar?

Andar na areia é um tesão! :D

[]s

Martin Melcop
23/11/2004, 00:05
Na areia (fofa) tem que manter velocidade e motor "cheio", certo?
Com o MWM 2500 a 3000 giros é suficiente ;)

Nesse caso, seria bom andar em 3a. e 4a. reduzida?
com o Bugão pode ir até de 5ª


Pra quando estiver perdendo velocidade e rotação, ter marcha mais "curta" pra colocar?
sim, mas não coloque 1ª reduzida a chance de vc "cavar" é grande


[]´s

FrommarS
19/01/2005, 02:10
Vai de reduzida, evita o desgaste prematuro, por exemplo da embreagem



Em qq situação de trilha devo usar a reduzida?
Pois é sempre pensei o contrario... que a reduzida servia pra quando o bicho realmente não conseguia ir mais ou quando a subida fosse muito forte..... o terreno muito acidentado...
Nunca dirigi outros jipes, mas no meu na reduzida mesmo em quarta.... ele é muito lerdo.

billj
19/01/2005, 09:35
Acho que a sua definição de trilha seja diferente que a da maioria então. Trilha para mim é um lugar onde se ande numa velocidade de 500 metros por hora no máximo. Mais rápido que isso é uma estrada de terra........ :wink:

Uma coisa que posso afirmar com certeza absoluta é que o seu jipe não está tão reduzida que o meu. E eu uso a reduzida em trilha o tempo todo......

Abraços,

FrommarS
19/01/2005, 15:16
bom ...

Com certeza é esta definição.... ainda não tive numa dessas .... só em trilhas menos acentuadas em que de 4x4 era mais que suficiente...

.. ah mas ... comparar a sua aranha com um jipinho qq é sacanagem....
:oops:


eu ainda estou no hobby..... pelas fotos na pedreira.... vc já passou desse linear... :mrgreen:


vallew ... hasta!

Samurai_MOA
30/01/2005, 21:55
e na praia(areia fofa mesmo.. que tem lugar que se nao pegar embalo nao vai..)? usa reduzida ou normal? pq jah andei com um cara que andava soh com a reduzida pra nao forçar segundo ele..
e outro que soh metia reduzida quando ele via que podia ficar..

abs.

Em algumas trilhas por aqui soh passa na velocidade, dunas longas e tal. Se usar a reduzida vc fica...
Depende muito do estilo de trilha! 8)

wagnerlopes
08/02/2005, 07:32
A reduzida é essencial em terrenos dificieis, evita mudanças de marcha toda hora, aumenta a força e reduz o desgaste das partes mecanicas, embreagem etc...