Ver Versão Completa : Como sincronizar conteudo do tanque de combustivel?
Kids:
eu estou com este dilema:
mandei fazer um tanque de inox (100 litros) e coloquei no meio deste uma bomba eletrica de gol.
muito bem, o problema eh que a quantidade real de combustivel dentro do tanque, indicado pela boia, nao eh revelada pelo mostador de combustivel (cronomac) de forma correta.
o pessoal da cronomac nao soube (ou nao quis) me ajudar.
apenas sei que preciso saber quantos ohms o tanque tem vazio, em meio tanque e em tanque cheio e ai "regular" o mostador.
procede? alguem ja passou por isso e pode ajudar?
[]´s
Fala meu amigo, blza?
Que boia vc ta usando?
[]'s
todo conjunto do gol...
[]´s
todo conjunto do gol...
[]´s
O relógio não marca quantos litros tem no tanque e sim quantos % dele tem combustível
A altura do tanque é a mesma do tanque original?
Caso a resposta seja afirmativa vc pode usar a boia cronomac ou a boia original, dependo do marcador de combustivel q comprou.
Lembrando q a cronomac vende relógio pra boia original e pra boia cronomac, por tanto com aferimentos diferentes.
Se a boia é do gol vc precisa q o tanque tenha a mesma altura do tanque do gol. Se a altura é outra vc precisa de uma boia q vá até o fundo do tanque e depois aferir a mesma.
[]'s
Scacca:
eh esse o problema:
a altura eh a mesma, a largura 2 x maior.
[]´s
andretomasi
05/11/2004, 16:23
Fala Élcio,
Se a altura é a mesma do tanque original, a bóia original deve marcar certo, pois a medição vai ser proporcional à porcentagem de combustível no tanque em relação ao seu tamanho..
[ ]´s
pois eh pessoal
a altura eh a mesma pois mandei fazer o tanque baseado no tamanho da bomba.
entao:
what fuck is happening ? :evil:
Ronaldo B.
05/11/2004, 17:59
pois eh pessoal
entao:
Elcio,
Tô com o mesmo problema, só que tô usando tanque e bóia originais do CJ com o marcador da cronomac para bóia original, o que acontece é que encho o tanque...o marcador marca cheio... rodo prá kct..continua marcando cheio... de repente cai prá meio tanque e logo em seguida prá um quarto e vazio... legal, né !!!
Não tô botando muita fé que esse marcador para bóia original funcione bem, talves o marcador para bóia cronomac seja mais confiável, mas quando comprei o marcador, só a bóia da cronomac custava R$ 90,00 e ainda tinha o custo do marcador. Estou na dúvida se o problema é na bóia ou no marcador.
[]´s
pois eh Ronaldo:
vou ter que desmontar a trolha toda e ver o q acontece...
no seu caso, sera que a boia nao esta enroscando em alguma coisa?
[]´s
Ronaldo B.
05/11/2004, 18:16
pois eh Ronaldo:
vou ter que desmontar a trolha toda e ver o q acontece...
no seu caso, sera que a boia nao esta enroscando em alguma coisa?
[]´s
Pode até ser que a bóia esteja mesmo enroscando, mas prá falar a verdade não tive paciência ainda de tirar o banco pra poder ter acesso a bóia.... rs... o tanque foi retirado faz pouco tempo prá fazer um reparo no assoalho ( o antigo dono quando instalou o tanque deve ter aberto os furos no assoalho com um machado !!!) mas não foi mexido na bóia que é nova, mas como ficou desmontado alguns dias e vazio, pode ter alguma sujeira ou ferrugem prendendo, mas o estranhbo é que o comportamento do marcador se repete todas as vezes que encho o tanque.. sei não, vou ter que deixar de ser preguiçoso e tirar tudo prá dar uma olhada.
[]´s
Ronaldo:
o teu caso parece mais simples de resolver...
Ronaldo B.
05/11/2004, 18:22
Ronaldo:
o teu caso parece mais simples de resolver...
ahahah... resolver o problema da bóia pode ser, mas o problema da preguiça de tirar o banco ...esse tá difícil de resolver. Tô com bancos do Tipo instalados, quando comprei a viatura já veio com eles, mas a adaptação tá muito mal feita, acho que quem fez a adaptação era serralheiro, fez um servicinho que só vendo, tem parafuso que entra forçado e maio de lado, por isso é um sac@#$ tirar o banco, preciso dar uma arrumada mas tem tana outras coisas prá fazer que acabo esquecendo de mexer nisso.
Quem sabe amanhã eu tomo vergonha e tento dar um jeito, pelo mensos na problema da bóia,
[]´s
Olá Elcio,
você poderia me contar onde mandou fazer o seu tanque e quanto saiu? Ele foi galvanizado interna ou externamente?
Abraços
bom,
de acordo com alguns camaradas, em off, parece mesmo que o problema eh a ohmagem da boia, menos mal.
o problema que as aulas de eletronica estao perdidas em algum lugar da minha memoria.
mas se alguem ainda tiver algum palpite...
[]´s com o fim de semana comprometido com essa m#rd4.
Ronaldo B.
05/11/2004, 18:51
Élcio,
Fiquei curioso prá saber como você fez o seu tanque.... tá instalado debaixo dos bancos dianteiros ou você colocou em baixo do banco de trás ??
Como troquei o motor do meu cj ( era um BF161 agora é um GM151) por uma a alcool, a autonomia do tanque original tá meio baixa, tô procurando uma solução , dá prá vc mandar uma fotos do seu tanque??
[]´s
andretomasi
05/11/2004, 21:01
Élcio, confere se o teu marcador é pra bóia de Gol, o código é 421.110 .. se for o certo, tem que testar os dois pra ver qual tem problema.
O negócio é levar em uma eletrônica ou alguém que tenha equipamento pra medir o sinal.. retira a bóia e testa o sinal dela pra conferir com esses dados, e testa o marcador também; pra bóia original do Gol, o sinal deve ser:
Cheio - 40 ohms
1/2 - 150 ohms
Vazio - 260 ohms
[ ]´s
Élcio,
Cê comprou uma peça nova e tem gente falando que ela tá com defeito?Troque e veja se resolve. Eu penso que o poço é mais fundo. Pode ser que eu vá falar muita merd@, ou ser redundante. Se for o caso, "sorry". Vamos lá:
1) O tanque de seu CJ tem seção regular? Ou seja, é um paralelepído, ou um cubo? Se não, vai ser fod@. Vamos dizer que não seja. A posição da bóia, mede a altura do nível. Se a seção transversal variar, a quantidade também vai variar. Por absurdo, se o tanque fosse em forma de pirâmide, quando o nível tivesse baixado até metade da altura da pirâmide (mostrador marcando 1/2), você teria gastado somente 1/8. Ou seja ainda restariam 7/8. Tanque quase cheio. Put@ distorção. Cê vai ter que alterar o reostato da bóia. Num sei se neguinho que trabalha com instrumentação tem solução de prateleira prá te dar. Boa sorte.
2) O curso da bóia abrange todo o desnível do tanque? Isto é, tanque cheio bóia vai até em cima e tanque vazio boia vai até em baixo? Não? Então aumente a haste da bóia. Corta, solda. Dá um jeito.
3) Retire a bóia. Mantenha a fiação ligada. Peça ajuda para o Zequinha. Mantenha a flange da bóia na poisção mais próxima possível da posição de fixação no tanque. Se for horizontal, deixe na horizontal, se for levemente inclinada, deixe levemente inclinada. Ligue o contato do carro. Bóia embaixo tem que marcar zero. Bóia no meio do curso, tem que marcar 1/2. Mesma coisa prá cheio. Mas isto tudo somente vale se a seção do tanque for regular. Ou relativamente regular. Se não for, volte à etapa 1 :D .
Dá trabalho, mas pelo menos vc vai resolver. Ou ver que é melhor deixar do jeito que tá. Qq coisa, grita aí. Abração.
andretomasi
07/11/2004, 13:21
2) O curso da bóia abrange todo o desnível do tanque? Isto é, tanque cheio bóia vai até em cima e tanque vazio boia vai até em baixo? Não? Então aumente a haste da bóia. Corta, solda.
Ou ver que é melhor deixar do jeito que tá.
Fala Luca,
Concordo contigo quanto ao formato do tanque, ninguém lembrou de perguntar isso..
Mas quanto à bóia, ele disse lá em cima que o tanque tem a altura do original do Gol, e a bóia é original do Gol, então presume-se que a bóia tenha o curso certo pro tanque. E a bóia deve ser a de tubo, não de haste.
PS: Deixar do jeito que tá, é se entregar perante o problema.. eu não faria isso :wink:
[ ]´s
E a bóia deve ser a de tubo, não de haste. :oops: Pisei na bola. Valeu, Keko. Ok, não dá prá adaptar a haste. Então, é isso mesmo. Meça a resistência, com um multímetro. Em pelo menos três pontos. Depois, com a bóia na mão e a fiação conectada, faça o teste. Veja no que dá e conta prá nóis.
[]´s
Jeep Amarelo
07/11/2004, 22:27
pois eh pessoal
entao:
Elcio,
Tô com o mesmo problema, só que tô usando tanque e bóia originais do CJ com o marcador da cronomac para bóia original, o que acontece é que encho o tanque...o marcador marca cheio... rodo prá kct..continua marcando cheio... de repente cai prá meio tanque e logo em seguida prá um quarto e vazio... legal, né !!!
Não tô botando muita fé que esse marcador para bóia original funcione bem, talves o marcador para bóia cronomac seja mais confiável, mas quando comprei o marcador, só a bóia da cronomac custava R$ 90,00 e ainda tinha o custo do marcador. Estou na dúvida se o problema é na bóia ou no marcador.
[]´s
TAMBEM TENHO ESSE PROBLEMA NO MEU JEEP VC ANDA ANDA ANDA TA SEMPRE CHEIO DEREPENTE O MARCADOR DESPENCA
Cheio - 40 ohms
1/2 - 150 ohms
Vazio - 260 ohms
[ ]´s
grande Keko, era isso que eu estava precisando, a ohmagem da boia nessas situaçoes.
a partir dai eh utilizar de recursos eletronicos para fazer a boia funcionar em sincronia.
camarada Luca. blz?
achei muito interessante a sua explicaçao, mas acho que soluçao eh mesmo partir para as mediçoes e aferir a partir delas.
alias o meu tanque tem a mesma altura da do Gol, porem, ocupa toda largura do jeep, ou seja, eh um tanque unico, de inox, que esta sob os bancos dianteiros, de uma lateral a outra do jeep, acho que da pra ir de Curitiba a Porto Alegre com um tanque. :D
muito obrigado a todos. :wink:
[]´s
andretomasi
08/11/2004, 13:10
...acho que da pra ir de Curitiba a Porto Alegre com um tanque. :D ....
Fala Élcio,
Não esquece de contar se conseguiu resolver depois..
E de CWB a POA.. um tanque só.. com um 4.9 debaixo do capô??? :shock:
Bota gás nele :twisted:
Quando precisar, estamos aí.
[ ]´s
Não esquece de contar se conseguiu resolver depois..
com certeza, vou colocar os resultados aki, pra ajudar a quem precise.
E de CWB a POA.. um tanque só.. com um 4.9 debaixo do capô??? :shock:
Bota gás nele :twisted:
Quando precisar, estamos aí.
[ ]´s
quem sabe, nao custa sonhar. :D
infelizmente nao tem mais espaço pra mais nada, senao colocaria um cilindro de gas.
mais uma vez obrigado Keko, como sempre gente fina...
[]´s a todos.
Pessoal,
Ressucitando o tópico para não abrir outro...
Estou com o mesmo problema do Ronaldo, ou seja, relógio Cronomac para bóia original e não marca direito. Pensei em aferir a bóia, como se faz isso??? :pensativo: A loja que me vendeu o marcador da Cronomac falou que é possível, alguém sabe como?? :roll: :pensativo:
[s] não-aferidos,
hummm... topico ressuscitado.
bom eu ja resolvi este problema mas tive que mandar o relogio numa boa oficina de consertos de velocimetros e afins.
o cara desmontou e colocou, dentro dele, uns capacitores e outras tralhas eletronicas, levou cerca de uma hora pra fazer.
enquanto ele fazia o trampo eu babava num chelby cobra que tava la :shock:
levei junto a boia pra garantir e ta tudo certo agora.
[]´s aferidos
Lucas Nassif
25/12/2009, 17:01
[]´s
Revivendo o tópico..
No meu Jeep acontece o mesmo que acontecia com o Ronaldo.
Tenho marcador da Cronomac p/ bóia do Jeep e tanque original Willys.
Encho o tanque e o marcador fica no talo...rodo beeem e ele continua no talo. Aí vai chegando em 3/4 e despenca pra 1/4....quando o ponteiro tá 1 risquinho acima do zero eu abasteço e tem uns 13 litros ainda no tanque. :pensativo:
Assim não dá pra confiar.
Procurei um eletricista aqui na minha city e perguntei se ele aferia o relogio..ele disse que não, que o máximo que eu poderia tentar era entortar a haste da boia pra baixo.
Isso procede?
Como tem um bom tempo já que esse tópico foi criado, gostaria de saber se alguém conseguiu resolver esse problema.
:concordo:
Abrs e um Feliz Natal..
No meu tanque instalei uma bóia tubular sob medida e só não funciona melhor porque meu tanque é assimetrico na altura.
A bóia foi feita sob medida e instalada junto com os relógios na Tacobrás www.tacobras.com.br (http://www.tacobras.com.br)
[]s
Camaradas,
No Tsunami, eu tinha esse problema tb... uso o tanque do santana com a bóia do santana e um relógio gringo, num batia nem a pau....
Peguei o velocimetro inteiro e a bóia e levei num casa de instrumentos e pedi pro cara aferir...
Levei de manhã, peguei a tarde, custou 40 pilas (isso em 2007) e tá funcionando redondinho até hoje:palmas::palmas:
Nessa foto, a ignição tá desligada, então esse é o vazio, he he...
Por outro lado, fugindo do tópico, o relógio de temperatura nunca consegui acertar, por exemplo: se chegar no início da linha verde, já tá bem quente, se passar um pouquinho, já f@@##$@#deu tudo... Mas eu já acostumei com a marcação, então tranquilo... (alguém tem alguma sugentão de sensor pra falcon a álcool?):parede:
abraços, sabendo se vou ficar na seca ou não...
BoaTrilha
06/01/2010, 11:36
realmente seu problema principal NÃO é com o tamanho do tanque, nem boia enroscando, nem mesmo fios com problema.
O que (eu acho) que está ocorrendo é uma incompatibilidade de impedancia entre a boia e o marcador.
Acredito que você não se atentou a comprar equipamentos compativeis na ocasião, certo?
Verifique a faixa de resistencia (impedancia / representada por Ohms) que a boia e o marcador trabalham.
Até um determinado limite, é possivel usar resistores para resolver o problema, mas se a discrepância for muito gritante, vai ter que trocar um dos dois ( o marcador ou a boia)
Espero ter ajudado,
Abraços