Ver Versão Completa : Proteção contra ferrugem em cromados
fredycoelho
14/04/2009, 10:33
Saudações,
Furei o parachoque dianteiro da ranger (cromado) para colocação de milhas, e estou com receio de ferrugem no local dos furos a longo prazo...
Qual a preparação que deve ser feita?
Moisés S.M
14/04/2009, 10:55
Furei o da minha q tmbm é cromado pra colocar os farois d milha e até hj não tive problemas...
Craisiler
14/04/2009, 10:59
PROTEÇÃO CONTRA FERRUGEM
Você pode fazer o seguinte:
• pintar a peça com duas camadas de esmalte sintético acetinado ou brilhante na cor desejada, com intervalo de secagem de 6 horas.
PS:Esta proteção dura até 10 anos.
Walter L. L. Casitta
14/04/2009, 11:15
PROTEÇÃO CONTRA FERRUGEM
Você pode fazer o seguinte:
• pintar a peça com duas camadas de esmalte sintético acetinado ou brilhante na cor desejada, com intervalo de secagem de 6 horas.
PS:Esta proteção dura até 10 anos.
Pintar o furo ou a peça toda? :putz::putz::putz:
Walter L. L. Casitta
14/04/2009, 11:21
Saudações,
Furei o parachoque dianteiro da ranger (cromado) para colocação de milhas, e estou com receio de ferrugem no local dos furos a longo prazo...
Qual a preparação que deve ser feita?
Se você morasse longe da praia com certeza não precisaria fazer nada, mas no seu caso... Acho que não tem muito o que fazer...:mrgreen:
Coloque as fotos aí, tenho que colocar faróis de milha na minha Ranger e novas idéias serão bem vindas...
Craisiler
14/04/2009, 11:44
Pintar o furo ou a peça toda? :putz::putz::putz:
Somente na área agredida, que no caso seria nos furos.
Craisiler
14/04/2009, 11:48
Se você morasse longe da praia com certeza não precisaria fazer nada, mas no seu caso... Acho que não tem muito o que fazer...:mrgreen:
Coloque as fotos aí, tenho que colocar faróis de milha na minha Ranger e novas idéias serão bem vindas...
Walte já pensou em colocar uma quebra-mato[mata-cachorro] na sua viatura?
Esteticamente ficaria mais bonita o ponto negativo é que diminuiria o ângulo de ataque.
fredycoelho
14/04/2009, 11:56
Pensei bastante antes de furar, deu até um "friozinho quando a broca piou" :-D...
Pensei inicialmente em colocar nas alças de engate (que ficam por baixo do parachoque) mas devido à altura achei que não ajudariam muito na iluminação...
Pensei tambem em fixar na tela (em frente ao radiador) a altura ficava Ok, mas por ser de plástico com o tempo e a vibração não iria durar...
Não tenho parachoque de impulssão (quebra mato) além de não achar bonito, a ford fala que atrapalha com o acionamento do Air Bag...
Resultado: Furei o parachoque!
Vou postar umas fotos do cel se não ficarem boas postos outras depois qnd chegar em casa...
fredycoelho
14/04/2009, 12:25
Fotos do local do celular
Os faróis apesar pequenos, viajei na Páscoa, e aprovei a iluminação (75w). Preencheu uma lacuna que o farol original deixava
fredycoelho
14/04/2009, 12:37
Valeu Craisiler, vou providenciar um esmalte sintético para pintar nos arredores dos furos...
Com certeza para quem gosta do quebra mato, esta é a melhor opção de local para colocar os farois auxiliares.
Por sinal, coloquei 2 relês e para ligar junto com farol alto E neblina, sem chave extra a parte.
Walter L. L. Casitta
14/04/2009, 13:16
Walte já pensou em colocar uma quebra-mato[mata-cachorro] na sua viatura?
Esteticamente ficaria mais bonita o ponto negativo é que diminuiria o ângulo de ataque.
É que eu prefiro deixar a picape o mais "clean" possível. Evito instalar ao máximo os equipamento em vota da picape e principalmente os cromados que não combinam com a Ranger XL a menos que seja realmente úteis como os estribos e mesmo assim preto. Não gosto nem mesmo dos faróis de milha, mas vou ter que instalar, porque os faróis originais da Ranger não estão me atendado. Penso em colocar os faróis de milha apena quando for viajar...
Walter L. L. Casitta
14/04/2009, 13:20
Valeu Craisiler, vou providenciar um esmalte sintético para pintar nos arredores dos furos...
Com certeza para quem gosta do quebra mato, esta é a melhor opção de local para colocar os farois auxiliares.
Por sinal, coloquei 2 relês e para ligar junto com farol alto E neblina, sem chave extra a parte.
Esses faróis aí são bem baratinhos. São da Fortluz não é isso? Já experimentou na estrada? Iluminaram bem?
Eu também prefiro conjugar com os faróis altos...
fredycoelho
14/04/2009, 13:21
É que eu prefiro deixar a picape o mais "clean" possível. Evito instalar ao máximo os equipamento em vota da picape e principalmente os cromados que não combinam com a Ranger XL a menos que seja realmente úteis como os estribos e mesmo assim preto. Não gosto nem mesmo dos faróis de milha, mas vou ter que instalar, porque os faróis originais da Ranger não estão me atendado. Penso em colocar os faróis de milha apena quando for viajar...
Instala atrás do suporte da placa, pois os furos ficam escondidos pela placa.
fredycoelho
14/04/2009, 13:25
Esses faróis aí são bem baratinhos. São da Fortluz não é isso? Já experimentou na estrada? Iluminaram bem?
Eu também prefiro conjugar com os faróis altos...
São Orgus, 30 reais o par, + 2 relês 20 reais, 2 lâmpadas H3 75 W super brancas 20 reais.
Tudo: 70 reais. E estou satisfeito com o resultado à noite.
fredycoelho
14/04/2009, 13:30
São Orgus, 30 reais o par, + 2 relês 20 reais, 2 lâmpadas H3 75 W super brancas 20 reais.
Tudo: 70 reais. E estou satisfeito com o resultado à noite.
Ah, outra coisa, são bem fáceis de regular, tem o parafuso de fixação para regular o faxo para dentro ou fora e outro parafuso de inclinação para cima e para baixo.
De frente para uma parede lisa, dá para colocar a luz no local que quiser...
rogeriomasih
14/04/2009, 15:47
estou doido para colocar uns milhas na ranger, mas não queria instalar quebra-mato.
Tua solução ficou legal, mas não sei se tenho coragem (ainda) de meter a broca no cromado do parachoque...
Walter L. L. Casitta
14/04/2009, 16:01
estou doido para colocar uns milhas na ranger, mas não queria instalar quebra-mato.
Tua solução ficou legal, mas não sei se tenho coragem (ainda) de meter a broca no cromado do parachoque...
Atrás do pra-choques tem dois parafusos bem na posição onde a gente gosta de instalar os faróis. Enfiando a mão por baixo da grade você vai encontra-los. Bastaria fazer um peça em forma de L que dá pra evitar furar o para-choques. Os primeiros faróis que tive estavam instalados dessa forma...
Craisiler
14/04/2009, 20:09
Atrás do pra-choques tem dois parafusos bem na posição onde a gente gosta de instalar os faróis. Enfiando a mão por baixo da grade você vai encontra-los. Bastaria fazer um peça em forma de L que dá pra evitar furar o para-choques. Os primeiros faróis que tive estavam instalados dessa forma...
A Ranger não possue farois de milha embutidos no para-choque?
Walter L. L. Casitta
14/04/2009, 20:30
A Ranger não possue farois de milha embutidos no para-choque?
Aqueles são faróis auxiliares de neblina e não de milha...
TylerNTL
14/04/2009, 21:12
Walter,
Se ele estiver mesmo em Petrolina ele está mais longe da praia que vc!
Walter L. L. Casitta
14/04/2009, 21:29
Walter,
Se ele estiver mesmo em Petrolina ele está mais longe da praia que vc!
Então, a Ranger não enferruja atoa...:mrgreen:
Encontrei as peças em L que me referi. Com elas da pra instalar o farol de milha sem furar o para-choques.
O furo na parte mais curta vai no para fuso que fica atras do para-choques. O furo da parte mais longa que sai por baixo da grade vão os faróis de milha...
http://img87.imageshack.us/img87/7968/supfm.jpg
RGamaJr_4x4
14/04/2009, 21:30
Na minha opinião a melhor forma de proteger o cromado é mantendo-o limpo apenas com um pano úmido. Passar cera ou vaselina sem abrasivo, também deve ajudar pra quem tá próximo ao mar. Outra solução é usar produtos náuticos anti-corrosivos.
No seu caso, queres proteger o orifício criado para fixar os milhas, aí eu acho, como já citaram, que a pintura é a melhor solução. Em outras palavras, dar uma pintada no furo (ui!).
Tem uma matéria da Autoesporte que fala sobre isso. Inclusive cita a Ranger > [/URL][url]http://revistaautoesporte.globo.com/Autoesporte/0,6993,EAD591514-1696,00.html (http://revistaautoesporte.globo.com/Autoesporte/0,6993,EAD591514-1696,00.html)
Quando a cromeação é mal feita não adianta tentar proteger, mas esse não é o caso dos pára-choques da Ranger. Tô falando isso pq já comprei milhas cromados (FortLuz) que com 2 meses já estavam enfeiando o carro de tão oxidados. Apesar de estarem na garantia, deixei pra lá.
RGamaJr_4x4
14/04/2009, 21:35
Edintruder, o certo era ter usado essas peças em "L". Mas será que no pára-choques da 2005 dá pra fixá-las da mesma forma tb?
Edintruder
14/04/2009, 21:44
Na verdade eu furei o párachoque da minha também, mas esses "L" que o WALTER postou serve para qualquer Ranger de qualquer ano.
T.T. Rex - Tio Balú
14/04/2009, 21:52
Boa noite Walter e Edintruder.
Voces pintaram de preto os parachoques cromeados ? Para não aparecer a ferrugem ?
Esses três faróis de milha deixaram a picape lindona.
Essas saias dos paralamas foram aparafusadas ou funileiradas. Edintruder ?
Att
Tio Balú
Edintruder
14/04/2009, 22:02
Balú,
As nossas Rangers são XL e no caso os párachoques não são cromados.
Na minha, coloquei os alargadores para proteger as bordas internas dos páralamas. Coloquei com rebites, mas estou trocando por parafusos e porcas. Nunca gostei dos alargadores, mas como rodo todos os dias em estrada de saibro a uma velocidade de 50 a 90km/h, eu vivia repintando as bordas internas dos páralamas.
RGamaJr_4x4
14/04/2009, 22:11
Na verdade eu furei o párachoque da minha também, mas esses "L" que o WALTER postou serve para qualquer Ranger de qualquer ano.
Foi mal Edintruder... :parede:fiz confusão pq as fotos das assinaturas de vcs são parecidas (ou não). Vou até prestar atenção agora.
Os meus estão com um L semelhante ao postado pelo Walter, mas tem que colocar porca e contra-porca (ou porca com trava) para não soltar com a vibração. São da marca Nino (http://www.ninofarois.com.br/) e estão ligados com um relé junto da luz alta.
Se conseguir, tiro umas fotos no final de semana e posto aqui.
[]'s
LEONARDORAZO
14/04/2009, 22:53
Moro bem perto da praia e estou tendo uma dor de cabeça enorme com os cromados da minha ranger. Não tenho saco e nem tempo de passar vaselina ou silicone toda hora... resultado ? pontos de ferrugem no mata cachorro e na santo antônio. Consegui melhorar muito e retirar os pontos menores. Usei um creme de polir da 3m e uma lixa dágua bem fininha, ao término fica igual a um espelho, e sem arranhões, muito bonito.
vlew
rogeriomasih
14/04/2009, 22:54
Aqueles são faróis auxiliares de neblina e não de milha...
Os quais, por sinal, não ajudam em muita coisa...pelo menos para o meu uso - sem neblina - nas estradas pela noite.
Walter,
gostei dos suportes; vou ver se mando fazer uns por aqui.
fredycoelho
15/04/2009, 11:01
É thelmo, realmente moro a 500 km do mar, porém o frequento até demais, e profundamente... Mas minha preocupação maior é a oxidação nas bordas dos orifícios e esta chega sem a maresia... Pois basta um arranhão para o Oxigênio começar a roer... Eu achava que existia uma tinta especial para isso (passar nas bordas do orifício) mas um esmalte parecer ser suficiente. :)
Com certeza a solução empregada pelo Walter acho que é a melhor de todas!! Parabens!! Se eu tivesse visto não teria furado meu cromado!!:parede:
Para meu consolo, minha Vó dizia: "Quem guarda com fome o gato vem e come!!" :mrgreen:
fredycoelho
15/04/2009, 11:10
Os meus de neblina quebraram os dois vidros, eu comprei 2 vidros no ML e coloquei lâmpadas super brancas (HB4) e colei os vidros com silicone. Na primeira viagem (on road 100%) quebrou uma lente (5 dias após a colocação), não sei se compro logo uns 10 vidrinhos deste no ML e fico repondo...HEHE
T.T. Rex - Tio Balú
15/04/2009, 12:23
Fredy uma boa opção, mais barata que a galvanoplastia, e tão boa quanto ela quando bem feita, para a proteção do seu para-choques da maresia, seria a pintura eletrostática a pó.
Att
Tio Balú
GalegoFerrari
15/04/2009, 20:39
Olá pessoal, existe um produto antiferrugem chamado PCF q cria uma camada protetora no local e já prepara a peça para pintura. O produto cria uma película protetora e no caso da peça já enferrujada, pára o processo de ferrugem. Já utilizei com bons resultados e estou até pensando em passar no escapamento da minha viatura:pensativo:. No caso dos furos do pára-choques, basta aplicar no local conforme indicação da embalagem e depois pintar, os resultados serão mais satisfatórios do q apenas a pintura. :dance: O produto é encontrado em casa de tinta.
PS Existe um spray q em plásticos promete uma "cor" cromada, em peças de metal não fica igual ao cromo, mas fica bem proximo.
[]´s
Craisiler
15/04/2009, 21:58
Moro bem perto da praia e estou tendo uma dor de cabeça enorme com os cromados da minha ranger. Não tenho saco e nem tempo de passar vaselina ou silicone toda hora... resultado ? pontos de ferrugem no mata cachorro e na santo antônio. Consegui melhorar muito e retirar os pontos menores. Usei um creme de polir da 3m e uma lixa dágua bem fininha, ao término fica igual a um espelho, e sem arranhões, muito bonito.
vlew
Uma mão de esmalte sintético, nas tuas peças resolverá os seus problemas, antigamente nas maquinas dos curtumes apos sairem do jato de areia as maquinas eram "pintadas" com uma basee de cola Araldite, essa cola criava uma especie de camada de "vidro" nas peças de modo que podiam ser colocados do sal por dias que não puxavam ferrugem, fica ai a dica, não sei como anda o comercio dessa cola hoje em dia pois isso era feito a uns 10 anos atras...
PS: a cola era afinada com alcool 90%
aoliveira
15/04/2009, 22:47
Encontrei as peças em L que me referi. Com elas da pra instalar o farol de milha sem furar o para-choques.
O furo na parte mais curta vai no para fuso que fica atras do para-choques. O furo da parte mais longa que sai por baixo da grade vão os faróis de milha...
Walter, comprou as peças em L prontas ou você mesmo fez? caso tenha comprado, onde foi? caso tenha feito, quais as medidas? :concordo:
Walter L. L. Casitta
15/04/2009, 23:03
Walter, comprou as peças em L prontas ou você mesmo fez? caso tenha comprado, onde foi? caso tenha feito, quais as medidas? :concordo:
Tem que mandar fazer. Qualquer serralheiro "oreia seca" faz.:mrgreen:
A base to "L" tem 40mm a partir do centro do furo que é de 12mm de diâmetro.
A parte maior do "L", 85mm a partir do centro do furo que é de 10mm de diâmetro ou maior dependendo do suporte do farol...
fredycoelho
15/04/2009, 23:34
Olá pessoal, existe um produto antiferrugem chamado PCF q cria uma camada protetora no local e já prepara a peça para pintura. O produto cria uma película protetora e no caso da peça já enferrujada, pára o processo de ferrugem. Já utilizei com bons resultados e estou até pensando em passar no escapamento da minha viatura:pensativo:. No caso dos furos do pára-choques, basta aplicar no local conforme indicação da embalagem e depois pintar, os resultados serão mais satisfatórios do q apenas a pintura. :dance: O produto é encontrado em casa de tinta.
PS Existe um spray q em plásticos promete uma "cor" cromada, em peças de metal não fica igual ao cromo, mas fica bem proximo.
[]´s
GalegoFerrari,
Esse PCF é uma espécie de tinta avermelhada/acastanhada, meio rústica? Já vi algo parecido em portões de ferro para protejer e servir de primer para pintura...
RGamaJr_4x4
16/04/2009, 08:53
GalegoFerrari,
Esse PCF é uma espécie de tinta avermelhada/acastanhada, meio rústica? Já vi algo parecido em portões de ferro para protejer e servir de primer para pintura...
Isso é zarcão. O PCF, que não conheço, deve ser algo parecido com o Würth Rost Off Ice que remove toda ferrugem.
aoliveira
16/04/2009, 09:30
Tem que mandar fazer. Qualquer serralheiro "oreia seca" faz.:mrgreen:
A base to "L" tem 40mm a partir do centro do furo que é de 12mm de diâmetro.
A parte maior do "L", 85mm a partir do centro do furo que é de 10mm de diâmetro ou maior dependendo do suporte do farol...
Valeu Walter! :concordo: vou mandar fazer e botar uns milhas na viatura, porque viajando de noite o farolzinho da ranger é osso viu. :parede:
rogeriomasih
16/04/2009, 12:16
Isso, manda aí as medidas...:concordo:
GalegoFerrari
16/04/2009, 20:29
GalegoFerrari,
Fredycoelho o PCF não é igual ao zarcão q vc viu:discordo:, apesar das cores serem semelhantes, após sua aplicação sobre a ferrugem ele fica com uma cor escura e cria um fundo preparando a superficie para pintura. A embalagem é laranja com tampa preta.
[]`s
Hoje notei uma boa oxidação no emblema FRONTIER traseiro da Strike. Como moramos na praia, ja era de se imaginar.:parede:
Alguem tem alguma dica para combater?
[]´s
T.T. Rex - Tio Balú
18/04/2009, 12:20
Olá Loiro. Comecei a pensar em colocar eletrodos iguais aos usados nos motores das embarcações, porém na água funciona porque a descarga é direta, e o eletrodo é corroido no lugar da carcaça do motor, enquanto nos autos os pneus isolam. Quem sabe se colocarmos um cabo de descarga que arraste pelo chão dê certo. Mas se passar periódicamente uma película de cêra para autos nos cromados proteje bem.
Att
Tio Balú
T.T. Rex - Tio Balú
21/04/2009, 20:06
Boa noite pessoal.
Esta semana acompanhei alguns serviços em Ranger de anos 1998 à 2004 na oficina aquí perto e percebí que em três delas a corrosão já estava bem acentuada nos pés das colunas que dividem as portas dinst. e tras., e em outras nos batentes das portas, na parte debaixo da picape . Melhor verificar, fazer a raspagem, e aplicar tinta protetiva antes que se alastre.
Att
Tio Balú