Ver Versão Completa : Enguiçado no Atacama
ramalho-vitoria
14/04/2009, 03:28
Preazados parceiros,
Só quem passou por isso é que sabe do tamanho do problema.
Acordei de madrugada como que assustado e fui para o computador e vi o seguinte E. mail:
" Olá Sr. Ramalho,
Meu nome é Junior e acompanhei o relato do blog do seu filho e várias mensagenns suas nos fóruns sobre a recente viagem ao Atacama.
Eu e minha família estamos em viagem de férias e saímos de carro do Brasil (RJ) dia 03/04 com destino ao Peru. A viagem vinha tranquila ate a regiao de Paso del Jama. Ao descer a cordilheira o carro (uma Pajero 2005) apagou o motor e teve que ser rebocada ate San Pedro de Atacama. Vi vários relatos de panes nos veiculos nos foruns, todos remetendo ao problema da altitude, falta de força do motor etc....Na subida nao senti diferenca de força. O carro subiu normal. Apenas quando paravamos ele ficava meio que engasgando. Mas na descida apagou. Isso foi na sexta passada. Como era feriado nao tinhamos solucao a nao ser esperar. Alguns mecanicos locais olharam o carro mas nada o fez funcionar. Encontramos uns caminhoneiros brasileiros que estavam aparados na aduana que sugeriram colocar o carro numa cegonheira de paraguais e levar para Calama, mas a cegonheira so passou ontem(domingo). Hoje em Calama levamos o carro, que ficou na entrada da cidade num posto, de grua ate a autorizada mitsubishi. Eles atendem muito mal e foi duro conseguir que o mecanico olhasse o carro hoje. O mecanico quebou a cabeça viu varios fusiveis, alarme, etc... e chegou a conclusao que o problema é um sensor da bomba injetora e que teria que retira-la para enviar para santiago fazer o reparo, isso demoraria mais de 10 dias. O chefe da oficina sugeriu que contratassemos um caminhao pra levar o carro ate Santiago, mas ele tambem nao sabe quando vai passar cegonha aqui. A situaçao ta meio complicada. Sei que o Sr. passou por situacao semelhante aqui e se nao fosse pedir muito gostaria de uma sugestao se devo levar o carro a Santiago, como o Sr. levou seu carro ate salta, se ainda lembra de valor, etc... Desculpe a intromissao e o texto logo ".
Ou seja, precisamos ajudar o cara a voltar para casa.
Meu carro é uma Nissan e não conheço a Pajero. Dei uma série de telefones de pessoas do bem que me ajudaram lá em Calama. De manhã ele deve ver sua caixa de E. mail e verá meu recado. Vou enviar outro E. mail mandando ele entrar no forum pois sei o quyanto vale a solidadriedade quando você está a mais de 5000 km de casa.
Fiquem no aguardo do contato dele.
Vamos nos falando.
Armandinho
14/04/2009, 10:02
Ja que sabe que realmente esse sensor...tenta levar em algum eletricista pra ver se tem como dar um jeito. Realmente n tem coisa pior do q estar a 5.000km de casa com toda a familia e acontecer isso com o carro.
negreira
14/04/2009, 10:40
o que ocorre ""muito mas muito mesmo"" no atacama é congelamento do combustivel... carros a gasolina/alcool..... não devem ir.....já os a diessel....
aguentam +..... mas também sofrem desse problema......!!!!!
ramalho-vitoria
14/04/2009, 11:17
O Antonio acaba de entrar em contato comigo via telefone (skipe) e parece que o problema é eletrico.
Como não conheço Pajero 95 não sei se a dele é ijeção eletrônica ou bomba.
Ele vai entrar em contato conosco no forum depois do meio dia dando uma posição.
A oficina que le levou em Calama é a MIRANDA (fujam dela) pois foi a mesma que nem abriu o caput da Nissan na época (má vontade).
Dei dicas de pessoas "do bem" que poderão dar uma ajuda por lá.
Como a cidade de Calama é extremamente cara para nossos padrões orientei também trocar por um hotel mais barato e alugar um carro econômico na Localiza ( Gerente amigo) para as andanças que se farão necessárias para não pegar taxi.
Que Deus os acompanhem ...
ramalho-vitoria
14/04/2009, 11:20
O e.mail dele barrosojr@hotmail.com
Qualquer mensagem de apoio mesmo of forum será bem vinda ...
juniorbarroso
14/04/2009, 11:37
Bom dia todos...
Agradeço a atenção dada pelo Sr. Ramalho que prontamente respondeu meu email e está ajudando para que possamos resolver nosso problema rapidamente. Valeu Sr. Ramalho pelos esforços sem medida. O Sr. já é um grande amigo de nossa família.
Mas vamos ao problema:
Nosso carro é uma Pajero Full 2005 Diesel. Em viagem ao Atacama nosso carro simplesmente apagou o motor ao descer a Cordilheira dos Andes. O carro vinha muito bem na subida dos 4800m e nao senti nenhuma perda de potencia. Apenas quando paravamos o carro parece que ele ficava com lenta instavel. Depois ao seguir viagem o rendimento nao mudou. Quando desciamos a Cordilheira algo em torno de uns 3700m o carro desligou e não pegou mais. Não houve aquecimento o motor estava frio e tinha agua. O jeito foi reboca-lo 40 km ate San Pedro de Atacama. La nao tinha recursos e ficamos aguardando 3 dias uma cegonheira que vinha do Paraguai e nos levou ate a cidade mais proxima. Estamos em Calama e o carro foi levado a uma autorizada multimarcas que tem serviço tecnico MIT. O mecanico olhou tudo que é fusivel, passou scaner(detalhe que o numero que ele pegou numa placa fixada no motor e digitou no Computador deu como o carro sendo 2006), e apos 2h diagnosticou defeito em um sensor na bomba injetora). Disse que teriamos que levar o carro a Santiago para reparar a bomba, 1600km daqui. Em resumo é isso. Nao tive muita confianca no mecanico. E estou agilizando algumas coisas que o Sr Ramalho me orientou. Já liguei pra MIT no RJ e o consultor disse que meu carro tem bomba e nao é injeçao. Mas eles nao podem fazer nada sem ver o veiculo. Aguardo alguma ajuda de vcs.
Junior Barroso
barrosojr@hotmail.com
Marcelo-HPE
14/04/2009, 14:11
Junior , se este sensor for externo a bomba , seria interessante retira-lo e procurar em alguma autorizada MIT. levando-o como modelo .
Se a sua bomba injetora for bosch, seria bom levar a Pajero em alguma autorizada Bosch por aí
Indentifique qual o fabricante da bomba injetora e procure alguma autorizada desse fabricante , eles devem ter esse sensor .
Boa sorte
e mantenha contato .
ROAD TECH
14/04/2009, 14:23
Olá Pessoal,
Fiz contato direto com o colega Junior.
Transcrevo a seguir as minhas sugestões, para que outros colegas tentem ajudá-lo dando outras informações que não sejam essas, visando objetividade nas dicas, ok? Poupar tempo ($$$) é fundamental nessa situação.
Olá Junior,
Meu nome é Octávio, vi seu relato no fórum e vou tentar ser breve e objetivo nas propostas de solução.
1 - Pelo que vc relata deve ser falta de combustível mesmo.
2 - Antes de tudo, verifique se chega diesel até a entrada da bomba. Solte as mangueiras, abra o tanque e sopre com um bico de ar e ouça borbular dentro do tanque. Diesel sujo (vai saber o que tem nele...) traz uma série de problemas.
3- Se não hà entupimento na linha "Tanque - Bomba", verifique se há obstrução no fiiltro.
4- Estando tudo em ordem, agora verifique as conexões elétricas e o solenóide que corta o combustível quando vc desliga a chave. Esse solenóide (comum na maioria dos motores diesel modernos) nada mais é do que uma eletro-válvula acionada pela corrente que vem da chave. Nas bombas VE rotativas Bosch, basta soltar o corpo da válvula e remover o núcleo que corta o combustível. Com isso, vc fica sem ter como desligar o motor, necessitando engatar uma primeira, pisar no freio e soltar a embreagem para "matar o motor" na marra.
Bem, se for o caso de desabilitar a eletro-válvula, menos mal. Vc pode seguir viagem normalmente, lembrando que vc terá que "matar" o motor e depois desligar a chave de ignição.
Desejo boa sorte.
Qualquer coisa, estou à disposição.
nelsonnrc
14/04/2009, 14:59
o que ocorre ""muito mas muito mesmo"" no atacama é congelamento do combustivel... carros a gasolina/alcool..... não devem ir.....já os a diessel....
aguentam +..... mas também sofrem desse problema......!!!!!
:shock:???????????????????????????????????
negreira
14/04/2009, 15:47
:shock:???????????????????????????????????
NELSÃO...também tem o problema do CONGELAMENTO da água do radiador
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!:-o?
brandtoffroad
14/04/2009, 16:20
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!:-o?
Para estas e outras que existem os aditivos e anticongelantes!
Já rodei com um carro a Gasolina em uma temperatura de -24Cº sem problema algum.
O problema do nosso amigo aí em cima, infelizmente é um pouco mais complicado e parece ser um problema elétrico.
nelsonnrc
14/04/2009, 16:31
Uai, anticogelante...
Se fosse assim, não seriam vendidos carros a gasolina em boa parte dos países do hemisfério norte
:stop:Pra toda expedição é necessário um mínimo de preparação...
wflolaria
14/04/2009, 17:07
Aconselho o amigo a tentar colocar o carro numa cegonha e trazê-lo direto para o Brasil ou, se de todo impossível, ao menos até Corrientes, na Argentina, fronteira com o Paraguai. Ali existe uma concessionária pequena da Mitsubishi e do lado paraguaio existem inúmeras lojas de peças de segunda linha para os carros Mitsubishi. Ou seja, na questão de material para reposição, ele não vai ficar sem ser atendido. E já estará mais perto do Brasil. Mas que ele fique esperto: os mecânicos da região são meio carniceiros e antes de colocar o carro de novo na estrada gaste algumas horas testando próximo da oficina.
Eu não iria para Santiago, já que ele corre o risco de não conseguir consertar o carro e ainda estará muito longe daqui.
Boa sorte!
nelsonnrc
14/04/2009, 17:32
...chegou a conclusao que o problema é um sensor da bomba injetora:?::?::?::?:
Meu palpite
No Pajero Full e Triton, o motor 3.2 costuma entrar em "modo de segurança" quando abastecido com Diesel ruim, não passando dos 3mil giros.
Segundo um dos mecânicos da MMC, esse "problema" é muito comum e o procedimento para correção engloba a lavagem do tanque, troca de filtro e o reset no sistema.
Não sei quais são as propriedades do Diesel comercializado na região, porém tais diferenças entre este e o nacional não poderiam gerar uma confusão no sistema?
marcio pajero
14/04/2009, 17:35
tenho relato de pajeros hpe em grandes altitudes que perdem força e funcional mal devido a calibragem do modulo eletronico. Como solução paleativa é desconectado o modulo e ela passa a funcionar sem ele. ´No caso da full ela deixa de ser hpe e "vira gls", que fora itens de conforto a diferença basica é: com modulo 195hp para sem modulo 165hp. Marcio
negreira
14/04/2009, 17:40
:?::?::?::?:
Meu palpite
No Pajero Full e Triton, o motor 3.2 costuma entrar em "modo de segurança" quando abastecido com Diesel ruim, não passando dos 3mil giros.
Segundo um dos mecânicos da MMC, esse "problema" é muito comum e o procedimento para correção engloba a lavagem do tanque, troca de filtro e o reset no sistema.
Não sei quais são as propriedades do Diesel comercializado na região, porém tais diferenças entre este e o nacional não poderiam gerar uma confusão no sistema?
NELSÃO.isso eu sei que acontece com as lands novas....que entram em modo de segurança por motivo de diesel ruim.....
depois de varias lands irem as concessionarias...
eles resolveram.....colocar uma camisinha no filtro menos exigente...
já com esse procedimento não sei se vai haver problemas futuros....
mas que resolve resolve.....
mas não sabia que também acontecia com as mitt...
nelsonnrc
14/04/2009, 18:27
No caso da full ela deixa de ser hpe e "vira gls", que fora itens de conforto a diferença basica é: com modulo 195hp para sem modulo 165hp. Marcio
Isso nas 2004-2006, como módulo booster da Ralliart
A partir de 2007, todos voltaram para os 165cv.
mas não sabia que também acontecia com as mitt...
Mesma coisa, diz uma lenda que o filtro da 2.5 substitui o do 3.2 em algumas regiões do Brasil
marcio pajero
14/04/2009, 19:10
Correto nelsonnrc. Como a do nosso amigo é 2005 e numeração de chassis 2006 poderia ser o caso. Não sei se ela é HPE ou GLS.
Tive problemas com a minha full gls de não passar dos 3000rpm e dai não trocar as marchas no modo automatico, foi solucionado somente com a troca de filtro,Marcio
edpadilha
14/04/2009, 19:13
Pessoal,
Encaminhei para o Jr. o telefone de um cara que era o preparador de motores para equipe oficial da Mit de rally, espero que ele consiga ajuda-lo!
Abraco,
Ed
juniorbarroso
15/04/2009, 00:14
Estou realmente espantado com a quantidade de mensagens que tenho recebido no fórum e na minha caixa de email. São mensagens de solidariedade que com certeza renovaram as minhas forças e de minha família. É um pouco frustrante planejar uma viagem de férias a um destino e ter que voltar no meio do caminho, ainda mais que já faziam 4 anos que não saíamos de férias. Mas Deus sabe de todas as coisas. Temos que agradecer que mal nenhum nos aconteceu, esse problema com o carro a gente dá a volta por cima.
Liguei mais uma vez para o Sr. Ramalho hoje de noite e expliquei o que aconteceu durante o dia e compartilho com todos vcs.
Nosso carro estava numa autorizada MIRANDA que na verdade é uma autorizada de várias marcas (MIT, KIA, HONDA, NISSAN, JEEP, etc...). Ate que é uma oficina bem grande, tem muitos carros consertando, mas realmente eu não indicaria a nenhum de vcs caso venham por essas bandas. O atendimento é péssimo e vc tem que implorar para ser atendido. Nem um reboque os caras tem. Chegando la pela manha às 10:30 (os caras abrem esse horário e fecham as 13h pra almoço e fazem 2h de almoço, tudo pára na cidade) fomos recebidos pelo gerente de vendas que nos orientou juntamente com o chefe da oficina a levar o carro pra Santiago na MIT de la, teria uma cegonheira amnha indo para la, mas isso ficaria absurdamente caro, em torno de R$1300,00. Ficamos de dar resposta mais tarde e seguimos para um Posto Shell onde havia um amigo indicado pelo Sr. Ramalho que poderia nos ajudar a arrumar um caminhão que levasse o carro ate Jujuy na AR. Sem caminhão para hoje esse Sr do posto conhecia um mecânico que poderia ver o carro, mas para isto teríamos que retira-lo da autorizada. O filho do cara tem uma Terracan e foi la rebocar o Pajero ate o posto Shell. Saímos da Miranda e no posto o mecânico fez os mesmos testes que todos fizeram antes, sangrou o combustível pra ver se tinha entrada de ar, alguns fusíveis, etc. Mas ele fez um teste retirando o filtro de ar e espirrou um óleo tipo WD40 ali dentro. Girou a chave e o carro quis pegar mas não firmou, fez isso 2x. Logo ele concluiu que o problema é mesmo bomba. Ele nos levou a um amigo na saída da cidade que é mecânico de bombas. Chegando la o cara disse que a bomba é eletrônica e sendo assim ele não poderá repará-la caso esteja com defeito pq ele só faz esse serviço em bombas mecânicas, pareceu ser bem sincero e mesmo sendo uma oficona pequena é tudo organizado e ele tem ate um equipamento bem grande pra reparaçao de bombas mecanicas, muito moderno. Mas mostrou boa vontade em retira-la e ver se pode ser algo simples. Se não for, o jeito é reparar em Santiago ou outro lugar maior ou então trocar por uma nova na cidade de Iquequi que é zona franca e fica há 400km daqui.
Desse modo como já eram 6:30 aqui resolvemos dar mais um dia pra ver se aparece alguma solução de reparo. Amanha alugaremos um carro pra se for preciso ir a esta cidade ou outra sugerida por Ramalho, pra comprar alguma peça. a viagem seja rápida. E também pra economizar taxi, pois tudo aqui é mto caro, também estamos no meio do deserto.
Estou anotando todas as orientaçoes dadas pelos amigos pq amanhã bem cedo vamos a oficina e vou passá-las ao mecânico pra que a gte faça os testes juntos. Achei interessante o reset no sistema sugerido pelo amigo Nelsao, mas não sei como se faz isso. Ah sim, afastei qualquer probelma com alarme positron pq liguei pra fabrica e umaengenheira me atendeu e me explicou como desativar o alarme e mmo assim o carro nao funcionou. Pelo visto o problema nao foi eletrico, mesmo o alrme tendo piscado os sensores do parabrisa algumas vezes antes do carro apagar.
Agradeço todas as sugestões dos vários amigos que estão contribuindo e sendo solidários conosco. Como disse o Sr Ramalho o Brasil está conosco.
Pra quem tiver skype pode me adicionar barrosojr1977, estou tentando acessar a Net sempre que posso ou meu email que tem MSN.
Abraço em todos. Valeu.
Fala Jr, blz!?
Se for constatado que é a bomba mesmo acho que em Iquique vc encontrará o melhor preço. Torço p/ que tudo de certo o mais rápido possível e vcs possam curtir o resto das férias.
Depois conte p/ nós qual foi o problema e com qtos Km ocorreu.
Abs e boa sorte!!
ROAD TECH
17/04/2009, 19:42
Olá Pessoal,
Alguém tem alguma notícia nova do nosso colega Junior Barroso??????
Ou tá tudo correndo bem, ou o cara tá muito enroscado......
Espero que a primeira opção seja a correta.
sds,
Octávio
juniorbarroso
17/04/2009, 23:16
Olá pessoal,
Mto obrigado pelas ajuda de vcs que chegam a todo instante...
Ainda estamos parados em Calama no Atacama. O mecanico desmontou toda a bomba e conseguiu indentificar o problema. Ele me mostrou o estado que a bomba ficou, tudo isto graças a otima qualidade do diesel argentino. A cor do diesel era café. Apenas 2 pequenas peças da bomba foram danificadas, uma nos encontramos sobressalente, mas a outra que é um rolamento nao existe aqui. Tentamos como o amigo do forum disse, ir a Iquique, cidade a 400km daqui, procurar por uma bomba usada, mas o motor do carro nao chega lah. Tem de tudo que é carro ate de outras Pajeros mas da nossa nao tinha. O lugar é uma loucura tamanho a quantidade de desmanches de carros vindo do Japao. Sao milhares de carros que chegam e sao desmontados. Vc acha de tudo la menos bomba injetora pra Pajero..srsr...
Bom, amanha o mecanico aqui de Calama vai fazer uma boa limpeza e montar tudo, trocando o diesel velho, pra ver se funciona e se der certo a gte pega estrada ate o Brasil onde faremos uma reparaçao mais apurada. O dificil é que teremos que subir a cordilheira de novo (4800m) e ate o Brasil sao 2000km. Mas tenho fé q a Pajero valente vai funcionar e pelo menos nos levar até Foz onde fica muito mais facil solicitar o socorro que temos e que aqui nao tem cobertura.
Cheguei tb a fazer a cotaçao no Brasil da bomba. Preço 15.400,00 e tb nao tem no Rio somente na fabrica e leva 1 semana pra chegar no Rio pra depois despachar pra ca. Fora de cogitaçao.
Outra opcao sugerida pelo colega ramalho é levar o carro ate Jujuy contratando uma cegonheira paraguaia, e se o carro nao pegar faremos isto ou entao tentar que o cegonheiro leve ate o Brasil.
Estamos tentando de tudo e se Deus quiser a gte volta rapido pra Brasil. Atacama nunca mais...
Abraços
junior barroso
Marcelo-HPE
18/04/2009, 00:03
Junior . Se Deus quizer no final vai dar tudo certo para que vc consiga voltar prá casa com a sua família . se não está dando certo é porque ainda não é o final .
Esse rolamento da bomba deve ter uma numeração comum aos fabricantes de rolamentos que são SKF, FAG, NSK .Timken etc.
Se ainda não ; com essa numeração do rolamento faça umas consultas nas lojas de rolamentos por ai . talvez com um pouco de sorte ...
Boa sorte .
ROAD TECH
18/04/2009, 07:19
Olá Junior,
Acho que a idéia do colega Marcelo-HPE pode ser uma opção de solução, caso haja lojas de rolamentos nesse final de mundo....
Tentei entrar no site da Bosch Chile, para obter informações da rede de serviços, mas o site está com erro na página
http://www.boschchile.cl/bosch/bosch_service/bosch_diesel_service.jsp (http://www.boschchile.cl/bosch/bosch_service/bosch_diesel_service.jsp)
Há um telefone para contato: (56 2) 5203100
Estou anexando também os números dos Bosch Services em Foz do Iguaçu. Vai que eles acham as tais peças em Foz do Iguaçu???? De repente podem tentar despachar para vc de alguma forma.
Grupo Universal
www.universalpneus.com.br (http://www.universalpneus.com.br/)
AV. JUSCELINO KUBITSCHEK, 2728 - VILA PARAGUAIANA
85864-000 - FOZ DO IGUAÇU - PR - (45) 3264 3135 / (45) 3522 2326
Email: comercial@universalpneus.com.br (comercial@universalpneus.com.br)
Mecânica Pica-Pau
R. BARTOLOMEU DE GUSMÃO, 951 - CENTRO
85852-130 - FOZ DO IGUAÇU - PR - (45) 3523 5421 / (45) 3572 2885
Email: mecanicapicapau@zipfoz.com.br (mecanicapicapau@zipfoz.com.br)
Mundial Bosch
AV. CARLOS GOMES, 962 - VILA PORTES
85865-130 - FOZ DO IGUAÇU - PR - (45) 3028 9088
Email: jorge-bosch@hotmail.com (jorge-bosch@hotmail.com)
Universal Auto Center
www.universalpneus.com.br (http://www.universalpneus.com.br/)
AV. JUSCELINO KUBITSCHECK, 2728 - CENTRO
85854-000 - FOZ DO IGUAÇU - PR - (45) 3522 2326
Email: comercial@universalpneus.com.br (comercial@universalpneus.com.br)
Outra opção é vc tentar fazer contato com o HOTLINE da Bosch:
Para entrar em contato conosco, ligue para 11 2126-1950 (Grande São Paulo) ou 0800-7045446 (demais localidades).
Eles podem fazer busca dessas peças pela rede de serviços (na rede do Brasil, com certeza).
Desejo sorte e paciência.... No final vc vai ter um monte de estórias para contar (rsrsrsr)
Sds,
Octávio
ROAD TECH
18/04/2009, 07:21
Olá Junior, Eu de novo . rsrsrsr
NÃO ESQUEÇA DE MANDAR LAVAR O TANQUE.
JÁ PENSOU DEPOIS DESSA "VIA CRUCIS" FICAR PARADO NOVAMENTE POR CONTA DE RESTOS DE SUJEIRA QUE FICARAM NO TANQUE??????
O TOQUE ESTÁ DADO.
FORÇA COMPANHEIRO !!!!!!!!!!!!!!!!!
ramalho-vitoria
18/04/2009, 07:52
Junior, vou estar ausente esse final de semana mas na segunda estarei de volta a Vitória.
Não há necessidade de me ligar. Foque seus esforços no reparo do veículo.
Deus está copm você ...
wflolaria
18/04/2009, 14:32
Sei não, mas se em Iquique (onde existem lojas e desmanches a dar de pau) vc não encontrou a tal peça que precisa seria interessante começar a pensar melhor sobre a cegonheira até Foz. Ali, além da concessionária MIT do lado brasileiro, vc ainda tem chance de encontrar a bendita peça nas lojas existentes no lado paraguaio e com preço mais em conta.
Será que aqui no Fórum não tem ninguém de Foz que poderia dar um pulo nas lojas de Ciudad Del Leste e ver isso para o nosso amigo que está parado no Atacama?
um abraço
Carlos Monaco
26/05/2009, 20:07
Ai alguem tem noticia do nosso colega????
o problema de fazer estas viajens solitárias é esse tipo de problema....
Carlos
juniorbarroso
15/08/2009, 13:14
olá amigos,
após vários dias de sumiço, estou postando pra agradecer a ajuda de todos os companheiros que foram soliários comigo e com minha familia naqueles angustiantes dias que passei no deserto do atacama.
Peço desculpas por não ter dado notícias antes, mas realmente a situação nos levou a tanto stress que por esquecimento não prestrei esclarecimento a todos vcs do fórum.
Em resumo o problema do pajero foi mesmo na bomba injetora, devido ao abastecimento com diesel adulterado. Nossa peregrinação durou 25 dias com carro estragado, viajando de reboque e caminhão por várias cidades na tentativa de enviar o carro pro Brasil ou quem sabe consertá-lo. Mas somente na capital, santiago, conseguimos uma autrizada Bosh que tinha uma bomba igual a nossa par troca. Foi tiro e queda. O carro ficou excelente e conseguimos viajar de volta nele mesmo parao Brasil.
Agradeço a atenção de todos sem exceção pela grande ajuda e orações, em especial do Sr. Ramalho que não mediu esfoços para nos ajudar.
obrigado
Junior Barroso
PS: Sr. Ramalho preciso do seu telefone, poistivemos um problema com nosso PC na viagem e perdi todos os seus contatos. escreva para barrosojr@gmail.com
ramalho-vitoria
15/08/2009, 13:45
Somente aqueles que se encontraram em situação semelhante podem avaliarão o que vocês passaram. palavras não serão suficientes.
Gloriete, que deveria ter nascido na Isbornia ( pais onde tudo ocorre correto) me perguntava por vocês eu ficava invntado repostas para seu silêncio.
Bom mas vamos mesmo ao que interessa: meu e.email é ramalholc@uol.om.br (ramalholc@uol.om.br) e meu telefone a qualque hora é 27 3235-2944 ou 27 8827-2849.
Quero você com meu co-piloto-na expediçao de Ushuaia.
Edintruder
15/08/2009, 16:48
Júnior,
Espero que aproveites e participes aqui do fórum, pois com certeza tens muito a somar.
Eu não tinha acompanhado, mas uma das sugestões que eu daria nesse caso seria alugar um carro e rebocar a Pajero até Brasil. Com carro alugado tudo pode. Depois seria entregar em outra cidade ou encarar nova viajem com volta de avião ou ônibus.
Na Argentina não se pode confiar em ninguém pois é muito claro que eles odeiam brasileiros, são poucos argentinos que ajudam sem interesse financeiro. Dessa maneira, eles sempre cobram caro dos brasileiros.
NilsinhoRox
15/08/2009, 20:04
Não estava acompanhando o tópico...
Mas fico feliz de ler que toda a sua jornada acabou bem... O importante é a familia voltar junta e mais unida até...
E nos enriqueça com a sua istória assim que possivel!!!
E na proxima expedição, não vá sozinho... Conselho tardio, mas que serve pra qm acompanha o Forum, e pensa em um dia se aventurar em terras distantes.
Tem alguns amigos foristas que realizam diversas expedições pra tudo que é gosto e bolso... rs
[]'s
Pequeno jr
16/08/2009, 14:14
Rapaz, falo o mesmo.
Não estava acompanhando, mas foi uma verdadeira saga. Se brincar, vale a pena fazer um livro. rs !
Júnior, graças a Deus você teve cabeça para enfrentar tudo isso e voltar para casa san e salvo. Agora, você escreveu lá atrás que Atacama nunca mais ... eu não falaria assim .. apenas ... com o conhecimento que você adquiriu ... eu enfrentaria novamente.
Seja bem vindo ao fórum .. e não deixe de participar.
Boa Tarde a Todos,
essa é minha primeira postagem, e gostaria de parabeniza-los pelo apoio prestado ao colega em apuros.
Caros Colegas, ha cerca de um ano, venho acompanhando esse fórum,
até que ontem esse tópico me chamou muito a atenção e gostaria de tirar algumas dúvidas com os colégas mais experientes.
* Segundo o Relato, a causa do problema foi diesel de má qualidade, que acabou por contaminas a bomba injetora, avariando alguns componentes.
A pergunta é:
AONDE FICA O FILTRO DE COMBUSTÍVEL NESSA ESTÓRIA??? Ele não deveria evitar esse tipo de aborrecimento?
Quem puder responder, eu ficarei muito agradecido.
Obrigado antecipadamente.
Leo
SAPO-BOMBA
11/02/2011, 17:06
Filtro serve pra limpar o diesel de partículas indesejadas, mas não de "coquetéis"...
Infelizmente o único filtro que ajuda nesses casos é andar com tanque cheio sempre que possível e abastecido somente com diesel confiável.
Filtro serve pra limpar o diesel de partículas indesejadas, mas não de "coquetéis"...
Infelizmente o único filtro que ajuda nesses casos é andar com tanque cheio sempre que possível e abastecido somente com diesel confiável.
Tudo bom amigo Sapo,
sim, mas o coquetel ao qual vc se refere é agua?
sei lá... mas, o filtro tem uma base que é o decantador, onde se deposita a agua, o no excesso acende uma luz no painel pediando a sangria.
O que eu realmente acho é que...
Muitos Fabricantes, estão ficando literalmente "esclerosados" ou seja, estão se esquecendo que aqui no Brasil e também em toda a américa latina o Diesel é de péssima qualidade, fora das capitais e centros urbanos, e as vezes dentro deles também !!!!
E Simplesmente fazem um sistema como se o carro fosse rodar na Suiça, Alemanha....
Lembro-me- bem em meados de 1996 quando tive o primeiro contato com Off Road que as Toyotas Bandeirante (não lembro o ano, me ajudem) tinham 2 filtros!!! um logo na saida do tanque de combustível, e tinha um corpo em acrílico transparente se não me engano onve você facilmente via o diesel circulando, e outro filtro ao lado do motor. Também pude ver esse mesmo sistema em um Engesa motor Perkins Diesel, F-1000 e uma Rural.
Hoje,
Ao contrário, todos os jipes e utilitários diesel que vejo por aí, tem apenas um filtro, (como se a qualidade do diesel tivesse melhorado :rolleyes:) !!!
Na contramão, diversos casos de carros parados por sistema entupido, ou contaminado. Não sei se o colega chegou a trocar o filtro dele antes da viagem ao atacama, mas mesmo assim acho que os fabricantes deveriam dimensionar o sistema de filtragem do combustivel a nossa realidade.
O Ultimo grande Mico, foi com a Triton, nada contra a Mitsubishi e a Triton, que por sinal é um carro que carrega tecnologias de ponta, mas... essa estória do Diesel brasileiro corroer o revestimento interno do tanque de combustivel e entupir todo o sistema é um erro no mínimo ESTÚPIDO, desleixo e pura preguiça de adaptar o carro ao mercado Brasileiro.
Mas, nossos carros deveriam vir com esse "antigo" sistema que é sem dúvida bem mais confiável.
Tenho um orçamento de R$220,00 para a instalação de um filtro decantador bem ao lado do meu tanque de combustivel, depois dessa do atacama, vou instalar sem pestanejar.
Abraço a Todos.
SAPO-BOMBA
12/02/2011, 17:58
Tudo bom amigo Sapo,
sim, mas o coquetel ao qual vc se refere é agua?
Se fosse só água... era menos ruim! Hahahahaha
Diesel batizado deve vir misturado com um monte de porcaria, solventes, e etc...
juniorbarroso
27/03/2011, 15:52
Amigos,
relembrando meus relatos nesse topico, estou a ponto de queimar minha lingua, quando disse que atacama nunca mais...
Já compartilhei com sr ramalho, que estou programando terminar aquela viagem interrompida há 2 anos.
Estou buscando um bom roteiro em que não há necessidade de incluir atacama, pois nosso destino é Peru (Machu pichu), voltando pelo Acre.
Troquei a Pajero por uma sorento, infelizmente, mas é o que tenho pra levar ate la..rss..
O que vcs acham ? É loucura?
Aguardo sugestoes...
junior
Carlos A. C. Azevedo
27/03/2011, 18:58
Amigos,
relembrando meus relatos nesse topico, estou a ponto de queimar minha lingua, quando disse que atacama nunca mais...
Já compartilhei com sr ramalho, que estou programando terminar aquela viagem interrompida há 2 anos.
Estou buscando um bom roteiro em que não há necessidade de incluir atacama, pois nosso destino é Peru (Machu pichu), voltando pelo Acre.
Troquei a Pajero por uma sorento, infelizmente, mas é o que tenho pra levar ate la..rss..
Aguardo sugestoes...
junior
Amigo junior, a situação foi realmente muito escrota, mas graças a Deus ocorreu tudo bem...
Mas quanto ao sorento é o v6 ou é o diesel? qual foi o rolo da full? deu muito problema depois? ou já tava na hora mesmo?HEHEHE
Agora, faça uma bela duma revisão valendo, e se puder lave o tanque, já que voce não sabe o que pode encontrar lá..
Fora isso, boa sorte, e não esqueça de contar tudo aqui:concordo:
juniorbarroso
27/03/2011, 22:28
Fala Carlos,
a Sorento é gasolina, novo modelo. Vou dar uma revisada apesar de estar com 4.000km rodados.
A full nunca deu problema so foi esse lance do diesel de pessima qualidade que quebrou a bomba injetora. Tanto que trocamos a peça la em Santiago mmo e viemos rodando nela e nada aconteceu quanto a isso depois. Ainda fique com ela mais 1 ano e oito meses e não deu nada. Excelente carro, muito bom mmo. Mas na avaliação da troca por uma nova não deu pra fechar negocio. Onde pagaram melhor foi na Kia e acabamos trocando pela sorento.
Estou fazendo contato com alguns viajantes e correndo contra o tempo pra montar o roteiro mais adequado para nós. mas vou mantendo o forum informado.
abracos
Amigos,
Aguardo sugestoes...
junior
Tá de brincadeira né?
O Tio de um amigo, foi ao Atacama em 1983 de Passat 1979,
tu quer ir de Sorento e tá perguntando se o carro aguenta?
Aguenta o que? tiro de Basuca, de 12, de .45 ? :mrgreen:
Tá de brincadeira né?
O Tio de um amigo, foi ao Atacama em 1983 de Passat 1979,
tu quer ir de Sorento e tá perguntando se o carro aguenta?
Aguenta o que? tiro de Basuca, de 12, de .45 ? :mrgreen:
Tudo depende de "onde" no Atacama ele pretende ir.
Pra rodar até San Pedro, até Monza rebaixado vai.
[]'s
neilsonhenriques
28/03/2011, 15:58
O Jeison está muito certo. Não dá pra rodar em "todo" Atacama com uma Sportage. A primeira preocupação é autonomia. É bom ter sempre um galão de pelo menos 40L de gasolina cheio e ainda assim não sei se é uma quantidade confortável. :pensativo:
O Jeison está muito certo. Não dá pra rodar em "todo" Atacama com uma Sportage. A primeira preocupação é autonomia. É bom ter sempre um galão de pelo menos 40L de gasolina cheio e ainda assim não sei se é uma quantidade confortável. :pensativo:
Sportage? não é Sorento? de qualquer maneira ambos vão numa boa!
Autonomia, não está em discussão, e qualquer carro sem combustivel para no caminho isso é ÓBIVIO.
não dá?
tem certeza?
dá uma olhada aqui.... http://viajeros4x4.com/01texto2.htm
Los Hermanos foram de "Gol quadradinho" Atacama, Abra de Acay, Laguna Brava, e lugares que ninguém nunca foi . :palmas:
Los Hermanos foram de "Gol quadradinho" Atacama, Abra de Acay, Laguna Brava, e lugares que ninguém nunca foi
Exemplos claros de estradinhas de chão batido, qualquer carro baixo vai.
Chegar à Laguna Brava é uma coisa, agora experimenta fazer a volta nela com um carro desses, nem pensar, Corona del Inca então, esquece.
Tem caminhos e caminhos.
Por isso que volto a dizer, tudo depende de onde no Atacama o cidadão pretende ir.
[]'s
Pablo.pinto2007
28/03/2011, 19:47
Esse problema do diesel nos países vizinhos é um problema sério mesmo... aqui também temos problemas é claro... um colega meu fazendo uma viagem dessas também teve problemas com diesel... só que teve sorte que foi no brasil a frontier dele ficou falhando, perdeu força total, mal andava... mas conseguiu chegar a uma capital e fazer a limpeza do sistema, por sorte não estragou nenhuma peça... o destino dele também era o chile... mas apenas cidades e acho que algo das montanhas (cordilheira)...
Abração e boa sorte na nova empreitada!!!
Esse problema do diesel nos países vizinhos é um problema sério mesmo... aqui também temos problemas é claro... um colega meu fazendo uma viagem dessas também teve problemas com diesel... só que teve sorte que foi no brasil a frontier dele ficou falhando, perdeu força total, mal andava... mas conseguiu chegar a uma capital e fazer a limpeza do sistema, por sorte não estragou nenhuma peça... o destino dele também era o chile... mas apenas cidades e acho que algo das montanhas (cordilheira)...
Abração e boa sorte na nova empreitada!!!
Comigo já aconteceu de abastecer com 60 litros de ÁGUA, parece brincadeira, o carro rodou enquanto tinha o diesel que já estava no tanque, quando parei o carro em frente de minha casa para guardar, o carro não ligou mais. Reboque e mecânico. Este me chamou na oficina e me mostrou que tentando virar o motor saia água como um chafariz. Prejuízo de filtro e lavagem do tanque.
[]
Chegar à Laguna Brava é uma coisa, agora experimenta fazer a volta nela com um carro desses, nem pensar, Corona del Inca então, esquece.
Tem caminhos e caminhos.
Por isso que volto a dizer, tudo depende de onde no Atacama o cidadão pretende ir.
[]'s
Tá,
mas isso é lógico, o parque do Itatiaia/RJ por exemplo é repleto de fusquinha, mas tem lugares que só o Exercito Brasileiro passa e acampando no meio do caminho.
Acho que o amigo em questão está indo passear e curtir o Atacama junto com os milhares de turistas que estão por lá e não para fazer trilha radical.
Falando nisso, como vai sua maravilhosa Prado?
essa semana fiz um test drive em uma 2006 Inteiraça!!! nossa que maravilha! viajar num carro desse n precisa se preocupar nem com hotel!:mrgreen:
neilsonhenriques
28/03/2011, 21:17
Caramba Jeison, pensei exatamente a mesma coisa. :shock:
Comigo já aconteceu de abastecer com 60 litros de ÁGUA, parece brincadeira, ...
É ... mas o Mandrake é um Defender né ?
Fosse um carro desses com motor eletrônico você ia ver o tamanho da facada... :cry:
E o pessoal ainda joga a culpa do combustível nas montadoras ...
Abraço, :concordo:
Neilson
Falando nisso, como vai sua maravilhosa Prado?
essa semana fiz um test drive em uma 2006 Inteiraça!!! nossa que maravilha! viajar num carro desse n precisa se preocupar nem com hotel!:mrgreen:
Tá show cara, cada dia mais apaixonado pela viatura, só alegria.
O único item que me incomodava era o diesel, mas quando se coloca na ponta do lápis o valor economizado em outras coisas, principalmente manutenção, tudo se equilibra.
Abs
juniorbarroso
29/03/2011, 15:01
fala galera,
dxa explicar minha pergunta pq a maior duvida realmente é com relação a autonomia pq no que diz respeito a grandes altitudes o carro perde potencia e com certeza o consumo deve aumentar. Por se tratar de um V6 creio que o consumo deva cair pela metade nessas condiçoes o que daria uns 4 ou 5km/l, mas o amigo falou em levar combustivel extra pode ser uma solucao. Outra duvida seria quanto a rede de assitencia tecnica da kia nesses paises, mas ja me informei na net e vi que existem muitas autorizadas.
ViajaPai
08/04/2011, 22:13
Júnior, quando pretende refazer a viagem ?
fala galera,
dxa explicar minha pergunta pq a maior duvida realmente é com relação a autonomia pq no que diz respeito a grandes altitudes o carro perde potencia e com certeza o consumo deve aumentar. Por se tratar de um V6 creio que o consumo deva cair pela metade nessas condiçoes o que daria uns 4 ou 5km/l, mas o amigo falou em levar combustivel extra pode ser uma solucao. Outra duvida seria quanto a rede de assitencia tecnica da kia nesses paises, mas ja me informei na net e vi que existem muitas autorizadas.
Vai na alegria,
hoje em dia Deserto do atacama é mais frequentado que Vila Mimosa! , dizem que tem até engarrafamento. Só toma cuidado com combustível adulterado/batizado.
... O mecanico desmontou toda a bomba e conseguiu indentificar o problema. Ele me mostrou o estado que a bomba ficou, tudo isto graças a otima qualidade do diesel argentino. A cor do diesel era café...
No, no, no.
Ao ler todo este tópico, antes de partir para San Pedro de Atacama, fiquei com receio. Escrevo esta mensagem para tranquilizar quem tá pretendendo visitar nossos vizinhos, pois acabo de retornar de lá. Nesta viagem, rodei um total de 5.000 km fora do Brasil. O total foi próximo de 7.000 km.
Fui e voltei sem nenhum problema. Posso afirmar que o diesel argentino é de boa qualidade. Abasteci sempre em postos YPF. Em uma ocasião abasteci num posto de bandeira branca, por não ter opção. Mesmo assim, deu tudo certo.
Esta foi a minha segunda incursão pelo território Argentino. A primeira, foi uma viagem até Ushuaia. Também não houve nenhum problema com diesel.
Dado que ficou comprovado combustível de má qualidade dentro da bomba injetora do carro do colega Junior Barroso, seria útil para todos que ele indicasse o posto de combustível ou a cidade onde teve o abastecimento fatídico.
[]´s
juniorbarroso
10/04/2011, 12:27
respondendo ao amigo sobre o local do abastecimento que provocou os problemas ja descritos, eu acredito que provavelmente deva ter sido no entroncamento antes da cidade de general guermes, que liga a ruta34 ate a ruta9 que chega na cidade de Salta pelo acesso Norte posto antes de chegar em Salta, é um posto com bastante recurso, e nao me lembro se é YPF, mas era bem grande e movimentado. Abastecemos la com o tanque quase no zero, pois deixamos de abstecer no caminho e ficamos uma longa distancia sem ver posto, vale a dica de abastecer quando o tanque chegar no meio, para nao passar sufoco. No dia seguinte ao chegar em Salta, quando liguei o carro senti uma pequena falha no motor, como se estivesse com a lenta desregulada, mas ja tinha lido relatos de perda de força em grandes altitudes e achei que era uma coisa normal. Ao pegar estrada nao percebi mais essa alteração que so foi ficar mais acentuada após passar em Paso del jama no posto fronteiriço da argentina com chile. Lembro tambem de ter abastecido nesse local, uns 500m antes do posto fiscal, existe um posto de abastecimento da YPF. Pode tambem ter side esse posto.
Para o amigo que perguntou quando vai ser meu retorno ao deserto, estamos programando para sair nos pirmeiros dias de maio.
respondendo ao amigo sobre o local do abastecimento que provocou os problemas ja descritos, eu acredito que provavelmente deva ter sido no entroncamento antes da cidade de general guermes, que liga a ruta34 ate a ruta9 que chega na cidade de Salta pelo acesso Norte posto antes de chegar em Salta, é um posto com bastante recurso, e nao me lembro se é YPF, mas era bem grande e movimentado. Abastecemos la com o tanque quase no zero, pois deixamos de abstecer no caminho e ficamos uma longa distancia sem ver posto, vale a dica de abastecer quando o tanque chegar no meio, para nao passar sufoco. No dia seguinte ao chegar em Salta, quando liguei o carro senti uma pequena falha no motor, como se estivesse com a lenta desregulada, mas ja tinha lido relatos de perda de força em grandes altitudes e achei que era uma coisa normal. Ao pegar estrada nao percebi mais essa alteração que so foi ficar mais acentuada após passar em Paso del jama no posto fronteiriço da argentina com chile. Lembro tambem de ter abastecido nesse local, uns 500m antes do posto fiscal, existe um posto de abastecimento da YPF. Pode tambem ter side esse posto.
Para o amigo que perguntou quando vai ser meu retorno ao deserto, estamos programando para sair nos pirmeiros dias de maio.
Opa!
me avisa que nesse mesmo período eu estou pensando em ir, podemos marcar de ir-mos em dois carros. Alguém vai te acompanhar?
... provavelmente deva ter sido no entroncamento antes da cidade de general guermes..., Ao pegar estrada ... após passar em Paso del jama no posto fronteiriço da argentina com chile. Lembro tambem de ter abastecido nesse local, uns 500m antes do posto fiscal, existe um posto de abastecimento da YPF...
Caro Junior,
Agradeço a informação, que vale como registro para os colegas foristas.
Coincidentemente abasteci em General Güemes, mas no posto YPF do entroncamento das Rutas 9 e 34 e também no posto YPF de Paso de Jama, próximo à fiscalização de fronteira. Como já disse, sem nenhum problema.
Confesso, no entanto, que sempre utilizei o Euro Diesel ou o Ultra Diesel da YPF. São um pouco mais caros (mais baratos que o BR Podium, claro), mas valem cada centavo.
[]´s
joseleiteneto
01/05/2011, 15:01
Amigão, pode fazer a viagem tranquilo, a SORENTO AGUENTA.
Eu já viajei 2 vezes no honorável quatipuru (meu fiestinha monocomb 1.6 ano 2004), já rodei muito pelo Chile e Argentina nele. No peru então nem se fala, como moro no Acre, cusco fica a 1000 km da capital Rio Branco, e a estrada é maravilhosa...Linda...
Porém não faço essas viagens sozinho, sempre em 2 carros ou mais, com no mínimo 2 bons motoristas por carro, e com um cambão disponível para uma emergência... Nunca furei 1 pneu nem quebrei nada, mesmo meu carrinho estando com mais de 100 mil KM, porém não podemos abusar...
Como você deve ter percebido, um bom parceiro de expedição é essencial... Caso estivessemos juntos eu teria lhe rebocado andes acima até o Brasil ou mesmo até Santiago sem pensar duas vezes, mesmo que depois tivesse que jogar meu amado fiestinha 1.6 no lixo por causa do desgaste...
Sairei no dia 02 de janeiro aqui do Acre, passando pelo Peru, Descendo pelo Chile até Santiago, cruzando para a argentina, passando por bariloche, indo a Punta Arennas e depois para Ushuaia... Na volta passaremos por Buenos Aires e entraremos por Foz do Iguaçu, talvez entremos no Uruguai... De foz Dirigiremos até o Acre.
Já fiz um trajeto semelhante em 2009, porém não cheguei até Ushuaia, fui até Santaigo, cruzei por Mendonza e Passei por Buenos Aires, entrando em foz...
Como você mora no Rio de Janeiro, pode vir até o Acre e nos acompanhar até Ushuaia, será uma viagem maravilhos.
Equipe boa, sem farras, sem bebedeira, uma viagem de família...
Segue algumas fotos de algumas viagens que já fiz:
https://picasaweb.google.com/joseleiteneto
Pelo que vi seu perfil se adequa a expedição, uma pessoa tranquila, responsável e que, provavelmente, virá em família. Dê uma olhada nas fotos do Carnaval 2011, a família kibe também nos acompanhará :euforico:
A única observação que faço é que nossas viagens são passeios de POBRE, nada de restaurantes chiques e hotel caro rsrsrs... Mas nada lhe impede de se hospedar onde quiser :)
GALEGUITO
03/05/2011, 14:20
[...]
Eu já viajei 2 vezes no honorável quatipuru (meu fiestinha monocomb 1.6 ano 2004), já rodei muito pelo Chile e Argentina nele. No peru então nem se fala, como moro no Acre, cusco fica a 1000 km da capital Rio Branco, e a estrada é maravilhosa...Linda...
[...]
Já fiz um trajeto semelhante em 2009, porém não cheguei até Ushuaia, fui até Santaigo, cruzei por Mendonza e Passei por Buenos Aires, entrando em foz...
[...]
A única observação que faço é que nossas viagens são passeios de POBRE, nada de restaurantes chiques e hotel caro rsrsrs... Mas nada lhe impede de se hospedar onde quiser :)
Boa tarde José Leite.
Estou me programando com a noiva e um casal de amigos para sairmos de Maceió e chegarmos em Ushuaia pernoitando em campings e levando nossa comida no carro.
Como você bem frisou, sua viagem é de baixo custo, sem luxos. Já vi suas fotos e elas são de extremo bom gosto.
Estou estudando um roteiro alternativo para o Peru - Machu Pichu e gostaria, se possível, de contar com seus relatos sobre estrada, hospedagem (dou preferência para acampar) e alimentação.
Agradeço antecipadamente.
Wellington Calheiros.
joseleiteneto
03/05/2011, 16:03
Boa tarde José Leite.
Estou me programando com a noiva e um casal de amigos para sairmos de Maceió e chegarmos em Ushuaia pernoitando em campings e levando nossa comida no carro.
Como você bem frisou, sua viagem é de baixo custo, sem luxos. Já vi suas fotos e elas são de extremo bom gosto.
Estou estudando um roteiro alternativo para o Peru - Machu Pichu e gostaria, se possível, de contar com seus relatos sobre estrada, hospedagem (dou preferência para acampar) e alimentação.
Agradeço antecipadamente.
Wellington Calheiros.
Opa, pode sugar a vontade, terei o prazer de lhe ajudar com a pouca experiência que tenho.
Você pretende sair do Brasil por onde? Talvez seja interessante sair do Brasil pelo Acre (bem pertinho de Machu Pichu), atravessar o Peru, o Chile inteiro, pegar a carretar austral e depois entrar na argentina, entrar no Chile novamente em Punta Arenas, passar para Ushuaia (Argentina), e voltar pela argentina, entrando no Brasil pelo sul e seguindo a costa do Atlântico até o Nordeste.
Minha nossa, se fizer esse percurso será uma viagem épica, você literalmente andará por toda a América do Sul, show de bola...
E, se quiser, ainda pode nos acompanhar...
Estou com medo de meus parceiros de viagem (família kibe e outro carro) seguirem somente até santiago e, quando virem aquelas estradas de rípio, derem para trás... Digamos que eles têm juízo, ao contrário de nós rsrsrs.
Seria interessante ter outro maluco no grupo para garantir, seguir nestes trechos de rípio sozinho no Quatipuru (Fiestinha) não é nada legal... Vide o exemplo do nosso amigo junior...
Quando pretende viajar Galeguito?
* Ps: Fotos de bom gosto? É a primeira vez que escuto isso, somos péssimos fotógrafos rsrsrsrs. Porém as paisagens ajudam :euforico: