PDA

Ver Versão Completa : O Aperto Geral



nepomuk
05/11/2004, 09:23
Fala Garotos Zuki!

Minha dúvida é muito simples e bem de Amador mesmo, já que já gastei mais de $$3.000$$ (entre seguro e peças) desde que comprei o Bixão e decidi eu mesmo começar a fazer a manutenção preventiva.

Eu gostaria de saber quais são os pontos principais para o famoso “reaperto geral”.
Sei que a fixação da suspensão e caixa de direção são bem suscetíveis à trepidação e consequente afrouxamento dos parafusos.
O jipe ainda não sofreu muito em trilhas, mas gostaria de me certificar pois vou fazer uma viagem longa no fim do ano e quero fazer de tudo pra evitar imprevistos.

Obrigado pela atenção de todos,

Aquele abraço...

Paulo

Fabil
06/11/2004, 10:19
olha... no meu Samurai97, praticamente TODAS as porcas que seguram algo na suspencao, chassis, sao do tipo "parlock" ou quando nao sao parlock sao porcas com pino trava, e neste caso, muito dificilmente elas afrouxam com o uso/trepidacao...

eu tenho meu samurai a mais de 1 ano, muita estarada de terra/trilha e até hoje NUNCA encontrei uma porca frouxa sequer....., sempre que preciso levantar o jipe no macaco, por precaucao ( já tive um willys e que todas as porcas afrouxavam depois de trilhas....heheh) dou uma verificada... mas sempre tudo apertado....

T+
Fabiano

nepomuk
08/11/2004, 08:16
Fala Fabiano,

Quer dizer que não preciso me preocupar com eventuais "afrouxamentos".

Aproveitando esse assunto gostaria de verificar à respeito do "samba" que o VItara faz a altas velocidades. Minha pergunta é:
Isso é normal nos Suzuki´s?
Digo isso pois quando estou acima de 100Km/h ele fica alternando as direções, de preferência puxando para a esquerda.
Já fiz o alinhamento e está perfeito. Está apenas com um probleminha de cambagem na roda traseira direita e na dianteira esquerda (1/2º negativo e positivo), mas acredito que a cambagem seja a causa desse efeito. Poderia ser chassi torcido (já me jogaram essa possibilidade :shock: ).

Bom, desculpem o monte de perguntas, mas é muito incômodo pegar estrada com essa “sensação”.

Valeu!
Paulo

Periquitooffroad
08/11/2004, 11:51
Fala Fabiano,

Quer dizer que não preciso me preocupar com eventuais "afrouxamentos".

Aproveitando esse assunto gostaria de verificar à respeito do "samba" que o VItara faz a altas velocidades. Minha pergunta é:
Isso é normal nos Suzuki´s?
Já fiz o alinhamento e está perfeito. Está apenas com um probleminha de cambagem na roda traseira direita e na dianteira esquerda (1/2º negativo e positivo), mas acredito que a cambagem seja a causa desse efeito. Poderia ser chassi torcido (já me jogaram essa possibilidade :shock: ).


Valeu!
Paulo

1º Vitara original x amortecedor traseiro ruim ou pneus dianteiros desgastados de um lado da banda, até que samba bem. Ele bom já samba um pouquinho naturalmente.

Problemas de cambagem no eixo traseiro não tem nada com empeno de chassi pois o tipo de suspensão traseira do Vitara faz com que o eixo de desloque independente do chassi. Se tem realmente um problema de cabagem, que eu duvido, é causado por empeno da carcaça ou vc tinha um pneu mais baixo que o outro quando fez alinhamento.
Mude de alinhamento e faça com quem sabe alinhar. Computador não sabe alinhar nada, lê parâmetros. Se tier o mínimo erro de colocação dos aparelhos ou na entrada de dados ou uma roda empenada, da tudo errado. Faça alinhamento ótico e cheque lá cabagem.

Samurai_MOA
08/11/2004, 12:37
Procure o alinhamento computadorizado que uso laser para as mediçoes, ele é mais preciso, tem uns que usam umas ligas (tipo elastico) e qualquer ventinho que aparece acusa medições erradas...
:roll:

nepomuk
09/11/2004, 07:27
Essas informações eu coletei em uma loja especializada em alinhamento e balanceamento. Foi tudo medido à Laser e os suportes presos com uma espécie de "garra metálica" que se prende na banda de rodagem do pneu. Ele mediu 2 vezes pra ter certeza.
Pneus gastos não pode ser pois troquei eles uns 4 dias antes de medir (BF originais), além do amortecedor traseiro que também está 0km!

Vou levar em outro lugar pra medir novamente, mas o fato é que ninguém entende como pode ter ocorrido problema de cambagem no eixo traseiro, em função de ser um veículo muito resistente. Mas de qualquer modo, comprei ele já tinham 56000km e sabe-se lá o que aconteceu antes.

Enquanto isso vou ter que ficar corrigindo o efeito "pêndulo" no braço.

Obrigado pessoal!

MarcosAguiar
09/11/2004, 13:01
Aproveitando esse assunto gostaria de verificar à respeito do "samba" que o VItara faz a altas velocidades.

Amigão essa questão do samba nos Vitaras já foi objeto de discursão neste fórum, peço verificar...tô com preguiça.

O que posso te dizer por experiência é que rebola mesmo, independente de qualquer coisa! Lógico que se você levanta, se o amortecedor tá ruim e etc... a tendência é piorar.

O meu Vitara está com amortecedores trazeiros do Vectra (acho... :shock: ), sei que não são os originais e apesar de estar mais alto que outros Vitaras, o meu quase não "samba"....

Abraços

brunofeu
04/10/2007, 12:19
Essas informações eu coletei em uma loja especializada em alinhamento e balanceamento. Foi tudo medido à Laser e os suportes presos com uma espécie de "garra metálica" que se prende na banda de rodagem do pneu. Ele mediu 2 vezes pra ter certeza.
Pneus gastos não pode ser pois troquei eles uns 4 dias antes de medir (BF originais), além do amortecedor traseiro que também está 0km!

Vou levar em outro lugar pra medir novamente, mas o fato é que ninguém entende como pode ter ocorrido problema de cambagem no eixo traseiro, em função de ser um veículo muito resistente. Mas de qualquer modo, comprei ele já tinham 56000km e sabe-se lá o que aconteceu antes.

Enquanto isso vou ter que ficar corrigindo o efeito "pêndulo" no braço.

Obrigado pessoal!
Olha, acho que se você colocou calços na suspensão dele, isso vai afetar a cambagem também. Pra resolver tem que trocar os parafusos do amortecedor...