PDA

Ver Versão Completa : Taxa de compressão



Grilo
17/03/2003, 16:47
Pessoal,

O motor do meu Niva está com a taxa de compressão, um pouco abaixo do minimo (130) e está com 120 nos 4 cilindros. O motor não está fumando nem fazendo barulho.

Bem, isso pode ser só troca de aneis, alguma outra coisa ou vou mesmo ter que mandar retificar o motor?

dptucunduva
17/03/2003, 17:11
Pessoal,

Bem, isso pode ser só troca de aneis, alguma outra coisa ou vou mesmo ter que mandar retificar o motor?

Grande Grilo!

Embora não comum, pode ser regulagem de válvula. Ou até válvulas defeituosas, deixando vazar compressão.

Acho meio difícil, visto que todos os cilindros estão iguais. É mais provável que seja desgaste mesmo, mas não custa nada tentar!

Eduardo Velo
05/05/2003, 14:03
Caro Grillo .
Na parte superior das válvulas tem uma vedação de borracha que desgasta com o tempo e ocasiona perda de compressão , é preciso ver se estas borrachas estão boas , basta desmostar a tampa do balancim e ver .
Abraços lameiros ..
Edu

fabioaguilera
13/07/2007, 09:55
Eu tinha a informação de que estes vedadores apenas continham a passagem do óleo, não da compressão dos cilindros... Estou errado?

Sukys
13/07/2007, 14:27
É isso mesmo Fabio, servem apenas como retentores de óleo.

Grilo,

O teste de compressão (taxa de compressão é outra coisa) serve pra saber à quantas andam a estanqueidade na câmara, ou seja, indicar desgaste nas sedes das válvulas e/ou cilindro+anéis.
Normalmente a queda de compressão acontece pelo cilindro, e nem sempre dá pra resolver com a simples troca dos anéis, já que o cilindro também desgasta, principalmente em sua parte mais próxima à câmara.

Em motores com algumas dezenas de milhares de km eu prefiro fazer o teste com o motor frio, repetir com o motor quente, e havendo diferença analisar se a viscosidade do óleo está de acordo com a "idade" do motor, já que a substituição por óleo mais viscoso pode dar algum alento ao motor, lembrando que teste de compressão tem que ser feito sem filtro de ar, com borboleta do acelerador completamente aberta, e motor de arranque girando em sua velocidade normal.

Sds,
Sukys

fabioaguilera
13/07/2007, 16:32
Opa, Sukys!! Sempre uma aula! hehehe Valeu pela resposta.

Na verdade eu ressucitei este tópico antigo, pq fica mta coisa boa largada pro fundo do Fórum e eu aproveito pra revirar.

Seu site tem MUITA informação, parabéns!

Sukys
13/07/2007, 18:13
Fabio,

Nem me toquei que o post do Grilo foi há 4 anos, mas antes responder tarde do que nunca. :-)

A parte teórica do meu site está completando 10 anos, sem nenhuma atualização, e estou pensando em reformular, com a criação de FAQ sobre elétrica/eletrônica/mecânica, ainda mais depois de ter escrito um monte em fórum de carros preparados que simplemente perdeu todo o conteúdo por falta de back-up.

Sds,
Sukys