PDA

Ver Versão Completa : Shimmy violento na Cherokee Sport

Ricardo Cubas
13/04/2009, 16:41
Há lagum tempo, acredito que após um impacto num buraco, começou a fazer um shimmy violentissimo na minha XJ.

Detalhe, ela está com lift tabajara de 4,5" e pneus 32".

O shimmy começa quando passo em velocidade por ondulações na pista, e só é controlado pisando forte no freio.

Buchas de suspesão (uma estava com foga e foi trocada),pivos e rolamento de roda estão OK.

Toda ajuda será bem vinda.

Ronaldo B.
13/04/2009, 17:01
Primeira coisa, manda alinhar a direção e fazer balanceamento das rodas. Provavelmenete deve resolver, se não tinha esse problema antes, mesmo com o lift, pode ter entortado alguma coisa na suspensão. No alinhamento deve aparecer onde tá o problema.

[]´s

Ricardo Cubas
13/04/2009, 17:25
Esqueci de mencionar:

A primeira coisa que fiz foi bater o alinhamento e balanceamento das rodas, tudo Ok.

Tambem apertei os grampos dos feixes de mola traseiros (um deles estava frouxo).

O curioso foi que quando troquei a bucha do braço da suspensão o problema desapareceu. Mas voltou a aparecer 2 semanas depois. Eu fiz 1.000 km em uma viagem e o bendito shimmy havia sumido.

Ronaldo B.
13/04/2009, 17:54
Se trocou a bucha e o problema sumiu e depois voltou a aparecer verifica essas buchas que foram trocas, tem algumas marcas que são uma verdadeira merda, não aguentam nada. Algumas vem com o diametro do enbuchamento interno (aquele tubo metalico no centro da bucha mais largo que o original), na hora que instala não dá problema mas com o tempo começa a dar folga.

[]´s

Ricardo Cubas
13/04/2009, 19:14
quando o problema voltou eu fui direto na bucha que havia trrocado. estava perfeita.

Verifiquei todas as outras buchas. tudo ok.

o problema é relamente sério, o shimmmy é tão violento que parece que vai desmontar o carro. e estou há 1 mes tentando achar o problema e não consigo.

geezer
13/04/2009, 20:56
pode ser o kit??:pensativo:

samukanvas
13/04/2009, 21:31
Cara, o que tu viu de barra de direção, panhard e caixa de direção?

Tudo em ordem?

Outra coisa, folga nos pinos do munhão tb podem ajudar no shimmy.

O kit tb pode influenciar.

Tenta aumentar muito a pressão dos pneus (Tipo umas 40lbs) pra ver tb se não são eles.

Abs

Ronaldo Andrade
14/04/2009, 00:16
Há lagum tempo, acredito que após um impacto num buraco, começou a fazer um shimmy violentissimo na minha XJ.

Detalhe, ela está com lift tabajara de 4,5" e pneus 32".

O shimmy começa quando passo em velocidade por ondulações na pista, e só é controlado pisando forte no freio.

Buchas de suspesão (uma estava com foga e foi trocada),pivos e rolamento de roda estão OK.

Toda ajuda será bem vinda.

Ricardo

Jå passei por isto com a G.Cherokee ZJ e com a Ram.
Este problema é conhecido como "Death Wobble", algo como balanço mortal. Sø quem jå passou por ele sabe o que vc estå falando.
Eu brinco que parece como um cachorro molhado, qdo se sacode para tirar o excesso de agua. É terrîvel.
Pesquise na web com o nome death wobble e vai achar muitas sujestoes de como enfrentar o problema.
Na Ram foi muito mais dificil resolver que na ZJ.
Basicamente, todo carro de eixo rigido na frente, qdo levantado, estå sujeito ao problema. Perda de paralelismo da trackbar com a drag link.
E o mais provavel, é uma somatøria de vårios pequenos problemas como folgas e erro de alinhamento.
Tente deixar o alinhamento assim:
Caster @ menos positivo possivel dentro dos limites recomendados.
Toe in ==>> mais convergente possivel, tbem dentro dos limites.
Tire todas as folgas.
Use um bom amortecedor de direçåo.
Verifique a trackbar (panhard) qto a folgas, desgates, apertos.

É um processo chato de tentativas, que pode demorar um pouco.

Abs

Ronado

Ronaldo Andrade
14/04/2009, 00:20
Tente ler o conteudo do dois links abaixo.
Sao bastante üteis.

http://jeep.off-road.com/jeep/article/articleDetail.jsp?id=261532

http://www.kevinsoffroad.com/techarticles/deathwobble.html

Abs

Ronaldo

jarsrx
14/04/2009, 05:50
tente trocar os pneus da traseira para dianteira,talvez resolva

Cotrim
17/04/2009, 17:48
Ricardo,

Minha XJ apresentou isso, que foi resolvido apertando os suportes dos amortecedores dianteiro que estavam frouxos.

[]'s

RAFAEL KIPPER
20/04/2009, 00:41
Ola Ricardo

O meu problema é o mesmo que o seu, o shimmy apareceu apos colocar os pneus 33" BF novos, antes com pneus originais pequenos não tinha shimmy.

Detalhe o shimmy so se manifesta depois de rodar cerca de 5 quilometros, tempo para aquecer os amortecedores e pneus.

Pergunto! Ricardo qual amortecedor de direção vc esta usando?

No meu caso estou usando o original mais um segundo igual ao do troller, assim funcionou por cerca de 3 meses, porem e o shimmy voltou com tudo novamente esta semana.:?

Abraços!

Hilario Alencar
20/04/2009, 10:39
Não tenho o que acrescentar, só pra dizer que também já passei por isso, é realmente assustador, a minha Sport 98 tinha suspensão original mas estava com molas Tigre, um pouco mais duras e bastava alguma irregularidade no asfalto e estar acima de 80 por hora que a frente parecia que ia desmontar, era demolidor. A comparação com o cachorro molhado se sacudindo pra secar é muito boa, pois é isso mesmo. Não sei como não quebrava o monobloco em pedaços...não é um super chimi, é um terremoto! A solução, como já foi dito, veio com a troca das buchas, barra Panhard e amortecedor de direção.

offroad
20/04/2009, 22:32
alinhamento e amortecedor de direcao
http://www.4x4brasil.com.br/anunciantes.php

abs

Cotrim
24/04/2009, 10:13
Ola Ricardo

O meu problema é o mesmo que o seu, o shimmy apareceu apos colocar os pneus 33" BF novos, antes com pneus originais pequenos não tinha shimmy.

Detalhe o shimmy so se manifesta depois de rodar cerca de 5 quilometros, tempo para aquecer os amortecedores e pneus.

Pergunto! Ricardo qual amortecedor de direção vc esta usando?

No meu caso estou usando o original mais um segundo igual ao do troller, assim funcionou por cerca de 3 meses, porem e o shimmy voltou com tudo novamente esta semana.:?

Abraços!
Rafael,

Amortecedor de direção só camufla o shimmy. Para resolvê-lo de vêz, verifique, entre outros, os seguintes ítens:

Alinhamento de direção
Cáster
Câmber
Balanceamento de pneus
Amortecedores
Simetria do sistema de direção
Folgas na caixa de direção
Terminais de direção
Rodas empenadas

Você ficar tentando camuflar o problema com o amortecedor é, entre outras coisas, perigoso, pois pode perder o efeito em velocidades altas e causar um acidente.

[]'s

samukanvas
24/04/2009, 18:03
O método mais rápido de sanar o problema de shimmy é tomar remédio para mal de parkinson. Como efeito colateral vc para de derrubar café e acertará o buraco da fechadura muito mais rápido.

Abs

Ronaldo Andrade
24/04/2009, 19:17
O método mais rápido de sanar o problema de shimmy é tomar remédio para mal de parkinson. Como efeito colateral vc para de derrubar café e acertará o buraco da fechadura muito mais rápido.

Abs

Só mesmo este Samukanvas para dar esta receita... :mrgreen::mrgreen:
Resolveu para voce? :lol::lol::lol:

Siga a receita do Escória, que é mais provável que resolva.
É sempre uma somatória de problemas.
Nem com um amortecedor de direção de 200 lbs de nitrogenio, que coloquei resolveu sozinho.
É um processo de tentativas e erros.

Abs

Ronaldo

RAFAEL KIPPER
25/04/2009, 12:13
Rafael,

Amortecedor de direção só camufla o shimmy. Para resolvê-lo de vêz, verifique, entre outros, os seguintes ítens:

Alinhamento de direção
( já tentei o linhamento com grau mais fechado ou aberto )
Cáster
( como tenho os 4 tirantes com regulagem temtei dar mais
caster mas nao resolveu )
Câmber
( eixo dianteiro cambagem fixa )
Balanceamento de pneus
( feito balanceamneto locale dinamico wizard nao resolveu )
Amortecedores
( como o pesoal ja falou os amortecedores mais pesados so disfarça o shymmi )
Simetria do sistema de direção
( a distancia entre eixos esta perfeita , uma suposta soluçao seria de colocar uma barra de direçao maior ligando roda com roda e a barra que vai do setor direto na manga de eixo soldando suporte para receber ela)
Folgas na caixa de direção
( nao tem folga )
Terminais de direção
( nao tem folga)
Rodas empenadas
( ja motei nas rodas originais e nar de ranger alargadas nao resolveu nada )

Você ficar tentando camuflar o problema com o amortecedor é, entre outras coisas, perigoso, pois pode perder o efeito em velocidades altas e causar um acidente.

[]'s

Por fim me resta mandar fazer as buchas de PU da suspençao dianteria para ficar mais firme porque estou usando as de borracha ( chinesa ).

Cotrim
25/04/2009, 12:47
Rafaels,

As buchas podem estar gerando folgas na suspensão, o que pode gerar o shimmy.

Quanto ao camber, mesmo sendo fixo, um empeno no eixo pode estar gerando diferenças. O balanceamento dinâmico não presta. Os amortecedore, mesmo sendo "mais pesados" podem estar com ação diminuida.

Alinhamento de direção deve ser feito em empresas especializadas e não nessas "fábricas de alinhamento" que utilizam um compudador e cordinhas.

[]'s

Rafael Kuzma
19/05/2009, 21:52
Opa pessoa.

Já tive 3 clientes com o problema de shimmy na XJ.

Todas elas apresentavão folga no "pivo" da barra Panhard entre outras folgas nos links da suspensão.

O pivo da Panhard de 2 foi recondicionado de outra foi substituido.

As buchas eu procurei e só encontrei produtos de má qualidade, no fim resolvi tornear buchas de nylon que no final das contas ficarão bem mais baratas e o carro ganhou muito em dirigibilidade pois o eixo dianteiro ficou bem mais firme.

e agora quem tem suspensão levantada? o que vcs estão usando? estou pensando em desenvolver um pequeno kit pra um lift leve de 2"

abraços!

samukanvas
19/05/2009, 22:18
e agora quem tem suspensão levantada? o que vcs estão usando? estou pensando em desenvolver um pequeno kit pra um lift leve de 2"

abraços!

Rafa, vc que é um cara esperto com cj, deve se lembrar que cj com jumelão na frente dá problemas por causa do cáster travado demais. Mesma coisa com cherokee... O shimmy podem ser amplificado por isso, então considere uma regulagem pra isso no seu kit.

Mesmo que a correção seja pequena, seria uma boa :concordo:

Abs

Rafael Kuzma
20/05/2009, 09:32
Opa Rodrigo

Então cara, eu to procurando uma boa solução para o caster, alem de dar problemas com shimmy perde-se muito em dirigibilidade.

tem alguma dica?? hehehhe

samukanvas
20/05/2009, 19:18
Opa Rodrigo

Então cara, eu to procurando uma boa solução para o caster, alem de dar problemas com shimmy perde-se muito em dirigibilidade.

tem alguma dica?? hehehhe

Mede o cáster dela original (Eu não me lembro de cabeça :putz:) e depois vá nos inferiores e fabrique um braço num comprimento que deixe o cáster o mais próximo do original possível. Isso se notar mudanças na direção que justifique o investimento. :concordo:

Abs

Rafael Kuzma
20/05/2009, 23:03
Então.

Para duas polegadas eu não senti diferença alguma.

Fiz os calços de 2" e na traseira uma lamina a mais e uma cunha pra alinhar o cardãn ( não apresenta axle wrap) reposicionamento dos amortecedores traseiros/espaçadores nos dianteiros.

não apresentou Shimmy o volante volta normalmente ao fazer uma curva a resposta continua igual.

então acho não haver necessidade de correção neste caso.

Abraço

Ronaldo B.
21/05/2009, 00:05
Fiz os calços de 2" e na traseira uma lamina a mais e uma cunha pra alinhar o cardãn ( não apresenta axle wrap) reposicionamento dos amortecedores traseiros/espaçadores nos dianteiros.

Vc fez isso numa XJ ??

Com quanto de lift real isso ficou na dianteira e na traseira ?

[]´s

Rafael Kuzma
21/05/2009, 15:36
Então, estou fazendo as buchas dos links da suspensão dianteira, amanha de tarde estára pronta dai eu vejo a diferença de altura.

mas eu recondicionei as molas dianteiras pois estavão bem cansadas, não é o correto eu sei, mas é o mais barato para o momento.

Ronaldo B.
22/05/2009, 15:53
Depois de termimar e testar, posta aqui a suas impressões sobre o resultado.

[]s

Cotrim
23/05/2009, 08:34
Não se esqueça das fotos

[]'s

Rafael Kuzma
25/05/2009, 16:53
Galera

Tá ai as fotos!

Na minha opinião ficou muito bom, na traseira foi colocado amortecedores Rancho para suspensão com Lift

Abraços!!

jesusrodrigo
18/04/2011, 00:38
A um mês comprei minha viatura e ela estava com a transmissão dianteira quebrada, então comprei a transmissão dianteira completa e o eixo cardan e coloquei na minha ZJ, só que ela mesmo antes da troca as vezes estava dando um chimmy, achei que com a troca da transmissão e suspenção com todas as buchas, amortecedor, etc em bom estado resolveria o problema, so que quando passo por algumas ondulações ela começa dar esse problema, a zj balança muito, parece que vai desmontar toda e ja passei no mecanico para verificar o estado dela e descobri que o amortecedor do lado esquerdo e o da direção estoraram, o parafuso da bieleta do lado direito quebrou, a mola da direita correu da posição onde tem um encaixe, o alinhamento e a cambagem estão zerados, levantei o carro todo e coloquei para funcionar não vi nada de anormal.

Venho pedir aos amigos do forum uma ajuda e se possível um bom mecânico do Rio de Janeiro (curicica) que resolva o meu problema, todas as sugestões seram bem vindas.

um Abs a todos.

Claudemir Wenzel
19/04/2011, 14:31
Tb tive este problema e tentei de tudo, mas no meu caso so resolveu trocando os cubos das rodas dianteiras, tinha um pouco de folga neles!

jesusrodrigo
19/04/2011, 18:59
A um mês comprei minha viatura e ela estava com a transmissão dianteira quebrada, então comprei a transmissão dianteira completa e o eixo cardan e coloquei na minha ZJ, só que ela mesmo antes da troca as vezes estava dando um chimmy, achei que com a troca da transmissão e suspenção com todas as buchas, amortecedor, etc em bom estado resolveria o problema, so que quando passo por algumas ondulações ela começa dar esse problema, a zj balança muito, parece que vai desmontar toda e ja passei no mecanico para verificar o estado dela e descobri que o amortecedor do lado esquerdo e o da direção estoraram, o parafuso da bieleta do lado direito quebrou, a mola da direita correu da posição onde tem um encaixe, o alinhamento e a cambagem estão zerados, levantei o carro todo e coloquei para funcionar não vi nada de anormal.

Venho pedir aos amigos do forum uma ajuda e se possível um bom mecânico do Rio de Janeiro (curicica) que resolva o meu problema, todas as sugestões seram bem vindas.

um Abs a todos.

A princípio meu cubo de rodas está bom, mais vou verificar novamente com calma.

Grande Abs rodrigo!!!

jesusrodrigo
24/04/2011, 21:21
A princípio meu cubo de rodas está bom, mais vou verificar novamente com calma.

Grande Abs rodrigo!!!

gostaria de saber se alguem pode me ajudar com o meu problema, verifiquei os cubos de rodas e eles não apresentam nenhum tipo de problema, outra dúvida fui balancear as rodas dianteiras e descobri que a roda da esquerda está empenada, pode influenciar no chimy tbm.
Um grande abraço a todos.

Roberto Medeiros
02/05/2011, 15:17
Amigos ... Sou novato por aqui, e no mundo 4x4. Acabo de comprar uma Cherokee Laredo 98 que estava com problema no rolamento dianteiro. Troquei todo o rolamento e o conjunto de embreagem da caixa de transmissão, que segundo o mecanico seriam os vilões da estória. Troquei os quatro pneus por um jogo novo especificação (P215/75 R15 100s) e o carro melhorou muito. Como trabalho embarcado não tive tempo de alinhar e balancear. Guardei na garagem. No fim de semana, pedí a minha namorada para dar uma voltinha com o carro e ela me relatou um grande shimmy ao passar por ondulações na pista a 60 por hora. Desde já peço desculpas e agradeço a paciencia. Ví muitas dicas e pistas aqui no forum que certamente me guiarao na busca pela solução do problema. Agradeceria também se alguém puder sugerir um bom mecanico Jeep no Rio. Assim que chegar essa semana farei alinhamento e balanceamento como 1º passo. Conto com a ajuda dos amigos para dicas futuras ... Grato abs a todos !!!