Ver Versão Completa : ajuda no 4x4 ranger.
Moisés S.M
13/04/2009, 11:18
Olá a todos
Venho pedir ajuda em relação ao meu 4x4 da ranger 99,ouvi falar mal dele por ser a vacuo,como nunca tive problema com o 4x4 de nenhuma ranger q tive fiquei meio sem saber oq fazer,oq aconteceu foi q semana passada troquei um rolamento de roda dianteiro lado direito,na hora de desmontar, o cubo da roda livre foi retirado,não sei se foi mera coincidencia mas agora as rodas não engatam,o cardã dianteiro funciona as homocineticas funcionam o diferencial dianteiro funciona o motor da traçao tmbm a unica coisa é q as rodas não engatam,queria saber se alguem sabe da onde vem o vacuo q engata as rodas???,e se esse sistem tem concerto e se é muito caro???,tava pensando qm colocar as AVM pra usar a tração...ahhh não sei se isso tem a ver, só q minha embreagem foi pro saco ontem,ela ja tava bem barulhenta quando a tração não quis engatar e agora estorou d vez!!! sera q isso tem a ver com as rodas não engatarem????ja larguei ela na oficina pra trocar a embreagem...ouvi falar tmbm q as mangueiras do vacuo entopem d vez enquando,pelo q eu vi tá td ok, andei fuçando em baixo dela e vi uma mangueira grossa d cor preta q sai do motor do 4x4 e passa por cima da caixa de mudança e dpois fica solta presa em lugar algum,essa mangueira tem qual utilidade,é algum alivio de preção alguma coisa assim???ou sera q é a mangueira a vacuo do 4x4???o vacuo sai direto no motor do 4x4???bom se alguem souber d algo q possa me ajudar agradeço desde já!!!
T.T. Rex - Tio Balú
13/04/2009, 11:48
Olá Moises. Já lí muita coisa aquí no Fórum sobre esse sistema que também é igual o da minha picape. Tem um tópico do Anthoniusnikos e outros foristas que discutem muito bem esse assunto. Mas vamos direto ao assunto. Se tudo estava funcionando antes dos reparos, então podem ter feito coisas erradas ou desinstalaram alguma coisa.
O engate e desengate dentro dos cubos pode terem sido mal instalados e as molas soltaram e não estão engatando. Só retirando o miolo dos cubos para ver como está (não precisa tirar as rodas).
As tubulações partem de uma roda para a outra e estão presas no eixo da frente da picape (são finas e podem ter uma extensão de tubo metálico unindo a tubulação de uma roda a outra.
Essa tubulação bifurca para a bomba de vácuo encima da turbina. Não vem tubulação nenhuma das caixas de transf. e CT.
Da turbina vai para um reservatório de vácuo dentro do paralamas do passageiro e embaixo do reservatório de água para limpar o parabrisas. Também bifurcam para dentro da cabine através de tubo de ida e volta (tubo fino macarrão espaguett) do lado do passageiro.
Para eliminar o sistema de vácuo, que precisa ser vistoriado sempre, ou refeito totalmente, melhor é fazer manual através dos pitutos, porém você vai precisar descer da picape para fazer o engate manual. Também pode instalar os cubos AVM que são manuais.
Desvantagem: Se tiver chovendo vai se molhar ou encher o pé de barro.
Att
Tio Balú
Edintruder
13/04/2009, 16:19
Grande probabilidade dos mecas terem deixado a roda livre do cubo mal montado...
Volta lá e reclama.
Moisés S.M
13/04/2009, 16:42
pois é,mas eu vi o trabalho todo,ele tirou o cubo da roda livre inteiro e dpois só colocou no lugar até fez uma marcação pra colocar na mesma posição...alguem sabe d alguem aki em porto alegre q seja bom nesse sistema??q resolva isso!!
Moisés, chama um padre e manda benzer essa viatura; toda hora aparece um problema, só pode ser mau olhado ou coisa do tipo. :mrgreen::mrgreen:
Abraços.
Moisés S.M
13/04/2009, 19:02
Pois é Raposo só benzendo mesmo,ja to d saco cheio dela,todo mes é alguma coisa e td é uma paulada,como ja tive 5 ranger´s to pensando em vende-la e comprar alguma coisa 0km pra não ter mais dor d cabeça,larguei ela no mecanico pra trocar o kit embreagem até pq vender ela com a embreagem detonada não dá,falei pra ele me ligar só quando ela estiver pronta e dpois q pega-la vou analisar bem a situação, to d saco cheio d camioneta!!!não quero mais saber...
Moisés S.M
15/04/2009, 18:28
Hj peguei a viatura na oficina,troquei a embreagem,atuador etc...ficou muito bom só q foi paulada,achei q o fato do 4x4 não estar funcionado poderia ter a v com a embreagem hehe mas não continua sem engatar as rodas...esse tal reservatório de vácuo q fica em baixo do reservatorio de agua pode ser a causa do meu problema???teria como tirar ele e limpar sei lá oq tem dentro dele???mola???pergunto por que não conheço esse sistema.
Edintruder
15/04/2009, 18:38
É possível de estar uma RL travando e a outra soltando a cada vez que liga o sistema.
Experimente tentar girar as homocinéticas com as mãos com o sistema em 4x2 e depois faz o mesmo em 4x4. Terás como saber se as duas estão na mesma situação ou se o problema é isolado da roda que foi mexida.
Muitas vezes uma simples mangueirinha solta faz tudo isso aí.
Moisés S.M
15/04/2009, 19:00
Edintruder:Já fiz isso mesmo o 4x4 engatado as homocinéticas giram em falso...por isso acho q o problema não é na roda livre e sim no vacuo,ele não trava nenhuma das rodas,mas quando o 4x4 é acionado o carda gira o diferencial dianteiro funciona e as homocinéticas tmbm só q elas não trancam nas rodas ficam girando em falso!!!é mole,ja olhei as mangueira do vacuo ja tirei o cubo da roda tá td ok,eu acho q o problema é nesse reservatorio de vacuo por isso queria saber se tem como abrir ele e ver se tá td ok!!!se não tiver jeito vou nas AVM mesmo mas ates queria tentar resolver o sistema antigo!
T.T. Rex - Tio Balú
15/04/2009, 23:39
Boa noite Moises. Esse reservatório de vácuo não tem nada dentro, só vácuo, mas tem, numa das duas saídas para mangueiras, uma válvula de um sentido só. Ferifique se alguma das mangueiras escapou. Para a verificação vai precisar retirar a capa de parabarro do lado do passageiro. Você vai precisar de uma chave de 8 mm e um alicate de pressão para os parafusos menores.
Confesso que vai ser difícil encontrar um mecânico que vá arrumar esse sistema. Sugiro que você siga as mangueiras e procure verificar tudo.
Tirar e repor os cubos não precisa de marcação nenhuma.
Att
Tio Balú
Edintruder
15/04/2009, 23:50
Tens duas opções de reparo que nunca mais te darão dor de cabeça.
Faz os pitutos (com uma pesquisa no site encontras fotos de como fazer) ou coloca as RL da AVM.
T.T. Rex - Tio Balú
15/04/2009, 23:56
Abração Edintruder. Também acho melhor. É um sistema muito chato. Exige muito cuidado e dedicação pessoal.
Att
Tio Balú
Moisés S.M
16/04/2009, 13:49
valeu pela ajuda d vcs...vou dar uma olhada esse final d semana nesse sistema,dpois posto aki se deu certo ou não hehe.
rjuniorce
16/04/2009, 14:18
Creio que não seja o caso mas meu mecanico me falou certa vez que usar pneus deiferentes no eixo trazeiro e dianteiro causa dificuldades para engatar o 4X4 ou se engatar fica ruim de desengatar, pois se houver diferença de diametro dos pneus dianteiros do trazeiros as rodas irão girar num giro diferente e não ficarão sincronizadas.
O que dizem??
Verdade, causa dificuldade para engatar/desengatar e um eixo vai correr mais que o outro forçando todo o conjunto... Não faça isso
Ja vi isso ocorrer em Hilux SRV 2005, ele tracionou e depois não conseguiu mais desengatar , teve de ir na concessionaria....
Edintruder
16/04/2009, 18:38
Para engatar não tem dificuldades, porém vai destruir os dentes internos da luva de acoplamento. Para desativar com certeza vai ficar travado.
Não anda assim pois não poderás usar o 4x4 de forma normal.
marcomurro
28/05/2009, 08:24
Na minha ranger de um lado ainda é o sistema da roda livre, original, porem do outro o antigo dono trocou toda a ponteira e colocou o sistema da mais nova, que é engatado direto....então eu fui do lado da roda livre( as mangueiras de vacuo estavam desligadas tambem) e travei ela tambem, pq senão eu só teria tração 4x3 rs...pq vc já não deixa a rl travada, evita sujar os pés...
abraço
Moisés S.M
28/05/2009, 13:16
Não tem nescessidade d deixar as rodas travadas,só se tu anda 90% do teu dia no barro ou areia e o 4x4 é indispensavel,se não só vai estar desgastando as peças mais rapido e o consumo d combustivel aumenta...na minha opinião o sistema 4x4 das ranger´s 98 a 2000 são melhores q o da 2001 em diante,não to falando do vacuo q esse sim é uma Porcaria mas do sistema ficar desligado quando não se usa 4x4,homocinetica,cardã,diferencial etc... é uma maravilha as peças duram mais....na minha 2001 q era tudo ligado não curtia muito era desgaste d peça desnecessario ainda mais q ando 90% no asfalto no meu dia dia,tu pegando uma ranger 98 a 2000 e colocar as AVM ou fazer o PITUTO pode ter certeza q vai dar bem menos problema q as 2001 em diante,eu fiz o PITUTO na minha mas não coloquei o botão,aciono com o dedo mesmo,é uma maravilha...
Alandealmeida
27/06/2009, 20:11
Aproveitando... minha Ranger 03, 2.8 ao ligar 4X4 quase trava... levantei as duas rodas do mesmo lado, e , ligando 4X4, notei que uma roda gira um pouco mais que a outra. Pode ser que o dono anterior tenha trocado a relação ou diferencial?? Aparentemente essa é a causa da ranger quase travar ao acionar o 4X4.
Walter L. L. Casitta
28/06/2009, 10:35
Aproveitando... minha Ranger 03, 2.8 ao ligar 4X4 quase trava... levantei as duas rodas do mesmo lado, e , ligando 4X4, notei que uma roda gira um pouco mais que a outra. Pode ser que o dono anterior tenha trocado a relação ou diferencial?? Aparentemente essa é a causa da ranger quase travar ao acionar o 4X4.
Em linha reta não deve travar. Em curvas trava mesmo...
Alandealmeida
28/06/2009, 18:21
mas é normal uma roda girar mais que a outra quando levanto as duas rodas de um mesmo lado acionando o 4x4 ? pode ser essa diferença de rotação que faz travar quando ando com 4x4 ?? tem mecanico querendo abrir a CT, outros achando que é diferencial trocado...outro nem sabe o que pode ser rss
Levanta ela traciona engata a 1ª e solta , os dois eixos devem estar totalmente sincronizados, se um andar mais que o outro é a relação trocada mesmo
Alandealmeida
29/06/2009, 23:53
Certo. hj fizemos isso (levantar as rodas , engatar e ver como as rodas giram fora de sincronismo) - e como uma roda gira em torno de 10% a mais que outra, provavelmente alguém deve ter trocado a relação mesmo. Um meca supos que pode ser alguma alteração na CT ... Procede ??
Agora precisamos abrir o diferencial traseiro pra contar os dentes.... dificil será o dianteiro... precisa descer tudo no chão... Obs. diferenciais são DANA