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Ver Versão Completa : Mola dentro da mola espiral



Tio Eddie
13/04/2009, 11:04
PessoALL,

Hoje conversando com um mecânico, ele me sugeriu colocar uma mola espirar mais fina e com a mesma alturta DENTRO da mola original da F-1000..:pensativo:

A idéia me pareceu interessante, mas alguém já fez isso? Alguma experiência, sugestão?

Agradeço a ajuda

Abraços

Eddie

Kim
13/04/2009, 13:30
Opas Tio Eddie!

Essa prática é meio que comum por aqui.

A mola que vai dar certo é do gol quadrado, trazeira.

Estou pensando em usar no engesa para fazer uma espécie de ação progressiva.

Abraços.

Kim.

Tio Eddie
13/04/2009, 13:41
Opas Tio Eddie!

Essa prática é meio que comum por aqui.

A mola que vai dar certo é do gol quadrado, trazeira.

Estou pensando em usar no engesa para fazer uma espécie de ação progressiva.

Abraços.

Kim.

Tks Kim,

Preciso que a mola dê maior sustentação na mola da F-1000.

Você saberia me dizer se além de encaixar é preciso algo masi para prender a mola que vai por dentro? ou Só encaixo, instalo a mola normalmente e boa?

Abraços

Eddie

Renato Fraga
13/04/2009, 15:07
Ola Tio Eddie.

Sua dúvida é minha solução. No meu caso eu uso na trazeira da minha Dakota. A mola externa é a dianteira da Pampa e a interna é a trazeira do gol caixinha.

O cuidado que tive foi de vestir a mola interna com uma mangueira de borracha para evitar o contato metal/metal eliminando portanto ruidos e outras consequencias. A mola está fixa apenas em uma das extremidades e na outra existe um batente de borracha cônico que guia a mola de volta ao seu lugar depois da suspensão se abrir ao limite. Com isso eu consegui uma ação progressiva da suspensão

Sugestão: A mola da F1000 é cônica na sua extrenidade inferior e dependendo do ano, na parte de cima ela é arrematada de duas formas. Ou é redonda, ou o último elo atravessa o centro da mola, por onde ela é fixa ao chassi.

Assim, você pode tornear uma peça em tecnil que se encaixe no interior na mola interna e que ficará acomodada na parte inferior da mola original, exatamente onde ela é cônica. Existe alí um parafuso que junto a umas peças de borracha seguram a mola ao eixo. Você pode trocar esse parafuso por um mais longo afim de segurar a mola original e também a peça que você torneou.
Na outra extremidade da mola interna, faz mais uma peça que fique presa ao interir da mola, e então coloca apenas um batente de borracha que por sua vez vai encostar no chassi para que a mola seja ativada.

Isso fará com que a mola interna atue sem interferir na amplitude original da sua suspensão permitindo ainda que você determine a hora que ela vai entrar em ação de acordo com a configuração dessas peças.


Agora te pergunto: Você está querendo fazer isso porque acha sua suspensão muito mole?????

Qual o modelo da sua Pick Up????

Existe no mercado pelo menos 4 modelos diferentes de molas para F1000, tudo de acordo com ano, motorização, etc etc.

Verifique se a sua não está usando o modelo errado. Pode resolver seu problema trocando apenas as molas e gastando assim mens dinheiro.


Abraços

Tio Eddie
13/04/2009, 19:02
Boas Renato!

O que ocorre é o seguinte:

F-1000 4x4 MWM 229TD
+ Guincho warn X800i fixado no chassi, com mesa mais suporte (embutido no parachoques);
+ Peito de aço de chapa maciça

Molas Nakata NOVAS da F-1000 4x4 com calços de tecnil de 4,75 cm (antes eram molas Fabrini na especificação do carro) + amortecedores a gás da F-250...

Por conta de eu ter levantado bastante a traseira e mais a combinação guincho e afins, mesmo com os calços a pkp está embicada e o pior, dá fim de curso dependendo do buraco ou da inclinação...

Tenho cogitado usar molas da F4000 (= F250, F350) até ano 92, que são 3 cm maiores e devem ser mais duras...só que ainda não achei destas molas usadas para um teste entes de morrer com 350,00 num par de molas novas.

Hoje um mecânico me veio com essa de mola dentro da mola, por isso das perguntas....rsrsrs

Ah, a suspensão é macia, mas não é molenga...

Agradeço a ajuda.

Diz uma coisa, além da ação progressiva, a mola extra ajudou a segurar a altura da pkp?

Abraços

Eddie


Ola Tio Eddie.

Sua dúvida é minha solução. No meu caso eu uso na trazeira da minha Dakota. A mola externa é a dianteira da Pampa e a interna é a trazeira do gol caixinha.

O cuidado que tive foi de vestir a mola interna com uma mangueira de borracha para evitar o contato metal/metal eliminando portanto ruidos e outras consequencias. A mola está fixa apenas em uma das extremidades e na outra existe um batente de borracha cônico que guia a mola de volta ao seu lugar depois da suspensão se abrir ao limite. Com isso eu consegui uma ação progressiva da suspensão

Sugestão: A mola da F1000 é cônica na sua extrenidade inferior e dependendo do ano, na parte de cima ela é arrematada de duas formas. Ou é redonda, ou o último elo atravessa o centro da mola, por onde ela é fixa ao chassi.

Assim, você pode tornear uma peça em tecnil que se encaixe no interior na mola interna e que ficará acomodada na parte inferior da mola original, exatamente onde ela é cônica. Existe alí um parafuso que junto a umas peças de borracha seguram a mola ao eixo. Você pode trocar esse parafuso por um mais longo afim de segurar a mola original e também a peça que você torneou.
Na outra extremidade da mola interna, faz mais uma peça que fique presa ao interir da mola, e então coloca apenas um batente de borracha que por sua vez vai encostar no chassi para que a mola seja ativada.

Isso fará com que a mola interna atue sem interferir na amplitude original da sua suspensão permitindo ainda que você determine a hora que ela vai entrar em ação de acordo com a configuração dessas peças.


Agora te pergunto: Você está querendo fazer isso porque acha sua suspensão muito mole?????

Qual o modelo da sua Pick Up????

Existe no mercado pelo menos 4 modelos diferentes de molas para F1000, tudo de acordo com ano, motorização, etc etc.

Verifique se a sua não está usando o modelo errado. Pode resolver seu problema trocando apenas as molas e gastando assim mens dinheiro.


Abraços

Renato Fraga
14/04/2009, 00:18
Diz uma coisa, além da ação progressiva, a mola extra ajudou a segurar a altura da pkp?

Sim mas na verdade a mola interna só entra em ação depois de um certo ponto. Até então ela fica semação nenhuma. Para minha necessidade eu configurei as molas assim. No seu caso, entendo que o problema é sobrecarga. Assim, você deve colocar a mola de forma que ela colabore para manter a altura. Neste caso temo que a tal mola do gol caixinha seja fraca. Mas não custa tentar.

Uma outra alternativa seria você fazer uma flange que te permitisse adicionar alguns elos a mais na sua mola. Se a sua mola for dos modelos mais recentes, que o arremate da extremidade superior é no meio da mola, você deverá cortar fora essa parte e usar esta parte de outra mola idêntica cortada da mesma forma porém com mais elos. A "emenda" seria por intermédio de uma peça que ficaria presa internamente a mola, unindo as duas partes.

Com essa solução você consegue uma mola mais comprida, porém quanto mais elos mais branda ela fica. Assim, você compensa a altura, mas continua com o problema do fim de curso.


Na minha opinião a melhor forma de você resolver seu problema é calçando mais a mola original.


Abraços

Tio Eddie
14/04/2009, 09:42
Renato,

Como o diferencial dianteiro da F-1000 4x4 é um DANA/Spicer ISF 44, ou seja, é articulado em forma de tesoura, tenho um limite de calço por conta da cambagem, e já estou utilizando calço no tamanho limite.

Pedi a um amigo meca que garimpe umas molas de F-4000 usadas, pois se funcionar como estou pensando, posso ajudar a cambagem regulando a altura dos calços das molas...

Conforme as coisas forem evoluindo, mantenho vocês informados, e mais uma vez, obrigado pela ajuda!

Abraços