PDA

Ver Versão Completa : Nissan frontier le/mec 2009 sem freio



ELSON CARDOSO
12/04/2009, 23:44
Olá todos do Forum 4X4. Tenho uma Nissan Frontier LE - Mecânica - 2009, com 9.500 Km. Este veículo nas minhas últimas 3 viagens, perdeu os freios após a descida de um trecho de serra. Por milagre escapei de um acidente as 3 vezes. Consultando a concessionária Motorsan em BH, a mesma me informou que o referido veículo após o uso forte como uma serra, os freios ficam frouxos no final de serra. Será que isto é erro de projeto? Gostaria de saber de outros proprietários de Nissan se isto já ocorreu com os mesmos. Favor me responderem, pois já até informei ao Jornal Estado de Minas para se fazer uma reportagem sobre o assunto, pois isto é uma falta de segurança e de respeito com os proprietários.

Bruno Sander
13/04/2009, 20:26
Amigo...
Ainda da tempo... Troque por uma L200 Triton (ou QUALQUER outra Picape)!
Este e só o primeiro dos problemas que você terá com a Nissan... E, pra piorar, a Nissan de BH não tem o menor respeito com os clientes.
O Chefe de oficina (Sergio) parece "jogar contra" o cliente o tempo todo!
Eu, mais do que nunca, depois da minha infeliz "passagem" pela Nissan, contra-indico veementemente a marca Nissan a QUALQUER pessoa!
E o problema citado por você e algo MUITO sério para simplesmente "esperar" para ver no que vai dar!

Bruno Sander

Walter L. L. Casitta
13/04/2009, 22:15
Amigo...
Ainda da tempo... Troque por uma L200 Triton (ou QUALQUER outra Picape)!
Este e só o primeiro dos problemas que você terá com a Nissan... E, pra piorar, a Nissan de BH não tem o menor respeito com os clientes.
O Chefe de oficina (Sergio) parece "jogar contra" o cliente o tempo todo!
Eu, mais do que nunca, depois da minha infeliz "passagem" pela Nissan, contra-indico veementemente a marca Nissan a QUALQUER pessoa!
E o problema citado por você e algo MUITO sério para simplesmente "esperar" para ver no que vai dar!

Bruno Sander

Bruno. Você também ficou sem o freio na Frontier?

cbridi
13/04/2009, 22:40
Elson,

Manda mais detalhes sobre como aconteceu...
Desceu a serra com a marcha engrenada ou foi na banguela? Costuma usar freio-motor (pela km das pastilhas do civic e do corsa, julgo que sim, mas...)?

Bruno Sander
14/04/2009, 09:57
Bruno. Você também ficou sem o freio na Frontier?
Só na Transamazônica (Trecho final entre Castanho e Manaus)...
Mas, achei mais "prudente" colocar a culpa nas pastilhas de freio (que foram substituídas em Manaus) do que no carro (pois isto seria uma falha GRAVÍSSIMA no projeto)!
Ao trocar as pastilhas (como o Serjão mesmo observou) as mesmas não estavam gastas o suficiente para deixar a picape com a frenagem tão falha como apresentava...
Como melhorou com a troca das pastilhas, deixei prá lá!

Mas, como eu já disse... Meu conselho é: Troque de marca! Sai fora da Nissan.

abreu
14/04/2009, 10:08
Só na Transamazônica (Trecho final entre Castanho e Manaus)...
Mas, achei mais "prudente" colocar a culpa nas pastilhas de freio (que foram substituídas em Manaus) do que no carro (pois isto seria uma falha GRAVÍSSIMA no projeto)!
Ao trocar as pastilhas (como o Serjão mesmo observou) as mesmas não estavam gastas o suficiente para deixar a picape com a frenagem tão falha como apresentava...
Como melhorou com a troca das pastilhas, deixei prá lá!

Mas, como eu já disse... Meu conselho é: Troque de marca! Sai fora da Nissan.

Nao eh assim nao amigo Bruno...

A Frontier eh um carro com tecnologia bem a frente da sua L200 Triton...
E falando em marcas, a Nissan eh por natureza uma marca BEM mais respeitosa com o cliente do que a Mitsubishi...

Ao amigo Elson, o que seria a "perda do freio" para voce?
Existem 3 principais coisas que podem te fazer perder o freio:
- Aquecimento do sistema (discos + pastilhas) vitrificando as mesmas
- Aquecimento do fluido (que causa perda na eficiencia)
- Problemas no hidrovacuo (que deixa o pedal duro)

Os freio ficam muito quentes, fumacando e fedendo apos perder a eficiencia?
Voce nao estaria abusando da carga ou da velocidade na descida da serra?

Abracos.

Stradth
14/04/2009, 10:18
Só na Transamazônica (Trecho final entre Castanho e Manaus)...
Mas, achei mais "prudente" colocar a culpa nas pastilhas de freio (que foram substituídas em Manaus) do que no carro (pois isto seria uma falha GRAVÍSSIMA no projeto)!
Ao trocar as pastilhas (como o Serjão mesmo observou) as mesmas não estavam gastas o suficiente para deixar a picape com a frenagem tão falha como apresentava...
Como melhorou com a troca das pastilhas, deixei prá lá!

Mas, como eu já disse... Meu conselho é: Troque de marca! Sai fora da Nissan.

E a temperança mandou lembranças meu caro Bruno.

Marcelo-HPE
14/04/2009, 10:42
Caro Bruno ! não é porque vc foi infeliz com a Nissan , quer dizer que a Nissan seja uma Marca Ruim , muito pelo contrário , é uma Grande Marca conceituada e respeitada no Mundo Inteiro , Assim como a Mitsubishi tb .
A sua Picape sofreu muitas alterações , e isso pode ter te causado problemas.
Não vamos genereralizar .
Quanto a falta de freio. , pode ser algum vazamento ou sobre-carga no sistema que gera aquecimento e perda da eficiência.

Walter L. L. Casitta
14/04/2009, 11:11
Só na Transamazônica (Trecho final entre Castanho e Manaus)...
Mas, achei mais "prudente" colocar a culpa nas pastilhas de freio (que foram substituídas em Manaus) do que no carro (pois isto seria uma falha GRAVÍSSIMA no projeto)!
Ao trocar as pastilhas (como o Serjão mesmo observou) as mesmas não estavam gastas o suficiente para deixar a picape com a frenagem tão falha como apresentava...
Como melhorou com a troca das pastilhas, deixei prá lá!

Mas, como eu já disse... Meu conselho é: Troque de marca! Sai fora da Nissan.

A Frontier não pode ser ruim não, é a única que é vendia no mundo inteiro.Tem até no USA onde a Triton nem chega perto...

ELSON CARDOSO
14/04/2009, 12:41
Abreu,
Com relação aos freios, eu estava usando o freio motor sim, e estava somente eu no veiculo, sem nenhuma carga na carroceria. Osfreios ficaram enfumaçando e fedendo após perder a eficiência. Com relação a velocidade, eu estava a uns 40 Km por hora, pois na serra do Topo do Mundo se fizer mais do que isso, vc vai parrar no fundo do precipício.

Um abraço,
Elson

Edintruder
14/04/2009, 15:13
Abreu,
Com relação aos freios, eu estava usando o freio motor sim, e estava somente eu no veiculo, sem nenhuma carga na carroceria. Osfreios ficaram enfumaçando e fedendo após perder a eficiência. Com relação a velocidade, eu estava a uns 40 Km por hora, pois na serra do Topo do Mundo se fizer mais do que isso, vc vai parrar no fundo do precipício.

Um abraço,
Elson

Freio motor refere-se a usar a marcha correta e utilizar os freios o mínimo possível. A 40km/h deve-se usar 2a marcha no máximo.

Da forma correta não se utiliza os freios nem a ponto de sofrerem aquecimento ou desgaste.

Se fumaçaram é porque foi mal utilizado mesmo...


Bruno, barro e areia terminam com os freios antes do previsto mesmo. É assim mesmo. Para melhorar a performance durante o desgaste das pastilhas é necessário fazer a regulagem das lonas traseiras também. Pode ter pastinhas com 50% da vida útil ainda e pedal no fundo. O sistema de ajusta automático costuma travar com água e pára de fazer a regulagem das lonas e deixa o pedal lá embaixo e pouca atuação. O sistema de regulagem automática dos freios traseiros da minha Ranger eu tirei pois simplesmente não confio neles e a cada 10.000km quando ajusto os freios os parafusos estão encravados por sujeira, barro e areia.

Dfpf
14/04/2009, 17:44
Abreu,
Com relação aos freios, eu estava usando o freio motor sim, e estava somente eu no veiculo, sem nenhuma carga na carroceria. Osfreios ficaram enfumaçando e fedendo após perder a eficiência. Com relação a velocidade, eu estava a uns 40 Km por hora, pois na serra do Topo do Mundo se fizer mais do que isso, vc vai parrar no fundo do precipício.

Um abraço,
Elson

Elson, vc ficou sem freio na descida do retiro do chalé? Eu não gostaria de estar em sua pele....

Considerando as observações do Edintruder quanto a má utilização do freio, mesmo sendo bem ingrime a descida, não acho que ela seja muito longa pra causar seu aquecimento a ponto de não funcionar, principalmente considerando a falta de carga. Sei não viu, acho prematuro um aquecimento a esse ponto naquele local. Só se alguem descer de banguela mesmo.....

Certa vez, quando troquei a pastilha de um carro que tive, o mecanico errou na regulagem e ela ficou pegando um pouco no disco. No meio do caminho, quando precisei do freio, não o achei. Meu pé foi ao fundo e quase não paro. Quando desci do carro, com o coração na boca, a fumaça estava subindo pela rodas.

Raposo
14/04/2009, 18:00
Dica de caminhoneiro (Mercedes 1113, 1979, ruim de freio que só uma porr@):
A MESMA MARCHA QUE SE USA PARA SUBIR, SE DEVE USAR PARA DESCER!
Subo e desço a serra Grajaú/Jacarepaguá todos os dias e nunca tive problema de freio, mas sempre usando a regrinha aí de cima.
Nunca ouvi falar de problema de freio com a Nissan Frontier (tenho dois amigos que vivem na estrada com elas).
Abraços.

Edintruder
14/04/2009, 21:53
O problema é que o pessoal desce em 5a ou 4a achando que é freio motor enquanto deveria estar em 3a ou até 2a marcha.
Até câmbio automático tem esse recurso para usar freio motor.
Eu subo e desço serra praticamente sem usar os freios da minha Ranger, com ou ser carga.

Walter L. L. Casitta
14/04/2009, 22:03
Elson, vc ficou sem freio na descida do retiro do chalé? Eu não gostaria de estar em sua pele....

Considerando as observações do Edintruder quanto a má utilização do freio, mesmo sendo bem ingrime a descida, não acho que ela seja muito longa pra causar seu aquecimento a ponto de não funcionar, principalmente considerando a falta de carga. Sei não viu, acho prematuro um aquecimento a esse ponto naquele local. Só se alguem descer de banguela mesmo.....

Certa vez, quando troquei a pastilha de um carro que tive, o mecanico errou na regulagem e ela ficou pegando um pouco no disco. No meio do caminho, quando precisei do freio, não o achei. Meu pé foi ao fundo e quase não paro. Quando desci do carro, com o coração na boca, a fumaça estava subindo pela rodas.

Basta ficar parado na entrada do retiro e observar. Metade dos veículos que chegam estão com os freios fumegando principalmente os da mulherada.:mrgreen:

Tanto a descida do Retiro quanto a de Casa Branca eu sempre faço em primeira marcha mesmo. A de Casa Branca então em algumas curvas não da pra ir a mais de 20Km/h não....

dalmolin
14/04/2009, 22:11
Dica de caminhoneiro (Mercedes 1113, 1979, ruim de freio que só uma porr@):
A MESMA MARCHA QUE SE USA PARA SUBIR, SE DEVE USAR PARA DESCER!
Subo e desço a serra Grajaú/Jacarepaguá todos os dias e nunca tive problema de freio, mas sempre usando a regrinha aí de cima.
hj tem um esquema qe sopra ar nas balaca ,da pra banguelar legau o bruto dependendo o lugar.... quem sabe a Nissan poe um compressor na frontier :idea: :grin:

T.T. Rex - Tio Balú
14/04/2009, 22:14
Boa noite Edson e pessoal. Também compartilho da opinião dos amigos: ou fizeram ajustes errados no seu sistema de frenagem, ou você não soube usar o freio do motor, ou você abusou do pedal de freio. Qual delas você acha mais provável ?
Att
Tio Balú

Everton Forsthofer
14/04/2009, 22:32
Um colega de trabalho tem uma SEL AT e com 8.000 km ficou sem freio, as pastilhas foram para o espaço e os discos estavam trincados. Foi tudo trocado na garantia. A camioneta está com 40.000 Km e no quarto jogo de pastilha. Ele não anda muito satisfeito com Frontier, pois já apresentou vários pequenos problemas.

gnomovet
14/04/2009, 22:38
Caro Edson!
Tenho tambem uma frontier Le porem automatica adquirida na Motorsan. hoje está com 3000 km. Uma picape de 2 toneladas de tara vc tem que usar nesse tipo de decida uns 90% de freio motor ou mais. Igual o colega disse acima descer engrenado errado e quase a mesma coisa que descer na bangela. Se a descida for extremamente ingrime, coloca uma reduzida nela e desce devagar que vc talvez nem vai precisar usar o freio!
Abraço

Walter L. L. Casitta
14/04/2009, 22:39
Um colega de trabalho tem uma SEL AT e com 8.000 km ficou sem freio, as pastilhas foram para o espaço e os discos estavam trincados. Foi tudo trocado na garantia. A camioneta está com 40.000 Km e no quarto jogo de pastilha. Ele não anda muito satisfeito com Frontier, pois já apresentou vários pequenos problemas.

Dependendo do motorista as pastilhas e os discos dos veículos com câmbio AT acabam com 5000Km. Sei de casos em Suzuki Vitara, Cherokee e até em Hilux e porque não na Frontier SEL. Roda dura é o que não falta...:mrgreen:

gnomovet
15/04/2009, 12:42
Com certeza Walter!

A maioria dos problemas de freio é devido a uma má condução do veículo. Os veiculos automaticos apesar de até criança dirigir, precisa de um cuidado maior com os freios uma vez que na descida as marchas na posição "D" vão se soltando!
Rodei 80.000 km com minha ranger sem presisar trocar as pastilhas vamo vê agora com a nissan automatica!!!
Uma vez fui para Ubatuba de Uno com 5 pessoas mais bagagens. No final da descida da serra de taubaté chegando em Ubatuba vi vários veiculos novos e luxuosos parados saindo fumaça nas rodas dianteiras. Desci com o uno nestas condições sem ter problemas

Lages
15/04/2009, 18:35
Com certeza Walter!

A maioria dos problemas de freio é devido a uma má condução do veículo. Os veiculos automaticos apesar de até criança dirigir, precisa de um cuidado maior com os freios uma vez que na descida as marchas na posição "D" vão se soltando!
Rodei 80.000 km com minha ranger sem presisar trocar as pastilhas vamo vê agora com a nissan automatica!!!
Uma vez fui para Ubatuba de Uno com 5 pessoas mais bagagens. No final da descida da serra de taubaté chegando em Ubatuba vi vários veiculos novos e luxuosos parados saindo fumaça nas rodas dianteiras. Desci com o uno nestas condições sem ter problemas

Quando fui fazer a revisão de 10.000 km de minha Frontier SEL na cidade de Criciúma, estava atrazado e fui pela Serra do Rio do Rastro, desci o mais rápido possível para o local e chegando no fim da serra percebi a falta de eficiência dos freios. Questionei o mecânico sobre o ocorrido e ele disse que estamos falando de um veículo que pesa 2 toneladas e ficar mto tempo acionando o freio (com o pé em cima do pedal) poderia provocar o aquecimento do sistema e uma consequente falta de eficiência. Ele recomendou a utilização do 4x4 quando a serra for muito longa. Na revisão dos 20.000 km fiz conforme recomendado pelo mecânico e descendo a mesma serra não tive problema algum.
Resumindo era má condução na descida da serra.

Carlos Monaco
15/04/2009, 20:50
Minha opinião é igual a dos outros colegas acho que é erro de condução.

Com um carro de 2toneladas vc não pode só confiar no freio tem que usar o freio motor tb.

Carlos

Carlos Monaco
15/04/2009, 20:53
Amigo...
Ainda da tempo... Troque por uma L200 Triton (ou QUALQUER outra Picape)!
Este e só o primeiro dos problemas que você terá com a Nissan... E, pra piorar, a Nissan de BH não tem o menor respeito com os clientes.
O Chefe de oficina (Sergio) parece "jogar contra" o cliente o tempo todo!
Eu, mais do que nunca, depois da minha infeliz "passagem" pela Nissan, contra-indico veementemente a marca Nissan a QUALQUER pessoa!
E o problema citado por você e algo MUITO sério para simplesmente "esperar" para ver no que vai dar!

Bruno Sander


Bruno,

Não é pq vc teve problemas com a embreagem da Frontier, que ela não presta e a triton presta, veja as modificações que tinha da Nissan e que ainda tem a fazer na MIT, dps que estiverem equivalentes e com a mesma Km vc poderá fazer esta análise (vide os problemas que outros proprietários da Triton estão tendo).

Carlos

outfitter
21/04/2009, 16:51
Caro Elson,
Parece que é consenso entre os foristas que foi um erro de condução.Também o cometi faz anos atrás na Serra do Rio do Rastro com uma Gran Cherokee.Acontece.Como proprietario de uma SEL/AT 200 que utilizo em viagens e uso rural te asseguro que tens um excelente veiculo nas mãos.E despreze as opiniões baseadas na intemperança pós juvenil...
Abç
AM





Olá todos do Forum 4X4. Tenho uma Nissan Frontier LE - Mecânica - 2009, com 9.500 Km. Este veículo nas minhas últimas 3 viagens, perdeu os freios após a descida de um trecho de serra. Por milagre escapei de um acidente as 3 vezes. Consultando a concessionária Motorsan em BH, a mesma me informou que o referido veículo após o uso forte como uma serra, os freios ficam frouxos no final de serra. Será que isto é erro de projeto? Gostaria de saber de outros proprietários de Nissan se isto já ocorreu com os mesmos. Favor me responderem, pois já até informei ao Jornal Estado de Minas para se fazer uma reportagem sobre o assunto, pois isto é uma falta de segurança e de respeito com os proprietários.

lucca netto
23/04/2009, 11:10
Caro Elson,

Fiquei observando os comentários e posso te dizer que eu particularmente não tenho nada a reclamar da Frontier! Possuo a minha a cerca de um ano e meio e nunca tive grandes problemas.

Talvez o teu caso tenha sido o mal uso mesmo, mas é só seguir o sábio conselho do Dalmolin que garanto que tu não terá mais esse tipo de entrave.

Se tiver dúvida faça uma pesquisa de mercado. Eu mesmo já cheguei a colocar minha Sel à venda, mas desisti ao ouvir impressões de quem realmente entende do assunto.

É isso guri!

Abraço.

WGF045
04/06/2012, 14:27
Nao eh assim nao amigo Bruno...

A Frontier eh um carro com tecnologia bem a frente da sua L200 Triton...
E falando em marcas, a Nissan eh por natureza uma marca BEM mais respeitosa com o cliente do que a Mitsubishi...

Ao amigo Elson, o que seria a "perda do freio" para voce?
Existem 3 principais coisas que podem te fazer perder o freio:
- Aquecimento do sistema (discos + pastilhas) vitrificando as mesmas
- Aquecimento do fluido (que causa perda na eficiencia)
- Problemas no hidrovacuo (que deixa o pedal duro)

Os freio ficam muito quentes, fumacando e fedendo apos perder a eficiencia?
Voce nao estaria abusando da carga ou da velocidade na descida da serra?

Abracos.

Na minha tambem tive esse problema no freio..mas o que aconteceu era que os freios traseiros estavam desregulados fazendo com que os freios dianteiros em condições extremas de uso (como em uma descida na serra) esquentava e perdia a capacidade de frear. mesmo usando freio motor e em velocidade segura. Resumindo é so regular os tambores. O problema é que tem que tirar o tambor de freio ja que por fora não tem como regular as lonas como em alguns modelos. Mai isso um mecanico faz em 10 minutos em cada roda. Ps. acho que a finalidade do forum é trocar experiencias pra quem tem ou ja teve uma frontier e tentar ajudar a resolver o problema não perder tempo criticando ou falando que essa é melhor ou pior que a triton ou qq outra. Valeu AbreU!!!