Ver Versão Completa : Lift Blocks
Ronaldo B.
12/04/2009, 23:22
Prá quem pensa em fazer lift no eixo traseiro da cherokee usando um tarugo ou qualquer outro tipo de calço entre o feixe de molas e o eixo, segue abaixo uma foto do que pode acontecer.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=636&pictureid=3773
Na XJ da foto foi feito um lift de 2" para caber pneus de 31", e as laminas quebraram na estrada durante uma curva, não foi em uma trilha. :rolleyes:
Essa foto é de uma XJ 98, retirada de um tópico do NAXJA.
[]´s
eduvieira
13/04/2009, 00:01
E eu que pensava em fazer isso na minha....já tirei de cabeça!!
Valeu!
Ronaldo B.
13/04/2009, 00:09
Se for só prá calçar uns 31" é melhor colocar uma lamina a mais no feixe traseiro, vai ficar um pouco mais dura mas não a ponto de ficar desconfortável e o resultado é bem mais seguro.:concordo:
O problema é na dianteira, eu não acho legal colocar espaçador com mais de 2", e o ideal é trocar os amortecedores e reposicionar a panhard, além de alongar as bieletas da barra estabilizadora. Aí sim vc vai ter um lift razoavelmente bem feito. Eu acredito que com lift de 2" já dá prá calçar 31" sem problemas, só vai pegar um pouco nos braços inferiores na hora de esterçar a direção até o limte, mas isso é facil de corrigir com uma arruela nos limtadores dos munhões, quando articular muito pode ser que pegue um pouco dentro dos paralamas traseiros, mas prá uso mais light vai sem problemas.
[]´s
putz.
ronaldo sabe d q estado eh ?
tem lugar aqui q ateh o documento eh enferrujado :mrgreen:
sei q nao sao todos os carros q dah p/ colocar, mas eh uma pratica comum por aqui....
esse, acho q foi pelo ferrugem .....
abs
Ronaldo B.
13/04/2009, 11:07
Não sei de onde é, mas com certeza essa pegou bastante neve com sal nas estradas....:putz:... o que pode ter ajudado a causar a quebra das laminas.
Mas levando em consideração que muitas XJ aqui no Brasil estão na casa dos 10 anos ou mais (97/98), não é muito dificil acontecer o mesmo pela fadiga do material.
[]´s
Mas levando em consideração que muitas XJ aqui no Brasil estão na casa dos 10 anos ou mais (97/98), não é muito dificil acontecer o mesmo pela fadiga do material.
[]´s
x2:concordo:
Aqui no BR geralmente é "material desgastado+gambi" x "Xenon+DVD" = ZERO para a segurança :mrgreen::twisted::mrgreen:
samukanvas
13/04/2009, 21:38
Olhando assim de longe a foto, não me parece ter sido trincado e depois quebrado. Acho que foi uma paulada só... Essa alavanca ajuda muito o axle wrap e aí já viu.... :pipoca:
Ronaldo B.
14/04/2009, 00:09
x2:concordo:
Aqui no BR geralmente é "material desgastado+gambi" x "Xenon+DVD" = ZERO para a segurança :mrgreen::twisted::mrgreen:
Pior que é bem por ai mesmo.
Mas na hora de pensar na segurança é uma choradeira da porra !!!! :parede::parede::parede:
O que importa é a estética, ter xenon, DVD, pneu 31" ou maior, levantar a suspensão só prá caber o pneu e mais nada. Prá que gastar um monte de $$$ num lift bem feito se com menos de R$ 300,00 dá prá colocar um calço de PU de 3" nas molas dianteiras e um tarugo feito na serralheria da esquina nos feixes traseiro ???
No final fica quase igual, só vai perder um pouco a estabilidade porque os amortecedores ficam subdimensionados, mas prá resolver isso é só andar mais devagar, afinal SUV não foi feita prá correr mesmo. Dá até prá fazer um lift maior, é só cortar o tarugo de PU com uma polegada a mais e pedir pro serralheiro dobrar a chapa mais larga e de quebra já pedir prá ele fazer umas cunhas prá diminuir a vibração que dizem que pode dar. Quase ía esquecendo... pedir pro serralheiro dobrar também um parafusos porque os grampos originais não vão mais servir.
Taí a receita de um lift de 3", 4", 5" ou de quantas polegadas quiser, e baratinho... e ainda sobra um troco prá pedir pro serralheiro fazer uns estribos e um quebra mato, e a XJ vai ficar "da hora" !!!!!:dance:
[]´s :mrgreen:
PS: Não esqueça de fotografar tudo prá postar em algum fórum especializado em 4x4, só prá mostar pros burros que ainda gastam um monte de $$$ comprando kits importados ou desenvolvendo lifts em oficinas especilizadas em 4x4 que eles estão jogando dinheiro fora !!!
Ronaldo B.
14/04/2009, 00:15
Olhando assim de longe a foto, não me parece ter sido trincado e depois quebrado. Acho que foi uma paulada só... Essa alavanca ajuda muito o axle wrap e aí já viu.... :pipoca:
Laminas velhas + gambi = Axle wrap acentuado gerando fadiga e consequentemente quebra das lâminas.
[]´s
marcelo_manaloa
14/04/2009, 09:02
Deve ser só o lixo essa cheroka, no mínimo ela deve ser do norte do USA muita neve e sal nas pistas.
Ali falta é dono p/ fazer manutenção.
Não vamos longe a ranger vem com esse tarugo original, uso a anos, nunca tive problemas...
Ronaldo B.
14/04/2009, 14:11
Deve ser só o lixo essa cheroka, no mínimo ela deve ser do norte do USA muita neve e sal nas pistas.
Ali falta é dono p/ fazer manutenção.
Não vamos longe a ranger vem com esse tarugo original, uso a anos, nunca tive problemas...
Com certeza pelo estado geral de ferrugem que aparece nas fotos tem falta de manutenção ali, mas não podemos comparar um projeto que sai de fábrica (no caso da Ranger) com uma adaptação. Sendo original de fábrica as lâminas já são dimensionadas para suportar o esforço a que serão submetidas, numa adapatção usando o feixe original , não.
[]´s
marcelo_manaloa
15/04/2009, 08:00
Com certeza pelo estado geral de ferrugem que aparece nas fotos tem falta de manutenção ali, mas não podemos comparar um projeto que sai de fábrica (no caso da Ranger) com uma adaptação. Sendo original de fábrica as lâminas já são dimensionadas para suportar o esforço a que serão submetidas, numa adapatção usando o feixe original , não.
[]´s
Só uma duvida... Diga-me qual a diferença se a sapata e o bloco... Se ambos têm o mesmo tamanho de apoio... Única coisa q mudou ali foi à altura.... O apoio é o mesmo.
samukanvas
15/04/2009, 13:20
Marcelo, a diferença é essa mesma. A altura influencia como alavanca fazendo as molas ficarem mais "frágeis" em relação ao torque que é transmitido ao diferencial.
abs
marcelo_manaloa
15/04/2009, 13:24
valeu ....
Ronaldo B.
15/04/2009, 14:11
Marcelo, a diferença é essa mesma. A altura influencia como alavanca fazendo as molas ficarem mais "frágeis" em relação ao torque que é transmitido ao diferencial.
abs
Exatamente, e é isso que o pessoal não entende porque não é recomendável usar esse tipo de calço, ainda mais em feixes com 10 anos ou mais de uso... :concordo:
[]´s
Rafael Kuzma
19/05/2009, 22:06
É muito comun aparecer feixe de mola com essa quebra por esse motivo.
O Axle wrap é o campeão de quebras a ranger com a minima alteração no diamentro dos pneus e ou rodas já ganha um puta axle wrap.
Se a galera desse uma olhada na suspensão desses caminhoes que tem a traseira bem alta nunca mais dirigia em uma rodovia ( e olha que tem caminhão que vai direto da loja pra essas oficinas de beira de br pra fazer uma tremenda de uma gambi)
E esse calço (salvo projeto original de fabrica (Ranger/F-10004x4/Silverado dana 60) É proibido caso o carro tenha que passar por uma inspeção ( e seja inspecionado por um fical competente) é reprovado.
Abraço