Conectar

Ver Versão Completa : Que motor é esse?

Zuriel
12/04/2009, 18:19
Antes de mais nada... FELIZ PÁSCOA À TODOS!

Pessoal, meu BF tah se entregando e achei numa mecanica aqui perto um motor opala 4 cil.
O mecanico (dono do motor) disse que é "uma versão mais forte do 4 cil", proveniente do opala SS. Disse ainda que tinha 90 e tantos cavalos e que era ano 91.:pensativo:
Mas peraí!:stop: Existiu opala SS ano 91 ou o cara está se contradizendo?
O preço não está dos piores, por 1500 reais vem caixa de marchas junto...:parede:

Que motor será esse? Seria do opala SS?, já li googleando por aí que a versão SS 4 cil era melhoradinha.

Outro amigo falou que era "um GM 153 do opala SS"
Existe GM 153?:pensativo:

Outra duvida é quanto ao câmbio. O Câmbio do opala 4 marchas é o clark ou não? É possível adaptá-lo na T-case willys?

Um grande abraços amigos off-roaders

JP CJ-5
12/04/2009, 19:23
Provavelmente é o GM151/S.

Sobre utilizar o cambio do mesmo, estavam tratando disso neste tópico:
Jeep Willis com motor de opalla 4cc e caixa do opalla. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50593)

Leonardo Raffi
12/04/2009, 20:01
eu tenho um desses na minha Rural.. tem 97 CV é muito bom comparado com o original q eu tinha willis 6 canecos 90CV ... é muuiito melhor mais economico...mais forte mais elastico...é só felicidade (claro a Rural é pro dia a dia e passeio off médio para leve.. e puxar o jeep p trilha na estarda
ps deixei tudo original caixa 3 marchas diferencial

esse motor num jeep fica otimo... ja vi num jeep com carburador de competição ficou um demonio... ainda tem uns loucos q turbinam outros injetam(o motor)

Provavelmente é o GM151/S.

Sobre utilizar o cambio do mesmo, estavam tratando disso neste tópico:
Jeep Willis com motor de opalla 4cc e caixa do opalla. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50593)

JP CJ-5
12/04/2009, 20:30
Mais algumas infos do GM151/S:
Lançamento: 1974
Encerramento: 1986
O que difere o GM151/S são carburador de corpo duplo dfv446 (os 4 cilindros até então tinham bura simples) e coletor de alumínio.
Fonte: amigosdoopala.com.br

Mas se você pesquisar à respeito vai ver que cada um fala uma coisa, uns dizem que existe diferença nos tuchos, comando, etc ... enfim, até hoje não sei quais as reais diferenças.

[ ]'s

Zuriel
12/04/2009, 20:33
Ok....Obrigado pelas informações companheiros.... Se não fosse vocês ia acabar reformando meu BF:parede:
Vamos supor que seja o tal do 151/S.
Amanha eu vou lá dar mais uma namorada no motor.:-D Ele tá jogado debaixo do galpão tudo sujo empoeirado. Vou tirar ele pro limpo ver a luz do dia de novo. Tem alguma coisa nesse motor que seja diferente do opala 4 cil comum? Alguma plaquinha, etiqueta, código...?

Outra coisa:
A caixa 4 marchas do opala é a clarck?

André-4WD
12/04/2009, 23:03
Zuriel,
Tem uma história da numeração do bloco do motor indicar o ano de fabricação.. mas essa desse motor ser de um opala SS 1991.. é dose..
Tem carburador junto? se tem olhe a marca.. os 1991 vinham com o 3E, mas pode ser que o povo tenha trocado o carburador pelo 446..
Enquanto isso vou ver se acho onde guardei essa coisa do numero do bloco..
abraços
andre

Zuriel
13/04/2009, 00:54
Quando vi tava sem carbura... O cvarburador tava guardado.
Amanha vou lá.. aí pego o numero do motor e vejo qual carbuirador é.

Grande abraço