Ver Versão Completa : DÚVIDAS SOBRE - Restauração de Chassis
Leonardo Koerich
04/11/2004, 13:03
PESSOAL,
Estou começando a restaur meu CJ3B - 1954 e gostaria de saber qual o melhor procedimento a respeito de tratamento e pintura do Chassis e motor.
O que é melhor para raspagem do Chassis ?
-Jato de areia ou lixa
É aconselhável passar um anti-ferrugem antes da pintura ? Qual e como devo usá-lo.
O que é Primer ? devo usá-la?
O que é tinta PU? (Será tinta de fundo?)
Raspagem do motor ou Jato de areia nele ? o Procedimento se aplica aos diferenciais e peças do chassis?
PRECISO DE UM PASSO A PASSO INICIANTE E ASSIMA DE TUDO O QUE FOR DE MELHOR QUALIDADE E APARENCIA E DURABILIDADE PARA MEU JEEP.
GRATO E AGUARDO RESPS.
lkoerich@terra.com.br
GuTo_Cerulli
04/11/2004, 13:15
Fala Leonardo,
O melhor do meu ponto de vista para chassi, motor, câmbio...tudo é o jato de areia, pois arranca toda a podridão (comum em jipes e ainda não deixa resíduo de nada..a não ser grãos de areia fácil de limpar...)
Podem ser passados produtos anti-corrosivos, casas especializadas podem te indicar melhor, no chassi e depois pintado...(em casas de tinta tem o tal preto chassi...)
Primer é a tinta de fundo da pintura...depois dela vem a camada de tinta que você vê na lata...
Tinta PU, é uma tinta a base de poliuretano, existem tambem duco, sintético...aparentemente esta é mais resistente...em livre comparação, é como as titas que você compra para pintar a sua casa...látex, sintético...etc.
GuTo
ex-Samurai 93 -"Tropeço"
atual: CJ-5 75 - em obras
leopoldo
04/11/2004, 15:46
Leonardo,
Com respeito ao motor, complementando o que o Guto disse, deixe o motor para as retíficas. Lá existem banhos químicos especiais para a remoção de graxas, óleos, gorduras e corrosão.
Jato de areia é excelente para o chassis e as partes externas das carcaças dos eixos, cambio, etc....só não faça isso DENTRO das carcaças dos eixos, nem dentro do cambio
Leonardo:
nao se esqueça que o chassi tem gabarito. preste atençao a isso, ou o jeep vai ficar torto.
[]´s
Mauro Darezzo
04/11/2004, 21:08
Meu primeiro Jeep foi um CJ3B. Aprendi a dirigir nele. Gostava muito dele. Olhe este site que dá destaque para os CJ3B.
http://www.film.queensu.ca/CJ3B/Index.html
Quanto a restauração do chassi, eu escolhi o "faça você mesmo". Usei um produto chamado "removedor pastoso" que retira tudo até chegar na chapa. Só não poder ter podres, senão é melhor jatear. Se acha em loja de tintas. Aplica-se com pincel, espera uns minutos até arrepiar a tinta e retira com espátula e palha de aço. Depois é só lavar com estopa e thinner para retirar os últimos resíduos.
Já que você não tem prática o ideal é usar todos os equipamentos de segurança possíveis. Luva plástica resistente e grossa, camisa de manga comprida e óculos. É fácil e divertido...ô, nem fale! :lol: :cry: :wink:
leopoldo
04/11/2004, 21:28
E complementando o que o Muro falou,
em vez de óculos use máscara para o rosto inteiro.
e faça isso em local MUITO ventilado.
isso porque o removedor pastoso é ótimo para remover a pele também.
e os vapores são apenas tóxicos e cancerígenos.
melhor usar o jato de areia!
Mauro Darezzo
04/11/2004, 21:54
Mas é só um pouquinho...e um pouquinho não dói..pelo menos é o que dizem... :lol:
Mas e o que não é cancerígeno? Os gases dos combustíveis são também e todo mundo usa. Os produtos químicos e corantes dos alimentos, agrotóxicos, cigarros (para os fumantes passivos também), bebidas em geral e mais uma infinidade de coisa que usamos no dia a dia e nunca nos lembramos disso. Lógico que não é para beber o produto mas, como disse o Leopoldo, lugar ventilado é sempre bom.
E a propósito. Nasci e vivo com cancer há 40 anos. Minha mãe e minha mulher nasceram em 08/07/34 e 06/07/67 respectivamente, portanto do signo de cancer :lol: . Estou até hoje aqui. :roll:
Eta piadinha triste hein... :?
Fabiano-SL
04/11/2004, 22:04
Olá Leonardo e Pessoal!!!
Mais um parceiro de cj3b- 1954!! O famoso "cara de cavalo"
Dá uma olhada neste site é sine qua non para proprietários de cj3b http://www.film.queensu.ca/CJ3B/
Estou restaurando o meu também...só que bem devagar ( o que o $$ permite!).
Custumo jatear as peças do meu willys, pois é rápido e limpo (de certo modo barato!)
Mas vai uma DICA: faz em dia de sol e ´passa um fundo, pq enferruja muito rápido após o jato....
Aproveito para encaixar uma dúvida sobre jato de areia:
Tem algum problema mandar jatear os eixos montados, ou tem que ser parte por parte?
[]'s
Leonardo, estou acabando de fazer o que vc está querendo fazer no seu chassis. Eu jatiei o chassis, diferencial, feixe, amortecedor roda ou seja do chassis para baixo. Primeiro eu lavei ele com jato de agua apenas para tirar o grosso, depois pulverizei com oleo diesel e esperei uns 15min, logo em seguida bati um solopan (sei lá se é assim q escreve), depois jato de agua, mais uma vez pulverizei com querosene e depois jato de agua. A maior parte de graxa saiu de boa, porem nos cantinhos ela permaneceu, qdo fui jatear, o jato não conseguiu tirar essas graxas, tive que raspar. Na minha opinião jato de areia é a melhor solução.
Eu comprei o tal do Primer, mas só usei em um diferencial, no chassis pintei direto (tinta preto chassi), lembrando que é bom passsar um pano para tirar a poeira e a areia. Já no motor eu estou raspando, se não chover eu pinto ele amanha.