Conectar

Ver Versão Completa : Carburadores para BF 161

CREMASCO
11/04/2009, 01:32
Boa Noite meus amigos.....

Gostaria de saber como posso identificar qual o modelo do meu carburador ....
Tambem gostaria de saber qual o modelo de carburador para o BF161 (1975)...

Obrigado a todos!!!

Lucas Nassif
11/04/2009, 14:35
O carburador original desse motor é o DFV-228:

http://images.quebarato.com.br/photos/big/0/D/F190D_2.jpg

CREMASCO
11/04/2009, 19:00
Obrigado!!!

felipebrde
31/08/2009, 13:08
Alguém teria fotos deste carburador em outros ângulos? Obrigado.

Ian Jeep
31/08/2009, 19:27
iai Felipe blz?
achei essas fotos num topico de venda de peças daqui do Forum!
na discrição do produto diz ser um dfv 228!
Ele é igual do modelo acima(weber 228 e igual o meu!) e diferente do citado logo abaixo, e na plaquetinha diz weber 4E 22821002 e tem um 'W' na face!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/5ff74c237dd1e71fcc915df2db2e730a.jpg

jah o outro tem escrito dfv e uma valvula em cima tipo um parafuso!

http://4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=89381&d=1185836102
http://4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=89380&d=1185835876
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=89382&d=1185836282
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=89383&d=1185836627

Felipe tai as fotos q achei!

A minha dulvida e a seguinte, esses dois carburas sao original do jeep?
desculpe as perguntas bobas pois sou leigo no assunto!
Abraçao!

RBM
31/08/2009, 19:32
O meu é o mesmo DFV 228 da foto, é original

Lucas Nassif
31/08/2009, 21:15
A minha dulvida e a seguinte, esses dois carburas sao original do jeep?
desculpe as perguntas bobas pois sou leigo no assunto!
Abraçao!

Sim, os dois são originais. Esse das últimas fotos que tem porca em cima é meu :mrgreen:. Usava no meu Jeep!
Se não me engano, esses que tem porca são um pouco mais antigos.
Atualmente uso um quase igual ao da primeira foto, porém ao invéz de "W" no corpo, tem "DFV", mas é tudo a mesma coisa!

:concordo:

felipebrde
01/09/2009, 12:28
O meu diz DFV 228022 na plaquinha de aluminio em cima, DFV na lateral e industria brasileira do outro... mas não tem o parafuso... eh igual o weber... achei estranho pq naum coube no coletor do meu motor... o espaçamento dos prisioneiros era diferente. Tive q limar, pois naum consegui um "pézinho" q servisse. Meu motor eh um BF 161 1969.

Abraços!

felipebrde
01/09/2009, 12:59
Algumas fotos do meu carburador, já com a base limada para encaixar nos prisioneiros.

Abraços!

Campi
01/09/2009, 21:58
Aproveitando o tópico gostaria de solucionar uma dúvida minha.
Me diceram que meu carbura é do corcel II, mas andei fazendo umas pesquisas e descobri que ele tambem é DFV 228, agora gostaria de saber que carbura é esse realmente.
Outro problema é que ele só trabalha com a borboleta do afogador bem fechada, se não ele perde a força e afoga nas arrancadas, e mesmo com o afogador bem fechado ele não está gastão deve estar fazendo pelo menos uns 6 KM/l. Será que os gicles estão nas medida erradas?
Obs: O carbura tem retorno pro tanque.
Gostaria da ajuda de vcs.

Rafaminc
02/09/2009, 07:46
Seu giclê deve estar entupido ou muito pequeno. Faz o seguinte, retira o parafuso que na foto aparece no canto direito inferior (montado a 45º) abaixo da cuba da boia. Ali que está seu problema.
Se ele não está estiver entupido, vai numa loja que venda giclês e compra alguns numeros maiores. Vai substituindo e testando, até que seu motor fique bom.
Só coloca um pano embaixo do parafuso quando for desmontar, pq vai sair uns 100ml de gasolina ao retira-lo.

fabio gleidison
02/09/2009, 14:39
o meu jeep tambem esta com o carburador do cocel I, meu mecanico falou que é o mesmo do jeep, eu troquei o reparo e é o mesmo do jeep.

Julinot
03/09/2009, 15:01
seria bom se fosse... mas mesmo reparo não quer dizer muita coisa, não.
reparo eu acho que é genérico, não ?

abraços a todos...

o meu jeep tambem esta com o carburador do cocel I, meu mecanico falou que é o mesmo do jeep, eu troquei o reparo e é o mesmo do jeep.

Julio Rebello
05/09/2009, 15:54
seria bom se fosse... mas mesmo reparo não quer dizer muita coisa, não.
reparo eu acho que é genérico, não ?

abraços a todos...

Galera, quando preciso de reparos pro "pé de ferro", busco reparo em nome do opalão de 4 canecos e até mesmo o gliglê é muito próximo ou idêntico ao do jeep(BF-161) por conta de cilindrada.

felipebrde
04/11/2009, 20:51
Bom, eu continuo na luta, agora consegui uma base original de Jeep, agora sim o parafuso da lenta fica certinho, contudo quando fui montar notei que o venturi do meu carburador eh maior que o "buraco" da base do jeep, ae me ferrei, amanhã vou ter que ir atrás de um venturi de jeep. Tah uma novela jah isso... hehehe...

Abraços!

Rafaminc
05/11/2009, 07:54
Felipe, essa base que vc achou não tem diâmetro interno de 40mm?

felipebrde
05/11/2009, 13:22
Olha tche, eu naum estou com a base em mãos no momento... mas essa eh de jeep sim, ela encaixa perfeitamente nos prisioneiros e tem a orelha certinha para o parafuso da marcha lenta, pesquisando na internet vi que o venturi eh diferente. O q eu estava usando era de C-10, q encaixava na base q eu tinha q tb deve ser de C-10, pq tive q limar para encaixar nos prisioneiros, porém naum tinha a orelha pro parafuso da lenta. Quando eu puder eu vou medir e postar as medidas...

Abraços!

Rafaminc
05/11/2009, 13:48
Uma idéia seria usinar a parte externa deste venturi para encaixa-lo na base original do Jeep.
A minha base/carburador original tem Ø40mm, e o venturi (que retirei fora) tinha Ø40 externo nas duas pontas e Ø27 interno.
Li em um fórum de fuscas que calculo do diâmetro p/ o venturi é igual ao diâmetro do carburador x 0,7 ou 0,8, portanto seria legal fazer uns testes com Ø32 (caso o da C10 seja maior que o do Jeep) para ganhar mais giro e potência em alta, ou colocar o original Ø27 para priorizar o torque em baixa.
Vi que o pessoal pegava o carburador original dos fusquetas Ø35mm (deve ser o 1600) e aumentava o venturi de 24 para Ø26/27mm para deixar o motor mais nervoso, sendo que o consumo parecia continuar o mesmo.
Só para lembrar, o BF usa o pequeno carburador/venturi do Corcel I.:putz:
Abçs

tulliomf
05/11/2009, 14:51
Tenho também esse modelo de carburador no meu Jeep, e gostaria de saber para que serve essa outra alavanca (circulado de vermelho) que tem no carburador do lado de onde liga com o acelerador?
Outra coisas: é normal vazar gasolina no carburador( na seta azul)????
Muito obrigado

Rafaminc
05/11/2009, 15:13
Essa alavanca deve ser a que libera o afogador em alta (quando ele estiver acionado).
É mais ou menos assim: vc pucha o afogador até o fim e quando pisa no acelerador até o fundo, a alavanca força a abertura da borboleta do afogador, para que o motor consiga ganhar giro.
O vazamento deve ser no mesmo eixo dessa alavanca não é?
Vc pode refazer o embuchamento desse eixo ou então colocar vedações em cada lado como eu fiz no meu.
Abçs

felipebrde
05/11/2009, 16:06
Bom amigos, sou leigo nessa história de venturi, nem sabia pra q ele servia... hehehe... obrigado pelas dicas... mas vamos lah... o venturi da C-10 q tinha no meu carburador tem escrito nele 35, o do Jeep q consegui hj tem escrito 24 de um lado e 42 do outro, q eu naum faço idéia o q seja. Realmente a abertura da parte q encaixa o venturi no carburador tem 40mm em ambos os venturis, a diferença fica por conta da parte q encaixa na base, o da C10 tem 42 e o do Jeep 39. e outra diferença seria o tamanho do anel q prende ele entre a base e o carburador, o da C-10 tem 43mm e o do jeep tem 42.

felipebrde
05/11/2009, 16:14
Fotos do carburador com ambos os venturis, da C-10 (35) na foto 2, do jeep (27/42) na foto 3, na foto 1 sem venturi algum. Utilizando o do jeep fica um vão de 1mm (Foto 3). Será que isso teria problema?

felipebrde
05/11/2009, 16:22
E por ultimo a diferença das bases da C-10 e do Jeep.

Foto 1 a esquerda o do jeep e a direita o da C-10
Foto 2 idem (Notem no da C-10 tem a orelha do parafuso da lenta acima do eixo da borboleta)
Foto 3 base do jeep, notem a orelha abaixo do eixo da borboleta.

Eles são bastante parecidos, contudo diferem um pouco no tamanho, abertura do canal, orelha da lenta e distância dos prisioneiros.

Bah, vcs naum imaginam como isso jah me deu dor de cabeça, pq esse carburador tinham me conseguido como sendo de jeep. Mas creio que agora falta pouco pra ele funcionar bem.

Abraços!

Rafaminc
05/11/2009, 16:58
Felipe, se a folga for 0,5 para cada lado, não vejo muito problema. Vai criar uma turbulência muito pequena na entrada do ar no coletor, mas acho que será imperceptível para você.
Instala ele e testa o motor com esse venturi menor, só que provavelmente vc vai precisar diminuir o giglê também, pois o venturi de 35 + giglê, devia ter sido adaptado para esse jeep desenvolver mais potência e giro na época que ele estava no EB.

Abç

felipebrde
05/11/2009, 17:42
Felipe, se a folga for 0,5 para cada lado, não vejo muito problema. Vai criar uma turbulência muito pequena na entrada do ar no coletor, mas acho que será imperceptível para você.
Instala ele e testa o motor com esse venturi menor, só que provavelmente vc vai precisar diminuir o giglê também, pois o venturi de 35 + giglê, devia ter sido adaptado para esse jeep desenvolver mais potência e giro na época que ele estava no EB.

Abç
Rafaminc, o meu jeep veio sem carburador, esse consegui com meu mecânico. E desde então venho tentando fazer ele funcionar direito... hehehe... ele tah novo praticamente, soh precisei trocar o pistão injetor q tava colado no bloco por falta de uso. Como eu sei que giglê tem no meu carburador?

tulliomf
05/11/2009, 19:31
Essa alavanca deve ser a que libera o afogador em alta (quando ele estiver acionado).
É mais ou menos assim: vc pucha o afogador até o fim e quando pisa no acelerador até o fundo, a alavanca força a abertura da borboleta do afogador, para que o motor consiga ganhar giro.
O vazamento deve ser no mesmo eixo dessa alavanca não é?
Vc pode refazer o embuchamento desse eixo ou então colocar vedações em cada lado como eu fiz no meu.
Abçs
Ok Rafaminc, muito obrigado.
Mas se eu não tenho o afogador, essa alavanca serve para algo?
Quanto ao vazamento é realmente no mesmo eixo dessa alavanca, mas o estranho é que só vaza gasolina quando piso no acelerador com o motor desligado, mas quando o carro funciona, não vaza nada.
Até +

Fabiano Willys CJ5 1959
05/11/2009, 22:26
Fala pessoALL, tudo blz ?
Então, Felipe não se preocupa com aquela folga de +/- 1mm, alí vai uma junta de vedaçaõ entre o corpo do carburador e o pé. Vc Use o venturi 27, e um giclê 26 se quiser que o jeep fique um pouco mais esperto (mas isso vai depender tbem do estado do carb), se vc quiser original o gicle é 25, já o giclê do ar se não me engano é 14. TulioMf, normalmente essa alavanca fica desativada pois ninguém usa o afogador, a minha eu tirei e coloquei uma bucha metálica no lugar pra compensar sua falta. O vaz. de gasolina no seu eixo pode ser desgaste deste braço e falta de aperto ou desgaste do próprio eixo, aí o correto é mandar embuchá-lo, fica 0 KM.
AT +

tulliomf
06/11/2009, 12:46
Fala pessoALL, tudo blz ?
Então, Felipe não se preocupa com aquela folga de +/- 1mm, alí vai uma junta de vedaçaõ entre o corpo do carburador e o pé. Vc Use o venturi 27, e um giclê 26 se quiser que o jeep fique um pouco mais esperto (mas isso vai depender tbem do estado do carb), se vc quiser original o gicle é 25, já o giclê do ar se não me engano é 14. TulioMf, normalmente essa alavanca fica desativada pois ninguém usa o afogador, a minha eu tirei e coloquei uma bucha metálica no lugar pra compensar sua falta. O vaz. de gasolina no seu eixo pode ser desgaste deste braço e falta de aperto ou desgaste do próprio eixo, aí o correto é mandar embuchá-lo, fica 0 KM.
AT +
Ok então vou ver o que posso fazer para resolver esse problema, se alguém ai tiver mais ideias ou opiniões pode postar!Vlw, um abraço

Rafaminc
06/11/2009, 15:58
Tullio, no meu caso eu resolvi gastando uns 20 centavos:
Medi o diâmetro do eixo da borboleta e fui atrás de 2 o´rings que ficassem justos (com um pequeno aperto algo em torno de 0,2 a 0,3 décimos) no eixo.
Com os o´rings em mãos, medi o diâmetro externo deles e com uma broca do mesmo diâmetro externo, fiz um encaixe em cada lado do pé do carburador, onde os orings ficaram alojados.
Deve fazer uns 2 a 3 anos que está assim, e nunca mais vazou nada por ali.
Só tem que pegar uma furadeira bem lenta e com paciência e cuidado fazer o encaixe na profundidade certa (profundidade=espessura do anel de borracha).
Obs, não lembro as medidas dos o´rings que usei.
Se quiser, posso procurar na tabela de o´rings padrões que tenho, mas vc precisaria me passar a medida exata do eixo do carburador.
Outra opção é o embuchamento, mas como seu eixo também deve ter criado folga, vc vai ter que usinar o eixo e depois mandar fazer as buchas de bronze com a tolerância correta para a medida do eixo.
abçs

felipebrde
06/11/2009, 21:18
Ae pessoal, montei o venturi original (27/42) no carburador da C-10 que eu tinha, mesmo com aquele vão de 1mm, mas como disseram a junta vedou aquilo, montei no jeep e ficou bom, tá pegando de primeira, contudo em alta ele dah umas falhadas, isto é por causa do giglê? Onde é isso? Como se troca? E qual eu deveria colocar?

Abraços!

Fabiano Willys CJ5 1959
06/11/2009, 22:57
Felipe, faz um teste usando a configuraçaõ que mencionei acima => Venturi 27, giclê combustível 26 e giclê do ar 14. O gicle de combustível fica parafusado no tubo misturador. Para ter acesso a ele, vc deve retirar o parafuso de vedaçaõ (13mm) apontado na foto abaixo e depois com uma chave de venda retirar o gicle (cuidado para não espaná-lo). Aí é sá ver que n° esta marcado. Já para o problema de falha na alta, pode ser a bombinha, vc deveria trocá-la ou se vc preservou a parte superior do carburador da C-10, pode ser o diametro do injetor da rápida. Te aconselho então a usar todas as peças que são da DFV228 do jipe mesmo.

tulliomf
07/11/2009, 01:32
Tullio, no meu caso eu resolvi gastando uns 20 centavos:
Medi o diâmetro do eixo da borboleta e fui atrás de 2 o´rings que ficassem justos (com um pequeno aperto algo em torno de 0,2 a 0,3 décimos) no eixo.
Com os o´rings em mãos, medi o diâmetro externo deles e com uma broca do mesmo diâmetro externo, fiz um encaixe em cada lado do pé do carburador, onde os orings ficaram alojados.
Deve fazer uns 2 a 3 anos que está assim, e nunca mais vazou nada por ali.
Só tem que pegar uma furadeira bem lenta e com paciência e cuidado fazer o encaixe na profundidade certa (profundidade=espessura do anel de borracha).
Obs, não lembro as medidas dos o´rings que usei.
Se quiser, posso procurar na tabela de o´rings padrões que tenho, mas vc precisaria me passar a medida exata do eixo do carburador.
Outra opção é o embuchamento, mas como seu eixo também deve ter criado folga, vc vai ter que usinar o eixo e depois mandar fazer as buchas de bronze com a tolerância correta para a medida do eixo.
abçs
Ok, muito obrigado pelas respostas. Mas ainda sou meio leigo nessa área de mecanica e ai eu te pergunto o que seria esses o´ring??vc tem fotos ai?? Mais uma vez muito obrigado!

felipebrde
07/11/2009, 11:20
Felipe, faz um teste usando a configuraçaõ que mencionei acima => Venturi 27, giclê combustível 26 e giclê do ar 14. O gicle de combustível fica parafusado no tubo misturador. Para ter acesso a ele, vc deve retirar o parafuso de vedaçaõ (13mm) apontado na foto abaixo e depois com uma chave de venda retirar o gicle (cuidado para não espaná-lo). Aí é sá ver que n° esta marcado. Já para o problema de falha na alta, pode ser a bombinha, vc deveria trocá-la ou se vc preservou a parte superior do carburador da C-10, pode ser o diametro do injetor da rápida. Te aconselho então a usar todas as peças que são da DFV228 do jipe mesmo.
Vou ter que conseguir esses giglês então, pq os q eu tenho do original do jeep estão em péssimo estado. Onde fica esse giglê do ar?

matrakaum
07/11/2009, 17:19
Amigos,
Será que este bura serve no BF161?

matrakaum
07/11/2009, 17:20
o resto das fotos

matrakaum
11/11/2009, 16:27
Aguardando ajuda...

Rafaminc
11/11/2009, 16:45
Matrakaum, qualquer carburador moderno com vazão maior ou igual deve ficar melhor quer o original. Tudo depende de quem vai adaptar e regular.
Para vc ter uma comparação com o bura original, mede o diâmetro da boca (ideal 40mm ou mais) e o diâmetro do venturi (27mm original, mas eu colocaria até um de 32mm para ganhar mais fôlego no motor).

Abçs

matrakaum
12/11/2009, 10:04
Então Rafaminc,
Seguindo com a minha leiguice (credo!!!)..eu medi a base é exatamente igual..vou pegar um paquímetro p/ medir a boca em cima..agora o venturi não sei o que é isto...
Ainda tem o problema que este tem uns canos que o meu, original, não tem..
Vc. saberia o que são. São aqueles canos, na foto, em cima da cuba...

Rafaminc
12/11/2009, 10:24
Bom a medida do venturi, vc olha por baixo abrindo a borboleta da aceleração. É uma parte afunilada com o diâmetro um pouco menor que a boca do bura e com cantos arredondados que estreita a entrada do ar.
Esses tubos eu não sei especificar, vc precisaria levar em algum mecânico que conheça este carburador, mas acredito que sejam respiros da cuba e derrepente um deles tenha ligação com o pulverizador de combustível.
Tenta desmontar esse carburador e vai assoprando nos tubos para tentar entender as funções deles.
Abçs

matrakaum
13/11/2009, 18:14
Rafaminc,
Descobri que este carburador (Weber 228) é exatamente igual ao DFV228. Embora me pareça muito melhor.
o Rapaz da "Só Carburadores" me disse que ele não vai ficar bom no Caroço pq. é p/ ser usado c/ alcool e eu o usaria c/ gasolina.
Será, realmente, que vai ficar ruim?

Rafaminc
16/11/2009, 08:05
Mas olha, se ele é p/ álcool, acredito que único problema vai ser no diâmetro do venturi (deve ser menor por causa do álcool), e os giclês que deveram ser acertados.
Vc chegou a medir o diâmetro do venturi instalado?
Abçs

matrakaum
16/11/2009, 16:17
Então, o venturi é bem menor.
Vc. tem algum conselho a este respeito?

Rafaminc
16/11/2009, 16:35
Se vc já tem esse bura sobrando, tenta levar num torneiro e veja se tem como arrombar ele... Com a boca de 40mm, vc pode tentar deixar com 27mm ou então chegar próximo dos 32mm para deixar o motor um pouquinho mais nervoso.