Ver Versão Completa : suspiro do motor MAXION 2.5
Oi. tenho um motor maxion 2.5 instalado no meu cj. Nele, há um suspiro que sai da parte de cima do motor, perto dos bicos injetores. Já me disseram que devo ligar este suspiro no filtro de ar. A minha pergunta é:
Eu ligo o suspiro na saída do filtro pra turbina ou no cano que liga a turbina à entrada de ar do motor?
se eu ligar na boca de saída de ar do filtro, a turbina vai PUXAR AR pelo suspiro e, consequentemente, o óleo que pinga dele. Se eu ligar após a turbina, o ar vai SOPRAR devolta pro suspiro. Não sei qual a função desse suspiro. Alguém sabe onde é ligado originalmente ou tem um motor desse no carro pra que possa me explicar o local da conexão?
meu sistema tá ligado assim: ar > filtro de ar > turbina > motor >>> suspiro > ?
obrigado.
Afonso Carlos
04/11/2004, 11:52
Ok, Gabardo.
O respiro do motor deve ser ligado na alimentação de ar para a turbina ou seja, depois do filtro e antes da turbina, mas não pode ser ligado diretamente, tem que passar pela válvula anti chama, que separa o óleo dos gases não queimados do motor, provavelmente seu motor deva ter esta válvula, que pode também estar entupida e neste caso deve ser substiuida ou irá contaminar sua turbina com óleo, correndo o risco de avarias.
Vou postar umas fotos para vc.
Um abraço Afonso Carlos.
O respiro do motor deve ser ligado na alimentação de ar para a turbina
É isso ai, tive problemas com essa ligação, que acabou jogando pressão para dentro do carter ao inves de aliviar os vapores de óleo quente.
Isso forçou a mangueira do retorno de óleo da turbina e me custou 7 litros de óleo mais o susto.
A minha sorte é que espirrou óleo no coletor quente e fez fumaça, o que me levou a parar antes da luz do nivel de óleo acender.
[ ]´s
se der pra colocar uma foto dessa "valvula anti chamas" seria melhor. não faço idéia do que é ou onde está no motor. comprei ele usado, faltando algumas partes e pode ser que isso esteja faltando tb.
valeu.
aliás, se alguém tiver uma foto do motor instalado pra eu ter uma visão geral, vai ser legal tb.
Afonso Carlos
04/11/2004, 14:19
Ok, já vi isto acontecer, provavelmente a valvula estave eneficiente.
Um abraço Afonso Carlos.
se é essa a valvula anti chamas, eu tenho sim.
na verdade o suspiro sai dela por um flexível ligado no lado esquerdo (na tua foto tá sem).
então é só ligar esse flexível entre a turbina e o filtro de ar, né?
minha dúvida é que mesmo com essa válvula sai um pouco de óleo (pinga). isso é normal? pode comprometer a turbina?
Afonso Carlos
04/11/2004, 15:19
Ok, a valvula está sem comunicação porque o motor está na bancada, mas ela deve ser ligada no tubo de aspiração da turbina, quanto ao gotejamento de olêo não sei das condições do seu motor (Kilometragem) mas ela não deveria gotejar oleo, pode ser que esteja entupida a passagem retorno da valvula para o bloco do motor.
Verifique isto.
Um abraço Afonso Carlos.
Eduardo Chaves
04/11/2004, 17:01
Aproveitando o tópico...
Tenho um Q20b com turbina instalado, e a mangueira de respiro não possui anti-chama e fica em aberto ao lado do cárter...
Fica dentro d'água qdo o jipe fica submerso...
Será que é possível fazer a instalação descrita acima neste motor, sem gambiarras ??? Qual seria o anti-chama mais adequado para isto ???
Afonso Carlos
04/11/2004, 17:07
Ok, pode instalar o anti chama com certeza, se me lembro bem acho que o do escort motor CHT da.
De uma pesquisada não tenho certeza.
Um abraço Afonso Carlos.
Eduardo Velo
04/11/2004, 17:19
No perkinho o coletor de admissão de ar tem uma entrada pra mangueira do respiro do motor , acho que mesmo com turbo a entrada de respiro é aí ...
[]s...
Afonso Carlos
04/11/2004, 17:26
Ok, não pode ser ligado ai não, no caso de motores turbo, ou toda a pressãp gerada pelo mesmo iria parar no carter fazendo jorrar oleo pelo motor inteiro.
Deve ser ligado na admissão da turbina desde que se use a valvula anti chama correta, a que permite passagem somente de gases e não do oleo.
Um abraço Afonso Carlos.
Eduardo Velo
04/11/2004, 17:30
Ta explicado ...
[]s...
Eduardo Chaves
04/11/2004, 17:53
Hehehe...
Eu achei que essa rosca na admissão era pra vela de aquecimento, como não tenho, instalei a mangueira do LDA...
Mas o ar quente não vai prejudicar a potência, fazendo o inverso do intercooler ???
Xará, aquele é o código do antichama, correto ?
[]'s...
Eduardo Velo
04/11/2004, 19:42
Xara , não sei se faz a função de corta-chama tbm , é pra não ir óleo na admissão de ar ...
Sei que turbina é para sobrealimentação de ar , mas como o ar está sendo aspirado criando pres. neg. ctte pensava que a pressão int. do motor era superior e vencia a pressão de admissão com turbo , mas agora sei que a pressão de admissão de ar é maior que a pressão interna do motor e acaba fazendo uma lambança se conectar como sem turbo ...
[]s... e mais uma pra viola ...
o Eduardo Chaves falou uma coisa que eu já tinha pensado:
Os gases quentes que saem do motor pelo suspiro vão entrar junto com o ar resfriado do intercooler. Isso diminui o resultado do resfriamento do ar.
Embora ache que a ligação seja essa mesmo, qual é a lógica pra isso?
outra coisa: tô andando com o suspiro desconectado e mesmo assim o motor tá funcionendo legal. qual a desvantagem em não ligá-lo? pra que é necessário o retorno dos gases pro motor?
abraços...
Afonso Carlos
05/11/2004, 10:48
Ok, Gabardo Vc não entendeu nada, o respiro não é ligado no tubo de pressurização da turbina, deve ser ligado no tubo de admissão da turbina.
Deste ponto em diante o ar + gases vão sofrer pressurização e aumento de temperatura e antes de entrarem no motor vão se for o caso passar pelo o intercooler e sofrer resfriamento.
A vantagem do respiro conectado na admissão e o aproveitamento dos gases do carter como combustivel, e também forçar a ventilação do mesmo.
Um abraço Afonso Carlos.
ah bom.
é que o meu não tem intercooler... e eu pensei que este era ligado antes da turbina.
mas agora eu entendi o processo todo. valeu.
Eduardo Chaves
05/11/2004, 16:23
Huahuahua...
Que rolo... Mas até a gente ter certeza de tudo é assim mesmo...
Eu tb não tenho intercooler, só citei-o como exemplo, se o ar quente não ia fazer o efeito contrário dele, comprometendo assim a potência...
Mas pela explicação do Afonso, há mais vantagens do que desvantagens...
Sem contar que resolve tb o meu problema inicial de a saída do respiro ficar submersa quando a viatura está nadando... hehehe...
[]'s esclarecidos...
Daniel RJ
06/11/2004, 03:41
Os motores a gasolina também tem este suspiro. Segundo um mecanico disse: Todos os fabricantes conectam o suspiro na admissão para que a fumaça do motor não polua o meio ambiente sem passar pela descarga e também pelo catalizador.
Acho que esta informação faz sentido.
[]'s a todos
Alessandro Vaz
02/06/2020, 07:41
Ok, Gabardo.
O respiro do motor deve ser ligado na alimentação de ar para a turbina ou seja, depois do filtro e antes da turbina, mas não pode ser ligado diretamente, tem que passar pela válvula anti chama, que separa o óleo dos gases não queimados do motor, provavelmente seu motor deva ter esta válvula, que pode também estar entupida e neste caso deve ser substiuida ou irá contaminar sua turbina com óleo, correndo o risco de avarias.
Vou postar umas fotos para vc.
Um abraço Afonso Carlos.
Bom Afonso Carlos
Mande as fotos pra mim da ligação da válvula na saída do filtro de ar.....o meu tá saindo pro chão e pinga óleo na garagem e quero eliminar esse problema. Vou comprar um antichama novo. Aliás vi algumas pessoas lavando o antichama velho.....isso é possível? Pois o original é bem caro né?
Abraço
Pedro Sylvestre
03/06/2020, 21:12
Bom Afonso Carlos
Mande as fotos pra mim da ligação da válvula na saída do filtro de ar.....o meu tá saindo pro chão e pinga óleo na garagem e quero eliminar esse problema. Vou comprar um antichama novo. Aliás vi algumas pessoas lavando o antichama velho.....isso é possível? Pois o original é bem caro né?
Abraço
Não cometa este erro amigo, ao fazer isso você vai jogar todo esse óleo pra dentro o sistema de injeção, o corre o risco de entupir os bicos, formar carbonização demasiada na câmara de combustão e até mesmo riscar a camisa dos pistões.
Além disso, o motor vai perder desempenho, pois além dos vapores de óleo, o seu motor vai estar respirando a fumaça que se acumula no cárter pelo efeito blow-by (efeito de parte da fumaça resultante da queima do diesel escapar do cilindro para o cárter) ao invés de ar limpo.
Eu tenho um Troller 3.0 e fiz exatamente o contrário do que você quer fazer kkkkk, o motor vem com o suspiro conectado na admissão e eu desconectei, jogando ele direto pra baixo do carro.
Se fosse você, compraria uma catch can (custa umas 50 pratas no mercado livre) e colocaria no seu suspiro, ela vai armazenar todo o óleo que pingaria no chão.
Pedro, essa ligação é original feita pela engenharia da Land Rover, a Maxion e depois a International continuaram com este sistema, o meu motor funciona há 16 anos assim, está redondo e nunca troquei ou limpei bicos.
RicardoFLN
04/06/2020, 09:57
Pedro, essa ligação é original feita pela engenharia da Land Rover, a Maxion e depois a International continuaram com este sistema, o meu motor funciona há 16 anos assim, está redondo e nunca troquei ou limpei bicos.
Sim, é feita por todas as "engenharias" de todas as montadoras, desde as normas euro 1, pois é obrigatório que assim seja!
Tecnicamente é pior, pois os gases do blowby não se resumem a apenas vapor de óleo, muito longe disso.
Fora deixar o intercooler lavado de "óleo" por dentro diminuindo a capacidade de troca térmica.
Mas é isso, cada um com suas escolhas.
Eu particularmente refiz o sistema de ciclone do meu Maxion para capturar as gotículas de óleo, mas deixar sair os gases e vapores pra atmosfera.
Sds.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.