PDA

Ver Versão Completa : Como drenar o óleo da direção hidraulica?

rub
10/04/2009, 17:00
Amigos,

Vocês saberiam me dizer se existe um dreno na caixa de direção da Hilux SW4 3.0 TD?

Obs.: Preciso substituir todo o óleo da direção hidraulica e a ajuda dos amigos será muito bem recebida.

Abraços,

Rub

marceloblu
09/08/2009, 10:56
ola
tambem gostaria de saber como???
se alguem souber como, por favor compartilhe com os outros...

vi esta mesma pergunta em varios topicos, mais não achei a resposta

desde já obrigado
Valeww

Newton Fossati
09/08/2009, 13:44
Eu tenho essa mesma dúvida, no caso com uma sw4 93, enquanto não descubro vou usando... :parede:

Tadi
09/08/2009, 18:52
Exite um reservatorio na parte frontal do motor, perto da bateria, então siga os passos: (veja a imagem)
1- Retire a mangueira de menor expessura.
2- Tampe o cano do reservatorio.
3- Conecte uma mangueira comprida na mangueira que voce retirou do reservatorio.
4- Coloque essa mangueira em um recipiente para a retirada do fluido velho.
5- Ligue o motor e fique girando (devagar) a direção de uma lado para o outro até notar que todo o oleo velho saiu.
6- adicione aos poucos 1 litro de fluido ATF (girando a direção de um lado para outro)para que o mesmo entre no sistema e saia novamente fazendo a limpeza.
7- Se for necessario adicione mais.
8- Desligue o motor.
9- Quando sair todo o oleo, instale a mangueira no seu local e adicione o fluido com o motor ligado (girando a direção de um lado para o outro para que o ar saia do sistema).
10- Deixe o motor ligado por alguns minutos para sair todo o ar do sistema.
11- Desligue o motor e verifique o nivel do fluido.
Esta é a operação para fazer a troca do fluido da direção hidraulica. Ok.

Tadi
09/08/2009, 18:55
Eu tenho essa mesma dúvida, no caso com uma sw4 93, enquanto não descubro vou usando... :parede:
No seu caso, faça o mesmo verificando qual a saida menor e faça a instalação da mangueira, pois o reservatorio é diferente, mas o sistema é igual.

rub
09/08/2009, 19:45
Exite um reservatorio na parte frontal do motor, perto da bateria, então siga os passos: (veja a imagem)
1- Retire a mangueira de menor expessura.
2- Tampe o cano do reservatorio.
3- Conecte uma mangueira comprida na mangueira que voce retirou do reservatorio.
4- Coloque essa mangueira em um recipiente para a retirada do fluido velho.
5- Ligue o motor e fique girando (devagar) a direção de uma lado para o outro até notar que todo o oleo velho saiu.
6- adicione aos poucos 1 litro de fluido ATF (girando a direção de um lado para outro)para que o mesmo entre no sistema e saia novamente fazendo a limpeza.
7- Se for necessario adicione mais.
8- Desligue o motor.
9- Quando sair todo o oleo, instale a mangueira no seu local e adicione o fluido com o motor ligado (girando a direção de um lado para o outro para que o ar saia do sistema).
10- Deixe o motor ligado por alguns minutos para sair todo o ar do sistema.
11- Desligue o motor e verifique o nivel do fluido.
Esta é a operação para fazer a troca do fluido da direção hidraulica. Ok.

Tadi,

Obrigado pela explicação e pela ilustração.
Com certeza vai ser de grande importância para muitas pessoas.

Abraços,

Rubens

Tadi
09/08/2009, 19:48
Qualquer duvida é só escrever que eu puder ajudar, não deixarei de informar. Ok.

marceloblu
09/08/2009, 19:59
obrigado TADI

valew pelo manual!!!:dance::dance::dance::dance::dance:
aproveitando seus conhecimentos...
tenho uma SW4 97 3.0 TD e..
Pergunto..

minha caixa de direção esta vazando oleo, pois tah toda lambuzada e pingando na garagem, só isso. o funcionamento tá super normal, nenhum barulho sequer, super leve e tal....levei no mecanico e me falaram que tinha que fazer a caixa de direção, isso procede??, só porque esta vazando oleo...não seria algum tipo de retentor que estaria detonado??

o que é fazer a caixa?? é trocar retentores?...não entendo muito disso..

bom continuando...eu ia mesmo assim mandar fazer a caixa, fui pesquisar o preço numa oficina especializada em direção hidraulica, o cara abriu o reservatorio de oleo da direção e ele disse que o oleo esta muito preto"tipo marrom" e ele disse que pode estar entrando oleo do motor pra junto do oleo da direção. isso pode acontecer? ou o oleo está muito velho, tipo não sei se o antigo proprietário trocou alguma vez, ela esta com 140.000?
o cara não quer fazer a direção porque disse que tem que resolver este problema antes, mais ele disse que não tinha como ter certeza se estava ou não entrando oleo...tem algum teste pra saber se esta ou não entrando oleo???
Putz é pra acabar, levei em um mecanico o cara disse que tinha que fazer a direção...
levei em outro para confirmar, o cara nem olhou direito a direção e disse que acha ue esta entrando oleo de motor para o oleo de direção...

tipo pensei em trocar o oleo da direção e acompanhar pra ver se fica escuro logo....se realmente esta entrando oleo de motor na direção, pode prejudicar alguma coisa? ou este seria um teste válido?

se alguem puder me ajudar...eu agradeço

OBRIGADO

Tadi
09/08/2009, 20:05
obrigado TADI

valew pelo manual!!!:dance::dance::dance::dance::dance:
aproveitando seus conhecimentos...
tenho uma SW4 97 3.0 TD e..
Pergunto..

minha caixa de direção esta vazando oleo, pois tah toda lambuzada e pingando na garagem, só isso. o funcionamento tá super normal, nenhum barulho sequer, super leve e tal....levei no mecanico e me falaram que tinha que fazer a caixa de direção, isso procede??, só porque esta vazando oleo...não seria algum tipo de retentor que estaria detonado??

o que é fazer a caixa?? é trocar retentores?...não entendo muito disso..

bom continuando...eu ia mesmo assim mandar fazer a caixa, fui pesquisar o preço numa oficina especializada em direção hidraulica, o cara abriu o reservatorio de oleo da direção e ele disse que o oleo esta muito preto"tipo marrom" e ele disse que pode estar entrando oleo do motor pra junto do oleo da direção. isso pode acontecer? ou o oleo está muito velho, tipo não sei se o antigo proprietário trocou alguma vez, ela esta com 140.000?
o cara não quer fazer a direção porque disse que tem que resolver este problema antes, mais ele disse que não tinha como ter certeza se estava ou não entrando oleo...tem algum teste pra saber se esta ou não entrando oleo???
Putz é pra acabar, levei em um mecanico o cara disse que tinha que fazer a direção...
levei em outro para confirmar, o cara nem olhou direito a direção e disse que acha ue esta entrando oleo de motor para o oleo de direção...

tipo pensei em trocar o oleo da direção e acompanhar pra ver se fica escuro logo....se realmente esta entrando oleo de motor na direção, pode prejudicar alguma coisa? ou este seria um teste válido?

se alguem puder me ajudar...eu agradeço

OBRIGADO
O vazamento, quase que de certeza que é por causa de que o oleo está velho. O vazamento é pelo retentor em 99% dos casos. Peça para um outro mecanico fazer a trocar do retentor e do oleo. Quando o oleo está preto é porque está velho. O oleo do motor não entra no sistema da caixa de direção e sim o oleo da caixa de direção pode entrar no motor, pois ele possui pressão na bomba da direção hidraulica. Então ele não é pratico com este veiculo. Diga que falou com um amigo e ele te instruiu para fazer esta operação. Ok. Qualquer duvida escreva.

Tadi
09/08/2009, 20:16
Esqueci de te dizer o que é a Expressão ''Fazer a caixa''. Isto quer dizer reparar a caixa de direção. Em muitos casos esse rreparo [e somente substituir o retentor da caixa de direção. Reparar por completo a caixa de direção é trocar as buchas, o pinhão, a cremalheira, o retentor e os reparos. O fluido deve ser substituido a cada 40.000KM ou quando o mesmo estiver com a coloração escura.

marceloblu
09/08/2009, 20:39
já vi que esse entende...:-D:-D:-D

resumindo...
oleo do motor nunca vai entrar no oleo da direção, mais o contrário pode acontecer...isso costuma acontecer? quais os sintomas?
então não preciso trocar o reparo da bomba hidraulica, como o mexanico disse que tinha que fazer???

com relação a caixa...não vou precisar fazer, é só trocar o retentor então, pois como disse o funcionamento dela esta normal...
este serviço é muito complicado???, vc saberia me dizer qual retentor tenho que pedir para trocar, tipo o código ou nome correto dele...

OBRIGADO

Tadi
09/08/2009, 20:53
Verifique se o vazamento é na parte superior, ou seja, na entrada do eixo da coluna de direção. Se for ali é só o retentor. Geralmente é ali. Não é comum acontecer, mas se acontecer deverá ser reparado a bomba da direção, que fica na parte frontal inferior do motor (motor 3.0 turbo SW4 97 em diante -> lado direito) Nas Hilux com motor 2.8D não acontece a entrada de fluido da direção no motor, pois a bomba não tem contato com o oleo do motor. Eu respondi para os dois modelo, porisso alguem pode ter confundido os modelos.

marceloblu
09/08/2009, 21:04
qual é o nome correto deste retentor que vc mencionou, ou codigo??

como vou saber quando o oleo da direcção hidraulica estiver entrando para o motor?? agora fiquei preocupado...

Obrigado

Tadi
09/08/2009, 21:40
qual é o nome correto deste retentor que vc mencionou, ou codigo??

como vou saber quando o oleo da direcção hidraulica estiver entrando para o motor?? agora fiquei preocupado...

Obrigado
A sua é uma sw4, então é o retentor do eixo pinhão. Verifique quem trabalha com caixa de direção. Veja com o Zé se ele faz ou sabe de alguem que faz este serviço. Se o nivel do oleo do motor aumentar é um sinal de que pode estar entrando o fluido. Mas não é comum isso acontecer.

marceloblu
09/08/2009, 21:47
ok...
:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo::concordo::concordo:

Tadi
09/08/2009, 21:48
ok...
:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo::concordo::concordo:
Qualquer duvida escreva novamente.

bebetobandeira
12/08/2009, 17:30
Qualquer duvida escreva novamente.

Tadi, meu amigo, tb preciso de sua ajuda!
Tenho uma Band 78, OM 608, com direção Hidráulica da S-10, q tb está vazando. Pergunto: o processo de troca de óleo da direção é do mesmo jeito q o da SW4? E o vazamento tb pode ser só o retentor?
De já agradeço pela informação!

Byby.

BebetoBandeira.

Tadi
13/08/2009, 20:48
Tadi, meu amigo, tb preciso de sua ajuda!
Tenho uma Band 78, OM 608, com direção Hidráulica da S-10, q tb está vazando. Pergunto: o processo de troca de óleo da direção é do mesmo jeito q o da SW4? E o vazamento tb pode ser só o retentor?
De já agradeço pela informação!

Byby.

BebetoBandeira.
O processo é o mesmo. Retira-se a mangueira que vem da caixa da direção, fazendo com que o oleo velho va para fora até sair todo, depois acrescenta-se oleo novo até atingir o seu nivel. O vazamento depende muito se há desgaste somente no retentor ou tambem há desgaste em outras partes da caixa de direção. Na troca do retentor é que se observa a pista do retentor, que no caso da S10 e tambem em outras caixas é o eixo da saida.

bebetobandeira
14/08/2009, 15:26
O processo é o mesmo. Retira-se a mangueira que vem da caixa da direção, fazendo com que o oleo velho va para fora até sair todo, depois acrescenta-se oleo novo até atingir o seu nivel. O vazamento depende muito se há desgaste somente no retentor ou tambem há desgaste em outras partes da caixa de direção. Na troca do retentor é que se observa a pista do retentor, que no caso da S10 e tambem em outras caixas é o eixo da saida.

Ok, grande Tadi, valew. Vou seguir à risca sua dica.

BebetoBandeira.

Newton Fossati
14/09/2009, 00:32
Muito obrigado pela ajuda! :palmas::palmas:

O trabalho em excesso me atrasou a vir aqui.. Mas na primeira oportunidade vou efetuar essa troca, até porque o meu óleo está bastante escuro...

abração

ALANHILUX95
17/10/2011, 21:52
Boa Noite Tadi,

tenho uma hilux 95 japonesa com a caixa da direção na frente bem perto do radiador. Sei que as mais novas é diferente. pois bem, tem uma folga que me incomoda. já apertei o parafuso que tem ao lado (parafuso com contra porca) indicado por uma colega, mas não resolveu. Esta folga, cerca de 3 a 4 cm no volante, é normal? o negócio é que ela me incomoda, principalmente em velocidades altas na BR, nas curvas... o que ainda não fiz foi trocar o óleo, mas vou fazer seguindo o procedimento citado por voc~e acima. se puderes me dar uma orientação...

Gezoni
21/10/2011, 21:54
Quando o vazamento é na frente, do lado direito inferior. Significa que eu devo fazer a caixa de direção???

TCHEIGOR
21/10/2011, 22:52
Boa Noite Tadi,

tenho uma hilux 95 japonesa com a caixa da direção na frente bem perto do radiador. Sei que as mais novas é diferente. pois bem, tem uma folga que me incomoda. já apertei o parafuso que tem ao lado (parafuso com contra porca) indicado por uma colega, mas não resolveu. Esta folga, cerca de 3 a 4 cm no volante, é normal? o negócio é que ela me incomoda, principalmente em velocidades altas na BR, nas curvas... o que ainda não fiz foi trocar o óleo, mas vou fazer seguindo o procedimento citado por voc~e acima. se puderes me dar uma orientação...

Alan, no manual da minha (93) fala que é normal folga até 35mm (ou 3,5Cm), então tua folga tá dentro do padrão. A minha tbem tem uma pequena folga, mas já acostumei.
abraço
Igor

v_jordao
27/07/2012, 17:34
Hoje fui trocar o fluido da minha sw4 94, comprei 2 litros do texamatic dexronIID, 1 foi usado só pra fazer a limpeza do sistema.

fiz conforme indicado, retirando a mangueira de retorno, porém fiz a maior lambança, a pressão que vem do retorno é um pouco forte e a mangueira que adaptei era um pouco fina, na hora que funcionou o motor escapou a mangueira e vazou óleo por tudo, tive que colocar uma garrafa pet por baixo próximo o filtro de óleo e colocar a mangueira do retorno direto na garrafa pet, ai deu certo, (após a troca tive que lavar todo o motor com a wap, inclusive as correias que coloquei ontem lambuzou tudo)

Aconselho a quem for fazer a troca, quando for adaptar a outra mangueira na mangueira da saida se certifique que ela esta bem firme, só então funcione o motor, e nunca tente fazer isso sozinho,

como ja foi dito aqui, o fluído velho tava preto, mas a direção funcionava bem, vamos ver agora se muda alguma coisa, ainda não testei, se mudar, melhorar ou quem sabe piorar posto o resultado.

Rodolfo40c
29/07/2012, 11:32
Preciso trocar da minha hilux também.. Além do fluido está preto, estou com um vazamento provavelmente na bomba hidraulica.
Estou querendo trocar todos os fluidos. Porem nao sei qual o fluido da embreagem. Li no emblema da tampa de borracha do reservatorio da embreagem, e esta dizendo que é o mesmo fluido de freio (em ingles).
Entao gente, se usa o mesmo fluido de freio na embreagem?

jorge.duarte
29/07/2012, 11:57
Preciso trocar da minha hilux também.. Além do fluido está preto, estou com um vazamento provavelmente na bomba hidraulica.
Estou querendo trocar todos os fluidos. Porem nao sei qual o fluido da embreagem. Li no emblema da tampa de borracha do reservatorio da embreagem, e esta dizendo que é o mesmo fluido de freio (em ingles).
Entao gente, se usa o mesmo fluido de freio na embreagem?

Rodolfo,
Isso mesmo

sandro_ventania
31/07/2012, 20:13
Trocar o óleo da direção hidráulica eu aprendi e já fiz...o óleo do freio os colegas dizeram que é melhor usando máquina...e o óleo hidraulico da embreagem? Da pra trocar em casa ou tem que ser com máquina também??

Claudio Maggioni
31/07/2012, 21:25
Hoje fui trocar o fluido da minha sw4 94, comprei 2 litros do texamatic dexronIID, 1 foi usado só pra fazer a limpeza do sistema.

fiz conforme indicado, retirando a mangueira de retorno, porém fiz a maior lambança, a pressão que vem do retorno é um pouco forte e a mangueira que adaptei era um pouco fina, na hora que funcionou o motor escapou a mangueira e vazou óleo por tudo, tive que colocar uma garrafa pet por baixo próximo o filtro de óleo e colocar a mangueira do retorno direto na garrafa pet, ai deu certo, (após a troca tive que lavar todo o motor com a wap, inclusive as correias que coloquei ontem lambuzou tudo)

Aconselho a quem for fazer a troca, quando for adaptar a outra mangueira na mangueira da saida se certifique que ela esta bem firme, só então funcione o motor, e nunca tente fazer isso sozinho,

como ja foi dito aqui, o fluído velho tava preto, mas a direção funcionava bem, vamos ver agora se muda alguma coisa, ainda não testei, se mudar, melhorar ou quem sabe piorar posto o resultado.

Pessoal, estou querendo fazer isso na minha F250 tbm, por acaso essa mangueira do retorno é a que sai do radiador de oleo e entra no reservatório??? Sei que é outro modelo de carro, mas o principio deve ser o mesmo né?? Abraços

v_jordao
31/07/2012, 22:19
Pessoal, estou querendo fazer isso na minha F250 tbm, por acaso essa mangueira do retorno é a que sai do radiador de oleo e entra no reservatório??? Sei que é outro modelo de carro, mas o principio deve ser o mesmo né?? Abraços

Você tem que olhar na mangueira que retorna da bomba da direção hidráulica, geralmente é mais fina e entra pela parte superior do reservatório, porém com te disse quando retirar essa mangueira e acoplar outra deixe bem firme por que senão.... vai jogar fluido pelo motor todo igual aconteceu com a minha,

Hoje troquei o fluído da embreagem, um pouco tirei com uma seringa e o restante retirei pelo bico que faz a sangria, o fluído velho tava bem preto e com sujeira, fiz a sangria e ficou novo de novo.,
pelo meus cálculos um frasco de 250 ml dá pra trocar o fluído e ainda fazer a limpeza do sistema,

Mathias
01/08/2012, 07:50
Você tem que olhar na mangueira que retorna da bomba da direção hidráulica, geralmente é mais fina e entra pela parte superior do reservatório, porém com te disse quando retirar essa mangueira e acoplar outra deixe bem firme por que senão.... vai jogar fluido pelo motor todo igual aconteceu com a minha,

Hoje troquei o fluído da embreagem, um pouco tirei com uma seringa e o restante retirei pelo bico que faz a sangria, o fluído velho tava bem preto e com sujeira, fiz a sangria e ficou novo de novo.,
pelo meus cálculos um frasco de 250 ml dá pra trocar o fluído e ainda fazer a limpeza do sistema,

V_jordao,

Blz, vc trocou o óleo da direção e aí...notou alguma diferença ???

Na minha CD Japa o óleo com certeza ´deve estar velho e necessita de troca, apesar de não apresentar nenhum defeito.

abraço

Mathias

v_jordao
01/08/2012, 08:23
V_jordao,

Blz, vc trocou o óleo da direção e aí...notou alguma diferença ???

Na minha CD Japa o óleo com certeza ´deve estar velho e necessita de troca, apesar de não apresentar nenhum defeito.

abraço

Mathias
na verdade não notei diferença, porém como já foi dito várias vezes, como o fluído velho pode haver acumulo de detritos o que pode com o tempo desgastar prematuramente todo o sistema de direção, mesma coisa com o fluido da embreagem, o meu quando troquei tava verde no reservatório, mas aspirando com uma seringa notei o fluido bem preto e no fundo do vasilhame que utilizei tinha sujeiro, o que pode com o tempo entupir o sistema,

Aos mais experientes me corrijam se falei bobagem.

TCHEIGOR
01/08/2012, 13:02
mesmo que não se perceba melhora do desempenho, o óleo velho tem mais chance de superaquecer, seja na DH, embreagem ou freio.

Mathias
01/08/2012, 13:30
mesmo que não se perceba melhora do desempenho, o óleo velho tem mais chance de superaquecer, seja na DH, embreagem ou freio.

Valeu pessoal,

vou providenciar a troca do óleo da DH, o óleo da embreagem eu troquei quando fiz a embreagem ano passado.

Abraço

Mathias

EduQxQ
17/10/2013, 10:17
Bom dia pessoal,
Aproveitando o tópico iniciado, ontem fiz a troca do óleo do motor e filtro da VTR.
O cara do posto tinha uma espécie de "caneta de teste" para verificar o estado do fluído de freio e embreagem.
Curioso, perguntei como funciona, ele então demonstrou veirificando os fluidos.
Nos testes, a lampada vermelha da caneta acendeu, indicando que os fluídos estariam velhos, ou precisando de substituição.
Saí do posto e logo liguei para o mecânico, que me disse, "se o freio está funcionando, não mexe, deixa assim. Se mexer pode também soltar algum resíduo e ficar ruim".
Pergunto a voces, Alguem conhece e já fez este teste com esta "caneta"?
É preciso ou não substituir os fluídos?

Agradeço os comentários.
Um abraço,
Edu

dorderf
17/10/2013, 12:39
Bom dia pessoal,
Aproveitando o tópico iniciado, ontem fiz a troca do óleo do motor e filtro da VTR.
O cara do posto tinha uma espécie de "caneta de teste" para verificar o estado do fluído de freio e embreagem.
Nos testes, a lampada vermelha da caneta acendeu, indicando que os fluídos estariam velhos, ou precisando de substituição.
Saí do posto e logo liguei para o mecânico, que me disse, "se o freio está funcionando, não mexe, deixa assim. Se mexer pode também soltar algum resíduo e ficar ruim".

Agradeço os comentários.
Um abraço,
Edu

Edu, eu comprei uma caneta dessas e medi tanto o fluido de freio quanto o da embreagem. O do freio ficou amareco e o da embreagem vermelho. Troquei ambos!

Adorei essa caneta!

EduQxQ
17/10/2013, 13:39
Olá Dorderf,
e após a troca tu percebeu alteração no freio ou na embreagem?
Com os fluidos novos a indicação do teste ficou verde?
[]s
Edu

dorderf
17/10/2013, 15:22
Olá Dorderf,
e após a troca tu percebeu alteração no freio ou na embreagem?
Com os fluidos novos a indicação do teste ficou verde?
[]s
Edu

O meu freio sempre foi ruim e piorou quando troquei o fluido... Quando fui olhar o cilindro-mestre ele estava ferrado, (tá ainda, pois as peças que encomendei não chegaram ainda) jogando óleo pra dentro do hidrovácuo...

Já o fluido da embreagem (que estava dando sinal vermelho na caneta) quando trocado deixou a embreagem um pouco mais leve.

E a indicação, assim que testei ficou verde na hora. Adorei essa caneta! Ela é um simples medidor de umidade. Pra saber se está boa é só colocar a ponta na água e ela tem que apresentar a luz vermelha. Usa uma pequena pilha palito.

A que comprei é essa daqui: Teste De Fluido De Freio Tipo Caneta - R$ 65,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-510514338-teste-de-fluido-de-freio-tipo-caneta-_JM)

Vi no DEALEXTREME, mas na época não tinha. Talvez agora já tenha chegado.

EduQxQ
17/10/2013, 15:35
Dorderf,
Valeu pelas dicas. Penso em substituir apenas o da embreagem, que como a tua, parece um pouco pesada.
A caneta que eu testei é igual a esta do ML.
Fizeste a troca dos fluídos no mecanico ou foi tu mesmo?
[]s
Edu

dorderf
17/10/2013, 15:50
Dorderf,
Valeu pelas dicas. Penso em substituir apenas o da embreagem, que como a tua, parece um pouco pesada.
A caneta que eu testei é igual a esta do ML.
Fizeste a troca dos fluídos no mecanico ou foi tu mesmo?
[]s
Edu

No mecânico. Admiro muito quem mexe no próprio carro, mas eu definitivamente tô longe disso!

sandro_ventania
17/10/2013, 23:43
Bom dia pessoal,

Agradeço os comentários.
Um abraço,
Edu

Eu tenho ficado P*** da vida com essa cambada de mecãnicos...para eles só mexe quando estraga, eles ou nunca ouviram falar em manutenção preventiva ou falam assim pra ferrar com o carro e o dono perder uma grana pra eles!
Se o fluido de freio indicou umidade, então tem que trocar sim, pois voce pode ficar sem freios em uma descida de serra.
A chance do freio ficar ruim é se fizer ao modo antigo, bombando o pedal do freio. O modo correto e que não estraga nada é usando máquina sangradora. Procure uma loja que faça isso.
Lembre-se...fazendo a manutenção preventiva, nunca ficaremos a pé...por isso mecânico não gosta!

Glaicon
18/10/2013, 06:59
Eu tenho ficado P*** da vida com essa cambada de mecãnicos...para eles só mexe quando estraga, eles ou nunca ouviram falar em manutenção preventiva ou falam assim pra ferrar com o carro e o dono perder uma grana pra eles!
Se o fluido de freio indicou umidade, então tem que trocar sim, pois voce pode ficar sem freios em uma descida de serra.
A chance do freio ficar ruim é se fizer ao modo antigo, bombando o pedal do freio. O modo correto e que não estraga nada é usando máquina sangradora. Procure uma loja que faça isso.
Lembre-se...fazendo a manutenção preventiva, nunca ficaremos a pé...por isso mecânico não gosta!
Edu, o Sandro está totalmente correto.
Se você ficar só no vai e vem da cidade, pode parecer que o freio está bom.
Mas veja o meu caso:
No começo do ano passado viajei com a família para Foz do Iguaçu, rodando com a Cherokee Sport.
Fiz o percurso pelo interior de Santa Catarina, passando por diversas cidades pequenas, reduzindo inúmeras vezes nas lombadas de 100/80 Km/h para 10/20 Km.
No dia seguinte, já no destino, quase parando em uma sinaleira, começou a sair fumaça dos discos de freio.
Ou seja, o óleo estava contaminado e perdeu sua eficiência, mantendo a pastilha encostada no disco.
Temperatura absurdamente alta.
Pode até derreter a graxa dos rolamentos e danificá-los.
Foi trocado todo o óleo do sistema e desmontado o freio para limpeza.
Tudo certo depois.
Por isso, troque o óleo e o mecânico.:concordo:

EduQxQ
18/10/2013, 07:43
Bom dia Dorderf, Sandro, Glaicon e demais colegas do fórun,

Agradeço seus comentários, que são de grande valia.
Ainda persiste por aqui a cultura do "time que está ganhando não se mexe", mas quando o assunto é o freio não dá para relaxar.
E além destes que citamos, há o da direção também. Este eu não verifiquei.
Vou procurar um profissional que tenha a máquina de extração dos fluídos para executar a troca.

Um abraço,
Edu

Rodolfo40c
16/04/2015, 12:46
Existe alguma tampa do reservatório da direção hidráulica de outro carro que seja compatível com a das hilux 2.8? Pois não encontro essa tampa na cidade.

Platenik
16/04/2015, 18:30
Amigos, podem me indicar onde comprar a bomba da DH SW4 2001 1 KZTe (3.0 TD) e marcas de referência?

Valeu!

messon
06/02/2019, 17:14
Devo comprar quantos litros? 1 para a limpeza e outro para encher?

hugo kaufmann
06/02/2019, 23:15
aproveitando o embalo...:safari-rig:estou com um problema parecido com a minha Cherokee XJ, e percebi que o oléo da direção está vazando pela mangueira, na parte que tem a rosca, levei no mecânico e ele me indicou a troca da mangueira, será que tem outra saida? ví os senhores falando de retentores... será que tenho essa opção?

Obrigado!!!!!

Gregorio júnior
17/03/2020, 00:19
Amigos alguém pode me informar qual o óleo correto para direção hidráulica da Hilux sr 12/13 4x4 diesel?
Vou substituir mas não tenho o manual do proprietário...
Agradeço a ajuda

Renatopami
17/03/2020, 14:48
Amigos alguém pode me informar qual o óleo correto para direção hidráulica da Hilux sr 12/13 4x4 diesel?
Vou substituir mas não tenho o manual do proprietário...
Agradeço a ajuda
Na minha que é 2006,é o mesmo óleo da cx automática,type IV....compro original na css mesmo,é barato...

Gregorio júnior
17/03/2020, 16:02
Na minha que é 2006,é o mesmo óleo da cx automática,type IV....compro original na css mesmo,é barato...

Renato muito obrigado pela atenção... Se alguém aqui souber se na 12 /13 é esse mesmo type IV e poder compartilhar o conhecimento ficarei grato 🤝

AlonsoFausto
18/03/2020, 08:30
Renato muito obrigado pela atenção... Se alguém aqui souber se na 12 /13 é esse mesmo type IV e poder compartilhar o conhecimento ficarei grato 🤝

Manual fala em "Fluido para transmissão automática DEXRON II ou III", ou seja, simples e barato. Consulte em Manuais dos modelos - Toyota (https://www.toyota.com.br/manuais/)

Abraço.

Gregorio júnior
18/03/2020, 23:30
Manual fala em "Fluido para transmissão automática DEXRON II ou III", ou seja, simples e barato. Consulte em Manuais dos modelos - Toyota (https://www.toyota.com.br/manuais/)

Abraço.

Alonso muito obrigado pela atenção.
Abraço