PDA

Ver Versão Completa : Peça estranha na S10 99/00.



Craisiler
09/04/2009, 21:23
http://f.imagehost.org/t/0924/filtro_3.jpg (http://f.imagehost.org/view/0924/filtro_3)

PS: é uma peça acrilica que fica acima do filtro de AR.

Grato se descobrirem o nome para mim.

Craisiler
09/04/2009, 21:33
Aki tem uma foto umk pouco melhor...

http://f.imagehost.org/t/0175/filtro_4.jpg (http://f.imagehost.org/view/0175/filtro_4)

DiEgOsEiChIrLz
09/04/2009, 23:46
pelo menos aqui na de casa eu nunca vi.(motor mwm)

sua picape é uma s10 ou uma ss10??

Craisiler
10/04/2009, 00:18
A minha é uma S10 cab. Dupla, 4x4, 99/00, motor 2,5 Maxion.

Se não me engano as S10 com MWM o filtro é quadrado...

Craisiler
10/04/2009, 00:25
Me diceram que isso é uma uma peça que indica quando o filtro esta saturado. Só que fiquei meio assim... pq nunca ouvi falar disso.

DiEgOsEiChIrLz
10/04/2009, 01:24
Me diceram que isso é uma uma peça que indica quando o filtro esta saturado. Só que fiquei meio assim... pq nunca ouvi falar disso.

n sei lhe responder. no motor de casa o filtro de ar é trocado de acordo com o manual (10.000 KMs)

sobre o filtro de ar do motor MWM ser quadrado, é verdade. no caso do motor mwm os dutos de admissão ficam do lado esquerdo do motor(olhando do volante pra frente) e o de escape fica do lado direito(junto do turbo). o filtro de ar si encontra do lado direito, a frente do turbo, e esse ultimo guia o ar até o intercooler logo abaixo do pára-choque e de la o ar segue para o cabeçote.


alguma vez na vida sua s10 apresentou problema no acionamento do 4x4????

Craisiler
13/04/2009, 21:02
n sei lhe responder. no motor de casa o filtro de ar é trocado de acordo com o manual (10.000 KMs)

sobre o filtro de ar do motor MWM ser quadrado, é verdade. no caso do motor mwm os dutos de admissão ficam do lado esquerdo do motor(olhando do volante pra frente) e o de escape fica do lado direito(junto do turbo). o filtro de ar si encontra do lado direito, a frente do turbo, e esse ultimo guia o ar até o intercooler logo abaixo do pára-choque e de la o ar segue para o cabeçote.


alguma vez na vida sua s10 apresentou problema no acionamento do 4x4????

Olha comprei ela recentemente, menos de dois meses. Des que a possuo não tenho problemas com o 4x4, isso que uso constantemente, pois a rampa aki de casa é muito ingrime e aciono praticamente toda vez que saio de casa. Tenho noção que a S10 não é uma legitima 4x4, pois pelo mesmo preço que vc paga por uma S10 vc pode comprar uma Ranger muito mais nova.

Craisiler
13/04/2009, 23:04
Estou axando que só na minha tem essa tal peça.

T.T. Rex - Tio Balú
13/04/2009, 23:32
Boa noite Craisiler. A mangueira preta de trás da peça estranha esta conectada a carcaça do filtro (na saída para para a turbina) ? Se estiver é bem provável, por ser transparente, que quando o filtro estiver saturado ela comece a enegrecer. Essa é a minha opinião, porém nunca ví uma peça dessas antes.
Dá a impressão que ela está quebrada (falta uma parte), mas certamente foi adaptada para alguma finalidade.
Att
Tio Balú

Craisiler
14/04/2009, 09:17
Boa noite Craisiler. A mangueira preta de trás da peça estranha esta conectada a carcaça do filtro (na saída para para a turbina) ? Se estiver é bem provável, por ser transparente, que quando o filtro estiver saturado ela comece a enegrecer. Essa é a minha opinião, porém nunca ví uma peça dessas antes.
Dá a impressão que ela está quebrada (falta uma parte), mas certamente foi adaptada para alguma finalidade.
Att
Tio Balú

Realmente ela está quebrada, porem veio assim quando a comprei, recentemente fui a um mecânico e a turbina havia sido trocada por uma retificada[provavelmete pelos caras da revenda]:evil:, segundo ele, e além disso a turbina estava minando óleo para dentro do motor. Foi então que troquei a turbina, peguei uma Turbo Master por 980 reais, se alguem tiver alguma opinião sobre o preço ou sobre a marca agradeço.

MOROZINI
14/04/2009, 17:39
Me diceram que isso é uma uma peça que indica quando o filtro esta saturado. Só que fiquei meio assim... pq nunca ouvi falar disso.
Na verdade é isso mesmo, só que pela foto dá pra ver que está quebrada. Na minha tem essa peça e tem a função de auxiliar a verificação do filtro de ar.

Raposo
14/04/2009, 18:05
Nos motores Mercedes Estacionários tinha essa peça. A parte que está faltando é um copinho com uma indicação (linha vermelha) quando chegava na marca estava na hora de trocar o filtro. Deve ter sido adaptada na S-10. Boa idéia.
Abraços.

Craisiler
14/04/2009, 19:32
Nos motores Mercedes Estacionários tinha essa peça. A parte que está faltando é um copinho com uma indicação (linha vermelha) quando chegava na marca estava na hora de trocar o filtro. Deve ter sido adaptada na S-10. Boa idéia.
Abraços.


Sabe o nome dessa peça.

Raposo
15/04/2009, 17:30
Sabe o nome dessa peça.
Infelizmente eu não sei. Passa numa revenda de peças para motores mercedes que o balconista deve saber.
Abraços.

Craisiler
15/04/2009, 20:31
Valeu, pelas dicas...


Se mais alguém sabe do que se trata e souber o nome agradeço se postarem aki.

EDUNISSAN
15/04/2009, 22:56
Me diceram que isso é uma uma peça que indica quando o filtro esta saturado. Só que fiquei meio assim... pq nunca ouvi falar disso.

Craisiler

Sim, essa peça é um indicador de filtro sujo (original das S10 com esse filtro). Ela é um cilindro de acrílico com um “pistão” e uma mola dentro. Quando o filtro está sujo, cria um vácuo dentro da mangueira do turbo onde a mangueirinha do “sensor” esta ligada. O vácuo faz com que o “pistão” se mova até uma marca vermelha indicando a necessidade de trocar o filtro.
Também faltam no seu filtro, duas cintas de borracha que fixam o dito no suporte. Na foto da para ver que colocaram uma abraçadeira de nylon :putz:no lugar das duas cintas.

Abs
Eduardo

Kim
15/04/2009, 23:20
Indicador de saturação do filtro de ar.

Proceda da seguinte forma.

Pegue uma mangueira "cristal" (aquelas de plástico transparente), no diâmetro da mangueira preta, pegue um isqueiro e um alicate comum.

Acenda o isqueiro e, derreta a ponta da mangueira; quando estiver pegando fogo, aperte com o alicate, provavelmente a ponta lacrará.

Feito isso, esfrie, corte em um tamanho que somente encaixe no lugar da original, sem forçar a ponta lacrada.

Retire os restos do indicador.

Jogue fora.

Por que essa brutalidade?:shock:

É que se for esperar indicar, a saturação será tão alta, que o motor estrá fervendo e saindo fumaça preta no escape.

Tem também o problema do acrílico não aguentar o compartimento do motor, não sei o porque.

Tantos foram os problemas, que não vem mais. ( são aquelas coisas que as fábricas colocam, mais não tem o funcionamento adequado - calibração incorreta)

Abraços.

Kim.

T.T. Rex - Tio Balú
15/04/2009, 23:24
Abração Kim. Parece ser igual ao sensor de água no filtro de combustível diesel das Ranger.
Att
Tio Balú

Craisiler
16/04/2009, 19:45
No tio google não aparece nada com esse nome: "Indicador de saturação do filtro de ar"...

Se alguém souber o nome certo disso... agradeço.

Jean Carlo
16/04/2009, 20:49
Eu já tive uma do mesmo ano da tua , fui até o deserto do acatama e o salar de yuni com ela , excelente pickup . Aquela peça e um dispositivo que indica se o filtro está sujo e necessitando ser trocado , só que a tua peça está quebrada.

Craisiler
16/04/2009, 22:30
Pessoal!!!!!!!!!!!!!

Eu já sei o que é a tal peça, eu preciso saber o nome, para procurar alguma coisa antes de sair por ai gastando diesel de loja em loja.

TylerNTL
16/04/2009, 22:44
Seria chupeta de acrílico que fica em cima do filtro de ar !!??

Craisiler
16/04/2009, 22:47
Chupeta de acrílico?
Nada com esse nome também.


Obrigado pela tentativa.


:p

Jorlex
16/04/2009, 22:53
Dei uma olhada no Catálogo da GM. A denominação que encontrei foi: Indicador de restrição do filtro de ar. Utilizado no motor LK6 (Maxion 2.5) de 1996 a 2000. Espero ter ajudado. Abraços. Jorge.

T.T. Rex - Tio Balú
16/04/2009, 22:55
Boa noite Craisiler.
Enquanto não descobrimos onde comprar a peça nova, sugiro que troque os elementos filtrantes de ar a cada 5.000 Km, se usar a picape na cidade ou estradas asfaltadas, e a cada 1.000 Km, se usar em estradas de terra, onde a aspiração de poeira é grande. Esse procedimento vai prolongar muito a vida útil do motor e da turbina da sua S-10.
Craisiler. Amanhã vou iniciar uma experiência, vou colocar um pedaço de feltro no fundo do filtro quadrado da Ranger, que provavelmente vai funcionar como pré-filtro. Depois de alguns quilometros rodados, relato o ocorrido. Acredito que vai segurar as partículas mais grossas, aumentando a durabilidade do filtro principal.
Att
Tio Balú

Kim
16/04/2009, 23:02
Vai lá:
"Foi desenvolvido um novo filtro de ar, específico para serviço pesado com maior resistência em estradas de muito pó. Incorpora um indicador de restrição, que mostra quando é preciso limpar o equipamento. O novo filtro também eliminou a bomba primária, que impunha restrição à passagem do combustível. Esta função é executada agora pela própria bomba injetora. Embora direcionada para o trabalho, a montadora adicionou muitos detalhes que garantem maior conforto. Na nova transmissão, por exemplo, a marcha ré passou a ser sincronizada e a alavanca tem curso mais curto, garantindo mais espaço para o terceiro passageiro. Já na suspensão traseira, o eixo rígido é ligado ao chassi por feixes de molas de dois estágios e calços anti-ruído de borracha, que colocados entre as lâminas garantem um rodar bastante suave."

Fonte:
http://www.picapesgm.com.br/reportagens/reportagem_gmc3500.htm

Para comprar:
http://www.aladistribuidora.com.br/produtos.asp?cat=17 (já na página)

Dicas:
http://www.centerbob.com.br/telas/dicas.htm

Mais um pouco de literatura...

T.T. Rex - Tio Balú
16/04/2009, 23:23
Boa noite Kim. Essa bomba primária que voce se refere deve ser a bomba alimentadora de comb. Mas o que ela tem a ver com o filtro de ar ?
Se os coxins, as bieletas, e outros calços que trabalham menos são esmagados. Borracha entre as molas do feixe ? Tem que ser aquela borracha ! Melhor seria um revenido mais elástico.
Essa GMC 3500HD brasileira me parece meio pé-de-boi perto da aparência do lançamento da GM americana.
Att
Tio Balú

Kim
16/04/2009, 23:36
Opa T.T. Rex - Tio Balú!

Somente quis elucidar a questão da peça, não iremos desvirtuar este tópico!

Agora a galera sabe o nome da peça!:concordo:

É uma reportagem não muito nova!

Abraços.

Kim.

T.T. Rex - Tio Balú
16/04/2009, 23:45
Kim, o objetivo era a primeira observação que fiz sobre a eliminação da bomba alimentadora ou primária. Esperava que você só confirmasse.
Quanto a picape da GM (vide sítio da GM USA) e os feixes de mola com borracha é uma inovação que pode não dar certo, por isso coloquei a minha opinião. Não vejo disvirtuamento do tópico. Faço uma proposta para discussão.
Antes, pensei em colocar aquí no tópico, que essa peça teria maior utilidade na saída do escapamento para medir o grau de poluição do ar que respiramos. Onde foi colocada, acho que tem a mesma função do indicador de água no filtro de combustível, ou seja: quase nenhuma, e custa R$ 120,00. A minha deixou de funcionar, tirei e joguei fora, e não faz diferença alguma.
Att
Tio Balú

Kim
16/04/2009, 23:56
Caro Tio Balú !

Sobre seu comentário da eliminação dos indicadors, está correto!

Sobre sua opinião dos feixes com borrachas, também concordo, pois no fiat já desgasta, imagina em uma pick-up.

Mais faço uma observação, a suspensão fica macia para caramba!!!!!!

Já indiquei para colocar em jeeps.

Abraços.

Kim.

T.T. Rex - Tio Balú
17/04/2009, 09:19
Bom dia e Bom Feriado Kim. Pensei que iriamos entrar numa luta encarniçada, por aquí. Mas com toda a sua categoria de técnico do time, fico feliz. Só não comentou sobre o lançamento do "Pé-De-Boi".
Quanto as lâminas separadas por calços de borracha, acho que a picape deve ficar muito mais macia mesmo. Se a durabilidade compensar acho interessante. Me parece que a manutenção é fácil
Att
Tio Balú