Conectar

Ver Versão Completa : Componentes do Ar Condicionado da band.

onduty
09/04/2009, 19:10
Olá galera

Como o sonho de quase todo toyoteiro é colocar DH e Ar condicionado em suas bands, eu criei esse topico para tirar algumas duvidas q acho q poderão ser uteis para mais alguem...

É o seguinte, essa semana eu fui em uns desmanches de uma cidade daqui de perto (Feira de Santana_BA para quem conhece) e em todos desmanches q fui eu vi q tinha varios condensadores, compressores do AC e mangueira q não acabava mais, então aproveitando o embalo resolvi saber o preço das peças e para minha surpresa o compressor Denso 10P15 (o 8 orelhas) por R$450 e estava zerado e o condensador do Ford Fusion por 150 conto e nem tinha pegado poeira.

Eu estava com o real , mas um dia antes eu vi um forum q fala do chevrolet monza (eu tbm tenho um monza. heheh) q tem certos tipos de compressores e condensadores ou melhor tem sistemas de Ar condicionados q fuincionam com o gas R12 ou o gas R134a. Sendo q um tipo de gas não pode ser substituido pelo outro pq poderia ocasionar em mal fuincionamento ou até a perda do sistema por causa de alguma reação quimica com o gas.

Então agora vamos as perguntas. hehheheh

Esse negocio do tipo de gas q não pode ser usado em certos tipos de compressores de AC é verdade ?

Quais componentes precisarei comprar para montar o Ar condicionado ?

Outra duvida meio besta, mas quanto esta custando a caixa evaporadora universal ?

Desde já agradeço ...:concordo:

Valeu

Jun Okada
09/04/2009, 19:30
Oi,
Esse esquema é do site toyoteiros. Acho q vc já deve ter mas vai lá..
abraços

Arnoldo Junior
10/04/2009, 07:42
Olá galera

Como o sonho de quase todo toyoteiro é colocar DH e Ar condicionado em suas bands, eu criei esse topico para tirar algumas duvidas q acho q poderão ser uteis para mais alguem...

É o seguinte, essa semana eu fui em uns desmanches de uma cidade daqui de perto (Feira de Santana_BA para quem conhece) e em todos desmanches q fui eu vi q tinha varios condensadores, compressores do AC e mangueira q não acabava mais, então aproveitando o embalo resolvi saber o preço das peças e para minha surpresa o compressor Denso 10P15 (o 8 orelhas) por R$450 e estava zerado e o condensador do Ford Fusion por 150 conto e nem tinha pegado poeira.

Eu estava com o real , mas um dia antes eu vi um forum q fala do chevrolet monza (eu tbm tenho um monza. heheh) q tem certos tipos de compressores e condensadores ou melhor tem sistemas de Ar condicionados q fuincionam com o gas R12 ou o gas R134a. Sendo q um tipo de gas não pode ser substituido pelo outro pq poderia ocasionar em mal fuincionamento ou até a perda do sistema por causa de alguma reação quimica com o gas.

Então agora vamos as perguntas. hehheheh

Esse negocio do tipo de gas q não pode ser usado em certos tipos de compressores de AC é verdade ?

Quais componentes precisarei comprar para montar o Ar condicionado ?

Outra duvida meio besta, mas quanto esta custando a caixa evaporadora universal ?

Desde já agradeço ...:concordo:

Valeu
Colega Bander.
A caixa custa 350 no mercado livre
A maior dificuldade q eu encontrei foi o bendito suporte do compressor. Tive q fazer eu mesmo.

onduty
10/04/2009, 12:54
Muito obrigado a todos, porem essa caixa universal pode ser utilizada com qualquer tipo de gás ?

Valeu

estyvybeykr
10/04/2009, 19:14
Kelvi vai ficar Xique no urtimo, essa band com ar condicionado kkkkkkkkkk

onduty
11/04/2009, 14:55
Kelvi vai ficar Xique no urtimo, essa band com ar condicionado kkkkkkkkkk
Eh Estevão kkk

Imagina só o cara andando com a band toda fechada e o pessoal pensando q ta um calor danado dentro.

Mas para a surpresa de todos, está frio frio....

A proposito vc ainda tem o suporte do compressor do AC?

Valeu

estyvybeykr
13/04/2009, 20:09
Eh Estevão kkk

Imagina só o cara andando com a band toda fechada e o pessoal pensando q ta um calor danado dentro.

Mas para a surpresa de todos, está frio frio....

A proposito vc ainda tem o suporte do compressor do AC?

Valeu

Kelvi continuo afirmando , vai ficar XIQUE demais kkkkkkkk.

Kelvi o suporte que possuo não é o original de band, vou por umas fotos pra vc ver se te serve.

tavio_g
13/04/2009, 23:48
o suporte para o compresso voce compra pronto.
www.metalmoro.com.br (http://www.metalmoro.com.br)
dá uma pesquisada por ai no forum que vc acha muita coisa sobre isso

onduty
22/04/2009, 13:41
Valeu a ajuda de todos...

Vcs saberiam me dizer se a caixa evaporadora original da band teria a mesma eficiencia da universal q o pessoal mais usa ?

E se por acaso algum componente interno ficasse ruim, teria peças para reposição ?

Valeu

hercilio.neto
26/04/2009, 22:47
Kelvison,

A saída (difusores) do ar condicionado da Band fica em baixo do porta-luvas.
Muita gente reclama que a distribuição do ar no interior do carro é precária e que quem senta no banco do acompanhante recebe muito ar frio.
Vi casos em que foi utilizada uma folha de metal para desviar o ar para cima.
Tem como usar difusores como nos carros de passeio? Isto é, 3 ou 4 saídas colocadas no painel?
Pergunto isso, porque voce cogita usar o equipamento de outros modelos.

HERCILIO NETO

maxdelta
27/04/2009, 13:40
Valeu a ajuda de todos...

Vcs saberiam me dizer se a caixa evaporadora original da band teria a mesma eficiencia da universal q o pessoal mais usa ?

E se por acaso algum componente interno ficasse ruim, teria peças para reposição ?

Valeu

Na realidade a caixa evaporadora original da band e caixa evaporadora universal é a mesma coisa! É a mesma medida! Quando a band saia de fábrica ela havia o opcional do ar condicionado, só que não era instalado pelo pessoal da mercedes e sim por um pessoal externo, porém o acabamento era de primeira! A quem possa discordar, mas se fosse feita pela própria empresa que fabricou o sistema seria central e não lá no canto debaixo do porta-luva!

Cada época sai um desenho diferente de caixa evaporadora universal, no caso da d20 e f1000 é o mesmo caso! Já vi uma adaptação legal de ar condicionado usando a caixa evaporadora de carro baixo, no lugar do ar quente e desembaçador das bands mais novas! Só não ficou eficiente! Já vi tipo caixa evaporadora universal daquelas maiores, do canto até o meio, só que o cambio de marcha e de reduzida entortado! Já vi band com ar condicionado de van no centro do veículo atrás dos bancos dianteiros, no teto, aquela caixa evaporadora da mais fina(a band era longa)! A minha caixa evaporadora é das mais antigas, são encontradas em modelos de veículos como dodge dart, opala e maverick!

Quanto a parte de manutenção, a minha possui um motor novinho e a colméia parece estar em bom estado, só os botões que já estão bem ruinzinhos, bem como uma das saídas está caida vou desmontar limpar e trocar essa saída!

Espero ter ajudado!:mrgreen: Ou confundido ainda mais!:twisted:

Abraços!

onduty
27/04/2009, 15:48
Max, vc me ajudou e muito...

Porém a caixa evaporadora q eu estava me referindo seria uma dessa da foto abaixo circulado de vermelho.

Será q a colmeia de dentro, se ficar ruim (furar ou pegar corrosão) teria outra para reposição, ou é só jogar fora e comprar uma nova ?

Valeu

maxdelta
27/04/2009, 17:17
Max, vc me ajudou e muito...

Porém a caixa evaporadora q eu estava me referindo seria uma dessa da foto abaixo circulado de vermelho.

Será q a colmeia de dentro, se ficar ruim (furar ou pegar corrosão) teria outra para reposição, ou é só jogar fora e comprar uma nova ?

Valeu

É uma caixa bonita! A que eu pensava ser a "original" nem era essa! Mas tem vários modelos, como eu disse antes toyota com ar condicionado de fábrica é basicamente inexistente! Não é que nem nos veículos convencionais que quando se monta o painel coloca-se o ar! Pois na mercedes era uma equipe externa que colocava o ar quando saia do "forno"! Te falar que nenhum caminhão mercedes daquela época saía com ar condicionado! Depois que mudou pra toyota, aí não sei se houveram grandes mudanças!

Se furar, vc remenda em qualquer pessoa que trabalha com geladeira, ou solda aluminio! E corrosão, nunca vi aluminio corroer! Mas a caixa evaporadora universal é universal então peça de reposição é universal!:mrgreen:
Todas elas tem a mesma medida! Então o que difere é exatamente a posição dos controles e caixa de plástico que protege o evaporador!
Não vou falar que qualquer loja vc encontrará isto, mas aonde vende uma caixa evaporadora nova deve-se conseguir peças de reposição, como eu disse o motor da minha é novinho, mas a caixa é bem antiga!

Abraços!

onduty
17/05/2009, 13:09
OUtra duvida q me apareceu, foi a seguinte:

Eu estava vendo no forum toyoteiros (yahoo) e teve um depoimento de um user q disse q não poderia colocar o suporte do compressor do AC no escape pq com o calor chega a destemperar o ferro e ocasionando a quebra.

Ele mencionou q o local ideal é colocar no lado da bomba injetora como no suporte original do OM314 (mosca branca com um olho azul e outro verde kkk) mas acho q é meio dificil colocar lá.

Será q o calor do escape é tão quente para destemperar uma cantoneira de chassi e quebrar ?

PS: O suporte do compressor q quero fazer vai ser uma cantoneira em forma de U com chapa de uns 3 ou 4mm, será q aguenta ?

Valeu

estyvybeykr
17/05/2009, 13:36
Kelvi Amigão, vc já tentou um contato com essa rapaziada http://www.metalmoro.com.br/site-br/content/home/ (http://www.metalmoro.com.br/site-br/content/home/) ? ? ? ? Me parece que eles fazem o suporte original e não deve ser o valor abusivo que se cobra por ai .

maxdelta
17/05/2009, 22:36
OUtra duvida q me apareceu, foi a seguinte:
Eu estava vendo no forum toyoteiros (yahoo) e teve um depoimento de um user q disse q não poderia colocar o suporte do compressor do AC no escape pq com o calor chega a destemperar o ferro e ocasionando a quebra.

Faz sentido, eu pintei a saída de escape de verde e voltou a ficar marrom! E não é só lama!

Ele mencionou q o local ideal é colocar no lado da bomba injetora como no suporte original do OM314 (mosca branca com um olho azul e outro verde kkk) mas acho q é meio dificil colocar lá.

A minha é aí, só que a minha band é motor oem364, e estou querendo deixá-la no mesmo lugar! Vê com o este usuário ele parece ter bastante coisa de band http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=10209

Será q o calor do escape é tão quente para destemperar uma cantoneira de chassi e quebrar ?

Tem dias que a band fica tão quente por dentro! Imagine perto do escape quanto de calor pode ter!

PS: O suporte do compressor q quero fazer vai ser uma cantoneira em forma de U com chapa de uns 3 ou 4mm, será q aguenta ?
Valeu
Tenta vê um modelo original e copia, coloque no suporte do motor pra tremer junto com o motor!

Boa sorte!