Ver Versão Completa : Sensor do ABS Ranger
Olá amigos,
A minha ranger, pelo que sei tem ABS somente na traseira...Estes dias estive olhando em baixo do carro e não consegui localizar o sensor....achei que era no diferencial, mas após ler uns tópicos aki descobri que o sensor no diferencial é o de velocidade....alguem sabe então aonde fica o sensor do ABS nas rodas?
O meu dá algum problema na chuva...acredito que pode ser mau contato...na chuva de vez em quando as rodas travam de uma vez....localizando o sensor vou dá uma olhada nos contatos..
Obrigado
Walter L. L. Casitta
08/04/2009, 07:37
Olá amigos,
A minha ranger, pelo que sei tem ABS somente na traseira...Estes dias estive olhando em baixo do carro e não consegui localizar o sensor....achei que era no diferencial, mas após ler uns tópicos aki descobri que o sensor no diferencial é o de velocidade....alguem sabe então aonde fica o sensor do ABS nas rodas?
O meu dá algum problema na chuva...acredito que pode ser mau contato...na chuva de vez em quando as rodas travam de uma vez....localizando o sensor vou dá uma olhada nos contatos..
Obrigado
O ABS e o velocímetro compartilham o mesmo sensor que fica no diferencial.
O problema do travamento é normal, com a minha tá acontecendo a mesma coisa.
Corroboro com a afirmação do Walter. Sempre que chove forte ou lavo a viatura esse travamento acontece nas primeiras freadas.
[]'s
T.T. Rex - Tio Balú
08/04/2009, 20:47
Olá Patoso, a sua picape é igual a minha, e verifiquei que o sensor fica em cima do diferencial, só não sabia que compartilhava com o de velocidade como o Walter disse. Talves seja mal contato dos conectores, e só uma limpeza basta, ou quem sabe, óleo baixo no diferencial, ou na bomba ABS, ou fluído de freio ?
Sr. Cbrid já tivemos na família muitos carros sem ABS e no dia seguinte após terem pegado chuvas (molhado as lonas e pastilhas) também travavam nas primeira freiadas. Acho que esse problema não tem relação com o ABS. Desculpe mas é minha opinião devido as observações.
Att
Tio Balú
Sr. Cbrid já tivemos na família muitos carros sem ABS e no dia seguinte após terem pegado chuvas (molhado as lonas e pastilhas) também travavam nas primeira freiadas. Acho que esse problema não tem relação com o ABS. Desculpe mas é minha opinião devido as observações.
Não há o que desculpar, afinal, eu não disse em momento algum que havia relação com o ABS. Basta olhar aí em cima... :-)
dps de pegar uma chuva e estacionar o carro por algumas horas, qnd vou sair com o carro de novo, ele trava as rodas dianteiras. dá uma "brecada" bem forte, mesmo pisando de leve no pedal.
mas dps de umas 3 ou 4 freiadas volta ao normal...isso deve ser a agua que faz alguma coisa nos discos ou pastilhas....o disco de freio dps de molhado fica cheio de ferrugem...
O ABS e o velocímetro compartilham o mesmo sensor que fica no diferencial.
O problema do travamento é normal, com a minha tá acontecendo a mesma coisa.
Valeeu...é o que eu imaginei...pq n não fosse esse sensor só se fosse wireless..uuhhuuh......vou ver c dá pra fazer um isolamento melhor no sensor......acredito q seja ele sim....
Obrigado a todos
Walter L. L. Casitta
12/04/2009, 23:18
Valeeu...é o que eu imaginei...pq n não fosse esse sensor só se fosse wireless..uuhhuuh......vou ver c dá pra fazer um isolamento melhor no sensor......acredito q seja ele sim....
Obrigado a todos
Se tivesse qualquer problema no sensor você saberia pelo velocímetro. Se o velocímetro funciona ok o sensor também está ok...
Se tivesse qualquer problema no sensor você saberia pelo velocímetro. Se o velocímetro funciona ok o sensor também está ok...
Pois é....mas la dentro tem que ter 2 sensores....pq um tem que pegar a rotação de uma roda e o outro da outra roda....né não??.....o ABS tem q saber a rotação de cada roda individual....
sei lá...vou ver!!!
T.T. Rex - Tio Balú
18/04/2009, 20:40
Boa noite Patoso.
Existe um sensor de rotação por roda que lê por meio magnético o giro. Também precisa veridicar se válvulas (2 por roda) estão funcionando. Ainda não tenho certeza, mas parece que o corretora de frenagem das nossas picapes são eletrônicos (EBD) e não mecânicos, que fazem a distribuição das forças de frenagem do ABS. Se a luz do painel estiver acendendo, não vai ficar sem freio, mas se precisar deles repentinamente, as rodas traseiras vão frear antes das dianteiras, o que levará a sair de traseira e até capotar nas retas em declive.
Uma das desvantagens do ABS é em piso ondulado, onde o ABS é enganado e se estiver em velocidade pode haver travamento e muita gente capota.
Att
Tio Balú
Walter L. L. Casitta
18/04/2009, 21:00
Nada disso pessoal, um sensor só para as duas rodas e fica no diferencial que serve ao velocímetro e ao ABS.
O corretor de frenagem só hidráulico e a partir de 2005...
T.T. Rex - Tio Balú
18/04/2009, 21:27
Boa noite Walter. Também tinha essa dúvida quando existe diferencial e já se aproveita a rotação de um eixo só. Então os EBD são todos hidráulicos ? Mas o sinal para o módulo tem que ser eletrônico ?! Sabe quantas válvulas existem por roda em nossas picapes ?
Att
Tio Balú
Walter L. L. Casitta
18/04/2009, 22:19
Boa noite Walter. Também tinha essa dúvida quando existe diferencial e já se aproveita a rotação de um eixo só. Então os EBD são todos hidráulicos ? Mas o sinal para o módulo tem que ser eletrônico ?! Sabe quantas válvulas existem por roda em nossas picapes ?
Att
Tio Balú
O corretor de frenagem não é eletrônico, é convencional, nenhuma Ranger tem EBD.
A Ranger XLT tem ABS com três canais. dois dianteiros e um traseiro. XL só um no eixo traseiro.
T.T. Rex - Tio Balú
18/04/2009, 22:30
Obrigado Walter.
Att
Tio Balú
Guilherme A. Araújo
19/04/2009, 03:25
Pois é....mas la dentro tem que ter 2 sensores....pq um tem que pegar a rotação de uma roda e o outro da outra roda....né não??.....o ABS tem q saber a rotação de cada roda individual....
sei lá...vou ver!!!
O sensor que manda os sinais pro abs, que eu saiba, é o que sai dos caninhos do cilindro, fica na lateral, tem uma especie de cilidro bem pequeno nele tbm, pelo menos qdo a minha pega mta água, é nele que eu vou, tiro o plug, passo um ar e tá novo, inclusive apaga a luz no painel, e se tirar ele fora e funcionar o carro ele continua aceso...
Segue a foto onde ele fica
Nada disso pessoal, um sensor só para as duas rodas e fica no diferencial que serve ao velocímetro e ao ABS.
O corretor de frenagem só hidráulico e a partir de 2005...
O Walter....o ABS tem que saber a rotação de cada roda para poder distribuir a frenagem...me explica como ele sabe a rotação de cada roda traseira somente com 1 sensor??
O sensor que manda os sinais pro abs, que eu saiba, é o que sai dos caninhos do cilindro, fica na lateral, tem uma especie de cilidro bem pequeno nele tbm, pelo menos qdo a minha pega mta água, é nele que eu vou, tiro o plug, passo um ar e tá novo, inclusive apaga a luz no painel, e se tirar ele fora e funcionar o carro ele continua aceso...
Pelo que sei, aquele terminal que tem neste modulo é aonde chega a informação do sensor para ele poder distribuir a pressão de óleo para cada roda.....pode ser nele tbm o mau contato, mas acredito que água não chega lá facil só com chuva não....
Edintruder
19/04/2009, 08:49
O sistema traseiro funciona apenas quando as duas rodas travam. Se uma delas estiver rodando o Rabs não solta a outra. A linha hidráulica traseira da Ranger é simples e divide-se em 2 no próprio eixo. Não tem como individualizar o sistema.
A pressão é individual apenas para a dianteira.
O sistema traseiro funciona apenas quando as duas rodas travam. Se uma delas estiver rodando o Rabs não solta a outra. A linha hidráulica traseira da Ranger é simples e divide-se em 2 no próprio eixo. Não tem como individualizar o sistema.
A pressão é individual apenas para a dianteira.
hummm...agora tá explicado....é que o modulo lá da frente do carro tinha mais saidas ai achei que era 1 para cada roda traseira...
Walter L. L. Casitta
19/04/2009, 09:50
Esse é o atuador do ABS e não o sensor...
IGORFROTA
25/07/2009, 18:06
Pessoal,
Minha ranger XLT 2001 está com a luz do ABS acesa a quase um ano, mas como aparentemente o abs funcionava (percebia ele agindo em freadas bruscas), nunca fui atrás.
Ocorre que de um mes pra ca as rodas trazeiras começaram a travar. Na verdade percebo o trav amento mais na roda trazeira esquerda.
Fui numa ford e eles aconselharam trocar o sensor do eixo. Se negaram a passar o scanner para localizar o erro, alegando que não seria detectado.
Não troquei o sensor, pois o velocimetro esta OK.
Pode o velocimetro estar ok e o sensor do abs não ?
Fui em outra cons ford que mandaram deixar o carro para diagnostico. Se não fizer o serviço la, eles cobram 130 pelo diagnostico.
Alguma dica de ação agora ?
Mais algo para verificar ?
PessoALL,
Peço desculpas pois abri um novo tópico sobre este problema e não tinha visto que já existia este rolando.
Patoso, eu tb estou com o mesmo problema.
Acontece que eu rodei na Rodovia Castelo Branco, chovendo e quase morri por causa deste problema, trisquei no freio e as rodas traseiras travaram e a Branquela rodou 3 vezes e graças a nossa senhora da ribanceira nada aconteceu de mais grave, além do susto é claro.
Depois disso fui revisar todo o sistema de freio e troquei tudo, só que o problema continua. Não quero correr risco de vida, quero descobrir qual o problema e corrigir, pq todas as vezes que pego chuva ou qualquer tipo de agua fico cabreiro, carro pra usar só em dia de sol não dá né?
Abraço,
Flávio
linuxhellmaster
29/07/2009, 15:05
PessoALL,
Peço desculpas pois abri um novo tópico sobre este problema e não tinha visto que já existia este rolando.
Patoso, eu tb estou com o mesmo problema.
Acontece que eu rodei na Rodovia Castelo Branco, chovendo e quase morri por causa deste problema, trisquei no freio e as rodas traseiras travaram e a Branquela rodou 3 vezes e graças a nossa senhora da ribanceira nada aconteceu de mais grave, além do susto é claro.
Depois disso fui revisar todo o sistema de freio e troquei tudo, só que o problema continua. Não quero correr risco de vida, quero descobrir qual o problema e corrigir, pq todas as vezes que pego chuva ou qualquer tipo de agua fico cabreiro, carro pra usar só em dia de sol não dá né?
Abraço,
Flávio
Jah passou um scanner no seu ABS ? (as vezes a luz do painel pode estar fudida), depois q seca tudo, o ABS funciona normalmente ?
Se as rodas de tras q estao travando... seu velocimentro funciona ok ?
Jah verificou as panelas traseiras (ou discos) por empeno ?
O abs soh vai impedir o travamento se nao houver qualquer tipo de problema mecanico ou coisas "se agarrando"....
Inclusive, apos secar.. eh normal q grude..e trave os freios... por causa do oxido... no seu caso, ele funciona normal (inclusive o ABS) quando esta tudo seco ? e trava apenas quando esta molhado ? (sem esperar secar a agua... molhou travou ??)
Voce usa medidas de pneu (principalmente largura) muito diferente do original ?
responde ae pra gente essas informacoes q fica mais facil te ajudar.
cheers (e nao eh meu nome)
Jah passou um scanner no seu ABS SIM, NENHUM PROBLEMA, INCLUSIVE A LUZ NUNCA ACENDEU? (as vezes a luz do painel pode estar fudida), depois q seca tudo, o ABS funciona normalmente SIM, SEM PROBLEMAS?
Se as rodas de tras q estao travando... seu velocimentro funciona ok SIM, PERFEITAMENTE?
Jah verificou as panelas traseiras (ou discos) por empeno SIM, TROQUEI POR PEÇAS NOVAS DISCOS, PANELAS, CILINDROS, LONAS, PASTILHAS, REPAROS E FLUIDO?
O abs soh vai impedir o travamento se nao houver qualquer tipo de problema mecanico ou coisas "se agarrando"....
Inclusive, apos secar.. eh normal q grude..e trave os freios... por causa do oxido... no seu caso, ele funciona normal (inclusive o ABS) quando esta tudo seco TUDO NORMAL? e trava apenas quando esta molhado EXATAMENTE? (sem esperar secar a agua... molhou travou ??)
Voce usa medidas de pneu (principalmente largura) muito diferente do original JÁ ACONTECIA COM RODAS E PNEUS ORIGINAIS, AGORA ESTA COM AS RODAS DA SPORT 16" COM PNEUS BF 245.75?
responde ae pra gente essas informacoes q fica mais facil te ajudar AGRADEÇO A ATENÇÃO.
cheers (e nao eh meu nome) MAIS UMA VEZ PEÇO DESCULPAS
Quero resolver isso logo...
linuxhellmaster
29/07/2009, 15:31
Jah passou um scanner no seu ABS SIM, NENHUM PROBLEMA, INCLUSIVE A LUZ NUNCA ACENDEU? (as vezes a luz do painel pode estar fudida), depois q seca tudo, o ABS funciona normalmente SIM, SEM PROBLEMAS?
Se as rodas de tras q estao travando... seu velocimentro funciona ok SIM, PERFEITAMENTE?
Jah verificou as panelas traseiras (ou discos) por empeno SIM, TROQUEI POR PEÇAS NOVAS DISCOS, PANELAS, CILINDROS, LONAS, PASTILHAS, REPAROS E FLUIDO?
Inclusive, apos secar.. eh normal q grude..e trave os freios... por causa do oxido... no seu caso, ele funciona normal (inclusive o ABS) quando esta tudo seco TUDO NORMAL? e trava apenas quando esta molhado EXATAMENTE? (sem esperar secar a agua... molhou travou ??)
Voce usa medidas de pneu (principalmente largura) muito diferente do original JÁ ACONTECIA COM RODAS E PNEUS ORIGINAIS, AGORA ESTA COM AS RODAS DA SPORT 16" COM PNEUS BF 245.75?
responde ae pra gente essas informacoes q fica mais facil te ajudar AGRADEÇO A ATENÇÃO.
cheers (e nao eh meu nome) MAIS UMA VEZ PEÇO DESCULPAS
Quero resolver isso logo...
Quando esta tudo seco, e voce freia de leve... voce ouve algum tipo de barulho como se algo pegasse e soltasse ?
Podes ter uma ponta de eixo empenada...
Pelo oq voce diz, se realmente o ABS funciona perfeitamente no seco e se o seu carro tem ABS na traseira (e nao esta com problemas no modulo), voce deveria de verificar o corpo de valvulas do ABS... ele pode estar prendendo.. resultando no travamento das rodas....
Mas antes disso, tenha certeza que realmente o ABS esta entrando e funcionando legal no seco...
Outra coisa, quando ele trava no molhado... eh por um momento ou ele trava e o ABS simplesmente nao entra.... Acontece tanto rapido quanto devagar? (quando esta molhado... ela trava em qualquer velocidade?)
Quando ele trava, voce nao tem ABS atras e na frente (voce nao ouve a bomba do abs e a vibracao no pedal) ou voce soh nao tem o ABS atras...??
Teu carro tem abs na frente/tras ?
cheers
[QUOTE=fverna;943850]
Quando esta tudo seco, e voce freia de leve... voce ouve algum tipo de barulho como se algo pegasse e soltasse não dá pra escutar nada de anormal a não ser as rodas traseiras arrastarem?
Podes ter uma ponta de eixo empenada...
Pelo oq voce diz, se realmente o ABS funciona perfeitamente no seco e se o seu carro tem ABS na traseira (e nao esta com problemas no modulo), voce deveria de verificar o corpo de valvulas do ABS... ele pode estar prendendo.. resultando no travamento das rodas....pode ser, aquela peça redondinha que tem proximo da cx de fusiveis em baixo do capo?
Mas antes disso, tenha certeza que realmente o ABS esta entrando e funcionando legal no seco...isso é certeza, posso pisar firme no freio que não arrasta nada.
Outra coisa, quando ele trava no molhado... eh por um momento ou ele trava e o ABS simplesmente nao entra.... trava por 2 segundos e solta Acontece tanto rapido quanto devagar? Sim (quando esta molhado... ela trava em qualquer velocidade? Em qualquer velocidade)
Quando ele trava, voce nao tem ABS atras e na frente (voce nao ouve a bomba do abs e a vibracao no pedal) ou voce soh nao tem o ABS atras...?? simplesmente não funciona
Teu carro tem abs na frente/tras ? Só na traseira
cheers
Vamos lá doutor, Obrigado! :-D
linuxhellmaster
29/07/2009, 16:04
[QUOTE=linuxhellmaster;943864]
Vamos lá doutor, Obrigado! :-D
Verifique teu corpo de valvulas do abs.... se voce tiver "saco" e uns trocados a mais.... faca uma limpeza a vapor do seu sistema de freios...
Como voce trocou fluido a pouco tempo, pode achar mais negocio mandar revisar a bomba/corpo de valvulas do ABS...
Sim, aquele treco perto da caixa de fuziveis, aonde entra os caninhos do cilindro mestre e saem outros...
Nao acredito q tenha a ver com os pneus/rodas, pois senao o ABS estaria entrando antes... e nao depois..... pelos sintomas... a impressao q da eh q tem algo "se atrasando na operacao...", voce pode chegar a conclusao q eh um problema com a valvula/bomba do abs, ou mesmo eletrico... referente a bomba/valvula ou fiacao q alimenta eles...
cheers
[QUOTE=fverna;943870]
Verifique teu corpo de valvulas do abs.... se voce tiver "saco" e uns trocados a mais.... faca uma limpeza a vapor do seu sistema de freios...
Como voce trocou fluido a pouco tempo, pode achar mais negocio mandar revisar a bomba/corpo de valvulas do ABS...
Sim, aquele treco perto da caixa de fuziveis, aonde entra os caninhos do cilindro mestre e saem outros...
Nao acredito q tenha a ver com os pneus/rodas, pois senao o ABS estaria entrando antes... e nao depois..... pelos sintomas... a impressao q da eh q tem algo "se atrasando na operacao...", voce pode chegar a conclusao q eh um problema com a valvula/bomba do abs, ou mesmo eletrico... referente a bomba/valvula ou fiacao q alimenta eles...
cheers
Mas será que só causaria problemas quando do tempo umido :pensativo:, pq é quando chove muito ou trilha molhada ou quando mando lavar e a agua não deve chegar no corpo de valvulas, certo? :roll:
linuxhellmaster
29/07/2009, 16:26
[QUOTE=linuxhellmaster;943897]
Mas será que só causaria problemas quando do tempo umido :pensativo:, pq é quando chove muito ou trilha molhada ou quando mando lavar e a agua não deve chegar no corpo de valvulas, certo? :roll:
Nao eh nesse sentido o problema... se as valvulas estiverrem emperrando ou algo nesse sentido... voce nao vai perceber no seco, principalmente com pneus maiores.... pois ao invez de travar.. os pneus seguram (com pneus mais largos voce precisa de mais forca no freio pra fazer travar)... mas quando esta molhado... aquele 1s q o abs nao entra... eh suficiente pra fazer a roda travar (pq tah molhado, qualquer caquinha faz o pneu travar)..
Essa eh a linha de pensamento q eu estava seguindo...
cheers
[QUOTE=fverna;943913]
Nao eh nesse sentido o problema... se as valvulas estiverrem emperrando ou algo nesse sentido... voce nao vai perceber no seco, principalmente com pneus maiores.... pois ao invez de travar.. os pneus seguram (com pneus mais largos voce precisa de mais forca no freio pra fazer travar)... mas quando esta molhado... aquele 1s q o abs nao entra... eh suficiente pra fazer a roda travar (pq tah molhado, qualquer caquinha faz o pneu travar)..
Essa eh a linha de pensamento q eu estava seguindo...
cheers
Mas e quando mando lavar e o tempo esta seco? fica 3 dias travando.
linuxhellmaster
29/07/2009, 16:56
[QUOTE=linuxhellmaster;943918]
Mas e quando mando lavar e o tempo esta seco? fica 3 dias travando.
Entao suas descricoes nao foram exatas, ou eu nao entendi direito...
Voce disse q no SECO ele funciona perfeitamente...
Se o problema ocorre mesmo no seco (soh de voce lavar o carro), eh relativamente simples o diagnostico...
Com o sistema funcionando OK, voce molha partes do carro... 1o toda a suspensao da frente e a frente do carro (da caixa de cambio pra frente).... molha sem doh... e testa.... se der o problema, vai molhando menos partes e partes por vez.. vai achar o defeito.
Se nao deixar de funcionar legal, molha somente o diferencial e o sensor do ABS q vai preso nele... testa...
Compreendes ?
cheers
[QUOTE=fverna;943935]
Entao suas descricoes nao foram exatas, ou eu nao entendi direito...
Voce disse q no SECO ele funciona perfeitamente... Desculpa, quiz dizer que quando não tem nada de agua, ele fica perfeito, ou seja, quando não chove muito, não lava ele funciona perfeitamente independente do solo.
Se o problema ocorre mesmo no seco (soh de voce lavar o carro), eh relativamente simples o diagnostico...
Com o sistema funcionando OK, voce molha partes do carro... 1o toda a suspensao da frente e a frente do carro (da caixa de cambio pra frente).... molha sem doh... e testa.... se der o problema, vai molhando menos partes e partes por vez.. vai achar o defeito.
Se nao deixar de funcionar legal, molha somente o diferencial e o sensor do ABS q vai preso nele... testa...
Compreendes ?
cheers
Putz, como eu sou burro :putz:
é isso mesmo, vou fazer o teste hoje mesmo e depois eu te falo.
Obrigado!
linuxhellmaster
29/07/2009, 17:03
[QUOTE=linuxhellmaster;943944]
Putz, como eu sou burro :putz:
é isso mesmo, vou fazer o teste hoje mesmo e depois eu te falo.
Obrigado!
Nem voce nem ninguem eh burro... foi apenas um lapso de atencao.... burro sao aqueles que nao fazem as perguntas e nao tiram suas duvidas... qualquer outra coisa alem disso, eh inteligencia.
estamos no aguardo,
cheers
Walter L. L. Casitta
29/07/2009, 17:05
Eu tive esse problema na Ranger.
Antes de tudo é bom saber que sempre nas primeiras freadas com as lonas molhadas é comum travar uma ou as duas rodas traseiras da Ranger. Isso sempre aconteceu na minha Ranger e também na Cherokee Sport que tive. O ABS só atua no caso de travar as duas rodas e nunca se travar apenas uma. Da pra saber que o ABS esta atuando pelos trancos feios no eixo traseiro, mas tudo isso é normal e não acontece nas Rangers mais novas.
Agora o problema que tive:
Tudo começou com um semi-eixo empenado.
Antes de descobri o problema do eixo troquei as lonas por outras do paralelo e sem saber adicionei outro problema e as rodas passaram a travar com mais freqüência.
Troquei o eixo e fiquei com o freio travando no eixo traseiro. Cheguei a instalar uma válvula proporcional a carga que melhorou mas não resolveu, então troquei a lonas novamente por outras de outra marca e tudo voltou como era antes. Só que agora com a válvula proporcional e tenho mais freio na traseira quando levo carga.
Resumindo: é só usar uma lona de freio decente que tudo se resolve...
Existe um tópico por aí com as fotos e relatos da instalação da válvula proporcional a carga que é usada na Ranger mais nova. Essa válvula melhora um pouco o feio traseiro da Ranger, mas não ao ponto de valer a pena....
Antes de tudo é bom saber que sempre nas primeiras freadas com as lonas molhadas é comum travar uma ou as duas rodas traseiras da Ranger. Isso sempre aconteceu na minha Ranger e também na Cherokee Sport que tive. O ABS só atua no caso de travar as duas rodas e nunca se travar apenas uma. Da pra saber que o ABS esta atuando pelos trancos feios no eixo traseiro, mas tudo isso é normal e não acontece nas Rangers mais novas.
Antes de descobri o problema do eixo troquei as lonas por outras do paralelo e sem saber adicionei outro problema e as rodas passaram a travar com mais freqüência.
Troquei o eixo e fiquei com o freio travando no eixo traseiro. Cheguei a instalar uma válvula proporcional a carga que melhorou mas não resolveu, então troquei a lonas novamente por outras de outra marca e tudo voltou como era antes. Só que agora com a válvula proporcional e tenho mais freio na traseira quando levo carga.
Existe um tópico por aí com as fotos e relatos da instalação da válvula proporcional a carga que é usada na Ranger mais nova. Essa válvula melhora um pouco o feio traseiro da Ranger, mas não ao ponto de valer a pena....
Vou raciocinar sobre isso e não descartar uma analise no semi-eixo.
Alias, tive tb uma cherokee sport 98 e nunca tive este problema.
Obrigado!
linuxhellmaster
29/07/2009, 20:19
Pois eh, isso do tipo de material da lona/tambor, eh phoda... tem uns q trava mesmo... sem doh.. aponto de voce ter de gastar o freio traseiro p/ melhorar... Isso das pontas de eixo empenadas tmb.. eh "relativamente comum"
A valvula proporcional ajuda, porem eu pessoalmente alem dessa modificacao, gosto de mexer no balanco frente/tras... ajustando de acordo com o tipo/tamanho de pneu e "peso geralmente carregado" na cacamba....
Na minha com pneus 295/50/15 na traseira.. deu uma puta diferenca.. devido aos pneus maiores e um lastro q eu uso... ficou muito mais balanceado assim.....
Um ponto importante eh q eu nao tenho o ABS ligado, nem na frente e nem atras (tirei fora o rele principal)... uma delicia de se frear o carro... no seco ou molhado...
Opss... jah estou divagando no assunto!! :putz:
cheers
Um ponto importante eh q eu nao tenho o ABS ligado, nem na frente e nem atras (tirei fora o rele principal)... uma delicia de se frear o carro... no seco ou molhado...
Opss... jah estou divagando no assunto!! :putz:
cheers
E numa freada brusca, precisando desviar de algum obstáculo, tipo uma mula de 02 ou 04 patas, o ABS não vai fazer falta?
Abs.
linuxhellmaster
30/07/2009, 11:32
E numa freada brusca, precisando desviar de algum obstáculo, tipo uma mula de 02 ou 04 patas, o ABS não vai fazer falta?
Abs.
Nops, eu sou meio q piloto te corrida.. jah da epoca dos carros classicos.... eu sempre dirijo "esperto", jah escapei de cada acidente.. (mesmo sem eu estar fazendo graca por ae).... e realmente eu controlo o carro bem melhor q o ABS do mesmo.
Se voce pesquisar sobre ABS, vai ver q ele realmente soh melhora as frenagens em terreno seco.. liso... e asfaltado..... em TODOS os outros casos, ele apenas torna maior a distancia de frenagem....
Ae voce considera uns pneus enormes no carro (295....) e realmente o ABS nao tem uso algum pra mim, em todos os carros q eu pego/tenho que vao ficar pra mim, eu sempre desabilito o ABS... mesmo na STX q sao nas 4 rodas.. jah fiz varios testes e passei por varias situacoes e eu te digo... na maioria delas o ABS vai fazer voce porrar teu carro no carro da frente... sem perder o controle... mas vai!.... sem o ABS.... eu posso fazer qualquer tipo de manobra e sair do cara q tah na frente.. ou mula... ou o q seja....
Mesmo pq se algo pular na frente do teu carro, como na pista por exemplo.... voce nao vai conseguir parar ela, com ou sem ABS... mas sem o ABS... vai dar aquela fritada enorme... e a velocidade desce muito, muito rapido... principalmente se voce souber controlar o carro e por causa dos pneus e outras modificacoes como freios...
mas eh aquela coisa neh meu querido amigo virtual... cada 1 cada 1.... pra mim eh bom, pra outras pessoas pode nao ser.... depende realmente da habilidade e reflexo de cada um.
cheers
IGORFROTA
30/07/2009, 14:52
Galera, me ajuda aí no meu caso.
A minha tem a luz acesa no painel a mais de um ano, só que eu percebia que quando brecava rapidamente o ABS funcionava, pois eu sentia aquela tremida característica e as rodas não travavam.
De um mês pra cá, passou a travar a roda trazeira. Acho que é só a esquerda.
O velocímetro funciona perfeitamente.
Troquei as lonas recentemente (frasle) e o cilindro da roda esquerda, mas continua igual.
Lendo aqui os relatos, me atentei para o caso de eixo empenado.
Coincidencia ou não, na mesma época que passou a travar, o carro levou uma cutucada exatamente na roda trazeira esquerda. Um animalzinho saiu de uma rotatória e raspou o para choque no meu pneu de lado. Na ocasião meu carro deu uma leve rabeada, mas aparentemnete não afetou nada.
Será que pode ser isso ?
Como verificar se o eixo empenou ?
Onde conserta isso ?
Tem que trocar o eixo ?
Com relação a luz do painel, voiu mandar passao scanner na concerssionaria. R$ 128 pra isso.
mas volto a afirmar, antes ela ficava acesa, mas o ABS funcionava perfeito.
IGORFROTA
02/08/2009, 19:36
Ajuda aí galera
linuxhellmaster
03/08/2009, 01:54
Ajuda aí galera
Utilize a procura, vais achar respostas e dicas e sugestoes ao teu problema e as tuas perguntas.
cheers
Walter L. L. Casitta
03/08/2009, 08:39
Galera, me ajuda aí no meu caso.
A minha tem a luz acesa no painel a mais de um ano, só que eu percebia que quando brecava rapidamente o ABS funcionava, pois eu sentia aquela tremida característica e as rodas não travavam.
De um mês pra cá, passou a travar a roda trazeira. Acho que é só a esquerda.
O velocímetro funciona perfeitamente.
Troquei as lonas recentemente (frasle) e o cilindro da roda esquerda, mas continua igual.
Lendo aqui os relatos, me atentei para o caso de eixo empenado.
Coincidencia ou não, na mesma época que passou a travar, o carro levou uma cutucada exatamente na roda trazeira esquerda. Um animalzinho saiu de uma rotatória e raspou o para choque no meu pneu de lado. Na ocasião meu carro deu uma leve rabeada, mas aparentemnete não afetou nada.
Será que pode ser isso ?
Como verificar se o eixo empenou ?
Onde conserta isso ?
Tem que trocar o eixo ?
Com relação a luz do painel, voiu mandar passao scanner na concerssionaria. R$ 128 pra isso.
mas volto a afirmar, antes ela ficava acesa, mas o ABS funcionava perfeito.
Não adianta especular, tem que ir logo ao scanner. Poste o resultado do scanner que fica bem mais fácil...
rhhazziel
12/06/2014, 22:14
A minha e uma xl adiesel 2003 2.8 e o abs entra em acao ate em frenagens de baixa velocidade e o velocimetro ta louco. Sera q meu problema e o sensor?
amigos reativei o de bate do ABS pois estava eu andando normalmente fui frei ar eo pedal desceu ! mas parou o carro como ando muito no transito novamente desceu o pedal parei em um posto olhei as rodas pra ver se não tinha marca de vazamento de fluido pra minha surpresa nao tinha ai acendeu o ABS eo pedal so segurava no talo ! como sou mecânico ja deduzi que era o cilindro mestre pois ja ta com uma certa idade ! Ranger 2001 xl substitui o cilindro mestre ! pra minha surpresa a luz do abs nao está acendendo acada 3 freadas eo pedal desce ainda algue ja passou por isso?
Eduardotmz
29/01/2016, 16:22
Tenho o mesmo problema na minha Ranger, quando o tempo está chuvoso, nas primeiras freadas ela trava a roda esquerda dianteira. Pelos relatos acho q não vou fazer nada, até pq acabei de trocar a embreagem e lá se foi uma grana. Valeu, vcs ajudam muito. ABC
Ranger XLT 3.0 2007