PDA

Ver Versão Completa : como evitar calço hidraúlico após capotar?

JORIS
07/04/2009, 18:14
Pessoal, o veículo diesel após capotamento, qual deverá ser o procedimento para fazer funcionar de novo sem que o mesmo dispare o giro, evitando uma preju ainda maior?

conheço pelo menos 3 viaturas que capotaram de leve, más após funcionarem bateram o motor!

[]´s.

Edintruder
07/04/2009, 19:44
Tira os bicos e bate chave.

proelton
07/04/2009, 22:48
nunca tinha ouvido falar nisso..

é fato? O diesel vem do tanque e enche os cilindros? ou o óleo do motor entra nos cilindros?

desculpa a ignorancia rsrs

Walter L. L. Casitta
07/04/2009, 22:54
Acho que isso só acontece se ficar muito tempo virado. Já ajudei a desvirar jipes willys e Samurai na trilha. No máximo saia uma fumacinha a mais que ia sumindo aos poucos...

JEFFCATUNDA
07/04/2009, 23:16
Tambem tenho essa duvida...parece que o problema é maior em motores eletronicos, pois parce que é mais dificil cortar o motor....

Então?

Algum dos colegas podem nos orientar?

Edintruder
08/04/2009, 10:07
Tudo depende de como ocorre. Se virar dentro d'água pode entrar água. Se virar no seco raramente vai dar problemas. Pode entrar um pouco de óleo lubrificante que passa pelos anéis e com o óleo quente e fino acaba entrando um pouco nos cilindros, mas nada muito problemático. Isso ocorre em motores aeronáuticos radiais aonde os cilindros de baixo sempre ficavam sujos de óleo.
Entrar diesel depois que o motor pára é impossível pois o sistema necessita de pressão de injeção para passar pelos bicos. Pra fazer isso só se tiver bico trancado, porém ocorre o mesmo com o motor em posição normal.

JORIS
08/04/2009, 10:17
Edin, os casos que conheço de perto, foram no seco, todos com troller, dois eram MWM e um NGD, e após desvirar, os donos ligaram o motor, o motor do nada acelerou ao máximo (sozinhos, não foram os donos), batendo o motor! nos carros a gasolina parece que não tem esse problema? ou também tem esse risco?

[]´s.

Walter L. L. Casitta
08/04/2009, 10:21
Motores diesel podem disparar se entrar óleo lubrificante nos cilindros...

Poderia ligar com a quinta marcha engatada. Qualquer problema é só matar o motor soltando a embreagem...

JEFFCATUNDA
09/04/2009, 10:04
Eu tenho um colega que capotou um 2006(NGD) fazendo um retorno...havia uma depressão no final do asfalto e ele não viu....o resultado é que ele tombou de leve e ficou de lado, com a porta do passageiro no chão....e simplesmente não conseguia desligar o motor...e nem abrir a tampa do motor.....ela acelerou, fumaçou preto e parou...CALÇO HIDRAULICO!

Outro caso, uma ranger capotou tentando uma lateral em uma duna, rodou algumas vezes e caiu de pneus para cima...foi desvirada, aberto o capô na tentativa de estancar a viatura sem sucesso...antes disso fumaçou preto....CALÇO HIDRAULICO!

Então?

JEFFCATUNDA
09/04/2009, 10:05
Talvez esta manobra de ligar na quinta marcha seja prudente, mas se aviatura apagar quando vira.....mas o problema a que nos referimos é exatamente o que fazer se ela não desligar........

negreira
09/04/2009, 10:15
instalando uma chave geral evita o calço e outras mais...
eu instalei mas até agora não precisei usar para esse fim.

GRAÇAS A DEUS.....

Walter L. L. Casitta
09/04/2009, 10:39
instalando uma chave geral evita o calço e outras mais...
eu instalei mas até agora não precisei usar para esse fim.

GRAÇAS A DEUS.....

Chave geral só funciona em motores a gasolina...

JEFFCATUNDA
09/04/2009, 11:10
Parece que isso não funciona para diesel...

negreira
09/04/2009, 17:06
WALTER E JEFFC.....valeu.......não sabia que não funcionava....!!
aprendi + 1......!
a minha é a gasolina...mas tenho um amigo que tava pensando em fazer
no dele a diesel....... já tinha até arrumado a peça para ele....ontém mesmo....

poxa que chato.....ele tava super empolgado.....com uma solução tão simples, para
um problema que mete medo a tanta gente!!

mas explica ai p/mim.......pq no motor a gasolina/alcool...funciona então ??

lucasam
09/04/2009, 17:23
Pq o motor gasolina so explode com faisca da vela.
Se tirar a energia, retira a faisca e o motor desliga.

Nos diesel a explosao é consequencia da compressão do cilindro. Pode retirar a energia a vontade que o bixo continua girando.

Mais um comentário sobre esse tema.
Ja entendi o problema, mas provavelmente o que estão chamando de calço hidráulico não tem nada a ver com água certo?
O que faz o motor disparar é a queima dos lubrificantes correto?

JEFFCATUNDA
09/04/2009, 17:51
Isso...mas tambem não é um calço hidraulico???

lucasam
09/04/2009, 18:47
Isso...mas tambem não é um calço hidraulico???
hehehe
Na verdade não sei, deve ser.

Edintruder
09/04/2009, 18:53
Pq o motor gasolina so explode com faisca da vela.
Se tirar a energia, retira a faisca e o motor desliga.

Nos diesel a explosao é consequencia da compressão do cilindro. Pode retirar a energia a vontade que o bixo continua girando.

Mais um comentário sobre esse tema.
Ja entendi o problema, mas provavelmente o que estão chamando de calço hidráulico não tem nada a ver com água certo?
O que faz o motor disparar é a queima dos lubrificantes correto?

Para motores com corte de diesel por solenóide só fica ligado se a bomba estiver escancarada.

O que faz o diesel explodir é a temperatura que se eleva a cerca de 600°C pelo efeito da compressão violenta do ar. ao ser injetado, o diesel encontra um oxigênio aquecido acima do ponto de ignição do deiesel que se inflama pela temperatura e não pela pressão como é dito por aí.

Se a bateria estiver fraca, o motor não gira com velocidade suficiente alta para aquecer o ar durante a compressão no deslocamento do pistão do PMI para PMS e o motor não liga. Por isso motores com taxa de compressão menores precisam do auxílio de aquecimento de ar, bicos ou diesel para a partida.

danielgleizer
10/04/2009, 01:05
Prezados

Para cortar o motor a diesel após disparo da rotação por queima de oleo lubrificante , só a duas possibilidades , a Primeira ja foi citada acima engata uma 5 com o freio apertado e deixa morrer e a 2 possibilidade tampar a entrada de ar na admissao . Esse tipo de disparo acontece tb quando o turbo apresenta muito desgaste no mancal e permite a passagem de oleo para a admissao , tem que ficar de olho pois ja vi l200 disparando e a coisa é de assustar.

Renato Fraga
10/04/2009, 01:47
Prezados

Para cortar o motor a diesel após disparo da rotação por queima de oleo lubrificante , só a duas possibilidades , a Primeira ja foi citada acima engata uma 5 com o freio apertado e deixa morrer e a 2 possibilidade tampar a entrada de ar na admissao . Esse tipo de disparo acontece tb quando o turbo apresenta muito desgaste no mancal e permite a passagem de oleo para a admissao , tem que ficar de olho pois ja vi l200 disparando e a coisa é de assustar.

Poxa, até que enfim alguém deu uma dentro hehehehehehe !!!!!!!!!!!

A bem da verdade é que ao tombar ou virar de cabeça para baixo, o óleo lubrificante acaba sendo admitido e queimado como combustível. Como motores diesel não tem controle de entrada de ar na admissão, vulga borboleta do acelerador, o motor literalmente dispara ultrapassando em muito a rotação máxima, uma vez que a bomba injetora ou mesmo o sistema de injeção eletrônica fica totalmente sem efetividade no controle do motor. O resultado é danos dos componenes do motor podendo simplesmente fundir bronzinas ou até mesmo quebrar o virabrequim.

A situação mais crítica é quando o carro fica totalmente de cabeça pra baixo, pois não existe carga nenhuma no motor, e a bomba de óleo do motor não consegue garantir a lubrificação e numa dessas, fica difícil do motorista ainda se lembrar de afogar o motor emgatando 5ª e precionando o freio com toda força disponível. Resultado, bronzinas serão comprometidas pela falta de lubrificação, e os demais componentes por excesso de rotação. Resumindo o estrago é bem grande.

Meu pai tinha uma Ranger 98 e numa viagem o motor disparou por problemas no eixo da turbina, que acabou alimentando o motor de óleo lubrificante. Digo a vocês que é uma situação desesperadora, passam alguns segundos até que você se dê conta do que está acontecendo. A Ranger simplesmente deu um pulo enorme, acelerando rápidamente dos 110Km/h até 140km/h, quando no reflexo meu pai pisou na embreagem. Isso fez o contagiros bater lá em cima, muito além do limite, e digo que no freio foi difícil segurar o carro até parar. Na verdade só parou porque além de ferrar com todas as bronzinas, derreteu 2 pistões, cuspiu parte da junta do cabeçote e ainda por tabela explodiu o radiador e uma das mangueiras de água. Esse drama todo durou cerca de uns 10 segundos. Prejuíso de R$7000,00.

Portanto, se tombar seu carro Diesel, o melhor que tem a fazer é tampar a entrada de ar do motor, de preferência na boca da turbina, e fazer o motor virar na partida até que todo óleo que tenha entrado na admissão seja expulso do motor.

Abraços a todos

DiEgOsEiChIrLz
10/04/2009, 03:37
é só puxar o estrangulador.

Rogerrm
10/04/2009, 11:19

Isso é coisa de caminhão...

Edintruder
10/04/2009, 12:07
... e caminhão velho!

TylerNTL
10/04/2009, 20:19

Mesmo se a viatura tiver estrangulador não vei resolver.

Estrangulador = solenóide da BI (nas viaturas atuais), certo?

Lucas Nassif
10/04/2009, 20:31
Estrangulador de nada adiantaria!!!
Como o Thelmo disse, é a "mesma coisa" da solenóide da BI, tem a mesma função, de cortar o diesel.

Como o que faz o motor disparar é o óleo lubrificante, pode cortar o diesel a vontade..o motor não vai parar de funfar!!!

O segredo é o que já foi dito mesmo:

Ou mete uma 5ª e soca o pé no freio; (o que eu acho mais fácil e rápido)
Ou tampa a entrada de ar de admissão;
Ou deixa acelerado e reza pra não estragar mta coisa.

JORIS
13/04/2009, 11:22
......Portanto, se tombar seu carro Diesel, o melhor que tem a fazer é tampar a entrada de ar do motor, de preferência na boca da turbina, e fazer o motor virar na partida até que todo óleo que tenha entrado na admissão seja expulso do motor.....

essa tua idéia é muito interesante pelo menos pra min que sou leigo, pois simplesmente estancar engatando a 5ª com certeza preserva o motor evitando o pior, não resolveria o problema, pois no caso dos eletrônicos, como fazer pra expusar o óleo, já que não é fácil sacar os bicos (pelo menos os NGD), então com certeza se o carro não estancar, a solução é engatar a 5ª e freiar (rezar pra na hora de cabeça pra baixo se lembrar disso kkkk), ou então tampar a tomada de ar (se for posível), más caso o carro estanque, para ligá-lo em segurança, sua dica é muito últil, pois assim conseguese ligá-lo adequadamente, não esquecendo de completar o nível de óleo do motor, senão não vai adiantar nada ter esses cuidados!

[]´s.

Guima-MS
02/06/2016, 12:18
Pessoal , alguem tira uma duvida ? um carro que capotou e saiu oleo pela admissao (tubo de admissao e filtro de ar melados de oleo) , e so completar oleo , limpar as velas e trocar filtro de ar ? ou tem que fazer outro procedimento ?

OBS : Gasolina .