Ver Versão Completa : Molas Fiat X Molas Band X Sugestões...
GuTo_Cerulli
03/11/2004, 13:11
Povo,
Depois de pensar bastante :idea: , resolvi mudar o sistema de feixes mola do Jeep :twisted: , então pensei nas opções: molas da Fiat Strada (nunca vi), molas de Band Pick-up, como as do Ramiro Eli, pois neste fim vi ele rodando no Camel e me pareceu um ótimo resultado (até aqui, nenhuma com SPOA)...ou molas de CJ, com lâminas a menos, Spoa e barras de troção...Se possível, gostaria das medidas das referidas molas, para alguns cálculos...Ah! A configuração do Jeep: Motor GM 6 cil., Cãmbio de C-10 4 marchas, transf original e eixos originais...E pneus 35X13,5
[]'s
GuTo
ex-Samurai 93 -"Tropeço"
atual: CJ-5 75
willys1960_ctba
03/11/2004, 13:22
Olha só, estou usando as traseiras originais do jeep com alargador isso é mais prox. das rodas e as buchas de nylon.
Na dianteira coloquei as da Band. curta e ficou show de bola mesmo!
Estou usando motor de opala 6cc e caixa da f1000 4 marchas.
Ps. se tirar algumas lâminas da traseira fica ainda melhor, mas como costumo usar ele p/ carregar algumas coisas deixei meio duro mesmo!
molas fiat strada sao feixe unico, como na maioria dessas pickups de 500/700 kg.
nao acho que seja uma boa ideia, nao aguentaria meia hora no jeep - talvez na traseira...
agora molas de toyota, S10, ranger, ou pickups de 1 ton. seriam mais interessantes.
eu vi um conjunto de blazer no CJ. me agradou bastante.
opçoes sao muitas.a vantagem da toyota eh que ja existem kits prontos para CJ´s com suportes e tudo, basta instalar...
[]´s
[quote="elcio"]molas fiat strada sao feixe unico, como na maioria dessas pickups de 500/700 kg.
nao acho que seja uma boa ideia, nao aguentaria meia hora no jeep - talvez na traseira...
agora molas de toyota, S10, ranger, ou pickups de 1 ton. seriam mais interessantes.
eu vi um conjunto de blazer no CJ. me agradou bastante.
opçoes sao muitas.a vantagem da toyota eh que ja existem kits prontos para CJ´s com suportes e tudo, basta instalar...
aonde tem esse kit?
sabe qto custa?
Proença,
Kit de suspensão prontos tem da mola FF (http://www.molasff.com.br/) e Afonso Carlos (aqui do fórum - http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5682&start=0).
Ambos na faixa de 1.500,00
Quanto a molas da Pick-up Strada quem usa é o Gustavo no Tornado (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2174).
Abraço.
eh isso mesmo.
eu tiva visto no inicio do ano por 1200,00 kit toyota.
muito provavelmente nao esta mais este preço.
vou ligar pro cara e informo mais tarde...
[]´s com feixes originais
Afonso Carlos
04/11/2004, 12:14
Ok, Kit TT4 completo plug and play sai por R$ 1.690,00, lembrando que nosso kit utiliza feixes dianteiros na dianteira e traseiro na traseira.
Descrição do Kit.
· 2 molejos dianteiros (MD)
· 2 molejos traseiros (MT)
· 4 Jumelos ompletos com buchas de poliuretano
· 4 Buchas em poliuretano para suporte fixo (BSF)
· 4 Suporte fixo para molejo (SF)
· 7 Grampos fixação molejo + porcas
· 1 Grampo longo fixação molejo (GL)
· 1 Suporte de jumelo dianteiro direito (SJDD)
· 1 Suporte de jumelo dianteiro esquerdo (SJDE)
· 1 suporte de jumelo traseiro direito (SJTD)
· 1 Suporte de jumelo dianteiro esquerdo (SJTE)
· 1 Placa base molejo dianteiro direito (PBMDD)
· 1 Placa base molejo dianteiro esquerdo (PBMDE)
· 1 Placa base molejo traseiro direito (PBMTD)
· 1 Placa base molejo traseiro esquerdo (PBMTE)
· 4 Cunhas para molejo
· 2 pinos de centro cabeça alongada
· Todos parafusos de fixação
· Manual de instalação completo com fotos em CD room
Garantia de dois anos para todas as peças a partir da data de entrega.
Um abraço Afonso Carlos.
Rogério Sales
04/11/2004, 12:49
Afonso, seu kit vem com os jumelos dianteiros na frente ou como os originais do jeep?
os feixes são da band ou é outro feito por vcs? To pensando aí em no final do ano substituir os do jeep!
Abraços!!
GuTo_Cerulli
04/11/2004, 13:07
Fala All,
Afonso, tem fotos do seu kit "torcendo" instalado no CJ? (eu quero é curso absuro...conforto é lucro...) :twisted: , outra perguntinha: plug and play...como fica o sistema de direção? e por último e repetindo uma pergunta: Molas de Band jipe?
[]'s - perguntando sem parar e sem nada entre eixos e chassi... :(
GuTo
ex-Samurai 93 -"Tropeço"
Afonso Carlos
04/11/2004, 13:09
Ok, o nosso kit vem com os jumelos na frente, lembrando ainda que as peças utilizadas no kit foram desemvolvidas especialmente para o kit CJ, não são as mesmas da Toyota com execeção somente os molejos que são os mesmos fábricados pela Fabrini.
Um abraço Afonso Carlos.
Afonso Carlos
04/11/2004, 13:15
Fala All,
Afonso, tem fotos do seu kit "torcendo" instalado no CJ? (eu quero é curso absuro...conforto é lucro...) :twisted: , outra perguntinha: plug and play...como fica o sistema de direção? e por último e repetindo uma pergunta: Molas de Band jipe?
[]'s - perguntando sem parar e sem nada entre eixos e chassi... :(
GuTo
ex-Samurai 93 -"Tropeço"
Ok, Tenho fotos sim me mande um e-mail (As fotos são muito grandes) quanto ao curso temos os jumelos articulados, em duas linhas: Usinados e Dobrados, com preço diferenciados, é claro.
O sistema de direção permanece o mesmo, bastando porem que se refaça o alinhamento depois da instalação do Kit.
As molas são da Bandeirante.
Um abraço Afonso Carlos.
Marcelo R. A. da Cunha
04/11/2004, 13:28
Afonso Carlos,
Vc teria um kit desses para um Javali???e quanto custa(ria)??
um abraço
Marcelo
Afonso Carlos
04/11/2004, 13:39
Ok, Vamos lançar para Rural e seus derivados ainda este mês para o Javali talvez, no ano que vem.
Ps: Já instalamos em dois CBTs, o kit do CJ, mas como não foi desenvolvido especificamente para ele deve se fazer algumas modificações no chassis, posso lhe esplicar via fone se vc quiser.
F: 14 3231 1818 / 3203 5813
Um abraço Afonso Carlos.
Elmer_Jeep
04/11/2004, 13:50
Ok, Kit TT4 completo plug and play sai por R$ 1.690,00, lembrando que nosso kit utiliza feixes dianteiros na dianteira e traseiro na traseira.
vc poderia me informar o cumprimento desses feixes :?:
Afonso Carlos
04/11/2004, 14:24
Ok, sem problema.
Dianteiros - 1110mm
Traseiros - 1330mm
Medidas dos feixes novos se carga.
Um abraço Afonso Carlos.
Marcelo R. A. da Cunha
04/11/2004, 14:41
Afonso Carlos,
Vou te mandar uma MP.
rgds
Marcelo
Afonso Carlos
04/11/2004, 17:28
Ok, Já recebi.
Afonso:
condiçoes especiais para duros, pobres e afins?
[]s
Afonso Carlos
04/11/2004, 17:56
Afonso:
condiçoes especiais para duros, pobres e afins?
[]s
Ok, Elcio vc já entrou em contato com o Sr. Lauro e pelo que sei comprou uma cota do consórcio, ele me disse que vc é muito bacana.
Todas as vezes que leio suas mensagens caio na rizada, espero conhece-lo pessoalmente um dia.
Mas vamos lá, este preço pode ser divido em até 3 vezes, sem acrécimo, vc pode também utilizar a sua cota de consórcio para o Kit.
Um grande abraço Afonso Carlos.
oi Afonso:
obrigado pelo epíteto. :wink:
pelo visto o pessoal de Bauru eh bem gente fina. eu estive ai ha uns 15 anos atras quando ainda morava em S.Paulo, deve ter mudado bastante.
tem um pessoal de Bauru que foi transferido pra ca e a gente se diverte bastante.
evidentemente vc eh bem vindo por estas bandas assim que quiser aparecer, cerva e churrasco sulista por minha conta.
interessante a sua proposta, com certeza vou levar em consideraçao.alem do que, nao vejo a hora desse consorcio sair logo pra poder calçar a viatura decentemente.
mande um abraço pro Lauro e diga pra ele parar de me enrolar. :lol:
[]´s
Afonso Carlos
05/11/2004, 10:34
OK, pode deixar.
Um abraço Afonso Carlos.
Pessoal,
O Kit da MolasFF está por volta dos R$ 1.350,00 em 3x sem acréscimo.
Ele utiliza 4 molas dianterias da Band, com 4 lâminas. Os jumelos são atrás dos feixes, como nos CJ5, e não são da Toyota, e sim da D40. :wink:
[s] não comissionados,
Alguem já vi isto;
Li na 4x4 e cia n° 121 pg 24 / 27 um cj 5 com feixe de mola de Pampa com barras estabilizadoras na dianteira Omega e na traseira da Ranger, Isto funciona bem como é dito eo é mais uma gambiarra, ela esta ainda com eixo da Rural
Ferra,
IMHO é gambiarra por diversos motivos:
1) Não há diferenças significativas entre os feixes da Pampa e do CJ, então por que quebrar a cabeça com adaptação? :roll:
2) Não está SPOAdo, logo não precisa de barra estabilizadora. :wink:
3) Mesmo que tivesse SPOAdo, os eixos da Rural já são largos o suficiente para garantir uma maior etabilidade ao CJ, dispensando as barras estabilizadoras. :wink:
É cada uma que essa revista publica... :roll: :?
[s]
A melhor solução é a instalação do kit da ff com molas da toyota, e o kit fess e outra roubada
Luis Assis
11/11/2004, 13:35
Eu uso as molas FIAT no Tornado, são pa pickup palio adventure, ela é mais forte que a da palio convencional, pois alem do peso co prõprio carro, ela agunte mais 800 Kg. Nao tenho tido problema algum e olha que meu jipe é bastante pesado ( motor powertech, lataria contruida em chapa 14, guincho 9000, gaiola, etc... ). Estou satisfeitissimo com elas... o único inconveniente é que para oloca-la nos dois eixos, voce vai precisar alongar o chassi, que no meu caso, já era o obejtivo...
Maiores detalhes no meu album http://www.4x4brasil.com.br/forum/album_personal.php?user_id=2 ou no topico refenete a sua construção na área frota 4x4 Brasil...
[]´s
Gustavo
A melhor solução é a instalação do kit da ff com molas da toyota, e o kit fess e outra roubada
Ferraz,
Não gosto muito do kit Fess. Há pessoas aqui do fórum que usam e estão contente, na minha opinião, é apenas um disfarçe para molas cansadas. :? Já andei num jipe com o Fess e pula muito. Procura por Fess aqui no fórum que você vai encontrar muita coisa. :wink: :wink:
As molas de Toyota são uma boa alternativa. Uma das vantagens delas sobre as da Fiat é o fato de serem mais curtas, e não precisa alongar o chassis, só reposicionar os suportes. Mas se são melhores em curso, não sei te dizer.
Certamente não é a melhor escolha. Há kits de feixes importados que são espetaculares, completamente plug'n'play, mas custam beeem mais caros. :?
[s] moleiros,
religiao, futebol e suspençao SEMPRE geram controversias. :wink:
vc tem que tomar muito cuidado com o que comenta.
mas numa coisa a maioria concorda:
fess eh coisa de viado. :D
ops, foi mal ai... :lol:
[]s
Mauro B.
11/11/2004, 19:59
Oi Marcelo !!! :D
3) Mesmo que tivesse SPOAdo, os eixos da Rural já são largos o suficiente para garantir uma maior etabilidade ao CJ, dispensando as barras estabilizadoras. :wink:
Eixos mais largos dão maior 'estabilidade' no jipe (mais difícil de capotar) e barras estabilizadoras dão mais 'estabilidade' na carroceria (mais conforto). Resumindo: são coisas diferentes e finalidades diferentes. :P
[]'s
Mauro,
Concordo com suas colocações. :wink:
Mas os eixos mais largos já são suficientes para compensar o aumento do CG do jipe SPOAdo, ou não?! Pelo meu entender, as barras estabilizadoras não interferem no CG, apenas seguram a carroceria para que ela não atinga o limite do body-roll, certo?
Lembro que isso já gerou muita discussão num outro tópico e tinha ficado num nível técnico que deixei de acompanhar. :oops:
[s] estabilizados,
Mauro B.
12/11/2004, 12:15
Oi Marcelo !!! :D
Mas os eixos mais largos já são suficientes para compensar o aumento do CG do jipe SPOAdo, ou não?!
Sim sim, correto!, mas é que tu tinhas falado que com eixos de Rural seria desnecessário o uso de barra estabilizadora, pois os eixos mais largos por sí só já dariam maior estabilidade...e eu só quiz salientar que a estabilidade proporcionada pelos eixos mais largos não tem nada a ver com a estabilidade proporcionada pela barra estabilizadora! :P Em outras palavras: não importa se teu jipe tem barra estabilizadora ou não...ele vai capotar do mesmo jeito e nas mesmas condições... :?
Barras estabilizadoras não interferem no momento da capotagem...eixos mais largos sim ! :P
Agora acho que estamos de acordo!
[]s
Afonso Carlos
12/11/2004, 13:03
Ok, pessoal lembre-se que o Kit da FF usa 4 molejos dianteiros, o que torna o carro mais duro e com menos curso em relação ao kit TT4 que utiliza as molas traseiras da toyota montadas na traseira é claro, no nosso sistema mesmo com o uso de tais molas não é nescessario alongar o Chassis.
Lembrando tambem que no nosso Kit os suportes e fixações não são os mesmos da toyota, foram desenvolvidos especialmente para os Cjs.
Sem dizer que todas as buchas são de poliuretrano injetado, fornecido pela Damper Raid.
Um abraço a todos Afonso Carlos.
Alexandre Vaz Ferreira
12/11/2004, 13:12
Afonso
Qual é o objetivo do Jumelo da TT4 ficar na frente?
Será que vc poderia disponibilizar na área de downloads o manual que acompanha o kit em CD-ROM :wink: , assim nós, interessados numa melhor suspensão, poderiamos ter uma idéia melhor.
um abração
Sim sim, correto!, mas é que tu tinhas falado que com eixos de Rural seria desnecessário o uso de barra estabilizadora, pois os eixos mais largos por sí só já dariam maior estabilidade...e eu só quiz salientar que a estabilidade proporcionada pelos eixos mais largos não tem nada a ver com a estabilidade proporcionada pela barra estabilizadora! :P
Olá Mauro,
Concordo! É que quando escrevi não imaginei esses fatores! :wink:
Em outras palavras: não importa se teu jipe tem barra estabilizadora ou não...ele vai capotar do mesmo jeito e nas mesmas condições... :?
Barras estabilizadoras não interferem no momento da capotagem...eixos mais largos sim ! :P
Uma dúvida: a barra estabilizadora não vai impedir que o restante do jipe, com exceção dos eixos, incline menos numa curva? Isso não dificulta a hipótese de um capotamento? Ou não importa, a barra não consegue segurar!?! :roll: :roll:
[s] em acordo mas com dúvidas,
Afonso Carlos
12/11/2004, 13:28
Ok, Em nosso kit o jumelo fica na frente por que a altura e o curso aumentam significamente, e o jumelo estando na frente no caso da dianteira, não permite que o eixo se distancie demais da T-case, e diminua com isso em 99% as chances do cardã escapar da luva entalhada, sem dizer que nessa configuração a cruzeta trabalha em angulos aceitaveis.
Mas, quando o cliente, preferir o jumelo voltado para traseira não existe problema algum é só nos solicitar que o Kit será enviado desta forma. Desde que tenha em mente as considerações acima.
Quanto ao manual logo estarei disponibilizando o mesmo na seção apropriada do forum.
Um abraço Afonso Carlos.
Mauro B.
12/11/2004, 17:42
Uma dúvida: a barra estabilizadora não vai impedir que o restante do jipe, com exceção dos eixos, incline menos numa curva?
Sim! Exatamente isso que ela faz. 8)
Isso não dificulta a hipótese de um capotamento?
Era exatamente isso que eu tava tentando falar! Apesar de fazer inclinar menos, isso NÃO ALTERA e NÃO DIFICULTA a hipótese de capotamento! :wink: Eu tbm achava que com barra estabilizadora era mais difícil de capotar, mas depois daquela discussão lá naquele tópico a conclusão foi que não!...quer dizer, em veículos com o CG alto, como o jipe, até que muda, mas parece que é muito pouco, praticamente nada! :D
Foi meio difícil de eu aceitar isso mas...
Obs: a barra estabilizadora não ajuda somente no conforto, mas tbm na digibirilidade (controle) do veículo. :P
[]'s
Eu tbm achava que com barra estabilizadora era mais difícil de capotar, mas depois daquela discussão lá naquele tópico a conclusão foi que não!...quer dizer, em veículos com o CG alto, como o jipe, até que muda, mas parece que é muito pouco, praticamente nada! :D
Foi meio difícil de eu aceitar isso mas...
Grande Mauro,
Ok! Se naquele tópico chegou a essa conclusão, com sou eu pra argumentar contra?! :wink: :wink:
Obrigado pelas explicações. :wink:
[s] entendidos,