PDA

Ver Versão Completa : Oleo do cambio AT- TR4 - Revisão 40.000km



Armandinho
07/04/2009, 15:12
Liguei pra agendar minha revisão de 40.000km e fui informado que o oleo do cambio AT que era trocado a cada 40k passou a ser apenas completado caso seja necessário com 40k e so é substituido agora com 80k!!! Recomendação do fabricante!! Gostaria de saber de quem ja fez essa troca com 40k e se é realmente seguro aguardar os 80k pra troca-lo!
Abraços

nelsonnrc
07/04/2009, 15:47
Liguei pra agendar minha revisão de 40.000km e fui informado que o oleo do cambio AT que era trocado a cada 40k passou a ser apenas completado caso seja necessário com 40k e so é substituido agora com 80k!!! Recomendação do fabricante!! Gostaria de saber de quem ja fez essa troca com 40k e se é realmente seguro aguardar os 80k pra troca-lo!
Abraços
Faz a troca com 40mil km e troque o filtro também...
São aprox 7 litros
ABs

Allan
07/04/2009, 18:02
Faz a troca com 40mil km e troque o filtro também...
São aprox 7 litros
ABs

Nelson,

Não sabia que a TR4 tinha filtro de óleo para a caixa.

Abraçoo.

marcio pajero
07/04/2009, 20:55
com a promoção da Mit para as revisões, que acabou em 03/2009, mandei uma mensagem para o sac-mit questionando a troca de oleo da transmissão automatica com 80mkm conforme propaganda e perguntando qual orientação seguir, se a do manual ou da propanganda. A resposta foi demorada e apos varias cobranças veio curta e grossa: SEGUIR O MANUAL. Desta forma fiz arevisão de 40mkm da minha full com tudo que manda no manual. Como não manda trocar o filtro (so com 80mkm) não troquei. Marcio

Armandinho
07/04/2009, 21:27
Faz a troca com 40mil km e troque o filtro também...
São aprox 7 litros
ABs

Então quando retornar de viagem farei a revisão e tambem a troca desse oleo. Ja tou me preparando pra pancada.

abraços!!

marcio pajero
07/04/2009, 22:17
a troca de oleo da TA da pajero full que são 12 litros com a retrolavagem, custou quase $800,00, fora da promoção. Marcio

Allan
07/04/2009, 22:23
Então quando retornar de viagem farei a revisão e tambem a troca desse oleo. Ja tou me preparando pra pancada.

abraços!!

Armandinho,

Esse Óleo custa entre R$ 70,00 e R$ 80,00 o litro, aproximadamente.

Abraçoo.

nelsonnrc
07/04/2009, 23:45
Vc pode comprar o TQMSP3 em um distribuidor Castrol e levar para a concessionaria trocar, a diferença de economina é o preço de um filtro; ou R$55/l contra R$78/l na MMC

:stop:Quando me ofereceram essa história de retrolavagem eu quase mandei os caras pra PQP!
Fazendo a tal da retrolavagem não é trocado mais do 5l na Full, contra 9l da troca com filtro; restando 3 litros que geralmente ficam no conversor de torque.

ale_ralves
08/04/2009, 09:17
Liguei pra agendar minha revisão de 40.000km e fui informado que o oleo do cambio AT que era trocado a cada 40k passou a ser apenas completado caso seja necessário com 40k e so é substituido agora com 80k!!! Recomendação do fabricante!! Gostaria de saber de quem ja fez essa troca com 40k e se é realmente seguro aguardar os 80k pra troca-lo!
Abraços

Bem, meus amigos,
Acredito que a recomendação de trocar do fluído ATF do câmbio AT a cada 40000Km e utilizar única e exclusivamente o tal castrol TQMSPIII vem de razões comerciais entre castrol e Mitsubishi.
Penso isso pelo seguinte:
No caso do intervalo de troca, se consultarmos, por exemplo, a tabela: http://www.brasilautomatico.com.br/si/site/0704 , veremos que o prazo de troca para um ATF sintético como o Dexron III sintético é de 100.000Km, além disso atualmente já estão sendo produzidos veículos que dispensam a troca do ATF a qualquer tempo, então pensar em trocar um óleo de 1ª como esse TQM a cada 40000Km totalmente desnecessário.
Outra coisa, se olharmos no manual e em adesivos pelo carro veremos recomendações veementes para não se utilizar outro óleo diferente do TQM da Castrol (R$ 70/litro). Pois bem, se olharmos o manual de manutenção da Pajero Pinnin que é o nome da IO/TR4 na Europa e tem exatamente o mesmo câmbio das Tupiniquins veremos que se recomenda o uso do Dexron e no próprio parafuso de dreno do câmbio de nossas Pajeros tem a inscrição DII de Dexron II (Olhem!).


[]'s
e que venham as pedradas!

nelsonnrc
08/04/2009, 18:15
Bem, meus amigos,
Acredito que a recomendação de trocar do fluído ATF do câmbio AT a cada 40000Km e utilizar única e exclusivamente o tal castrol TQMSPIII vem de razões comerciais entre castrol e Mitsubishi.
Penso isso pelo seguinte:
No caso do intervalo de troca, se consultarmos, por exemplo, a tabela: http://www.brasilautomatico.com.br/si/site/0704 , veremos que o prazo de troca para um ATF sintético como o Dexron III sintético é de 100.000Km, além disso atualmente já estão sendo produzidos veículos que dispensam a troca do ATF a qualquer tempo, então pensar em trocar um óleo de 1ª como esse TQM a cada 40000Km totalmente desnecessário.
Outra coisa, se olharmos no manual e em adesivos pelo carro veremos recomendações veementes para não se utilizar outro óleo diferente do TQM da Castrol (R$ 70/litro). Pois bem, se olharmos o manual de manutenção da Pajero Pinnin que é o nome da IO/TR4 na Europa e tem exatamente o mesmo câmbio das Tupiniquins veremos que se recomenda o uso do Dexron e no próprio parafuso de dreno do câmbio de nossas Pajeros tem a inscrição DII de Dexron II (Olhem!).


[]'s
e que venham as pedradas!

Quanto a km de troca já tem minha opinião :pipoca:
Já as propriedades do Dexron/Mercon 3 são bem diferentes do TQMSP3 da
Castrol, tanto é que existem 2 ATF universais da Castrol no exterior o Multi ATF que vai até Dexron/Mercon 3 e outros ATF "mais antigos"; o seguinte seria o Multi ATF Import, para veiculos que usam ATF sintético.

Existe uma tabela de explicação e aplicação entre os diferentes tipos ATF no siste da Castrol, se der uma olhada verá que as propriedades de um Dexron/Mercon 3 são bem diferentes de um TQM.

Existe a possibilidade de usar o Dexron e colocar um aditivo+coeficiente de atrito, mas no fim o valor fica praticamente o mesmo ao recomendado da Castrol

Abs

ale_ralves
08/04/2009, 18:40
Quanto a km de troca já tem minha opinião :pipoca:
Já as propriedades do Dexron/Mercon 3 são bem diferentes do TQMSP3 da
Castrol, tanto é que existem 2 ATF universais da Castrol no exterior o Multi ATF que vai até Dexron/Mercon 3 e outros ATF "mais antigos"; o seguinte seria o Multi ATF Import, para veiculos que usam ATF sintético.

Existe uma tabela de explicação e aplicação entre os diferentes tipos ATF no siste da Castrol, se der uma olhada verá que as propriedades de um Dexron/Mercon 3 são bem diferentes de um TQM.

Existe a possibilidade de usar o Dexron e colocar um aditivo+coeficiente de atrito, mas no fim o valor fica praticamente o mesmo ao recomendado da Castrol

Abs

Entendo Nelson, mas como explicar o fato do mesmo câmbio ter o uso de outro óleo recomendado quando em outro país? No manual de manutenção não menciona a adição de nenhum aditivo ao Dexron para usá-lo na Pajero Pinnin. E qto a marcação "DII" de dexron II que existe em nossos câmbios, que vieram de outros países?
Eu particularmente acredito na qualidade dos produtos da Castrol e os uso, só qto ao intervalo de troca do ATF que o aumento um pouco sem nenhuma dor na consciência. Mas penso que a coisa não é aterrorizante como o manual passa qto ao não uso do Castrol TQM. De certo que é um óleo melhor, mas creio que ao usarmos outro não vai moer o câmbio todo como a Mitsubishi diz.

nelsonnrc
08/04/2009, 20:39
Entendo Nelson, mas como explicar o fato do mesmo câmbio ter o uso de outro óleo recomendado quando em outro país? No manual de manutenção não menciona a adição de nenhum aditivo ao Dexron para usá-lo na Pajero Pinnin. E qto a marcação "DII" de dexron II que existe em nossos câmbios, que vieram de outros países?
Eu particularmente acredito na qualidade dos produtos da Castrol e os uso, só qto ao intervalo de troca do ATF que o aumento um pouco sem nenhuma dor na consciência. Mas penso que a coisa não é aterrorizante como o manual passa qto ao não uso do Castrol TQM. De certo que é um óleo melhor, mas creio que ao usarmos outro não vai moer o câmbio todo como a Mitsubishi diz.

Essa indicação fica aonde?
Sabe qual é o código/modelo de tranmissão do Pinin?
Abs

ale_ralves
08/04/2009, 22:36
Essa indicação fica aonde?
Sabe qual é o código/modelo de tranmissão do Pinin?
Abs

A indicação DII de dexron II fica no parafuso de dreno da caixa.
A transmissão da Pinnin é modelo: V4AW4 conforme pág 00-16 do Manual de caracteríticas gerais da Pinnin em anexo, exatamente o mesmo constante na plaqueta de indentificação da minha Pajero.
A recomendação de uso do Óleo Dexron II na Pajero com o mesmo cambio das nossas, portanto, está ná página 23-2 do manual de manutenção da Transmissão AT da Pinnin também em anexo.

Será que consegui provar por A + B que não é altamente prejudicial para o câmbio não usar o caríssimo TQM da Castrol conforme afirma a Mitsubishi no Brasil, já que a própria Mitsubishi recomenda o uso de outro óleo nesse mesmo câmbio fora do Brasil???

PauloJ
08/04/2009, 23:20
A indicação DII de dexron II fica no parafuso de dreno da caixa.
A transmissão da Pinnin é modelo: V4AW4 conforme pág 00-16 do Manual de caracteríticas gerais da Pinnin em anexo, exatamente o mesmo constante na plaqueta de indentificação da minha Pajero.
A recomendação de uso do Óleo Dexron II na Pajero com o mesmo cambio das nossas, portanto, está ná página 23-2 do manual de manutenção da Transmissão AT da Pinnin também em anexo.

Será que consegui provar por A + B que não é altamente prejudicial para o câmbio não usar o caríssimo TQM da Castrol conforme afirma a Mitsubishi no Brasil, já que a própria Mitsubishi recomenda o uso de outro óleo nesse mesmo câmbio fora do Brasil???

:stop: Cuidar do câmbio automático é um jogo difícil, sob informações contraditórias e riscos altos. Façam suas apostas:
* trocar o óleo na concessionária uma vez a cada um ou dois anos, R$500; :-|
* consertar numa especializada pequena, R$5.000; :cry:
* consertar numa especializada de renome R$10.000; :shock:
* comprar um câmbio novo, R$25.000. :putz:

Eu troco o óleo do câmbio dos carros de casa a cada 40K. Até do Audi que no manual não manda trocar. Mas eu vi a cor do óleo que saiu... TQM na Pajero, Pentosin no Audi e o que mais pedirem nos manuais... :concordo:

Filtros, correias, rolamentos e miudezas em geral, se der pra trazer dos EUA vamos economizar uma boa grana. Mas óleo não dá... :discordo:

Abraços,

Paulo

nelsonnrc
09/04/2009, 00:23
:stop: Cuidar do câmbio automático é um jogo difícil, sob informações contraditórias e riscos altos. Façam suas apostas:
* trocar o óleo na concessionária uma vez a cada um ou dois anos, R$500; :-|
* consertar numa especializada pequena, R$5.000; :cry:
* consertar numa especializada de renome R$10.000; :shock:
* comprar um câmbio novo, R$25.000. :putz:

Eu troco o óleo do câmbio dos carros de casa a cada 40K. Até do Audi que no manual não manda trocar. Mas eu vi a cor do óleo que saiu... TQM na Pajero, Pentosin no Audi e o que mais pedirem nos manuais... :concordo:

Filtros, correias, rolamentos e miudezas em geral, se der pra trazer dos EUA vamos economizar uma boa grana. Mas óleo não dá... :discordo:

Abraços,

Paulo
Concordo com vc

FabioTr4
09/04/2009, 11:24
...na revisão "5" trocar todos os óleos da minha AT e fui informado pela concessionária (revisão na Mit) que agora só aos 80.000km deveria trocar o da transmissão AT.

Perguntei de "tudu-quantu-é-jeitu" e não me convenceram na resposta. Como a Mit muda de uma hora pra outra, mantendo o mesmo regime de manutenção e características do óleo, dobrando o tempo indicado no manual?

Mais uma vez pulga atrás da orelha com os procedimentos de revisão e manutenção.

Outra coisa: trocar óleo a cada 5.000km tb acho desperdício em ciclo normal de rodagem.

[s] a todos

marcio pajero
09/04/2009, 18:40
Ontem fui a Mitcar receber uma full gls com um colega que a comprou zero. Fiquei tentado a trocar a minha ful gls 06/06 40mkm, desesti, me pediram 60 pilas de volta. Mas perguntei ao chefe da oficina sobre duvida causada entre a promoção e o manual quanto a troca do oleo da TA aos 40 ou 80mkm. A resposta foi imediata 80mkm. Perciste a duvida, pois a resposta da fabrica aos meus emails foi de manter os 40mkm do manual o que eu ja havia atendidi.´Só uso os oleos recomendados e na kilometragem ou no tempo indicado. Para mim o item de manutenção mais barato é o oleo e a diferença entre o indicado e o paralelo é pequena e em pouco volume. No fim o valor da diferença é perto de 10 litros de combustivel a cada 5000km. Marcio
40 ou 80 eis a questão???

tico tr4
09/09/2009, 12:47
Tambem estava preocupado que a troca de oleo da minha TR4.. Mas por sorte liguem pra Sendai em Vitoria e fiquei mas tranquilo .
O oleo usado antigamente foi substituido por um outro bem mais em conta o mesmo usado na flex, que custa apenas R$35,77. Ficou por R$250 mais a mão de obra R$130. Aproveitei e troquei o oleo da reduçao e dos diferenciais mais R$150 com R$45 de mao de obra. Total R$575,00 Nem pedi desconto.Em relação ao filtro ele não me recomendou a troca. Espero que ajude!!!!

ale_ralves
14/09/2009, 20:37
Tambem estava preocupado que a troca de oleo da minha TR4.. Mas por sorte liguem pra Sendai em Vitoria e fiquei mas tranquilo .
O oleo usado antigamente foi substituido por um outro bem mais em conta o mesmo usado na flex, que custa apenas R$35,77. Ficou por R$250 mais a mão de obra R$130. Aproveitei e troquei o oleo da reduçao e dos diferenciais mais R$150 com R$45 de mao de obra. Total R$575,00 Nem pedi desconto.Em relação ao filtro ele não me recomendou a troca. Espero que ajude!!!!

:pensativo: Alguém pode esclarecer se entendi certo: O óleo de câmbio da TR4 Flex não é o Castro TQMSP? Mesmo o câmbio sendo o mesmo das outras TR's e a Mit dizendo que não se pode usar outro óleo se não o TQMSP?

jhsingh
12/01/2012, 11:20
Levei minha TR4 2005 Gasolina para revisão de 50K na concessionaria, mas pedi o pacote de "revisão programada nº8" (que em tese, seria para 80k rodados). A troca de óleo dessa "revisão programada mitsubishi" é indicado o óleo de 36 reais Castrol TQ-D - tá lá, no site da mitsubishi, claro e limpo (copiei a página para um futuro questionamento). Enfim, no manuel do carro falam pra trocar o óleo a cada 40K, e usar SOMENTE o tal TQMSP3. Já o website da empresa, e os cartazes nas concessionárias indicam essa troca aos 80K, e no site (e na nota fiscal do serviço), consta o óleo bem mais em conta TQ-D (um castrol compatível DEXRON-II). Como li aí, bem claro, que a CAIXA AT dessa TR4 é IDÊNTICA (mesmo código inclusive) da Pinin, que usa DXII, e, ainda, no parafuso de dreno da caixa tá lá DII, CARAMBA, tá na cara que a MMC fez um belo acordo com a Castrol, pegou um óleo mais caro, colocou lá 1ml de perfumaria e INVENTOU uma categoria de óleo pra ganhar mais dinheiro. COm a concorrência apertando, pularam fora para baratear as revisões e usar isso como ferramenta de Marketing, deixando pra lá o super-hiper-exclusivo óleo e voltando ao original da CX de TRANSMIS. O original é DII, que custa 37 pilas o litro. É o que as concessionárias estáo usando sem a menor vergonha, nem escondendo, ja que CONSTA NA NOTA FISCAL DA REVISÃO. Troca do óleo, só com 80K mesmo, ou menos, se o uso do carro for pouco (fator tempo). Exatamente o que fiz (troquei com 50K pq o carro já tem 6 anos de uso) - o óleo antigo tava numa boa, limpo, pouca diferença de coloração, pouca diferença de cheiro, viscosidade sentida nos dedos impecável. É uma caixa de câmbio projetada em meados dos anos 90, pq teria q usar um óleo projetado depois do ano 2000? Só pq a MMC começou a vender a TR4 em 2003? Acho que fui claro aqui. Esqueçam o super oleo, vá de equivalente DEXRON II mesmo.

caique
12/01/2012, 11:50
Para mim bem convincente...tem toda lógica, a mudança só ocorreu por pressão da concorrência, do contrário os manuais estrangeiros usariam o mesmo "super" óleo. Agora, entre 40 ou 80, se quiser gastar, opte por 60.000 klm.

abçs




Levei minha TR4 2005 Gasolina para revisão de 50K na concessionaria, mas pedi o pacote de "revisão programada nº8" (que em tese, seria para 80k rodados). A troca de óleo dessa "revisão programada mitsubishi" é indicado o óleo de 36 reais Castrol TQ-D - tá lá, no site da mitsubishi, claro e limpo (copiei a página para um futuro questionamento). Enfim, no manuel do carro falam pra trocar o óleo a cada 40K, e usar SOMENTE o tal TQMSP3. Já o website da empresa, e os cartazes nas concessionárias indicam essa troca aos 80K, e no site (e na nota fiscal do serviço), consta o óleo bem mais em conta TQ-D (um castrol compatível DEXRON-II). Como li aí, bem claro, que a CAIXA AT dessa TR4 é IDÊNTICA (mesmo código inclusive) da Pinin, que usa DXII, e, ainda, no parafuso de dreno da caixa tá lá DII, CARAMBA, tá na cara que a MMC fez um belo acordo com a Castrol, pegou um óleo mais caro, colocou lá 1ml de perfumaria e INVENTOU uma categoria de óleo pra ganhar mais dinheiro. COm a concorrência apertando, pularam fora para baratear as revisões e usar isso como ferramenta de Marketing, deixando pra lá o super-hiper-exclusivo óleo e voltando ao original da CX de TRANSMIS. O original é DII, que custa 37 pilas o litro. É o que as concessionárias estáo usando sem a menor vergonha, nem escondendo, ja que CONSTA NA NOTA FISCAL DA REVISÃO. Troca do óleo, só com 80K mesmo, ou menos, se o uso do carro for pouco (fator tempo). Exatamente o que fiz (troquei com 50K pq o carro já tem 6 anos de uso) - o óleo antigo tava numa boa, limpo, pouca diferença de coloração, pouca diferença de cheiro, viscosidade sentida nos dedos impecável. É uma caixa de câmbio projetada em meados dos anos 90, pq teria q usar um óleo projetado depois do ano 2000? Só pq a MMC começou a vender a TR4 em 2003? Acho que fui claro aqui. Esqueçam o super oleo, vá de equivalente DEXRON II mesmo.

Pavoski
12/01/2012, 16:11
Salve, salve, senhoras e senhores!

Como está se aproximando a revisão de 80k da nega Tereza, fui dar uma olhada no site da MMC o tamanho da facada que me aguarda... O susto até não foi tão grande, pelo número de coisas trocadas, mas o que realmente me chamou a atenção (imagem em anexo) foi a troca de óleo do câmbio AT apenas na 10° revisão (100k)...

Mitsubishi Motors do Brasil (http://www.mitsubishimotors.com.br/main.cfm/site/9/content/55)
página visitada em 12/01/2012 - 16h.

Meu pai é dono de oficina há mais de 40 anos e sempre disse que em caixa automática deve-se mexer o mínimo indispensável, mas 100k tou achando um pouco demais...

Que é que a galera daqui acha disso?

jhsingh
12/01/2012, 22:40
Salve, salve, senhoras e senhores!

Como está se aproximando a revisão de 80k da nega Tereza, fui dar uma olhada no site da MMC o tamanho da facada que me aguarda... O susto até não foi tão grande, pelo número de coisas trocadas, mas o que realmente me chamou a atenção (imagem em anexo) foi a troca de óleo do câmbio AT apenas na 10° revisão (100k)...

Mitsubishi Motors do Brasil (http://www.mitsubishimotors.com.br/main.cfm/site/9/content/55)
página visitada em 12/01/2012 - 16h.

Meu pai é dono de oficina há mais de 40 anos e sempre disse que em caixa automática deve-se mexer o mínimo indispensável, mas 100k tou achando um pouco demais...

Que é que a galera daqui acha disso?

AMIGO, agora eu que fiquei assustado! O SITE DA MMC é de uma imprecisão FENOMENAL! A tabela de "revisões programadas" do seu carro, que vc colou/anexou aqui NÃO CONSTA EM NENHUMA DELAS A TROCA DE ÓLEO DA AT - nadica de nada. Nos 100K tá recomendado a troca do óleo da CAIXA DE TRANSFERÊNCIA, que não é a caixa do câmbio automático :discordo:. A caixa de transferência é uma caixa mecânica, acionada pela alavanca de tração. É a caixa que faz a conexão do AT com a tração (4x2/4x4/4x4+Bloqueio).

Resumindo então, essa tal de "revisão programada" é totalmente fora dos padrões da revisão instruida no manual. Cheque no seu manual de bordo o que se fala sobre troca de óleo/fluido da transmissão AT. Na minha (TR4 gasolina 2005 AT), aparece essa troca com 40K e depois com 80K. Já na revisão programada do site aparece só com 80K. No seu caso, nem aparece!!!
*anexo o print da revisão programada do site da minha TR4, só para vc comparar.


328012

A Mitsubishi tem obrigação de sanar essas informações conflitantes :putz:, pois assim ficamos sem saber onde confiar :? , se no site, se na palavra da concessionária, se no manual do proprietário. Aliás, vou tentar ligar no SAC da MMC e ver o que eles lá falam.

jhsingh
23/01/2012, 22:22
Mandei e-mail pro SAC da Mitsubishi do Brasil e a resposta veio: Óleo da transmissão das TR4 (todas - flex ou só gasolina) é agora o TQ-D Castrol. Tá arquivado e guardado o email. Depois posto uma imagem do PDF que acompanhou o e-mail.


TQ-MSIII x TQ-D
Esqueçam então o TQMS3 (ou TQ-M/S-III). Só tomem o devido cuidado de NÃO MISTURAR ÓLEOS. Como não sei desde quando eles estão colocando de fábrica o TQ-D, em caso de vazamento, TROQUE TODO O ÓLEO, NAO COMPLETE. O TQ-D custa baratin, acho que uns 28 reais o litro. Não vale a pena arriscar. Troquem em oficina especializada em AT ou na concessionária, pois é necessário ter uma máquina específica de sucção e bombeamento para tirar todo óleo antigo e repor o novo. Não caia na conversa de mechânicos. A caixa de transmissão exige 8 litros de óleo, mas se usa mais, uns 10 litros, para fazer a troca completa, pois os primeiros 2 litros se perdem no inicio do bombeamento. Se só drenar pelo bujao vai sair uns 4 litros apenas, pois o resto fica enfiado lá na bomba hidráulica do conversor de torque. Uma troca completa exige no mínimo 8 litros. Para realizar a troca, tem que ser com especialista. Fica aí a dica.

[ ]s

BinoTR4
10/02/2012, 11:29
A minha TR4 e 2010/2010 e já saiu de fábrica com o Castrol TQ-D. Ao menos o manual manda utilizar apenas esse fluido para a A/T e para a Direção Hidráulica.

Bino

Fabio3010
10/02/2012, 21:18
Então pessoal,

um colega meu que é especialista em transmissão automática aqui em Curitiba me disse que nos veículos mais novos, um câmbio automático se não trocar o óleo aguenta no máximo 300 mil km...

mas recomenda: o ideal, para prolongar a vida útil da trasmissão é efetuar trocas a cada 40 mil km... utilizando óleo recomendado pela fábrica...

já pra quem quiser utilizar óleos diferentes do recomendado, o ideal é trocar no máximo a cada 25 mil km...

no meu caso... peguei minha pajero sport com outro óleo que não o recomendado... e após mais de 40 mil km rodados.... tomei na cabeça... começou a dar pequenas patinadas na troca da 2ª para a 3ª marcha... troquei pelo TQM da Castrol mas não adiantou...resultado.... tive que abrir o câmbio....

o que aconteceu? conforme meu colega que arrumou meu câmbio, o óleo diferente do TQM acelerou o desgaste dos discos da transmissão.... fazendo com que patinasse na troca da marcha (eu vi toda minha transmissão por dentro e realmente o disco estava beeeeem gasto)... a minha sorte é que não demorei pra levar na oficina... senão teria sido pior...e mais caro!!

Vou pegar o carro amanhã e posto o resultado.

uma coisa é certa... não vale a pena fazer economia de poucos reais com óleo de câmbio automático!!!

abs.

BinoTR4
11/02/2012, 11:18
Verdade

É o típico caso do barato q sai caro.

Bino

LeoSub
10/05/2012, 14:07
Bom, se pensarmos de maneira global, a especificação que o manual da AT 2006 me passa é TQ-MSP3 que pelas pesquisas que fiz trata-se de um óleo grau SAE 75W 90... Então, quais os fatores de risco para um óleo com o mesmo grau de uma outra marca? Acredito que está acontecendo o que disse o colega anteriormente, colocaram uma gota de essência no óleo e aumentaram o preço.

Fiz um orçamento ontem na HIRO Csc em Vitória e o litro do óleo fica em R$42,00... Encontrei um óleo de outra marca (LUBRAX) com a mesma viscosidade por R$16,00...

O que acham?

arthur.r
11/05/2012, 23:23
Boa noite colegas.. há meses estou procurando algumas pajero tr4 para comprar.. estou esperando apenas encontrar AQUELA oportunidade. Já olhei várias tr4 automáticas e sempre que vou olhar a cor do óleo do câmbio, vejo que é tipo transparente ou amarelado... de coloração um pouco mais suave que o óleo de motor normal...

Tenho um ford focus 2005 automático, já realizei a troca do óleo de seu câmbio e sei que no seu caso, o MERCON V é vermelho quando novo..

Pergunto a vocês.. Qual deve ser a cor do óleo utilizado na TR4, tanto o castrol quanto o dexron?

Abraços

express_sergio
08/02/2013, 13:41
Tenho uma pajero 2007 com 60 mil km realizei a troca e fiquei assustado com a condição do oleo, o mecanico da MIT disse, mais um pouco vc ia ficar sem cambio, na oficina tinha duas pajeros com media de 120 mil km... adivinha o problema ? cambio automatico danificado por falta de troca de oleo, então logo leva a conclusão que oleo é para 40 mil km, o novo oleo TQD que esta sendo utilizado e recomendado para 80 mil km ou 4 anos, logo para aqueles que não rodarem uns 80 mil, troque com 4 anos ... pois oleo tem data de validade. obs o litro do TQ-D custa 34 reais em SP e se você fritar um disco de cambio vai gastar uma bagatela de 3 a 4 mil reais... pense nisso....

Goldfinger
26/10/2013, 23:48
Lembrando que o fluido Castrol TQ-D nada tem de "especial". Vejam a ficha técnica:

http://www.castrol.com/liveassets/bp_internet/castrol/castrol_brazil/STAGING/local_assets/downloads/t/TQ_D_DT.pdf

E trata-se de um fluido obsoleto, pois a sua especificação Dexron II-D é um tanto ultrapassada.

Qualquer fluido de especificação Dexron III pode ser utilizado no câmbio automático do TR4, sem problemas. Há várias marcas à venda, como Texaco, Valvoline, Lubrax, etc.

p.peleje
23/07/2014, 11:55
Bom dia a todos.

Acabei de voltar da concessionária da Mit, onde deixei a tr4 para análise da troca do óleo do câmbio automático. Minha TR4 está com 90.000km. Segundo informações do técnico da concessionária da Mit, ele vai recomendar a troca ou não depois da analise. Pois de acordo com informações dele, se o óleo estiver velho demais, queimado ou com uma viscosidade muito alterada, a troca de óleo vai ocasionar sérios problemas ao câmbio. E ae? Como comprei o carro faz 1 mês, sugeriu até devolver o carro se o óleo estiver "cansado". E que se o óleo estiver muito ruim, terá que abrir o câmbio todo pra revisao completa além da troca do óleo.

Alguém já passou por isso?

Abs a todos

lucciano amaral
14/08/2014, 23:11
Acabei de comprar um tr4 automatica ano 2005 e quero verificar o oleo mas nao achei a vareta do cambio automatico, alguem poderia me dizer onde ela fica? grato

lucciano amaral
14/08/2014, 23:13
Ah, so completando, essa questao do oleo recomendado cai por terra agora, pois desde janeiro a mit alterou o castrol pelo lubrax, tanto pra zero como para ja antigos, assim, nossas viatiuras que era recomendado castrol agora passa a ser lubrax. so muda a marca mas composição é a mesma.

Ipanema
24/08/2014, 13:59
Ah, so completando, essa questao do oleo recomendado cai por terra agora, pois desde janeiro a mit alterou o castrol pelo lubrax, tanto pra zero como para ja antigos, assim, nossas viatiuras que era recomendado castrol agora passa a ser lubrax. so muda a marca mas composição é a mesma.

Exato. Só que finalmente deram uma aliviada e custa entre R$ 20 e R$ 30 mais barato por litro do que o Castrol.

BinoTR4
08/11/2014, 20:59
Prezados: Estou pensando em substituir o fluido da TA da TR4 e no lugar colocar um fluido da MOBIL 1 com especificação DEXRON VI, superior e retro-compatível com as demais especificações DEXRON, conforme o rótulo diz. O que vcs acham?

BinoTR4
09/11/2014, 07:16
melhorei a foto do rótulo para se possa ver melhor a descrição...

BinoTR4
16/11/2014, 21:03
Comprei 10 L do fluido acima e vou substituir fds que vem. Quando tiver o resultado aviso aos colegas...

BinoTR4
22/11/2014, 13:32
Bom, pessoal, enfim fiz a substituição do ATF pelo DEXRON VI da Mobil. Meu ATF antigo não estava tão ruim assim, mas já estava marrom. Drenei o antigo até sair o novo pela mangueira do sistema de arrefecimento. Ficou nota 10. Nem se sente mais a caixa trocando as marchas. Top demais. Recomendo.
E se alguem tiver alguma dúvida de como substituir o ATF, é só perguntar.
Abcs.

jhongoa
11/05/2015, 10:34
Bom dia,

Tenho uma Pajero TR4 Automatica 4x4 ano 2010/2011

Qual seria o óleo ideal para cambio automatico e motor?

Liguei para a concessionaria e me disseram que não trabalham mais com Castrol TQD, agora usam o Lubrax ATF TDX, procurei o Castrol TQD para comprar e não achei.

Posso usar Lubrax ATF TDX mesmo?

Qual seria o óleo para motor?

Agradeço.

leoloko
01/06/2015, 10:01
Bom dia,

Tenho uma Pajero TR4 Automatica 4x4 ano 2010/2011

Qual seria o óleo ideal para cambio automatico e motor?

Liguei para a concessionaria e me disseram que não trabalham mais com Castrol TQD, agora usam o Lubrax ATF TDX, procurei o Castrol TQD para comprar e não achei.

Posso usar Lubrax ATF TDX mesmo?

Qual seria o óleo para motor?

Agradeço.


Amigo, eu tenho uma CRV 4x4 2010 Automatica. Troquei o óleo de câmbio como recomenda o manual nos 80 mil km e me arrependo amargamente de ter trocado o óleo. O carro passou a dar uns trancos e certas situações, principalmente reduzindo marchas, isso só começou a ocorrer após a troca do óleo, estou começando a achar que não devemos mesmo trocar o óleo de cambio automático.

Agora o motor é sussa!

saulo_borges
01/06/2015, 11:15
Senhores, o óleo do câmbio automático e motor devem ser substituídos conforme as especificações do fabricante. Sugiro que se troque na css mesmo efetuando a revisão que a contempla (câmbio). Guarde a NF e terá garantia do serviço por 1 ano.

É fato que a não substituição acarretará em problemas sérios a longo prazo. No seu caso Leoloko, não sei precisar o que houve. Mas não se pode atribuir o problema à troca de óleo, desde que tenha sido realizada corretamente.

A minha finada TR4 troquei na css na revisão de 80.000. Ela era 2005 e no motor sempre utilizei 20W50 API SM, conforme consta no manual.

florim
03/08/2015, 14:17
Bom, pessoal, enfim fiz a substituição do ATF pelo DEXRON VI da Mobil. Meu ATF antigo não estava tão ruim assim, mas já estava marrom. Drenei o antigo até sair o novo pela mangueira do sistema de arrefecimento. Ficou nota 10. Nem se sente mais a caixa trocando as marchas. Top demais. Recomendo.
E se alguem tiver alguma dúvida de como substituir o ATF, é só perguntar.
Abcs.

Opa amigo, estou perguntando, preciso trocar e estou pesquisando óleos compatíveis. Qual o valor deste aí? Você fez por flushing ou esgotamento?

Abraço.

BinoTR4
09/10/2016, 18:51
Pessoal: Passo por aqui apenas para dizer que o DEXRON VI da MOBIL cumpriu sua função nesses dois anos. O fluido ainda guarda seu aspecto avermelhado, mas já dá sinal de mudança de cor para marrom. 30.000 km depois, resolvi dar um passo além. Vou substituir o fluido atual, que é semi-sintético, por um 100% sintético, também de classificação DEXRON VI. Desta vez comprei o fluido da PEAK (importado dos EUA), que tem um preço bem razoável. Apesar de ser um pouco mais caro que o MOBIL, como é 100% sintético tende a preservar melhor os componentes da transmissão e, quem sabe, durar uns 10.000 km a mais. Depois que trocar, dou um feedback.

tiglup
24/10/2016, 20:02
Mestre, tem como passar o bizu de como substituir o ATF?

BinoTR4
02/11/2016, 09:33
Mestre, tem como passar o bizu de como substituir o ATF?

Certeza:

1 - A primeira coisa é programar-se: Providencie o fluido e o anel de vedação do bujão do cárter da A/T.

- O óleo eu uso o DEXRON VI em razão do que postei neste post. Encomendo sempre 10 litros.
- O anel de vedação tem que ser encomendado na concessionária. Demora 5 dias úteis mas vem.
Não compensa economizar nem no fluido nem no anel. Lembre-se que vc já não vai pagar nada de mão de obra e o procedimento que vou descrever é simples e já te economiza uma boa grana;

2- O segundo passo é, com o carro DESLIGADO, remover o protetor de cárter do motor e encontrar uma mangueira fina que se encontra conectada no radiador/resfriador de óleo da A/T;

3 - Desconecte essa mangueira soltando a abraçadeira (cairá um pouco de óleo contido na linha);

4 - Pegue uma mangueira cristal e ligue uma das pontas no plug do resfriador prendendo com a abraçadeira. A outra ponta deve ser direcionada a um recipiente para o qual o óleo será direcionado;

5 - Com tudo pronto, coloque a alavanca na posição N e ligue o carro. cerca de 3,4 litros de óleo serão drenados em cerca de 0,8 minuto. Quando o fluido parar de sair, desligue o carro;

6 - Mantenha tudo como está e remova o bujão do cárter da A/T. Será drenado cerca de 1 litro. Mais da metade do fluido velho já saiu. O restante está preso no conversor de torque e no corpo da transmissão. Já vamos ver como retirar;

7 - Substitua o anel de vedação e recoloque o bujão do cárter. Antes de recolocar o bujão, limpe bem ele e remova todo o resquício de limalha. Não aperte muito o bujão para não espanar a rosca. O suficiente para ele deformar o anel e garantir o aperto. Se o anel for novo, ele garantirá também a vedação.

8 - Dentro do cofre do motor, retire a vareta de óleo e com a ajuda de um funil, recoloque devagar a mesma quantidade de fluido que foi retirada, cerca de 4,2 litros;

9 - Repita o passo 5 e o restante do fluido velho será expelido;

10 - Reconecte a mangueira original no trocador de calor;

11 - Adicione aproximadamente 3,4 l de fluido pela vareta e confirme provisoriamente se o nível se está dentro da marca COLD;

12 - Recoloque o protetor de cárter;

13 - Ligue o veículo e circule com ele até que o fluido esquente. Antes de desligar o carro, com o pé no freio, passe cada uma das posições da alavanca seletora e fique em cada uma delas cerca de 30 segundos (isso é para garantir que o fluido circule e preencha todos os espaços da A/T);

14 - Confirme o nível definitivo se está dentro da marca HOT;

15 - Adicione fluido até chegar no nível correto;

16 - Pronto, está ok.

Minha sugestão é que vc troque a cada 2 o fluido ou a cada 40.000 km. Trocando quando ele ainda está bom, vc garante sempre que as melhores propriedade do lubrificante ajam na A/T. Não espere o óleo degradar. Se for um fluido 100% sintético, vc pode estender para 3 anos ou 50.000 km.

O procedimento que passei é o mesmo que consta no manual de reparação da MIT para a TR4.

Abraços,

BinoTR4
02/11/2016, 19:43
Esqueci de mencionar:

Como se utiliza em torno de 8 a 9 litros, geralmente sobra um litro de fluido.

Eu costumo utilizar para trocar o fluido da Direção Hidráulica, que troco sempre com o ATF da AT.

Fica a dica.

tiglup
08/11/2016, 15:04
Excelente tutorial! Logo que fizer dou um feedback aqui. Muito obrigado!!!

garebello
09/11/2016, 09:52
Excelente tutorial!

Existe algume problema em usar o militec na caixa? Pergunto porque não sei como funciona o sistema de embreagem nessa caixa e por isso é possível que com o militec haja deslizamento dos discos e perda da embreagem, claro, somente se for banhada com o mesmo fluido, como não sei, essa é justamente a pergunta!

Sei que existe uma discussão, inclusive neste fórum se é bom ou não usar o militec, mas a dúvida é mais técnica, se coloca como o militec eu posso fazer a caixa patinar, pois diminuiria o atrito entre as partes. Uma vez coloquei no motor de uma moto, mas a embreagem era banhada pelo mesmo óleo do motor e aí acabei com a embreagem em 1200km.

Não sei se fui claro na minha pergunta então estou a disposição para esclarecer melhor!

Alexandre Carreira
09/11/2016, 16:52
E com relação ao filtro?

E o procedimento para a troca do filtro da direção hidráulica, você tem aí?

Obrigado!



Certeza:

1 - A primeira coisa é programar-se: Providencie o fluido e o anel de vedação do bujão do cárter da A/T.

- O óleo eu uso o DEXRON VI em razão do que postei neste post. Encomendo sempre 10 litros.
- O anel de vedação tem que ser encomendado na concessionária. Demora 5 dias úteis mas vem.
Não compensa economizar nem no fluido nem no anel. Lembre-se que vc já não vai pagar nada de mão de obra e o procedimento que vou descrever é simples e já te economiza uma boa grana;

2- O segundo passo é, com o carro DESLIGADO, remover o protetor de cárter do motor e encontrar uma mangueira fina que se encontra conectada no radiador/resfriador de óleo da A/T;

3 - Desconecte essa mangueira soltando a abraçadeira (cairá um pouco de óleo contido na linha);

4 - Pegue uma mangueira cristal e ligue uma das pontas no plug do resfriador prendendo com a abraçadeira. A outra ponta deve ser direcionada a um recipiente para o qual o óleo será direcionado;

5 - Com tudo pronto, coloque a alavanca na posição N e ligue o carro. cerca de 3,4 litros de óleo serão drenados em cerca de 0,8 minuto. Quando o fluido parar de sair, desligue o carro;

6 - Mantenha tudo como está e remova o bujão do cárter da A/T. Será drenado cerca de 1 litro. Mais da metade do fluido velho já saiu. O restante está preso no conversor de torque e no corpo da transmissão. Já vamos ver como retirar;

7 - Substitua o anel de vedação e recoloque o bujão do cárter. Antes de recolocar o bujão, limpe bem ele e remova todo o resquício de limalha. Não aperte muito o bujão para não espanar a rosca. O suficiente para ele deformar o anel e garantir o aperto. Se o anel for novo, ele garantirá também a vedação.

8 - Dentro do cofre do motor, retire a vareta de óleo e com a ajuda de um funil, recoloque devagar a mesma quantidade de fluido que foi retirada, cerca de 4,2 litros;

9 - Repita o passo 5 e o restante do fluido velho será expelido;

10 - Reconecte a mangueira original no trocador de calor;

11 - Adicione aproximadamente 3,4 l de fluido pela vareta e confirme provisoriamente se o nível se está dentro da marca COLD;

12 - Recoloque o protetor de cárter;

13 - Ligue o veículo e circule com ele até que o fluido esquente. Antes de desligar o carro, com o pé no freio, passe cada uma das posições da alavanca seletora e fique em cada uma delas cerca de 30 segundos (isso é para garantir que o fluido circule e preencha todos os espaços da A/T);

14 - Confirme o nível definitivo se está dentro da marca HOT;

15 - Adicione fluido até chegar no nível correto;

16 - Pronto, está ok.

Minha sugestão é que vc troque a cada 2 o fluido ou a cada 40.000 km. Trocando quando ele ainda está bom, vc garante sempre que as melhores propriedade do lubrificante ajam na A/T. Não espere o óleo degradar. Se for um fluido 100% sintético, vc pode estender para 3 anos ou 50.000 km.

O procedimento que passei é o mesmo que consta no manual de reparação da MIT para a TR4.

Abraços,

Ribalipe
03/07/2020, 16:17
Fala pessoal!
Antes de mais nada, gostaria de pedir desculpas caso já tenham tópicos relacionados ao assunto!
É a minha primeira postagem no fórum, e confesso que ainda estou perdido na ferramenta de pesquisas!

Bem, vamos lá...
Adquiri minha Tr4 2011/2012 na última sexta feira.
Estou querendo fazer a troca dos fluidos, e principalmente do óleo da transmissão automática. No manual indica o Dexron 2 ou equivalente (Castrol TQ-D).
Estou encontrando uma certa dificuldade de encontrar esses óleos sugeridos pelo manual.
Daí, me indicaram o óleo Peak ATF (Marca americana que até então não conhecia), cujo o valor está bem acessível!

Fazendo algumas buscas na net, inclusive de vendedores que vendem o kit de troca de óleo de transmissão junto com o filtro e a junta de vedação, estão vendendo o Mobil Dexron VI.

Além desse, achei também o Mobil 3309, mas não encontrei muito assunto relacionado a esse óleo com as tr4..

Enfim, estou inclinando a pegar o Mobil Dexron VI.

Alguém já utilizou essa linha da Mobil na tr4? Posso colocar sem problemas?
Alguém teria alguma outra boa sugestão (Pensando no custo x benefício)?

Obrigado a todos!