PDA

Ver Versão Completa : A Múmia quer saber...



gomila
03/11/2004, 10:08
Galera,
Tem um amigo meu que não assina o fórum nem tão pouco gosta de internet que tem umas dúvidas.
Por exemplo, ele tem um Engesa Fase 1, com Motor S4Tplus, cambio original, pneus grabber 33, amortecedores bons, sõ meio duros.
Ele só usa o carro para trabalhar e dar uns passeios de sítio, não faz trilha, mal pega uma estrada se chão batido.
Que tipo de manutanção frequente ele precisa fazer? Além das normais de um "carro", levando em aconta que ele não faz trilha.

Eduardo Velo
03/11/2004, 10:48
Mesmo não fazendo trilha , se ás vezes ele passa por alagados é bom abrir os diferenciais e drenar óleo de cambio e transf. pra ver se não tem água ...
- colocar graxa (com bomba) em todos pinos graxeiros , em cima e embx do munhão , nas cruzetas e na articulação da embreagem bi-mensal
- Troca de óleos , agua de radiador e filtros períodico
- limpeza no pré-filtro de diesel a cada 6 meses ou antes se pegar terra .
- limpeza no tanque de diesel a cada 2 anos
- Abertura para limpeza e verificação dos freios traseiros a cada 3 meses
- Retirar tampa de inspeção do cambio (dentro da vtr) efetuar limpeza na manopla do cambio (enche de terra e cria passagem de óleo)
- verificar se todos os furos de lubrificação da carroceria estão tamponados , caso não esteja providenciar tampão e clocar silicone na borda pra melhor vedação ...
- trocar óleo de freio a cada 2 anos ou antes se pegar muita terra
- retirar tampa da capa seca para limpeza e inspeção da embreagem - semestral
- Verificar folga dos terminais de direção e estado e fixação das cruzetas - semestral
- Abrir roda livre para inspeção - anual
- Verificar coxins do motor e cambio - semestral
- sempre que for trocar freio dianteiro , sacar semi eixo pra inspeção de rolamento e estrias ...
- sempre que trocar freio traseiro , sacar semi eixo pra inspeção de rolamento e estrias ...

Essas são as manutenções que faço , não sei se tem no manual pq não tenho .
Tudo que está colocado aí não precisa de nenhuma mão de obra especializada só boa vontade ...

Se algum colega lembrar de algo mais , favor acrescentar ...

gomila
03/11/2004, 11:20
Po valeu mesmo pelas dicas!!
Me diz uma coisa, lá na lista de empresas / mecânicos de peças Engesa do outro tópico têm alguem que faça este trabalho de manutenção preventiva, e que seja bom? ou seja um trabalho muito bem feito?

valeu de novo!!

Eduardo Velo
03/11/2004, 12:10
Tem a oficina do Reinaldo , ele tem Engesa e faz trilha com a gente tbm , no site da oficina tem o fone e end. , liga e troca uma idéia com ele ...

http://www.motorlodge.com.br/

[]s...

gomila
03/11/2004, 12:26
Ae gente,
obrigado pelas dicas gente! Vou passar para o meu amigo