Conectar

Ver Versão Completa : Manutenção da DH do opala

mattheus
03/11/2004, 10:03
Fala aí pessoal,

Alguém aqui no fórum já se aventurou em fazer a troca dos reparos da caixa de direção hidráulica do opala :?: :?:

Qual o nível de dificuldade :?:

Quais as ferramentas necessárias :?:

Me pediram muitas latinhas :cry: para fazerem a tal manutenção, e não estou disposto a pagar.

][´s com a mão na massa

Mattheus

elcio
03/11/2004, 10:59
oi Mattheus:

eu ja fiz, ou melhor, mandei fazer uma revisao geral na minha caixa de DH - opala.
mas na epoca tive que levar numa oficina especializada pois mandei trocar as esferas, juntas, etc.
eu nao percebi muita dificuldade, quando observava o cara abrir a caixa.
com um bom jogo ferramentas, vc pode trocar as juntas pelo menos e regular a direçao.

mattheus
03/11/2004, 11:05
Beleza Elcio,

Estou com receio de desmontar a caixa, pois em todos os mecânicos que fui, falaram que é meio complicado a sua manutenção, por isso que cobram caro.

Agora não sei se é mito ou verdade :?

A caixa está apresentando um vazamento no parafuso de regulagem, que fica em cima, já coloquei uma arruela de vedação, mas o vazamento se dá pela rosca do parafuso.

Estou bem munido de ferramentas, mas o que preciso é de mais detalhes sobre esse serviço (ferramentas específicas, macetes, etc.)

[]´s

Mattheus

elcio
03/11/2004, 11:26
Mattheus:

eu paguei, ha alguns meses, 150,00 pra dar uma geral na caixa.
mandei fazer tudo o que disse anteriormente.
ela tbem estava com esse fazamento, com algumas esferas gastas e mandei trocar tudo.
acho que nao ficou caro.e se vc manter direitinho vai ter caixa de direçao pro resto da vida.
acho que compensa vc procurar ajuda de uma especializada, que ai em SP teve ter aos milhoes.

[]´s

leovalle
03/11/2004, 11:28
Realmente a recuperação é cara e gira em torno de R$ 1.000,00.

Melhor você comprer a do Ômega em um ferro velho, que deve estar custando entre 400 e 500 latinhas. NO fundo é o mesmo setor, só que as mangueiras saem em lados opostos ao do Opala. Procure de preferência um setor que ainda esteja instalado no carro, pois aí d apra ver se o carro era bem cuidado e você leva ainda as mangueiras e o reservatório, que parece um ovo grande.

[]'s

elcio
03/11/2004, 11:35
ops , minto, paguei 180,00 achei o recibo aki..

[]´s

mattheus
03/11/2004, 11:52
Pois é,

Aqui em SP tem milhões de opções para fazer esse serviço, mas por esse preço ($180) não achei nenhuma.

Quanto a colocar a DH do Omega, vai ser meio fhoda, pois, peças desse carro aqui em SP tá pela hora da morte.

Vou ver se tenho mais sorte em encontrar algum profisisonal que se sensibilize com a minha situação :cry: e cobre algumas latinhas a menos :lol:

[]´s

Mattheus

Elmer_Jeep
03/11/2004, 12:22
ae man, eu já fiz esse serviço na cx hidraulica de opala do meu jipão.
Não me aprofundei muito nos componentes internos da caixa, desmontei ela ao meio e troquei o q tinha de o'rings(anéis de borracha) à mostra.
Ficou legal, mas depois de um ano mais ou menos voltou a dar vazamento daí tive q mandar abrir por completa, tem um detalhe se vc for abrir por completa, na hora da montagem não pode esquecer a posição correta do eixo vertical pra evitar que depois de montada a caixa gire mais pra um lado do q pro outro. Aconselho a vc o seguinte: Vai numa autopeças e pede o kit de reparo da direção hidráulica do opala se eu não me engano é da marca CORTECO, daí vc estando com o kit procura um profissional da área e negocia com ele pois o cara poderia fazer pra vc nas horas vagas dele, daí vc entrega a caixa e o kit de reparo e manda trocar tudo q vem no kit.
Acredito q dessa forma vc não vai gastar tantas latinha$.

[]'s. 8)

equipeminas4x4
03/11/2004, 15:18
Paguei R$130,00 pra fazer revisão completa na DH hidráulica há 2 semanas atrás. Troca dos oring´s e esfera.

[]´s

elcio
03/11/2004, 15:51
Paguei R$130,00 pra fazer revisão completa na DH hidráulica há 2 semanas atrás. Troca dos oring´s e esfera.

[]´s

pois eh, ta nessa faixa mesmo...

leopoldo
03/11/2004, 21:20
coloquei uma cópia do manual de manutenção das direções opala mecanica e hidráulica na seção de downloads, no título - manual de manutenção de jeep

mattheus
05/11/2004, 11:17
Beleza Leopoldo,

Valeu pela dica, mas não estou conseguindo abrir o arquivo

Tem um monte de arquivo com extensão .tif, qual programa usar :?: para visualizar esses arquivos.

Qualquer coisa, posto o desastre :oops:

[]´s

Mattheus

leopoldo
05/11/2004, 12:05
Voce tem que procurar qual programa do seu micro abre o *.tif

No meu, é adobe photoshop, mas tem uma série de programas que abre isso:

paint não abre

Imaging abre

photoshop abre

boomer não abre

real player abre

quick time não abre

mattheus
05/11/2004, 17:00
Beleza Leopoldo,

Consegui abrir o dito cujo.

Pelo jeito vai dar um trabalhão fazer esse serviço, pois menciona algumas ferramentas que eu nem sei para que são.

Estou entre a cruz e a espada, não sei se vou ou se fico, aqui em SP me pediram 250 latinhas numa caixa pronta à base de troca, com garantia, e o pior é que já fiz uns 5 orçamentos, todos nessa base :shock:

Mas 250 latinhas é phoda :cry: , já estou abrindo falência, desse jeito eu num guento :cry: :cry:

[]´s com a caixa parecendo um chafariz

Mattheus

elcio
05/11/2004, 17:59
... já estou abrindo falência, desse jeito eu num guento :cry: :cry:

[]´s com a caixa parecendo um chafariz

Mattheus

welcome to the jeep world. :roll:

[]´s

Eduardo Chaves
05/11/2004, 18:11
Leopoldo e ALL...

Hj começou a dar problema na minh DH tb, reto vai bem, ao virar ela dá umtranco como se não quisesse virar e vira na boa, mas fica presa nesta posição, ao retornar reto, dá o tranco de novo e fica presa nessa posição de novo, alguém tem idéia do que está acontecendo ?

Tem fluído e não há vazamento...

A DH é do opala, original do Engesa e o motor é um Perkins Q20B4.236...

[]'s...

leopoldo
14/11/2004, 20:11
Tá com cara de dano no setor ou rolamentos do corpo de válvulas.

Mas pode também ser rolamentos quebrados do munhão .

De qualquer forma, é carro no macaco......de novo, no mínimo para ver quem é que está travando......munhão ou caixa.

e se for a caixa, vai ter que desmontar e inspecionar peça-por-peça.

mas ........ original do engesa? não sabia que tinha saido com DH.

Eduardo Chaves
14/11/2004, 20:37
Grande Mestre Leopoldo,

Foi isso mesmo que fiz, 1o limpei o reservatório do fluído e a pressão da bomba aparentemente estava normal, antes de vir a desmontar a caixa, soltei um pouco o parafuso de regulagem da folga, fiz um teste e pareceu melhorar um pouco, sempre mantenho engraxado o jipe, mas resolvi engraxá-lo novamente no munhão, rodei mais um pouco e o problema sumiu...

Agora, vc comentando e eu tb não havia lembrado disto, é bem provável que meu problema seja o rolamento do munhão, e a engraxada somente está adiando a morte súbita, que acha ?

[]'s agradecidos...

leopoldo
14/11/2004, 21:04
Como isso é potencialmente muito perigoso, é bom fazer uma verificação completa

Eduardo Chaves
16/11/2004, 17:09
Valews Leopoldo... vou checar sim...

[]'s...