PDA

Ver Versão Completa : macete p/ trocar boia do tanque s10

candango 4x4
06/04/2009, 20:03
pessoal,tenho uma GMC Sonoma 95 preta ,motor mwm 2.8 diesel,mas tive que retirar e colocar o motor recentemente,desligada e religada a parte eletrica,tive varios problemas com o painel, a ultima e o marcador de combustivel que so marca cheio,levei no eletricista e ele disse que e a boia (mas não tô acreditando muito)queria saber se alguem tem macete pra trocar boia do tanque,depois do cara me cobrar 300,00 de mão de obra resolvi que vou trocar,estive pensando em fazer uma abertura no fundo da caçamba(coisa que não sei porque a GM não faz),baixar o tanque parece complicado,me sugeriram tambem tirar a caçamba,tambem dificil!!!to meio perdido tem alguem que ja encarou esta!!!

T.T. Rex - Tio Balú
06/04/2009, 20:14
Boa noite Candango. Já lí aquí no fórum que uns preferem retirar o tanque por baixo e outros retirando a caçamba. Essa é a maior dificuldade para essa manutenção. O resto é fácil. Sinceramente tenho também que fazer um dia esse serviço sozinho. Vou fazer por baixo porque a caçamba deve ser muito pesada para um só.
Conferiu as ligações e programação do ECU (módulo GEM) ?
Tio Balú

Kim
06/04/2009, 20:36
Na minha opinião, retirar a caçamba é bem mais fácil e leve.

Pois não precisa retirar, basta bascular, conforme a fot anexada.

As fotos, foram feitas em minha casa, quando coloquei uma bomba flex.

São somente 6 parafusos no assoalho e 3 na boca do tanque.

Ergui com uma corda, sem carretilha, passada no vigamento da edícula.

Pense nessa possibilidade.

Abraços.

Kim.

candango 4x4
06/04/2009, 21:30
gostaria de agradecer as dicas,vou repensar ,mas gostaria de saber a opinião de cvs quanto a abertura de janela no fundo da caçamba,visando futuras trocas,nunca vi mas acho que não e complicado de fazer com um pouco de capricho,tenho um jpx e ele tem a abertura o que facilita de mais,dai tirei a ideia,mas se optar pela retirada da caçamba,não vou resistir a um calço de pelo menos 2" ja adiantando um body hhehheheh!!!

T.T. Rex - Tio Balú
06/04/2009, 21:37
Muito boa a experiência do Sr. Kim. Não sabia que era tão fácil assim.
Também a idéia do Sr. Candando é muito boa. Em muitas picapes já existe essa abertura na caçamba. Vou tirar a capa de proteção da caçamba da minha Ranger e também abrir um buraco, assim não vai ser preciso tirar o tamque nem por cima e nem por baixo.
Não vejo porque não fazer esse buraco. Se a boca do tanque não ficar em cima do chassi vai bem?
Muito bem pensado Sr. Candango.
Calço de 2" já lí aquí que não dá cambagem. Será isso mesmo ?
Tem uma postagem do Walter que fez esses calços em casa. Os da Keko ví que são bons mas muito caros. Mas como o barato pode sair muito caro ? Faça como o Edintruder e coloca já uns de 3" pneus de 33" BF Goodrich.
Tio Balú

candango 4x4
06/04/2009, 21:44
gostaria de agradecer as dicas,vou repensar ,mas gostaria de saber a opinião de cvs quanto a abertura de janela no fundo da caçamba,visando futuras trocas,nunca vi mas acho que não e complicado de fazer com um pouco de capricho,tenho um jpx e ele tem a abertura o que facilita de mais,dai tirei a ideia,mas se optar pela retirada da caçamba,não vou resistir a um calço de pelo menos 2" ja adiantando um body hhehheheh!!!

aproveitando,pesquisando no (picapes gm ),achei esta solução para colocar mostrador independente de temp e comb painel de coluna para s10 acho que vou correr atras.

T.T. Rex - Tio Balú
06/04/2009, 21:53
Sr. Candango os marcadores originais não estão funcionando?
Essa sua porta parece de uma Ranger ???

candango 4x4
06/04/2009, 21:55
Tio Balu,calço de poliuretano na carroceria ,nada de mexer na suspenção,vou ver o topico que vc citou. grande abraço,se fizer a tampa na caçamba vou fotografar e postar aqui !! acho que e o futuro inevitavel !!!!de todo dono de s10 hehehheh!!!!

T.T. Rex - Tio Balú
06/04/2009, 21:59
Boa idéia mesmo Sr. Candango. Também vou fazer na minha e colocar a foto.
Tem muitos tópicos quando se usa a pesquisa - site:www.brasil4x4.com.br (http://www.brasil4x4.com.br) body lift ou (bodylift). Tem também os calços (tarugos) de poliuretano que você mencionou.
Tio Balú

candango 4x4
06/04/2009, 22:04
Balu e de s10,verifiquei novamente no site e quem postou deu ate o tel da empresa 011-63178399 Vila Alpina sp-sp Rua Orlando 69 (Painel de coluna) amanha vou ligar,meu marcador de comb.nunca foi confiavel e a temperatura adaptei um leitor de mercurio no motor mwm ´ja tem a rosca original e so plugar,mas como não tinha como furar a parede corta fogo tudo muito congestionado,acho que na coluna o acesso e mais facil,meu painel e da v6 gas,dai a zorra,acho mais facil colocar na coluna instrumentos mais confiaveis.

Kim
06/04/2009, 22:08
Opa, esqueci de um detalhe.

Se quiser retirar a carroceria, o chicote despluga do lado esquerdo, logo atraz do parachoque.

Lembrando, que tenho uma ranger.

Mais os procedimentos são os mesmos.

T.T. Rex - Tio Balú
06/04/2009, 22:11
Sr. Kim sabe se a boca do tanque fica embaixo do chassi ? Se abrir um buraco na caçamba dá direto na boca do tanque ? O meu vou ver amanhã mas se adiantar melhora muito.
Estive pensando... As picapes com furo na caçamba não tem diferencial ! É bem provável que as ranger e S-10 diesel não vai dar.
Tio Balú

candango 4x4
06/04/2009, 22:23
quanto ao chicote vou verificar pois minha Sonoma e importada e antiga 95,mas quanto ao buraco com certeza sai na no tanque ,uma vez que o tanque e apoiado e alojado dentro das longarinas

T.T. Rex - Tio Balú
06/04/2009, 22:34
Sr. Candango é bom isolar bem a boca do tanque antes de costar com serra, porque as faícas podem causar explosão.
Penso em fazer vários furos com furadeira. O que acha?
Tio Balú

Kim
06/04/2009, 22:42
Bem...

A boca do sistema de boia/bomba, fica no rumo da boca do tanque na carroceria, mais o ideal e fazer uma boa verificação antes.

NÃO:discordo:, DIGO NÃO pode cortar com a carroceria no lugar, pois a tubulação está próximo ao assoalho, poderá cortar tudo junto, CUIDADO:!::!:.

A boca do sistema boia/bomba, chamammos de "leitera" por aqui, pois parece a tampa de um galão de leite plástico; Deve ter uns 15 cm de diâmetro.

:stop: :!: :!:Repito, cuidado para cortar:!: :!: :stop:

Acho que não vale a pena cortar, pois mexe tão pouco...

candango 4x4
07/04/2009, 10:42
todas as dicas são importantes,mandei dar uma geral no posto pra lavar bem os chassis ,tanque,caçamba pra facilitar "mexer" to cançado de areia nos olhos e ruim hem!!!!,mas depois da facilidade que o Kim disse que tirou a caçamba sozinho,ate repencei a chance de fazer isto!! sabado vou chamar uns amigos pra um churrasco de pe de frango e orelha de peixe e como aperitivo dar uma mãozinha!!!! tirar a caçamba da criola hahahhaha!!! depois posto o resultado da coisa.

T.T. Rex - Tio Balú
07/04/2009, 14:19
Boa tarde Sr. Candango. Ontem a tarde e hoje de manhã passei o tempo todo embaixo da picape e infelizmente ví que não vai dar para fazer o buraco na caçamba. Na Ranger a boca do tanque fica embaixo da cabine, quase na divisão com a caçamba, e não vai dar. Melhor mesmo é tirar a caçamba.
Se tiver uma viga da casa igual a do Sr. Kim nem vai precisar de talha. Eu tenho uma talha para 3 ton mas não tenho onde pendurar, só tenho vigas de concreto e lage.
Sr. Candango vê se aproveita os medidores originais. Geralmente o que dá problemas nas marcações são os defeitos, como por exemplo os pescadores do tantes deteriorados. Os marcadores de temperaturas originais sempre confiei e parece que são bons (só falta o apito quando a temperatura sobe muito e pode queimar a junta do cabeçote). Talvez o que o Sr. deveria colocar é uma marcador (manômetro) de pressão do turbo da Cromonac para aproveitar melhor a potência do motor no máximo recomendado.
At
Tio Balú

candango 4x4
07/04/2009, 18:06
t rex, realmente pensar e não agir precipitadamente ajuda muito,apos dar uma geral,tambem passei um bom tempo debaixo da picape ,descobri que no caso da minha s10 estendida a boca do tanque esta em um local que daria pra fazer a abertura,mas tem uma travessa transversal da caçamba que ficaria na face da abertura ,alem de so permitir fazer uma abertura pequena que talvez não permitisse um acesso legal devido ao tamanho da marmita como disse o Kim ,,portanto acho que vou bater o martelo,o negocio e tirar a caçamba mesmo ,mas como consequi ter acesso a fiação da bomba, surpresa!! desliquei o plugue que tem os dois fios da boia e nada o ponteiro continuou marcando cheio,soltei o fio terra e nada,logo dedução!!!! painel!!!mais uma vez se ACREDITASSE em eletricista PROFISSIONAL!!! tinha cortado minha caçamba ou tirado a caçamba a toa,voltando a estaca 0 ,vou procurar outro filho!!!! mas,mais alegre,o ploblema todo e tempo que a jente perde e a raiva que se passsa fora $$$$$ mas como tudo e valido ,quando tiver que realmente trocar a boia,não terei duvida valeu!!!! tirar a caçamba sem duvida. obrigado a todos ps.precisando de algo em bhte e so contactar ,grande abraços:palmas:

candango 4x4
08/04/2009, 14:11
Pessoal, tenho que pedir desculpas ao eletricista,realmente e a boia ,ela que faz o aterramento para funcionamento do sistema. "stresss"!!! e tirar a caçamba.e FIMMMMM!!!!!