PDA

Ver Versão Completa : Resevatório de expansão de agua radiador diesel

Band Dna. Filó
06/04/2009, 16:06
Amigos....
nao sei se exeite algum topico sobre isso, meu motor tem radiador simples...com tampa e ladrão..isso quer dizer...agua sai, nao retorna...
certa vez um colecionador de carros antigos, montou um reservatorio de expansão de agua para os opalas dele, eu pergunto...isso funcionaria para meu motor 608????
abraços.

FIDELIS
06/04/2009, 20:04
Amigos....
nao sei se exeite algum topico sobre isso, meu motor tem radiador simples...com tampa e ladrão..isso quer dizer...agua sai, nao retorna...
certa vez um colecionador de carros antigos, montou um reservatorio de expansão de agua para os opalas dele, eu pergunto...isso funcionaria para meu motor 608????
abraços.

Band,

Instalei na minha Jeep-SW que tem motor diesel da Hilux e na Jeep-pick-up que tem motor opala 4.1 6L álcool, um reservatório do Tempra com sensor de alarme que soará um sinal sonoro (sirene de ré) toda vez que houver nível baixo por vazamento.

Modo de instalar:

>>Corte a mangueira inferior e instale um "T" onde sairá uma mangueira de espessura média até a parte inferior do reservatório;
>>Substitue a tampa do radiador por outra tipo cega sem mola;
>>Na saída superior do radiador ao lado da tampa (ladrão) você instala uma mangueira fina até a parte superior do reservatório.

Quando houver um super aquecimento a água sairá através da tampa do reservatório de expansão.

A tampa a ser usada no reservatório de expansão é a mesma do tempra.

Já tenho esta instalação nos carros acima citados e não tive nenhum problema até então.

Após uma boa limpeza no sistema de arrefecimento sempre uso 50% de aditivo Radiex tipo sintético (cor avermelhada) e 50% de água destilada também da Radiex; esta mistura é válida por 2 anos ou mais se você andar pouco com o seu carro.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Abs.

Band Dna. Filó
07/04/2009, 10:02
Modo de instalar:

>>Corte a mangueira inferior e instale um "T" onde sairá uma mangueira de espessura média até a parte inferior do reservatório;
>>Na saída superior do radiador ao lado da tampa (ladrão) você instala uma mangueira fina até a parte superior do reservatório.

Bom dia Fidelis

Se entendi bem, vc esta gerando um circuito no caminho da agua, e ela circula pelo reservatório...é isso?
o que eu vi de adaptação, foi um sistema mais simples ainda...onde o cara colocou uma mangueirinha no ladrão do radiador, a agua que sai quando esta quente vai pela mangueira para o reservatório, e ao esfriar..ela retorna para o sistema.....simples assim. esse modelo era usado em corcel e belina...lembra?
a mangueira que vem do ladrão do radiador fica mergulhada dentro do reservatorio, ate o fundo e a agua fica mais ou menos no meio (nivel), Ha...em tempo... o cara falou que tinha que trocar a tampa do radiador por uma mais "leve" tipo menos BAR.... nao sei se fui claro.. o que vc acha?
Grato pela atenção!!!
Segue a imagem de um da belina pra vc ter uma ideia.

Band Dna. Filó
07/04/2009, 10:07
agora vai anexada a foto

rub
07/04/2009, 16:03
Band,

Instalei na minha Jeep-SW que tem motor diesel da Hilux e na Jeep-pick-up que tem motor opala 4.1 6L álcool, um reservatório do Tempra com sensor de alarme que soará um sinal sonoro (sirene de ré) toda vez que houver nível baixo por vazamento.

Modo de instalar:

Quando houver um super aquecimento a água sairá através da tampa do reservatório de expansão.

A tampa a ser usada no reservatório de expansão é a mesma do tempra.

Já tenho esta instalação nos carros acima citados e não tive nenhum problema até então.

Após uma boa limpeza no sistema de arrefecimento sempre uso 50% de aditivo Radiex tipo sintético (cor avermelhada) e 50% de água destilada também da Radiex; esta mistura é válida por 2 anos ou mais se você andar pouco com o seu carro.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Abs.

Fidelis,

Excelente tópico.
Para ajudar na instalação ou melhor na adaptação, você poderia disponibilizar algumas fotos.

Parabéns pela informação.

Abraços,

Rub

FIDELIS
07/04/2009, 21:56
Band/Rub,

Este sistema que relatei é o mais usado, a água só circula no radiador e reservatório de expansão quando a válvula termostática abre, e a tampa do reservatório só abre para sair água quando há um super aquecimento.

Na minha minha JEEP-SW (Rural) tive um prejuízo enorme porque houve um pequeno furo no radiador e a água saiu toda e só percebi quando o motor trancou.

No sistema atual preservo todo o sistema de arrefecimento e o motor, pois quando há um vazamento por menor que seja, o alarme soará antes de faltar água no radiador, e consequentemente não haverá prejuízo.

Vou providenciar fotos.

Lá no tópico dos meus veículos dá para ver este sistema de instalação. " frota 4x4 brasil" bicudinha....

Abs.

Fidelis,

Excelente tópico.
Para ajudar na instalação ou melhor na adaptação, você poderia disponibilizar algumas fotos.

Parabéns pela informação.

Abraços,

Rub

rub
09/04/2009, 09:57
Fidelis,

Muito obrigado pela explicação. Fiquei interessado neste sitema para evitar possíveis danos causados por falta de agua na radiador.

Ficaremos aguardando as fotos enquanto isto vou procurar o sistema de instalação no "frota 4x4 brasil" bicudinha.

Abs,

Rub

Band Dna. Filó
09/04/2009, 10:30
[QUOTE=FIDELIS;853754]Band/Rub,

Este sistema que relatei é o mais usado, a água só circula no radiador e reservatório de expansão quando a válvula termostática abre, e a tampa do reservatório só abre para sair água quando há um super aquecimento.

Bom dia Fidelis...

Vc colocou um alarme que GRITA ao baixar o nivel de agua... tb pode ser colocado um lampada piloto no painel, o que nao te deixa irritado no caso do nivel da agua baixar e vc ainda estar alguns km de um posto. nao consegui ver o sistema no local que vc indicou...(coisas de anta cibernetica) se vc postar umas fotinhassss ajuda um bucadim...descuRpe o trabaio!!!
Somente uma pergunta...
será que tem algum incoveniente usar esse sistema (MUITO INTELIGENTE POR SINAL) no motor 608 mercedes da Band?
Abraços

FIDELIS
09/04/2009, 21:22
[QUOTE=FIDELIS;853754]Band/Rub,

Bom dia Fidelis...

Vc colocou um alarme que GRITA ao baixar o nivel de agua... tb pode ser colocado um lampada piloto no painel, o que nao te deixa irritado no caso do nivel da agua baixar e vc ainda estar alguns km de um posto. nao consegui ver o sistema no local que vc indicou...(coisas de anta cibernetica) se vc postar umas fotinhassss ajuda um bucadim...descuRpe o trabaio!!!
Somente uma pergunta...
será que tem algum incoveniente usar esse sistema (MUITO INTELIGENTE POR SINAL) no motor 608 mercedes da Band?
Abraços

Band,

Na próxima segunda feira vou postar as fotos, estou viajando, este sistema foi o mais seguro que encontrei, quanto ao barulho da sirene não é muito alto pois a mesma fica dentro do compartimento do motor, tenho também lâmpadas no painel para sinalizar.

Uso este sistema com lâmpadas há mais de 20 anos em vários caminhões e outro veículos que ficam sujeitos a motoristas relapsos.

Então, nunca pensei que fosse acontecer nos carros de meu uso, então generalizei, instalei nas bicudinhas, pois os outros carros que tenho já vieram de fábrica alarmes similares.

Abs.

rub
10/04/2009, 16:22
Fidelis,

Tenho uma SW4 3.0 TD e ao lado do radiador tem o reservatório original de expansão de agua. Será que é possível instalar o sensor que indica falta de agua nele?

Pergunta: Qual foi o sensor que você utilizou no reservatório para acionar a sirene/luz quando há falta de agua neste reservatório de expansão?

Abraços e mais uma vez obrigado pela ajuda,

Rub

FIDELIS
10/04/2009, 18:13
Rub,

O sensor já vem instalado no reservatório, os que uso são os do Tempra.

Vou postar as fotos na próxima segunda feira, aí você analisa e decide.

Abs.

Tópico da Bicudinha Pick-up http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48013

Tópico da Bicudinha SW (Rural) http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42018

Fidelis,

Tenho uma SW4 3.0 TD e ao lado do radiador tem o reservatório original de expansão de agua. Será que é possível instalar o sensor que indica falta de agua nele?

Pergunta: Qual foi o sensor que você utilizou no reservatório para acionar a sirene/luz quando há falta de agua neste reservatório de expansão?

Abraços e mais uma vez obrigado pela ajuda,

Rub

André-4WD
12/04/2009, 23:20
o que eu vi de adaptação, foi um sistema mais simples ainda...onde o cara colocou uma mangueirinha no ladrão do radiador, a agua que sai quando esta quente vai pela mangueira para o reservatório, e ao esfriar..ela retorna para o sistema.....simples assim. esse modelo era usado em corcel e belina...lembra?
a mangueira que vem do ladrão do radiador fica mergulhada dentro do reservatorio, ate o fundo e a agua fica mais ou menos no meio (nivel), Ha...em tempo... o cara falou que tinha que trocar a tampa do radiador por uma mais "leve" tipo menos BAR.... nao sei se fui claro.. o que vc acha?
Grato pela atenção!!!
Segue a imagem de um da belina pra vc ter uma ideia.

Bom, desse assunto tenho experiência!!!:concordo::concordo:
Eu instalei na Rural o sistema citado do Corcel, mas nao funcionou pq a pressão do motor opala fez rachar o anel da tampa. Acabei trocando pelo sistema do opala/caravan/C20 6cc..
Na rural ficou show de bola.. funciona no mesmo esquema do corcel.
Na época tentei usar o "T" mas para a bitola da mangueira do opala nao tinha T do diametro e fui atras de outra solução.

PARA A BAND.. A idéia inicial era usar o meu consagrado sistema do opala.. porém como é um garrafão ficou dificil acomodar no cofre do motor da Band.
Esses dias eu vi um outro reservatório,. menor, que funciona no mesmo principio, que é o da TOWNER.. esse to querendo testar. na band, ja que é menor..
abraços
Andre

Band Dna. Filó
13/04/2009, 11:34
PARA A BAND.. A idéia inicial era usar o meu consagrado sistema do opala.. porém como é um garrafão ficou dificil acomodar no cofre do motor da Band.
Esses dias eu vi um outro reservatório,. menor, que funciona no mesmo principio, que é o da TOWNER.. esse to querendo testar. na band, ja que é menor..
abraços
Andre[/QUOTE]

Boas Andre e Fidelis...
Pois é....
a minha duvida antes de cortar mangueiras na Band, é saber se da certo...
uma coisa é certa... tenho que colocar algo desse tipo por segurança.

FIDELIS
13/04/2009, 21:35
abraços
Andre

Boas Andre e Fidelis...
Pois é....
uma coisa é certa... tenho que colocar algo desse tipo por segurança.[/QUOTE]

Band,

Certo dá, como lhe falei a minha Jeep-SW tem motor 3.0 diesel aspirado da Hilux 2004; amanhã envio as fotos pois na hora que fui tirar as fotos hoje a bateria da máquina estava descarregada.

Na mangueira inferior você compra nas lojas de autopeças o "T" do opala que dá, são 2 saídas grossas e uma fina, ou manda confeccionar uma no torneiro conforme a mangueira da sua Band e a mangueira inferior do reservatório.

Tenho este sistema e com certeza funciona muitíssimo bem pois a água fica circulando e não há perda.

Abs.

Band Dna. Filó
14/04/2009, 09:29
Na mangueira inferior você compra nas lojas de autopeças o "T" do opala que dá, são 2 saídas grossas e uma fina, ou manda confeccionar uma no torneiro conforme a mangueira da sua Band e a mangueira inferior do reservatório.

Tenho este sistema e com certeza funciona muitíssimo bem pois a água fica circulando e não há perda.

Abs.[/QUOTE]

Fidelis...
vc me convenceu....:concordo:
no feriado vou meter o canivete na mangueira....:mrgreen:
so preciso decidir qual reservatorio colocar....
o que acha do reservatorio da towner que foi citado? ou ainda prefere do tempra?
eu vi as fotos da bicudinha...esta muito bem feito mesmo!:palmas: só nao da pra ver em que local vc cortou a mangueira do radiador....
vou adaptar o sistema, mas com apenas uma lampada piloto no painel.
Mais uma vez obrigado!

jarsrx
14/04/2009, 10:04
posta fotos pra gente ver

Band Dna. Filó
14/04/2009, 10:36
Fidelis e André
vendo suas bicudinhas.... nao posso deixar de mostrar um brinquedinho meu tb...:twisted:
este estou vendendo... ja anunciei 2X aqui no site para trocar por um 4x4 moderno mas retiram o anuncio....entao fica de fora....:-D
Como podem notar...sei o que o Fidelis passou restaurando um TUMOVI :concordo:
espero que gostem
Abraços

André-4WD
14/04/2009, 18:37
Filó,
Posta as fotos depois de montado o sistema!!
Se der certo vou fazer também.
Abraços
André

P.S. Desculpe minha ignorância, mas que marca/modelo é o da foto? que motor tem, 6cc?

Band Dna. Filó
15/04/2009, 11:28
Esse carro é um Chevrolet Fleetline 1952 com mecanica 6 cil original, o motor é o pai dos 6 cilindros.... essa mecanica era usada ate em caminhoes...
o meu tem cambio original 3 marchas na coluna de direção (+ ré) esta comigo apenas a 25 anos....:-D
mas chegaram outras prioridades.... e ele vai virar carvão ou outro carrinho moderno....
Em tempo...esse carro é irmão do Bel-air mas é o irmao mais raro.:mrgreen:
Abraços

Elmer_Jeep
16/04/2009, 18:55
Pois é....
uma coisa é certa... tenho que colocar algo desse tipo por segurança.

Não tem o que cortar não, já viu o reservatório da band com motor 14B ?

É a coisa mais simples do mundo, só nao sei se é fácil de encontrar, funciona igual como o da belina/corcel e opala/c20. Basta conectar a mangueirinha do ladrão na tampa do reservatório.

Aqui nas minhas viaturas eu utilizo o do opala/c20 e raramente precisa completar o nível da água :concordo:

Nesse tópico tem algumas dicas:
radiador selado (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5287)

[]'s

FIDELIS
21/04/2009, 21:34
Amigos,

Faça contato com o link abaixo, onde postei as fotos do sistema de arrefecimento da "Bicudinha-Truck"

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48013&page=4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48013&page=4)

Qualquer dúvida e perguntas, é só fazer contato.

Abs.

Abs.

Fidelis...
o que acha do reservatorio da towner que foi citado? ou ainda prefere do tempra?
eu vi as fotos da bicudinha...esta muito bem feito mesmo!:palmas: só nao da pra ver em que local vc cortou a mangueira do radiador....
Mais uma vez obrigado![/QUOTE]

Band Dna. Filó
22/04/2009, 10:21
[QUOTE=FIDELIS;863868]Amigos,

Faça contato com o link abaixo, onde postei as fotos do sistema de arrefecimento da "Bicudinha-Truck"

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48013&page=4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48013&page=4)

Caro Fidelis...
agora sim vi direito sua ARTE....:mrgreen:
Só uma pergunta... porque vc nao aproveitou a saida do radiador na tampa e apenas colocou uma tampa cega no mesmo????
algum motivo cientifico???:)

seu sistema tem o alarme ou a lampada piloto, coisa que o bujão do opala acho que nao tem....:pensativo:
abraços

FIDELIS
22/04/2009, 10:33
Respondi junto às suas perguntas.......

[QUOTE=FIDELIS;863868]Amigos,

Caro Fidelis...
agora sim vi direito sua ARTE....:mrgreen:
Só uma pergunta... porque vc nao aproveitou a saida do radiador na tampa e apenas colocou uma tampa cega no mesmo????fiz uma nova saída, pois assim o fluxo é maior.
algum motivo cientifico???:)citado acima

seu sistema tem o alarme ou a lampada piloto,(tem o alarme que você pode ver ao lado esquerdo do reservatório e lâmpada no painel) é melhor prevenir do que remediar, não quero levar mais prejuízo com vazamento nunca mais..... coisa que o bujão do opala acho que nao tem....????não entendi????:pensativo:
abraços

Band Dna. Filó
22/04/2009, 11:09
Respondi junto às suas perguntas.......

[QUOTE=Band Dna. Filó;864183]
É a coisa mais simples do mundo, só nao sei se é fácil de encontrar, funciona igual como o da belina/corcel e opala/c20. Basta conectar a mangueirinha do ladrão na tampa do reservatório.

Aqui nas minhas viaturas eu utilizo o do opala/c20 e raramente precisa completar o nível da água

radiador selado

Grato pela atenção!!!
foi sobre essa observação do elmer que estava me referindo.
Mais um abraço.....

FIDELIS
22/04/2009, 16:13
[QUOTE=FIDELIS;864195]Respondi junto às suas perguntas.......

Aqui nas minhas viaturas eu utilizo o do opala/c20 e raramente precisa completar o nível da água

radiador selado

Grato pela atenção!!!
foi sobre essa observação do elmer que estava me referindo.
Mais um abraço.....

Band,

O sistema citado pelo Elmer é muito simples e eficiente, porém não tem como instalar alarme de nível.

Abs.

FIDELIS
04/05/2009, 12:05

Abs.

Fidelis...
Mais uma vez obrigado![/QUOTE]

Band,

E aí o que resolveu?

Fez a modificação?

Abs.

birawc
24/05/2012, 22:27
Bom topico, gosto de usar os aditivos mas como a agua vai pelo ladrão sempre temos que repor com um reservatorio vai minimizar o problema, seria interessante as fotos.

MarcioNatal
01/01/2013, 13:26
Bom dia galera!

Somente noto que todos os vasos expansores usados são de carros que já saíram de linha, ficando difícil de achá-los novos para comprar. Não existiriam outras opções de vasos mais "modernos" para essa adaptação? Sei que para sistema fechado é fácil de encontrar( com um T no mangote inferior do radiador). Prefiro o sistema com vaso expansor sem pressão!
Abraço a todos.

Márcio Humberto

Elmer_Jeep
02/01/2013, 10:47
Bom dia galera!

Somente noto que todos os vasos expansores usados são de carros que já saíram de linha, ficando difícil de achá-los novos para comprar. Não existiriam outras opções de vasos mais "modernos" para essa adaptação? Sei que para sistema fechado é fácil de encontrar( com um T no mangote inferior do radiador). Prefiro o sistema com vaso expansor sem pressão!
Abraço a todos.

Márcio Humberto

O problema é que a maioria dos veículos de 10 anos pra cá utilizam sistema selado...

Um dos últimos que conheço com vaso expansor comum é a toyota band com motor 14B que saiu de linha em 2000.
Nos meus Jipes (CJ e F75) eu uso vaso expansor do opala. No mercado-livre encontra fácil novo e original GM.

[]'s

MarcioNatal
02/01/2013, 11:15
Valeu Elmer.
Consegui um de corcel II, só que está tão encardido que não se vê nem o fluido dentro!! É, talvez a opção mais viável seja o do opalão, embora alguns reclamam que é grande e ocupa muito espaço. Como espaço, no meu caso, não é problema, vamos nele.
A instalação é simples, né? Basta fixá-lo, puxar uma mangueira do "suspiro" do radiador, indo até o fundo do vaso expansor, e tá feito, é isso? Obrigado.

Márcio Humberto

Elmer_Jeep
02/01/2013, 11:40
Valeu Elmer.
Consegui um de corcel II, só que está tão encardido que não se vê nem o fluido dentro!! É, talvez a opção mais viável seja o do opalão, embora alguns reclamam que é grande e ocupa muito espaço. Como espaço, no meu caso, não é problema, vamos nele.
A instalação é simples, né? Basta fixá-lo, puxar uma mangueira do "suspiro" do radiador, indo até o fundo do vaso expansor, e tá feito, é isso? Obrigado.

Márcio Humberto

Lembre-se também de comprar a tampa pra esse reservatório do opala também que tem a entrada da mangueira e saída de pressão.
http://bimg2.mlstatic.com/tampa-do-reservatorio-de-agua-do-radiador-opala-e-acd-20_MLB-F-237372518_5318.jpg
Alguns anuncios do ML ja vendem o reservatório com a tampa.

Outro detalhe que não disseram naquele tutorial é que a tampa do radiador tem que ser substituida pois a mola da tampa original impede o retorno da água portanto basta comprar uma tampa de radiador sem mola tipo do chevette ou gol CHT.
http://www.autopecasxavier.com.br/Tampa_do_radiador_Ford_Escort__Verona__Pampa__VW_G ol__Voyage.p.6212p.aspx

[]'s

MarcioNatal
02/01/2013, 11:57
Elmer, serviço completo! Melhor do que isso, só receita de bolo!!
Vou providenciar tudo e montar. Só uma dúvida: com a tampa sem mola, o vaso expansor vai ficar com a mesma pressão interna do radiador, liberando água/vapor casa haja um superaquecimento, isso?
Nas suas viaturas, você já deixa algum fluido dentro do vaso ou só aparece quando vem do radiador?
Elmer, desculpe tantas perguntas. Valeu.

MH

Elmer_Jeep
02/01/2013, 12:14
Elmer, serviço completo! Melhor do que isso, só receita de bolo!!
Vou providenciar tudo e montar. Só uma dúvida: com a tampa sem mola, o vaso expansor vai ficar com a mesma pressão interna do radiador, liberando água/vapor casa haja um superaquecimento, isso?
sim, pra isso q ele serve.

Nas suas viaturas, você já deixa algum fluido dentro do vaso ou só aparece quando vem do radiador?
Elmer, desculpe tantas perguntas. Valeu.

MH
com o motor frio e radiador cheio eu completo o reservatório até a marcação MÍNIMA, ja uso esse sistema aqui em várias viaturas diesel desde 2001 e funciona perfeitamente.

[]'s

MarcioNatal
02/01/2013, 12:52
Nota 10, muito obrigado.
Agora, mãos a obra!
Um abraço.

MH

GuilhermeAdolf
09/04/2014, 11:16
Bom dia amigos,
Estou com uma band 94 motor 14B há aproximadamente 2 meses e o que quero resolver de imediatado é o sistema de arrefecimento. Como já comentei em outro tópico, a minha band veio sem o reservatório, o primeiro dono o retirou por algum motivo.. o resultado é ter que completar água todo dia no radiador. Vejam na foto:

458613
O problema é que, todo dia eu coloco aproximadamente 1 litro de água, o que já me disseram ser muito e que é sinal de sobreaquecimento no motor. Realmente, eu já viajei com ela cerca de 400 km e no final o ponteiro da temperatura já estava subindo, querendo passar dos 100º. Quando fui abastecer o radiador.. bebeu quase 4 litros..

Um senhor da autopeças que costumo ir, diz ter trabalhado em uma concessionária Toyota em BH por 40 anos e que nenhuma bandeirante, sendo motor mercedes ou toyota, teve o vaso expansor e que o meu problema era causado pela instalação do radiador do ar condicionado na frente do radiador do motor, o que estaria prejudicando a refrigeração do líquido. Acontece que, o próprio manual do 14B menciona o reservatório do radiador e outros amigos aqui do fórum também já postaram fotos do 14B com o reservatório, além disso, essa instalação, segundo o antigo dono, é original de fábrica, constando até na nota da band.

458614

E é depois de toda essa história que vem as dúvidas:
O 14B veio ou não com o reservatório?
O radiador do ar condicionado pode mesmo estar atrapalhando o arrefecimento? Ou essa quantidade de água que perco todos os dias seria justamente o volume normal que o reservatório iria acumular durante o uso do carro?

Li no tópico que consigo adaptar um reservatório comum, de opala, caravan, só ligando o ladrão que fica na lateral da boca do radiador até o fundo do reservatório, mas que a tampa do radiador tem que ser alterada por uma sem mola.
Então me surge outra dúvida: sem a mola, como vai haver o retorno pro radiador e como o radiador será pressurizado corretamente? Não é a justamente a tampa com seu jogo de vedações e molas que permite a água sair e retornar, além de pressurizar?

Desculpas pelo longo texto, é que estou empolgado com a band hehe

Agradeço a todos que puderem ajudar. Abraços

Elmer_Jeep
09/04/2014, 11:42
a BAND 14B saiu de fábrica com o reservatório sim, não tenha dúvida quanto à isso.

O radiador do acd não atrapalha, já tive uma band 96 comprada zero km, veio com acd de fábrica, rodei 400 mil e nunca tive problema.

A tampa precisa ser sem mola pra liberar a passagem de água do ladrão para o reservatório de expansão e o seu retorno quando baixar a temperatura.

Teu motor ta baixando muita água e trabalhando muito quente, eu acho que a junta do cabeçote pode estar queimada, verifica pela manhã na primeira partida se espirra água na descarga, se isso acontecer também pode ser cabeçote trincado, já diagnostiquei alguns casos assim aqui mesmo no fórum.

"Não vou nem dizer" que já tive várias bands na família, trabalho com retífica de motores e já reformei, montei e usei vários 14B.

[]'s

Norival
09/04/2014, 11:53
Olá GuilhermeAdolf!

Todas 14B que vi até agora tem o reservatório.

Os entendidos que o digam melhor, mas é muita água se perdendo. Tanto que entendo, com certeza deve haver outro motivo. Caso contrário, todas 14B teriam que viajar com um galão reserva de água, pois quando o reservatório está cheio, a água sai também dele. Cheio dá no máximo 2 litros.
Tenho também radiador de ar na frente do outro radiador e o motor não esquenta. No seu caso, foi falta de água. Cuidado!

Norival

GuilhermeAdolf
09/04/2014, 12:49
a BAND 14B saiu de fábrica com o reservatório sim, não tenha dúvida quanto à isso.

O radiador do acd não atrapalha, já tive uma band 96 comprada zero km, veio com acd de fábrica, rodei 400 mil e nunca tive problema.

A tampa precisa ser sem mola pra liberar a passagem de água do ladrão para o reservatório de expansão e o seu retorno quando baixar a temperatura.

Teu motor ta baixando muita água e trabalhando muito quente, eu acho que a junta do cabeçote pode estar queimada, verifica pela manhã na primeira partida se espirra água na descarga, se isso acontecer também pode ser cabeçote trincado, já diagnostiquei alguns casos assim aqui mesmo no fórum.

"Não vou nem dizer" que já tive várias bands na família, trabalho com retífica de motores e já reformei, montei e usei vários 14B.

[]'s

Olá Elmer, obrigado pelos esclarecimentos.

Realmente, eu já havia observado que o escapamento vez ou outra dava uma espirrada de água, chegou até sujar o teto aqui em casa, mas pensei que podia ter sido por chuva ou até mesmo lavando o carro, já que o escapamento é elevado.
Irei verificar a junta da band e se estiver queimada, trocar. Já olhei na internet e há várias espessuras, qual é a ideal pro 14B?
O óleo está ok, não parece haver água nele e o nível não caiu nesses meses.

Irei providenciar o reservatório adaptado.

Obrigado!

Olá GuilhermeAdolf!

Todas 14B que vi até agora tem o reservatório.

Os entendidos que o digam melhor, mas é muita água se perdendo. Tanto que entendo, com certeza deve haver outro motivo. Caso contrário, todas 14B teriam que viajar com um galão reserva de água, pois quando o reservatório está cheio, a água sai também dele. Cheio dá no máximo 2 litros.
Tenho também radiador de ar na frente do outro radiador e o motor não esquenta. No seu caso, foi falta de água. Cuidado!

Norival

Norival, é isso mesmo, muita água indo embora. Irei adaptar o reservatório, trocar as mangueiras e verificar como vai ficar. Caso contrário é algum furo que eu não consigui enxergar, e tem que ser de tamanho razoável pra poder perder 1 litro por dia..

Abraços!

elvis
18/04/2014, 20:13
Boa noite! estou com uma dúvida quanto a essa tampa sem mola, pois no opala 6cc com reservatório a tampa é com mola e na hilux 2.8 com esse mesmo sistema a tampa também tem mola