PDA

Ver Versão Completa : Silverado



Hertes
02/11/2004, 21:16
Olá Pessoal

Estou aqui somente para pedir um favor para vcs.
Em 2001 a Chevrolet parou a fabricação da Silverado no Brasil devido a grande concorrencia de sua rival F250, gostaria q entre no site da Chevrolet http://www.chevrolet.com.br ou http://www3.chevrolet.com.br/portalgm/fale_conosco.jsp?subjectId=coment',%20715,%20508,% 2010,%2010 peça para voltarem a fabricar a Silverado, assim a concorrente Ford terá de abaixar os preços da F250, tanto ela quanto todas as pick-ups do Brasil, pois raciocine comigo: O preço de todos os carros usados seja de uma moto ate um avião é avaliado pelo o preço de um novo, Certo?? se voltarem a fabricar a Silverado, a Ford tera de abaixar o preço da F250 para chamar o consumidor, pois se a Silverado sair com um preço inferior, a Ford ira perder vendas. E com isso todas as Picku-ps irão abaixar o preço. Sendo assim até vc que não tem um Pick-up e tem vontade de obter uma, e não tem condições devido aos altos valores, terá a oportunidade, pois o preço estara inferior.
Peço a todos os que vizitarem este topico q copiem e enviem por e-mail para todos os de sua lista de contatos, até chegar a Ford e a Chevrolet. Para eles se tocarem e começarem a mudar, por que só a F250 ja ta enjoando, tá na hora de mudar um pouco e entrar concorrente. Pensei na Silverado pois foi a unica que ja competiu e quem tem gosta muito, pois ja ouvi muitos comentarios falando bem da Silverado, pena q param de fabricar.

Rodrigo Luvison
02/11/2004, 22:04
Olá pessoal

Votei na Silverado, embora a F-250 seja excelente, seria muito bom para nós consumidores ter maiores opções, além do mais a concorrencia traria inumeros beneficios para os compradores desses veiculos, assim como o preço e também na qualidade dos veiculos... Já que a Ford está sozinha no segmento, não tem por que ela procurar beneficiar seus consumidores!

Outra questão é que quem sempre teve picapes da Chevrolet sabe da qualidade e não compraria uma Ford, já houvi muitos comentários nesse sentido. Talvez a Chevrolet não sabe a força que ela tem... (me refiro as full size - antes disso gerar polêmica!)

Abraços

Walter L. L. Casitta
03/11/2004, 09:42
Na verdade esse mercado foi roubado pelos picapes médios. Eu mesmo conheço ex-donos de D20 e F1000 que hoje andam de S10, Ranger L200 ou Hilux. A maioria ta mesmo de picapinhas, Saveiro e essas outras... Com muita razão.
Num mercado fajuto como o brasileiro, não tem tanto espaço assim. Eu acho que sobrou a F250, porque e Ford ainda consegue exportar. Já a Silverado, coitadinha, tava tão defasada...

Klendatu
03/11/2004, 11:19
Pois eh,
Como o merdado é muito pequeno, ja que o preço delas ficou muito incopativel com a renda media do brasileiro, as full são(ou eram) fabricadas por dois motivos, 1 exportação e 2 usar a mesma cabine para os caminhões.
Como a Silverado estava muito desatualizada e a GM desativou a GMC, de onde a Silverado saia(depois que voltou a se chamar D20, antes vinha da Argentina) não compensava montar uma nova linha de montagem para um veiculo sem possibilidade de mercado externo e com um interno muito frio.
No caso da Ford e da f-250, a linha de caminhões continua firme e forte, as exportações tb vão bem, o que garante a permanencia dela no mercado, apesar de faltar mais opções, como 4x4 e mais motores.

Os antigos donos das full migraram ou para as medias, ou para os SUVs importados, no caso daqueles que tinham versões luxuosas, cabinadas.

De qualquer forma falta de concorrecia nunca é bom para o consumidor e uma alavancada nesse nincho recuperaria consumidores que partiram para importados e quem sabe alguns que "desceram" para as medias.



a tempo:
F-250 é muito melhor que a Silverado

Rodrigo Luvison
03/11/2004, 17:02
Alguém falou que o pessoal migrou para picapinhas..... saveiro, corsa, strada e outras porcarias :x

Concordo com isso, mas não vejo nenhuma vantagem nesses lixos de veiculos, a única coisa é o baixo custo de aquisição e seguro barato, só isso. Não deveriam nem ser chamadas de picapes.


Abraços

Walter L. L. Casitta
03/11/2004, 17:58
Concordo com isso, mas não vejo nenhuma vantagem nesses lixos de veiculos, a única coisa é o baixo custo de aquisição e seguro barato, só isso. Não deveriam nem ser chamadas de picapes.


É, mas pra colocar na mão da peãozada não tem nada melhor... :D

Rodrigo Luvison
03/11/2004, 18:19
É, mas pra colocar na mão da peãozada não tem nada melhor... :D

Boa... :D :D :D

Walter L. L. Casitta
04/11/2004, 20:02
Alguém ainda tem dúvidas de que o fim das fullsize chegou ao Brasil?

http://www2.mercedes-benz.co.uk/content/media_library/unitedkingdom/mpc_unitedkingdom/vans/products/new_vans/product_mouseover/uk-sprinter_chassis-cab.object-Single-MEDIA.tmp/UK-sprinter_chassis-cab.jpg

http://www.ancive.com.br/arquivos/chassis_vermelho285.jpg

Hertes
07/11/2004, 16:11
Ae pessoal nao dificulta as coisas, postei esse topico para a volta da Siverado e nao para falar das outras pickups pequenas, é bom lembrar e discutir esse assunto, mas quero novas ideias de como poderiamos mandar uma força para a Chelvrolet para ela ver que ainda existe fanaticos por Silverado, como é o meu caso. Sei q é dificil reabrir o comercio da mesma, e chamar a atenção do consumidor, mas não custa nada tentar, pois estamos quase chegando ao fim das Full-size, (me corrijam se eu estiver errado) mas se a F250 parar a exportação e ficar somente com o mercado nacional, seria muito provavel o fim das Full-size. E ai, o que vai acontecer?? Porque finalizaram um mercado de tantos anos de existencia?? E daqui alguns anos que pickups compraremos, as medias e pequenas???, ninguem quer né? pois então, essa é a hora de fazermos a união juntando ideias e pensamento positivo, pensando no nosso futuro e no futuro de nossos filhos,("O que nossos filhos irão falar lah na frente: Poxa vida, nossos pais tinham a oportunidade e não aproveitaram, agora fica só na lembrança"). Então a hora é agora!!!!!

andreson
07/11/2004, 16:59
Ae pessoal nao dificulta as coisas, postei esse topico para a volta da Siverado e nao para falar das outras pickups pequenas, é bom lembrar e discutir esse assunto, mas quero novas ideias de como poderiamos mandar uma força para a Chelvrolet para ela ver que ainda existe fanaticos por Silverado, como é o meu caso. Sei q é dificil reabrir o comercio da mesma, e chamar a atenção do consumidor, mas não custa nada tentar, pois estamos quase chegando ao fim das Full-size, (me corrijam se eu estiver errado) mas se a F250 parar a exportação e ficar somente com o mercado nacional, seria muito provavel o fim das Full-size. E ai, o que vai acontecer?? Porque finalizaram um mercado de tantos anos de existencia?? E daqui alguns anos que pickups compraremos, as medias e pequenas???, ninguem quer né? pois então, essa é a hora de fazermos a união juntando ideias e pensamento positivo, pensando no nosso futuro e no futuro de nossos filhos,("O que nossos filhos irão falar lah na frente: Poxa vida, nossos pais tinham a oportunidade e não aproveitaram, agora fica só na lembrança"). Então a hora é agora!!!!!



Apoiado, a maioria da galera que vem aqui só sujar o topico e falar nada com nada é a galera que nunca andou de Silverado nem D20 ou coisa do tipo, só conhecem essas Picapes Média que se dizem cabine dupla, mas que nada mais são que picapes com cabine estendida que possuem 4 portas :lol: :lol: .

Não quero arrumar confusão com ninguem se alguem não gostou do que eu postei entre em contato comigo por MP e não falem bobagem aqui. abraços a todos e a volta das FULL SIZE Chevrolet no Brasil

gseverog
08/11/2004, 10:11
o grande problema eh naum serem 4x4 as full size, se voltar a producoa da silverado, ela teria q ter tracao 4x4.

PS: o mercado naum tah morrendo naum, pq a Dodge RAM come'cou a vir pra c'a, e depois ser'a fabricada aqui, a versaum q vem dela por enquanto eh diesel(2 versoes), cabine dupla e 4x4.

cristiano
08/11/2004, 12:05
me desculpem, mas a FORD tem MUIITTO mais tradição em picapes que a GM... E olha que já tive duas S10...

Klendatu
08/11/2004, 21:10
o grande problema eh naum serem 4x4 as full size, se voltar a producoa da silverado, ela teria q ter tracao 4x4.

PS: o mercado naum tah morrendo naum, pq a Dodge RAM come'cou a vir pra c'a, e depois ser'a fabricada aqui, a versaum q vem dela por enquanto eh diesel(2 versoes), cabine dupla e 4x4.


E Ram dificilmente sera fabricada aqui, ja que a fabrica da Dodge foi vendida a 2 anos, a versão unica(2500 4x4 CD 6cc diesel) tem um preço tão alto(170mil), e o atendimento da Dodge eh tão precario que certamente não será ela o motivo de um sonhado reaaquecimento das Full

VEm ai a 3º morte da Dodge no BRasil.

Hertes
09/11/2004, 20:34
Valeu Andreson pela força.
gseverog: esta é uma boa ideia ja tinha pensado nisso antes, e realmente teria que ter mais opções, assim apaixonados por 4x4, que tem varios nesse site, poderiam comprar uma, Valeu gseverog pela idéia, e poste novamante.
cristiano.attie realmente a Ford tem muito mais tradição, mas nao vamos confundir tradição com qualidade certo??, cristiano.attie vc me falow que ja teve 2 S10, me desculpe mas vc ja teve uma Silverado ou uma D20 pelo menos para antes falarem delas???
Klendatu vc tem muita razão, a Dodge Ram além de elas não serem fabricadas no Brasil, ainda tem a probabilidade da Dodge fechar outra vez no Brasil. E ainda com esse preço somente empresario ou fazendeiro muito fortes para comprar uma dessas......

cristiano
10/11/2004, 07:46
Já tive uma D20 1993, para a época ela é muito boa, tem que passar voando em lamaçais porque senão você fica... Claro que tudo depende do uso, mas se for para pegar pesado, as camionetes da Ford são bem melhores...

Mas essa discurssão não vale de nada se estivermos falando de gostos... e não de dados...

alessandrossp
10/11/2004, 21:18
Eu acho a F-250 melhor por oferecer mais opções e por ter um visual melhor que a silverado apesar da frente da silverado ser muito bonita....
Acho que Pick-ups aqui no Brasil foi um pouco esquecida pelo consumo alto desses carros e do alto preço dos modelos diesel.
Se veículos a gasolina vierem de fabrica com GVN entre a caçamba e a cabine para rodar em perímetro urbano com certeza vai vender bem mais, mas as montadoras não olham ainda para isso. Já os veículos a diesel fica complicado pois os valores são quase um absurdo se comparado ao mesmo a gasolina...
Para esses carros ""pegarem""" é preciso que o governo queira... Que esses carros fiquem com os impostos mais baratos.
Nossa política nacional ajuda apenas aos carros que se dizem popular (( Se é que carros de 20.000,00 pelados sejam populares)).
Aqui no Brasil as montadoras gostam de nos passar a perna... Fazem esportivos de carros normais ( Gol GTI, Kadet GSI, Tempra TURBO ), não temos esportivos de verdade, como temos apenas o rabicho de caminhonetes de verdade pois as boas estão lá.. nos EUA.
Eu mesmo tenho uma S-10 V6 e fiquei besta de ver como ficaram as s-10 americanas, as nossas ficaram feíssimas a partir de 2001, no site http://www.cardomain.com/id/2000x
isso fica evidente...
Tudo depende de nosso governo mas principalmente de nossas montadoras acharem outros meios de atrair o mercado...

Klendatu
10/11/2004, 21:30
Não é bem assim não, quem dita as regras do mercado são os consumidores e não o governo.
Um exemplo: na Argentina, até o celta vem com som, ar, e trio eletrico de série, aqui não tem pq mesmo sem isso a gm não deixa de vende-lo.
E as montadoras vendem oque conseguem vender, se o consumidor aceita comprar carros pelados a preços exorbitantes, pq investir em ninchos com menor lucratividade? ja que atende a consumidores mais exigentes e que percebem se estão pagando demais por um produto...
O problema são os consumidores e não o governo ou montadoras.



Esse modelo de S-10 eh bem bonito, mas ja era, foi substituido pela Colorado
http://dailynews.dayoo.com/img/2003-01/08/xin_51768718354c4f50be01e33c76afc603.jpg que eu particulamente detestei.



So não entendi muito bem a sua sugestão de onde colocar o cilindro de gas..
entre a cabine e a carroceria????

seria mais ou menos assim?
:lol: :lol: :lol:

du
11/11/2004, 09:08
se o consumidor aceita comprar carros pelados a preços exorbitantes

Realmente,

Sempre fiquei imaginando que deveríamos propor uma greve nacional de compradores de carros e etc. Mas verificando os dados acho que não adianta, não sei se são informações oficiais, mas já li por aí, que cerca de 60% dos veículos vendidos no Brasil são provenientes de Consórcios e afins, portanto, acho que não teria grande impacto.

Mas que seria legal seria, já pensou como forma de protesto, não comprar nenhum veículo por um prazo de 15 ou 20 dias. Tá certo que não afetaria o bolso deles, mas chamaríamos atenção da mídia.

Abraços Du.

Hertes
11/11/2004, 10:22
Boa Ideia du.

Nem pensamos nisso antes, seria uma boa jogada, se parassemos de comprar as Pickups medias e batessemos o pé por que queriamos as Full-size 4x4, não poderiamos coseguir muitas coisas, mas, tipo se a Globo mostrar no JN, isso vai passar até no exterior, chamando a atenção dos fabricantes de fora, sendo assim, alguma empresa de fora pode querer investir aqui.

andreson
11/11/2004, 10:40
Já tive uma D20 1993, para a época ela é muito boa, tem que passar voando em lamaçais porque senão você fica...

Claro amigo ela não é 4x4 e alem disso é uma Pick-up então tem a traseira levissima se comparada com a dianteira, tente refazer o mesmo percurso com meia carga e pneus 50%/50% e vc verá que ela sobe até parede.




Claro que tudo depende do uso, mas se for para pegar pesado, as camionetes da Ford são bem melhores...



Quem te disse isso?? :roll: .
Tivemos uma Veraneio 90/91 motor MAXION S4 aspirado, meu pai fazia lotação nela percurso total de 160km ida e volta, uma media de 2 viagens por dia totalizando 360km dia em media, isso a velocidade média de 110km/h, todo santo dia, só davamos manuteção normal, troca de oleo, essas coisas normais, e acredite só ficamos com ela de 98 até março deste ano, meu pai vendeu ela por motivos financeiros e ela nem desvalorizou pois compramos ela em 98 por 23 mil e vendemos ela por 25mil isso pra um carro com mais de 10 anos. Agora se vc é fã da Ford aí é outra historia, mas comparar em durabilidade e robustez aí não tem como. GM sai mais uma vez na frente.


Abraços

cristiano
11/11/2004, 10:48
Meu pai teve uma D20 também e não teve nenhum problema também, e diga-se de passagem eu sou fá da chevrolet, mas em matéria de suspensão e motor eu acho a Ford superior...

Não estou dizendo se a camionete aguenta ou não, aguenta ela aguenta...

cristiano
11/11/2004, 10:52
Tem que chegar a F150 no Brasil, hoje ela vem importada e chega na casa dos 150 mil... :shock: isso porque a versão que eu vi não era a mais completona que a gente conhece e gasolina... apareceu numa revista de carro à algum tempo, não lembro qual...

Mas ela faz o maior sucesso no EUA...

andreson
11/11/2004, 11:00
COMPARATIVO F1000 X D20

F-1000 vs D-20
MAIS RAÇA E CONFORTO NAS PICAPES TURBO

O confronto das picapes diesel mais vendidas do Brasil mostra o que mudou na F-1000 e na D-20.

Teste Heymar Lopes Nunes

As picapes contam uma bem-sucedida história de êxodo rural, desdobrando para o asfalto das cidades um duelo antes travado apenas na poeira do off-road. Nessa briga não há perdedores, mas um grande vitorioso: o consumidor. Tudo porque, para ganhar terreno nesse segmento, as fábricas seguem aperfeiçoando cada vez mais seus modelos – principalmente os da linha diesel – com itens de conforto e desempenho.

Na briga mais acirrada, em que a Toyota foi reduzida a mera coadjuvante, a Ford saiu na frente da GM, em 1990, sendo a primeira a adotar turbo-compressor como equipamento de série. Antes disso, a maioria dos compradores recorria ao mercado paralelo para instalar esse componente nas suas picapes. As fábricas acordaram para esse fenômeno e mudaram o quadro.

Hoje, a GM esquenta a disputa, lançando sua linha D-20 turbinada. E a Ford contra-ataca, com a reestilização completa da F-1000, muito parecida com sua similar americana. Ela ganha um banho de juventude com carroceria, câmbio e suspensão modificados, além do motor MWM com a potência aumentada de 119 para 122 cv e da bomba injetora rotativa com afogador elétrico. O bocal do enchimento de óleo lubrificante e a vareta de verificação do nível também foram reposicionados para facilitar a vida do motorista.

O câmbio da F-1000 foi o item que mais modificações recebeu: nas versões álcool, gasolina e diesel aspirado há uma nova caixa de transmissões Clark; na diesel turbo testada, onde o torque a ser transmitido é bem maior, surge a Clark CL-2615, de cinco marchas com dentes de engrenagem da terceira e da quarta do tipo “fine pitch”, de maior durabilidade e menor nível de ruído. Patins de náilon nos garfos eliminam as vibrações e os anéis sincronizadores são maiores.

As diferenças são sentidas ao dirigir: a primeira marcha é mais longa e o escalonamento entre as demais é totalmente diferente. Para facilitar os engates, principalmente quando o carro está frio, adotou-se a especificação de um óleo aditivado sinteticamente. A troca do lubrificante do câmbio passou de 15.000 para 40.000 km.

A suspensão não foi esquecida no lote de mudanças. Recalibrada em sua geometria, calibragem de molas e ancoragem dos amortecedores, a F-1000 está mais adequada às constantes alterações de carga e pavimento, sem prejuízo do conforto e da estabilidade.

Para receber o turbo, o motor Maxion da D-20 modificou cabeçote, bloco, virabrequim, pistões e bielas, entre outras peças, passando a ter 120 cv de potência. As maiores novidades, contudo, estão na bomba injetora de combustível com controle automático de débito em baixas rotações, que permite a diminuição de emissão de fumaça. Os pistões são resfriados por jatos de óleo, para melhor controle de carga térmica, e o ângulo de assentamento das válvulas de admissão foi estreitado, garantindo boa distribuição dos esforços e maior resistência mecânica. O câmbio da ZF tem cinco marchas sincronizadas, sendo que a quinta é overdrive.

Se as alterações mecânicas colocam as duas picapes em pé de igualdade, o mesmo não se pode dizer de suas linhas. Remodelada em 1985, a D-20 dava as cartas em estilo, enquanto a F-1000 recebia apenas leves maquiagens. Desta vez, aproveitando o design desenvolvido pela matriz nos EUA há dois anos, a Ford do Brasil mergulhou fundo.

Por dentro e por fora, tudo foi mudado na F-1000. Suas formas arredondadas, o capô ligeiramente inclinado e a carroceria rebaixada a deixaram mais bonita e moderna que sua rival. No painel, enquanto o volante D-20 encobre as luzes de alerta, no modelo da Ford a visibilidade é total, com instrumentos coloridos para indicar a melhor condição de trabalho. As portas agora são moldadas, com bom aproveitamento do espaço, e sem a necessidade de batidas fortes para garantir o fechamento total.

O confronto na pista foi feito com as duas picapes vazias e depois carregadas no limite indicado pelo fabricante. Em todos os casos, houve uma pequena vantagem para a F-1000. Sua prova de velocidade máxima registrou 141,8 km/h, que, com carga máxima, chegou a 136,2 km/h. A D-20 chegou a 139,6 e 135,4, respectivamente.

Se o assunto é aceleração, as duas picapes vazias conseguem tempos praticamente iguais aos de um carro. De 0 a 100 km/h, a F-1000 levou 18s43 e a D-20, 20s1 — o Uno Mille precisa de 18s31 para alcançar a mesma velocidade. Quando carregadas, estabeleceram 25s84 para a Ford e 28s14 para a GM.

Dirigir qualquer uma das picapes não é nenhum drama, apesar de suas dimensões bem maiores que as de um carro. Numa curva para a esquerda, por exemplo, o motorista deve ficar bem atento, já que a coluna que separa a cabine da caçamba é muito larga e prejudica a visibilidade na hora de ver quem vem pela direita. Os retrovisores, de bom tamanho e bem localizados, cumprem seu papel.

Não é injusto dizer que a F-1000, que inovou em estilo, mecânica e conforto, ganhou o round por pontos. Mas a D-20, acoplando o turbo, promete revanche para breve. Este não é o fim da luta.

Fonte: Quatro Rodas, Ano 32, Nº 383, Junho/1992

andreson
11/11/2004, 11:05
MAIS UM COMPARATIVO F1000 X D20
TIRA-TEIMA DA PESADA

Quando o assunto é picape, o consumidor brasileiro toma partido. Tal como equipes de futebol, Chevrolet D-20 e Ford F-1000 possuem verdadeiras torcidas. Aqui você vai ficar sabendo qual a melhor.

Teste e Reportagem Paulo Campo Grande, Fotos Marco De Bari, Edição Celso Unzelte

A paixão dos picapemaníacos nacionais obedece até a um mapa: a D-20 é preferida na região central do país. A F-1000, mais forte no Nordeste. Nas demais regiões, a disputa é acirrada. Em Limeira, no interior de São Paulo, por exemplo (onde QUATRO RODAS realiza seus testes), a D-20 chamou mais atenção do que a F-1000. Isso apesar de seu projeto antigo - que, em tese, todo mundo já estaria cansado de ver. Mas como paixão é paixão, a velha picape ainda mantém seu fã-clube. Mesmo às vésperas da aposentadoria: embora não pareça, ela nem sequer continua sendo fabricada pela General Motors, sobrevivendo apenas com o que resta nos estoques. E será substituída em breve pela Silverado, que vem da Argentina.

Como ainda existem cerca de 1.000 D-20 espalhadas pelo país (e a pedido de uma legião de leitores), resolvemos ver como ela se sai em um confronto com sua tradicional rival. Que, verdade seja dita, oferece mais atrativos - e, por isso, acabou ganhando esse tira-teima. Derivada da antiga F-100 (lançada em 1957), a F-1000 nasceu em 1979. De lá para cá, passou por uma série de remodelações, a última no ano passado, para a linha 97. Enquanto isso, a D-20 permanecia a mesma. Apesar dessa diferença de idade, a vitória da F-1000 não foi tão fácil assim.

A D-20 compensou o fato de ter um projeto antigo, oferecendo conforto.

Algumas de suas qualidade são inquestionáveis: a suspensão é mais macia que a da F-1000 e a direção hidráulica, muito leve. Os acionamentos dos pedais e da alavanca de câmbio podem ser feitos de maneira suave. Somente em longas viagens a real diferença entre as duas começa a aparecer mais claramente. Os bancos da D-20, fofos demais, cansam os passageiros. Nesse ponto, a F-1000 é melhor. Seus assentos são firmes e sustentam bem o corpo, especialmente o do motorista. Quanto aos comandos de pedais e do câmbio, nenhum reparo a se fazer na F-1000 - que oferece, também, melhor posição de dirigir. Seu painel é simples e ergonômico, com os instrumentos bem à mão. A única falha está no posicionamento dos comandos dos vidros elétricos. Instalados nas portas, eles ficam muito fora de alcance dos ocupantes.

O painel da D-20, por sua vez, tem linhas antiquadas. É muito recortado, com vários pequenos compartimentos para cada instrumento. Garante, ao menos, ao motorista, as mesmas informações da F-1000 (velocímetro, conta-giros, indicadores de pressão do óleo, pressão do turbocompressor, nível de reservatório de diesel). A rigor, a D-20 só volta a sobressair no que diz respeito à visibilidade, mas por pura exclusão. Isso porque, nesse sentido, as duas picapes não servem de exemplo para nenhum outro carro. Apesar de dirigir em uma posição mais alta, que proporciona vista panorâmica do trânsito, os motoristas de ambas não enxergam os limites de suas carrocerias. As colunas laterais também atrapalham as manobras de conversão ou mudança de direção, tanto em uma quanto na outra. Ainda assim a D-20 consegue ser menos ruim porque seu espelho retrovisor interno cobre uma área maior do vidro traseiro.

O acabamento de ambas é rústico.

Uma herança de suas versões básicas. Nas duas, os comandos do ar-condicionado são extremamente simples. E não há espelhos no lado interno dos pára-sóis dos passageiros. Isso causa espanto, principalmente quando se pensa que as picapes testadas eram as tops de linha de suas marcas, as mais completas em termos de equipamentos. A D-20 Custom De Luxe conta, como itens de série, com direção hidráulica, freios com sistema antitravamento (ABS) nas rodas traseiras, diferencial com escorregamento limitado (Positracion), vidros coloridos e alarme. Ar-condicionado, vidros, travas elétricas, rádio/toca-fitas e rodas de alumínio são opcionais. Já a F-1000 HSD XLT vem com um pacote fechado de equipamentos. Traz direção hidráulica, ABS no eixo traseiro, vidros verdes, rodas de alumínio, vidros e travas elétricas e ar-condicionado. A Ford simplesmente se esqueceu do rádio/toca-fitas, item que não existe nem sequer como opcional. Uma D-20 Custom De Luxe, completa, sai por R$ 37.000. A F-1000 HSD XLT, por R$ 35.857. Em termos de valorização na hora da revenda, não há o que discutir: enquanto uma está em pleno vigor, a outra sairá de cena em breve. A chegada da Silverado, portanto, indica que quem comprou uma F-1000 recentemente fez melhor negócio. Fãs incondicionais da picape da GM, entretanto, podem aproveitar a ocasião de sua retirada para adquirir uma das últimas unidades em estoque por cerca de R$ 2.000 abaixo do preço de tabela.

Em relação ao desempenho, a D-20 fez valer seu motor maior. Os resultados na prova de retomada de velocidade confirmam isso. Equipada com um motor de 4 litros, que gera 150 cv a 2800 rpm e alcança torque de 46,5 kgfm a 1400 rpm, ela deixou para trás a F-1000, com seu motor de 2,5 litros, 115 cv a 4000 rpm e torque de 26,5 kgfm a 1800 rpm. A F-1000 só superou a D-20 no teste de velocidade máxima: 147,3 km/h contra 143,1 km/h. Mas em termos práticos é preferível alcançar melhores acelerações e retomadas, características que contam pontos em termos de segurança - a D-20, por isso é a picape que transmite mais confiança ao motorista na hora de realizar uma ultrapassagem.

O motor da F-1000 pode ser menor, mas é mais moderno. E, por isso mesmo, rende maior potência por litro e é mais silencioso. A diferença de nível sonoro no interior das cabines é considerável. E pesa a favor da F-1000: enquanto o motorista da D-20 viaja com 70 dB(A), em média, nos ouvidos, o que vai de F-1000 só ouve, em média, 65 dB(A). A F-1000 oferece, ainda, outras compensações. Sua suspensão mais firme, garante maior estabilidade. No teste de aderência lateral (que serve como indicador da estabilidade do carro), as duas picapes conseguiram a mesma marca: 0,84g. Mas a carroceria da F-1000 oscilou menos, ajudando o motorista a mantê-la sob controle.

Na prova de frenagem, as duas picapes exigiram habilidade do piloto.

A D-20 levou ligeira vantagem, mas também deu mais trabalho. Vindo a 80 km/h, freou em espaço menor - 35,7 metros contra 37,1 metros da F-1000. Mas, na prática, exigiu maior cuidado para que as rodas não travassem. Em ambos os casos, o ABS no eixo traseiro ajudou. O problema, porém, são os pneus de uso misto que equipam as duas picapes. Eles possuem sulcos bem definidos, que diminuem a aderência e provocam o travamento das rodas. Por isso, não realizamos freadas em piso molhado. Nessa situação crítica, as rodas da frente, sem ABS, fatalmente travariam. O ABS serve apenas para o controle da trajetória, o que, dependendo da hora, é uma bênção. Com a caçamba vazia, a tendência ao travamento traseiro é maior. E, quando isso ocorre, o motorista perde a direção.

As picapes empatam tecnicamente na capacidade de carga. A F-1000 suporta 1.080 kg, a D-20 leva 1.110 kg. Em volume, nova coincidência: segundo nossa medição, considerando-se o vão da caçamba até a altura do teto, a F-1000 comporta 3,90 m3 e a D-20, 4,0 m3. Internamente, ambas oferecem lugar para três ocupantes.

A Ford conta, atualmente, com 418 concessionários e a General Motors, com 480. O período de garantia da picape F-1000 é de um ano, sem limite de quilometragem. Já para a D-20 é de dois anos ou 50.000 km. A D-20 tem a vantagem da assistência mecânica autorizada 24 horas em todo o país, pelo plano Road Service. Atualmente, por tudo que analisamos aqui, a F-1000 é melhor que a D-20, até porque é mais moderna e, atualmente, corre sozinha. Mas deu para notar também que a D-20 vai deixar saudade. Pelo menos até a Silverado chegar.

A nova D-20 já está chegando



A General Motors guardou segredo o quanto pode. Mas quando um de nossos leitores gaúchos mandou as fotos que aparecem abaixo, não havia mais como negar: a Silverado, que está chegando este mês ao mercado, vinda da Argentina, será a nova picape da linha. Pelas fotos é possível ver que ela é bem semelhante à picape de mesmo nome vendida nos Estados Unidos. Ao contrário, porém, do que fez com a S-10 (que passou por várias alterações para ser comercializada aqui), a GM preferiu manter o gosto americano. Externamente, as diferenças resumem-se a um friso lateral e ao tipo da letra que identifica o modelo. As versões fotografadas eram equipadas com o mesmo motor 4.3 V6 da Chevrolet Blazer. Possuíam duas categorias de acabamento (básico e luxuoso) e carrocerias de cabine simples. Elas são as primeiras a chegar ao Brasil. Aportam aqui, via Mercosul, como produtos nacionais. Com o tempo, é certo que virão outras versões, a exemplo do que acontece com a linha lá fora e com a S-10 nacional. Pode-se esperar, portanto, uma Silverado com cabine estendida e outra com cabine dupla. No futuro também deverá chegar uma substituta da Veraneio.

O teste de Quatro Rodas

A D-20 conseguiu melhor desempenho. Apesar de ter um motor mais moderno, a F-1000 não superou a rival D-20 nas provas de aceleração e retomada de velocidade.


F-1000 D-20

Aceleração

0 a 60 km/h 74,0 m em 7s09 74,6 m em 7s47
0 a 80 km/h 158,2 m em 11s39 170,4 m em 12s34
0 a 100 km/h 339,6 m em 18s59 340,1 m em 19s09
0 a 120 km/h 631,5 m em 28s10 695,0 m em 30s57
0 a 400 m 104,9 km/h em 20s71 105,3 km/h em 21s18
0 a 1000 m 130,8 km/h em 38s60 129,7 km/h em 39s35

Retomada Com ar-condicionado Sem ar-condicionado Com ar-condicionado Sem ar-condicionado

40 a 60 km/h 244,1 m em 17s92 211,3 m em 15s39 193,1 m em 14s12 169,7 m em 12s35
40 a 80 km/h 463,1 m em 29s33 409,9 m em 25s72 365,9 m em 23s08 332,8 m em 20s79
40 a 100 km/h 718,0 m em 39s47 651,4 m em 35s34 568,6 m em 31s18 535,9 m em 28s90
40 a 120 km/h 1141,8 m em 53s24 1038,6 m em 47s94 933,9 m em 43s02 871,9 m em 39s84

Velocidades

Máxima 147,3 km/h 143,1 km/h
Por marcha 1ª 39km/h; 2ª 65 km/h; 3ª 94 km/h; 4ª122 km/h; 5ª 147 km/h 1ª 37 km/h; 2ª 55 km/h; 3ª 84 km/h; 4ª 116 km/h; 5ª 143 km/h

Aderência lateral

0,84 g 0,84 g

Frenagem*

60 a 0 km/h 20,9 m 20,2 m
80 a 0 km/h 37,1 m 35,7 m
100 a 0 km/h 58,0 m 55,8 m
120 a 0 km/h 83,5 m 80,3 m

Consumo Com ar-condicionado Sem ar-condicionado Com ar-condicionado Sem ar-condicionado

Consumo médio 10,64 km/l 11,39 km/l 9,16 km/l 12,35 km/l
Na cidade 9,80 km/l 10,11 km/l 9,04 km/l 10,90 km/l
Na estrada, a 100 km/h
Vazio 11,78 km/l 13,01 km/l 9,66 km/l 14,27 km/l
Carga total 11,19 km/l 12,35 km/l 8,91 km/l 13,35 km/l

Nível de ruído - dB(A) Interno - com ar Interno - sem ar Interno - com ar Interno - sem ar

Média 65,8 64,9 71,6 70,0
Ponto morto 53,8 56,7 58,8 57,7
20 km/h em 1ª marcha 64,2 58,8 68,8 66,7
40 km/h em 2ª marcha 66,0 65,0 72,1 71,9
60 km/h em 3ª marcha 65,7 64,9 71,1 70,8
80 km/h em 4ª marcha 66,7 65,1 72,1 70,8
100 km/h em 5ª marcha 66,9 67,0 72,0 71,4

* pista seca


Fonte: Quatro Rodas, Ano 37, Nº 440, Março/1997

andreson
11/11/2004, 11:07
MAIS UM COMPARATIVO F1000 X D20

Comparativo / D-20 Custom x F-1000 SSS
O DUELO ENTRE AS PICAPES DA NOVA GERAÇÃO

Renovadas no estilo – e também mais confortáveis -, as picapes da Ford e da GM entram na briga pela conquista de um novo público: o dos jovens que não se contentam só com robustez. Veja como se saíram no confronto direto.

Reportagem de Charles Marzanasco / Teste de Heimar Lopes Nunes / Fotos de Jorge Meditsch

O revezamento na luta pela conquista do título de campeã das picapes foi uma constante neste teste comparativo entre a D-20, da GM, e a F-1000, da Ford. Se, de um lado, a D-20 ganhou, por exemplo, no estilo mais arrojado, a F-1000 somou pontos preciosos em relação à segurança. Já em motor, a picape da Ford teve desempenho ligeiramente superior, enquanto, em câmbio, a D-20, valendo-se de uma quinta marcha, foi um pouco mais econômica.

Embora, no cômputo geral, a D-20 tenha obtido pequena vantagem, não seria prudente apontá-la como vencedora do teste. Seu motor, um Perkins, tem de provar, com o tempo, que reúne condições para superar o tradicional e famoso MWM, da F-1000.

Para este confronto, Quatro Rodas escolheu as versões mais luxuosas, e a diesel, das duas picapes: a Custom da D-20 e a SSS (Super Série Special) da F-1000 – um modelo de produção limitada (2.000 unidades, personalizadas pela própria Ford). Com o lançamento da D-20, a GM surge, atualmente, com mais vigor no mercado de comerciais leves, superando as dificuldades encontradas com o modelo anterior, a D-10, a partir de 74, quando nasceu a F-1000, com um perfil mais elegante e uma mecânica que conquistou, rapidamente, um público fiel.

Agora, o quadro pode mudar: o estilo é uma das características de impacto da D-20. Com suas linhas modernas e agressivas ela vai se impondo como a picape mais atraente do mercado no momento em que pesem as novidades introduzidas pela Ford na F-1000: a pintura personalizada e alguns equipamentos externos que embelezaram seu visual, como rodas esportivas e vidros ray-ban.

A Custom passou também, com louvor pela prova de capacidade de carga. Neste aspecto, a vantagem está na sua caçamba, capaz de suportar 1.050 Kg contra 1.005 da F-1000 SSS. Além disso, com uma área bem maior e mais profunda, pode carregar mais volume.

O fato dos usuários aproveitarem a versatilidade das picapes para o transporte de passageiros levou os fabricantes, recentemente, a darem maior importância ao conforto. Neste item, a D-20 ganhou em espaço mas perdeu em maciez, proporcionada pelo conjunto de suspensão da F-1000. Ampla, a cabina da Custom pode acomodar o motorista e mais duas pessoas. O assento, reclinável no encosto e regulável também em altura, é uma garantia da comodidade ao dirigir. A F-1000 testada também tinha esse tipo de banco, embora o modelo de série seja inteiriço. Nesse caso, e a nível de mercado, a D-20 certamente sairá lucrando. A esses detalhes de conforto deve-se acrescentar dois outros: seu ventilador-desembaçador, com quatro velocidades – enquanto o da F-1000 tem apenas uma velocidade –, e o teto basculante.

Da mesma forma, no que se refere ao painel, a D-20 Custom testada apresentou ligeira vantagem, em função de duas novidades: módulos para alojar pequenos objetos, como carteiras, cigarros, fósforos etc., e o horímetro. Este, situado no interior do conta-giros, com dígitos semelhantes ao do hodômetro, marca o número de horas de funcionamento do motor (1 hora é igual a 100.000 rotações do virabrequim). Em contrapartida, a D-20 não tem marcador de pressão de óleo. E as luzes-espias são mais visíveis na F-1000, ou seja, não são encobertas pelo volante.

Além de menor nível de ruído, o motor Perkins da D-20 atingiu a mesma velocidade de sua concorrente: 119,601 km/h. A diferença, mínima, ficou por conta da aceleração: de 0 a 100 km/h ela precisou de 33,81 segundos contra 32,19 segundos da F-1000.

No consumo de combustível verificou-se outro perfeito equilíbrio: vantagem para a F-1000 na cidade, andando vazia, e na estrada, rodando com carga, enquanto a D-20 comportou-se melhor na cidade, quando carregada, e na estrada, trafegando vazia. Por sinal, esses resultados confirmam que a versão a diesel, ainda que mais cara que as a álcool e gasolina, acaba sendo vantajosa para quem faz uso intenso da picape.

Com relação ao câmbio, a picape da GM conseguiu melhores resultados, por causa da quinta marcha. A relação da primeira é curtíssima e a da quinta mais longa. Certamente, com um câmbio desse tipo a F-1000 economizaria mais combustível e teria performance mais expressiva.

Quanto à segurança, a F-1000, além de se mostrar mais estável nas curvas, não muda a trajetória nas freadas com travamento das rodas, o que já não sucede com a D-20, principalmente quando está com a caçamba vazia.

A opção por um ou outro modelo é, na verdade, muito difícil. Nem mesmo o preço pode ser considerado como fator decisivo: a D-20 custava, em maio, Cr$ 66.535.457, com os seguintes opcionais: pára-brisa degradê, desembaçador, ventilação no teto, faróis halogêneos, direção hidráulica, câmbio de cinco marchas e pintura em dois tons. Já a F-1000 SSS custava à mesma época Cr$ 61.064.209, com estes equipamentos não de série: direção hidráulica e rádio AM/FM mono. No preço dessa versão estão incluídos: pintura preta ou marrom com faixas decorativas, rodas esportivas e vidros verdes.


RESULTADOS

D-20 F-1000

Desempenho - Ligeira vantagem para a F-1000 da Ford: de 0 a 100 km/h acelerou, vazia, em 32,19 segundos contra 33,81s da D-20 Custom. A velocidade máxima foi a mesma: média de 119,601 km/h em quatro passagens. 1 1
Consumo - Houve patente equilíbrio. Na cidade, vazias, a F-1000 SSS fez média de 12,90 km/l contra 13,04 km/h da D-20, enquanto na estrada a F-1000 fez 14,05 km/l contra 13,88 km/l de diesel. 7 7
Motor - O novo motor diesel Perkins, que equipa a D-20, melhorou muito. E tem tudo agora para ganhar mais confiança entre os seus exigentes consumidores e concorrer de igual para igual com o MWM da F-1000. 6 6
Transmissão e Câmbio - O câmbio de cinco marchas da D-20 é mais eficiente que o de quatro da F-1000. Seu escalonamento permite melhor aproveitamento do motor, além de ter a primeira bem mais curta. 5 4
Freios - A F-1000 transmite um pouco mais de segurança - não muda de trajetória, mesmo nas freadas de emergência. Já a D-20, apesar de parar em espaços semelhantes, freia irregularmente, principalmente descarregada. 4 5
Direção - As duas picapes tinham direção hidráulica - equipamento opcional de extrema importância para veículos que transportam cargas. O volante da F-1000, de maior diâmetro, é um pouco mais preciso. 6 6
Estabilidade - Equilíbrio: as duas picapes são estáveis e transmitem segurança para o motorista. Porém, num barro pesado, são mais difíceis de dirigir por não possuírem pneus do tipo cidade e campo. 5 5
Suspensão - Apesar da GM ter recalibrado a suspensão da D-20, a picape da Ford leva vantagem em conforto. Menos rígido, o conjunto da F-1000 proporciona rodar mais suave, sem prejuízo para a segurança. 5 5
Estilo - O projeto da D-20 é, sem dúvida, mais moderno. Por isso, o seu estilo é muito mais atraente e funcional. Sem decepcionar, as linhas da F-1000 acusam, naturalmente, seus dez anos de existência. 6 4
Acabamento - Para veículos destinados ao transporte de carga, o acabamento até que é satisfatório. No entanto, o da D-20 é um pouco superior: tem carpete em toda a extensão da cabina e o piso da caçamba bem mais cuidado. 6 6
Conforto - A D-20 é mais dura, porém tem mais espaço na cabina. Isso traz maior comodidade. Além disso, seu painel tem módulos para alojar pequenos objetos e sua ventilação, com três velocidades, é mais eficiente. 6 5
Nível de Ruído - Nas duas picapes é preciso se habituar ao forte barulho do motor a diesel. Porém, com o novo Perkins, a D-20 ficou mais silenciosa, igualando-se à F-1000 nas várias velocidades. 3 3
Posição do Motorista - A F-1000 SSS veio com banco independente para o motorista, opcional, que é de série na D-20 Custom. Ele é regulável em altura e encosto, o que facilita encontrar uma boa posição. 5 4
Instrumentos - O painel da D-20 é mais moderno, embora apresente alguns inconvenientes: falta de manômetro de óleo e luzes-espia encobertas pelo volante. Porém, incorpora horímetro e relógio de horas. 6 7
Capacidade de Carga - Com uma caçamba maior e mais profunda, a picape da GM transporta mais volume - 1.843 litros contra 1.655. Além disso, sua capacidade de carga também é um pouco maior: 1.050 kg contra 1005. 10 10


Ficha Técnica


D-20 CUSTOM F-1000 SSS

MOTOR Dianteiro, quatro cilindros em linha, quatro tempos, refrigerado a água. Válvulas de admissão e escapamento no cabeçote. Alimentação por injeção direta; a diesel. Dianteiro, quatro cilindros em linha, quatro tempos, refrigerado a água. Válvulas de admissão e escapamento no cabeçote. Alimentação por injeção direta; a diesel.
CILINDRADA TOTAL 3871 cm3 3922 cm3
DIÂMETRO X CURSO 98,4 x 127 mm 102 X 120 mm
TAXA DE COMPRESSÃO 16,0:1 16,6:1
POTÊNCIA MÁXIMA 86,4 CV (63,5 kW) ABNT a 2800 rpm ou 90 cv (66,2 kW) DIN a 2800 rpm 83 cv (61,0 kW) ABNT a 3000 rpm ou 86,4 cv (63,5 kW) DIN a 3000 rpm
TORQUE MÁXIMO 27,0 mkgf (264,55 Nm) ABNT a 1600 rpm ou 28,1 mkgf (275,4 Nm) DIN a 1600 rpm 25,3 mkgf (248,0 Nm) ABNT a 1600 rpm ou 26,3 mkgf (257,8 Nm) DIN a 1600 rpm
CÂMBIO Longitudinal de cinco marchas para a frente e ré, com alavanca de mudanças no assoalho. Longitudinal, de cinco marhas para a frente e ré, com alavanca de mudanças no assoalho.
RELAÇÕES DE MARCHA 1ª) 6,33:1; 2ª) 3,60:1; 3ª) 2,15:1; 4ª) 1,40:1; 5ª) 1,00:1; ré - 6,42:1; diferencial - 3,15:1. Tração traseira. 1ª) 4,22:1; 2ª) 2,36:1; 3ª) 1,47:1; 4ª) 1,00:1; ré - 3,99:1; dianteira - 3,54:1. Tração traseira.
CARROCERIA Picape, duas portas, três lugares. Picape, duas portas, três lugares.
SUSPENSÃO DIANTEIRA Independente, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação. Independente, com sistema de barras duplas, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação.
SUSPENSÃO TRASEIRA Feixes de molas semi-elípticas e amortecedores hidráulicos de dupla ação. Feixes de molas semi-elípticas e amortecedores hidráulicos de dupla ação.
FREIOS A disco, ventilado, nas rodas dianteiras, e a tambor nas traseiras, com válvula equalizadora e servo-freio. A disco, ventilado, nas rodas dianteiras, e a tambor nas traseiras, com válvula equalizadora e servo-freio.
DIREÇÃO Hidráulica (opcional), de rosca-sem-fim e rolete. Diâmetro do volante: 40,5 cm. Hidráulica (opcional), de rosca-sem-fim e rolete. Diâmetro do volante: 44 cm.
DIÂMETRO DE GIRO 12,50 m para a esquerda e 13,50 m para a direita. 13,80 m para a esquerda e 14,10 m para a direita.
DIMENSÕES EXTERNAS Comprimento total: 482 cm; largura: 200 cm; altura: 178 cm; distância entre eixos: 292 cm; bitola dianteira: 164 cm; bitola traseira: 160 cm; distância mínima do solo: 22cm. Comprimento total: 485,6 cm; largura: 202,9 cm; altura: 182,4 cm; distância entre eixos: 291,6 cm; bitola dianteira: 163,6 cm; bitola traseira: 161,3 cm; distância mínima do solo: 19,0 cm.
RODAS Aro 16 pol. x tala de 6 pol. Aro 16 pol. x tala de 6 pol.
PNEUS 7,00 x 16/8L 7,00 x 16/8L
CAPACIDADE DO TANQUE 88 litros 87 litros
CAPACIDADE TOTAL DE CARGA 1.050 kg 1005 kg
VOLUME TRANSPORTÁVEL 1.843 litros 1.655 litros
PESO DO MODELO TESTADO 2.020 Kg 2.045 Kg
FABRICANTE General Motors do Brasil S.A. Ford Brasil S.A.



Fonte: Quatro Rodas, Ano 25, Nº 299, Junho/1985

andreson
11/11/2004, 11:09
Comparativo entre Picapes Médias
NOTA DEZ APENAS NA ESTRADA

Reportagem Wilson Toume, Fotos Germano Lüders, Edição Fátima Cardoso

A proposta das picapes é ser um carro jovem, que junte o conforto do automóvel convencional com a capacidade de carga do utilitário. QUATRO RODAS fez o tira-teima entre as duas picapes médias mais vendidas: Ranger XL, a importada da Ford, e S10 De Luxe 2.2, da Chevrolet. Descobrimos que, na estrada, missão cumprida. Na cidade, nem tanto. Confira nas próximas páginas quem venceu esse pega de comodidade e desempenho.

Na estrada, onde essas picapes nasceram para rodar, a Chevrolet S10 a Ford Ranger mostram suas principais virtudes: com boa capacidade de carga (aqui a S10 leva vantagem: 750 kg contra 650 kg da Ranger), ambas se sentem "à vontade", principalmente em velocidade de cruzeiro. Nessas condições, o motorista pode desfrutar do silêncio e do conforto que elas propiciam, além da estabilidade e da maciez ao rodar.

A Ranger, no entanto, sai vencedora neste round. Graças ao seu motor V6 de 4,0 litros, capaz de gerar 162 cavalos de potência, ela proporciona muito mais prazer de condução que a S10, já que, além de ser mais veloz, permite retomadas mais rápidas. Essa agilidade faz falta no modelo da General Motors, equipado com motor de 2,2 litros, que produz 106 cv de potência. Nela, são necessárias mais trocas de marcha em ultrapassagens que na rival.

O aspecto negativo fica por conta da falta de espaço para levar bagagens. A menos que seja instalada uma cobertura na caçamba, não é possível viajarem duas pessoas com suas malas para um final de semana a bordo de qualquer uma das picapes. Isto ainda é pior na Ranger, que não conta sequer com ganchos para fixação de objetos.

É preciso apenas lembrar que, embora tenha comportamento bastante parecido com o de carros comuns (principalmente na estrada), é necessário estar atento na hora de fazer curvas. Como seus centros de gravidade são mais elevados do que o de um automóvel, as picapes têm reações diferentes nessas situações. São menos estáveis, e não passam a sensação de que estão "grudadas" no chão. Sem falar, é claro, das suspensões. Sobre pisos regulares, é preciso acostumar-se apenas com a altura e a inclinação da carroceria. Já sobre o asfalto irregular ou esburacado, a atenção deve ser maior, pois a traseira pode pular, dificultando o controle do carro.

No dia-a-dia, embora as picapes sejam confortáveis, não se pode dizer que conduzir um desses modelos no trânsito das metrópoles seja uma delícia. Por causa do tamanho, é difícil tanto para a S10 quanto para a Ranger vencer os congestionamentos e encontrar vagas nas garagens apertadas de prédios e shoppings, apesar de contarem com ótimos retrovisores e bom campo de visão.

Não é mesmo boa idéia ir às compras com uma dessas duas. Além da dificuldade em manobrá-las, não existe lugar para acomodar pacotes ou sacolas, já que o espaço atrás dos bancos é mínimo. A solução é ir sem companhia e botar as compras no chão ou no banco do passageiro.

Rodando, elas têm comportamento diferente. Enquanto a S10 apresenta um temperamento dócil - até me demasia - a Ranger precisa ser "domesticada". O motor V6 parece até exagero para seu tamanho. Assim, o motorista desacostumado vai se surpreender "fritando" os pneus involuntariamente ao avançar nos cruzamentos ou em saídas de semáforos.

Em aclives com piso irregular e a caçamba vazia, a situação piora, já que, com o peso concentrado na dianteira, a traseira leve salta muito, dificultando o tracionamento. A Ranger sobe ladeiras esburacadas, literalmente, aos pulos.

Na S10, ocorre o contrário. Ela sente falta de mais força no motor para vencer subidas com tranqüilidade. Além disso, o acelerador possui curso muito longo, o que contribui para a impressão de "falta de fôlego". Para conseguir subir ladeiras com a picape da Chevrolet, é preciso pisar fundo.

A posição de dirigir, mais elevada, assim como as dimensões das duas, também têm o seu lado positivo na cidade: a possibilidade de antever situações adversas e o respeito que ambas impõem diante de motoristas mal-educados.

Em matéria de conforto, tanto a Ranger quanto a S10 não decepcionam, oferecendo os mesmos itens que automóveis convencionais, como ar-condicionado e direção hidráulica. Nos equipamentos disponíveis, o modelo da Chevrolet dá uma goleada: só ela tem janelas, travas e retrovisores acionados por comando elétrico, além de vidro traseiro corrediço e faróis auxiliares de neblina. Já a Ranger oferece, entre os itens de série, air-bag para o motorista e freios com sistema ABS nas quatro rodas. Trio elétrico (vidro, retrovisores e portas) e toca-fitas, nem como opcional. Na Ranger, porém, os ocupantes acomodam-se melhor. Os assentos da S10 são desconfortáveis, e não possuem regulagem do apoio de cabeça.

Mas todo o conforto não é suficiente para atenuar o sofrimento dos ocupantes quando se trafega sobre pisos esburacados, tão comuns no Brasil. Aí, é melhor esquecer a pressa e andar devagar. A não ser que você queira se sentir dentro de um liquidificador, já que as duas se comportam da mesma maneira, com a traseira saltando sem parar.

Assim como na estrada, a Ranger é superior à S10 na cidade por causa do motor. Depois que se aprende a domá-la, torna um carro ágil, apesar do tamanho, e apta para acelerar como um típico "carro de boy". A S10 só ganha da Ranger num tipo de terreno: estradas de terra, justamente o que essas picapes não foram feitas para enfrentar.

Estranhas na terra

Embora tenham cara de off-road, nenhuma das duas picapes nasceu para rodar fora do asfalto. Em estradas de terra, comportam-se como qualquer veículo normal, pois não têm tração 4x4. A suspensão rígida as faz sacolejar demais. Com a Ranger, o cuidado deve ser maior. Devido à sua potência e aos pneus, destinados ao asfalto, a picape da Ford tem dificuldade nos atoleiros. Se o motorista não dosar bem a aceleração, corre o risco de afundar ainda mais. A S10 se sai um pouco melhor nessas condições. Além de ser mais fácil de controlar, seus pneus possuem um perfil alto, com desenho mais "lameiro".

Fonte: Quatro Rodas, Ano 36, Nº 437, Dezembro/1996

andreson
11/11/2004, 11:12
Reportagem Silverado x F1000
Silverado: você trocaria a F-1000 por esta picape?

Quatro Rodas fez a pergunta acima a três donos do consagrado utilitário da Ford, convidados a experimentar o novo veículo que a General Motors importa da Argentina. E nós também respondemos, como proprietários da F-1000 do "Teste de 60 000 km". Além disso, realizamos o teste completo, para comparar os resultados da Silverado com os da rival e os de sua antecessora, a D-20, que sai de linha. Para completar, ouvimos, também, a opinião de um dono de D-20 para saber se ele continuará fiel à marca. Acompanhe a reportagem e saiba se a troca compensa.

"O design é maravilhoso! Ela é a mais bonita entre as picapes grandes"
João Paulo Bianco





Não há como negar que a Silverado é bem mais moderna que sua antecessora. Ao contrário do que fez com a S10, porém, quando adaptou alguns detalhes para adequá-la ao gosto brasileiro, a General Motors manteve o estilo americano, repleto de detalhes cromados (apenas a versão básica, equipada com motor diesel aspirado vem com grade pintada em preto-fosco). A Silverado é mais comprida (4,94 m contra 4,83 m) e mais larga (2,25 m contra 1,99 m) que sua antecessora, a D-20. Porém mais baixa (1,86 m da Silverado contra 1,88 m da D-20), em virtude da ausência da escotilha no teto. As janelas não possuem quebra-vento e os retrovisores extrnos, com novo formato, garantem boa visibilidade. Atrás, as lanternas foram redesenhadas, tornando-se mais compridas, e são auxiliadas por uma terceira luz de freio no alto da cabine. As rodas de liga leve dão um toque de esportividade. Pela reação do público, constatada durante o período de testes, a GM acertou em cheio no design.

"Já estava na hora de mudar"
Victor Nahamir, aguardando a chegada da versão cabine dupla

Não foram apenas os donos de F-1000 que gostaram da Silverado. Victor Nahamir Rui, funcionário público e dono de uma D-20 há oito anos, não teria dúvida em trocar sua picape atual pela nova Chevrolet. Após um rápido test-drive, ele apontou como principais qualidades do novo modelo o design ("Bastante avançado e moderno, capaz de deixá-la mais bonita") e a potência. Ele apenas lamenta o fato de a Silverado ainda não estar disponível numa versão mais espaçosa. "Seria interessante que a General Motors lançasse uma cabine dupla com o chassi estendido", afirma. "Isso proporcionaria mais espaço para passageiros e carga, atendendo ao público que gosta desse tipo de carro ou possui uma família maior, como é o meu caso". Acostumado com a condução de picapes no dia-a-dia, Nahamir não deixa dúvidas sobre preferência ao comparar sua D-20 com a Ford F-1000. "A D-20 é superior em todos os sentidos: motor, câmbio, suspensões, durabilidade e acabamento", acredita. Ele foi proprietário de uma F-1000 durante dois anos. Agora, pelo visto, vai continuar fiel à GM durante algum tempo.

"A caçamba parece muito boa, ideal para levar tudo que eu preciso"
Monica Chiatto Conejo

Embora possua a mesma capacidade de carga de sua antecessora (1.110 kg) e seja 1 cm mais comprida, a caçamba da Silverado é 13 cm mais estreita e 11 cm mais curta que a caçamba da F-1000. O novo modelo da General Motors leva vantagem também em relação à picape da Ford, que transporta 30 kg a menos (1.060 kg). Além disso, em sua versão mais luxuosa (DLX), apresenta como opcional o protetor de caçamba, bastante útil par quem carrega o veículo com freqüência.

"Ela é muito confortável. O interior parece o de um carro de luxo!"
Felipe Barletta

Nesse aspecto, a Silverado é, realmente, imbatível. O conforto ao dirigir e o acabamento são muito superiores aos da F-1000 e da D-20. Os comandos estão bem posicionados e fáceis de identificar. O volante de direção possui regulagem de altura. Os bancos mostraram-se confortáveis, sem ser macios demais. Vidros, retrovisores e trava das portas com acionamento elétrico aparecem como item de série na versão DLX. Com o auxílio da direção Servotronic, fica fácil conduzir a Silverado no trânsito urbano, mesmo nas manobras , já que o sistema é progressivo (quanto menor a velocidade, mais leve ela fica).

Apesar disso, alguns aspectos merecem críticas. Como o difícil acionamento do câmbio; a falta do manômetro da pressão do turbo; e o fato de alguns comandos serem identificados em inglês, como a trava das portas (lock) e o interruptor que mantém a luz de cortesia apagada mesmo com as portas abertas (dorne override).

O novo motor turbodiesel impressiona pela suavidade e pelo desempenho
(Opinião de Quatro Rodas)

Como proprietária de uma F-1000 Turbo (em uso desde fevereiro de 1996 no "Teste de 60 000 km), Quatro Rodas também se colocou no papel de consumidor ao analisar o lançamento da Silverado. Após os testes de pista, chegamos a conclusão de que valeria a pena trocar nossa F-1000 pela Silverado DLX. A nova picape deu um banho tanto na rival da Ford quando em sua antecessora (ambas testadas na edição de março). O grande responsável por isso é o novo motor MWM Sprint 6.07 T. Com 168 cv de potência e torque de 43,3 kgfm, aliou ótimo desempenho a baixo nível de ruído (embora mais alto do que o da F-1000).

Além disso, a Silverado é uma picape mais moderna que a extinta D-20 e sua rival Ford F-1000, como observaram todos os entrevistados. Embora a F-1000 tenha passado recentemente por uma reformulação, terá de melhorar mais para enfrentar a Silverado em pé de igualdade. Quem sabe, para isso, a Ford não traga a nova F-150, apresentada no ano passado nos Estados Unidos?


COMENTÁRIOS

Aceleração Apesar do câmbio ser muito duro, os resultados em relação aos da F-1000 e da D-20 foram muito bons. A Silverado nem parece uma picape grande, que pesa mais de 2 toneladas 4
Retomada Outro belo resultado alcançado pelo novo utilitário. Aqui ela contou com o auxílio do turbocompressor, que entra em funcionamento a 1700 RPM. 4
Velocidade máxima Como se trata de um utilitário equipado com motor diesel, a marca é mais que satisfatória, principalmente se comparado às das outras picapes. 4
Aderência lateral Mais que o bom resultado alcançado, a Silverado merece destaque pelo comportamento nas curvas. A carroceria inclinou pouco e transmitiu a confiança necessária ao motorista. 3
Frenagem Dotada de ABS nas quatro rodas, obteve uma boa marca neste item, ainda mais levando-se em conta seu peso. Trata-se, porém de um equipamento opcional (só o ABS nas rodas traseiras é de série). 3
Consumo Item em que a Silverado deixou a desejar, pois até mesmo a D-20, que possuía um motor de concepção mais antiga, conseguindo números melhores. 2
Nível de ruído Apesar de o resultado ter sido pior que o alcançado pela F-1000, não se pode dizer que a picape da GM seja barulhenta. A suavidade de funcionamento de seu motor é um dos destaques positivos. 3
Motor Diesel de alta rotação, turboalimentado, com três vávulas por cilindro, é um dos destaques da Silverado, garantindo ótimo desempenho e muito conforto ao rodar. 4
Câmbio Com acionamento difícil, é o ponto negativo da picape. Além disso, o acabamento junto à base da alavanca é rústico, com metal e parafusos aparentes. 1
Carroceria Comparada com a D-20, a Silverado traz uma evolução inegável. Apesar de não possuir um desenho dos mais modernos, o excesso de detalhes cromados parece ter agradado ao público brasileiro. 3
Visibilidade A vigia de trás é bem dimensionada e a grade de proteção do vidro não chega a atrapalhar em manobras. As janelas, sem quebra vento, oferecem um bom campo de visão. Os retrovisores ganharam novo formato em relação a D-20, facilitando as manobras. O espelho interno não vibra muito e complementa bem a visibilidade oferecida pelos retrovisores externos. 3
Suspensão Apresentou boa relação entre conforto e estabilidade. A traseira, aliás, não pulou muito, nem com a caçamba vazia. 3
Direção Perfeita, mostrando-se leve nas manobras e firme em altas velocidades. 4
Rodas e pneus As bonitas rodas de liga são opcionais. Os pneus, adequados ao porte da Silverado, não provocaram muito ruído. 4
Equipamentos O pacotes de ítens de série da Silverado é bastante completo. Pelo preço, porém, poderia incluir o ar-condicionado ou um sistema de som, ítens que são encontrados apenas como opcionais. 3



Fonte: Quatro Rodas, março/1997

andreson
11/11/2004, 11:14
Super Picapes
Superpicapes
UM CHARME QUE RESISTE

Elas só se sentirão ameaçadas quando o Brasil abrir as porteiras para os carrões

O sufoco financeiro do Plano Collor freou momentaneamente a invasão das picapes de luxo: tão logo os cruzeiros começaram a aparecer, elas voltaram a acelerar, mostrando que não é passageira essa moda que nasceu nos Estados Unidos, seduziu os japoneses e chegou ao Brasil por volta de 1985. Resta, porém, a preocupação com a anunciada liberação da importação de automóveis. “Nossos veículos atendem a um público de nível econômico elevado, que talvez prefira optar por modelos importados”, comenta Paulo Arantes Ferraz, diretor comercial da SR Veículos. Mas ele confia na fidelidade dos apreciadores desses carros de estilo country, mesmo levando em conta que uma cabine dupla superequipada chega a custar o dobro do que custa um Monza Classic EF, o mais caro automóvel nacional.

O fato é que, hoje, ninguém mais se surpreende ao ver uma “musculosa” e incrementada picape abrindo caminho nas ruas de nossas grandes cidades. Para um número cada vez maior de aficionados, esse tipo de carro parece ser a forma ideal de fazê-los se sentir no oeste bravio, sem renunciar ao conforto dos shopping centers. Atualmente, 60% dos compradores de picapes moram nas principais capitais do país.

Correspondendo a essa crescente e entusiasmada aceitação, a cada ano as picapes brasileiras tornam-se mais luxuosas e sofisticadas. Embora continuem desajeitadas para estacionar em vagas apertadas ou para caber nas garagens dos prédios, as picapes transformadas estão marcando uma nova tendência entre os consumidores brasileiros que não dispensam comodidade: elas passam a ser o terceiro ou o quarto veículo da família.

A picape é utilizada principalmente para viajar, mas nada impede os mais jovens de curtir a vida noturna com ela, ou as donas de casa de facilitar o seu dia-a-dia usando-a para levar os filhos à escola. Aliás, as mulheres estão descobrindo muito depressa as virtudes das picapes. “Dirigindo uma picape, nós nos sentimos bem mais seguras e respeitadas no trânsito, além da facilidade de dirigir proporcionada pela direção hidráulica”, diz Berta El Kalay, gerente de promoções e propaganda da Brasinca Veículos, uma das maiores montadoras de picapes.

Não há limites de imaginação para deixá-las o mais incrementadas possível — pintura personalizada, farol de milha, aerofólio, teto avançado, ar-condicionado, bancos giratórios e até geladeira e televisão. Além das empresas que transformam os modelos convencionais, como a F-1000 da Ford, ou a A-20, C-20 e a D-20 da General Motors, há as que são homologadas a essas duas multinacionais e por isso recebem com exclusividade os chassis que darão origem a modelos especiais de série. Eles oferecem uma vantagem importante: têm garantia das fábricas.

É o caso da Brasinca, vinculada à GM, e a Demec, a Brasilvan, a Furglass, a Sulamericana, a Engerauto e a SR, que recebem chassis da Ford. A Engerauto e a SR, por exemplo, recebem cerca de 150 chassis da F-1000, cada uma, mensalmente.

Existem também as transformadoras que trabalham sob encomenda, transformando carrocerias de modelos de série. O fato é que essa faixa do mercado tem crescido tanto que até as picapes de pequeno porte como a Pampa, a Saveiro e o Fiorino (o furgão da Fiat) estão sendo transformados. Um bom exemplo Fiat é a Tivoli, da Demec, que, na verdade, é o Fiorino trans¬formado em cabine dupla.

Mas as inovações não param por aí. A Furglass, pioneira no mercado de vans, lançou há dez anos a Furglaine, única no mercado com porta de correr e com carroceria monobloco, utilizando o chassi da F-1000. E reserva, para agosto próximo, o lançamento da sua cabine dupla, com a qual promete revolucionar o mercado. Essa nova picape ainda não foi batizada: Roberto Assupção, diretor de marketing da Furglass, promete um prêmio para quem sugerir o melhor nome. Basta escrever para ele.

Inspiradas no sucesso da Furglass, uma nova geração de empresas, com design próprio, está lançando seus modelos, embora ainda dependam da mecânica das grandes fábricas. Exemplos desses novos competidores são a Ibiza, da SR (que também utiliza chassi da F-1000), a Camper, da Envemo, baseada no jipe Engesa 4x4; e a recém-lançada minivan Futura, com mecânica da Belina 1.8, da Grancar Design.

A Anfavesp, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Especiais, registrou uma pequena queda na produção de picapes incrementadas, nas semanas seguintes à decretação do Plano Collor. “Mas já observamos um reaquecimento nas vendas, embora elas variem muito de empresa para empresa”, afirma Luiz Eduardo Camargo de Moraes Alves, secretário-executivo da Anfavesp.

Assim, para estimular as vendas de suas picapes cabines duplas, empresas como a SR e a Engerauto fizeram acordos com as concessionárias Ford, para vendê-las através de consórcios. Afinal, mais de 30% de todos os carros são comercializados assim. A Brasinca também aderiu: junto com o Consórcio Nacional Garavelo, formará grupos de 120 cotas e 60 meses, entregando duas picapes Andaluz por mês — uma por sorteio e outra por lance.

A bela e sua montaria

Dirigir uma picape não foi nenhum desafio para a atriz carioca Lúcia Veríssimo, que desde os 13 anos já arriscava uma manobra ou outra pelas ruas do Rio de Janeiro, sempre com muita habilidade.

Aliás, a cabine dupla de Lúcia combina bastante com o estilo country da atriz. Além de criar cavalos puros-sangues, de raça quarto-de-milha, Lúcia lançou a grife LV Western em roupas, calçados e acessórios há pouco mais de um ano.

Quase na mesma época, ela comprou a picape Andaluz, da Brasinca, e está muito satisfeita. “É como dirigir um Mercedes. Além disso, tenho um enorme espaço para minhas malas e selas”, comenta Lúcia que sempre usa a picape nas viagens mais longas e a trata como se fosse um dos seus cavalos: “Com a melhor ração, o melhor veterinário e muito carinho.”

Fonte: Quatro Rodas, Ano 30, Nº 6, Junho/1990

andreson
11/11/2004, 11:22
O DOCE MUNDO DAS PICAPES


Sofá-cama, poltronas giratórias, geladeira, televisão colorida, vídeo-cassete, ar-condicionado, bar bem sortido: tudo isso pode estar a seu dispor, para uma alegre e confortável viagem com a família.

Reportagem de Luiz Henrique Fruet / Fotos de Mituo Shiguihara

Conhecidas como cabines-duplas, blazers ou simplesmente peruas, essas transformações, feitas a partir de picapes originais Ford ou Chevrolet, vêm se constituindo num segmento cada vez mais importante do mercado brasileiro de veículos. Já há dezenas de empresas especializadas produzindo a um ritmo de mais de 600 por mês.

Assim, as opções – de preço e de equipamentos – são as mais variadas, mas dentro de um mercado ainda nitidamente influenciado pelo ágio. Explica-se: isentas do Compulsório, não há hoje picape zero km com fila de espera inferior a um ano. O que ocorre, então, é que, apesar do preço de tabela de uma picape de quatro cilindros a álcool, por exemplo, gira em torno de Cz$ 180 mil – e uma transformação básica sair entre Cz$ 100 e Cz$ 150 mil -, não se acha no mercado uma cabine-dupla, já transformada, por menos de Cz$ 650 mil. Já para as peruas ou as blazers – que são peruas de chassi encurtado -, o preço inicial é de Cz$ 700 mil, podendo chegar até perto de Cz$ 1,5 milhão. Portanto, quem tem uma picape comum e pensa em vendê-la, pode até ganhar dinheiro se antes mandar transformá-la.

Mas para quem só está preocupado em curtir, o preço da transformação vai depender basicamente dos acessórios que forem instalados — e que formam uma lista quase interminável. Uma TV a cores de 6 polegadas, instalada na parte superior do pára-brisa, custa cerca de Cz$ 40 mil. Um vídeo-cassete compacto também não sai por menos de Cz$ 40 mil, e é um complemento indispensável para a televisão: quando o carro está em movimento, a imagem fica muito prejudicada, e só o som é aproveitável. Com o vídeo, o problema desaparece, e qualquer viagem pode se tomar menos monótona. É comum também a instalação de uma tomada para videogame, para a distração das crianças.

O ar-condicionado é igualmente muito requisitado — e muitas vezes combinado com uma geladeira, acionada pelo mesmo compressor de ar. A geladeira, porém, pode ser também elétrica e escamoteável, de modo que, ao ser retirada do veículo, possa ser usada em casa, ligada à corrente elétrica normal.

Nas cabines-duplas, o banco traseiro preferido é o que pode ser transformado em cama. Já nas peruas, com amplas cabines, costuma-se usar até três fileiras de bancos. Nesse caso, muitos compradores preferem a fileira do meio com dois bancos giratórios, com o que a cabine pode ser transformada numa autêntica sala de estar.

O cliente manda – mas cetim vermelho é exagero.

O leque de personalização é tanto mais amplo quanto menor é a empresa transformadora. Nas maiores, como a Sul-Americana (80 carros por mês), Brasinca (80), SR (110) e Engerauto (120 carros por mês), a organização da linha de produção impede o atendimento de escolhas exóticas, como a de um fazendeiro do interior paulista que exigiu da El Rabit (10 carros por mês) a colocação de um telefone em uma perua, mesmo sabendo que um sistema de comunicação desse tipo só existe em Brasília, e experimentalmente — em São Paulo, o telefone só iria servir de enfeite.

Nesse caso, o telefone foi colocado, mas quando outro fazendeiro pediu que a sua picape branca tivesse os bancos e todo o acabamento interior em cetim vermelho, os donos da El Rabit, os primos Janete Dall’Anese e Ronaldo Navarrete, acharam demais. “O que os concorrentes iriam pensar de nós?”, diz Janete. “Com jeito, acabamos convencendo o cliente a trocar o cetim vermelho por um veludo cinza”.

Há exigências, porém, que não são simplesmente estéticas, como a de um dono de garimpo que pediu, na Sul-Americana, uma picape com um cofre camuflado no assoalho, para poder carregar suas pepitas de ouro. O pedido foi atendido.

A Sulam também acabou atendendo a um cliente, fazendeiro na Paraíba, que queria um compartimento secreto em sua blazer, para guardar uma metralhadora.

É na parte externa, porém, que os transformadores exercem em maiores doses a sua criatividade. Assim, há janelas quadradas, inclinadas, retangulares, até redondas. Os chassis podem ser encurtados — como é o caso das blazers — ou alongados. As cabines tornam-se mais espaçosas com o rebaixamento do assoalho ou a elevação do teto na altura dos bancos traseiros.

Das novas frentes em cunha à cabine tripla.

Para a confecção de cabines para as peruas, pode-se usar prolongamentos em fibra de vidro ou chapa de aço. Há mudanças também na dianteira, notadamente nas Ford, que originalmente ostentam um desenho ultrapassado. Assim, a SR, a Engerauto e a Sul-Americana desenvolveram frentes em cunha que, embora diferentes, têm em comum uma semelhança com a dianteira da linha Ford Del Rey.

No vale-tudo da diferenciação, já surgiu até uma cabine tripla, construída pela Demec, em São Paulo, para um cliente do interior de Minas Gerais que queria um carro grande como uma perua, mas sem os riscos de ser obrigado a pagar o empréstimo compulsório no licenciamento. É que, ao menos formalmente, as peruas deixam de ser picapes, e seus donos estão sendo obrigados a pagar o compulsório por Detrans de vários Estados.

“Quando o cliente nos falou de seus temores”, diz Paulo Sérgio Tavares, assessor técnico administrativo da Demec, “comentamos, brincando, que a solução seria uma cabine tripla. Ele levou a sério, e nós acabamos topando. No fim, deu tudo certo.” De fato, a cabine tripla da Demec mantém o mesmo espaço interno das peruas e ainda guarda uma exígua caçamba para carga — o que a caracteriza como uma picape.

As transformações, em muitos casos, não são apenas exteriores, mas englobam elementos mecânicos. Já é comum, por exemplo, a instalação de turbos para melhorar a performance dos motores diesel. Apesar de, em média, 70 mil cruzados mais caras do que as similares a álcool ou a gasolina, as picapes diesel são as mais usadas para as transformações, em função de seu baixo consumo e, conseqüentemente, da grande autonomia que proporcionam. Enquanto um motor a álcool dificilmente passa de 5 km/l na estrada, um a diesel faz mais de 10 km/l.

Um painel eletrônico feito por brasileiros.

A grande desvantagem dos motores diesel — o alto índice de ruído — aos poucos também passa pelo crivo dos transformadores. Enquanto uns forram o capô e a carroceria com mantas isoladoras de lã de vidro e até de compostos asfálticos, a Engerauto desenvolveu um novo sistema de fixação para os motores diesel Ford que reduz seu ruído à metade. Outro desenvolvimento da Engerauto é um painel eletrônico criado inteiramente pelos engenheiros paulistanos Tácito e Fernando Misrodrigo de Almeida. Nele, a velocidade, as rotações do motor e o nível de combustível são marcados por faixas luminosas, que substituem os ponteiros convencionais.

A partir deste mês, o painel eletrônico passa a equipar não só as picapes, mas também o mais recente lançamento da Engerauto, uma perua de formas ousadas projetada pelo renomado estilista Anísio Campos — a Scorpio, que vai custar perto de 1,5 milhão de cruzados. “À primeira vista, o teto alto pode parecer feio”, sustenta Anísio, “mas aumenta em muito o conforto dos passageiros. Nossa perua foi criada mesmo de dentro para fora.”

Mesmo assim, não se conseguiu resolver um problema que atinge praticamente todas as peruas com três fileiras de bancos. Elas levam com grande conforto até oito passageiros, mas quase não têm espaço para a bagagem. Há apenas uma exceção: a Manga Larga, da Brasinca, derivada das picapes Chevrolet de chassi longo.

Fonte: Quatro Rodas, Ano 26, Nº 320, Março/1987

Eduardo Velo
11/11/2004, 11:24
Galera , como não vi comentário sobre Roubo de picapes , pelo menos não percebi no comentário de vcs ...
Eu e o a grande maioria do pessoal com quem convivo adoraria ter uma picape e tem condições pra isso , mas aqui em Sampa quase não se vê nenhum tipo de picape pq são muito visadas pra roubo ...
Estive em S. Luiz e percebi a tranquilidade que o pessoal esnobava as picapes , 80% dos carros é picape , perguntei sobre roubo e falaram que ladrão de picape morre ou foge , adivinhem pra onde eles fogem ???
Acho q passou da hr das montadoras fazerem um sistema que saia de fábrica contra roubo , pelo menos aqui na terra da impunidade total ...

[]s... torcendo pelo enforcamento em praça pública de ladrão de carro

andreson
11/11/2004, 11:25
HISTORICO

A história das picapes GM nacionais começa na década de 50, mais precisamente em 1958, quando a General Motors apresenta a primeira picape fabricada no país, a 3100, produzida em São Caetano do Sul, São Paulo.

Esta picape utilizava o motor importado de seis cilidros de 3100cc, consagrado nas picapes 3100 da década de 1950. O estilo era o mesmo dos caminhões Chevrolet da época. Ainda no final de 1958, em dezembro, passaria a utilizar o motor 4300cc, também de 6 cilindros em linha. Este motor inaugurava a fundição e usinagem de motores, em São José dos Campos, São Paulo.

No final do ano seguinte, em dezembro 1959, era lançada a perua Amazonas. Era o primeiro veículo nacional da GM voltado para o uso como veículo de passeio. Utilizava o mesmo chassi da 3100. A perua possuía três portas, a do motorista e duas do lado do passageiro, além da tampa do porta-malas.

Em 1962, a picape e a perua sofriam uma discreta reestilização. A frente passava a ter 4 faróis e a grade do motor tinha um novo formato e era pintada, em lugar do cromado da grade anterior. A parte mecânica permanecia a mesma. Como opcional, era oferecido o diferencial blocante, a chamada "Tração Positiva".

Em 1964, era lancada a nova picape, a C-14. Este modelo perdurou até a segunda metade da década de 80, sem grandes alteraçoes de estilo, quando foi substituída pela nova Série 20.

Junto com a picape, era lançada a nova perua, a C-1416, que mais tarde passou a se chamar Veraneio. Ambas traziam uma nova suspensão dianteira independente, com molas helicoidais. Na picape, o clássico eixo traseiro rígido com molas semi-elípticas. Já a perua utilizava braços tensores e a barra Panhard, com molas helicoidais também na traseira, visando um maior conforto.

No início da década de 70, a picape e a perua sofreram uma pequena reestilização, com uma nova grade frontal e os faróis, que passaram a ser somente 2 no lugar dos 4 originais. A mecânica permaneceu a mesma até 1979.

Neste ano, novidades. A série C-14 passa a ser denominada C-10. Em termos de estilo, uma nova grade frontal, em plástico. O painel passa a ter um acabamento plástico e instrumentos com uma nova grafia.

Na parte mecânica, o motor de 6 cilindros 4.1, do Opala, passa a equipar a C-10. A nova A-10 surge com a versão a álcool desse motor, juntamente com a versão diesel, a D-10. O motor é um Perkins Q20B4/4236, um motor desenvolvido primeiramente para uso como motor agrícola e adaptado para o uso veicular. Nesse ano, a Veraneio também recebe o motor diesel como opcional, assim como a versão a álcool.

Até 1985, não há novidades na linha de picapes da GM. Para 1986, surge a Série 20, com uma carroceria totalmente remodelada.

O novo modelo possui linhas mais modernas, com contornos retos e cantos arredondados. O visual da nova frente é inspirado no Opala, assim como os faróis, que são os mesmos. Internamente, o novo painel, envolvente, é totalmente de plástico.

As versões disponíveis são a picape de cabine simples e dupla, a Veraneio e a novíssima Bonanza. Esta última é uma versão de chassi curto da Veraneio, com duas portas, e o mesmo nível de acabamento e motorização.

Em 91, sai o Perkins Q20B. O novo motor é um Iochpe-Maxion S4, de 4 litros e 4 cilindros em linha, mais leve e adequado ao uso em uma picape, tornando o veículo mais suave. O motor S4T era opcional, oferecendo 125CV, contra os 90CV da versão sem turbo.

Em 94 encerra-se a produção da Veraneio e da Bonanza, restando apenas as picapes C-20 e D-20, nas versões de cabine simples e cabine dupla. O painel foi reformulado, com os instrumentos em nova grafia.

Um novo motor, o Powertech 4.1MPFI, o mesmo utilizado no Omega e preparado pela Lotus inglesa, traz a injeção eletrônica para a C-20. Um novo motor turbo-diesel, o S4T-Plus, substitui o S4T, com um ganho de 15CV e 8 mkgf de torque. Freios ABS para o eixo traseiro passam a equipar as picapes. A linha de produção é transferida para a Argentina.

As picapes permanecem sem grandes alterações até 1997, quando deixam de ser fabricadas para ceder espaço ao novo modelo da GM, a Silverado.

A nova picape da GM apresenta um visual mais ousado e moderno que o sua antecessora. A carroceria apresenta poucos vincos e vidros rentes à superfície. A grade frontal cromada acomoda quatro faróis horizontais, igual ao modelo americano.

Os motores são o Powertech 4.1 MPFI, o mesmo do Omega, porém com as curvas de torque e potência retrabalhadas para oferecer mais força em baixa rotação. Os motores diesel disponíveis são o Maxion S4, com 90CV e o MWM Sprint Turbo 6.07T, de 168CV.

O interior é mais luxoso do que o da D20, com um painel moderno e completo.

Em 2000, o Omega deixa de ser produzido no Brasil, e com ele, o fim da produção do 4.1 MPFI. A Silverado, então, passa a oferecer somente o MWM Turbo de 6 cilindros, e a denominacao de Silverado D20, como estratégia para aumento das vendas.

A novidade para 2001 vem da GMC, a divisão de caminhões da GM, que lança a HD3500, uma picape com a mesma carroceria da Silverado, mas com um acabamento mais espartano, voltado para o trabalho. Visualmente, a principal diferença é na dianteira, com dois faróis quadrados em lugar dos quatro retangulares da Silverado.

O ano de 2001 foi um ano difícil para a Silverado, que não suportou a concorrência da F-250 da Ford, vendendo menos que a metade da concorrente. Em janeiro de 2002, a GM decide fechar a sua unidade de veículos pesados e, com ela, o final da produção das picapes full-size.

Klendatu
11/11/2004, 12:47
Galera , como não vi comentário sobre Roubo de picapes , pelo menos não percebi no comentário de vcs ...
Eu e o a grande maioria do pessoal com quem convivo adoraria ter uma picape e tem condições pra isso , mas aqui em Sampa quase não se vê nenhum tipo de picape pq são muito visadas pra roubo ...
Estive em S. Luiz e percebi a tranquilidade que o pessoal esnobava as picapes , 80% dos carros é picape , perguntei sobre roubo e falaram que ladrão de picape morre ou foge , adivinhem pra onde eles fogem ???
Acho q passou da hr das montadoras fazerem um sistema que saia de fábrica contra roubo , pelo menos aqui na terra da impunidade total ...

[]s... torcendo pelo enforcamento em praça pública de ladrão de carro

Ladrão e traficande aqui alem de preso apanha ate confessar que matou cristo e passa 5 dias sem comer, e a cada vez que eh pego de novo a pena sobre, ladrãozinho furreca vira santo, num passa da 1 ou 2 vacilada, Ladrão dos bons leva fumo e azeitona na testa.
Policial por aqui acha que direitos humanos eh coisa de fresco....
Levam surrra de cisal e toalha molhada com sabonete dentro pra não ficar marca.....

Luiz Claudio
11/11/2004, 18:45
Galera , como não vi comentário sobre Roubo de picapes , pelo menos não percebi no comentário de vcs ...
Eu e o a grande maioria do pessoal com quem convivo adoraria ter uma picape e tem condições pra isso , mas aqui em Sampa quase não se vê nenhum tipo de picape pq são muito visadas pra roubo ...

Edu,

Eu tive uma Silverado 99 a gasolina (bem menos visada para roubo do que a diesel) que fui "obrigado" a vender justamente por causa do valor do seguro...Em 2001 a Porto queria me cobrar a bagatela de 6.000 lts e ainda me obrigar a instalar um rastreador que custava mais 1000 Lts...Seriam 7.000 lts pelo seguro de um carro que na época valia 28.000, ou seja, 25% do valor total...Absurdo total!!!

[]'s...

Eduardo Velo
11/11/2004, 19:21
Klendatu , infelizmente a policia daí deixa alguns escaparem e eles vem pra Sampa e Rio , onde são muito bem tratados ...

L.C. , fico invocado qdo o assunto é compra de carro bom , quem é que não quer ter um bom carro , uma boa casa e um monte de coisa boa ... , é pra isso que a gente luta , mas aqui em Sampa é visto como ostentação , vc mesmo foi vítima de assalto pq tinha um carrão , o bandido nem ligou pros outros carros ... , aqui é uma defesa andar com carroça de preferencia bem sujo , amassado , pra ver se dispista o ladrão ...
Como já disse muitas vezes , e agora com o desarmamento piorou muito ...
- Somos como Gnus na pradaria , e os bandidos Leões , se vc for escolhido tem pouca chance de saída ...

[]s... querendo sociedade com o Nived numa metranca ...

Klendatu
11/11/2004, 22:20
Mudem-se pro Nordeste
Praia a poucos metros, transito bom, bandido tem medo da policia, se vc matar um ninguem tah nem ae, pode andar armado, vc anda no carro que quiser, seguro de picape eh barato....

:lol: :lol: :lol:

cristiano
12/11/2004, 09:23
Tem um amigo que perdeu esse ano um F250 à diesel 6cc cilindros avaliada em 55 mil, preço de venda... Deixaram ele no matagal e ele nunca mais viu...

Realmente picapes à diesel que eu teria coragem de comprar seriam as médias... Ranger ou S10... porque as grandes são uma bomba relógio... Fora que seguro não impede de roubá-la, só diminui seu prejuízo... Outra, o ladrão quando rouba sempre pergunta se ela tem rastreador e às vezes até seguro...

Klendatu
12/11/2004, 11:14
Lembrar de não passar com a F-4000 por perto dai......

Hj conversei com um amigo que eh policial civil e ele me revelou outra "tecnica correcional" pra bandidinho furreca, é um quartinho de 40cm² com uma parede revestida de chalpisco bem cascurento para que o cara não possa apoiar o joelho e tenha que ficar o tempo todo de pé, 2-3 dias assim o cara sai um santo, se vacilar d novo fica mais tempo, assim os inniciantes no crime não viram banbidiões...
O que tah faltando por ae eh vagabundo ter medo da policia

ps: Esse meu amigo carrega um cacetete com a seguinte palavra entalhada: "DIALOGO"

cristiano
12/11/2004, 12:20
Lembrar de não passar com a F-4000 por perto dai......

Hj conversei com um amigo que eh policial civil e ele me revelou outra "tecnica correcional" pra bandidinho furreca, é um quartinho de 40cm² com uma parede revestida de chalpisco bem cascurento para que o cara não possa apoiar o joelho e tenha que ficar o tempo todo de pé, 2-3 dias assim o cara sai um santo, se vacilar d novo fica mais tempo, assim os inniciantes no crime não viram banbidiões...
O que tah faltando por ae eh vagabundo ter medo da policia

ps: Esse meu amigo carrega um cacetete com a seguinte palavra entalhada: "DIALOGO"

DIALOGO foi boa... kkkkkkkkkkkkk.. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Eduardo Velo
12/11/2004, 13:08
Klendatu , Precisamos mandar os nossos policiais coxinhas aprender alguma coisa de bom por aí ...
Aqui tbm era assim , mas esses malditos dereitos dos bandidos , ops , quer dizer , humanos , não deixa ... Tem que tratar o fdp bem , comida na hr certa , banho de sol , visita intima , e a vítima que se foda ...

Será que teu amigo não pode vir fazer um bico aqui em Sampa não ???

[]s...

Klendatu
12/11/2004, 19:00
Opa 40cm² não tem como, na verdade eh 50x50cm mais ou menos....

Turtle
09/12/2004, 18:19
Essa é pro Hertes:
Meu amigo, eu acho que antes de falar TANTO assim das picapes, seja mais coerente, afinal, vc tem 17 anos e nem tem carta ainda, como pode um menino querer conversar sobre desempenho de carros e etc? Eu nao tenho experiencia ainda, mas ja tenho carta desde os 18, sao 4 anos com carta, e ainda assim eu nem me atrevo a falar certas coisas... vamos começar por ai.....

LeonanFL
15/12/2004, 21:36
E ae moçada, blz??
Turtle, me desculpe, mas acho que nao podemos discriminar uma pessoa só pela idade, tenho apenas 18 anos, ando de camionete desde quando me conheço por gente, acho que "entendo" um poco delas, nao falo que sei tudo, por isso nunca ira acontecer.........
Acho que vc tb nao eh muito experiente pra dizer essas coisas, nao quero arranjar confusão com ninguem. Acho que se quiserem entender bem de picapes vao à www.picapesgm.com.br (Andreson, Luvison e outros vao concordar)
Bom agora respondendo ao topico, acho que a GM nao vai voltar a fabricar full size por enquanto, pessoalmente nao gosto da Silverado, pra quem quer (e pode $$) vai de F250/F350, pra quem quer camionete de verdade, vai de D20........ (nem vou ficar tentando convercer ninguem)
Falei de mais.......... abraços.........

andreson
29/12/2004, 01:03
Mudem-se pro Nordeste
Praia a poucos metros, transito bom, bandido tem medo da policia, se vc matar um ninguem tah nem ae, pode andar armado, vc anda no carro que quiser, seguro de picape eh barato....

:lol: :lol: :lol:


Só aí na Paraiba né klen? Pq aqui em alagoas é uma merda, ou vc vive no pais das maravilhas?? E vc sabe pois vc tem familia aqui em Alagoas.

Hertes
29/12/2004, 14:15
Essa é pro Hertes:
Meu amigo, eu acho que antes de falar TANTO assim das picapes, seja mais coerente, afinal, vc tem 17 anos e nem tem carta ainda, como pode um menino querer conversar sobre desempenho de carros e etc? Eu nao tenho experiencia ainda, mas ja tenho carta desde os 18, sao 4 anos com carta, e ainda assim eu nem me atrevo a falar certas coisas... vamos começar por ai.....

Meu amigo, antes de falar de mim procure me conhecer, pois se estou postando aqui, é que eu sei de certas coisas, não digo que sei tudo, pois ninguem sabe tudo, o que escrevo é o que eu sei, se vc nao sabe, aprende, e se ainda não aprendeu, é por q nao quis. Pois tudo o que sei aprendi desde que me lembro de gente, pois meu pai tem pickup desde 1985, e eu nasci em 1986, toda vida me lembro de meu pai falando sobre pickups, e aprendi com ele falando qual sao os anos e modelos, peças, preço etc, sem contar com os amigos e depois que coloquei net aqui em casa me aperfeiçoei, com amigos que tenho pelo msn, que conheci no http://www.picapesgm.com.br/ e aqui no 4X4Brasil. Não quero confusao com ninguem mas nunca julgue uma pessoa pela aparencia.

JOEL ALVES
01/01/2005, 08:42
ACHO Q AS DUAS PICAPES ESTÃO EM PATAMARES SEMELHANTES. É QUESTÃO DE GOSTO... :wink:
INFELIZMENTE PENSO Q A GM NÃO VOLTARÁ A FABRICAR A SILVERADO.

[]'S DESEJANDO SILVERADOS E F250s NAS GARAGENS DE TODOS.

andreson
03/01/2005, 16:53
ACHO Q AS DUAS PICAPES ESTÃO EM PATAMARES SEMELHANTES. É QUESTÃO DE GOSTO... :wink:
INFELIZMENTE PENSO Q A GM NÃO VOLTARÁ A FABRICAR A SILVERADO.

[]'S DESEJANDO SILVERADOS E F250s NAS GARAGENS DE TODOS.


Prefiro linha 20 da GM :lol: :lol: :lol:

JOEL ALVES
04/01/2005, 10:22
andreson,

Q SAUDADES :!: :!:

O PRIMEIRO CARRO A DIESEL Q DIRIGI FOI UMA D20.

ISSO LÁ PELOS IDOS DE 1989.

COMO DISSE UM SÁBIO:

"O PRIMEIRO CARRO A DIESEL A GENTE NUNCA ESQUEÇE"

[ ]'S SAUDOSOS.

ojaneri
04/01/2005, 10:34
Minha primeira picape dirigida tambem foi uma D-20, la por 1994...tava cheio de gente na caçamba, eu levei direitinho, mas na hora de freiar, atolei o pé no freio, quase mato uns 10 que cairam da caçamba...mas o que vale é a intenção! :-)

cristiano
04/01/2005, 12:06
Minha primeira também foi uma D20... eu adorava acelerar ela no sinal com tinha aqueles playboy´s no sinal de vidro aberto... era uma fumaceira!!! :lol: :lol: :lol:

Foi com ela que surgiu o gosto por off road, eu subi com ela (no bagaço) num morro que o pessoal pula de asa delta... o detalhe que o cume é pequeno e para ficar lá em cima tinha que frear na hora certa... e não dava para subir devagar, senão ficava... bons tempos!!! 8) 8) 8) 8)

andreson
04/01/2005, 16:40
Aprendi a dirigir na veraneio do meu pai ano 90/91 MAXION S4 isso por volta de 2001, ele comprou ela em 98 e ficamos com ela até março de 2004, agora ele tá de KIA BOSTA :twisted: , eu sou fã de carteirinha da LINHA 20, antes da Veraneio ele teve D20 CD 88/89 ficamos com ela de 96 a setembro de 98 quando trocamos na Veraneio, aqui em casa só tivemos 2 carros que não eram Chevrolet uma Kombi em 96 0km meu pai só aguentou ela por 6 meses carro ruim pra caraleo, e atualmente a KIA BOSTA 99/00 :evil:, sonho em ter varios modelos da linha 20 na minha garagem futuramente, ainda nao tenho carro proprio mas para começar minha carreira de GM penso em uma Bonanza ou uma D20 S4T- plus intercoolada. Vou resumir a estas palavras pois a saudade já bateu em mim, as vezes estou em casa e na rua passa alguma D20 Maxion eu reconheço o barulho do motor é inesquicivel só quem teve ou ja dirigiu que sabe explicar a paixao.

andreson
04/01/2005, 16:54
Minha primeira picape dirigida tambem foi uma D-20, la por 1994...tava cheio de gente na caçamba, eu levei direitinho, mas na hora de freiar, atolei o pé no freio, quase mato uns 10 que cairam da caçamba...mas o que vale é a intenção! :-)


Dirigindo uma D20 com 13 anos hein, e ainda por cima querendo matar o povo ahuahuahu, eu aprendi com 16, mas meu vizinho tinha uma D20 e ensinou o filho dele a dirigir com 11 anos, e o peste era desenrolado no volante, enquanto eu com 15 nao sabia pq meu velho aqui nao queria ensinar :lol: :lol:

JOEL ALVES
05/01/2005, 00:05
CAVALHEIROS...

É A VERDADEIRA SESSÃO NOSTALGIA... :D

[ ]'S NOSTÁLGICOS SÉRIE 20

Hertes
06/01/2005, 22:16
Minha primeira pilotada foi aos 11 e foi numa D10 huahuahua, me lembro muito bem, afoguei umas 5 vezes ate arrancar, sorte que era no sitio, nao tinha movimento, tudo calmo, depois de arrancar, nossa que vergonha :oops: uma errada na hora de entrar a 3 quase entrou a RÉ, meu pai meio impaciente ja começou a xinga, ai mesmo que nao entrou 3 nem 2 nem 1, tive que parar e começar do zero, afogando novamente, nao tinha paciencia em tirar o pe devagar da embreagem, rsrsrsrs

cRiPpLe_rOoStEr
17/07/2009, 05:29
ressucitando o tópico...

realmente a série 20, como as caminhonetes da chevrolet de um modo geral eventualmente acabaram se tornando como membros da família... por uma questão de gosto pessoal eu queria que a silverado voltasse a ser vendida no brasil, mesmo que importada do méxico... invariavelmente, se tal fato ocorresse seria bom pelo estímulo à concorrência, como ja aconteceu com a chegada da ram, que fez a ford passar a oferecer no mercado interno a opção de tração 4x4 antes destinada somente às exportações para áfrica do sul e austrália... http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=181400&d=1247813568



http://cripplerooster.blogspot.com/2008/12/our-country-our-truck.html

Gleison Prieto
23/07/2014, 16:37
Fala pessoal ... to revivendo o tópico para levantar umas informações para me auxiliarem numa futura compra que estou pretendendo realizar.

Gostaria de saber dos colegas que tiveram/têm o prazer (imenso) de possuírem/dirigirem D20 S4 e F1000 MWM 229/4 (ambas aspiradas) ao longo dos anos, quais impressões gerais vocês têm das 2 pick ups (ex.: dirigibilidade, estabilidade, segurança, consumo, custos de manutenção, etc)?
Nunca tive oportunidade de pegar uma pick up, ainda mais fullsize, e também queria saber dos amigos se, para um uso beeemm moderado, apenas casa/trabalho e viagens curtas, o turbo faria taaaannnta falta assim? (se paciência for o bastante para suportar a diferença dos cavalos a mais propiciados pelo turbo, acho que tenho um pouqinho rsrs).

Outros 2 pontos:

* esses dias contactei o proprietario de uma D20 S4 aspirada e ele me afirmou que a manutenção de um S4 é 3x mais barata que um MWM 229/4. Procede?

* as D20 de 1990 em diante possuem o tal pivo invertido como em algumas Silverado? (o tal problema de "cair a roda").

Valeu galera

Guto F-1000
23/07/2014, 19:53
Gleison, aqui em casa tivemos 2 D20 ( 88 Perkins aspirada e depois turbinada e uma 92 S4 ) e 4 F1000( 88 229 aspirada, 90 299 Turbinada, 95 229 Turbo de fábrica e 98 X10 4x4 Turbo). O que osso falar o seguinte, o Turbo faz muita diferença, pra ter idéia uma F1000 ou D20 aspiradas fazem de 0-100 em 30 segundos enquanto que uma turbo faz em menos de 20, fora retomada de velocidade, é melhor comprar uma Turbo de fábrica mas Turbinar esses motores não diminuem muito sua vida útil além de não aumentar o consumo, só vai dar problema se o motor estiver muito ruim. Quanto ao preço de manutenção, normalmente são iguais, com peças fáceis de encontrar e baratas, porém a vantagem do MWM da F1000 que eles usam Camisa úmida removível, normalmente é só trocar as camisas e os pistões, ficando mais barato e rápido do que uma retífica de um Maxion. Quanto aos veículos ambos tem suas vantagens e desvantagens. Eu acho a F1000 bem melhor principalmente em se tratando das 93 pra frente, pois são mais confortáveis e macias, fora que a revenda é melhor. Porém a D20 é melhor pra peso. Quanto a D20 cair a roda é mesma coisa do Dana da F1000 soltar o semieixo, só acontece se o cabra for muito relaxado e não fazer manutenção, ou ralar demais a camionete. Essa camionetes marcaram sua época, é muito prazeroso dirigi-las mas requerem manutenção em cima ainda mais num veículo com mais de 20 anos, a história de que não quebra não acredite muito, foi um dos motivos que vendi a última F1000, vira e meche tinha que fazer uma coisinha ou outra e não tinha tempo pra isso. Agora se vai usar de FDS e viagens vai com fé.

drosssor51
23/07/2014, 23:49
Gleison.... tenho uma efe1000 mwm229-4 aspirada.... ano94/95

Uso minha F todos os dias... e o trajeto é casa trabalho.... e fim de semana diretão....
não carrego quase nada... só quando alguém próximo precisa de um carreto... (esse é o mal de se ter uma caçamba...kkk)

Não tenho nenhuma intenção de turbinar... mesmo com 98% do pessoal do fórum preferindo os motores turbinados..... mesmo que seja adaptado.
O que o Guto falou é verdade.... picape com 20 anos de uso.. quebra.. como qualquer carro.
porém a vantagem é que arruma-se com um custo relativamente baixo.

A concepção deste tipo de carro é bem interessante.... eles duram muito bem... por sinal.

Se precisar de alguma informação... só falar..

abç

Gleison Prieto
24/07/2014, 00:08
Fala Guto ... legal ouvir as palavras práticas de quem já possuiu ambas pick ups e pode falar com propriedade sobre as 2.

Me lembro de ver um tópico onde voce tava perguntando as dimensoes, se nao me engano, da S10, pois ia trocar a Strada que não estava te ajudava muito nas suas trilhas pra pesca ... me recordo que o pessoal ficou doido achando que voce ia vender a F1000 ... agora vejo que não está mais com ela ... só por curiosidade, vendeu aqui no fórum mesmo? Quanto pediu nela?

Então rapaz, como sou bem paciente e tenho pé leve, imaginei que a turbina não faria falta, pois as vezes vejo uns senhores dirigindo esses carros na maciota e dá a impressão de que, pelo menos para curtos trajetos na cidade, mesmo sem turbina ela anda bem, mas pelas informações que voce passou e principalmente pela falta de retomada o turbo é essencial mesmo.

Aqui na cidade, tem uma revenda da MWM Internacional, e já que peça é fácil de encontrar e barato, creio não ter problemas com essa parte.
Na questão retifica, ja tinha lido algo e vi um video da MWM sobre a troca das camisas. Realmente prático!
Essa do Dana soltar o semieixo, eu não sabia. Podes me falar um pouco mais sobre isso?

É, isso de que o carro é robusto e não quebra, todo mundo fala, mas já to esperto.
Até a namorada que morou em sitio e o pai dela sempre teve f1000 fala "esses carros nao quebram"! Mas como já se vão ai mais de 20 anos, tem que ficar esperto.

O uso vai ser somente dentro da cidade, de casa para o trabalho (nem 5 minutos) e viagem para casa dos velhos (50 km) e por isso espero não ter problemas, tanto é que estou procurando as que não são usadas para trabalho e sim por gente que realmente usa com zelo, o que é raro de encontrar.

Só por curiosidade, de qual cidade voce é? Quanto ta valendo uma 94 SS aspirada por ai?

Flw

Gleison Prieto
24/07/2014, 00:56
E ae drosssor51 ...
Cara, suas palavras e as do Guto estão caindo como uma luva para mim.

Meu perfil de uso, pelo jeito, é semelhante ao seu: de casa para o trabalho e alguns lugares dentro da cidade mesmo fds.
A questao do mal da caçamba para quebra galho já está nos planos rsrs.

Assim como a sua, estou vendo uma 94/94 ou uma 93/93 aspirada.
Como nunca tive carro diesel, inicialmente não pretendo turbinar. Quero rodar com ela original para ir me adaptando ao torque e demais caracteristicas do veiculo. E outra, a turbina é um elemento a mais para se cuidar na mecanica e só futuramente pretendo colocá-la.
Falando em turbina, vi um video onde uma L200 Triton "dispara" e sobe uma fumacera danada. Nunca tinha ouvido falar nisso e o pessoal comentou que ocorre porque ao ligar o veiculo a turbina puxa o oleo do motor e começa a queimá-lo. Não sei como ocorre tecnicamente, mas parece que nem desligando o carro o motor pára e ai vai até fundir. O único jeito de desligar é afogar o motor. Isso me deixou meio encucado com a questão turbina, mas vou procurar me informar melhor. Se falei besteira, favor desconsiderar!

Como voce usa a maioria do tempo em cidade, o que é diferente do uso rural pesado em trabalho, quais manutençoes foram demandadas até hoje?

Vi que voce é de Sorocaba. Quanto ta valendo a sua por ai? Estou cogitando ver uma em Campinas e gostaria de ver a média de preço aqui no estado de SP.
Se puder, me envie fotos da sua milona via email (prieto_pv@hotmail.com). Não tenho posts suficientes para falar via MP.

Obrigado. Flw

Guto F-1000
24/07/2014, 07:30
Fala Guto ... legal ouvir as palavras práticas de quem já possuiu ambas pick ups e pode falar com propriedade sobre as 2.

Me lembro de ver um tópico onde voce tava perguntando as dimensoes, se nao me engano, da S10, pois ia trocar a Strada que não estava te ajudava muito nas suas trilhas pra pesca ... me recordo que o pessoal ficou doido achando que voce ia vender a F1000 ... agora vejo que não está mais com ela ... só por curiosidade, vendeu aqui no fórum mesmo? Quanto pediu nela?

Então rapaz, como sou bem paciente e tenho pé leve, imaginei que a turbina não faria falta, pois as vezes vejo uns senhores dirigindo esses carros na maciota e dá a impressão de que, pelo menos para curtos trajetos na cidade, mesmo sem turbina ela anda bem, mas pelas informações que voce passou e principalmente pela falta de retomada o turbo é essencial mesmo.

Aqui na cidade, tem uma revenda da MWM Internacional, e já que peça é fácil de encontrar e barato, creio não ter problemas com essa parte.
Na questão retifica, ja tinha lido algo e vi um video da MWM sobre a troca das camisas. Realmente prático!
Essa do Dana soltar o semieixo, eu não sabia. Podes me falar um pouco mais sobre isso?

É, isso de que o carro é robusto e não quebra, todo mundo fala, mas já to esperto.
Até a namorada que morou em sitio e o pai dela sempre teve f1000 fala "esses carros nao quebram"! Mas como já se vão ai mais de 20 anos, tem que ficar esperto.

O uso vai ser somente dentro da cidade, de casa para o trabalho (nem 5 minutos) e viagem para casa dos velhos (50 km) e por isso espero não ter problemas, tanto é que estou procurando as que não são usadas para trabalho e sim por gente que realmente usa com zelo, o que é raro de encontrar.

Só por curiosidade, de qual cidade voce é? Quanto ta valendo uma 94 SS aspirada por ai?

Flw
sou de São José do Rio Pardo interior de SP. Bom em termos de preço uma F1000 apartir de 93 se for turbo de fábrica e completa o preço está bem salgado, devido a hoje em dia existir apenas 2 tipos de usuários praticamente pra esse tipo de veículo, o primeiro é o agricultor que necessita desse tipo de veículo pra lida todo dia pois as pick-ups novas não fazem o mesmo serviço com a mesma durabilidade e manutenção baixa e o segundo são os entusiastas da F1000 que praticamente a usam só pra passear de FDS e conservam a pick-up impecável, o primeiro não vende por que não pode e o segundo porque não quer, portanto o preço de uma F1000 94 SS gira em torno de R$30mil se for turbo completa R$35mil , a minha que era 98 4x4 ela entrou por R$43mil na troca pela S10 na css GM aqui da cidade e fiquei sabendo que foi vendida por R$45, mas não é raro encontrar as F1000 principalmente as X-10 por mais de R$50mil. Quanto ao diferencial DANA soltar o semi-eixo tem muita expliicação na Net e aqui no Fórum. Pra ter idéia como a F1000 é valorizada meu véio vendeu a Silverado 99 MWM 6cc Sprint completa por R$13 mil a menos que a F1000 minha. Mas cada região faz seu preço, aqui é dificil achar F1000 pois a GM sempre foi mais forte aqui, pra cada 6 D20 pou Silverado vc ve uma F1000

Guto F-1000
24/07/2014, 08:44
Gleison cuidado só pra não cometer o mesmo erro que o meu. Eu tinha um sonho desde moleque em ter uma X-10 4x4, porém fui comprá-la justamente no ano que casei onde minha casa só cabe dois carros na garagem, ou seja o carro da minha esposa e a F1000, como sou médico anestesista e trabalho muito com plantões de sobreaviso a distância não posso me dar o luxo de ter um carro antigo que as vezes precisava ficar na oficina, e pra meu uso urbano diário era muito grande e pesado, com o tempo percebi que ela não me era tão útil, por isso que vendi ela, que dá saudade dá sim, tenho até vontade de comprar outra daqui um tempo quando tiver uma garagem a mais, porém sem vender a S10. Fora que o seguro era bem caro, pra ter idéia na F1000 eu pagava R$4000 enquanto que na S10 eu pago R$2.500.

Gleison Prieto
24/07/2014, 12:57
Fala Guto ...


Olha que coincidencia ... tenho um primo que faz Med aqui na cidade e ele tem um amigo que é ai de SJR Pardo ... vai ver é conhecido seu.


Essa faixa de preço é a que vejo na maioria dos locais que pesquiso, no entanto aqui na cidade eles estão um pouquinho mais alto.
Realmente, uma X-10 completa chega facin nos R$50 mil.


Um colega me falou para ver uma silverado MWM 6 cc e vi que os preços não são tão puxados quanto ao da F. O cara até me falou que comprar uma F custa caro.
Até cheguei a ver umas silverados como opção de compra, mas parece que enfiei na cabeça que tem que ser F1000. Vou ver se faço um test drive para realmente conhece-las melhor.


Esse ponto que voce citou sobre a utilidade, é uma coisa que fico pensando (e muito).
A vontade de ter uma, cuidar, manter, as vezes passa por cima do real uso do veiculo e se eu for parar para pensar racionalmente, um veiculo desse porte não faria sentido para meu uso diário, mas ...
Por conta disso, paralelamente, também estou dando uma pesquisada em S10 flex ... essa sim, aqui na região, vende e tem igual água rsrs.
Outro ponto que voce citou, o seguro: não vou tirar renda usando a pick up, então, nas minhas condiçoes, um valor exorbitante em seguro não faz sentido.


Flw

Guto F-1000
24/07/2014, 18:12
Hoje se vc pensar com a razão nenhum veículo a Diesel compensa ao não ser se andar muito. A minha é diesel pois preciso do 4x4 nas pescarias mas se existisse a Flex 4x4 com certeza seria a melhor opção, preço menor, seguro menor, manutenção mais barata, mas vai de gosto tb, eu gosto muito de veículos a Diesel. Pq vc acha que a GM e Ford não lança suas pick-ups flex 4x4? Pois senão não venderia mais a Diesel que custa R$30mil a mais que a Flex.

drosssor51
24/07/2014, 20:06
E ae drosssor51 ...
Cara, suas palavras e as do Guto estão caindo como uma luva para mim.

Meu perfil de uso, pelo jeito, é semelhante ao seu: de casa para o trabalho e alguns lugares dentro da cidade mesmo fds.
A questao do mal da caçamba para quebra galho já está nos planos rsrs.

Assim como a sua, estou vendo uma 94/94 ou uma 93/93 aspirada.
Como nunca tive carro diesel, inicialmente não pretendo turbinar. Quero rodar com ela original para ir me adaptando ao torque e demais caracteristicas do veiculo. E outra, a turbina é um elemento a mais para se cuidar na mecanica e só futuramente pretendo colocá-la.
Falando em turbina, vi um video onde uma L200 Triton "dispara" e sobe uma fumacera danada. Nunca tinha ouvido falar nisso e o pessoal comentou que ocorre porque ao ligar o veiculo a turbina puxa o oleo do motor e começa a queimá-lo. Não sei como ocorre tecnicamente, mas parece que nem desligando o carro o motor pára e ai vai até fundir. O único jeito de desligar é afogar o motor. Isso me deixou meio encucado com a questão turbina, mas vou procurar me informar melhor. Se falei besteira, favor desconsiderar!

Como voce usa a maioria do tempo em cidade, o que é diferente do uso rural pesado em trabalho, quais manutençoes foram demandadas até hoje?

Vi que voce é de Sorocaba. Quanto ta valendo a sua por ai? Estou cogitando ver uma em Campinas e gostaria de ver a média de preço aqui no estado de SP.
Se puder, me envie fotos da sua milona via email (prieto_pv@hotmail.com). Não tenho posts suficientes para falar via MP.

Obrigado. Flw

Cara... para andar de F-1000 todos os dias tem que gostar.... eu sou fã da picape, esta fez parte de minha infância, meu pai já teve 3 delas, uma 86 aspirada, uma 89 turbo adaptada e uma cabine estendida 93 também turbo adaptada.

Com certeza a mais "marcante" foi a 93. Foi comprada em 1996... ou 1998 (algo assim), com apenas 60mKm e ficou em casa por agradabilíssimos 11 anos.
Quando vendida, estava com mais de 300 mil km, várias viagens ao PY... RS... SC.. PR.... etc.
Nessa longa jornada.. foram trocadas nada menos que 4 TURBINAS.... e no bom e velho MWM somente uma junta de 1 cabeçote e embreagem... além da manutenção preventiva de rotina.

Por essa vivência, escolhi ter uma F1000 e também por essa vivência escolhi uma aspirada.

Considero a turbina o "elo fraco" da mecânica diesel... mas a diferença na tocada é grande. as aspiradas são bem lentas e o ponto fraco está nas retomadas de velocidade em subidas nas estrada, fora isso, acompanha o transito normalmente. Rodo Sorocaba inteira e raramente vejo meu motor passar do 2200~2400 rpm, esse fato ajuda muito na economia de combustível.

Ela faz entre 8,8~9,2 Km/l rodando 100% na cidade, em rodovias esbarra nos 11km/l.
é um consumo bem interessante para um motor de 3.9 litros.


Sobre os motores dispararem, é uma consequência de uma turbina que passou muito do fim da vida, e a quantidade de lubrificante que passa pela caixa fria é muito além. O óleo lubrificante tornasse o combustível de uma reação que se não for interrompida vai levar o motor ao colapso, e realmente não adianta desligar... ou cortasse o ar na entrada do filtro (perigoso) ou se o câmbio for manual... engata uma marcha pesada (4ª ou 5ª) e mata o motor na embreagem com possíveis danos no sistema.




As efes aqui em Sorocaba são bem difíceis de se encontrar, ou estão trabalhando (normalmente frete) ou na mão de alguma empresas.
O mercado é quem dita o preço, aqui pelo menos, o carro tem grande procura e não tem muitas opções à venda, portanto o preço é alto.

O valor da minha não conta... pois o sentimental pesa muito a favor...kkkk
Levo em consideração que sou segundo dono (16 anos com um senho que foi prefeito de uma cidadezinha vizinha à Sorocaba) e o primeiro dono tem um bom histórico de manutenção, baixo KM e foi uma picape que não passou na mão de mecânicos porcos..... meu motor nunca foi aberto, minha bomba injetora tem o lacre de chumbo.... detalhes que fazem ser uma picape especial para mim.


Depois que comprei, tudo que fiz de manutenção está registrado aqui no fórum... se quiser dar uma olhada

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/125071-manutencao-caseira-na-f1000-contribuam.html

Posso afirmar que NUNCA fique na mão com minha F1000.... todas as manutenções que estão no fórum foram preventivas ou preditivas.
é meu único carro... e pelo andar das coisas continuará sendo por um bom tempo...

Abç

Por outro lado... tem os contras

drosssor51
24/07/2014, 20:15
Hoje se vc pensar com a razão nenhum veículo a Diesel compensa ao não ser se andar muito. A minha é diesel pois preciso do 4x4 nas pescarias mas se existisse a Flex 4x4 com certeza seria a melhor opção, preço menor, seguro menor, manutenção mais barata, mas vai de gosto tb, eu gosto muito de veículos a Diesel. Pq vc acha que a GM e Ford não lança suas pick-ups flex 4x4? Pois senão não venderia mais a Diesel que custa R$30mil a mais que a Flex.

Guto se me permite, eu discordo das picapes flex 4x4... as montadoras não lançam pois não tem torque suficiente para condições extremas, condições estas que a maioria das picapes nunca conhecerão, mas acertadamente as montadoras não arriscam.

Imagina um S10 .. ou Ranger, que seja... carregada, na subida, na lama... falta força...! (falando das 2.4/2.3/2.5)
A ranger saiu gasolina 4x4... mas somente na versão V6.

Guto F-1000
24/07/2014, 20:48
Guto se me permite, eu discordo das picapes flex 4x4... as montadoras não lançam pois não tem torque suficiente para condições extremas, condições estas que a maioria das picapes nunca conhecerão, mas acertadamente as montadoras não arriscam.

Imagina um S10 .. ou Ranger, que seja... carregada, na subida, na lama... falta força...! (falando das 2.4/2.3/2.5)
A ranger saiu gasolina 4x4... mas somente na versão V6.
As antigas eu concordo, mas lembre-se que Hilux Flex tem a opção 4x4 e nem assim é mal falada, e lembre-se que a antigas S10 e Ranger Maxion e L200 tinha menos torque que as S10 e Ranger 2.5 flex de hoje. Sou um amigo do dono de uma rede de css desde GM, Ford e Fiat e ele já disse isso pra mim que não lançam a S10 e Ranger 4x4 Flex pra não tirarem o mercado das Diesel, e as V6 não venderam pois tem preconceito nacional de beberem muito( uma 4cil bebe quase igual) por isso pararam de fabricar, as montadores aqui no Brasil só pensam no próprio bolso.

Guto F-1000
24/07/2014, 21:22
Sou uma fanático pelas Camionetes Full size(D20,F1000, F250 e Silver) , mas com o tempo comecei a pensar mais com a razão do que emoção. Dirigir um F1000 X-10 com escape direto é coisa mais prazerosa do mundo, mas fiz umas afirmações pra mim mesmo:
-Pra que ter uma camionete desse tamanho se uso a caçamba só pra umas pescarias?
-Numa viagem longa com 3 pessoas o conforto é ruim e não tem onde colocar malas
-Seguro caro, e indice de roubo ainda alto, ficava com medo onde iria parar
-Veículo Lento em se comparando as novas Diesel.
-Pra que uma camionete que roda mais de 500mil km sem mexer no motor se eu rodo 15mil km por ano?
-Estabilidade ruim
-Segurança ruim, não tem Airbag nem Abs dianteiros, tudo bem se numa colisão média ou leve ela não amassa, mas os ocuantes lá dentro se ferram, já vi casos de acidentes que a D20 ou F1000 estava quase intacta mais o condutor morreu principalmente por afundamento de tórax devido ao impacto com o volante
-Veículo muito resistente, porém é velho então problemas surgirão principalmente elétricos
-Barulhos
-Minha esposa não conseguia dirigir.
-A velha desculpa do Torque Alto em comparando com as Médias foi por terra a baixo com esse últimos modelos,uma F1000 X-10 4.3 litros tem 42kgfm uma S10 2.8 ou Ranger 3.0 já tão passando dos 50Kgfm, até uma Amarok 2.0 tem 42kgfm
-Pra que um torque tão alto em baixo RPM se não vou arar terra com ela?
-Custo alto de aquisição em se tratando de um veículo antigo
Estes motivos entre outros que eu e muitos migraram das Full size pra uma média com CD.
Com certeza compraria uma outra F1000 no futuro,mas como relíquia e fanatismo pelo carro , assim como muitos tem Opalas e Mavericks pra andar de FDS.
Agora pra quem precisa no trabalho pesado ainda são as melhores opções ainda hoje pois as novas não aguentam, fora a manutenção fácil e baixa, alem de aceitarem qualquer diesel, se urinar no tanque elas andam, devido a isso seu preços são altos ainda principalmente da F1000 e D20

Guto F-1000
24/07/2014, 21:46
Mais dá saudade danada das 2 últimas bixinhas
471839

drosssor51
24/07/2014, 21:59
Cara.... não dá para fazer essa comparação... tudo que você falou é verdade.

Eu não sou esse tipo de fanático por F1000...kkkk que precisa defender a picape a qualquer custo..e compara-la as picapes modernas.
Para mim é questão de gosto e história, gosto da minha picape do jeitinho que ela é. Se um dia estiver atrapalhando mais do que ajudando, pode ter certeza que também vou vender. (hj está longe disso..kkk)

Pagasse um preço para andar com esse tipo de carro.
E seu eu fosse pensar com a razão, teria um corolla na minha garagem.....
só isso.

A s10 com certeza é uma bela picape, ponderada em todos os aspectos e essa somatória a torna bem interessante.

drosssor51
24/07/2014, 22:01
Mais dá saudade danada das 2 últimas bixinhas
471839



Lindas....!!!!! picapes..!

Tem preferência por qual delas?????
Se você teve as duas pode falar com propriedade.

Guto F-1000
24/07/2014, 23:38
Lindas....!!!!! picapes..!

Tem preferência por qual delas?????
Se você teve as duas pode falar com propriedade.
A Silver era do Véio a F1000 minha, mas com certeza a F1000 era melhor. A Silver é um canhão anda bem mais e consome menos( 9 em média), mas é dura, e apertada se for andar 3, já a F1000 é mais macia, mais espaçosa, e no caso a minha era 4x4 e encarava tudo que estrada ruins nas pescarias, porém era amarradona pra andar devido a isso, a 130 tava em faixa vermelha já, e bebia bem(7.0 em média).
Já a S10 for uma oportunidade, pois estava impecável, tenho css aqui, é boa de mercado e tem um ótimo custo x benefício e boa revenda ao contrário da Ranger, L200 e Frontier. Estou com ela há quase 2 anos e tirando o problema no motorzinho da tração que tive que trocar, nunca deu oficina, nem em suspensão que é seu ponto fraco. Porém já penso em trocá-la por uma das novas pois ela é apertada pra quem vai atrás.
O que deu raiva foi na última pescaria fui fazer o que fazia coma F1000 e deu nisso:
471847

Gleison Prieto
25/07/2014, 17:31
Belas pickups Guto ... para um "novato no ramo" e estusiasta como eu, só de imaginar ter uma dessas 2 em casa me animam ainda mais, mas ainda tenho alguns fatores para analisar.


É Guto, pelo lado racional, considerando os pontos que voce apontou, um veiculo diesel só compensaria para quem realmente anda muita e também usa para o trabalho, na lida.
Creio que a flex veio justamente para isso: atingir um publico que gosta e quer andar de caminhonete mas não em um uso severo e sem a necessidade do 4x4.


drosssor51, como voce e o Guto falaram, o gosto pelo diesel também é outro fator que mexe com quem pretende comprar uma pick up nessa nova realidade onde encontramos opçoes flex.


Não tenho contato com pessoal de CSS nem de montadora para ter informações sobre a disputa entre diesel e flex, mas já pensou se um dia resolvem parar com veiculos middle size a diesel?! No mínimo soaria estranho.


Como as V6 4x4 foram citadas, fico pensando o porque de tanto preconceito pelo publico brasileiro: será que é apenas pelo alto custo e baixa qualidade da nossa gasolina? Também envolve preço de manutençao?
Se nos EUA elas aparentam atender bem o público que precisa de torque e 4x4, também não atenderia aqui no Brasil como uma opçao a mais alem do diesel e das flex?


Hoje fui ver uma F1000 aqui. Lataria tava um pouco judiava, pois era carro de trabalho puxar trailer para provas de laço.
O cara não tinha me falado, mas quando vi era 4x4, mas desligado e o cara nem sabia em que situação estava a tração.
Fomos dar uma volta, a bichinha parece estar com folego, sem fumacear, turbinada (não sei se por fora ou original pois nem cheguei a ver o motor porque a primeira vista não parecia ser o que procura e já nem ia tocar negocio adiante), calçada na frente com 2 BF A/T e na traseira com 2 mud (não vi a medida de nenhum).
Enquanto pegavamos uma rodovia, fiquei pensando os pontos que o Guto e o drosssor51 falaram ... compensa? não compensa? Enfim, itens a serem avaliados.


O que me deixou impressionado foi outra milona que estava no local que me encontrei com o vendedor. Era numa autoriza bosch, tinha uma 95, o cara devia ser um dos proprietarios da empresa, turbo de fabrica, só de cidade, 2º dono, raridade.
O cara pegou ela com 60mkm, agora está com 400.000, só trocou bicos recentemente. Agora, pergunta se ele vende: NÃO. Já ofereceram uns R$ 43 e ele não soltou. Deixou de vender ela e vendeu o furgão da esposa para poder comprar uma L200.

Troller-a-vista
25/07/2014, 18:41
Particularmente eu acho muiiiitoo legal as full size, entre todas, sou apaixonado pela d20, depois f250 e depois silverado.

teria qqr uma delas, facilmente, mas a realidade é nua e crua.

Mesmo no interior elas ficaram defasadas , arcaicas e obsoletas. As ruas que acolheram elas em suas estreias no BR, hoje estão entupidas de carros e pessoas mal preparadas pilotando os mesmos.

O que antes era normal hoje é dificílimo de fazer. Andar de full size antigamente era uma delícia, hoje é uma tortura! Td estreito, buracos, totalmente anti-lógico a engenharia de tráfego, valetas que parecem bunkers entre tantos outros problemas.

Ter uma full hoje é pura e simples ego do condutor ou extrema necessidade . Infelizmente. Essa é a realidade.

Basta ter um carro um pouco maior como um civic, vectra etc que já se tem um cansaço muito maior frente a um gol, fiesta etc. MEsmo sendo carros mais confortáveis, o simples andar com algo maior num transito infernal já estressa.

Acredito que para os próximos 5 anos ou pouco mais, inclusive as midle size sofrerão o mesmo problema. Se bem que numa cidade como SP, RJ, e outras já é. Ribeirão Preto já tem lugar que não vou de sedan médio nem ferrando! Picape então nem cogito!

Ter hoje uma full, significa problemas, seja pela simples idade, ou pela km ou pior pelo excesso de bagacismo que elas se encontram.

Uma full ainda custa caro pq sobraram poucas e o rural e outros servicos precisam delas. Mas isso tende a mudar, as altas km , dificuldade de peças e mecanicos, e pontos acima abordados irão impedir que elas sejam interessantes.

Hoje se eu tivesse uma propriedade rural ou um servico que precise de uma full eu nem pensaria duas vezes, iria comprar um daqueles furgoes picapes, tipo transit ou sprinter ou algo assim só que modelo picape, um baita motor, aguenta muita porrada, tem 4x4, tem modernidades a mil, seguranca, economicas, confortáveis etc. Acho feio pra caracas... mas é uma opcao interessante! Fora que é zero né! Rapidez, etc...

nao sei nem quais modelos existem, mas é tipo sprinter, master, jumper, ducato etc...

Guto F-1000
25/07/2014, 19:51
Gleison se vc procura em ter uma F1000, então vou dar umas dicas principalmente as a partir de 93
-Turbo de fábrica ou Turbinada como saber?
Todas Turbo de fábrica vem com o manômetro da Pressão do Turbo no Painel, porém existem raros casos que algumas de fábrica não vieram, aí é só abrir o motor, a Turbo original a Turbina é na frente do motor , atrás do Radiador, as Turbinadas são na Lateral E do motor, igual nas X-10
-Cambio.
Se atente que existe 2 cambios pra F1000 MWM, o Clarck "caixa grande" mais forte e o Clarck "biscoito" mais fraco. O "Caixa Grande" vem em todas Turbo de fábrica e em algumas aspiradas, a Ré é pra cima e a Primeira pra baixo, o outro a primeira é pra cima, o problema se a pick up tiver o "biscoito" e for Turbinada a chance de quebrar é maior, por isso prefira os com caixa Grande.
-Tração 4x4, calcanhar de aquiles da F1000 pois se tiver desativada ou sem peças é dificil e caro de encontrar, e lembre-se que as 4x4 tem diferencial mais curto portanto elas atingem RPM máximo com menor velocidade. Algumas raras entre 93 e 95 vieram com o sistema de alavanca em vez de elétrico e é mais confiável, porém a minha era elétrico e funcionava perfeitamente.
-Sistema elétrico tem que estar revisado, princialmente motor de partida, bateria, fiação, foi onde tive mais problema na minha F1000.
-Motor, apesar de ser um motor que não tem segredo, veja com quantos KM ela possui e se já foi feito troca de camisas e quando, veja manchas de óleo no chão e a cor da fumaça do escapamento(tem que ter pouca ou pelo menos preta, nunca branca). veja consumo de óleo do motor, é normal a F1000 gastar óleo mas depende da quantidade
-Bomba injetora e troca de bicos, eu tive que fazer a minha, era lacrada ainda nunca tinha sido aberta, é caro não fica por menos de R$2000, então pergunte quando foi feita e quanto rodou depois disso, normalmente ela precisa de uma revisão a cada 150mil km dependendo do uso.
-Suspensão, freios, etc isso em todo carro tem que ver
Bom acho que isso é o essencial , mas tem muitas pessoas experts em F aqui no fórum.

Gleison Prieto
29/07/2014, 23:57
Fala Troller-a-vista.

A realidade "nua e crua", é fato, faz com que a lógica seja possuir um veículo, digamos, "adequado" aos padroes das nossas ruas e cidades. Não descarto essa aspecto na análise da minha compra.
Concordo com voce ao dizer que possuir um full hoje em dia, ou é por pura precisão ou por ego. Me enquadro na satisfação do ego porque realmente em nada possuir um full irá me trazer renda com algum tipo de trabalho com carga ou em sitio/fazenda, seria pelo simples prazer de ter uma, ainda mais na dinamica do transito de nossas cidade como voce mencionou. No entanto penso pelo lado de ter para cuidar, conhecer a mecanica e não para esbanjar e ficar com o carro em moagem ... enfim, isso deve ser simplesmente nostalgia kkk ... mas nostalgia de quem nunca teve uma full pra relembrar também soa esquisito kkkkk.

Valeu pelas dicas Guto ... pelo pouco tempo que leio os tópicos e acompanho o site, vendo fotos, ligando para os proprietarios, metendo as caras, muitos desses pontos que voce citou eu ja consigo identificar e até questionar alguma coisa ... mas isso ainda é muito pouco ... suas dicas tbm sao bem valiosas.

Sobre os experts em F, ja pude trocar algumas figurinhas com o Edintruder sobre F e Ranger, também já vi que outros colegas tbm manjam das milonas incluindo voce, enfim, nesse ponto o forum está bem servido.

Troller-a-vista
30/07/2014, 08:35
te entendo perfeitamente... se eu pudesse teria uma colecao delas! uhuhu

Aloisio89
23/09/2014, 04:21
A realidade "nua e crua", é fato, faz com que a lógica seja possuir um veículo, digamos, "adequado" aos padroes das nossas ruas e cidades. Não descarto essa aspecto na análise da minha compra.
Concordo com voce ao dizer que possuir um full hoje em dia, ou é por pura precisão ou por ego. Me enquadro na satisfação do ego porque realmente em nada possuir um full irá me trazer renda com algum tipo de trabalho com carga ou em sitio/fazenda, seria pelo simples prazer de ter uma, ainda mais na dinamica do transito de nossas cidade como voce mencionou. No entanto penso pelo lado de ter para cuidar, conhecer a mecanica e não para esbanjar e ficar com o carro em moagem ... enfim, isso deve ser simplesmente nostalgia kkk ... mas nostalgia de quem nunca teve uma full pra relembrar também soa esquisito kkkkk.

Somos 2 Gleison, sempre tive vontade de ter uma Full, hj realizei o sonho (Silverado 6cc gasolina) e estou gastando uma grana pra deixar ela 100%! Mais tenho certeza q terei muitas alegrias após este período de gastos, correrias à 5, 6 auto peças diferentes, mecânico, regulagens, me sujando com o q consigo fazer eu mesmo, etc... E pode ter certeza que vc tbm terá pq como um amigo meu diz:" Melhor um sonho realizado doq dinheiro no bolso... E se eu morro amanhã ou descubro uma doença terminal? Não fiz oq queria e deixei a grana pra outro fazer no meu lugar! ". :lol:

Uma dica q eu daria é: ao meu ver, hj em dia como já foi dito à respeito da idade e altas km, prefiro pegar uma esteticamente mais bonita e barata tendo reparos mecânicos para serem feitos (avalie bem e dê uma margem de imprevistos), doq pegar uma "por gasolina/diesel e andar!" pagando o valor que o dono quer, pois parece que pra Full hj em dia não existem tabelas, ou é oq o cara quer ou compra outra... Pois vc pode pagar mais caro e estar tudo OK até o momento da compra, mas até qnd? qnd foi a ultima troca da embreagem? discos, pastilhas, fluídos, filtros, etc... coisas de 20, 30, 60, 90 reais que somando tudo ultrapassa fácil os 1 - 2 mil reais q vc não previa qnd comprou pagando mais caro, e que se pagasse mais barato no carro vc mesmo executa tudo oq precisa e fica com um carro confiável onde tudo é novo e vc conhece a procedência das peças e com garantias, saindo no custo final no mesmo valor ou até mais barato doq aquela "Mecânica zeeera demais!"... esse seria meu conselho na hora de vc comprar a sua F' series... abraço!

Gchaves
19/10/2015, 18:44
E aí? O que comprou amigo Troller-a-vista (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/26727-troller-a-vista/)?

RoadRunner
19/10/2015, 20:55
Olá,

Troca uma idéia com o pessoal do http://picapesgm.com.br/forum, la tem alguns próprietarios de silverado que frenquentam regularmente o fórum.

[s]

Troller-a-vista
19/10/2015, 21:19
gchaves comprei um desses:
514609

do caralho... completasso...

joaovitti
02/12/2015, 19:30
oi pessoal, gostaria de tirar umas dúvidas aqui com vocês, pois estou interessado em uma Silverado Conquest HD 1999 mas estou confuso em alguns detalhes.

1- eu pesquisei e descobri que as ultimas silverados mwm sprint 6cc sairam com motor de 150cv, enquanto as anteriores o motor era de 168cv. Disseram que para saber qual é qual, precisa olhar os canos de diesel dos bicos injetores. dizem que quando os canos passam por cima do coletor ela tem 150cv e quando passa por baixo é a de 168cv...é verdade isso?? porque essa conquest 99 que eu vi os canos passam por cima do coletor mas pesquisando descobri que só as ultimas silverados D20 2001 sairam com 150cv....fiquei confuso nessa parte.

2- Esse modelo Conquest HD 1999 é a que aguenta mais peso e precisa de carta C pra dirigir?

3- Ouvi que nesse modelo o diferencial foi mudado e é melhor que as anteriores,é vdd isso?

4 -A que eu estou interessado está em uma revendedora de pickups famosa com mais de 30 anos no mercado de uma cidade do interior de SP está muito bonita nas fotos é completa está com 200.000 km rodados, eu acredito que esteja boa...o que vocês me indicam para olhar se ela está boa ou não?

desculpem o monte de perguntas mas é que quero muito a bixona e preciso tirar essas duvidas para ter conhecimento e certeza que ela está boa e vale o preço!

joaovitti
04/12/2015, 00:09
Oii...alguem??

Edintruder
04/12/2015, 08:42
Caro João!
A Silverado é uma picape fantástica. Tens 3 coisas para ver nelas, se foi bem cuidada, se tem procedência e se foi bem cuidada.
Se passou na mão de agroboy nem pega. deve ter muita coisa pra estragar. O problema justamente é ter um motor forte e tração traseira. O pessoal adora dar rojão nelas. Mas se ainda mantivessem uma manutenção adequada, isso não seria problema, mas infelizmente não é isso que ocorre. O pessoal torra o $ em diesel e não troca nem mesmo o óleo.

PORÉM se a picape recebeu uma manutenção sempre esmerada, daí pode ser uma boa compra.

Guima-MS
04/12/2015, 09:07
Picape velha e so pra se encomodar .
Sempre tem uma coisinha pra mexer , um barulhinho .

Eu tenho a dakota por gosto , mais daqui pro ano que vem vou passar ela pra frente e migrar pra uma S10 2013 pra frente com baixa km , que e so abastecer , trocar oleo e andar .

Sou muito fa das F1000 , Silverado , F250 , RAM , mais essas picapes sao boas enquantos estao novas , comprar uma silverado com 15 anos de uso (as ultimas sao 2001) com 600.000km rodado e pedir para se encomodar .

Edintruder
04/12/2015, 09:25
Guima, estás certo. Sempre tem o que arrumar nelas, mas uma S-10 tem muito o que arrumar também. Se fores pegar uma S-10, pega com câmbio AT. As manuais continuam dando problemas no volante bi-massa. O interior das S-10 fazem muito barulho e aguentam muito pouco. É uma picape legal mas não existe garantias que não te dará mais dores de cabeça do que a tua EXCELENTE e velha Dakota.

joaovitti
04/12/2015, 20:37
Alguem poderia me falar alguma coisa sobre a polia do virabrequim da silverado mwm 6cc?

Li pelos foruns que ela estraga e tem q ser trocada a cada 150.000 km....alguem sabe os sintomas de uma polia gasta que deve ser trocada?
como eu vejo isso?