PDA

Ver Versão Completa : Dúvida em Pneus



ItamarBr
05/04/2009, 21:17
Pessoal, gostaria que me ajudassem, vou trocar os pneus de minha sportage turbo diesel 2003 e gostaria de colocar esse pneu 31x10,5R15 MD TERRAIN, precisa levantar a viatura ou não? Gostei muito desse pneu, mas não quero ter que levantar a suspensão.
Estou mandando a foto do pneu.:pensativo:

http://www.kdpneus.com.br/kdpneus/zoom.asp?template_id=63&partner_id=40&Variant=False&sku=150091&imagem=Bfgoodrich_mud_terrain.jpg (http://www.kdpneus.com.br/kdpneus/zoom.asp?template_id=63&partner_id=40&Variant=False&sku=150091&imagem=Bfgoodrich_mud_terrain.jpg)

Nava
05/04/2009, 23:09
Pode esquecer.

Max sem lift é o 235/75/15 se for rodar só cidade e olhe lá...

Costa Junior
11/04/2009, 00:39
Pode esquecer.

Max sem lift é o 235/75/15 se for rodar só cidade e olhe lá...

Amigos, uso na minha viatura pneus 205 75 15 que estão novos mas ando querendo por os 235 75 15. Algumas pessoas tem me desestimulado a troca, por que dizem que o consumo aumenta muito. Com estes pneus quanto eleva o consumo?

CarlinBC
11/04/2009, 09:17
Amigos, uso na minha viatura pneus 205 75 15 que estão novos mas ando querendo por os 235 75 15. Algumas pessoas tem me desestimulado a troca, por que dizem que o consumo aumenta muito. Com estes pneus quanto eleva o consumo?

Olá Costa Júnior...
Em outro tópico sobre pneus e suspensão, relatei esta dúvida e teve membro, que faltou pouco para me agredir fisicamente (rsrs) não entendendo minha forma de expressar a dúvida. Como voce tem a mesma, vou tentar me unir a voce para esclarecer-mos.
(1)Para mim; um pneu maior, mais largo, mais cheio de garras é mais bonito, deixa a Sptg mais alta, mais aparencia de robusta, etc... Não questiono.Ponto decidido.Justifica o investimento neste quesito.
(2)Este mesmo pneu acima citado, deixará a Sptg mais frouxa, óbviamente maior desgaste de embreagem, a velocidade e kilometragem com marcação errada, consumo elevado, etc...
(3)Entendo que para colocar pneus como o acima citado, deve-se fazer alterações na Sptg como, motor, suspensão, aferir marcadores de veloc. e kilomet.,etc...
Estou de capacete desta vez....Podem apedrejar à vontade! rsrsrs

jarsrx
11/04/2009, 09:33
concordo com vc em tudo,ao se colocar um pneu maior do que é especifico para ela,tem que se analizar diversas coisas,largura,peso,diametro externo,e isso afettara diversos itens como kms,velocidade,embreagem,potencia,relação diferencial caixa etc....
mais é claro que pode ser alterado,contanto que não seja muito.
da uma olhada neste site.
www.zetecclub.com/dicas_rodas_pneus.asp#result

Beto4x4
12/04/2009, 00:41
concordo com vc em tudo,ao se colocar um pneu maior do que é especifico para ela,tem que se analizar diversas coisas,largura,peso,diametro externo,e isso afettara diversos itens como kms,velocidade,embreagem,potencia,relação diferencial caixa etc....
mais é claro que pode ser alterado,contanto que não seja muito.
da uma olhada neste site.
www.zetecclub.com/dicas_rodas_pneus.asp#result (http://www.zetecclub.com/dicas_rodas_pneus.asp#result)

Pessoal, como eu já disse em outros tópicos, eu uso o 255/60R15, e não há diferença no desempenho, pois o mesmo tem praticamente o mesmo diâmetro da medida original. Qualquer medida que exceda significativamente este diâmetro (688mm) afeta o desempenho e a economia. Sei disso, pois uma certa ocasião coloquei a medida 235/75R15 na minha ex sport 97, 2.2 diesel, e só conseguir aguentar uns 2mil km, depois tive que vender os pneus e colocar os originais novamente. A largura não afeta muito em nada. Mas recomendo levantar a suspensão para ficar tudo meio de acordo, mais robusto. Sds. :dance:

Costa Junior
12/04/2009, 11:07
Pessoal, como eu já disse em outros tópicos, eu uso o 255/60R15, e não há diferença no desempenho, pois o mesmo tem praticamente o mesmo diâmetro da medida original. Qualquer medida que exceda significativamente este diâmetro (688mm) afeta o desempenho e a economia. Sei disso, pois uma certa ocasião coloquei a medida 235/75R15 na minha ex sport 97, 2.2 diesel, e só conseguir aguentar uns 2mil km, depois tive que vender os pneus e colocar os originais novamente. A largura não afeta muito em nada. Mas recomendo levantar a suspensão para ficar tudo meio de acordo, mais robusto. Sds. :dance:

OI aBeto.
Porque vc se arrependeu e teve que vender os pneus. O consumo auamentou, os pneus ficaram batendo, ficaram muito duros?

Costa Junior
12/04/2009, 11:12
Olá Costa Júnior...
Em outro tópico sobre pneus e suspensão, relatei esta dúvida e teve membro, que faltou pouco para me agredir fisicamente (rsrs) não entendendo minha forma de expressar a dúvida. Como voce tem a mesma, vou tentar me unir a voce para esclarecer-mos.
(1)Para mim; um pneu maior, mais largo, mais cheio de garras é mais bonito, deixa a Sptg mais alta, mais aparencia de robusta, etc... Não questiono.Ponto decidido.Justifica o investimento neste quesito.
(2)Este mesmo pneu acima citado, deixará a Sptg mais frouxa, óbviamente maior desgaste de embreagem, a velocidade e kilometragem com marcação errada, consumo elevado, etc...
(3)Entendo que para colocar pneus como o acima citado, deve-se fazer alterações na Sptg como, motor, suspensão, aferir marcadores de veloc. e kilomet.,etc...
Estou de capacete desta vez....Podem apedrejar à vontade! rsrsrs

]

Valeu, Carlin.
Obrigado pela explicação. É assim que nos ajudamos neste importante forum onde encontro pessoas de tão boa vontade a esclarecer os marinheiros de primeira viagem como eu.
Estou torcendo para que vc se recupere rapido. Esperamos o resultado da sua aventura na instalação do freio a disco nas rodad trazeiras da sportage.
Abraços
Costa Junior

jarsrx
12/04/2009, 13:25
enquanto se recupera ja pode ir lendo o manual que o colega disponibilizou para nós aqui do forum.
bom domingo de pascoa.

tannuri neto
21/04/2009, 16:28
Sportage 2000 Diesel Inter/Turbo. Tbém tenho esta duvida ao trocar os pneus. Estou rodando com 225/70/15 e na Ag. KIA aconselharam retomar os 205/75/15. Alegaram questões de estabilidade e consumo.

jaipe
22/05/2009, 14:38
Caro colega, troquei os pneus da minha sport a uns dois meses, na loja me informaram que sendo a suspensão original o 235x75x15, ira pegar na carroceria principalmente se ela estiver pesada.

Fui orientado pela loja a usar o 215x75x15, ele é misto, uma vez que somente rodo em asfalto, seria uma opção. Estou usando gostei, é mais em conta e tem um desine arrojado, não percebi alterações no consumo e velocimetro.
Apesar de não ser minha praia, entendo que para haver alterações no velocimetro e outras seria necessário alterar o diâmetro de 15' para maior ou menor.
Espero ter ajudado

Nava
22/05/2009, 22:24
Se for pneu liso o 235/75/15 cabe, mesmo sem lift. Com lift é adequado para uso fora de estrada.

Pneu 31 só com lift de carroceria e suspensao, mas fica muito mais chocha.

Costa Junior
23/05/2009, 15:17
Se for pneu liso o 235/75/15 cabe, mesmo sem lift. Com lift é adequado para uso fora de estrada.

Pneu 31 só com lift de carroceria e suspensao, mas fica muito mais chocha.


Obrigado, Jaipe, boa dica.
Mas gostaria de insistir mais um pouco com o Nava, pois acho que a area ´dele é pneus.
Se eu colocar somente os calços 30mm sem trocar molas nem amortecedores e colocar pneus 31, dá certo?

Júlio C. A. Santos
23/05/2009, 17:50
Costa Junior,

Em uma loja especializada em pneus, o vendedor me disse que um pneu comum (pra asfalto) deve ser no máximo 225/75/15 pra suspensão original, mas vamos aguardar mais opiniões. Também estou curioso pra saber se um pneu 31 exige alguma alteração.

Abraço

Nava
25/05/2009, 18:21
Pneu liso acim ado 235, esqueça....nao cabe.

murilordg
30/05/2009, 21:54
Amigos, eu tenho pneus 235/75/15 cravo na minha sportage, e ando bem na estrada. Consumo é de 9,5km/l na estrada. Estabilidade 100% até em 140Km/h (o que não é aconselhavel com esse tipo de pneu). O que acabava com a estabilidade da menina era o cilindro de gás no portamalas. Agora sem o cilindro de GNV ela vai bem e não tenho problema nenhum com a suspensão. O que incomoda um pouco é o barulho que esse tipo de pneu faz.